O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 14 de janeiro de 2018

Esse “colinho” tão nosso que acaba por nos levar sempre até ao Marquês

. 35 comentários
Não vou dizer, obviamente, que é totalmente irrelevante se se é pelo Rui Vitória ou contra o Rui Vitória, pelo Sálvio ou pelo Zivkovic, pelo Vieira ou contra o Vieira, porque na verdade, independentemente dos gostos e das preferências, todos queremos que o Benfica vença sempre independentemente dos nossos gostos, dos momentos que o clube atravesse e dos seus protagonistas.

E não é irrelevante por um motivo: Porque a divergência opinativa é também o sal e a pimenta que mantém o bichinho vivo e nos mantém interessados e agarrados às TVs e aos blogues e a tudo o que diga respeito à vida do nosso clube. É difícil imaginar nos dias de hoje o futebol sem isso, sem os bate bocas que antes se esgrimiam apenas nos cafés e que hoje, a uma escala bem maior, foram transferidos para os blogs e para as TVs.

No que respeita a Rui Vitória por exemplo, aqueles que sempre o defenderam, que sempre viram nele as qualidades que outros não viram, podem pois agarrar-se a duas ou três semanas bem positivas para justificar o acerto das suas opiniões.

Aqueles que não gostarem de Rui Vitória como treinador do Benfica, podem agarrar-se ao resto, a uma equipa que entra em Janeiro arredada de três competições e em terceiro lugar no campeonato... Facto indesmentível também.

...E a verdade é que indo por um lado ou pelo outro, todos estarão certos e errados em certa medida, tal como é verdade que quem quiser ser fundamentalista e inflexível nas suas análises, pode continuar a dizer mal mesmo quando a equipa ganha ou bem quando a equipa perde, porque nestas coisas da bola ninguém ganha ou perde sempre, e é uma questão de tempo até a agulha voltar a girar e a razão voltar a estar do nosso lado.

A única forma de se ter alguma credibilidade neste “jogo” da opinião é pois não se ser fundamentalista nem ter agenda (isso, os leitores percebem), e olhar para estas coisas de uma forma dinâmica, mutável e da forma mais imparcial possível.

E ser justo nesta altura é dizer que Rui Vitória passou com distinção estas últimas três semanas que podiam ter ditado a sua morte no Benfica, mesmo apesar de um empate na Luz contra o Sporting que tem de se considerar um mau resultado.

Recuso-me, como me recusei sempre, a analisar o trabalho de um treinador só pelos resultados, e no caso do jogo na Luz contra o Sporting e depois daquela exibição de gala num jogo onde Rui Vitória arriscou absolutamente tudo, que mais poderia ele ter feito: entrado em campo e marcado um golo ou ter cortado a mão a algum dos jogadores do Sporting?

Seguindo-se a esse jogo da Luz contra o Sporting, dois testes fundamentais em que era imperioso não perder pontos. 6 pontos conquistados em Moreira de Cónegos e em Braga mas, mais do que os seis pontos, com mais duas exibições categóricas, mais duas exibições de garra e de brio, e com os adeptos hoje mais do que nunca na presente época, verdadeiramente unidos e a acreditar convictamente que, apesar das limitações óbvias de plantel, conquistar o Penta dentro de portas pode não ser uma miragem.

Mas falar de Rui Vitória nestas três semanas é também dizer que houve intervenções públicas de Rui Vitória à Benfica como se exige, daquelas de dar um murro na mesa e dizer claramente que no Benfica mandamos nós!

E há um 4-3-3 de Rui Vitória, uma ideia de jogo que se começa a poder dizer que é finalmente sua (ainda há poucos dias Rui Vitória admitiu na sua extensa entrevista ao Record que “Para quê mudar o 4-4-2 e aquilo que funcionava e que de bom já vinha de trás?” nos seus primeiros dois anos de Benfica).

Rui Vitória chega também a esta altura, parece-me, com muito menos equívocos, e a saber finalmente com quem pode contar daquele mar de 30 jogadores que começaram a trabalhar consigo este ano! Parece esclarecido em relação a Felipe Augusto ou Douglas por exemplo, ou a Seferovic se quiser ir mais longe, ou até a Svillar que claramente nunca deveria ter sido lançado às feras da forma que aconteceu.

Parece também esclarecido em relação a Rúben Dias que dificilmente voltará a sair da equipa, parece ter estabilizado Varela na baliza (do mal o menos, nem no ano de Roberto o Benfica sofreu tantos frangos como já sofreu este ano com dois guarda-redes), e fez de Krovinovic a sua marca neste “novo” Benfica!

Em suma, os erros de Rui Vitória não se apagam com alguns bons resultados e uma boa maré da equipa mas, os elogios também são merecidos numa altura em que tem forçosamente de se dizer que a equipa tem melhorado e parte dessa mudança se deve a alterações estratégicas do seu treinador.

Da minha parte, sabida que é a minha opinião e que não morro de amores por Rui Vitória como treinador (e isso não mudou), só posso dizer que quando vejo ataques baixos à sua pessoa como fez Jorge Jesus há dois anos ou como fez agora Sérgio Conceição, há este natural instinto de defendermos imediatamente o que é nosso e de quase o queremos levar em ombros até ao Marquês para o vermos erguer o punho em glória com os rufias a assistir.

Rui Vitória é daquelas pessoas que, de tão boa pessoa que é, tão diferente que é de tantas outras para quem para se vencer no futebol vale tudo até arrancar olhos, todos queríamos que o Benfica vencesse sempre e que fosse sempre com ele, mesmo que a tática até fosse dada pelo Vieira e o Rui Vitória só estivesse no Benfica para erguer o punho no final da época.

No entanto, é importante frisar que este Benfica começa a ter o cunho de Rui Vitória, e que esse mérito do treinador já começa a ser desvalorizado mais uma vez e de forma injusta até por aqueles que acham que o defendem sempre, nesta ideia de que os bons momentos do Benfica de Rui Vitória, esses momentos de união e transcendência, só surgem nos momentos em que algum treinador rival se lembra de atacar pessoalmente o nosso treinador, dando origem ao tal grito de revolta e a esse “colinho” tão nosso que acaba por nos levar sempre até ao Marquês.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. "No que respeita a Rui Vitória por exemplo, aqueles que sempre o defenderam, que sempre viram nele as qualidades que outros não viram, podem pois agarrar-se a duas ou três semanas"... Custa assim tanto reconhecer que não são 2 semanas? A necessidade de tentar desvalorizar revela se nestes pormenores... São 2 títulos em 2 possíveis (e tudo o resto).

    ".E a verdade é que indo por um lado ou pelo outro, todos estarão certos e errados em certa medida"... Uns estão certos a festejar títulos... Outros estão certos a dizer coisas.

    " é uma questão de tempo até a agulha voltar a girar e a razão voltar a estar do nosso lado." porque o relógio parado está certo duas vezes ao dia terá de se avaliar se o que conta é o dia completo (2 títulos, taças e supertaças) ou os minutos (devia jogar o A e não valorizou o B).

    " nem ter agenda"... Tipo dizer que ontem foi razoável? É essa agenda que te referes?

    "nem no ano de Roberto o Benfica sofreu tantos frangos como já sofreu este ano com dois guarda-redes"... E com o mestre... E sem ficar a 20 e tal pts... E sem levar 5 no dragão.. Etc.

    PS. Rv continua a não ser o melhor do mundo... Continua a merecer respeito... Por muito que a alguns isso possa causar urticária e os leve a confundir o Benfica com pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E de Repente temos o Melhor treinador do mundo e nos nao sabíamos lol
      E so rir o Benfica agora contra Braga podia devia ter feito melhor tivemos meia hora de jogo a ver o braga jogar quando o jogo pedia um Rafa ele faz o mesmo de sempre troca avançados e pós o Rafa a 4 minutos do fim quando Pizzi foi mais do mesmo deste ano uma desgraça.
      Para muitos Benfiquistas o Campeonato começou agora certo Red Moon? O que ando a fazer o Benfica ate aqui? se Ele queria jogar em 4-3-3 ja tinha feito desde o inicio mas nao e porque?
      Toda gente so para quem nao percebe de Futebol e que dizia que Krovi nao prestava e afinal e dos melhores do Benfica nao convocar este jogador para Champions para ir um Gabigol ( escolha de Treinador dito pelo presidente) e muito mau ir buscar um Douglas pior AINDA...
      Amigos isto o que esta acontecer ao Benfica nunca na vida pode voltar acontecer jogar meia época? O resto e para os outros ganhar alguma coisa? Aposta na formaçao? Ruben ta jogar porque Luisao nao pode certo? e todos os anos tem sempre acontecido coisas assim porque se nao os putos via equipa A pela Tv.
      Outro exemplo Keaton Parks chamado para jogar o penúltimo jogo e agora volte para B alguém entende isso?

      Eliminar
    2. Quem disse que o Krovi era fraco?
      Quem o contratou?
      Ele não teve lesionado quase dois meses no início da época?
      Que vantagem tem incluir um jogador lesionado na lista da liga dos campeões?
      Queres por o Keaton a jogar e tirar o Fejsa?
      Com o André Almeida a jogar assim que lateral lhe tira o lugar?
      Quanto avançados tem o Benfica no banco além do Gabigol?

      Eliminar
    3. Sim muito neste blog criticavam e so procurar que vais ver muitos que dissem qu ele e o maestro andavam falar mal?
      Ele teve realmente lesionado e quando volto? para teres uma ideia antes da Champions começar certo?
      Quantos avançados tem o Benfica? esta e de rir se nao sabe e porque ves pouco o Benfica.
      eu nao quero tirar o Fejsa para por Keaton mas no jogo joga na A e depois passa para B e so rir mas enfim.
      Eu sempre disse e torno a dizer A.Almeida e bom jogador tem muita garra mas nunca na vida e para fazer uma Época inteira e isso nao e tirar mérito ao jogador.
      Eu Amo o Benfica mas nao e por causa de duas Vitorias que uma pessoa entra em extasie certo?

      Eliminar
  2. Excelente post. Do melhor que tenho lido por essa blogosfera. Um post sensato, que é algo que infelizmente vai escasseando por essa internet (e sociedade). Parabéns e bem haja RedMoon.

    Saudações gloriosas.
    Tiago

    P.S. - acredito sinceramente, por um conjunto de fatores, que somos o principal candidato ao título este ano. Vamos ver o que os próximos tempos nos trazem.

    ResponderEliminar
  3. O que tem distinguido Rui Vitória enquanto treinador do Benfica, é a capacidade de unir os jogadores, em contextos difíceis e até hostis.
    Quase três anos de Benfica e conseguiu vencer, praticamente contra tudo e contra todos.
    Honra lhe seja feita. Consegue nos momentos mais difíceis, fazer das tripas coração e vai buscar forças às fraquezas.
    Quanto à sua competência técnica, continuo a dizer que deixa muito a desejar.
    E não, não é o 4-3-3 ou o 4-4-2 o segredo dos eventuais sucessos, mas sim a fantástica capacidade de superação dos jogadores e a união em torno do treinador.
    Rui Vitória consegue fazer com que sintam o Benfica e a relevância do clube que representam.
    É por isso que rezo a todos os santinhos para que os ataques nojentos, parece que agora também por parte do Conceição, dos nossos rivais e parece que também inimigos, continuem. De preferência a um ritmo mais intenso e hostil.
    Quanto mais nos espezinharem, mais forças vamos buscar.
    Não sei se este ano dará penta, mas que dá um gozo tremendo ver os nossos rivais enervadíssimos, lá isso dá. :-)

    ResponderEliminar
  4. O Benfica precisa de defesa é destes benfiquistas. Então o 442 não tinha mão de RV, acho que foi o mestre da táctica que inventou o 442, antes disso era tudo ao molho e fé em deus. Gosto especialmente dos comentadeiros que diziam que RV não falava de futebol e ele numa conferência dá uma aula de futebol que cala toda a gente

    ResponderEliminar
  5. Viva,

    ...Ser justo com Rui Vitória é dizer que passou estas ultimas três semanas com distinção....

    Por amor de deus passaste (passaram) o ano a mandar para baixo do tapete todo o trabalho que o homem fez no clube desde que chegou, pontapearam de todas as formas e feitios o seu trabalho desta época, por tudo o que foi possivel e não só ele como o presidente, dirigentes, equipa técnica, jogadores, comunicação, departamento médico, aumento do Seixal, formação, tudo não houve nada que ficasse de fora e falar em radicalismos ?

    Agora já vens falar que o homem está a apresentar o seu cunho pessoal no sistema tático ? não te lembras o que tanto comentaste ? Que já temos um futebol mais aceitável ? Que temos dois jogadores da formação titulares indiscutíveis ? Que Jonas afinal até da uns toques na bola mas que andou a época toda aburguesado ? Tantos mas tantos argumentos que vos vão caindo e podia continuar por aqui fora, sempre perguntei por Benfica Eagle nunca vi uma resposta....Temos falta de Mitroglou para marcar golos quando temos Seferovic, Jimenez e Rafa no banco ? Que falta faz Nelson Semedo ? Que falta faz Lindelof ? até temos um GR que mesmo falhando aqui ou ali vai dando pontos era só dar um pouco de tempo, não era necessário contratar tanto jogador no vosso entender ?

    Caramba não digo que vos fique mal apontar erros, eles existiram e acredito nos ajudarão a crescer, nunca houve foi compreensão da vossa parte para se perceber as limitações e os problemas da época, agora vem falar bem do que se está a fazer, falar bem de Rui Vitória ?

    A época vai a meio, a sustentabilidade do clube é muito mais importante do que uma época desportiva, nem isso foram compreensivos, sempre a mandar a baixo o caminho escolhido e agora este tipo de artigo...cá estarei para ver o que escrevem, não quero com isto dizer que a época está a ser positiva que não está, há coisas que foram muito mal feitas, a participação na Champions foi horrível e esperamos que nunca mais se repita, agora não se pode é também desvalorizar o trabalho feito por RV, mais a mais se olharmos aos objetivos pretendidos na sua contratação ;)

    Sou defensor de Rui Vitoria e nunca o escondi, não é o melhor treinador nem nunca o será, mas continuo a achar que o clube está a tirar o melhor proveito das suas mais valias.

    Abraço

    Targarien

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "a sustentabilidade do clube é muito mais importante do que uma época desportiva".... com a bela campanha europeia desta época e a possível não qualificação para a próxima CL são uns 50M a voar, graças à luta pela sustentabilidade....

      Eliminar
    2. Zé Diogo14/1/18 19:58

      Mas sabes o verdadeiro significado de sustentabilidade a longo prazo num clube de futebol profissional?

      A Benfica Sad e os seus accionistas não podem ficar "prisioneiros" das boas ou más prestações da equipa de futebol!
      Tem que existir alternativas viáveis e credíveis para dar resposta a situações inesperadas em que o futebol é fértil !!!

      Eliminar
    3. Viva,

      Bem vamos la ver então o trabalho feito por RV desde que chegou.

      a nível de campeonatos tem dois ganhos em dois possíveis, na Champions e nas duas épocas anteriores passa sempre a fase de grupos e ganha outros titulos como sabes.

      Potencia jovens que o SLB decide vender 35M Renato, 35M Lindelof, 16M Ederson, 30M Guedes, 30M Semedo e até um menos jovem 15M por Mitroglou, nem falo de Gaitan que não é trabalho dele.

      Tem salário justificado ou não ? O seu antecessor, relembro, teve 18 laterais esquerdos e isso meu caro paga-se e de que maneira.

      Pergunto se pagarem 30M por Krovinovic é bem ou mal vendido ? Se pagarem 30M por Ruben Dias é bem ou mal vendido ? Alguem os potenciou no SLB para hoje serem titulares indiscutíveis (é que há ai alguém que defendia que não tínhamos jogadores a valer 10M é outra ;) )

      E vamos no meio da época o onze base está encontrado o sistema tático está bem assimilado pelos jogadores, vamos deixar dar mais um tempinho.

      E relembro já agora que devemos conseguir valores próximas disso que falas com Talisca, Cristante, Carrillo, eu quero é que o clube faça duas coisas atualmente, reequilibre o plantel que foi pensado para mais de que uma prova, tendo obviamente excesso de jogadores e faça uma ou outra compra de forma assertiva nada mais peço, apenas um pouco de paciência aos nossos adeptos, com tempo, serenidade e tranquilidade as coisas vão caminhar para o bom caminho.

      Mas podes então dizer o que achas que o clube deve fazer atualmente diz-me lá já agora, comprar um central visto ter saido Lisandro ?

      Targarien

      Eliminar
    4. Porque mentes? Qual sustentabilidade? Onde foste buscar esses 50M? Foi à falta de razões para defender argumentos idiotas?

      Eliminar
    5. "a possível não qualificação para a próxima CL "

      És bruxo? Se tens tanta certeza aposta todo o teu dinheirinho nisso.

      Eliminar
  6. Os lagartos de manhã diziam que ia ser dia de zbérdeng no futsal. Mamaram 5 piças e desapareceram.

    O que passou-se?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tiveram uma sorte descomunal não levarem uma goleada histórica.

      Ainda me lembro dos tempos em que só falavam de futsal, quando eram os únicos lol

      Eliminar
    2. Em 10 jogos que fazes contra o Sporting nesta modalidade ganhas um e já gozas porque tudo o resto é miragem que ta na tua mona.

      Não vás ao médico não!...

      Eliminar
    3. Ao médico não preciso ir. Vou ao Cosme Damião e vejo a taça europeia que o Benfica ganhou.

      Percebes cabeçudo?

      E o teu clube de merda?? Ainda tem a vitrine vazia?

      Pois..

      Eliminar
  7. Belo post! Muito bem.
    Só acrescento que, talvez por ser um admirador confesso do nosso treinador, mas também por achar que percebo alguma coisa disto, não acho que "moresse" se estes jogos não tivessem corrido bem. Rui Vitória já provou que sabe o que faz. Erros também já os fez, mas todos erram, até o Mourinho ou o Guardiola.
    Só espero que cá fique muitos anos.
    PS: curioso que há sempre menos comentários quando o Benfica ganha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há menos comentários, para aí metade, porque os infiltrados fogem todos. Até a fome apertar e receberem a cartilha com instruções para atacarem com ferocidade.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Sim, mas também um ato de contrição

      Eliminar
    2. Obrigado Redmoon pelo repto aos Benfiquistas

      É agora o momento de nos juntarmos pelo Penta

      Eliminar
  9. Rui Vitória mudou quando precisou mudar. Mudou porque tem jogadores com características melhores para o novo sistema.

    Já outros andam há três anos à procura de um segundo avançado e a teimar nisso...

    E também concordo que o Vitória tem criado a união e nós temos embalado a equipa depois disso.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma cátedra do REDMOON !!!

    ResponderEliminar
  11. Bem o que realmente interessa e que no final da epoca estejamos todos reunidos no Marques e bom sinal,nunca fui dos que atacou Rui Vitoria nem o presidente,e verdade que o benfica passou um uma parte da epoca a jogar bastante mal tirando as esperanças aos mais cepticos,eu sempre disse que de uma assentada tiraram 5 jogadoes de fino calibre qualquer equipa quebrava se ressentia foi isso que aconteceu a culpa nao foi do Rui Vitoria mas sim quem os vendeu todos de uma assentada,a equipa com a reintegracao de outros jogadores esta reencontrar-se foi preciso tempo,mas nos esquecamos que temos cinco pontos atraz dos corruptos que estao com uma força invejavel se nao quebrarem vai ser muito dificil alcançalos quanto ao lagartos nunca me metram medo mesmo com aquele contigente de reforços.

    ResponderEliminar
  12. Jorge Leitão14/1/18 22:11

    O bafo de carvalho, mais conhecido por falir sucessivamente, já foi facebookar sobre as modalidades.

    Isto sem padres não é MESMO a mesma coisa. Não havendo padres, fica o sacristão a perorar no facebook. Carrega, carvalho!

    ResponderEliminar
  13. mas nem rui vitoria nos dois últimos anos era o maior nem agora é o pior o pessoal tem a mania de só olhar para o resultados e continua a olhar.
    os defeitos e as virtudes dele continuam os mesmos só que este ano estão muito mais evidentes por uma serie de erros que foram cometidos.

    mesmo neste jogo, pese embora a muito boa exibição, mais uma vez se viu a péssima leitura do treinador, ou tardia como queiram, que nos podia ter custado pontos com pizzi na segunda parte a já não poder com uma gata pelo rabo e com amarelo ele demorou vinte minutos para o substituir pelo samaris.

    ResponderEliminar
  14. Porque não te calas, Redmoon.
    A equipa dirigente, tecnicos e directores desportivos da SAD Benfica, estão a fazer o grande trabalho em prol do Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  15. começaste mal acabaste bem Redmoon

    Mas é a tua opinião

    Uma correção...o Rui Vitória não chegou hà15 dias nem há 6 anos

    O RUI VITÓRIA BICAMPEÃ chegou hà apenas 2 anos, ganhou tudos-nadas os títulos em Portugal batendo recordes e com as equipas mais fracas e jovens do Benfica na última década.

    E sim ele ao contrário do BONECO FRUTEIRO e do seu VENTRILUCO LAGARTO, não é charlatão, o Rui é uma pessoa bem formada, educada e profissional

    LAMENTO que só agora após o murro na mesa de Rui Vitória fazendo frente a uma comunicação social porca e conivente com o crime, tenhas acordado para finalmente te juntares à maioria dos adeptos e apoiar Rui Vitória, os jogadores e a direção RUMO AO PENTA

    Bem vindo

    ResponderEliminar
  16. Bom post, Red Moon - subscrevo genericamente.

    Finalmente jogamos futebol digno do Benfica. E já vem desde o jogo com o Rio Ave para a Taça, pelo que é improvável que seja apenas 'tesão do mijo'!...aparentemente, há duas razões para a melhoria: a mudança para 4x3x3 e a inclusão de um número cada vez maior dos nossos jogadores mais inteligentes e talentosos no onze. Sempre disse que deviam jogar sempre Grimaldo, Krovinovic, Pizzi, Zivkovic, Rafa e Jonas - além de Rúben Dias e Fejsa. Destes, só os já 'carbonizados' Ziv e Rafa não estão no onze...juntar os jogadores com mais critério, técnica e inteligência no onze faz muita diferença, independentemente do sistema táctico.

    Agora, o Mister Fezadas só estabilizou um sistema táctico, modelo de jogo e onze em DEZEMBRO...ou seja, demos meio campeonato de avanço...o Benfica desde 2015 parece aquele puto da anedota 'da bicicleta 'agora sem mãos'...será que ainda vamos a tempo de recuperar 8 pontos sem ficarmos 'sem dentes'??? Não sei, têm a palavra os rivais.

    De qualquer forma, este futebol já honra o nome do clube e já nos permite ter esperança. O que já é um grande progresso em relação à primeira metade da época...

    Carregaaaaaa Benficaaaa!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking