O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Problema central.

. 62 comentários
O seguinte texto é da autoria do benfiquista "Kiompo Karadas", a que damos as boas vindas ao NGB. 



"Venho neste meu primeiro post no NGB, e ainda na ressaca do épico Tetra/Triplete abordar a
situação atual dos Centrais do SLB após a saída de Lindelof:

Quadro Atual:

Luisão (36), Jardel (31), Lisandro (27, 28 a 1 de Setembro), Rúben Dias (20), Kalaica (19).

Á partida uma defesa com Jardel e Luisão será a solução imediata com Lisandro na “pole-
position” para render um dos dois, introduzindo Kalaica e/ou Ruben Dias no onze quando Rui
Vitória achar apropriado.

A questão fundamental é o lugar de Lisandro onde a sua, (na minha opinião), falta de
qualidade aliada aos frequentes problemas físicos o transformam num Backup pouco fiável.

Esta situação agrava-se se tivermos em conta a precária forma física de Jardel na última época,
o que a repetir-se, implica que o suplente seja em grande parte da época o titular.

Deixar esta responsabilidade nos dois jovens pode ser desastroso, nem todos são Lindelof´s, e
perspetivei que o Benfica ia resgatar o Fábio Cardoso ao Belenenses (José Fonte??), que
podendo não ter inclusivamente o potencial dos dois jogadores da B, apresentava já índices
físicos e rotinas de jogador de 1ª liga.

Sobram então 3 opções:
a) Manter o quadro atual de centrais que possivelmente chegará para consumo interno.

b) Vender Lisandro/ Emprestar 1 dos B´s e contratar um central experiente q/b.

c) Adquirir “uma Truta” ficando a questão de “sentar Luisão”.

Sabendo que a política empresarial/desportiva atual do SLB dificilmente optará pela última,
resta-me esperar que algum clube chinês veja no Lisandro algo que eu não consigo, e acene
com uma proposta acima dos valores mencionados na CS, a fim de podermos iniciar a próxima
época com uma “ZAGA” que se coadune com a grandeza do Clube."
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

62 comentários

  1. Seja bem-vindo!

    Apenas uma pequena correção, o Fábio Cardoso estava no Setubal e não no Belenenses.

    Muito sucesso neste blog.

    João Ferreira

    ResponderEliminar
  2. É facílimo dizer que Lisandro não tem valor e é dificílimo demonstrar esse valor quando se fazem 6 jogos por época. Qualquer jogador precisa de regularidade para mostrar o seu valor

    ResponderEliminar
  3. Não me importo nada, os dois miúdos já são melhores do que o Lisandro. Se andamos aqui com medinhos é que nunca chegarão a outro nível. Têm qualidade, saltam lá pra dentro. Simples. Até porque para além da lógica simples há factos a considerar: 90 por cento dos jogos do Benfica são para abafar o adversário o tempo todo, o que significa que não serão expostos a dificuldades muito diferentes das que estão habituados; o futebol é jogado por onze jogadores de cada lado, se uma equipa como o Benfica se borra toda com a ausência de um central - ainda por cima chamado Jardel ou Lisandro - então podemos ir já todos para casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fosse estarmos na champions e concordava com essa ótica...

      Quando falo numa zaga que seja do nível do clube, penso numa que seja de nível champions.

      Eliminar
    2. Que raio de conversa... Se não me engano, os dois primeiros jogos a titular do Lindelof foram Sporting e Zenit. Se não foi exactamente assim não fugiu muito. E na Rússia jogámos com Samaris-Lindelof. Lindelof foi o melhor em campo ou perto disso e o Samaris também - já viste, já pensaste sobre isto? Enquanto não perceberes uma coisa simples - no futebol vale mais a equipa, muito mais, do que o individual - não vale a pena escreveres sobre futebol. Porque estás a escrever lixo e a escrever o que milhões e milhões debitam todos os dias no facebook e nos comentários dos jornais. A defesa será tão boa quanto a qualidade dos restantes sectores, para mim é impossível analisar as coisas de outra forma. A qualidade defensiva não depende apenas de um dos centrais, depende de todos os jogadores que estão dentro de campo. Depende, acima de tudo, das ideias do treinador quando em transição e organização defensiva. A continuares assim serás apenas mais um passarinho afónico a gritar parvoíces. Boa sorte.

      Eliminar
  4. O Lisandro bem fisicamente é um bom central. Este ano, não esteve tão bem quando foi chamado, pela razão de que um central depois de longa paragem, tem muito mais dificuldades para readquirir os índices físicos expetáveis para o momento da época em que se encontra. Depois, também há a questão do entrosamento. Sem jogos, e sem treinos, e com uma condição física deplorável, torna-se complicado para o jogador entrar nas dinâmicas da equipa. Organizar uma defesa, a todos os níveis-coordenação entre centrais, linha da defesa, alinhar o fora de jogo, entre outros-, requer muito treino e muito jogo consecutivo, até para os jogadores assimilarem rotinas e ideias do treinador
    Por isso é que Jardel, a partir de um momento em que já estava completamente restabelecido da lesão, não voltou a titularidade porque não lhe basta estar apto fisicamente- Na fase mais importante do campeonato, tens que estar a top, a todos os níveis.

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, a ZAGA já está à altura da grandeza do Benfica. O Luisão tem 1,93 e o Kalaica 1,95!
    Na questão da qualidade, a opinião é exactamente a mesma!

    ResponderEliminar
  6. O problema para a futura época será a questão do guarda-redes. O Benfica parece que se está a marimbar, a pensar que lhe vai cair todos os anos um Oblak ou Ederson nas mãos. Contrata um Zeca, que nem opção é nos Sub-21, que nunca calçou no Atlético e que fez parte de uma equipa que desceu de divisão há duas temporadas.
    Recordo que com o Roberto, à 10 jornada, já estávamos arredados do título. O Vieira que não brinque numa posição dificílima de repor.

    O Bruno Varela, não seria melhor escolha? Ou está À espera que o Mendes fique com 50 por cento do passe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica está mesmo a marimbar-se para o guarda redes. Aliás penso mesmo, pelas informações que possuo, que não têm sequer intenção de jogar com guarda redes.

      Eliminar
    2. Não, o Varela não era melhor opção. Porquê não esperas para ver o miudo jogar antes de o avaliares? Ficámos afastados à 10a jornada com escândalos sucessivos de arbitragem. No ano seguinte a sair do SLB, o Roberto foi considerado o melhor guarda redes da liga espanhola. Ah, e o titular da baliza do SLB será o jogador no activo com mais titulos conquistados.

      Eliminar
  7. Luís Bernardo - O homem dos 240 mil euros/ano

    Isto é verdade? Se for começo a perceber a venda o Guesdes, Ederson e Lindelof e todas a viagens do vendedor de serviço.

    Se o bernardo ganha isso o gabriel deveria ganhar o triplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem és tu para duvidar ou questionar os salários de profissionais que trabalham há dezenas de anos na profissão? És profissional de recursos humanos e especialista do mercado no domínio da informação e da comunicação?
      E o que têm as vendas desses jogadores a ver com o salário do profissional de comunicação?

      Eliminar
    2. Preferia dar 2 milhões ao Luis Bernardo do que cinquenta centimos ao anão ou ao jota burgesso

      Eliminar
  8. Não estou a ver outra solução senão acabar a celebrar o penta com a dupla Ruben Dias e Kalaica a fazer parte da defesa menos batida do campeonato.

    ResponderEliminar
  9. "c) Adquirir “uma Truta” ficando a questão de “sentar Luisão”."

    Para mim, obviamente a opção acertada. É ir buscar o Godín ao at. Madrid por 27,5M€ e está a zaga pronta para o penta.

    Offtopic: e os mails? Já alguém desmentiu os mails?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os emails não precisam de ser dementidos. Precisam que quem acusa os consiga provar e se não provarem irão pagar por isso!

      Eliminar
    2. Offtopic: e os dentes? Já alguém te partiu os dentes?

      Eliminar
    3. Olha , filho : para ti aqui fica não a zaga , mas a minha zarga !

      Pay-Day Paraty

      Eliminar
  10. Quando sai mais um email???
    Dizem que é quarta feira???
    Vamos estar atentos???

    ResponderEliminar
  11. Apesar de respeitar a opinião do autor do post, acho que é esse tipo de raciocínio que bloqueia qualquer aposta em jogadores jovens com potencial. Se preechermos as vagas todas dos supostos titulares e das supostas segundas linhas com jogadores feitos, em que momento surgirá a oportunidade de um "lindelof" aparecer? Por outro lado, preocupa-me mais a condição física do Luisão do que a condição fisica do jardel ou a qualidade do Lisandro. Mas eu sou suspeito porque admiro muito as qualidades do Lisandro. Eu apostaria em Jardel e Lisandro como titulares. Cumprimentos. Sérgio

    ResponderEliminar
  12. FOCULPORTO - BEBFICA (1-1)

    Aos 92 min quem marcou o golo do empate vindo do banco????

    O Karadas era um ponta de lança muito fraco. Do pior que vi no Benfica

    João Lemos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foculporko 2 Benfica 1

      Aos 92 min quem marcou o golo da nossa derrota vindo do banco?

      Isso quer dizer o que?


      O karadas também marcou golos vindo do banco, não me diga que é fan?

      Eliminar
    2. O grande Lisandro, claro!! Há quem tenha a memória curta..

      Eliminar
  13. Concordo...
    mas a contratação do Lisandro "valeu" pelo lindo e maravilhoso golaço no Dragão na primeira volta do campeonato!!!
    Eu que moro a 5 min. de tal cagadeira cheia de buracos só vi cabeçudos pelo caminho...

    ResponderEliminar
  14. KARADAS a reforçar o sector atacante do NGB.
    Sejas bem vindo!!!

    ResponderEliminar
  15. Para mim o problema do Benfica, será os laterais: Saindo o Grimaldo e sobretudo o Nelson Semedo, não existem soluções à altura que proporcionam o cariz ofensivo e desequilibrador que uma equipa como o Benfica necessita.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Esse é que é o problema principal. Por mim, adaptava o Salvio a defesa-direito, como acontece na selecção argentina. A defesa esquerdo temos o Hermes e o Yuri Ribeiro. Fica o André Almeida de prevenção, como de costume..

      Eliminar
  16. " o transformam num Backup pouco fiável "

    WTF ?

    ResponderEliminar
  17. Bom post Karadas - e ninguém diria, pelo nick ;)

    Concordo que o Lisandro é muito fraco mesmo...se Kalaica não for um novo Lindelof, pode ser um problema. Mas cheira-me que vai ser, não sei porquê.

    A mim preocupa-me mais o guarda-redes...aí é que acho que precisamos mesmo de contratar um titular de caras.

    Só descanso com o hexa de 2019.

    Carregaaaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim cheira-me que o kalaica vai ser melhor que o Lindelof

      Eliminar
    2. Octa Por Favor20/6/17 09:48

      Está a ser tratado pelas instâncias quânticas.

      Eliminar
    3. José Sousa, isso é que é optimismo!...ou serás daqueles que acha que Lindelof não é nada por aí além? Disclaimer: para mim, Lindelof está no grupo dos melhores centrais que vi jogar no Benfica. Um grupo mítico composto por Humberto Coelho, Ricardo Gomes, Carlos Gamarra e Ezequiel Garay...

      Octa por favor,

      Obrigado.

      Eliminar
  18. Gosto do Lisandro19/6/17 23:59

    Preocupa-me a Baliza, André parece ter potencial, por outro lado Júlio é um excelente suplente, precisamos é de um outro guarda-redes de nível a baixo preço.

    ResponderEliminar
  19. Os cinco dão todas as condições. Ir contratar um jogador caro para central para mim não é necessário. Deixem o Lisandro jogar ao lado do Luisão que se fará melhor jogador (isto caso o Jardel não volte em grande). De resto, o Ruben Dias parece-me estar mais que capaz de assegurar um lugar no onze a curto prazo. Ou queremos formação ou não queremos. Querer mas depois não dar oportunidades...

    ResponderEliminar
  20. Temos sempre o Samaris para o lugar de central.

    Bem vindo ao ngb

    ResponderEliminar
  21. Não percebi nada desta publicação...

    Fala se de duas jovens apostas para o futuro, de jogadores que já nem são do Benfica, e coloca se em causa a capacidade de Jardel por ter passado esta época lesionado, ou a não jogar?!
    O que é que isso tem a haver?!

    ResponderEliminar
  22. Parece-me que a construção do plantel tem várias lacunas (vamos esperar para ver o que acontece até ao inicio da pré-época), e acho que nos defesas centrais o problema se prende por ou se aposta num companheiro jovem (formação) e sem experiência para ser o parceiro de Luisão, ou então numa dupla mais rotinada com Lisandro ou Jardel e perdemos a aposta consistente no Kalaica ou Rúben Dias, sobrando-lhes apenas espaço para jogar nas taças. Isto assumindo que o Rui Vitória não abdica do nosso capitão e da sua experiência.

    Mas onde Acho que está o maior problema é na baliza e nas laterais, porque o não temos ninguém que possa substituir o Ederson à altura (na minha opinião) e porque me parece que o cerco ao Grimaldo e Nélson Semedo está a apertar muito e não sei se os conseguimos manter, e com isto não consigo ver as alternativas no plantel a estarem à altura e as últimas aquisições do Benfica deixaram muito a desejar. Apenas o Krovinovic me parece alguém com potencial para o nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto o plantel tem várias lacunas porque:

      1: a defesa tem várias soluções, até mais do que o habitual (estamos a falar de 5 centrais, quando o normal até é haverem "apenas" 4). Os jogadores têm diferentes perfis e uma mescla de juventude/veterania. Mas isto é uma lacuna. Tá boa...
      2: o GR que foi vendido por 40milhões será substituido por um de valor inferior (mas jovem com potencial - e ainda existe um tal de Júlio César). Portanto só temos um GR com 3 anos de casa e preparadíssimo para ser titular e um jovem promissor português (se vier mesmo, claro) como 2ª opção. Mas isto é uma lacuna. Tá boa... Devíamos era pegar nos 40 milhões do Ederson e comprar o Buffon!
      3: Não há substitutos à altura de dois jogadores que... são do Benfica. Podem ser vendidos? Sim. Ou não. Podem ser os dois, só um ou nenhum. Faltam 2 meses para o início do campeonato, o mercado ainda agora abriu (vão com certeza haver mais entradas) e há soluções no plantel (Pedro Pereira e Hermes são dois jovens que já vieram por antecipação dessa situação, e além destes há Eliseu e A.Almeida). São 3 jogadores para cada faixa. Mas isso é uma lacuna. Tá boa...

      Eliminar
    2. Conceito de Lacuna20/6/17 13:40

      Existem dúvidas "fundadas"?, que André Moreira e Júlio César sejam realmente solução de muita qualidade. Quanto à zona central acho que estamos muito bem servidos.
      André Almeida confio totalmente. Hermes desconheço totalmente as suas capacidades, Eliseu é um tipo que respeito, mas em termos de velocidade e posicionamento defensivo...

      Eliminar
    3. Ter muitas opções é uma coisa. Serem de qualidade, é outra...o kalaica e o Ruben estão neste momento ao nível do Lystov, que nem sequer no Tondela jogava...o Benfica não pode cometer erros como cometeu o Porto de achar que agora qualquer puto é uma máquina, chega ali e pronto...a arrogância e soberba de achar que se agora se ganha com putos desconhecidos, é um risco muito grande...e se correr mal, o Vieira que se prepare que ninguém lhe vai perdoar perder o penta por tantos erros próprios....Com a guerra que vamos sofrer dos drgartos devíamos estar a construir um SUPER PLANTEL, e não um BABY plantel..

      Eliminar
  23. Bem vindo Karadas,qaunto a guarda redes puxa ainda temos la um bem experiente Julio Cesar,e nao faltam bons guarda redes na liga Portuguesa,nao concordo muito com as negociatas com o Atletico pois temo outro Roberto e para mais terceiros suplentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a melhor opção seria fazer regressar o Bruno Varela

      Eliminar
  24. Bem-vindo. Mas por favor não uses o acordo ortográfico.... :/

    ResponderEliminar
  25. Para mim vender o Lisandro, muito fraco não tem qualidade para o Benfica ser forte nas bolas paradas não chega para ser titular, contratar um jovem com potencial para substituir Jardel ou Luisão a curto prazo para ser o novo patrão da defesa e ficar com os dois miúdos para continuarem a crescer.
    Pedro

    ResponderEliminar
  26. Bruno Fernandes no Sporting e lima no Benfica. Parece-me que começamos a perder a guerra das transferências.
    Bruno Fernandes é craque numa zona do terreno onde temos deficit de jogadores de classe enquanto que lima, para alem de ordenado elevado, já é um ultra veterano que não vai dar nada ao Benfica e vai tapar os jovens. Só se compreende isto por amiguismo em vez de profissionalismo . E quando isto acontece o resultado é A decadência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lima é mentira. Coisas de empresários!
      Bruno Fernandes? Quem é ele? O sucessor do Ronaldo?

      Eliminar
    2. Bernardo Silva sucessor20/6/17 16:47

      De Manuel Galrinho Bento

      Eliminar
    3. Bruno Fernandes é o capitão dos sub 21. Será dentro de 2 a 3 anos o patrão do meio campo da selecção nacional. Tem técnica tem passe longo, tem visão de jogo tem golo e acima de tudo tem atitude e personalidade para comandar e pensar o jogo da equipe. É craque.

      Eliminar
    4. Bruno Fernandes é o capitão dos sub 21. Será dentro de 2 a 3 anos o patrão do meio campo da selecção nacional. Tem técnica tem passe longo, tem visão de jogo tem golo e acima de tudo tem atitude e personalidade para comandar e pensar o jogo da equipe. É craque.

      Eliminar
  27. Já viram jogar o Kalaica e o Ruben Dias (e o Ferro)? Acho que muitos dos que falam desses jovens nunca os viram jogar. São jovens com muito potencial mas que têm ainda de comer muito feijão até estarem prontos para assumirem a primeira equipa. Com Luisão e Jardel presos com cuspo, Lisandro com constantes lesões também, temos uma defesa que pode dar para as competições internas mas nunca para a Europa (isto sem falar no guarda-redes).
    A propósito fala-se do regresso do Lima (não acredito). Pensei que o Benfica não atacara o Coentrão por não querer regressos e pela idade, e está a pensar contratar um Lima com 34 anos? Não quero acreditar mesmo.
    Aliás as primeiras contratações do Benfica são incompreensíveis (com excepção da do Krovinovic). Ou o Vieira nos surpreende ou vamos ter uma época para esquecer. E faltam cerca de duas semanas para a nova época começar. Ederson, Lindelof, Nelson(provável) saiem e querem substituir estes jogadores de classe mundial (qualquer deles) por suplentes?
    mlm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já vi bastantes vezes os três a jogar e tenho uma opinião completamente diferente da tua. E agora? Tu analisas jogadores pela idade e não por aquilo que fazem ou podem vir a fazer. Pela tua conversa o Lindelof nunca teria jogado no Benfica (e esteve perto disso). Terias ido buscar o S. Vitória para compor os quatro ou cinco com as tretas da experiência, bla, bla, bla, bla. É engraçado verificar que os anos passam e toda a gente, afinal, adorava a forma de o JJ ver as contratações.

      Eliminar
    2. Lês mal. Não falei em idade nem em experiência. Falei em lesões e em falta de estaleca desses jovens para entrarem já na equipa.
      Fui dos poucos que sempre apoiou Rui Vitória, mesmo quando toda a gente o atacava. E dos poucos que quis ver o JJ longe, fosse para onde fosse. Quanto ao resto é bla, bla, bla, sem dúvida. E como diz o Romário, "Pelé calado é um poeta. Quando abre a boca, só fala merda. Tinha que colocar um sapato na boca".
      mlm

      Eliminar
    3. Lá aios e Ruben dias podem vir a ser titulares indiscutíveis dentro de 2 3 anos. Para já, não são solução para titularesbde uma equipe que quer ser campeá e que por isso não pode falhar mais de 1 ou 2 jogos.

      Eliminar
  28. Acho que neste momento o sucesso tremendo do seixal está a fazer com que se pense que estão todos prontos para entrar.
    Concordo em absoluto com os seus dois primeiros parágrafos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excatamente, o erro é pensarmos que todos estão prontos, e não estão. Isto é um erro..Lisnadro,Jardel e mesmo Luisão, estão lesionados imensas vezes ao longo do ano. Vamos por o Kalaica a jogar em Nou Camp, por exemplo???Dá segurança a alguém??Lamento a mim não dá..precisa rodar um dois anos..o Dias e Ferro então nem falo..

      Eliminar
  29. Parte de algumas premissa que eu discordo.
    o luisão também passou a época anterior a esta quase sempre lesionado e não foi por isso que nesta jogou quase sempre.

    fala que o lisandro é pouco fiável em termos de lesões mas os dados não indicam isso este ano ele pouco esteve lesionado e saiu sempre por retorno de lesão do titular.

    e por acaso não tenho a mesma opinião da falta de fiabilidade do lisando o que sempre aconteceu é que ele e o lindelof faziam uma péssima dupla e ele é um jogador que joga muito melhor do lado direito que esquerdo mais isso também o lindelof.

    o problema que não fala e que eu acho até o mais importante é que jardel e luisão os dois já passaram dos 32 e uma dupla de jogadores que ambos já perdem em rapidez é que pode ser um problema.

    kalaica pelas indicações que já deu na equipa principal e principalmente na B tem as condições para ser o quarto central, até muitas mais que lindelof tinha quando subiu á equipa principal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Carlos, pode não acreditar mas concordo consigo bastante mais do que pensa.

      Eu também acho que o Luísao e o jardel enquanto dupla começam a ter problemas de rapidez.

      No entanto parecem ser peças importantes na estabilidade do balneário e devido à idade já não representam uma mais valia financeira caso ocorra uma venda.

      Como tal seguindo a linha de gestão desportiva /financeira do slb o único central que poderá estar no mercado é o lisandro, assim hajam propostas condizentes com a valia que admito que ele tem.

      A realidade demonstra é que nunca conquistou um lugar no onze,e se houve lesões!!!, já tem 28 anos e não sendo elemento chave tem de ser por aí que se pode reforçar a posicao, não esquecendo a aposta na formação, a qual aplaudo e ambiciono, MAS NEM TODOS SAO LINDELOF'S.

      Eliminar
    2. mas a duvida que eu coloquei foi de serem os dois, luisão e jardel, ao mesmo tempo um deles a titular é não só aconselhável como desejável.

      depois em não penso que deva sair nenhum deles até porque precisamos de um deles para ser titular.

      quanto ao lisando ele apenas não conquistou o lugar devido a lesão o ano passado, este ano o vitoria optou sempre pelo luisão.

      acho um erro depois de termos mexido num dos centrais, para alem do guarda redes mexer em mais centrais.

      Eliminar
  30. Sejas bem vindo companheiro!

    Não podemos apenas pensar nos centrais, o risco é grande!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking