O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Há melhor exemplo do desastre desta política desportiva?

. 92 comentários
Como o Shadows disse e bem na sua análise ao jogo da última Terça-Feira, MAIS uma vez o Benfica não ganhou a luta do meio campo. É absolutamente inacreditável como qualquer equipa mais ou menos organizada, com jogadores mais ou menos banais, tem momentos em que parte um Tetra-Campeão por completo e domina o jogo como quer.

O problema principal deste Benfica é o meio-campo mas, como alguém disse esta semana, o GRAVE problema que o Benfica tem neste momento é a existência de problemas em TODOS os setores da equipa.

Na baliza não é preciso falar, na defesa também não, no ataque a venda de Mitroglou já mais do que mostrou que de momento o Benfica só sabe jogar nos subúrbios da área adversária e não tem presença lá dentro mas... no meio campo, ó meus amigos, mas há quantos anos é que andamos a falar disto?!

Porra, e se nós, trauliteiros da bola, a dar umas larachas aqui e ali mas sem perceber muito da poda, vemos há tanto tempo as evidências, é desculpável que lá dentro do clube, onde estão os génios e os gestores e os treinadores profissionais ninguém dê conta da coisa?

Repare-se:

O que é que aconteceu há dois anos atrás no primeiro ano de Rui Vitória?

O Benfica começou a época com Fejsa e Pizzi no miolo e a perder o meio campo (e pontos) em quase todos os jogos. Como é que Rui Vitória resolveu o problema? Com Renato Sanches, que trouxe ao meio campo do Benfica a agressividade, o pulmão, a irreverência, a capacidade de levar jogo para a frente que o Benfica não tinha.

Acabada a época Renato Sanches sai aos 18 anos porque o Benfica não podia estragar-lhe a vida ao fim da miséria de 20 jogos, e o que é que os Benfiquistas esperaram que se fizesse, no mínimo?

Que se contratasse o substituto do Renato Sanches! O tempo passou e nada do substituto de Renato Sanches, até chegar ao Benfica um tal da Danilo, emprestado pelo Mendes, que ninguém sabia se era 6 ou 8, mas de quem os leigos adeptos do Benfica desconfiaram logo, até porque imediatamente ficou fora da lista da Liga dos Campeões!

E a época ainda assim fez-se. Pior do que a anterior, com muito menos qualidade mas ainda deu para ganhar o campeonato, estando o Benfica 100% dependente do Pizzi (a peça da cristaleira que não podia partir – o que já diz muito da qualidade do meio campo encarnado), e Fejsa que teve um ano "bom" em termos de lesões, perdendo APENAS 14 jogos.

A título de curiosidade, Fejsa este ano já perdeu 5 jogos, o ano passado perdeu 14, na anterior perdeu 10 e na outra antes perdeu 38! Em três épocas e três meses, o nosso abono de família Fejsa já perdeu 67 jogos por lesão! Como se vê, um part timer de luxo e, pior que isso, um part timer em quem o Benfica se dá ao luxo de depender como pão para a boca sem se preocupar em ter um substituto à altura! Fonte: transfermarkt

Ainda assim, o Benfica com o seu meio campo debilitado e sem o tal reforço para a posição 8 por quem os Benfiquistas suspiram (todos menos o Presidente, que na entrevista televisiva que deu lá disse com o seu ar fanfarrão que os Benfiquistas que não se preocupassem que a estrutura sabia o que estava a fazer), lá teve de ir ao mercado em Janeiro, mais uma vez ao mercado do Mendes, de onde chegou mais um remendo de primeiríssima linha de nome Filipe Augusto.

E assim foi de Janeiro até Junho, tempo mais do que suficiente para confirmar aquilo que já se sabia: Que Renato Sanches continuava sem substituto, que Fejsa só faz meia época e que quando está fora a equipa joga partida, que Pizzi fez uma grande época sem se poder dar ao luxo de ficar um jogo que fosse de fora, que Samaris por muita alma que tenha nunca será uma solução para a titularidade, e que os reforços do Mendes Danilo e Augusto nem no Braga seriam titulares.

Mas... Deu para ser campeão... Espremido mas deu.

Mais um defeso e que esperam os Benfiquistas? Evidentemente que se resolva este problema de vez MAS... 

...Mais um defeso a gastar pouquinho, um tal de Chrien, um Krovinovic que ninguém conhecia muito bem, e foi tudo!

Ah, e pelo meio, as páginas nos jornais ao longo do Verão: “Newcastle doido por Samaris”, “Newcastle dá 20 milhões por Samaris”, “LFV pede 25 milhões por Samaris.”

Oh meus amigos, tudo tretas! Por 20 milhões o Samaris ia já amanhã, com laço e tudo, e LFV ia lá levá-lo pessoalmente de comboio! E com 20 milhões ia-se contratar 2 reforços de jeito para resolver aquele problema do meio campo de vez! 

Ou seja, o historial é este, e é assim que entramos na época presente!

Com os Benfiquistas animados e a pensar que a Super Estrutura está a colocar as necessidades da equipa no topo da sua lista de prioridades?! Não, mas com um tal de Chrien e um Krovinovic para ainda iludir a malta por... alguns dias. O tempo suficiente para se perceber que quer um quer outro, nem na Liga dos Campeões foram inscritos, logo, naquele meio campo de 7 para dois lugares (!!) devem ser os últimos da hierarquia. Ah, e um tal de João Carvalho lá pelo meio!

E a época começa, os desaires acontecem, e continua a mesma lenga lenga de sempre: Fejsa no estaleiro, Pizzi em esforço a tentar disfarçar insuficiências e com demasiada responsabilidade para os seus ombros, e com Augusto e Samaris a confirmarem aquilo que se sabe e já há muito se sabia: Que não servem como figuras de primeira linha! 3 anos sem resolver a porcaria do problema!

Há melhor exemplo do desastre desta política desportiva? Se isto não é incompetência, qual é o nome que sugerem?!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

92 comentários

  1. Brilhante análise esta.Aqui está a mediocridade de equipa, de treinadores e de estrutura. Miserável este Benfica. Abaixo o autismo desta direcção.É urgente que se passe do estado inebriado desta direcção ao estado realista e humilde.

    ResponderEliminar
  2. Desastre desportivo era apresentar zero títulos em 4 anos e ainda por cima ser intervencionado pela UEFA ou então gastar 8M por época com um treinador que em 3 épocas ganhou bola, ou uma supertacita...digo eu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Areia para os olhos das pessoas meu caro.

      Se tu és daqueles para quem a competencia se mede apenas em vitorias e derrotas, e que quando se ganha está tudo bem e que quando se perde está tudo mal, espero que tenhas a mesma decência para, no caso de um ciclo menos ganhador, também vires aqui por tudo em causa porque se perdeu tudo.

      É que eu por exemplo, e como não penso assim, fui curiosamente muito mais defensor desta Direção nas horas más em termos de resultados desportivos do que nas boas.

      E quem cá anda há mais tempo sabe-o muito bem.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada22/9/17 12:16

      Cá está mais um que igual àquelas mulheres que levam porrada dos maridos, que não têm liberdade nenhuma, mas como eles lhes oferecem jóias e pedrarias, calam-se a tudo... Continua a pensar assim que vais longe!
      Cansaste-te de ganhar? Estás satisfeito com o que ganhaste? Não queres ganhar mais? Se é assim, tens toda a razão!

      Eliminar
    3. Num clube desportivo vitórias são areia para os olhos? Acabei de ler isto?

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho22/9/17 17:06

      Então mas o que está a acontecer é normal?

      Eliminar
    5. Grande participaçao Redmoon, nao te enterres mais, deixa rolar assim sempre parece q percebes alguma coisa disto.

      Nao sera por estarmos a perder jogos/perder pontos q saiste da toca ?

      Esta tudo mal no reino do tetra campeao.......nao sabem o q andam a fazer ha 4 anos......entao nos anos do RV q se bateu varios records entao ai é q nao se percebe mesmo nada.

      Ha e tal temos q comprar titulares, conversa da treta, isso seria uma gestao a tasqueiro, e estariam ca os mesmos a criticar caso acontecesse, pois criticar esta na moda e fica bem.

      E q tal se deixar trabalhar quem sabe ? Aqui os genios da bola fariam melhor no lugar.....mas olhem q até o Mourinho nao ganhou a decima no RM.......so compram refugo !

      Zé Mario

      Eliminar
  3. Nas mãos de RV nenhum jogador melhora ou evolui. Samaris com JJ fez grandes jogos a 6, agora parace mais um tronco no meio do campo. Coincidência?

    O problema está no treinador. Se por um lado a equipa joga uma miséria, por outro este mesmo treinador nada exige à "estrutura". É um pau mandado de bola baixa.

    Temos o pior treinador dos ultimos 20 anos.

    joao silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! "O pior treinador dos últimos 20 anos"! É só pérolas.

      Eliminar
    2. Graeme Souness : 1997/98-1998/99
      Shéu Han : 1998/99
      Jupp Heynckes : 1999/00-2000/01
      José Mourinho : 2000/01
      Toni : 2000/01-2001/02
      Jesualdo Ferreira : 2001/02-2002/03
      Jose Antonio Camacho : 2002/03-2003/04
      Giovanni Trapattoni : 2004/2005
      Ronald Koeman : 2005/2006
      Fernando Santos : 2006/07-2007
      Jose Antonio Camacho : 2007-2008
      Fernando Chalana: 2008
      Quique Flores: 2008-2009
      JJ: 2009-2015
      RV: 2015-


      Destes, Graeme Souness foi há 20 anos, tirando os treinadores interinos, todos são melhores que RV.
      Todos!

      joao silva

      Eliminar
    3. Lindlof, Renato, Guedes, etc.
      Os Emersons, nolitos e ola jonas evoluíram imenso com o jj.

      Pior treinador dos últimos 20 anos? Quique, Camacho..
      RV não é o melhor? Não! Ninguém defendeu alguma vez isso. Mas não é o pior.
      Imaginemos que esta época não ganhamos nad e o rv é demitido. Fica com melhor média de títulos que jj, com menos investimento.

      Eliminar
    4. A ver o Benfica desde 195422/9/17 11:41

      Mais um prostituto intelectual...ainda ontem li no "belo voar da aguia" que na época 2000/2001 com um homem da casa, ficaste em SEXTO LUGAR a 23 pontos do Boavista na PIOR CLASSIFICAÇÃO de sempre do S.L.B.
      Portanto, vai meter o teu "benfiquismo" num lugar escuro e mal cheiroso porque de toupeiras estasmos conversados !

      Eliminar
    5. Pior treinador dos últimos 20 anos???!!! Respeito a tua opinião.
      Acho que Rui Vitória é, na globalidade, o melhor treinador em Portugal e, dos portugueses, só superado por Mourinho e Jardim.
      Nunca vi o Samaris jogar bem a 6, simplesmente porque não é essa a sua posição. Mas sabemos que treinador levou à sua compra para o formatar. Foram "só" 10 M €....coisa pouca. Os melhores jogos que vi dele foi a central. Samaris é um misto entre 6 e 8. Deve jogar numa equipa com outro médio de características semelhantes e com os centrais subidos. Não pode ficar unicamente preso a missão defensiva.
      Mas infelizmente a política desportiva é definida pela agenda do Mendes e temos de levar com o desgraçado do Filipe Augusto.

      Eliminar
    6. Não vou citar todos os que melhoram com JJ pq a lista é demasiado grande.

      "A Ver O Benfica Desde 1954", vê o Benfica há algum tempo mas a educação ainda não a encontrou. Está a falar de um treinador vice campeão europeu. Veja o plantel de 2000/2001.
      Típico da vieirada

      Só Camacho se assemelha a RV mas mesmo esse teve um plantel muito inferior e teve de competir com o Porto de Mourinho.

      "Gus", Samaris jogu muitas vezes a 6 com JJ. É definida pelo Mendes? Quantos jogadores tem o Mendes no SLB? Filipe Augusto, João Carvalho, Diogo Gonçalves e Rúben Dias? Só o primeiro é que joga incondicionalmente?

      joao silva

      Eliminar
    7. João Silva quantos desses treinadores tem melhores resultados que RV? Quantos se podem dar ao luxo de bater recordes de pontos, nunca perder um campeonato no SLB e chegar sempre aos oitavos da Champions?
      Quantos?
      Agora o futebol deixou de ser avaliado pelos resultados, lol. Uma pérola dessas depois de maus resultados.
      Ginástica artística é no outro lado da circular, lá em cima vão-se contentando com correrias e a chamada t#são do mijo.

      Eliminar
    8. João Silva, ter jogado não significa que jogou bem. Aliás, cedo se percebeu que o homem não funcionava enquanto 6. Ser 6 a jogar num meio-campo de 2 não é a mesma coisa que num meio-campo de 3 e Samaris tem de ter mais liberdade.
      Quanto ao Filipe Augusto...facto: não temos substituto para Fejsa e essa lacuna já foi identificada há muito tempo. Facto: começamos a época com Samaris castigado e Fejsa lesionado. Facto: Filipe Augusto não tem qualidade para jogar no Benfica.
      Então porque não foi contratada alternativa?
      Rui Vitória deveria levantar ondas? Talvez....
      Mas achas que as contratações caras desde 2015 foram pedidos de Rui Vitória? Não me parece que Rafa e Raul tenham sido pedidos expressos do treinador. Já o antecessor tinha sempre muitas ideias.

      Eliminar
    9. Melhor que este comentário só as idiotices do charlatão lagarto mais conhecido por JJ.

      Jose Pena

      Eliminar
    10. A ver o Benfica desde 195422/9/17 15:32

      Oh Joaozinho, eu prezo-me de ter coluna vertebral e por sinal bem direitinha, já o Joazinho...não sei não !
      Agora explica lá o que o o facto do Toni ter sido vice-campeão europeu
      tem a ver com a época CATASTRÓFICA de 2000/01?
      Foram 5 jornadas seguidas sem conseguir ganhar- Eu tenho memória!

      Eliminar
    11. Paulo Duarte, com os planteis que RV teve e com as fracas prestações (à vez) de Sporting e Porto fica fácil. Futebol de qualidade é que nem vê-lo.

      Gus, Samaris jogou a 6 e bem com JJ. Num nível muito superior ao que tem apresentado.


      "A Ver O Benfica Desde 1954", não vale a pena discutir seja o que for com pessoas com falta de educação. Se tem essa idade e ainda assim se exprime, problema seu. Pode-se juntar ao Jose Pena e os dois juntos talvez mereçam resposta.


      joao silva

      Eliminar
    12. A ver o Benfica desde 195422/9/17 18:27

      O teu problema é comum a todos os aziados... o TETRA ainda está "atravessado" e vai demorar muito a digerir, tal como à maioria da Com.Social sobretudo aos calhordas da Cofina do António Mosquito e respectivas caixas de ressonância, ás SIc, TVI, CMTV ...

      Falar contigo de futebol ou de Fisica Nuclear vai dar exatamente ao mesmo !

      Podias era falar dos planteis que o Mestre da táctica teve nas mãos, e olhares para os resultados do produto final ao fim de seis anos; e para que percebas onde quero chegar, deixo-te a lista de jogadores do plantel na época 2011/12, do qual resultou um 2.lugar na Liga, um ELIMINAÇÃO na Taça de portugal, 4.de final da Champions e como prémio de consolação ganhaste a Taça da Liga e o Tacuara Cardozo ganhou o prémio do melhor marcador... gostaste?

      - EU E MUITOS COMO EU, NÃO GOSTÁMOS MESMO NADA !!!

      Plantel
      + Guarda-redes:
      1 - Artur Moraes (Brasil / 25-01-1981 / ex-Sp. Braga)
      13 - Júlio César (Brasil / 02-09-1986)
      47 - Eduardo (Portugal / 19-09-1982 / ex-Génova)

      + Defesas:
      - Lionel Carole (França / 12-04-1991)
      3 - Emerson (Brasil / 23-02-1986 / ex-Lille, França)
      4 - Luisão (Brasil / 13-02-1981)
      14 - Maxi Pereira (Uruguai / 08-06-1984)
      24 - Ezequiel Garay (Argentina / 10-10-1986 / ex-Real Madrid, Espanha)
      27 - Miguel Vítor (Portugal / 30-06-1989/ ex-Leicester)
      33 - Jardel Vieira (Brasil / 29-03-1986)
      38 - Capdevila (Espanha / 03-02-1978 / ex-Villarreal, Espanha)
      40 - Fábio Faria (Portugal / 24-04-1989 / ex-Valladolid, Espanha)

      + Médios:
      5 - Ruben Amorim (Portugal / 27-01-1985)
      6 - Javi Garcia (Espanha / 08-02-1987)
      10 - Pablo Aimar (Argentina / 03-11-1979)
      16 - Nuno Coelho (Portugal / 23-11-1987)
      20 - Nicolás Gaitan (Argentina / 23-02-1988)
      21 - Nemanja Matic (Sérvia / 01-08-1988 / ex-Vitesse, Holanda)
      26 - David Simão (Portugal / 15-05-1990 / ex-P. Ferreira)
      28 - Axel Witsel (Bélgica / 12-01-1989 / ex-Standard Liège, Bélgica)
      35 - Enzo Pérez (Argentina / 22-02-1986 / ex-Estudiantes, Argentina)
      37 - Ruben Pinto (Portugal / 24-04-1992)

      + Avançados:
      - Nélson Oliveira (Portugal / 08-08-1991 / ex-P. Ferreira)
      7 - Oscar Cardozo (Paraguai / 20-05-1983)
      8 - Bruno César (Brasil / 03-11-1988 / ex-Corinthians, Brasil)
      9 - Nolito (Espanha / 15-10-1986 / ex-Barcelona B, Espanha)
      11 - Franco Jara (Argentina / 15-07-1988)
      19 - Rodrigo Moreno (Espanha / 06-03-1991 / ex-Bolton, Inglaterra)
      22 - Rodrigo Mora (Uruguai / 29-10-1987 / ex-Defensor, Uruguai)
      23 - Urreta (Uruguai / 19-03-1990 / ex-Peñarol, Uruguai)
      30 - Javier Saviola (Argentina / 11-12-1981)

      P.S. não te reconheço relevância nem perfil para receber lições de compostura de um pateta alegre como tu !




      Eliminar
    13. Depois de teres tido J.Garcia, Matic e Fejsa naquela posição....isto é o Benfica!
      Tem de ser melhor que bem.
      Dou-te razão no sentido que jogou melhor com Jesus, mas nunca foi solução para aquela posição.
      E isso é evidente há muito tempo.

      Eliminar
  4. Essa hitoria do mitroglou e ridicula,tudo tem a ver com o modelo de jogo...
    O real,barca,bayern,chelsea,ctity etc,jogam com algum "pinheiro"??

    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alguém disse que jogar com pinheiro é a única solução?!

      A mim o que me interessa é que até ver este Benfica não sabe jogar sem pinheiro. E com pinheiro já sabia.

      Eliminar
    2. Caro redmoon,respira!eu mencionei que o problema e o modelo de jogo,talvez ai o treinador,tambem tem a sua culpa.

      Eliminar
    3. "este Benfica não sabe jogar sem pinheiro"

      Este Benfica não sabe jogar. Ponto.

      Eliminar
    4. A ver o Benfica desde 195422/9/17 15:35

      Jotape, queres explicar prá gente como é que o mestre da tactica conseguiu estampar-se tantas vezes com o Ferrari na época 2011/12 ?

      Eliminar
  5. O problema do meio campo não se resolve com Um substituto para Renato Sanches, Enzo Perez ou quem quer que seja. Mesmo que tivesses Fejsa em forma e o yaya toure terias sempre o problema de inferioridade no meio campo.

    Por tudo isto, o tal Rui que vocês e o fanfarrão lagarto dizem não ser treinador. O tal que apesar de incompetente nos ganhou uma taça de Portugal contra um meio campo de luxo sem Renato Sanches, disse que iria haver alterações táticas

    Ou seja. O problema resolve-se juntando um médio a Pizzi no meio campo. Ficando assim com três. Fejsa, Pizzi e outro qualquer. P. Ex. krovinovic. Ou um outro com mais músculo como samaris.

    O teste com o Braga não correu tão bem como se esperava porque definitivamente o F. Augusto não é jogador para o Benfica. E porque o árbitro foi muito habilidoso na tentativa de expulsar Samaris face às constantes agressões de que foi alvo durante todo o jogo. Como não conseguiu, lá veio o teatro no fim do jogo. Se não fosse no campo, seria no túnel de acesso aos balneários.

    4-3-3 a solução

    Tu que vives em Inglaterra como jogam os campeões por aí????

    Lê menos pasquins como o Rascord e o Nojo

    Está mais atento ao que Rui Vitória diz

    Jose Pena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah vens me tu dizer que o problema se resolve com o modelo de jogo e que a OUTRA parte do problema não é a qualidade dos intérpretes?

      E sugeres um meio campo com o Fejsa? Eu também mas para quantos jogos?!

      Ah e andas a ver muito pouco futebol inglês nos últimos tempos.

      Eliminar
    2. De acordo

      Eliminar
    3. Sim. Vejo jogos da liga inglesa. LIVE. Muitas vezes por ano.

      A qualidade dos intérpretes é um problema mas não o maior. Fiz referencia a F. augusto. São poucos os que não tem qualidade.

      Reforçando o meio campo resolves o problema nesta zona.

      Mas volto à questão. Quais os clubes na Europa que ganham títulos e jogam em 4-4-2?

      Continuas sem responder.

      Não te interessa???

      Jose Pena

      Eliminar
  6. Na generalidade concordo com o tema do post. Mas caros, na véspera de um jogo importante, vamos continuar a bater na equipa? Não seria hoje dia para apoiar até mais não e deixar de lado as polémicas? É que nós benfiquistas não podemos continuar a alimentar o ódio dos dragartos, já repararam que esta semana TODOS os FDP dos paineleios da CMTV, TVI, SIC E RTPN começaram os seus programas de ódio com frases de benfiquistas? Tem de se discutir os problemas? Sem dúvida. Mas há um timing para apoiar também, e do que a equipa precisa hoje e amanhã é DO NOSSO APOIO. INCONDICIONAL!!
    Sem dúvida que o Feija não chega para o que é minimamente exigível, mas também não concordo que o Samaris e o F. Augusto sejam piores que os médios do Boavista, Braga, Portimonense, etc. Com isto não estou a dizer que não precisamos de um substituto, precisamos sim, e já não é de agora, estou de acordo. E não temos na B dois indivíduos com uma qualidade enorme? Porque não há essa aposta? É esta a minha opinião sobre o tema, mas voltando ao que interessa HOJE: CARREGA BENFICA, amanhã é para gritar pelo Glorioso até que a garganta doa, sem histerismos nem assobios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabem mais António

      Uns (Porcos e Sapos) desesperam por um título e por uns trocos para pagar salários

      Os outros (Candidatos) desesperam por tacho no SLB

      Jose Pena

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho22/9/17 17:14

      Quando se resolve facilitar-lhes o caminho, o que seria de esperar? Então mas agora os BENFIQUISTAS, até as imbecilidades devem aplaudir?

      Eliminar
  7. E aqui está algo que qualquer benfiquista finalmente e infelizmente tem que concordar. Não haver substitutos directos e à altura de Fejsa e Pizzi. Como há jogadores sem substitutos em todos os clubes. E sobretudo quando estão ambos fora como agora. Porque um até é possível substituir. Já não se volta a perceber mais de 80% do post. Inclusive a falta de Mitroglu... Enfim... Em contrapartida e para terceiro médio ou segundo avançado até há opções em demasia. Chama-se plantel com alguns desequilíbrios. O que é claramente imperdoável para um Tetra Campeão. De qualquer maneira ainda a procissão vai no adro e aparecerão de certeza mais soluções. Também é essa a função do treinador.

    ResponderEliminar
  8. Engraçado vocês andam dizer isso tudo agora , quando eu falei exactamente o mesmo, já para não falar do mito da formação quando vendeste todos a começar a meio da época passada e vejo que a partir do momento que insistes num Felipe Augusto, compras dois def direito e e no fim acabas c um emprestado, e ainda trazes um extremo brasileiro , pergunto onde há espaço para a formação.

    Mas eu é que não percebia nada de futebol.
    Preocupam.se mais em dar me aulas de português sem saber se já vivi no estrangeiro ou não e quantos anos foram.

    Era como a história do rafa .. Agora todos veem o que ja tinha visto.

    Quando aqui há meses falei para vender Carrilho rafa Samaris e todo o entulho já dava para um central defesa direito e um 6 , e um 8 , e q nao era preciso vender mitroglou ou quando disse para apostarem forte Javi, garay , gaitan , esta época porque eram jogadores feitos e com conhecimento de Benfica, porque esta época ia valer tudo, disseram que estava louco.

    Curiosamente dois desses jogadores estiveram nos planos mas o Benfica rejeitou.

    Acho que ninguém entende a oportunidade e a importância desta época desportiva , nunca os adversários investiram tanto, Nunca os adversários estiveram tão mal de contas. Nunca estivemos tão perto do penta, nunca estivemos a um passo de implodir os dragartos . Nunca a guerra da comunicação e da imprensa foi tão suja e baixa.

    Mas o que eu vejo é que as pessoas são limitadas , não veem fora da box. Vivem no mundo do optimismo sem se precaverem , é e outros que sabem ou deviam saber e deliberadamente fingem não saber.

    fazem lembrar aqueles personagens de filmes que numa situação iminente de catástrofe , teem toda a calma e acham que se está exagerar ou sabem mas por outros interesses dizem que lhes convem.
    Mas não e por falta de aviso ou ideias.
    E depois quando já não existem argumentos, veem com a treta do "Não ss pode ganhar sempre".

    Pois não podemos , mas devemos e exigimos que se faça sempre de tudo para ganhar todos os anos!!

    E depois somos uma espécie de híbrido apostamos numa especie de formação e numa espécie de reforços.

    Mas nao são reforços nem são formação .

    Mas quem disse que o paradigma ia mudar não fui eu.

    ResponderEliminar
  9. Estes sao os principais investimentos feitos desde 2014 (investimentos acima de 2m, incluindo premios de assinatura). 150M investidos em 27 jogadores onde apenas 4 jogadores chegaram a titulares indiscutiveis (Jonas, Mitroglou, Pizzi e Grimaldo). Nao fossem os casos de sucesso de formacao ou de pechinchas como Nelson Semedo e Ederson(e ai tem de se dar merito), onde estariamos nos. Este e o cerne da questao, tudo o resto que se discuta nesta altura e desviar atencoes do essencial.
    Krovinovic 3
    Svilar 2.5
    Rafa Silva 16.4
    Zivkovic 6.0
    Oscar Benitez 3.3
    Hermes 2.9
    P. Pereira 2.7
    F Augusto 2.0
    Jimenez 21.8
    Mitroglou 7.5
    Pizzi 13.3
    Carrillo 6.6
    Jovic 6.6
    Cervi 5.7
    Celis 2.3
    Grimaldo 2.1
    Samaris 9.7
    Cristante 5.2
    Jonas 5.8
    Talisca 4.8
    Carcela 3.4
    Derley 3.0
    Taraabt 2.9
    Jonhatan 2.7
    Bebe 3.0
    Benito 3.0
    Luis Filipe 2.0
    TOTAL 150.2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tá nada mau, faltam aí pelo menos dois, o Júlio e o Eliseu.

      Desses 29, mais de um terço ou foram muitas vezes titulares ou suplentes com uma boa utilização, ou seja acabaram por ser úteis à primeira equipa: Júlio, Samaris, Pizzi, Jonas, Mitro, Talisca, Cervi, Ziv, Carcela, Grimaldo, Raúl e Eliseu.

      Contratações falhadas há sempre, embora tenha que concordar que se calhar falhámos demasiadas contratações, mas convém não esquecer que alguns dos jogadores contratados são jovens e ainda com vínculo ao clube, portanto até poderão ainda vir a ser úteis à equipa e vários dos que não foram acabaram por ter resultados financeiros positivos.

      Eliminar
    2. Essa lista é q é um desviar das atençoes.

      Colocar jogadores q acabam de chegar para fazer numero é lamentavel, obvio q esses nao chegaram a titular.....ainda......esperava q o Krovinovic q chegou lesionado fosse titular a primeira ou segunda jornada ???? pffffffffff

      So 11 sao titulares e um plantel tem mais do dobro de jogadores, obvio q alguns serao poucas vezes utilizados mas têm q estar disponiveis e com bons indices para poder entrar na equipa num castigo/lesao/descanso de um colega titular, mas la esta, nao é titular logo é mau investimento pela sua logica.

      E nao vamos referir q jogadores de 3-5M acarretam sempre uma grande % de risco, nem todos evoluirao para merecer serem titulares no Benfica, seria mais facil ir buscar uns Neymar's da vida, o risco era menor.......e dp acordamos pra vida e vemos a é do Benfica q falamos.

      Zé Mario



      Eliminar
  10. Já repararam na preocupação dos dirigentes de SCP e FCP para com os sócios do Benfica? Atacam a direcção, a maneira como fazem as coisas e como, segundo eles, enganam os sócios. Oportuno todos estes comentários. Falam em transparência sem nunca olhar para dentro de casa. Como tenho dito, estamos num período complicado, o que eles querem é desestabilizar...e de certa forma estão a conseguir. É preciso cuidado com tudo isto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato.
      Nota se o quando o nosso caminho é certo pelo que os rivais atacam a nossa política de desenvolvimento desportivo. Eles chegam a comentar quem o Benfica contrata ou não! Como se a opinião deles servisse para algo. Ou se calhar até serve já que alguns avaliam a política desportiva do Benfica pela opinião dos rivais. Onde já se viu um adversário estar preocupado com o dinheiro mal gasto do outro... Que boas pessoas que eles são! Como dizia o comunicado do Benfica ontem... Nós apresentamos resultados desportivos e financeiros, eles falam de nós.

      Eliminar
    2. Uma coisa é os adversários estarem a aproveitar tudo isto para desestabilizar e tentar passar a imagem que tudo é mal feito e pouco claro, até são capazes de ter razão, muito provavelmente têm, mas estão a aproveitar o momento para criar ainda mais ondas! Outra coisa é o Benfica ser um mar de rosas e estar tudo bem, não está! A questão aqui é que, na minha opinião, não podemos criar ainda mais instabilidade, nos locais adequados temos de exigir respostas, mostrar que o Benfica é dos sócios, mas não nos podemos iludir, é altura de nos unirmos mais que nunca. A obra do Benfica devia ser ter uma equipa competitiva, dar tudo para ganha o penta, não construir mais e mais edifícios! Continuo com a opinião que há coisas muito bem feitas, mas também ha muita gente a colocar dinheiro no bolso.

      Eliminar
    3. Nem mais

      Durmo muito melhor quando vejo Sapos e Porcos a guinchar e a apontar o dedo a tudo o que diga respeito ao Benfica.

      É sinal que estamos no caminho certo.

      Jose Pena

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho22/9/17 17:22

      Esse argumento, etari muito certo,se internamente não lhes tivessemos failitado o caminho, mas depois de a nossa direcção o ter feito, que seria de esperar?

      Eliminar
  11. Excelente análise!! Não faço nenhum reparo porque concordo, em absoluto, com tudo o que foi escrito.
    O que me faz um pouco de espécie, é o facto de nós (meros bullyfiquistas) conseguirmos ver isso e a SUPER ESTRUTURA cheia de catedráticos e mestres da bola não.
    É com angústia e esperança que esteja errado, que digo isto:
    Este ano, não iremos ser campeões e iremos ficar em 3.º lugar em virtude de uma época desastrosa em termos de planeamento.
    Em janeiro, iremos gastar o que devíamos ter gasto em agosto.
    Na época do hipotético penta, não devia, nem podia ter havido um discurso de desculpabilização (vide: pode hipotecar um título, mas não o futuro).
    Falácioso discurso, meus caro!!
    Em época de recordes de vendas, não há uns míseros 20M para reforçar a equipa?!
    São 20M que irão hipotecar o futuro?!
    Hipotecam sim, as possibilidades de um penta inédito!!

    PdC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estrutura é a mesma q trabalhou pro tetra......nao percebem nada disto, bons sao os q nada ganham ha anos, esses sim !

      Zé Mario

      Eliminar
    2. Do passado, vivem os MUSEUS!!
      Afirmo e reafirmo: ESTE ANO, VAMOS FICAR EM TERCEIRO graças à ESTRUTURA!!

      PdC

      Eliminar
  12. E este blog não fala do Gomes. Agora que está tudo como ele quer e o Benfica está em baixo é que aparece com alertas!
    É preciso ter lata!!!
    Os benfiquistas é que deviam dizer BASTA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz lá outra vez? SOMOS O ÚNICO BLOGUE QUE TEM PEDIDO REPETIDAMENTE RESPONSABILIDADES A FERNANDO GOMES E A TIAGO "CACHECOL DO PORTO" CRAVEIRO.

      Eliminar
    2. Certíssimo

      Em particular o Shadows, já fez N referências a esses dois escroques

      Jose Pena

      Eliminar
  13. Precisamente. O problema está em vários jogadores, com anos de casa, que não servem. Samaris é um cepo, com bola e sem bola. Sim, o JJ atenuou certos aspectos dele. Mas o homem sempre foi isto. Não entende os timings de sair ao portador ou ficar, entra sempre à queima, com bola erra imensos passes. Ano após ano. Sim, concordo que um treinador excepcional tem obrigação de melhorar isto. Mas nós já não estamos nos juvenis. O tempo é escasso para mudar este género de abordagem ao jogo. Quando não se aprende estas pequenas coisas desde as camadas jovens, é complicado estar a ensinar nos seniores. Joga-se duas vezes por semana, com viagens pelo meio. E num clube como o Benfica não há tempo a perder com gajos de 20 e tal anos com erros de infantis. Se não tivéssemos orçamento para descartar esta malta, ainda percebia. Mas poxa, com 100 e tal milhões de vendas, não há dinheiro para fazer uma equipa?
    André Almeida é zero. Não venham com o jogador esforçado. Já devia ter saído há algum tempo atrás. Margem de progressão zero, está a tirar o lugar a um jovem. Nem qualidade para estar no banco tem, quanto mais para titular.
    Eliseu idem, Júlio César idem, Lisandro idem. Depois há malta cuja condição física é uma incógnita - jardel, grimaldo, Fejsa, Jonas, etc
    É complicado.

    Outra coisa - ao pessoal do 433. Metam uma coisa na cabeça. Um jogo de futebol é 11 contra 11. Essa história do 433 é uma atrocidade que é repetida vezes sem conta, como se fosse verdade. Não é. O futebol é um jogo complexo, várias fases de jogo distintas, cada uma dividindo-de depois em zonas do campo. Não vale a pena andar aqui a explicar. Existe um equilíbrio. Uma equipa mede-se pelo comportamento colectivo em todos os momentos do jogo e na transição de uns para os outros. Falar de 433 sem especificar em que momentos no jogo nos referimos e qual a dinâmica que existiria nos diversos momentos é de uma atrocidade tal que só apetece dar chapadas a essa malta.

    Brito L.

    ResponderEliminar
  14. Foi preciso o Macaco ser ameaçado para o Banana do Gomes e do Craveiro virem a público.
    O Vieira diz que é que preciso a intervenção de entidades independentes e vai ser castigado. Afinal o Gomes vem pedir o mesmo.
    Meus caros, o cenário está traçado. Quer o Gomes quer o Craveiro já conseguiram o que queriam: 1. Aceder a alto cargos na FIFA e na UEFA; 2. Deixar que o Circo do Futebol Português ardesse até o Benfica ficar na merda.
    Prevejo que ambos os "senhores" vão sair da FPF qd o Porto voltar a ganhar, mas deixam na direcção pessoas da confiança deles... os nomes estão a vista de todos.

    ResponderEliminar
  15. "Se isto não é incompetência, qual é o nome que sugerem?"... Sabotagem?!

    ResponderEliminar
  16. "... exigimos que se faça sempre de tudo para ganhar todos os anos!!"

    Ao menos há noção que em mais de 100 anos de história o SLB nunca tinha sido Tetra? Muito menos Penta... E que o único troféu já disputado na presente época também já mora no Museu? Exigir o quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me custa a perceber como atingir algo inédito é uma "exigência"!

      Eliminar
  17. De acordo com quase tudo, é isso mesmo que todos os Benfiquistas pensam, como é que ninguém na estrutura vê isso?! Só tem mesmo um nome, incompetência.

    Só acho que se deve dar o beneficio da dúvida a Krovinovic, e ele nem sequer joga a 6 ou 8, acho eu. Pareceu-me ser bom jogador, gostei dele.

    A. Lopes

    ResponderEliminar
  18. Exigir o quê? Ser campeão à 6ª jornada? Ainda não é possível.

    ResponderEliminar
  19. Eu continuo sem perceber como se classifica algo que leva a uma conquista inédita e com resultado financeiro positivo como desastre...

    ResponderEliminar
  20. O Renato Sanches funcionou naquela época por duas situações que aliadas foram ao encontro de vários textos já aqui publicados. Explico:
    1o, o Renato veio trazer um transporte de bola verticalmente vertiginoso. O que criava automaticamente desequilíbrios no meio-campo adversário. Tendo ele um pulmão enorme, conseguia ainda vir atrás nas perdas de bola, compensando a sua ausência nas subidas.
    2o, Pizzi. Pois é, o mal-amado na altura passou para a direita, e como é característica nele, jogava como interior direito. Fazendo um meio campo a 3, sem que assim se percebesse na tática inicial que nos aparece na TV. Quem subia pela direita era o nosso lateral-direito, ou melhor, o nosso ala direito.

    Assim sendo, quando o Renato vinha para trás, numa perda de bola, já lá tínhamos 2 unidades no meio-campo. Fejsa e Pizzi.

    Na construção das jogadas atacantes, idem idem... 3 unidades no meio-campo!

    Nestas coisas não sou dramático por natureza, não foram buscar ninguém sonante, joga-se com o que se tem, sem inventar, mas tendo noção de qual foi a fórmula para ganhar o tri-campeonato a jogar superiormente aos nossos adversários (ao contrário do tetra, onde já passámos dificuldades a mais).

    O André Almeida pode ser esse ala? Não.

    Então terá de ser o Grimaldo. Mas para isso temos de ter um "Pizzi" na esquerda e não um extremo-esquerdo. Eu colocaria Krovinovic nessa posição. na Champions, colocaria o Pizzi, com o Samaris/Filipe Augusto/Chrien/João Carvalho à frente do Fejsa.

    De resto, porque o texto já vai longo e mais de metade do pessoal não o vai ler sequer, a minha equipa-base para atacar o campeonato era:
    Júlio Cesar
    André Almeida
    Luisão
    Jardel
    Grimaldo
    Fejsa
    Pizzi
    Krovinovic
    Sálvio
    Jonas
    Seferovic

    AH mas as lesões de Fejsa e Grimaldo... são "ses" em que:

    Sem Grimaldo, entra o Eliseu, Douglas entrava no 11 para fazer de ala. Krovinovic para a direita e Cervi/Zivkovik//Rafa para Extremo esquerdo.

    Sem Fejsa, troca direta por Samaris. O grego, se tiver um meio-campo a "3", joga melhor do que se tiver na maior parte do tempo a 1! Devido aos contra-ataques que sofre cada vez que o Benfica perde a bola.

    Disse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo que no momento a melhor equipa que o Benfica pode fazer é essa mas é preciso ver se svilar e douglas são melhores que Varela/Julio César e André Almeida

      Eliminar
    2. João Pereira23/9/17 02:34

      No imediato, ou seja, para amanhã, tendo em conta que não vai jogar Salvio, provavelmente não irá jogar Fejsa e Rui Vitória muito provavelmente vai continuar a dispôr a equipa em 4-4-2, a minha sugestão seria:
      - Júlio César
      - André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo
      - Samaris e Krovinovic ao meio
      - Pizzi (no lugar de Salvio) e Zivkovic nas alas
      - Jonas e Seferovic

      Eliminar
  21. O Samaris é o melhor 6 suplente do campeonato. O Krovinovic foi o melhor jogador do campeoanto fora dos grandes o ano passado e acho q contra o Braga, já mostrou por 1,2M foi um grande contratação. O Chrien foi só uns dos melhores jogadores do mundial sub-20 e parece que agradou a toda a gente nos minutos que teve. O zivkovic o ano passado tb n foi inscrito na champions. Tava lesionado como o Krovi esteve.

    Há dois anos? Há dois era o talisca que jogava no meio, o Pizzi era extremo o Salvio estava lesionado.
    Há dois anos tu e o shadows diziam as barbaridades do costume, enquanto no estadio da Luz os Benfiquistas aplaudiam os jogadores que estavam a levar 3 secos em casa.

    Engraçado que há dias falei no Aburguesamento no novo riquismos mesmo, mas dos adeptos, já esqueceram-se dos 11 anos sem ganhar nada, operação coração, Vigo, Rushfelt, etc... há dois anos parece q ainda n existia.

    "e eu falo por mim, porque quando cheguei lá com sete anos quase não havia nada"... n foi o primeiro, nem terceiro, recordo-me do Maniche a dizer que um ano no Porto equivaleu a 10 no Benfica. Tudo propaganda...

    Isso continuem a ir na conversa das diarreias mentais dos lagartos e dos anti-vieiristas, ataquem o Salvio que é um dos abonos da familia do Benfica e agora o FA, q só joga pq é do Mendes, o Ruben Dias, o Diogo Goncalves e o Joao Carvalho não são titulares pq? Não são do Mendes?

    ResponderEliminar
  22. Redmoon
    Respondendo diretamente à tua pergunta, o melhor exemplo desta política desportiva tem um nome:

    TETRACAMPEONATO

    E na época 2017/02018 ganhamos o único título em disputa: Super Taça

    Isto são factos, o resto são opiniões que mudam ou não em função dos resultados.
    Incompetência têm aqueles que em circunstâncias idênticas decidiriam de outra maneira.
    Tudo o resto que escreves, já foi por diversas vezes aqui debatido, inclusive em 2015, 2016 e MAIO de 2017.
    Juntos
    Rumo ao Penta

    ResponderEliminar
  23. Redmoon como podemos falar de desastre de política desportiva??

    Num clube tens várias formas de abordar o mercado, a do Benfica e não é deste ano, apostar em jogadores com potencial para poder rentabilizar desportivamente e posteriormente económicamente. Fazendo isso, muitas vezes com miúdos que vão rodar na B, adaptando-se ao futebol português e para que sejam aposta no Benfica no futuro.
    São apostas Redmoon! Não existem receitas de sucesso pré-formuladas... Se existissem só o dinheiro ganhava campeonatos...
    No ano passado vende-se o Renato, bem vendido por sinal... Aposta-se num Pizzi que foi simplesmente o melhor jogador da liga. Este ano, embora jogadores diferentes, tens Krovinovic que é claramente uma excelente aposta, e João Carvalho que numa longa época, pode ter minutos e mostrar que merece ser aposta ( tanto Krovinovic, como o João, são jogadores para meio campo a três)

    O Benfica e Rui Vitória ou qualquer clube/treinador preferia ter 200M para gastar anualmente para gastar em reforços, mas essa não é a realidade e tens que ir ao segundo e terceiro mercado fazer apostas. Sim, são apostas quase à casino, pois não são jogadores de créditos firmados (esses custam muito dinheiro, ou no passe ou mensalmente).
    Ex: Doumbia custou 3M o passe + 3M de assinatura + comissões com ordenado elevado. ( se fosse no Benfica ou um negócio Mendes o que falaria), (Falamos de um Doumbia que nem sequer é jogador de primeiro mercado)

    Rui Vitória desde que entrou no Benfica à muito que teria apostado num meio campo a três, dando mais consistência ao meio campo, mas tem Jonas ainda a um nível elevado.
    Pensando então, num meio campo a dois, vamos dar uma olhadela aos números 6 campeonato português.
    No Benfica tens, Fejsa, Filipe Augusto e Samaris estes últimos a fazer a posição embora não sejam 6. A minha opção passaria por Filipe Augusto, tem mais noção posicional que é necessária nesta posição. (não embarco no assassinato do rapaz em publico)
    No dois pré campeões anunciados Porto e Sporting.
    Porto tens o Danilo e????
    Sporting tens WC e Bataglia (mais 8 que 6)
    Quem está melhor servido??

    Na frente vende-se o Mitro com quase 30 anos e que fez uma excelente época, abres caminho a um Gimenez que mais tarde ou mais cedo será a aposta efectiva.
    No passado não compramos apostas efectivas, apostamos em Renatos, Lindelof, Nelson Semedo, Ederson... E se tivessemos comprado? esses jogadores nunca seriam apostas... A vida é mesmo assim...
    Se tudo são boas apostas? Não! Mas ninguém faz só boas apostas.
    Temos que confiar, apoiar numa organização e numa estrutura que organizou o clube como nunca, criou infra-estruturas como nenhuma, e ganhou como nunca ganhamos.
    Num clube organizado, pensa-se a médio prazo, não a curto e mesmo perdendo num ano, estaremos sempre mais próximos de ganhar noutro, que outros...

    Saudações,
    GG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada22/9/17 12:54

      "Não existem receitas de sucesso pré-formuladas."

      Claro que não... Mas sabes que um Fiat nunca poderá competir com um Ferrari!

      Eliminar
    2. Concordo contigo, mas o Renato, Ederson, Semedo, Guedes eram Fiats, que com umas corridas e afinações se podem tornar desportivos com cilindradas elevadas :)
      No campeonato português, só de 50 em 50 anos vemos um Ferrari nos relvados, e por pouquíssimo tempo...
      O Benfica, para que possa um dia sonhar em ganhar alguma corrida lá fora, tem que diminuir drásticamente o passivo para que não seja obrigado a vender os melhores carros.

      Saudações,
      GG

      Eliminar
    3. Águia Preocupada22/9/17 13:10

      "Mas ninguém faz só boas apostas." Pois não! Mas este ano vendeu-se tudo o que rendia e não foram feitas apostas! Ou sou eu que não as vejo?

      Eliminar
    4. Os que vendemos não contavam à duas épocas atrás e fomos campeões na mesma... se reparares forma potênciados e vendidos numa época, no caso do Renato foram 6 meses.
      Fomos buscar vários Fiats, que ainda não sabemos o que vai dar... Seferovic e Krovinovic parecem-me ter sido escolhas acertadas, Filipe Augusto é melhor que parece, Ruben Dias será aposta mais tarde ou mais cedo...
      Mas é isto, tens que optar por Fiats que achas que tem bom motor, para fazeres as afinações que queres, ganhar corridas e talvez, vender a um maluco que acha que tens um Ferrari.

      Saudações,
      GG

      Eliminar
    5. Saudações Benfiquistas GG, a balança entre "vem aí o descalabro, abaixo a direção e treinador" e o bom senso estava a ficar estupidamente desequilibrada.

      Agora espera pelos ataques de vieirista e culambismo.

      Eliminar
    6. Boas Paulo, posso concordar contigo de que teriamos uma direção que se poderia estar a acomodar aos bons resultados e que com um pau de vassoura se faz um jogador e no futuro uma boa venda...
      Se a balança estava desequilibrada nesse sentido anteriormente, está agora desequilibradíssima no posicionamento de alguns adeptos a achar que somos tetra mas que está o descalabro...

      Nunca se ganhou tanto em tão pouco tempo... Antes de Vieira é que as contas andavam bem? E agora? andam bem? Talvez não tanto como desejamos, mas melhor...
      Pode ser melhor? Claro que sim, pode-se fazer muito melhor e para isso todos teremos que contribuir de forma construtiva, nunca destrutiva. Concordando contigo, acho que é precisamente nesse equilíbrio que reina a democracia e o bom-senso.

      Saudações,
      GG

      Eliminar
  24. Alem do meio campo, os laterais também são um desastre. Jogamos com Almeida e Eliseu. Com Grimaldo intermitente. As soluções encontradas (Hermes e Pedro Pereira) não resultaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente.
      Quando jogamos com alas dentro e que convidam à progressão os laterais e esses se chamam, André Almeida e Eliseu, metade dos desequilíbrios do futebol actual desaparecem. Ficamos entregues a maior parte dos jogos a desequilíbrios individuais. Com Grimaldo, pelo menos de um lado as coisas mudam...

      Hermes e Pedro Pereira, como disse, são apostas. Do Pedro, esperava muito mais, vinha de um campeonato competitivo onde jogava com regularidade. Pode ser que na metade desta época apareça...

      Saudações,
      GG

      Eliminar
  25. Excelente texto!

    Como é óbvio, nunca existiu qualquer proposta de 20 ou mais milhões por Samaris, nem perto disso, caso contrário teria sido vendido. Só um cego ou quem tenha acabado de aterrar no planeta e não conheça o histórico de vendas da actual (de sempre...) Direcção pode pensar o contrário. A venda de Mitroglou (entre outras) está aí para demonstrá-lo.

    Um reparo: apesar dos envolvimentos do Mendes, Krovinovic e Chrien aparentam ter qualidade. Vamos ver se conseguem comprová-la e/ou Rui Vitória desenvolvê-la e aproveitá-la.

    Os Benfiquistas gostam muito de afirmar que eram a melhor equipa portuguesa nos anos em que perderam os campeonatos (especialmente o segundo) para o FCP de Vítor Pereira - e eram-no, de facto! Há que, por isso, ser também capaz de reconhecer que no primeiro ano de Rui vitória, quando o Benfica foi campeão com dois pontos de avanço sobre o SCP (Bryan Ruiz ainda anda a pagá-las...), não era melhor do que a equipa de Jesus. No ano passado fomos melhores, mas esteve tudo muito nivelado por baixo.

    Por ser Benfiquista e tendo também em conta os vermos que pululam no Sporting, com o inenarrável presidente à cabeça, não gostaria nada de os ver campeões, mas reconheço que aparentemente foram os únicos que fizeram um planeamento do plantel que demonstra o mínimo de lógica, considerando as entradas e saídas. E até o FCP, com todas as limitações que se conhecem, actuou com muito mais lógica do que o Benfica. Assim sendo, se a época for um insucesso - como desde há muito estou convencido que vai ser (mesmo antes de aparecerem os resultados negativos e olhando para a política de compras e vendas denunciada aqui inúmeras vezes) - teremos essencialmente que queixarmo-nos das opções tomadas pela Direcção.

    ResponderEliminar
  26. Que exagero Red Moon, apesar das não poucas trapalhadas em termos de compras e vendas de jogadores não me parece que sejamos exactamente um caso de insucesso em termos de gestão de plantéis.

    Os outros que não ganham há respectivamente 4 e 15 anos, e que respectivamente também estão proibidos de inscrever jogadores e vêm contratações atrás de contratações são o quê, então?

    Se gostaria de ver o plantel efectivamente reforçado onde há mais lacunas? Claro que sim. Se penso que temos e tínhamos condições para o fazer? Obviamente que sim. Se acho que a ânsia (ou necessidade) de vender tem-nos enfraquecido mais que fortalecido? Sem dúvida que sim. Mas não vamos agora ver só desgraças onde elas não existem.

    ResponderEliminar
  27. Brilhante!! Quem consegue fazer o contraditório disto é mal intencionado!! Parabéns Redmoon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contraditório? Tetra!
      Como é que ser campeão 4 anos seguidos é desastroso?

      Eliminar
  28. Oh Redmoon, eu até entendo que nunca tenhas visto o Krovinovic a jogar no Rio Ave, mas não o viste jogar na 4a???...

    E ainda temos Chrien, que do que vi me pareceu ter bom toque de bola, inteligência e critério...para não falar no Samaris ou no Filipe Augusto, que são ambos 8 e não 6...

    A posição 8 foi a única que foi bem reforçada neste Verão, é preciso ter pontaria ;)

    Quanto à questão de backup para o Fejsa na posição 6, 100% de acordo! Como aliás demonstra o facto de, na sua ausência, termos tido que adaptar dois jogadores da posição 8 para a posição 6!...

    ResponderEliminar
  29. Afinal o Todo Poderoso Jorge Mendes futuro "dono" do Benfica só tem 4 jogadores no Benfica:
    https://www.transfermarkt.pt/gestifute/beraterfirma/berater/413

    Rui Silva

    ResponderEliminar
  30. Gostava era de ver estes jogadores nas mãos de um outro Treinador, TREINADOR!
    MARCO SILVA, LEONARDO, TUCHEL. Alguém com este perfil, apesar de serem ideias de jogo diferentes, são pessoas que têm uma ideia vincada de jogo como tem o JJ por exemplo.
    RV é um excelente psicólogo e técnico motivacional (um comunicador).
    RV é excelente naquilo que dá, mas este plantel precisa de outras ideias.
    Pode ser que com uma mudança de nomes e malta mais jovem a coisa possa melhorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marco Silva é mais pinta e hype que outra coisa...Leonardo e Tuchel sim; mas se é para sonhar com Tuchel, deixa-me sonhar com Sarri!...há mais portugueses a milhas de RV, e bem mais acessíveis, como Paulo Fonseca, Vítor Pereira,...

      Eliminar
  31. Desde á uns dias para cá as vossas analises,futebolisticas ou não,soam a hipocrisia pura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até o lateralesquerdo que era o blog mais pró JJ existente depois de um início de campeonato a cascar no RV andou quase dois anos caladinho, e dou-lhes mais mérito que qualquer análise feita pelos escribas aqui.

      Eliminar
    2. Primeiro, o lateral esquerdo não é pró-JJ, é pró-bom futebol.

      Segundo, não 'andou quase dois anos caladinho': fartaram-se de apontar melhorias a RV e ao futebol do Benfica de RV, incluindo bem recentemente, e de criticar o futebol do Sporting de JJ, no ano passado.

      Essa tua modesta mente binária que vai ao lateral esquerdo de vez em quando para confirmar os seus preconceitos simplistas é que não dá para mais.

      Eliminar
    3. Benfiquista Primário, deves pensar que eu não tenho memória do que foi escrito, no início de RV no Benfica não eram poucos os textos a bater no RV e a comparar com o trabalho realizado em duas semanas por JJ no SCP, JJ era sempre a última bolacha do pacote, não sei se ainda se encontram no site, aquilo mudando para o Patreon, tens razão que deixei de ir lá frequentemente pois já não aguentava as odes ao treinador do SCP.
      Passando lá agora o tom está diferente, até videos da pré época do SLB se encontram lá.





      Eliminar
    4. Desse Verão de 2015 para cá, já tanta coisa aconteceu, Paulo Duarte...mas para ti e para outros que aqui andam, parece que ainda estamos nesse Verão - talvez porque só conseguem ver tudo a preto ou a branco, naquele Verão binário estavam como peixe na água...continuam sem perceber, por exemplo, que criticar RV actualmente (é criticável como todos, até o Guardiola) não implica querer o JJ de volta! Dois anos de ressaca de JJ, já chega: curem-se de uma vez!

      Eliminar
  32. só não vê quem não quer.
    alias existem muitos que gostam de ver aquilo que os outros querem que eles vejam.

    danilo sempre foi um 6, alias continua a ser, mas era ver esta malta a jurar a pés juntos que ele era um 8.

    filipe augusto é um 8, mas nem sequer era titular nos dois clubes que jogou em portugal, mas agora já tem enorme potencial para ser o 6 em alternativa ao fejsa.

    krovinovic, que tem qualidade e que demonstrou na quarta, é um 10 alias foi ai que jogou na quarta mas para estes é um reforço da posição 8, que nunca jogou muito menos num meio campo a dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pizzi também era um 10 e foi o melhor 8 do campeonato.

      André Horta era um 10 e fez grandes jogos a 8.

      Enzo Perez era extremo direito, mas foi a 8 que conquistou o mercado europeu.

      Fábio Coentrão era extremo esquerdo e foi a lateral esquerdo que lançou de vez a carreira.

      Com muita pena minha, o 10 puro está em vias de extinção no futebol actual...não sou eu que o digo, mas todos os especialistas da área. Os 10 hoje são, quase sempre, puxados para a posição 8 ou empurrados para as alas ou para o lugar de segundo avançado.

      Eliminar
    2. isso de ser o melhor 8 do campeonato só quer dizer que foi melhor que os outros, não quer dizer que é bom.

      o andre horta fazer grandes jogos a 8 é esticar a corda esteve bem, mas nem foram tantos assim.

      o enzo nunca foi extremo, médio direito vai lá ver os jogos que ele fez na argentina, e na selecção já agora.

      mas lá porque existem varias adaptações felizes quer dizer que o krovinovic vai resultar, é que se queres ou dou aqui dez vezes mais exemplos de adaptações que não resultaram.

      eu não estou a dizer para utilizar o krovinovic a 10, agora toda a vossa opinião é baseada na visualização dele no lugar de dez.
      estão a fazem duma extrapolação uma verdade absoluta.

      Eliminar
    3. Primeiro: quem são 'vocês'? Eu só me represento a mim próprio, meu caro - e mesmo assim, mal.

      Segundo: confesso que não sei se Krovinovic no Rio Ave foi 8 ou 10 porque não sei se eles jogavam em 4x3x3 ou 4x4x2...mas obviamente, numa equipa que só joga com dois médios no espaço central, ele não pode ser o terceiro médio do espaço central. O que não implica 'extrapolação' nenhuma, é simples aritmética e o reconhecimento de que o jogador tem todas as características necessárias para qualquer posição do meio-campo ofensivo - mais segundo avançado. Inteligência táctica, qualidade e rapidez da tomada de decisão, criatividade, técnica, visão de jogo, capacidade de passe e de condução, competência em espaços curtos, capacidade de manter posse e temporizar quando faz sentido, etc...

      Se queres que te diga, até gostava de o ver a falso ala esquerdo, à semelhança do Zivkovic do lado oposto...

      Eliminar
    4. em portugal todas as equipas, excepto os grandes, jogam em 451, com duas variações o 433 ou 4231, nenhuma joga em 422 para isso era preciso jogar com dois avançados e nenhuma joga, com excepção ao braga em certos jogos.

      krovinovic sempre foi o dez num meio campo a tres, o que é diferente de ser 8 num meio campo a dois.

      esta a extrapolar porque baseia a sua opinião, não em factos, mas naquilo que acha que pode ser.
      e mais uma vez baseia a opinião no facto de considerarem que quem joga na posição 8 só ataca, se assim fosse o pizzi era tudo o que fazem dele e o krovinovic era uma certeza a 8, só que num meio campo a dois um 8 tem de saber defender, coisa que o pizzi faz muito mal e pelos vistos também o caro não acredita que o krovinovic o saiba fazer.

      Eliminar
    5. Aí João Carlos, você está tão desactualizado: actualmente, a maioria das equipas do campeonato jogam em 4x4x2! Não só este ano, mas de há um par de anos para cá! Diz que é uma espécie de legado do Benfica de JJ...

      Eliminar
    6. Quanto à outra questão, foi o meu caro que extrapolou, quando assume que eu acredito que o Krovinovic não sabe defender. A lista de qualidades do Krovinovic que fiz acima não o torna preparado só para jogar com bola, mas também sem bola! Inteligência, técnica, leitura de jogo e tomada de decisão são qualidades cruciais para se defender também - porque o mais importante de saber defender é saber ter o posicionamento certo em cada momento do jogo defensivo e saber movimentar-se em função de necessidades de corte de linha de passe, de contenção ou cobertura!

      Mas como o meu caro ainda vê o futebol como se via há 30 anos, acha que os jogadores só sabem defender se forem bisarmas sem técnica que ganham todos os duelos na 'raça'...olhe, o Samaris tem muito mais 'raça' que o Fejsa e defende muito pior...sabe porquê? Porque o Fejsa tem muito melhor leitura de jogo e por isso decide muito mais vezes bem, em termos de posicionamento e movimentação...

      Eliminar
    7. não estou desactualizado não senhor, jogar com um médio a fazer que é um avançado não é jogar em 442, até porque a maioria das vezes o médio esta no meio campo e a defender esta sempre, lá esta o 451 que eu falo.
      à trinta anos também diziam que as equipas jogavam em 442 no entanto era sempre um 541 ou 532 porque um dos trincos era um central, que jogava sempre a central.

      esta a ver agora que sabe o que é uma extrapolação.

      isso do posicionamento é só meio caminho para saber defender, e concordo que quem não tem posicionamento não sabe defender, mas é preciso mais é preciso saber fazer contenção, cortar bolas, recuperar, saber usar o corpo, e não precisa de ser uma bisarma para o saber fazer.

      o problema aqui é que ninguém sabe se kronovic sabe ou não fazer isso, até porque no rio ave não o fazia, e uma coisa é supor e acreditar que ele pode fazer e outra é depois a realidade eu nem acredito nem deixo de acreditar, o homem pode ser que de um 8, o que eu critico é darem como verdade absoluta uma coisa que ainda esta por provar.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking