O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Zhora vs. Shadows

. 94 comentários
Hoje apetece-me embirrar com o Shadows. Mas antes disso, deixem-me enquadrar o post.

Há uns anos, uma troca de argumentos com outro escriba do NGB, acerca de Cardozo, trouxe-me até aqui, a convite do Shadows. Claramente, a lógica da minha argumentação convenceu-o e aqui estou eu (apesar da falta de assiduidade). Não me recordo de que lado da discussão ele estava, mas o que é certo é que após uma maratona negocial, assinei por este blog. :)

Vamos ao que interessa. Quero embirrar com ele, porque apesar da minha ausência da escrita, sigo todos os posts e comentários diariamente, e hoje decidi que era hora de pôr os pontos nos iis. O comentário dele no último post fez-me saltar a tampa:

Gosto do Ajax, prefiro o Liverpool em Inglaterra, mas ganha Mourinho para que se espumem todos os que atacam o treinador que ganha em qualquer país onde treine.

Mourinho? Melhor que quem? Que Guardiola?

Vamos lá ver se nos entendemos. Mourinho pode ganhar em todo o lado. Tem mérito pelo trabalho que faz/fez. Mas é bonito o futebol dele? Dá vómitos... É o futebol manhoso de quem acha que vale tudo para ganhar. Incluindo os tais mind-games que ele tão bem domina. Nem que tenha que inchar o ego dele até rebentar e humilhar o adversário. Um modelo de personalidade portanto...

Um grande mérito lhe reconheço: não há ninguém melhor que ele a trabalhar a parte psicológica dos jogadores. Ele mexeu com o futebol dessa forma. Mas foi só isso. É um “só” muito grande, reconheço, mas traduz-se num jogo enfadonho. Triste. Manhoso. Arrogante. A imagem dele próprio. Mas que o homem trabalha bem, lá isso trabalha. Eu é que... pronto... não gosto da pessoa, do treinador, do futebol.

Agora, Guardiola... Ora aí está um treinador que fez o que muito poucos (eu não me lembro de nenhum outro, mas admito que tenham existido) fizeram: mudou o futebol. Não mudou uma vertente do futebol. Mudou TODO o jogo.

Guardiola mudou o futebol do Barcelona. Consequência: títulos atrás de títulos. Efeito borboleta: Espanha campeã europeia e mundial! O homem criou um modelo que inteligentemente foi aproveitado na seleção com os resultados que se conhecem.

Guardiola levou o seu futebol para o Bayern. Consequência: títulos atrás de títulos. Efeito borboleta: Alemanha campeã mundial! Mais uma vez, como os alemães não são nada parvos, inteligentemente aproveitaram o trabalho feito por Guardiola no Bayern para terem proveito dele na seleção.

Sim, eu sei que se diz que o tiki-taka não foi inventado por ele. Mas o jogo de passes curtos não era eficiente. Não a estes níveis. O homem não se limitou a recriar um sistema de jogo. Criou um sistema de jogo eficiente e brutalmente dominador. Goste-se ou não do estilo, as estatísticas de cada jogo das suas equipas neste período não mentem. Pessoalmente, adoraria ver o Benfica dominar os seus adversários desta maneira. Sou um confesso admirador do tiki-taka de Guardiola e dos seus resultados. Sou admirador da GENIALIDADE de Guardiola. Se além disso juntarmos a classe que demonstra quando lida com a imprensa, então faz de Mourinho uma pessoa... pequenina. Deste tamanhinho, como dizia o outro.

E agora pergunta o Shadows: se ele é assim tão genial, porque não ganha em Inglaterra?
Talvez seja pela mesma razão pela qual Mourinho foi despedido no Chelsea...

E Shadows, digo-te mais: M-E-S-S-I! É, a anos-luz, melhor que CR7. Exatamente pelas mesmas razões que Guardiola vs. Mourinho: é GÉNIO!

CR7 pode ganhar tudo e mais um par de botas, como Mourinho. Para mim, NUNCA chegará aos calcanhares de Messi. CR7 trabalhou, e muito, para conseguir fazer tudo o que fez. Messi não. A Messi aquilo sai-lhe naturamente. O homem representa tudo aquilo que eu amo no futebol: é GÉNIO!

Cá em casa o orçamento familiar é limitado e a parte destinada ao desporto vai inteirinha para o Glorioso. Mas, fazendo um exercício meramente empírico, se tivesse que escolher onde gastar dinheiro para comprar uns quantos bilhetes para ver a bola, não seria certamente para ver um jogo de Mourinho, ou de CR7. Seria claramente para apreciar os génios Guardiola ou Messi. Sem a menor dúvida!

Mas Shadows, numa coisa concordamos: em Inglaterra, é Liverpool... :)


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

94 comentários

  1. Jorge Leitão24/5/17 23:40

    Eu sou o Zhora, ou o Zhora é a minha pessoa.

    Não podíamos pensar mais o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. O Guardiola no bayern, fez os mínimos...
    E no City...
    Naquele barça até eu ganhava, era só não inventar muito. Olha agora o Luis Enrique, não percebe nada da poda, mas tem um plantel ainda muito superior aos outros e depois tem messi.
    Agora o Guardiola, tinha messi, xavi, iniesta...
    Bom demais...

    _coal

    ResponderEliminar
  3. Messi com hormona do crescimento. É procurar quais os efeitos desta hormona no desenvolvimento do corpo. Se fosse outro qq diriam que era doping mas para este não , foi altruismo do Barcelona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a hormona era para crescer, não deu resultado... :)

      Simone Biles também toma medicação desde criança. Dopa-se?

      Eliminar
  4. Post para dar sangue. Esqueçam as rivalidades. Não se metam a puxar os cabelos. Respirem pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dá nada sangue. São só "carícias intempestivas"... lol

      Para quem não sabe, acabei de citar Mourinho. :)

      Eliminar
  5. 1, 2, 3, Messi é dopado: Argumento Shadows. Vamos lá ver.

    ResponderEliminar
  6. É pá parabéns grande texto, que de uma forma bem escrita demonstra aquilo que o meu cérebro pensa em relação a estas 4 personagens mas que nunca o conseguiu transmitir aos meus dedos de uma forma tão clara e eficaz. continua sff.

    ResponderEliminar
  7. Benfica e Ajax, Ajax e Benfica. Clubes irmãos. Se fores ao bar do Arena, em Amesterdão.. Hás-de reparar no símbolo do clube situado justamente à direita do do Ajax.. É o do BENFICA, meu caro. Já o meu pai dizia que eram clubes fundados.. Por judeus :-)
    Isso já não sei. Sei que sempre foram clubes juntos em questões de alma. Naquele ano em que ficámos em sexto e fomos arredados das competições da UEFA, o Ajax foi logo a primeira escolha para um particular na antiga Luz. E lá vieram. Com um jogo fabuloso do Sokota e Nuno Gomes. O outro que aceitou foi o Barcelona. Também foi um bom jogo. Há que reconhecer e respeitar estas relações históricas e importantes, independentemente das nossas preferências e inclinações clubísticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nutro simpatia pelo Ajax, o Benfica holandês sem dúvida alguma.

      Eliminar
  8. Concordo com o Zhora.
    Apesar de acompanhar de perto a carreira de Mourinho e de normalmente torcer por ele, cada vez o acho mais insuportável.

    Para além da pesporrência, não tem o mínimo de respeito pelos adversários e por vezes parece um autêntico bebé chorão.

    Quando foi pela 2ª fez para o Chelsea desvalorizou completamente a Liga Europa ganha pelo Benitez apenas porque embirra com ele. Agora teve de recorrer a essa prova medíocre (segundo ele) para lhe salvar a época e quiçá a pele.

    Antes da final teve o desplante de dizer que o Ajax não deveria disputar a final porque tinha participado na liga dos Campeões. Vamos ver o que dirá para o ano se o seu medíocre futebol não der para mais que o 3º lugar do grupo.

    Andou-se a queixar de jogar 2 vezes por semana, coitadinho, teve de jogar com 2ªas linhas em vários jogos para poupar os seus meninos.

    Tem um plantel pago a peso de ouro, com jogadores comprados por exorbitâncias como é o caso do Martial e do Pogba (200M de libras só estes 2). Jogam um futebol medíocre, sempre mais preocupados em anular o jogo do adversário. Jogadores que noutras equipas brilhavam pela técnica, nas equipas de Mourinho são convertidos em atletas e o contributo que dão é mais físico que técnico.

    O plano de jogo, desde há muitos anos é sempre o mesmo. Bisontes na defesa, Bois no meio campo e cavalos de corrida na frente. Lutar por cada bola como se fosse a última e quando a recuperam lançar em profundidade para os cavalos de corrida da frente.

    Agora no defeso há-de torrar mais 200M de libras e para o ano pode ser que consiga o apuramento directo para a champions.
    Pode ser que compre alguém que jogue futebol, mas mesmo que o faça há-de exigir-lhe que corra como um maratonista seja rápido como o Bolt.

    É tão bom treinador que em 3 anos de Real caiu sempre nas meias finais. Chegou o Zidane quase directamente do curso de treinador e foi 2 vezes à final e na 1ª época completa ganhou o título espanhol.

    ResponderEliminar
  9. Totalmente de acordo. Não diria melhor. Infelizmente cá há aquela ideia que temos de defender o que é "nosso" apenas por ser "nosso". Não me esqueço de como o Mourinho saiu do Benfica e não me esqueço de como o Ronaldo tratou os benfiquistas. Não são "meus" em lado nenhum.

    ResponderEliminar
  10. Enfim, nada como um "post" acriançado para nos fazer sorrir depois de tantos sorrisos x 36!

    Deixei de te levar a sério quando comparas (dessa forma tão leviana) Messi com Ronaldo! "MESSI É A ANOS LUZ MELHOR QUE CR7"

    HAHAHAAHAHHAHA

    Conversa de café/tasca/bordel trazida para aqui de forma tão leviana!

    E que tal dizeres apenas: "A MINHA SINGELA OPINIÃO, COMO MERO ESPECTADOR DE FUTEBOL E APRECIADOR DE TALENTOS É:........"
    A puta da mania que são todos enormes (para não dizer energúmenos) treinadores de bancada!

    Se dizes, e bem, que Messi é génio (sai-lhe de forma natural), nada mais idiota que tentar diminuir CR7 por não ser tão natural!
    CR7 é: DEDICAÇÃO, TRABALHO, DESTREZA FÍSICA, TALENTO, VONTADE, CARISMA (VIDE SELECÇÃO PORTUGUESA VS SELECÇÃO ARGENTINA)... em suma, uma perfeita soma de talento com extremo profissionalismo!

    ao contrário de ti, gastaria mais rapidamente dinheiro para ver CR7 numa final da Champions do que Messi.

    Cr7 é completo! CABEÇA, PÉ ESQUERDO, PÉ DIREITO, REMATE DE LONGE, LIVRES, PENALTYS, GOLOS NA PEQUENA ÁREA, VELOCIDADE, DRIBLE, ASSISTÊNCIAS... ETC

    Uma perfeita idiotice este género de posts, que só se explicam com uma perfeita normalidade: OPINIÕES DE PERFEITOS TREINADORES DE SOFÁ!

    >Bora Shadows, dá-lhe gás!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Messi nem treina... Por isso, é que alterou radicalmente a dieta alimentar!! O Ronaldo do Man Utd era tecnicamente muito mas mesmo superior ao Messi. Ora, esse estilo de jogo nunca lhe iria permitir conquistar tantos troféus individuais como conquistou. (Vide Figo muito bom tecnicamente mas sem golo)
      De quantas noitadas do Messi já tivemos conhecimento? O Messi também se aplica... Quem pensar o contrário, é ingénuo.

      Eliminar
    2. ahahhahah e vem este diminuir a opinião pessoal de alguém apelidando-o de "treinador de sofá"...

      a falta de noção, a opinião dele n conta mas a tua é muito válida.

      então quando falas em livres,drible,assistências mostra bem a tua parcialidade ao analisar ambos, aliás o Zhora reconhece o mérito de Ronaldo, tu sim formas um comentário em que apenas idolatras o Ronaldo apresentando inclusive argumentos falaciosos...

      quantos livres cobra para acertar um?

      dribla quem?

      assistências? a sério? tem mais que o Messi em alguma época que seja?

      e sim futebol é uma coisa natural e é natural o futebol em Messi, Ronaldo é um fenómeno, mas a maioria das suas caracteristicas não são qualidade futebolistica intrinseca, são fruto de muito trabalho e tem de merecer o mérito por isso.

      mentes imprciais e bem formadas pensam sem preconceitos.

      pensa nisso quando tiveres de comparar/avaliar algo.

      Rui Carvalho

      Eliminar
    3. Mas oh sergey é tua opinião é mais válida que a dele pq? Dás a tua opinião e ele dá a dele. Qual o problema aqui? É impossível terem opiniões diferentes sobre quem é o melhor treinador ou o melhor jogador?
      Eu tb gosto mais do messi e do guardiola embora até achasse o futebol do barça dele para o enfadonho. E o Mourinho para mim já foi dos melhores tb a nível técnico táctico mas já não é. Desde ha largos anos. E o messi para mim é melhor não por fazer mais fintas mas sim pela sua capacidade de decisão. Isso não faz do Ronaldo mau embora discorde de ti qd falas q ronaldo é drible- já não o vejo fazer um drible que faça a diferença há anos.

      Eliminar
    4. caso não tenhas reparado nas ultimas finais da champions do real o Ronaldo não aparece nelas ate surgir a altura de marcar o penalty, para depois celebrar como tivesse ganho aquilo sozinho, não irias ver grande coisa

      Eliminar
    5. Sergey, tanta conversa para não dizer nada... Obviamente que é a minha opinião de treinador de bancada! Dah!

      Deixas de levar a sério todas as pessoas que discordam de ti???

      Eliminar
  11. Provavelmente um dos melhores posts de sempre. Subscrevo cada palavra, que para mim é irrefutável.

    Só um detalhe: dizer que se quer a vitória deste para que aquele se espume...parece-me duma pequenez...à Sporting, mesmo. Que festejam o golo do kelvin no dia que garanturam um 7° lugar.

    Cumprimentos, JVP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahaha esses verdes riscados, coitadinhos. Nao têm praticamente nada, se não fosse o Benfica já tinham todos ido com as couves. Muito boa essa do 7 lugar! Festejaram e ainda foram depois com pompa e circunstância buscar El-Rey Don Ajoelhado! X'D

      Eliminar
  12. 100% de acordo com o Zhora!!!

    ResponderEliminar
  13. Parece que fui eu que escrevi o texto...

    ResponderEliminar
  14. Pena é que Espanha tenha ganho o Euro 2008 quando Guardiola era treinador da Equipa B do Barcelona para estragar a narrativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que raio de argumento... Deve ser apenas coincidência ter acontecido o mesmo com a Alemanha... lol

      Eliminar
    2. Tu és génio!!!
      Claro que não tem nada a ver...
      Por acaso, a Alemanha só é TETRA campeã mundial.
      Então, em que lugar ficou a Alemanha neste último Europeu?
      E o que ganhou agora no City?
      E no Bayern?
      Fez mais o Heynckes no Bayern que o Guardiola nos anos que lá esteve!!!
      A passagem do Pep pelo Bayern foi medíocre...
      Ganhar a Bundesliga com o Bayern é o mesmo que ser campeão na Grécia com o Olympiacos e resultados a nível europeu?!

      Eliminar
    3. E o Mourinho superiorizou-se incrivelmente ao Barcelona quando teve no Real... Até cometeu a proeza de ganhar na Europa enquanto lá esteve... ah espera... não. Afinal não. Acabou corrido para o Chelsea, de onde foi... corrido novamente! Ganha juízo...

      O que eu estou a falar não é de taças ou de campeonatos. Estou a elogiar o futebol de dois génios, em detrimento do futebol de um chico esperto aborrecido e de um grande jogador que por muito que queira, por muito que trabalhe, por muito que ganhe, não tem o futebol de Messi.

      Claramente a essência do post passou-te ao lado.

      Eliminar
    4. Claramente, és um idiota!!
      Então, as taças ou campeonatos não estão ligados à genialidade. Pois, é óbvio que estão intrinsecamente ligados. Aliás, TU procuras justificar a genialidade de ambos com troféus directamente (e, surpresas das surpresas, indirectamente) alcançados.
      TU chegaste ao ridículo de justificar conquistas de outros com os méritos dos tais génios.
      O Mou, em Espanha, SÓ conseguiu que um campeonato frente AOS GÉNIOS do Messi e o do Pep.
      E no final dessa conquista, o teu génio METEU O RABINHO ENTRE AS PERNAS E DEU DE FROSQUES!!!
      Aliás, o segredo do Barça dessa altura passava por Iniesta e Xavi caso não te tenhas apercebido...

      Agora, volta lá para a toca que é sítio que NUNCA devias ter saído...
      Ao invés de escreveres lixo, era preferível teres optado por te manteres no papel de leitor assíduo...

      Eliminar
  15. Mourinho mudou radicalmente o futebol na vertente mental e o Guardiola mudou-o na vertente tática.
    Infelizmente, o futebol tornou-se resultadista e acabou-se a magia. Estes dois contribuíram para isso cada um à sua maneira e se não se colocar um travão no futurofuturo haverá meia dúzia de equipas milionárias a secar todas as outras!
    Avante SLB

    ResponderEliminar
  16. Ricardo Silva25/5/17 09:02

    CR7 é tão bom tão bom que não tinha sequer lugar na actual equipa titular do Benfica. Dá que pensar nao dá? Mas nao deve andar longe da verdade!

    ResponderEliminar
  17. Fico a saber que Messi não treina porque não precisa. Aquilo sai lhe naturalmente.

    ResponderEliminar
  18. Totalmente de acordo

    ResponderEliminar
  19. Esta crónica fez-me levar para o paralelismo com o ciclismo e o "nosso" Rui Costa. Neste momento Rui Costa é tão Mourinho que as vitórias já lhe saem de forma custosa... todos já sabem como corre e como se aproveita dos outros, e por isso os outros deixam-no a "falar" sozinho e na hora de desferir o ataque final o Rui fica em segundo.

    Tem talento e capacidade para mais... mas habitou-se aquela forma "mamona" de correr que já não consegue sair daquilo. E por isso é que já dificilmente entra em fugas e muito mais dificilmente quando entra as consegue fazer vingar com um vitória.

    Sei que não tem nada a ver com isto e com futebol... mas ver o Rui correr este Giro (e provas anteriores) e ler esta crónica... fez-me pensar que se calhar essa forma "esperta" é um dos traços caracteristicos dos portugueses.

    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Analogia curiosa, mas não conheço o suficiente de ciclismo para comentar...

      Eliminar
  20. Guardiola melhor que Mourinho 100% de acordo.
    Agora comparar CR7 a um dopado é de quem não gosta de futebol.
    Gostava de ver Messi estàr três meses sem doping e fazer um jogo.
    Seria pior que um velho de 60 anos.

    ResponderEliminar
  21. O shadows têm mesmo sorte!! Aparece sempre alguém a dar-lhe "razão" nas suas escritas, quando usam Barcelona, messi, e Guardiola contra mourinho e cr7.... Facilmente alguém é contra esse argumentos...

    ResponderEliminar
  22. Zhora,

    Guardiola no Barça tinha Messi, Iniesta e Xavi. No Bayern não tinha concorrência. Vamos ver o que vai ganhar no City. Sem Messi e com forte concorrência, apesar de ter fundos ilimitados, ficou-se por um terceiro lugar e pq Liverpool e Arsenal claudicaram na recta final.

    Mourinho tem mau futebol? É possível. Eu próprio já suspirei mais por ele do que actualmente mas um treinador que triunfa em todos os clubes por onde passou (e triunfa a sério, não com tacitas da liga para disfarçar) merece mais respeito.

    Sim, eu gosto de ver bons jogos de futebol, mas quando se trata do meu SLB quero é ganhar. Aposto que os adeptos do fcp, chelsea e inter pensam o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb eu só quero é resultados do Glorioso. Mas a ver outras equipas/jogadores, ao menos que sejam os melhores... Os génios!

      Eliminar
  23. Essa lenga lenga que Messi é talento e Ronaldo é trabalho... É tão idiota que nem vale a pena comentar!!
    Quanto ao resto, é óbvio que o futebol de Pep é mais atractivo que o de Mou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talento têm os dois. É diferente de dizer que um trabalha muito e bem, e outro é simplesmente genial! Percebeste a diferença??

      Eliminar
  24. Ora bem! Concordo com tudo. O Shadows tem estado muito bem ultimamente, mas nos 'derbies' mundiais Guardiola vs Mourinho e Messi vs Ronaldo, estou contigo. Ronaldo até pode ser o melhor jogador do mundo, mas tem azar por ser contemporâneo de Messi, que é de outro mundo! Mourinho está na história do futebol pelos resultados, mas Guardiola, além dos resultados, mudou a história do futebol...

    Só descanso com o hexa de 2019.

    Carregaaaaaa!

    ResponderEliminar
  25. Concordo com opinião Messi vs Ronaldo, não concordo com o exagero de Guardiola vs Mourinho.

    Primeiro o Guardiola teve o Messi, lol, logo por aqui, mas não só, teve o iniesta o Xavi etc, etc...
    A seleção Espanhola não aproveitou o "sistema" do Guardiola, aproveitou foi os jogadores do Barcelona! Coisas totalmente diferentes! San Marino bem pode aproveitar o sistema do Guardiola que não vai a lado nenhum!
    O Guardiola em dois anos não foi capaz de fazer melhor que o Jupp Heynckes, esta é que é a verdade.
    Tal como não faz sentido dizer que a Alemanha ganhou graças ao Guardiola. A Alemanha que ganha quase sempre, que tem um modelo de jogo em absolutamente NADA parecido com o Guardiola, ganhou graças ao Guardiola?

    O Real Madrid depois do Mourinho sair teve 4 anos sem ganhar nada o Barcelona depois do Guardiola sair, ganhou sempre.

    E digo isto quando não gosto NADA do Mourinho, alias não gosto nada do Mourinho e do Ronaldo, dois parolos vaidosos que só sabem chorar, o Mourinho então não há paciência, o homem era perfeito para o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque será que o Barcelona continuou a ganhar? Mudou de sistema?? Não...

      Eliminar
  26. Completamente alinhado contigo companheiro, absolutamente.

    ResponderEliminar
  27. Em termos de beleza de jogo, acho que o Messi levanta mais adeptos no estádio que o Ronaldo. Em termos de mérito, tem mais mérito o trabalho que o talento puro. Para mim, a adaptação morfológica que o Ronaldo fez nesta última época vale muitas fintas do Messi. E muitos golos na fase decisiva. Lembro-me de ouvir dizer que o Ronaldo só marcava contra os fracos. Que não podia ser o melhor do mundo enquanto não ganhasse nada pela selecção. Que apenas empurra bolas para a baliza. O que eu vejo é um monstro do futebol que se tem sabido adaptar e que se tem transformado num goleador imparável. O que eu gostava mesmo era de ver um jogo em que o Ronaldo e o Messi estivessem na mesma equipa. Apenas um, que dá mais sal ao futebol vê-los como rivais.

    ResponderEliminar
  28. António Cancela25/5/17 11:53

    esta opinião traduzindo-a para linguagem sexual ... pode ser comparada ao seguinte ...

    existe aquele gajo que para arranjar uma miuda diz coisas bonitas...faz-lhe surpresas ... ajuda-a nas suas tarefas ... diz que está magra quando é gorda ... diz que ela é a mais linda do mundo mesmo quando parece que bateu num poste ...
    depois vem outro gajo que não diz nada mas pumba... vai logo para a cama com ela...

    agora retirem as vossas conclusões ...

    o futebol são títulos ... ponto

    ResponderEliminar
  29. Os tiki-taka até me faziam adormecer, mas aguentava-os só para ver o MESSI, que é de longe o melhor jogador do planeta...e arredores!!!
    Messi é produto de "laboratórios" e o Shadows sabe esses contornos, mas...benditas medicinas que arregalam os olhos!!!

    ResponderEliminar
  30. O idiota de São Torcato concorda com tudo

    ResponderEliminar
  31. E no fim o que conta é quem ganha! Nem Guardiola nem Messi estão contentes por não ganharem...

    Uns gostam mais do Messi e outros mais do Ronaldo... eu gosto dos dois! Dizer que o Messi é um génio e o Ronaldo não, é apenas parvo e não reconhecer a realidade...

    ResponderEliminar
  32. Esclarecimento para os que vêm cá exibir a sua ignorância, causando vergonha alheia a qualquer pessoa que tenha um mínimo de conhecimento técnico sobre os distúrbios de crescimento: a hormona de crescimento é um tratamento médico, que está indicado no distúrbio de hormona do crescimento, entre outros distúrbios do crescimento. Qualquer criança que tenha o diagnóstico que o Messi teve em miúdo é elegível para receber esse tratamento - e deve fazê-lo! Em doentes como o Messi, nunca é doping! Nunca. É tratamento médico necessário para ele. Tal como, se um futebolista for diabético tipo 1, tem que injectar insulina, e não é por ter um jogo que pode deixar de injectar insulina...

    Agora, se um jogador saudável do ponto de vista de níveis de hormona de crescimento utilizar hormona de crescimento sem indicação, aí sim, é doping. Alegadamente, isso far-se-á por aí, mas não se aplica ao Messi.

    Acho que não é preciso ter conhecimento técnico para perceber a diferença...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é legal quando alguém toma a hormona durante a sua carreira profissional. É doping.

      Eliminar
    2. a estupidez tem limites

      Eliminar
    3. Shadows, é doping excepto quando o jogador é um doente com indicação terapêutica. Chama-se 'uso terapêutico'...

      Eliminar
    4. Ok, formalmente não é doping porque tem a indicação "uso terapêutico". Mas na realidade funciona como doping porque dá ao atleta capacidades físicas superiores que ele não teria se não tomasse. E que lhe dá uma vantagem comparativa física vis à vis os outros atletas.
      Nesse aspecto funciona como doping.

      Eliminar
    5. Não, não funciona como doping porque o que os médicos fizeram com ele foi repor os níveis de hormona de crescimento que ele tinha menores que qualquer um de nós. Ele tinha uma deficiência dessa hormona, que todos produzimos naturalmente. Essa deficiência foi corrigida dando-lhe a hormona que ele, por doença, não produzia naturalmente. Portanto, ele (e todas as crianças que têm esta doença) precisou de fazer o tratamento com hormona para ficar o mais igual possível às crianças que não tinham deficiência e produziam naturalmente quantidades normais da hormona.

      Fiz-me entender? Isto não é questão de opinião, são factos médicos.

      Eliminar
    6. Pela vossa lógica (os do doping), uma ginasta como a Simone Biles (que tal como Messi toma medicação desde criança) é apenas uma batoteira. Nem um nem outro tem qualquer mérito ou genialidade naquilo que fazem... Desculpem, mas isso não faz sentido absolutamente nenhum. Não acho que seja a medicação a permitir o futebol de Messi, nem a perfeição de Simone, mas sim aquilo com que nasceram: genialidade.

      Eliminar
    7. Totalmente de acordo Benfiquista Primário!

      Eliminar
    8. Se eu tomar as tais hormonas de crescimento começo a fazer fintas como o Messi?

      Eliminar
    9. O Messi vomita no meio dos jogos e ninguém explica e nunca vi nenhum outro jogador fazer o mesmo. Um dos grandes segredos (mais-valia) do Messi é rematar com tanta força com uma perna tão pequena e quem sabe de física vê logo que a alavanca e o momento da força dessa alavanca é irreal. Aos 90 min de um jogo com o brasil ele correu e teve mais força que o David Luis e que o defesa-central do Bayern de que não lembro o nome (o que tinha cara de poucos amigos) e ainda marcou o golo com um remate cheio de força vindo daquela perninha.

      Eliminar
    10. A diferença entre a estupidez e a inteligência é que a inteligência tem limites...

      Eliminar
  33. Águia Preocupada25/5/17 13:29

    Minha nossa! O que para aqui vai...
    Tudo o que se possa dizer, não passa de opiniões/gostos. Mas eu continuo a concordar com um jornalista ressabiado que escreveu acerca de Ericksson: "Afinal não é tão bom treinador assim... Dêem-lhe o Rio Ave ou Beira Mar e verão se é campeão!"
    Pois é! "Sem sangue não se fazem morcelas" E eu se tiver um carro tipo de gama, também sei andar a altas velocidades...
    Não gosto da personalidade de Mourinho. Sempre o achei arrogante e vaidoso e até um pouco trauliteiro. Mas foi ele e não Guardiola que mudou a mentalidade do futebol. Digam o que disserem, foi ele que revolucionou a forma de entender o fenómeno.
    Guardiola é mais gentleman, é cordato e educado. Mas aquele futebolzinho a que chamam tiki-taka é um aborrecimento, uma sonolência. Eu gosto mesmo é do "verdadeiro" futebol inglês, que com as entradas de treinadores estrangeiros está a perder a sua genuinidade! Hoje, qualquer treinador joga para o resultado e usa os métodos que mais sucesso lhe dêem. Portanto, apenas as personalidades de Mourinho e Guardiola são diferentes... Porque ambos querem o mesmo: Ganhar!
    Quanto à qualidade dos jogadores Messi e CR7 não podia estar mais em desacordo... Então quem é que tem mais valor?: Quem luta pelo que quer ou quem tem a felicidade de já nascer com o dom? Essa agora! Oh Zhora estás a ver mal a coisa pá!
    Não sou grande fã do Ronaldo nem do Messi. Mas não posso deixar de admirar o esforço, a tenacidade e a ambição para ser cada vez melhor do Cristiano Ronaldo!

    ResponderEliminar
  34. Eu adoro ler estas argumentações todas falaciosas de parte a parte. Amigos, aprendam uma coisa na vida. Dizer "Ah mas isso é a tua opinião." Não é argumentação. Adjectivação também não é argumentação.

    Obviamente tratando-se de um post do Zhora, é a opinião dele. Tão válida como qualquer outra que aqui vier a ser colocada, tanta no blog como nos comentários.

    Embora concorde com tudo o que foi aqui dito por ele, há que destacar algumas coisas:

    - Não dá para comparar efectivamente um jogador como Messi e Ronaldo. Da mesma forma que não dá para comparar um Buffon com um Cannavaro. Ou um Zidane com um Figo. Sâo jogadores totalmente diferentes, inseridos em equipas totalmente diferentes. Resta a opinião consoante os gostos de cada um. Ronaldo deixou de ser um desequilibrador que era no Sporting e Manchester para ser um finalizador no Real. O Ronaldo não joga para a equipa, o Ronaldo joga para decidir a partida. Quem já viu o Ronaldo jogar ao vivo sabe bem que ele em 90 minutos desce 2 ou 3 vezes para ajudar a defender. Na maioria das vezes não vai ter com a bola espera que os seus companheiros o procurem para lha dar. É um daqueles jogadores que se não fosse tão letal perto da área era bola. Vão ver a quantidade de quilómetros que o Ronaldo faz por jogo. Está sempre entre os jogadores que menos quilómetros faz em campo. O Messi é o oposto. O Messi procura sempre a bola. O Messi recua muitas vez para procurar o jogo e iniciar o ataque. O Messi é um talento como provavelmente nunca houve porque alia a capacidade de criar golos com a sua marcação. Se não tiver mais problemas de saúde irá começar a notar-se a diferença entre Messi e Ronaldo, como aliás já houve esta época. Ronaldo teve de longe a pior época em termos pessoais no Real e para o ano não deve mudar muito disso. Camuflada claro com a grande equipa que o Real tem e com os feitos colectivos. Não fosse as vergonhosas arbitragens na LC e o Ronaldo esta época tinha sido miserável na LC. Se fosse o Barcelona a ser levado ao colo como o Real foi esta época... havia de ser bonito. E eu sou tudo menos adepto do Barça, nem Real nem Barça.

    Quanto a Mourinho...basta ver o jogo de ontem para perceber o quanto a informação em Portugal é manipulada e o jogo do Manchester United (equipa que adoro em Inglaterra). Todos os comentadores a dizer que o Manchester estava a jogar muito e que o Ajax mostrava basicamente o mau que era... Quando se esquecem dos orçamentos dos dois clubes e quando vimos um jogo que na primeira parte teve 70% de posse de bola para o Ajax. United muito fraquinho mesmo. Com muita sorte no primeiro golo e depois é não jogar e não deixar jogar, mais nada. Mourinho mudou o paradigma quando colocou o psicológico acima de tudo no treino e preparação para o jogo. Mas isso deixou de ser novidade. E ele de tática é zero. Ganha campeonatos quando tem de longe a melhor equipa da Liga em que está. Ganha quando o clube investe milhões que ele quer. O único grande feito dele foi a LC com o Porto e aí foi mestre na parte psicológica. De resto? O Mourinho acabou. Tem uma equipa de milhões que nada joga. Ganhou uma Taça que ng quer saber e passou a época a queixar-se de que jogava 2 vezes por semana quando quer ir à LC para o ano?

    Em suma: Ronaldo MUITO BOM mas que n consigo gostar de como não joga com a equipa e só pensa no seu umbigo. Messi um talento puro.

    Mourinho? Zero. Excelente treinador em tempos. Hoje é banal pago a preço de melhor quando não é. Guardiola um grande treinador que precisa muito de ter uma equipa à sua imagem mais do que muitos, e que não teve no City. E não ajudou a lesão do Tim Tim na altura que foi, e ajudou muito o Chelsea só jogar para o Campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada25/5/17 15:13

      "Se fosse o Barcelona a ser levado ao colo como o Real foi esta época... havia de ser bonito." Estás a esquecer ou a branquear a vergonha que foi a arbitragem do jogo Barça . PSG?
      Isto de arbitragens tem muito que se diga!

      Eliminar
    2. Nem se compara a interpretação de alguns lances (um? dois?) aos jogos do Real principalmente contra o Bayern. Não é interpretação é erro descarado.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada25/5/17 20:56

      Claro que não... A faltar um golo ao Barça e dois minutos para jogar e o árbitro nem hesita nem esconde ao que vem... Aquele penalti sem vergonha foi o quê? Um erro do tamanho da estátua do Colon!

      Eliminar
    4. Qual dos pénaltis é vergonhoso mesmo?

      https://www.youtube.com/watch?v=qOZbmQZ9hIc

      É que é preciso mesmo ser-se muito tapado para comparar isto com o que foi a eliminatório do Real e Bayern.

      Lá está, a pala nacionalista que defende o Real por lá ter o Ronaldo e ofende e desclassifica o Barcelona por lá ter o Messi

      Eliminar
  35. Hora aqui esta um grande post, nem Mourinho nem CR7 sao os melhores do mundo mesmo que a comunicaçao social portuguesa insista em dize-lo todos os dias. Sei que a nacionalidade e a propaganda fazem-nos muitas vezes pensar com o coraçao mas a verdade é essa. Já agora Messi é melhor que CR7 isso qq um fora de Portugal distingue sem muito trabalho mas a mim Messi nao me apaixona nem me emociona, o melhor que vi jogar na minha vida foi Diego Armando Maradona, uma miseria de homem mas um genio com a bola, depois esta o Zidane e Ronaldinho, pra mim melhores que Messi (ou pelo menos mais espectaculares coisa que aprecio muito). Cabe aqui depois uns artistas que adoro(ava) ver jogar, Zola, Romario, Quaresma (sim Quaresma), Iniesta, Isco, Okocha, tudo tecnicistas e brinca na areia, pessoalmente gosto muito disto mesmo que sejam inconsequentes, adoro ve-los jogar!!

    ResponderEliminar
  36. Ah! e esqueci-me de dizer que pra mim Figo é (foi) melhor que CR7!! sei que ninguem concorda comigo mas é a minha opiniao! ehehehe
    Saudaçoes Benfiquistas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada25/5/17 15:19

      Eu concordo! Como homem, é um mau carácter do pior que há! Mas como jogador, foi muito superior ao CR7!
      E já que falaste em nomes:... Hagi o romeno: Davor Suker; Stoiskov; Hugo Sanchez; Cantona... Mas muitos mais houve, com muito talento e que eram um regalo para a vista e para o espectáculo!

      Eliminar
    2. Já sem falar de Marco Van Basten que ganha ao Cristiano Ronaldo aos pontos, pelo menos na minha opinião. Foi o jogador que mais me encheu as medidas desde que acompanho futebol... um verdadeiro idolo de infância que nos traz recordações nostálgicas do grande Milan da primeira metade dos anos 90 (infelizmente tirou-nos uma Liga dos Campeões).

      Eliminar
  37. Tenho visto jogos da Premier league e o futebol do CHELSEA, no tempo do Mourinho era horrível. Dei por mim a pensar se o Matic era o mesmo jogador que jogou no Glorioso. Ele é bom treinador mas é arrogante e destrói jogadores. É só ver as estrelas no CHELSEA E REAL que ele destruiu. Pode ganhar tudo mas o futebol é muito pobre. Por opção não vi a segunda parte do Ajax-MAN. Muito pobre para uma equipa de milhões. Conte transformou o Chelsea de Mourinho numa equipa com futebol vistoso.
    Quanto a Messi, é simplesmente talento puro. Já nasceu assim. o Ronaldo é fruto de muito e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  38. Da Inglaterra, claro o glorioso LIVERPOOL.

    ResponderEliminar
  39. Riccardo, queres é confusão e porrada!!! :)

    A minha opinião sobre o Messi é conhecida. Reconheço-lhe arte nos pés mas não lhe reconheço legitimidade para jogar profissionalmente. Joga com armas que estão vedadas aos outros. Daí que quando tenta fazer uma espécie de desmame são os vómitos e as "lesões".
    Por menos o Armstrong foi banido.

    Já o Mourinho vai ganhando enquanto os "poetas" vão vencendo na imprensa mas em jejum dentro do relvado. Não deixa de ser curioso que o Guardiola quando apanha uma equipa para construir como no City é tão mau como os outros.

    Grande abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está errada a tua teoria. Se ele tem défice de uma hormona e a toma par ficar com os níveis normais, não joga com nada a mais. Joagria com algo a mais se os níveis fossem normais e mesmo assim tomasse a medicação.

      Acredito que mesmo sem medicação o Messia fazia cuecas ao amante do marroquino de olhos fechados.

      Eliminar
    2. Quando? Onde? :)

      Quanto ao Messi, respondo-te como respondi a um comentário mais acima, fazendo a comparação com uma ginasta: Simone Biles. Ela, tal como Messi, toma medicação desde criança. Achas mesmo que, devidamente autorizados pelas entidades competentes, por questões médicas, que são os medicamentos que os tornaram naquilo que são hoje? Aquilo é demasiado espetacular para ser efeito de uns comprimidos. Tem que se ser de outro planeta para conseguir fazer o que eles fazem... Então e os jogadores asmáticos? Também têm que "bombar" antes de praticar desporto... Consideras que são batoteiros? Queres um exemplo? David Beckham. Outro? Paula Radcliffe... Para mim, essa teoria não faz sentido absolutamente nenhum.

      Quanto ao Mourinho, nem sei como é que alguém consegue gostar do futebol dele... Já nem falo da pessoa.
      O City é um clube ainda com pouca estrutura. Tanto o Barcelona como o Bayern são máquinas muito bem oleadas e que libertam os treinadores para o que realmente interessa... o futebol.

      Abraço!

      Eliminar
    3. Shadows, ele não joga com armas vedadas aos outros - ele precisou de tratamento médico para ficar com as armas que os outros já tinham. Os outros tinham níveis normais de hormona de crescimento, ele por doença não tinha.

      Se nas tuas outras teorias atiras tão ao lado quanto nesta, vou começar a lê-las com outros olhos...

      Eliminar
    4. Shadows, serviço público no NGB, para ti e todos os que vêm cá confundir tratamento de uma doença com doping:

      http://www.ghresearchsociety.org/files/Eilat.pdf

      Leiam com atenção, na página 3, a secção intitulada 'Treatment of GHD in children'.

      De nada.

      Eliminar
    5. "E agora pergunta o Shadows: se ele é assim tão genial, porque não ganha em Inglaterra?
      Talvez seja pela mesma razão pela qual Mourinho foi despedido no Chelsea..."
      Que grande confusão aqui vai...
      Quando o poeta conseguir fazer no City o que o Mou fez no Chelsea, ESCREVE....
      Campeão na 1.ª época e sem a denominada ESTRUTURA, já não consegue...
      Quer me parecer que apenas vai conseguir alcançar um despedimento.

      NOTA: Até lá, senta-te no sofá e remete-te ao SILÊNCIO.

      Eliminar
    6. "Guardiola mudou o futebol do Barcelona. Consequência: títulos atrás de títulos. Efeito borboleta: Espanha campeã europeia e mundial! O homem criou um modelo que inteligentemente foi aproveitado na seleção com os resultados que se conhecem.

      Guardiola levou o seu futebol para o Bayern. Consequência: títulos atrás de títulos. Efeito borboleta: Alemanha campeã mundial! Mais uma vez, como os alemães não são nada parvos, inteligentemente aproveitaram o trabalho feito por Guardiola no Bayern para terem proveito dele na seleção."

      Jorge Jesus mudou o futebol do Benfica. Consequência: títulos atrás de títulos (comparem os anos anteriores a JJ). Efeito borboleta: Benfica tetracampeão! O homem criou um modelo que inteligentemente foi aproveitado no Benfica com os resultados que se conhecem.

      Segundo a cartilha (sem sentido) de Zhora

      Eliminar
  40. O Brasil de 70 e de 82; o ajax , bayern e Liverpool dos anos 70 e 80, o milan dos anos 90 e o Barcelona de guardiola ( que de facto começou com rijskard)
    Dos 20 melhores jogos que vi na vida para aí 12 foram do Barcelona de guardiola. Para aqueles que achavam monótono vejam os golos que marcavam, vejam quantos jogos aos 30 minutos já tinham 3-0. E não falem só do passing game que era soberbo e com um objectivo e não apenas fugir do adversarios com a bola. Falem da recuperação da bola em 4 ou 5 segundos sem falta e contra qualquer adversário.falem como uma equipa sem envergadra física e baixa estatura impedia os adversarios de marcar golos .
    Ronaldo é um dos maioresnjogadores de todos os tempos, talvez mesmo o maior goleador mas não o colocaria nos 5 ou 6 melhores Jogadores de todos os tempos. Já o Messi é o principal candidato a melhor de todos os tempo. A competirem com ele só Pele, Maradona, di steffano, cruijft e Jorge best.
    A seguir a estes ainda há Garrincha, platini, zidane, beckambauer. Depois sim colocaria Ronaldo, zico, rivelino, Romário, Ronaldo, Ronaldinho, rivaldo, gullit, resembrink, cubillas, keita, francescoli, Eusébio,
    Finalmente, futre Figo, chalana, Oliveira, van basten, keegan, simonsen, helmut haller, kempes, dzjaic, blokin, boniek, rivera, rumenigge, honess, overath, ardilles, wadle, hodle, butragueno, Raul, henry, Bergkamp, robben...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Dos 20 melhores jogos que vi na vida para aí 12 foram do Barcelona de guardiola."
      (...)
      "Já o Messi é o principal candidato a melhor de todos os tempo."

      Tudo dito!

      Eliminar
    2. Para mim nada personifica melhor o Barcelona de Guardiola como aquele jogo da segunda mão entre Barça e Inter de Mourinho. Olhem os ultimos minutos de jogo, vejam uma equipa que precisa de marcar senão é eliminada e vejam o controlo emocional que tem para nunca jogar em "chuveirinho". Apenas uma grande equipa faria aquilo.

      Eliminar
  41. Grande estratega, Mourinho encara cada jogo como uma batalha. O que é preciso é ganhar e os fins justificam os meios. Estuda cada adversário ao pormenor e dedica-se a anular os pontos fortes do adversário. Tem mais atenção ao adversário que aos processos da própria equipa (excluindo a componente psicológica de motivação e mind games onde também dá cartas). No campo de batalha a vitima é muitas vezes o futebol ou pelo menos o futebol arte. Para Mourinho a bola podia ser quadrada.
    já para Guardiola cada jogo é um misto de obra de arte e jogo de xadrez dependendo dos artistas que possui na sua equipe. A atenção vai mais para os processos da própria equipe que para o adversário (e por vezes é surpreendido por isso). Os meios são tão importantes como os fins.
    Mourinho teve o seu momento mais alto no Chelsea mas penso que ainda não atingiu o limite da sua concepção de jogo. Já Guardiola atingiu o seu limite no Barcelona quando aperfeiçoou o sistema crufjiano elaborando o tiki-taka. Penso que já conseguirá melhor na sua carreira.
    A melhor análise do sistema tiki-taka que vi foi feita pelo Tostão (gloria brasileira dos anos 70) que numa crónica de jornal (seria o estadão???) durante o período de gloria do tiki-taka resumiu o estilo de jogo numa dúzia de princípios. Tenho pena de não ter ficado com cópia pois de memória já não consigo recuperar os princípios todos mas julgo que alguns eram:
    - manter o mais possível a posse de bola ( sem a bola o adversário não pode ganhar jogos)
    - nunca dar mais de 2 3 toques de bola
    - multiplicar as linhas de passe (daí as triangulações)
    - não driblar se pode passar
    - nunca tentar passes ariscados em que a probabilidade de acertar seja inferior a 90% ( nada de passes longos nemcentros para a área ao acaso nem cantos diretos para a área...)
    - quando perder a bola encurtar o campo para no máximo 20 metros ( pressão alta e movimentos coordenados de todos os jogadores)
    - recuperar a bola num máximo de 4 segundos
    - descansar em posse de bola
    - fazer o adversário correr atrás da bola
    - na posse de bola esta deve correr mais que os jogadores
    - na posse de bola aumentar ao máximo o campo de jogo ( expandir o espaço jogável)
    etc, etc....

    ResponderEliminar
  42. No final deste ano, o CR7 já terá as mesmas bolas de ouro do menino lindo da FIFA. Incrível, não é!!!
    E em vantagem estaria, se essa mesma FIFA não tivesse atribuído indevidamente uma bola de ouro ao Messi quando a Espanha foi campeã mundial em 2010. Nesse ano, a existir um vencedor teria de ser entre Sjneider e Iniesta podes TU escolher entre os 2.
    Em 2012, deveria ter ganho CR7 ou Iniesta, podes TU escolher mais uma vez.
    Isto realmente tem sido um verdadeiro colinho para o GENIAL.
    Caso contrário, o mouro do trabalho já estava a golear sem brilhantismo e genialidade.
    Mas o outro é que é BOM, dizes TU.
    O que vale é que esse tipo de vozes, não chegam ao céu...

    ResponderEliminar
  43. Caro Zhora,

    quanto ao Mourinho, sem espinhas. Irritei-me imenso quando aquele anormal no final do jogo contra o Ajax dispara na TV: "estou-me a rir dos poetas"...

    Até aqui tudo bem com o teu artigo.
    Mas onde a peça descamba é na comparação Messi / CR7.

    Mas antes de barafustar, a minha declaração de interesses: sou madeirense e "ferrenho" do CR7.

    Não discuto as qualidades mágicas de Messi e o seu virtuosismo. Não discuto que para quem quiser ver o futebol real apenas como um espelho de um video-jogo o Messi é mais luxuriante que o Cristiano.

    Mas discuto o seguinte (e sem qualquer ponta de ironia no que vou escrever abaixo):

    O Messi foi sempre desde a sua infância um miudo mimado protegido até à exaustão como um pote de ouro e em toda a sua carreira, tudo foi preparado à sua medida, como uma orquestra em torno do maestro. O Messi teve sempre do seu lado os árbitros (não se pode dar porrada naquele meia-leca se não parte-se), os adversários (que ficavam embevecidos a vê-lo jogar e não lhe davam a porrada que o Joao Pinto dava no Chalana quando este dançava à sua frente) e os jornalistas, que lhe desculpavam tudo (menos os argentinos que não lhe perdoam não ter ganho nada com a sua seleção).

    Do lado do Ronaldo, temos um míudo que estava destinado a ser um aborto provocado; que viveu num bairro de merda onde a bola era o que o salvava da mediocridade geral e da pobreza para o resto da sua vida (ou pior: a droga como aconteceu a parte da sua familia).
    E venceu.

    Um miudo que aos 11 anos foi sozinho para Lisboa sem falar um português que o entendessem.
    E venceu.

    Um miudo que aos 18 anos foi sozinho para Manchester sem falar puto de inglês, onde apanhou um gajo chamado Roy Keane que o encheu de porrada e ia-lhe partindo uma perna no segundo treino.
    E venceu.

    Um miudo que ganha milhões, tem milhões de media a lhe azucrinarem a vida de segundo a segundo, milhões de gajas boas (e provavelmente gajos...) a criarem e venderem estórias de vida, fake-news ou não. Que tem uma família meia desvairada que ele tem que aturar e pagar. Que até contra o filho detesta perder no pingue-pongue. Que tem 99% dos adversários a lhe chamarem "maricon" em todos os 90 minutos de jogo. E os árbitros a pensarem o mesmo. Que consegue ter mais de 6.000 notícias anuais desfavoráveis (o Messi nem chega a 100....)

    Que apesar de ser uma das personalidades mais zurzidas em todo o Mundo, ainda consegue ser um profissional exemplar, não desistir só porque não ganhou ainda nada com a sua Seleção e dar tudo pelo seu clube. E que marca golos de pé esquerdo, pé direito, cabeça, calcanhar, de patada e de todas as formas possíveis e impossíveis.

    Nunca vi o Messi marcar um golo de pé direito como aquele de pé esquerdo que o Cristiano marcou ao Celta há 15 dias atrás. Nem eu, nem ninguém neste Mundo.
    Mas já vi o Cristiano fintar 8 gajos desde o seu meio campo numa só jogada e marcar um golo que até o Roy Keane teve que engolir contra o Millwall.

    Caro Zhora, admito que pessoalmente prefiras o génio Messi. Mas eu prefiro 1 milhão de vezes um humano como o Cristiano porque ele é mais do que um jogador de futebol. Porque o CR7 é a súmula da verdadeira poesia do desporto desde que este foi inventado pelos Deuses na antiga Grécia para validarem se os humanos alguma vez poderiam chegar a deuses.

    É poesia da inspiração, do talento, do suor, da resistência, da persistência, da obsessão titânica de fazer sempre melhor, da capacidade de se superar a si próprio e de todos os outros (mesmo que isso seja o pior do narcisismo que o CR7 tem).

    abraço benfiquista

    ps - já agora, nas terras de sua majestade, o único vermelho lindo mesmo é o Nottingham Forest. O primeiro e o único dos REDS que eu admiro para além do Glorioso!!!

    ResponderEliminar
  44. Deliciado com este comentário e triste por não ser este o post deste blog. Este é, sem dúvida, o melhor!! Parabéns!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking