O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Mau futebol e maus adeptos.

. 34 comentários

Pelo visto todos os benfiquistas que foram a Moreira de Cónegos encher o estádio e apoiar a equipa são maus adeptos porque no fim saíram preocupados com a qualidade do futebol da equipa.

Olhar e perceber que a equipa não tem fio de jogo é ser mau benfiquista. 

Não perceber como Rui Vitória demorou tanto tempo a perceber que tinha de tirar o Jonas que estava a jogar zero e reforçar o meio campo, como é que Samaris faz um jogo enorme com o FCP e senta no banco, como é que as substituições de RV são sempre mexer nas alas e nunca mexer na principal fraqueza que é o meio campo também deve ser de mau benfiquista.

Estes resultados "à rasca" também fazem parte do caminho de um campeão. Mas os sucessivos jogos de mau futebol, falta de objectividade da equipa e dificuldades de RV em promover as alterações necessárias nos momentos certos do jogo deixam qualquer um preocupado.

Há algo que é evidente, em especial aos que foram a Moreira de Cónegos: não é a jogar assim que se vai ser campeão.

Nota: hoje também eu vou dar uma cartilha. Será às 16 horas.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

34 comentários

  1. Qualquer um de nós percebe que isto é uma trampa.
    Sempre que fui ao estádio, mesmo em exibições miseráveis, NUNCA ASSOBIEI EM 20/30 ANOS QUE LÁ VOU!
    SEMPRE ME AGUENTEI, com JVA, com Vigo, com os 5-0 no Dragão, com Quique Flores, mas isto, na minha idade, respeitando tudo e todos, é demais, tomei a decisão de pelo menos até ao final do campeonato deixar de ver os jogos. Mereço ver futebol belo e poderoso, ... acham que isto está bem?! OK, respeito, quem não está bem que se mude não é?
    Quem é que o RV lançou este ano no que se refere à formação? Esse sound byte que ele lança putos e tal? O Guedes já jogava há 2 anos na equipa, o Horta que desapareceu, era titular o ano passado no Setúbal.
    Sim apoio, mas dizer que neste caminho vamos bem? Só malta esquizofrénica é que consegue ver isso.
    Mesmo que em mais um golpe de sorte ganhemos o tetra, ir à bola não pode ser sofrimento!, vencer à Trapatoni, É, DESCULPEM, REALMENTE UMA MERDA DESINTERESSANTE. Não entendo como alguém se pode identificar com este futebol do clube, só porque temos muitas vitórias e isto e aquilo. É como se tivesses uma mulher que achasses horrível, mas como tens sexo as vezes que te apetecer, não te importa que nunca fiques com o coração cheio e assim perpetuas a tua infelicidade. (esta metáfora pode ser ao contrário e não tem a ver com a beleza em si ou os méritos das pessoas, mas mais com a falta de sintonia - porque todas as pessoas são belas e dignas - só para contextualizar o que escrevi).

    SÓCIOS DEVOLVAM-ME O BENFICA , DEVOLVAM-ME O FUTEBOL QUE TANTO AMO!!!

    MARCO SILVA!

    ResponderEliminar
  2. Concordo 100 % contigo. É confrangedor ver o meio campo do Benfica a jogar, para além da gritante falta de dimensão física estão quase sempre em minoria táctica. O treinador, infelizmente não aprende com os erros e continua a apostar em nulidades, como o Sálvio que na presente forma só tem lugar na bancada e não tem discernimento táctico para mexer na equipa e ter modelos tácticos que consigam reforçar o meio campo e dar fio de jogo ao ataque.
    Não é jogar assim que iremos ganhar ao Sporting. Só por um milagre um um deslize do Porto é que poderemos chegar ao Tetra.

    ResponderEliminar
  3. O ano passado também não era Shadows. E fomos. Temos de ir rever as barbaridades todas que foste dizendo ao longo da época passada. Vai ser a doer. Vai ser intenso. Vai ser muito difícil. Se fosse fácil ganhar um TETRA, era algo comumu acontecer. Na história houve quantos? E quantos sem ser no Apito Dourado, quantos houve? Está tudo dito. Estamos na luta. O ano passado ninguém achava possível irmos a Alvalade ganhar. 3 derrotas antes do clássico. E ganhámos. A jogar mal? Com sorte? Ganhámos. Fomos campeões.

    Ontem foi possivelmente o pior jogo da época. Muito fraquinho mesmo. Ganhámos. No final dum jogo paupérrimo como aquele o importante é a vitória. Ganhámos. Estamos na luta. Agora é vencer o Maritimo e esperar pelo jogo em Braga.

    Mau benfiquista é ter memória curta. É não lembrar dum inicio de época sem Renato, sem Gaitan, sem Luisão, sem Jardel, sem Eliseu, sem Jonas, sem Mitroglu, sem Rafa e sem Jimenez. Já para não falar dos muitos jogos sem Fejsa ou Grimaldo mais tarde. O Rui Vitória conseguiu manter este equipa a época inteira,até ao presente, em primeiro com tantas e tantas ausências de peso. Chegámos a ter um ataque com Gonçalo Guedes e Pizzi. E depois perdeu o Gonçalo Guedes também. Não ponho em causa as vendas, acho que deviam ser feitas e foram bem realizadas. Mas ponho em causa o benfiquismo de pessoas ditas futebolisticamente inteligentes quando não percebem o quanto a equipa teve mexidas e ausências ao longo do ano. Não dar mérito a uma equipa que se manteve à frente, que ganhou a Supertaça, que chegou à meia final da Taça da Liga, que chegou aos oitavos de final da LC e venceu um dos jogos e que está na final da Taça de Portugal... Não pode ser benfiquista ou então é SIM, mau benfiquista. Existe uma diferença entre exigência e cegueira.

    Eu acredito. Acredito no tetra. Acredito que será muito dificil. Acredito que vai haver muitos maus jogos. Acredito que vamos sofrer nos próximos 6 jogos. Acredito que iremos sofrer mais jogos do que o Porto. Acredito que as equipas se fechem MUITO mais com o Benfica do que com o Porto e isso dificulta e muito o jogo do Benfica. Mas acredito. ACREDITO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes comentadeiros de bancada esquecem-se que mesmo com o mestre da táctica e do futebol espectáculo havia demasiados jogos assim, mesmo o Barça tem jogos assim, pois nunca jogamos sozinhos, e uma equipa portuguesa nunca vai ter o poderio que os adeptos benfiquistas esperam, e mesmo que tivéssemos os Renatos, DiMarias, Ramirez, Gaitans não se pode jogar bem, vencer por muitos sempre, num desporto colectivo como o futebol nem sempre o melhor ganha. O FCP merecia ter ganho nas Antas e o SLB na luz por dois anos consecutivos e perdeu o primeiro e empatou o segundo só para dar exemplos frescos na memória benfiquista. Quando levámos 3 - 0 em Tel Aviv, éramos a pior equipa? Atacámos menos? Se isto fosse rectilíneo fechavam as casa de apostas amanhã.
      Eu também gostaria de um futebol poderoso e dominador sempre, como o que tivémos contra o Estoril, como vi o jogo em diferido vejo com outra atenção, até que há um ressalto, um jogador em queda consegue dar um toque para a frente de depois o Bruno Gomes marca um golaço daqueles que ainda lá poderia estar hoje a tentar marcar outro igual, e estamos a perder 0-1, merecido, claro que não mas aí mudou o jogo.

      Eliminar
    2. "Existe uma diferença entre exigência e cegueira." Esta frase resume bem os muitos comentários que por aqui se vão lendo dos «benfiquista exigentes». Bravo!

      Eliminar
    3. Ainda na semana passado o Bayern, que é o Bayern, perdeu com o último classificado na Alemanha. Seria culpa do Rui Vitória ou do Renato? Mas nós vencemos!
      Não há equipa invencíveis.

      Eliminar
  4. Houve aqui alguém que vaticinou que íamos perder com o Porto na luz...que não tínhamos hipóteses. Enfim, paleio e do mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho10/4/17 16:38

      O problema é que não existe margem para empatar um jogo sequer, e o fruporco não vai cair do colinho quase de certeza.

      Eliminar
  5. benfiquista de gaia10/4/17 12:44

    meus amigos::. quando se fala que o SLB nao tem meio campo porque e que existe medo em mensionar os nomes ou o nome desses/desse jogadores/jogador.....para mim 999% das culpas e de pizi...fraco ..fraquissimo..sobre a comun.social cala-se..mas quando pizi faz um golo ou um passe razoavel voltam a atacar...tipo (pizigolo) .. estejam atentos...ps...so espero que pizi nao nos tire o campeonato...ai a culpa sera de R.VITORIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, só não vê quem não quer que o Pizzi naquela posição é um jogador completamente banal, quando poderia e deveria estar a jogar a médio direito tal como acontecia no ano passado.
      Acho engraçado o quanto se elogia um jogador que está há inúmeros jogos sem ver um cartão amarelo, quando está claro que não o verá, uma vez que não pressiona, não corta jogadas, não recupera bolas, não mete o corpo, é apenas um jogador de bola no pé e nada mais. Será que para a comunicação social alinhada com o sistema não interessa levantar ondas sobre as exibições de um jogador que torna o meio campo do Benfica frágil, com a intenção de ver o Benfica perder o campeonato?

      Tony Montana

      Eliminar
    2. benfiquista de gaia10/4/17 17:56

      SERA??' SR.TONY nao tenha duvidas....

      Eliminar
    3. Lembro - me do Bruno Alves despachar tudo à bruta e do Pinto da Costa dizer que era só má língua... "afinal durante todo o campeonato só levou 2 amarelos"...

      Eliminar
  6. Com jj ja tinhamos perdido em casa com o porto e depois em moreira de conegos era o adeus final ao titulo! Com este treinador a jogar bem ou mal o que interessa sao os tres pontos! Forca benfica a meta é já ali já cheira a tetra!

    ResponderEliminar
  7. Realmente...este ano tenho acertado nas substituições...porque será? é porque são sempre as mesmas...sai extremo ...entra extremo...mas pronto...a cena vai rolando e3 os resultados têm aparecido...

    ResponderEliminar
  8. O teu comentário, tem uma parte boa e depois tem outra parte má. A parte boa é realmente manter aí o teu colega bipolar no seu lugar. Ainda há dois ou três posts atrás estava com um discurso derrotista, hoje já é tudo estúpido porque está preocupado com a forma como esta equipa é liderada pelo Rui Vitória.

    A parte má é falares do Samaris. Tem juízo. Vai perceber de futebol. O homem não passa bem, perde a bola e desposiciona-se constantemente. Que jogo é que fez contra o Porto? Mas qual jogo?

    ResponderEliminar
  9. Meus amigos, o Benfica não tem qualidade absolutamente nenhuma! Qualquer equipa consegue ter espaço, pressionar e jogar em todo o campo contra o Benfica!
    A incapacidade de Rui Vitória é gritante, basta verem a falta que Luisão teve que fazer, arriscando o cartão vermelho, e poderão reparar que o Luisão estava a gritar com os colegas a dizer que "está tudo para a frente", ou seja, significa que ninguém defende!! Assim sendo, o mais grave ainda, é que a equipa está a ser vergada em campo e o treinador não faz nada!! Mas o que é isto?? Será que este homem ainda não percebeu que o Benfica não sabe defender? Será que este homem ainda não percebeu que o Benfica não tem solidez no meio campo? Em que planeta vive este homem?

    Caros benfiquistas, o nível de amadorismo da direcção e respectiva equipa técnica é reveladora da mediocridade existencial da equipa do Benfica neste momento! Posto isto, o Benfica demonstra também que é incapaz de resolver um jogo na primeira parte, ou seja, nunca consegue matar o adversário, jogam para trás e para o lado e o resultado está sempre na margem mínima!!
    Por fim, este treinador está a arrasar com jogadores que merecem a titularidade, sendo estes o Cervi e Samaris, mas infelizmente ele está a por jogadores a mando do presidente para serem vendidos... como por exemplo o Zivkovic, que não tem qualidade para ser titular!!

    Este campeonato está perdido!! Podem tentar colocar paninhos quentes, podem dizer que é passageiro, podem dizer que os adversários matam-se em campo contra o Benfica, mas o facto é que temos um orçamento de milhões e estamos a assistir a equipas de tostões a darem banhos tácticos ao Benfica!!

    Não se admite tamanha mediocridade futebolística!! Este treinador não tem coragem e agora que renovou... ele tem carta branca para perder o campeonato!! Não interessa se ganha ou não, não interessa se faz história com o Tetra, o que interessa é ele continuará a pôr os jogadores que o presidente quer vender!
    O Benfica não apresenta futebol para ganhar o campeonato!! Qualquer equipa pode ganhar ao Benfica, qualquer treinador bate o pé tacticamente a Rui Vitória e com a forma física que esta equipa apresenta, as probabilidades de ganhar a liga são muito reduzidas!

    Já agora, custa muito ver um clube como o nosso que tem condições de trabalho como poucos clubes da Europa têm, como por exemplo centros de estágio, LAB, scouting, orçamentos milionários, toda a tecnologia disponivel... e o que vamos assistindo nos jogos da equipa é uma vergonha sem limites! Vejo equipas que treinam em autênticos quintais, que não têm condições nenhumas de trabalho e mesmo assim.... jogam mais que o Benfica!!

    Digam lá se isto não é vergonhoso! Como podem defender um treinador que está há meses estagnado e que não oferece nada de novo à equipa? Como podem dizer que é possível ganhar com um treinador que não sabe treinar, dar uma táctica realista ou simplesmente colocar os melhores jogadores a jogar?

    Resumindo: O treinador é amador, incapaz mesmo... e a chave do sucesso do ano passado foi a burrice de Jorge Jesus... porque caso contrário... o campeonato estava perdido! Este ano, vê-se bem o nível amador deste treinador! É inegável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumindo:a chave do sucesso do ano passado foi a burrice de Jorge Jesus...porque caso contrário o campeonato estava perdido! Este ano vê-se bem o nível amador deste treinador, porque a chave do sucesso ao conseguir manter a equipa no PRIMEIRO LUGAR DESDE A 5.JORNADA
      apesar da onda de lesões deve-se não à sua competência e ao grupo de jogadores sob o seu comando mas sobretudo à manifesta incapacidade das equipas adversárias e dos seus treinadores (pausa para sorrir) e mantem-se bem viva e na luta pelo histórico TETRA porque é esse o desejo de todos os VERDADEIROS e INDEFECTÍVEIS !

      Eliminar
    2. Catedrático de pacotilha,

      Que mania é esta de dizer que o Benfica está na frente desde a 5ª jornada.... explica-me como é que isto é um indicador que vamos ganhar o campeonato?? Podes estar na liderança o ano todo e mesmo assim PODES MORRER NA PRAIA!! Entendes?

      Faltam 6 jogos... com um futebol destes... como é que podes vir com o argumento da liderança se o segundo classificado está a 1 ponto e ao mínimo deslize (muito provável), eles passam para a liderança!

      Em relação às lesões, parece que não percebeste que essas lesões acontecem devido ao treino deficitário... ok?? Ainda não percebeste que a condição física miserável desta equipa é DEVIDO À FALTA DE QUALIDADE NO TREINO? Que eu saiba, quem planeia as sessões de treino é o treinador!!
      Um conselho, olha para as equipas de Rui Vitória no Guimarães, ou seja, em grandes períodos da época ele tinha sempre carradas de jogadores lesionados e curiosamente todos ao mesmo tempo!! Olha para o Benfica na época passada em que subitamente ficamos sem os 4 centrais da equipa!! ISTO É DEVIDO AO TREINADOR!!

      Como podes estar satisfeito de estar "bem vivo na luta" pelo título se a própria equipa está a dar sinais que vai cair a qualquer momento?

      Por fim, não te esqueças que o Benfica não sabe estar concentrado em campo, para isto basta veres que este ano já levamos 4 golos do Nápoles, 4 do Dortmund, 3 do Boavista, 3 do Moreirense, 3 do Besiktas e mais 3 batatas do colosso Estoril Praia!! Como é que podes estar satisfeito com tamanha porcaria tendo em conta os jogos complicados que faltam????

      Se não vês que o campeonato está a andar para trás e que provavelmente não teremos futebol suficiente para o ganhar, não tenho mais nada para te dizer! O BENFICA SIMPLESMENTE NÃO JOGA E FALTAM 6 JOGOS!!! 1 ponto para gerir!
      A derrota é certa!

      Eliminar
    3. Oh palhaço mas alguém pediu a tua opinião?
      A liberdade de opinião incomoda-te muito, ou eu sou obrigado a seguir a cartilha dos opinadores esses sim de pacotilha porque não vao aos estadios,e regem-se pelos twitters e facebooks dos aprendizes de jornalisticas pagos à peça,pelos
      opinion makers pagos pelos clubes e pelos Saraivas e Marques cá do burgo !
      Se os meus comentários incomodam-te só tens que passar à frente, porque
      eu tambem leio MUITA MERDA e para evitar o cheir,tapo o nariz e evito "pisar" !

      Eliminar
    4. Apenas respondi à tua lógica bacoca e distanciada da realidade! Claro que tens direito à tua opinião, mas também tenho direito à minha! Não condeno quem tem esperança, mas não podes negar que o que mencionei foram factos! É muito simples!

      Por fim, desculpa lá, mas a tua opinião é típica de opinion makers como Pedro Guerras e afins! É a típica postura do "não se pode criticar", só "apoiar", e como tal como tu, tipos como o Pedro Guerra também argumentam o que Benfica está na liderança desde a 5ª jornada! Haja paciência!
      É com este pensamento que nunca conseguimos ganhar de uma forma clara! Foi devido a este pensamento que ganhamos 7 campeonatos em 30 anos!

      Nunca muda....

      Eliminar
    5. O tri foi para esfregar nas fuças do judas e do brunalgas. O tetra será dedicado a exigentes da treta como o caro anónimo, que pensa que é assertivo por escrever com maiúsculas, mas mostra o que (não) percebe de futebol quando diz que o zivkovic não tem qualidade para ser titular. Em vez de se armar em dono da verdade e grande educador da classe operário, aconselho-o a lamber uma suculenta barra de sabão, seja macaco ou azul e branco...

      Eliminar
    6. E antes que me chame vieirista, seguidista ou pedro guerra, tenho 36 anos de associado para o mandar à m****

      Eliminar
    7. Jorge Sousa! Se tens tanta certeza que o tetra será para me esfregar nas fuças... não precisas de responder com tanta agressividade!! Para já, escrevo com maiúsculas não para ser assertivo, mas para despertar mentes bacocas e primárias que são incapazes de analisar realisticamente os problemas do Benfica! Depois, reitero o que disse sobre o Zivkovic, isto é, não estou a dizer que é mau jogador, mas o Cervi é muito melhor e mais agressivo! Rui Vitória arrasou o pobre do rapaz!

      Repito Jorge, se estás tão confiante, no final se o Benfica ganhar! Podes atacar-me à vontade! Até lá, enfia a cabeça na areia porque é precisamente por causa de adeptos como tu que temos os propagandistas como os Pedro Guerras neste mundo!!

      Tens 36 anos de sócio, pois digo-te que devias ter vergonha ao concordares com actual mediocridade do futebol do Benfica! Isto não é o Benfica amigo.... o Benfica tem que ter exigência... como teve no passado! Mas isso, é algo que não queres!

      Já agora, não insultes as pessoas... não tens idade para isso!

      Eliminar
    8. doutoradosemcanudo10/4/17 21:09

      O Catedrático tirou o doutoramento no domingo, os factos incomodam, os argumentos elaborados são uma moléstia, para ele 9 chega, é só falar com o prof que dá dez na boa.
      Vamos levar com mais 3 anos disto nas trombas!

      Eliminar
    9. O grande educador, com a sua mente não bacoca e secundária, devia compreender que o meu unico interesse é o sucesso do SLB, e que me estou positivamente a cagar para os seus devaneios filosofico-futebolisticos. Não ando de benficómetro ligado, nem dou pérolas a porcos. E acredito que há momentos para a união. Até o Shadows entende isso. No fim, se Correr mal, exigem-se medidas. O SLB sofre ataques de todos os quadrantes, e não tenho minima paciencia para guerrilhas internas a 6 jornadas do fim do campeonato.

      Eliminar
    10. Já agora, jorge sousa é o outro...

      Eliminar
    11. Então José se não tens paciência para guerrilhas internas, não tentes refutar o que estou a dizer!! Não ando aqui a dizer mentiras!

      Se não tens argumentos... enfia a cabeça na areia!

      Já agora, dizes que o Benfica sofre ataques de todos os quadrantes... concordo, mas isto deve-se a quê?? Sabes? Se calhar o principal responsável é o teu querido presidente que permitiu que esse clube fosse enxovalhado todos os dias? Por fim, dizes que no fim se a época correr mal exigem-se medidas... oh caro amigo... e que tal exigir medidas agora PARA VER SE GANHAMOS ESTE CAMPEONATO!! ENTENDES??? NÃO É NO FIM... É DURANTE... ok???

      Se ninguém tomar medidas agora vamos perder o campeonato!!
      Pensa nisso José "36 anos de sócio"!!

      Eliminar
    12. És tu que vais exigir medidas sob anonimato? Que eu saiba ainda não temos nenhum monumento junto à estátua do Eusébio "ao sócio desconhecido", pelo quebra presumo que a tua contribuição para o clube se traduz em CAPS LOCK em vez de quotas. E já agora, grande educador, eu não tenho nenhum querido presidente, não sou dragarto, só um querido ídolo, Eusébio da Silva Ferreira e um amado clube, que defendo contra tudo e contra todos. Agora, por obséquio, vai pentear Fernandos Madureiras!

      Eliminar
    13. Então se gostas do Eusébio não podes concordar com a miséria que estamos a assistir no futebol do Benfica! Já agora, também sou sócio!! Pelo o que reparei, a única coisa que sabes fazer é falar do CAPS LOCK e ainda não contra-argumentaste o que disse!

      Se gostas do Eusébio, deves ter vergonha de ter uma equipa tão horrível como temos hoje! Jogamos um futebol de distrital! É um facto!!

      Eliminar
    14. Um futebol de distrital tricampeão, liderdo campeonato, ffinalista da taça e que chegou aos oitavos de final da champions. Estou satisfeito com a qualidade de jogo? Nem por isso. Mas estava muito satisfeito até à dupla jornada de Guimarães. Não tenho memória curta, não sou ingrato e o Vitória tem crédito. Se falhar, não vai fugir às suas responsabilidades, ao contrário do filho da puta do judas.

      Eliminar
    15. " Se calhar o principal responsável é o teu querido presidente que permitiu que esse clube fosse enxovalhado todos os dias? Por fim, dizes que no fim se a época correr mal exigem-se medidas... oh caro amigo... e que tal exigir medidas agora PARA VER SE GANHAMOS ESTE CAMPEONATO!! ENTENDES??? NÃO É NO FIM... É DURANTE... ok?? "

      Oh espertalhaço, e que tal escarrapachares quais as medidas que protagonizas AGORA para tal como escreves " VER SE GANHAMOS ESTE CAMPEONATO "

      P.S: Pelo perfil da tua escrita e pelo tipo de paleio que usas, és tão tão benfiquista como eu sou primo do Marco Orelhas !

      Eliminar
  10. alerta vermelho10/4/17 16:56

    " Caros BENFIQUISTAS, o nível de amadorismo da direcção e respectiva equipa técnica é reveladora da mediocridade existencial da equipa do BENFICA neste momento!

    É isso mesmo. Gerir o BENFICA com a crença de que se pode produzir constantemente jogadores, como se produzem fornadas de pasteis de nata, e se pode estar a vendê-los constantemente, e os substitutos dão rentabilidade imediata, é além de puro amadorismo, não entender nada de futebol. Se fossem pasteis de nata, é que seria assim, agora futebol não. O mais grave é que a direcção pretende prolongar este sistema por muito tempo, o que significa que enquanto ele durar, nunca vamos ter a equipa estabilizada, pois quando Maomé não vai á montanha, vai a montanha a Maomé, como foi o caso agora da venda do Gonçalo Guedes, ou seja, o Presidente do grande BENFICA, foi humilhar-se, e implorar que lhe comprassem jogadores. Desculpem, mas não foi com este BENFICA que eu cresci.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking