O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Mudar sim, mas primeiro era preciso dar aos jogadores a oportunidade de lavar a cara

. 47 comentários
Apesar de tudo...

Concordo com o que Rui Vitória fez no jogo contra o Marítimo: Apresentar a mesma equipa de Basileia. Já vi esse erro fatal ser cometido em outros clubes e até com prestigiados treinadores:

Mudar tudo depois de um desaire humilhante, uma mudança que não é sustentada em nenhum plano estratégico mas apenas numa tentativa desesperada de salvar a própria imagem aos olhos da opinião pública à custa do crucificar dos jogadores...

Quando este é o caminho escolhido, o treinador só tem uma escapatória: Rezar para que a segunda equipa entre numa senda vitoriosa que permita ao treinador não ter mais de olhar para trás. Porque no caso da segunda equipa não engatar ou ainda fazer pior e o treinador sentir necessidade de retomar a primeira fórmula e recorrer àqueles que antes "matou", aí já não tem os jogadores na mão, já perdeu o balneário e já traçou a sua sina.

Nestes momentos difíceis, o que um treinador tem de fazer antes de mais, é mostrar dentro do grupo que a gestão do mesmo ainda se faz de dentro para fora e não de fora para dentro por causa do que os jornais ou os adeptos dizem.

No caso do Benfica, é obvio que mudar sim (e isso terá de ser feito), mas primeiro era imperativo dar aos intérpretes da humilhação de Basileia a oportunidade de lavar a cara. 

Não resultou, é pena, mas ninguém poderá apontar o dedo a Rui Vitória amanhã dizendo que a oportunidade não lhes foi dada. 

O mercado está fechado e é com estes que Rui Vitória terá de ir pelo menos até Janeiro.


Ter mudado tudo naquele jogo específico da Madeira teria sido simplesmente suicida.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

47 comentários

  1. Não percebi...dar a oportunidade de dar a cara, como aquela que deu ao Varela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente!! E o Varela que de titular passou para 3. GR num ápice

      PdC

      Eliminar
    2. Pena é que essa argumentação caia já, por terra, no jogo com o Man Utd
      Júlio César
      André Almeida Luisao Jardel Grimaldo
      Fejsa Pizzi Salvio Zivkovic Jonas Seferovic

      PdC

      Eliminar
    3. O Varela foi protegido dos cães raivosos que já lhe andavam a morder as canelas, e que contribuíram para o seu erro, para não lhe acontecer o mesmo que aconteceu ao Roberto. As pessoas têm memória!
      RV muito bem!!!

      Eliminar
    4. André Almeida não pode jogar.
      Proponho Eliseu para o seu lugar.
      Jogar com essa equipa , que pressupõe apenas 2 jogadores no meio campo, será suicídio.
      Contra equipas do mesmo nível ou mais fortes tem de ter mais meio campo. Cont Ra equipas muito mais fortes deve ter ainda mais.

      Eliminar
    5. Não há jogo nenhum em que o Julio César não seja culpado num ou dois golos. Tem medo de sair da baliza e por isso quando o tem que fazer chega atrasado e sai a medo.

      Eliminar
    6. Garanto te que o RV nunca vai ter de olhar para trás por causa do Varela.

      O Varela jogou porqur Julio César se aleijou, porque André Moreira caiu, e Varela era o único que havia.

      O treinador tem de ir a algumas lutas, mas não pode ir a todas nem ser masoquista

      Eliminar
  2. Concordo a 100% com a explicação da equipa no jogo com o marítimo.
    Disse isso mesmo no post de antevisao...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a análise.
    Sabes o que te digo como vamos ter que levar com o Grande Vitória era pedir a pessoal que perceba de bola que falem de táctica e de soluções, para nos ensinarem a ver futebol. Gostava de receber "aulas de como se treinam os processos defensivos, ofensivos e a circulação de bola". A sério seria super interessante até porque andam sempre a dizer que somos uns ignorantes na matéria e sim, sou.

    Gostaria de ler aqui 4 ou 5 artigos sobre os diferentes momentos do jogo, quais as filosofias em oposição, como se treinam esses momentos e como se faz a preparação física do atletas.
    É um desejo enorme de perceber como se faz, como fazem.

    Se for possível agradeço ao blog esse serviço aos benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sei mas SEI quem te pode ensinar!! Marco Silva, Daniel Ramos, Paulo Fonseca, Rui Jorge

      PdC

      Eliminar
    2. Lateralesquerdo.com

      Eliminar
    3. Obrigado tenho que passar a frequentar o lateral esquerdo.

      Eliminar
  4. Entre apresentar a mesma equipa e apresentar uma equipa completamente diferente há múltiplas opções.

    Uma delas é tirar 1, 2 ou 3 jogadores que estejam mal em termos físicos e mentais e apresentar outros em melhore condições.

    Não é uma questão de salvar a pele ou de humilhar o substituído.
    É uma questão de ver o que é melhor para a equipa.

    ResponderEliminar
  5. Concordo. Rui Vitória é óptimo na gestão de recursos humanos, não iria cometer esse erro.
    É com estes até Janeiro. Existem limitações, mas estes podem e devem fazer mais. TÊM DE FAZER MAIS!
    Aproveitar esta pausa para pôr a cabeça no lugar.

    ResponderEliminar
  6. Finalmente uma análise lúcida neste blog que já teve melhores dias.
    As: Lamp

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o que aponta. Mas também não vejo o que RV poderia ter feito de diferente. Com lesões e jogadores completamente alheados das boas exibições(com problemas físicos ou psicológicos) as opções para equilibrar o plantel eram poucas.
    Acredito que Rui Vitória não vá aguentar até janeiro. Basta algumas lesões e com o inverno os campos impraticáveis para os resultados negativos se avolumarem.
    O grande problema é a falta de dinheiro e a qualidade das contratações que não parecem ser soluções. Falo de Douglas e Gabigol.
    Entretanto vamos ter alguma poupança para reforços já que saíram do Benfica 10 atletas do atletismo:
    http://www.record.pt/modalidades/atletismo/detalhe/benfica-confirma-saida-de-susana-costa.html
    Pode ser que com essa debandada a ideia de mais betão para as modalidades seja posta na gaveta até o clube começar a recuperar financeiramente.
    J.Goulart

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os atletas em fim de linha deste lado da 2ª circular irão encontrar refúgio no asilo para velhos do outro lado da rua. Ficarão bem entregues.
      O Benfica não precisa deles, há sangue novo a entrar.

      Eliminar
    2. Quando deres uma vista de olhos ao R&C da Benfica sad, vais perceber finalmente que estás completamente enganado e que a situação económica e financeira do Benfica está bem e recomenda-se ao contrário da sad que nem o fairplay da UEFA consegue cumprir ou a outra que teve que recorrer a VMOCs para não falir e que após o peditório para o pavilhão veio agora fazer um novo para pagar os custos com atletas.

      LR

      Eliminar
    3. O Benfica teve o maior EBITDA de sempre em Portugal, 100M euros!!!!!
      Quem diz que o Benfica tem problemas financeiros são os infiltrados e os profissionais da maledicência!

      Eliminar
  8. Blá, blá, blá ...
    Mas será que este plantel não chega para ganhar ao Rio Ave, Boavista e Marítimo? Com um treinador minimamente competente ganhava-se esses jogos. E se o ganhássemos estaríamos estaríamos em que posição ? Há já sei em primero lugar... Rua Rui Vitória para o bem penta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso. Esse argumento deita por terra o post.
      Por muito que custe parece-me evidente que Rui Vitoria é um treinador muito mediano que não tem unhas para conduzir o Benfica a mais títulos nem a jogar bom futebol de forma consistente.

      Eliminar
    2. É evidente que qualquer um tem o direito de não gostar de R.V. Nesse particular a 'pasquinada' tenha ela a forma que tiver, tem dado uma ajudinha em particular aos mais influenciáveis... R.V. por norma não dá 'caixas' e isso é fatal para cair nas boas graças da imprensa que temos...
      Mas, já agora, como classificarias os treinadores do Real Madrid, Bayern de Munique, Mónaco, Juventus, Chelsea, Olympiacos, etc, etc. Será que também são 'muito medianos'?

      Eliminar
  9. Nem mais o resto aqui é treinador de bancada ... o Benfica não é coletividade da terra e Rui Vitoria têm a função de treinar mas tambem de liderar e não é por eu achar q ele esta a mais ou q outro iria mudar alguna coisa mas sim o q ainda podemos retirar desta epoca . Rui Vitoria é Bicampeão por muito q custe a muitos q aqui debitam merda ... 2 epocas sem falhar,ou seja se esta epoca correr mal mata se o borrego quando em epocas anteriores com outro treinador e planteis de Champions tudo se perdoou..Amigos o q interessa é o BENFICA UNIDO o resto é dar pérolas a porcos VIVA o BENFICA

    ResponderEliminar
  10. isso fazia sentido se ele não alterasse nada mas ele alterou tirou o zivkovic e colocou o salvio.
    assim ficou a ideia de que a culpa era toda de um único jogador.

    o mal desta coisa é que ele ao mexer pouco no onze não fez rotação nenhuma e isso teve custo os jogadores muitos deles já andam fora de forma e com o desgaste do jogo a meio da semana depois ainda pior não aguentam.

    ResponderEliminar
  11. Finalmente alguém que escreve alguma coisa que se aproveite neste blob. Bem haja meu caro.

    ResponderEliminar
  12. Espera. Mas quantas oportunidades já tiveram esses mesmos jogadores? Moscovo em casa? Boavista fora? Marítimo fora? Basileia fora? Não chegou? Ou só depois de levares 5 balázios, é que ficas a dever alguma coisa aos adeptos do Benfica?
    Temos um sistema tático obsoleto e um treinador que não sabe mais. Só aposta em jovens quando os da velha guarda estão no estaleiro. Isso não é visão; é necessidade. Chrien, Krovinovic, Diogo Gonçalves e Willock quase nem cheiram para jogarem sempre as mesmas aves raras. O ciclo deste treinador acabou, mas como a nossa Liga é tão fraquinha, vai ganhar 2 ou 3 jogos, e adiar o que deveria ser inevitável: a sua demisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Pedro Pereira que veio em Janeiro e esteve a trabalhar desde então com RV e só é dispensado na pré época desta temporada?

      PdC

      Eliminar
    2. Já pensaste (tenho duvidas) numa coisa tão simples como: "Chrien, Krovinovic, Diogo Gonçalves e Willock" podem ser na opinião do treinador inferiores aos que jogam? O Benfica pode não ganhar jogo nenhum e os que jogam continuarem a dar mais garantias do que os que estão de fora! Ou não. Troca-se por trocar? Aliás, para jogarem esses 4 tinham de não jogar outros que também são sempre "exigidos" como titulares... zivcovik, fejsa... ainda só dá para por 11.

      Eliminar
    3. Chrien, Krovinovic, Diogo Gonçalves e Willock podem ser na opinião do treinador inferiores aos que jogam"
      Sendo assim, exceptuando Seferovic, quais foram os jogadores contratados esta época para entrar "de caras" no 11 do Benfica?
      Fico a aguardar pacientemente pela resposta

      PdC

      Eliminar
    4. Inferior significa não terem oportunidades? A avaliação foi feita na pré-temporada, meu amigo. Se estão no plantel, é porque estão prontos para serem titulares.

      Eliminar
    5. Passas um atestado de imbecilidade total ao Rui Vitória. Não é preciso tanto, Nuno Martins para demonstrares o teu desagrado com o atual momento da equipa do Benfica. Compreendo, mas tem calma com tanta indignação. Então o homem, mete-se a avaliar os jogadores durante 2 meses, para chegar um mÊs depois e perceber que não são opções válidas?
      Tu metes o Vitoria abaixo de cão. Assim não, Nuno :)

      Eliminar
    6. Pdc.. para entrar de caras? Nenhum! Nem o seferovic... Este ganhou o lugar na pré época. Mas desses 4 pensava que algum seria para ser titular de caras? Então os extremos têm 4 outros jogadores à sua frente. Qual era o ponto que queria demonstrar?

      Jorgen como é lógico mesmo ficando num plantel há jogadores melhores e piores. (essa deturpação de tentar dizer que serem Suplentes é não serem opções validas é tão fjm... Deturpada e demagógica que dá pena). E devem jogar os que o treinador achar melhores. Os Suplentes têm de aproveitar as oportunidades para mostrar que são melhores (como muitos Suplentes têm feito ao longo de toda a história do futebol)... Nos treinos e nos jogos (tal como fez o seferovic na pré época). Meter jogadores que o treinador acha que não são melhores porque se perdeu é ridículo... Se um funcionário A faz melhor determinada tarefa, não é por esse não fazer eficazmente que se põe outro que é pior a fazer essa tarefa, é só fazer a tarefa ainda pior. Um exemplo sem ser do Benfica à tentar que percebas... O cr teve no ano passado fases em que não marcava e o Zidane não o tirou para por o morata... Quietude dizer que o morata não era opção válida ou que o Zidane era um total imbecil? Não. Quer dizer que há quem dê mais garantias e quem dê menos.

      Eliminar
    7. Tens que escrever menos, e dizer mais, Nuno. Não te enrodilhes.

      Eliminar
    8. Segundo o Nuno, do camião de jogadores que se compraram NENHUM é para entrar de caras no 11. Está então, explicada a razão porque este ano, não vamos ser campeões!! É que saíram Éderson, Semedo, Lindelof e Mitroglou...

      PdC

      Eliminar
    9. Pdc qual é a parte de os contratados não têm lugar garantido porque são contratados que não percebe? Qual é a parte de demonstrar em campo que merecem jogar que não percebe?

      Jorgen repara que não consegues contradizer o meu argumento nem os exemplos. Haver suplentes não significa que estes não sejam opções válidas e que o treinador seja um inicial.

      Eliminar
    10. O problema é que as contratações foram mal feitas. Mas isso tu não consegues alcançar ou não queres perceber?
      Eu, como bom samaritano, dei estas 2 opções mesmo sabendo que só a primeira se aplica...

      Agora, desampara-me a loja que já perdi (e esse é o termo correcto PERDI) demasiado tempo contigo...

      PdC

      Eliminar
  13. benfiquista a serio5/10/17 01:32

    fica aqui o meu 11 para o proximo jogo da taça:
    svillar, douglas, ruben dias, lisandro/jardel, eliseu, diogo gonçalves, andre almeida, chrien, rafa, gabigol, seferovic

    ResponderEliminar
  14. Finalmente um Post racional!
    Concordo em absoluto com o que referes.
    As lideranças evidenciam-se exactamente em momentos como este.
    Só era exequível uma mudança radical e a aposta em jogadores mais jovens se o Benfica tivesse perdido a época e isso esperemos que não se coloque.
    Se há algo em que Rui Vitória é bom é em criar um grupos coesos.

    ResponderEliminar
  15. Mas era preciso mudar tudo ou mudar algumas coisas? É que ele mudou uma coisa, tirou o Ziv e meteu o Red Pass Sálvio. Não podia deixar o Ziv e deixar a massa adepta ver o Douglas? Ou fazer uma segunda alteração e fazer o Ruben regressar à equipa?

    BF

    ResponderEliminar
  16. Faz sentido, sem duvida!!! Mas só no jogo contra o united vamos ver se isso tem algum fundamento ou se essa teoria não cai já por terra.. e assim sendo o homem não sabe é mesmo o que fazer... mas vamos ver... sinceramente espero que tenhas razão!!!

    ResponderEliminar
  17. O pior erro que se pode cometer, é continuar a insistir nos mesmos erros. Não é por o Benfica ter sido humilhado na Champions que se deve mudar logo tudo, é claro que, ser goleado passa a ser um dos principais motivos para existir uma mudança, mas não é o único motivo, existe um acumular de maus resultados e exibições que faz pensar que algo não vai bem no Benfica. Os próximos jogos irão servir para perceber o que RV aprendeu com os últimos jogos, será que vai mudar algo, sistema de jogo, jogadores, uma nova estratégia. O que se tem vindo a perceber é que, no Benfica não há um plano B, quando os jogos não estão a correr bem o RV faz sempre o mesmo, ou faz uma troca por troca ou então coloca vários avançados e eles que resolvam. Parece não existir um sistema alternativo! E nisso não se pode colocar a culpa na direcção ou na falta de reforços, a responsabilidade é do treinador.

    Não defendo o despedimento do treinador ao fim de alguns jogos, mas com o rumo que o Benfica está a seguir os maus resultados provavelmente (espero que não) irão continuar. A existir uma mudança de treinador, tem que ser quando ainda existe possibilidade de lutar pelo título e não quando está tudo perdido. Concordei e defendi a contratação de RV, teve mérito na conquista dos últimos títulos, hoje infelizmente para ele e para o Benfica, não parece ter capacidade para levar o clube ao sucesso.

    Frente ao Marítimo RV não devia mudar tudo mas tinha obrigação de mudar algo, há jogadores a passar por um mau momento, toda a gente sabe, todos menos o treinador. Quando a equipa começa a ganhar aos 2 minutos de jogo, recua e permite que o adversário chegue ao empate, isso diz muito do actual momento da equipa.

    Mudanças é o que se pede, na minha opinião, depois da pausa do campeonato, vai voltar tudo ao mesmo, Luisão vai continuar a jogar, Pizzi mesmo a jogar pouco será o "maestro" da equipa e a marcar todas as bolas paradas, os adversários agradecem, Zivkovic passa para o banco porque o Salvio tem que jogar, Cervi ao fim de alguns jogos pode voltar a desaparecer, Rúben Dias é difícil saber, titular, banco ou bancada, qualquer um pode ser o seu lugar, uma coisa é certa, Jardel e Luisão serão a dupla titular frente ao Manchester United, Lukaku e companhia agradecem.

    ResponderEliminar
  18. Red voltando ao assunto LFV e a sua enorme competência, sobre aquelas situações que enunciaste, os Javis e tal, o que achas da agora contratação do guarda-redes (nem sei se é bom) quando os adeptos andaram a falar da situação semanas a fio?
    As pessoas defendem a continuidade de RV, ok... o que dizer de um treinador que conhecia Buta e treinou Pedro Pereira durante 6 meses e que depois contratou um Mato Milos, o que se pode dizer da capacidade de observação desta pessoa, isto do pessoal dizer que o melhor é ele ficar.
    Aguardemos por Manchester e pela evolução da ideia de jogo que o Pena diz se ir observar no próximo jogo.
    Abraços.

    Obviamente que tínhamos que mudar de treinador agora, ainda se ia a tempo de chegar até eventualmente ao primeiro lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Pereira esteve 6 meses a treinar, mas sem jogo nunca sabes o que vale, mesmo fazendo coisas fantasticas nos treinos, Rafa aparentemente também faz treinos muito bons, a camisola pesa, e ao nível do Benfica não há margem para erro, daí o nervosismo com que entra Varela, que nunca foi tão mau como o quiseram pintar. Alguma vez o Patricio, campeão europeu tinha margem para progredir como fez no SCP, dois ou três frangos e era assobiado e empurrado como foi o Varela, no SCP teve hipótese de errar.

      Pedro Pereira no papel tinha tudo para dar certo, contratado 6 meses de antecedência, iria fazer a viagem do Grimaldo, o problema é que tal Ederson, Semedo iria sempre ser um buraco enorme de preencher.
      Para os benfiquistas não estamos a falar de um lateral direito, mas a exigir alguém que venha substituir o lateral do Barça.
      O caso do André Moreira foi o LFV a fazer o contrário do que o Shadows o acusa, de não ir em negociatas, Atlético não quis vender o passe todo na esperança que o SLB o valorizasse, o SLB não querer empréstimos ou partes parciais do passe.

      Eliminar
    2. Acabei de descobrir que a SAD do Braga gastou em 2015/2016 cerca de 12,5 milhões de euros com o pessoal, desconheço qual foi o valor no ano passado (em que nós gastámos 72 milhões), mas aparentemente a disparidade é de cerca de 6 vezes mais!!!! Nesta ordem de grandeza teríamos que "esmagar os adversários". Essa é a disparidade entre os Reais, United, Citys e Liverpoois e nós, entende-se que possamos perder por 3, 4 ou 5 porque a disparidade é enorme. Como se pode entender o que se passa nos nossos jogos entre o Benfica e os Portimonenses e Boavistas??, repara que não estou a entrar numa cena de crítica estúpida, questiono-me legitimamente, o que se passa é simplesmente sem sentido. Quero lá saber se o Vitória é bom treinador, quero é que me expliquem como é que um fiat panda bate o pé a um buggati, que o faça num dia mau, em que entrou poeira para os pistons, ok, mas em todas as corridas? MAUUU!
      Isto é demasiado absurdo para que alguém possa explicar, É do domínio do realmente surreal AS PRESTAÇÕES EM CAUSA.

      Eliminar
    3. Pede-se mais, muito mais a este nível, estamos a falar de uma empresa de topo, que gera mais de 200 milhões de euros. Haja noção amigo, se fosse eu a fazer isso, claro, agora pessoas com anos disto? Desculpa não faz sentido. Ou melhor dito em 10 casos errar 2 (20%), sim, mais do que isso, é bizarro.

      Eliminar
    4. o problema de pedro pereira não e falta de treino mas sim de personalidade e atitude. esta ainda muito verde

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking