O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Vitória e liderança no campeonato - Aquilo que era imprescindível conquistar hoje

. 15 comentários
Entrada em campo com a equipa do Benfica nervosa, perfeitamente compreensível tendo em conta os últimos resultados, com a equipa do Nacional a jogar em pressão alta, a pressionar o Benfica bem lá atrás, naquela que foi a fórmula adotada pelo Boavista quando conseguiu o 3-3 na Luz.

A verdade é que esse jogo na Luz contra o Boavista parece ter sido a descoberta da pólvora para muita gente, já que desde então todas as equipas que jogaram contra o Benfica adotaram essa estratégia da pressão bem alta, pressão essa contra a qual o Benfica tem exibido algumas dificuldades especialmente na saída da bola, perdendo-a muitas vezes infantilmente.

O Benfica chega hoje ao 1-0 quando exibia algumas dificuldades mais uma vez no mesmo capítulo, um golo que serenou a equipa e perturbou o adversário. Não mais o Nacional pressionou o Benfica na saída, e a partir daí o Benfica controlou o meio campo como quis, e a questão passou a ser por quantos golos iriamos vencer.

Sinais positivos? Claro que sim. As vitórias moralizam, trazem confiança e com ela todos os jogadores são capazes de se libertar e jogar mais um bocadinho.

Mas também não é hora de loas, porque as fragilidades que se notaram nos últimos jogos continuam lá, especialmente no meio campo e especialmente quando o Benfica é pressionado. Não duvido que todos os próximos adversários do Benfica vão adotar essa estratégia logo a partir do primeiro minuto, sabedores como são que é aí que podem conquistar a sorte!

Pizzi subiu uns furos exibicionalmente na segunda parte, Fesja foi mais uma vez excelente na cobertura mas, ofensivamente, não é o apoio que Pizzi precisa para pegar na batuta do meio campo sempre em inferioridade numérica com os adversários.

E a verdade é que o próprio Rui Vitória percebe essas dificuldades...

Para quem esteve atento ao jogo hoje há-de ter reparado que o Benfica jogou de forma algo diferente dos últimos jogos...

Fejsa deslocou-se variadíssimas vezes para o lugar de lateral direito na saída da bola, com Nélson Semedo a ir para o lugar de Sálvio, Sálvio esse que ia para o meio para o lugar de Fejsa e ao lado de Pizzi, ganhando com isso o Benfica mais capacidade de segurar a bola no meio...

Vezes sem conta se viu Luisão a dar no Fejsa na direita, Fejsa a passar para Semedo mais à frente que imediatamente coloca no centro em Sálvio ou em Pizzi, e o jogo constrói-se a partir destes dois, em vez de pelo Pizzi sozinho com o Fejsa lá atrás encostado aos centrais.

Felipe Augusto deu alguns bons sinais hoje e pode vir a ser um jogador importante. O facto de se ter estreado tão rapidamente parece indiciar que chega para somar e que Rui Vitória o quer integrar rapidamente...

Em suma, vitória importantíssima e vantagem reposta na liderança no campeonato, que era aquilo que era imprescindível conquistar hoje...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Anónimo5/2/17 20:14

    A vitória de hoje deve-se sobretudo ao brilhantismo individual do Jonas, caso contrário este jogo seria mais um cabo dos trabalhos!!
    O facto é que esta equipa não joga nada, demonstra falta de frescura física, dinâmica e fio de jogo (algo que parece que não existe no vocabulário do nosso professor de educação física).

    Com este nível exibicional, se não existir rasgos individuais, podem esquecer este campeonato!!
    Esta equipa não tem intensidade absolutamente nenhuma e há jogadores que continuam a jogar mesmo estando em baixo de forma!!

    A jogar assim não ganhamos a ninguém fora de casa!!!

    Peace

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/2/17 20:48

      A vitória de ontem deveu-se sobretudo ao brilhantismo individual do Casillas, caso contrário esse jogo seria mais um cabo dos trabalhos!! Perdiam!
      Com aquele nível exibicional, se não existirem rasgos individuais, podem esquecer este campeonato!!

      Eliminar
    2. A culpa foi do Jonas!

      Eliminar
    3. Anónimo5/2/17 22:34

      O Casillas?? Não te esqueças do golo do Alan Ruiz que foi UM MARRECO DE TODO O TAMANHO!!!
      Porto ganhou porque teve um labrego no banco do Sportém que começou a fazer asneiras logo no início do jogo com a entrada do Mateus Pereira!!

      O Benfica não tem qualidade de jogo para ganhar fora de casa!! Isto é um facto!! O Porto tem ganhou por está motivado devido à aselhice do Benfica que fez o que sabe melhor - DAR OXIGÉNIO AOS ADVERSÁRIOS!!

      Além disso, o Porto sabe defender melhor que o Benfica e tem mais solidez no meio campo! TÊM MENOS INDIVIDUALIDADES MAS TRABALHAM MAIS!!!

      Benfiquistas como vocês é que leva a que percamos campeonatos uns atrás dos outros sempre na reta final!!!

      Eliminar
    4. alerta vermelho5/2/17 23:08

      Desculpa mas não concordo!Acho que o BENFICA tem um modelo de jogo ( não é perfeito),mas os jogadores articulam-se, fazem triangulações para abrir espaços nas linhas adversárias. Já o porto é só musculo, quando apanham a bola correm logo para a frente individualmente, combinam pouco entre si, e jogam muito para a molhada. Caso o porto conseguisse ser campeão no final da temporada, seria a maior ofensa que podia existir em relação ao futebol de qualidade, (isto apesar de sabermos, o que é que PDC joga por fora). Isso que você diz são apenas mind games.

      Eliminar
    5. Anónimo6/2/17 01:19

      "Caso o porto conseguisse ser campeão no final da temporada, seria a maior ofensa que podia existir em relação ao futebol de qualidade"

      Concordo mas o tal futebol que é uma ofensa está apenas a 1 ponto, eles nunca precisaram de grande futebol para ganhar campeonatos. A partir do momento em que perdemos pontos para o Boavista, eles ganharam uma nova vida porque perceberam que em qualquer jogo podemos acusar a pressão!!! COMO FAZEMOS SEMPRE!!

      O que noto é que há muita gente a achar que o Porto é inofensivo, que se ganhar "seria uma ofensa", mas eles estão sempre vivos e é esta sobranceria que irá ditar um desfecho muito humilhante para o Benfica!!
      ESTE CAMPEONATO JÁ DEVIA ESTAR RESOLVIDO!!!

      PS: já agora dizer que existe articulação no jogo do Benfica dá vontade de rir!! Amigo, NÃO JOGAMOS ABSOLUTAMENTE NADA!! EQUIPA SEM IDEIAS, DESEQUILIBRADA E COM JOGADORES EM SUB-RENDIMENTO!! É UM FACTO

      Eliminar
    6. alerta vermelho6/2/17 19:48

      Continuo sem concordar contigo, mas não vou perder muito tempo no debate. Aliás cada vez gosto mais de ser eu! Se não possuis mais visão do que isso, também não te posso acrescentá-la. O porto joga muito é por fora. António OLIVEIRA quando ia aos programas desportivos, também vinha com essa conversa de que o porto tinha a capacidade de se reinventar a si próprio e réu téu téu pardais ao ninho. Eu não disse que o modelo de jogo do BENFICA é perfeito, agora espanta-me que não consigas ver alguns automatismos que existem na equipa, mas tal como disse atrás, não passo acrescentar a tua capacidade de visão, que ao que parece é redutora. O que eu não gosto no BENFICA, é que o foco do Presidente da Direcção seja a constante venda de jogadores ao invés da consolidação da equipa, mas mesmo assim, o porto também está refém de ter que valorizar e ter que vender jogadores até ao final da época, e como nós sabemos o que é que a casa gasta, nada nos surpreende. Agora além de andarem a sabotar constantemente os jogos, tentam também os mind games.Estão desesperados e acredito que a pressão deles seja muito maior!

      Eliminar
  2. Pafúncio5/2/17 20:21

    Augusto: foi empreendedor, tem um bom pé esquerdo, parece ser um todo-terreno... mas entrou com 3 a 0 e jogou 15 minutos.

    Vitória natural do Benfica, frente à pior equipa do campeonato. Até ao golo, a exibição estava a ser fraquinha, com tremideira (compreensível) por todos os lados. Após os golos, a equipa soltou-se durante alguns períodos, mas os problemas continuam lá.

    Em Setúbal, bateu-se no fundo. Pior do que aquilo é impossível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente e mais uma vez nem uma REFERÊNCIA à actuação BIPOLAR do árbitro da partida !

      Dualidade de critério no julgamento das falta e na exibição dos CARTÕES AMARELOS, mau julgamento do lance em que o Salvio é ceifado por trás, e que a FIFA aconselha desde há muito a exibição imediata do CARTÃO VERMELHO.
      Se era para salvar o espectáculo não valia a pena ter exibido o amarelo, porque foi pior a emenda que o soneto !

      Eu tinha vergonha de ter o estatuto de ÁRBITRO INTERNACIONAL, e depois fazer as asneiras que eu vi hoje este jovem árbitro de Évora fazer na Catedral;a continuar assim, a fornada dos internacionais à pressão, vai aumentar e a qualidade também, mas na razão inversa... !

      Eliminar
  3. O Benfica contra o Setubal teve mais oportunidades na primeira meia hora que o corruptos o jogo todo contra o Estoril.

    Os Bobbis eram novamente o verdadeiro adversário do Benfica, como se viu ontem, mas foram postos fora da corrida pelo corruptos, pq o segundo lugar é essencial, sem champions o barco vai ao fundo, mesmo com champions está dificil.

    O Jorge Sousa é só o arbitro que nos ultimos 8 anos o Benfica fez menos pontos, o Jorge Sousa é cao de açaime dos corruptos para quando é preciso.

    Vejam este penalti desencantado pelo Jorge Sousa, https://www.youtube.com/watch?v=KcuAtDk45RE&t=3101s

    O Porto estava a 4 pontos e no jogo a seguir ia à luz. Agora vejam no resumo da SportTV, "esqueceram-se" de mostrar o penalti de tão vergonhoso que foi. Pequeno aparte, o Benquerença depois no jogo a seguir fez o que o Jorge Sousa tentou, no famoso jogo vergonhoso da bola que entrou meio metro na baliza, onde expulsou o Nuno Gomes por ser agredido pelo Pepe lol e um penalto clarissimo sobre o Karadas.


    Enfim foi enternecedor ver a mansidade com que os bobbis falaram dos "dois casos", afinal era contra os donos.

    Benfica prejudicado Setubal (golo fora de jogo, expulsão perdoada), Nacional (Golo nacional invenção ASD), Arouca (penalti sobre o Rafa), Chaves (Golo limpo Mitro), Moreirense (penalti por marcar), Rio Ave (acidente rodoviario por marcar), Maritimo (escandalo), Boavista (escandalo), Setubal penalti (penalti por marcar)

    O Polvo do Benfica está desorientado! Prejudicou o Benfica em metade das jornadas do campeonato! É obra! E anda a levar a equipa que está a 1 ponto ao colo enquanto prejudica a que está 10 pontos. Alguem o leve ao médico que ele está com tons azulados! Dizia para aproveitarem e trazerem vaselina, mas parece que os Bobbis gostam.


    Benfica Porto 77-60, mais um trofeu:

    Titulos 2016\2017
    Benfica: supertaça Futebol, Futsal, Andebol, Voleibol, Taça intercontinental Hoquei, Trofeu basquetebol Hugo Santos.
    Corruptos: supertaça Basquetebol, Hoquei
    Bobbis: NADA, ZERO, BOLA!

    #carregabruno!
    #taquietomadeira

    ResponderEliminar
  4. "dificuldades" é uma palavra que repetes no teu texto e que serve que nem uma luva ao Benfica de vitória...

    Uma questão de semanas até cairmos para segundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/2/17 00:56

      Preocupa-te com o braga e guimarães sapo cabeçudo.

      Eliminar
    2. Anónimo6/2/17 09:08

      Jota, desculpa, tenho de pôr vaselina.

      Zé Pincel

      Eliminar
  5. É de facto sabido que desde que saiu o Renato Sanchez que perdemos muito a nível de meio campo.
    Tem sido o nosso ponto fraco , principalmente quando pressionados pois nota-se pouca ligação entre quem tem sido escolhido para o efeito , FEJSA e PIZZI normalmente e quer o Samaris ou o André Horta quando chamados não têm conseguido mostrar qualquer melhoria , ainda por cima o Horta tem demonstrado que se pode contar pouco com ele a nível físico.

    Dai que a entrada do Filipe Augusto nos últimos 15 minutos , ainda por cima numa altura em que se notava algum recuo do Benfica e um avolumar de lances mais perigosos do Nacional perto da nossa area , seria muito interessante para ver o que o moço poderia acrescentar.
    E coincidência ou não , terminaram os lances de perigo do Nacional nesse preciso instante.....
    Alto e possante o Filipe Augusto integrou-se maravilhosamente bem com Fejsa e até deu para mostrar algum atrevimento e bons pés.....
    Deixou de facto agua na boca para ver melhor.

    Sobre o jogo , de facto a pressão alta faz com que aconteçam aquelas perdas de bola no inicio da construção e depois o nosso meio campo fica demasiado exposto e em desvantagem numérica e foi assim que tivemos estes últimos maus resultados pois a esse factor acrescentou-se algum cansaço natural dos muitos jogos e da pausa no campeonato.
    Hoje felizmente não aconteceu o pior e com o primeiro golo respirou-se mais fundo e acabamos por fazer um jogo mais calmo e tranquilo e vencer por 3-0 e mais poderiam ter entrado.

    Não se esteve ao nível de há umas semanas atrás , mas já se notaram pequenas melhorias posicionais e agora é construir a partir daqui.
    É essencial o reforço do Meio campo com mais Músculo e dai que era excelente que este miúdo Filipe Augusto conseguisse fazer o que fez o Renato na época passada , com o Meio Campo mais seguro a qualidade de construção e finalização do nosso sector atacante fará a diferença...

    De qualquer forma e para finalizar , apenas relembrar que depois da férias nenhum dos 3 grandes apareceu em boa forma e este repentino aproximar dos 2 primeiro apenas se deveu ao Jogo Sujo das equipes de arbitragem que teimam em deixar-se coagir.
    Foram-nos retirados 5 pontos só em Janeiro contra e acrescentados 4 pontos a mais do lado dos sabujos de contumil....E se acrescentarmos o possível penalty do Corona Ontem , poderiam ser +6 pontos......
    Ou seja no mundo real -5 pontos nossos com +6 deles daria um aumento no diferencial entre os 2 primeiros de +11 pontos nesta altura...Ou seja teríamos quase um autoestrada aberta para o Tetra e seis e mais que isso , toda a tranquilidade para ganhar a taça da liga e preparar melhor o jogo da Champions....

    Agora , vencer o Arouca na 6ª e esperar que o Karma não falhe lá para os lados de Guimarães...
    E agora que também acabaram as férias do Presidente , a ver se ele se "mexe" para reparar a merda que o cagão andou a fazer pelos lados do Jamor e não só.....

    ResponderEliminar
  6. Esse tipo de movimentação do Salvio para o meio é o que torna a presença do Pizzi na direita mais importante do que tê-lo a 8.

    Fejsa é importante nommomento defensivo, muitas vezes acaba com lances de contra ataque só pelo facto de estar bem posicionado e nem sequer precisa de tocar na bola. Por isso, precisamos de um 8 para fazer o lugar do Pizzi e encostar o Pizzi na direita. Pessoalmente acho que será essa a chava do sucesso do Tetra... caso contrário andaremos a penar até final da temporada.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking