O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Já faltou mais para se tornar um adepto de futebol num Fundamentalista Religioso

. 49 comentários
Se o Sporting está fora da luta do título é por causa dos árbitros. Se o Porto se atrasou na luta pelo título é por causa dos árbitros. Se o Benfica perdeu a vantagem que tinha no campeonato é por causa dos árbitros.

Se o Porto ganha campeonatos é por causa do Apito Dourado mesmo quando o Benfica acaba a mais de 20 pontos. Se o Benfica os ganha é por causa do Estoril Gate ou do Túnel da Luz. Já o Sporting, bem, este não ganha campeonatos mas um dia que os ganhe será por causa dos 20 penalties do Jardel ou do depósito do Pereira Cristóvão.

Para um portista só os estúpidos falam de árbitros. Para um Sportinguista falar de árbitros não é estúpido quando se é SEMPRE prejudicado. Para um Benfiquista, bem, os Benfiquistas nem sequer falam de árbitros e muito menos o seu treinador... Exceto, claro, quando perde dois ou três jogos, e aí está o caldo entornado e os nervos à flor da pele e o treinador castigado e a ver os jogos da bancada.

Para um Benfiquista, quando os outros perdem sem jogar pevide dizemos para não se queixarem do árbitro e jogarem mas é à bola. Para o mesmo Benfiquista quando é o Benfica a perder sem tocar no berlinde, é difícil aos jogadores resistir a tanta provocação arbitral e tanto sopro no apito a empurrar-nos para trás. Para os Sportinguistas só em 2017 já há 10 penalties por assinalar a seu favor, para os Benfiquistas há 15 e os Portistas contabilizam 20. Quanto aos penalties contra, nenhum dos três achou relevante fazer essa contabilidade.

Um Sportinguista NUNCA fala do Benfica, o Benfica é que provoca e os Sportinguistas limitam-se a responder, mesmo que não façam mais nada do que falar do Benfica. Já um Benfiquista também NUNCA fala do Sporting, não pode é ficar calado quando é constantemente provocado, mesmo que, contas feitas, também não faça mais nada do que falar do Sporting.

Para um Sportinguista o Jorge Jesus era MUITÍSSIMO mau e hoje é MUITÍSSIMO bom! Para um Benfiquista o Jorge Jesus era MUITÍSSIMO bom e hoje é MUITÍSSIMO mau, mesmo que, claro, nas virtudes e nos defeitos, o Jorge Jesus do antes e do depois seja exatamente o mesmo. Salva-se o portista, para quem o Jorge Jesus era MUITÍSSIMO mau antes e continua a ser MUITÍSSIMO mau agora... Já para o mesmo portista, Maxi Pereira era caceteiro na Luz, no Dragão é raçudo e jogador à Porto.

Para um Benfiquista o Jesus ERA aquele que ganhou três campeonatos depois de duas décadas a caminhar no deserto. Para o mesmo Benfiquista o Jesus é HOJE aquele que perdeu três campeonatos quando tinha tudo para ganhar 6 em 6.

Para um Benfiquista o Slimani devia ser expulso e irradiado quando entrou de sola ao joelho do Júlio César. Para o mesmo Benfiquista é um escândalo a expulsão do Éderson por entrar de sola ao joelho de Mateus. Se um pode o outro também tem de poder.

Para um Benfiquista o árbitro do Benfica X Sporting esteve bem nos lances das mãos do Pizzi e do Semedo, porque a UEFA, a FIFA, o Papa e a NASA já vieram dar-nos razão. Já na expulsão do Éderson o Benfica foi ESCANDALOSAMENTE roubado, mesmo que a mesma UEFA, a FIFA, o Papa e a NASA também já tenham dito que o lance foi bem ajuizado. 

Para o adepto em geral, um golo a nosso favor deve ser validado mesmo que antes tenha havido uma falta contra nós não assinalada, porque não se pode compensar um erro com outro erro. Já o mesmo lance contra nós deve ser prontamente invalidado porque resulta de lance irregular, mesmo que a irregularidade tenha acontecido 30 segundos antes e antes até da marcação de um livre.

Para os treinadores, jogadores e Direções em geral, quando se perde por causa de um penalty mal assinalado, perdemos por causa dos árbitros. Quando ganhamos com um penalty a favor mal assinalado temos a cortesia de não comentar arbitragens e nunca ganhamos por causa deles.

Para um Benfiquista é um escândalo os jogadores emprestados pelo Porto aparecerem sempre constipados na semana em que essas equipas tinham de jogar contra o Porto. Já para o mesmo Benfiquista não é escândalo nenhum que jogadores como Miguel Rosa e Deyverson desapareçam miraculosamente da convocatória do Belenenses no seu jogo contra nós, mesmo já não tendo sequer qualquer vínculo contratual com o Benfica.

Para um Benfiquista o Pôncio Monteiro dos anos 90 representava aquilo que de pior o futebol português tinha. Para o mesmo Benfiquista, Pedros Guerras são precisos porque temos de estar sempre na linha da frente nas lutas do futebol português, mesmo que tantas vezes se usem as mesmíssimas armas da calúnia, da insinuação e da mentira.

Já a nível de Direções o Benfica é impoluto e NUNCA comenta árbitros nem casos nem casas alheias nem alimenta a intriga. Quem o faz são Pedros Guerras, Andrés Venturas e Ruis Gomes da Silva que, como sabemos, não têm nem nunca tiveram nada a ver com o Benfica pelo que qualquer confusão entre o Benfica da ficção e o Benfica institucional só pode vir de mentes doentes. Já o Sporting condena estes subterfúgios e estes modos operandi do Benfica, mas diz que o que lhes falta é este mesmo exército e tenta convocar os seus militantes a fazer o mesmo.

Para o Benfiquista DE HOJE a prova provada de que se é mau treinador é alguém perder um campeonato para um rival de quem se chegou a ter oito pontos de avanço e recebendo-o em sua casa no jogo da segunda volta, e depois de se gastar 11 milhões de euros em reforços. Para o Benfiquista DE AMANHÃ o discurso será outro se o nosso treinador de hoje tiver o azar de perder este campeonato na mesmíssima situação e depois de ter gasto 39 milhões de euros em reforços.

And it goes on and on and on and on and...

Já aqui disse, mais do que uma vez, para caírem na real aqueles que ainda acham que Benfiquistas, Portistas e Sportinguistas são feitos de massas e moralidades diferentes, e que perante situações semelhantes têm comportamentos totalmente distintos. Somos todos muito mais parecidos do que admitimos ser.  

Eu sei que para alguns o BOM Benfiquismo (ou Portismo ou Sportinguismo), é ser cego quando convém, só ter opinião em situações favoráveis e nunca contra, e comportarem-se tantas vezes como qualquer fanático Fundamentalista Religioso. São como cameleões adaptando-se constantemente às circunstâncias, tentando sempre desesperados encontrar o melhor ângulo de entrada, o único que convém às suas cores que estão acima de tudo, bem acima das suas convicções, da SUA verdade, e das coisas em que realmente acreditam ou um dia acreditaram.

Também sei que não é um texto que vai erradicar toda a incoerência, insensatez e descontrolo dos adeptos quando é o próprio futebol que é isso tudo, mas é importante estarmos cientes dessa manipulação informativa de que somos constantemente alvo e que depois faz de nós também manipuladores, das nossas incoerências, maleabilidade e inconstâncias opinativas, e da nossa falibilidade enquanto “Opinion Makers”.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

49 comentários

  1. Tens total razão. Ainda ontem, depois de uma exibição ridícula em casa, criticar o Benfica dá quase direito a julgamento pelo tribunal da inquisição. Este pessoal é uma brincadeira. Fanáticos, cegos, de ideologias bacocas, era atira-los ao mar. Sujam o futebol, por completo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que fazer para evitar o fanatismo? Defende-se a ideia 'nada fanática' de que «era atira-los todos ao mar» LOL

      Eliminar
  2. Muito bem !
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Está constatado o óbvio. E, valendo o que vale, quero dar-te os meus parabéns por isso. Neste território da bola o óbvio é MUITÍSSIMO difícil de constatar e assumir. Para o bem ou para o mal, todos iguais.

    Mas há MUITÍSSIMO trabalhinho a fazer nos "equilíbrios" que à federação, liga e organizações de arbitragem diz respeito. É que aí uns continuam a ser MUITÍSSIMO mais iguais que outros. Já para não falar na nossa mais que "religiosa" comunicação social ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que é que tu fazias antes de te tornares fanático, Conadana? Fazias uns trabalhinhos MUITÍSSIMOS bem feitos?

      Eliminar
  4. Meu caro, sou sportinguista, tenho aqui um post de referência para todos os futuros argumentos de bola.
    Fico tremendamente satisfeito pela 'coragem' e por ver aqui por escrito aquilo que realmente está a matar o futebol em Portugal, a cegueira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste blogue não existe o fanatismo que se encontra em todos os blogues com verdete.

      Eliminar
    2. Poupa-me esse discurso e volta a ler este post, sff.

      Eliminar
  5. isto vale o que vale, mas quero apenas dizer que para mim jesus foi sempre o treinador que perdeu 3 campeonatos. da mesma forma que ficou em 5º lugar com o braga, atrás do nacional, e que com o maior orçamento da história do sporting se limita a ao 3º lugar (se conseguir lá chegar).

    era só isto.

    e não, não sou fanático. não me custa reconhecer superioridade aos adversários quando eles a têm, e estou-me cagando para os árbitros.

    ResponderEliminar
  6. Mereces uma vénia, RedMoon. Grande texto.

    ResponderEliminar
  7. Sou leitor diário deste e de outros blogues de diferentes clubes e nunca comentei um post até agora. Acho a esmagadora maioria dos posts neste blogue em particular completamente ridículos mas leio-o para saber o que os outros pensam. Tive uma grande surpresa ao ler este post porque acertou absolutamente na "mouche". Acho que este texto devia ser lido por todos os adeptos de futebol e que antes de emitirem alguns juízos de valor ou teorias da conspiração deviam ter este post em mente. Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Excelente artigo! Assim é no futebol e em tudo na vida o mundo funciona desta maneira aqui retratada.

    ResponderEliminar
  9. Tudo isto é fruto dos programas desportivos que temos em que o clubismo, os erros dos árbitros, são exacerbados de forma doentia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1

      Estes programas nao tem lugar noutros países. Pelo menos nunca desta forma e acima de tudo ninguém perde tempo a analisar um jogo de futebol que já acabou e o resultado está fechado.

      Eliminar
  10. clap clap clap
    sinceramente, um Portista

    ResponderEliminar
  11. (sorriso) só não vê quem não quer, por isso muitas vezes surge um cansaço, porque um gajo gosta de conversar, de trocar ideias de sugerir alterações - são parvas?, certo, quais são as tuas? vamos melhorar isto para que continuemos a vencer, mas KaisKê, és anti e coiso e tal, fónix! O mundo da bola, política e religião, que cenas maradas. Mais malta com gosto pelo contraditório e amante da evolução, respeito pelos adversários e pelo objectivamente observado, por favor.

    ResponderEliminar
  12. Este texto é dedicado ao Shadows?

    ResponderEliminar
  13. BenficaCampeão15/2/17 14:41

    Muito,mas mesmo muito bom...futebol e coerência não andam de mãos dadas.Tenta-se justificar tudo através da irracionalidade associada ao jogo,mas na maior parte das vezes não passa de uma desculpa barata

    ResponderEliminar
  14. É preciso satisfazer o instinto tribal. Os outros são monstros sub-humanos e nós seres maravilhosos, até muitas vezes escolhidos a dedo por uma divindade qualquer. Entretanto alguns vão-se enchendo os bolsos.

    ResponderEliminar
  15. Muito bom, redmoon, isto fica nos favoritos.

    A maioria não vai perceber peva do que escreves. Hoje em dia é preciso ter cojones para pensar pela sua cabeça e tu estás de parabéns por enfrentares a manada. Como eu, todos os dias.

    ResponderEliminar
  16. tu és doente homem!!! mas a serio, não te cures!!!

    ResponderEliminar
  17. grande texto!!! Parabéns! só faltava acrescentar que no meio disso tudo, há alguns Benfiquistas que nunca estão satisfeitos com as vitorias do próprio clube..

    ResponderEliminar
  18. Leio/consulto este blog praticamente todos os dias, enquanto adepto e sócio do Benfica, residente em Espanha. Encontro aqui matéria e opinião para todos os gostos, complementar aos meios tradicionais, mas tenho os meus próprios filtros, precisamente porque não me revejo em muitos dos debates, nem nas formas, sobretudo ao nível dos comentários posteriores.
    Por isso, um post como este só se pode aplaudir e partilhar. Haja bom-senso e desportivismo. O Benfica é muito importante nas nossas vidas, o futebol e outras modalidades merecem a nossa atenção e dedicação, porque nós dá sensações únicas. Mas nunca por cima do que realmente importa na vida, nem dos nossos valores enquanto seres humanos, enquanto filhos, pais, irmãos, vizinhos, etc.

    ResponderEliminar
  19. é sempre um prazer ler o redmoon. mais do que muitos portistas como eu, que são como o redmoon diz... "fanaticos". infelizmente a realidade é essa mesmo que o red descreve, seja benfiquista, portista ou sportinguista. coitados de nós se fossemos de um moreirense nacional ou farense...

    meus parabens red mais que a coragem, a tua honestidade intelectual, é coisa muito rara neste mundo e digna de ser valorizada.

    ResponderEliminar
  20. Só para dizer o óbvio... as ameaças feitas a árbitros foram reais... e não há outro ângulo para ver isso.

    Também poderíamos falar das escutas do apito dourado e dos cheques depositados nas contas de árbitros assistentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos foram, esses cheques? Mais ou menos que os vouchers entregues e aceites?
      O homem lá em cima escreveu um texto que não percebeste. Vai lá ler outra vez.

      Eliminar
    2. Também podemos falar das ameaças que nunca chegam a ser conhecidas. E dos telefonemas que nunca foram escutados/gravados. E dos cheques ou outras alvissaras que ninguém viu passar. A realidade não é necessariamente apenas o que escarrapacham nas capas dos desportivos e afins, esse é apenas o ângulo escolhido por quem as criou (e por quem lhe paga). Nunca se esqueçam disso.

      ... nada disso invalida que tenha existido. E conhecendo o futebol português (e mundial, porque não) como se conhece, estranharia MUITO era que não existisse!!!

      Se acompanharem o panorama científico, por ex, fala-se muito ultimamente da possível descoberta do que será a matéria mais abundante do universo - e nunca ninguém a viu!!!

      Eliminar
    3. Eu percebi o texto, mas há coisas que acontecem no futebol que não podem acontecer e têm de ser devidamente punidas para se acabar com toda a conversa do texto.

      Ou se o apito dourado tivesse tido consequências, mais uns castigos à moda inglesa a quem diz o que não deve e não achas que isto tudo melhorava?

      Eliminar
  21. Saudações!
    Coerência não será também enaltecer o actual campeão Europeu e depois cascar na exibição do Benfica de ontem.
    Também não será coerente não perdoar um mau resultado do Benfica contra uma qualquer equipa vestida de amarelo do campeonato nacional (cheio de falhanços e domínios), e depois salientar uma derrota moral numa vitória contra uma equipa vestida de amarelo da liga dos campeões.
    O fundamentalismo deve explicar as incoerências... Todas!
    Nessa do fundamentalismo o mérito só pode estar em o assinalar.
    Infelizmente todos seremos atingidos, ainda que alguns possam fazer o esforço (inglório?), de se afastarem dele.
    Abraço,
    Lopo

    ResponderEliminar
  22. Provavelmente o melhor post que já li sobre a posição dos adeptos em relação ao seu clube e aos clubes rivais. Além de comentar nada mais posso dizer. De tão assertivo, acrescentar só estragaria. Parabéns e obrigado.

    ResponderEliminar
  23. Afinal, depois de lermos o texto do RedMoon, ficamos definitivamente com a quase certeza que a culpa deve ser dos adeptos...
    Isto de querer ficar bem com Deus e com o Diabo não leva a lado nenhum, aliás na linha do que têm vindo a fazer jornalistas e comunicadores 'independentes'...
    É claro que todos são prejudicados e beneficiados. Mas não dará para ver, como o 'Apito Dourado' apenas destapou, que há uns mais prejudicados do que outros?
    Ou, se quisermos, com benefícios e prejuízos em momentos 'cirúrgicos'?

    ResponderEliminar
  24. Uns choraram quando nem sequer tinham razão...

    Já o Benfica desde que os árbitros foram ameaçados por adeptos do Porto não pára de ser prejudicado...

    Não há comparação possível sequer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Uns choraram quando nem sequer tinham razão..."

      Estamos certamente perante um adepto que assiste integralmente aos jogos dos rivais...?
      A questão é essa - raramente é o caso. Falam, escrevem, berram, apenas pelo que viram num resumo de telejornal com 20-30s de jogo, no qual selecionaram 2 ou 3 lances para retratar os 90min. Correto?

      Eliminar
    2. Não. Mas mesmo que não visse os jogos sempre podia ver que os lances de quem reclama são justos ou não. Se quem os seleciona é cego não é minha culpa.

      Se eu fosse ligar a resumos estava tramado tal é a censura que é feita.

      Eliminar
    3. Se calhar aconselha-se nova leitura do texto.

      Eliminar
  25. Há dias, em amena cavaqueira com um amigo, chegámos à conclusão que o único domínio vulnerável ao fanatismo em Portugal é o futebol (por oposição à política e à relegião). «Que se mantenha assim» rematou o meu amigo. Enfim, acho que o meu amigo tem uma certa razão: se o escape de fanatismo e intolerância dos portugueses se limitar ao futebol e isso garantir que esses impulsos não ganham expressão política como vemos acontecer um pouco por todo o mundo, então que se mantenha assim. De resto concordo a cem por cento co o texto. Parabéns por ter a coragem de remar contra a maré e denunciar a loucura que s e vive por entre os adeptos de futebol em Portugal.

    João Fonseca

    ResponderEliminar
  26. Ou Redmoon esqueceste-te de um exemplo de fanatismo, o fanatismo anti vieira.

    EU riu-me quando vejo o traste charlatão do presidente do Zmerding vir desculpar-se que tem que falar porque o Benfica tem o fulano tal no programa tal, ver benfiquistas recita-lo...

    Que eu saiba, que eu me lembre, esse fulanos tal do Benfica que participam no programa tal TEM E SEMPRE TIVERAM ao lado um fulano tal do Zmerding. Mas posso estar enganado!

    Mentiras? Eu lembro-me da chapada ao Luisão, lembro-me do Benfica estar falido em vespera de uma emissão obrigacionista, lembro-me de o Benfica não apresentar contas consolidadas ao contrario do Zmerding e do Porto, horas antes do Benfica apresentar contas, lembro-me do Renato ter 23 anos... só assim de repente e recentemente, senão nunca mais sai daqui.. e não foi por fulanos tal no programa tal, foi por responsaveis maximos do Zmerding, foi pelo seu responsavel maximo! pq se fossemos falar do que os fulanos tal dizem...

    Consegues dar um exemplo das mentiras dos fulanos do Benfica? Pode ter-me passado ao lado. Tambem só vejo uns clips no youtube aqui e ali.

    Obviamente a todas essas mentiras, o Benfica não respodeu pq pode ficar no "calor da sombra" pq tem o fulano tal no programa tal EXATAMENTE COMO O ZMERDING TEM! lol A lata do DSO a recusar-se respondar as declarações do seu homologo do Zmerding perante a insistencia dos jornalistas! É um LUXO que ele tem e que mais ninguem tem, o DSO tem o LUXO de ter um fulano tal no programa tal EXATAMENTE COMO O ZMERDING TEM! lol que LUXO!


    É obra conseguir meter o Zmerding e o Benfica no mesmo saco, alguem poderia mesmo dizer que é fanatismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadeu lê o texto outra vez ou pede a alguém para ler em voz alta.

      Eliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. En passant...desejar estar bem com Deus e com o Diabo, nem sempre dá bom resultado!

    ResponderEliminar
  29. Redmoon; esta excelente prosa é simplesmente mais uma das tuas ODES !!!

    ResponderEliminar
  30. excelente? este Redmoon e tudo menos do benfica.. o Benfica e sempre e sempre foi atacado seja pelo porto como pelo sporting , e confundir futebol com corrupção , ameaças , ainda bem que existe Youtube , senao ia pensar que era ficção. o Benfica ja foi bem prejudicado esta temporada , mas a diferença é que ganhamos os jogos , mas em Chaves golo mal tirado , arouca penalty , Vit Setubal fora e casa , Rio Ave penalty , Paços Ferreira mais um penalty , Boavista golos fora de jogo e mal validados , so que nao vejo ninguem com cojones para o dizer. fica tudo calado continuando a fingir que o porto coitadinho é o mais prejudicado. Quem começou esta vergonha foi o Sporting que não há um dia que nao falasse no Benfica , e ja agora RedMoon realmente andas mesmo na Lua , diz me lá se o sporting tambem nao tem os seus avençados até parece que as regras sao diferentes , mas comparar Animais como o Dolbeth , o Inacio , Boneco Pina , e outros que nem sabem discutir futebol sem se espumarem por todo o lado realmente dou te um desconto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está a prova de que este post é verdadeiro. Para este adepto, só o benfica é prejudicado pela arbitragem, o benfica não ataca ninguém, apenas defende-se, e os avançados do benfica apenas estão interessados em discutir futebol.
      Esclarecedor.

      Eliminar
  31. Muito, muito bom!

    RedMoon, se jogarmos em Braga como tu escreves neste post já ganhámos! ;)

    O mundo está doente: https://www.google.pt/search?q=xeg+caminho+inverso&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=en&client=safari

    ResponderEliminar
  32. Caro Redmoon,

    Aquilo que dizes e absolutamente verdade. Os adeptos do Benfica, Sporting e Porto são todos portugueses e como é óbvio há para abreviar a adjectivação bons e maus em todos os clubes. Ao longo da história houve e haverá bons e maus dirigentes, comentadores e jogadores em todos os clubes.
    Agora aquilo que é um pouco diverso é que o Porto - e grande parte do ódio reinante no futebol português tem origem no porto do Pinto de Costa - tem um presidente e uma estrutura de apoio há mais de 30 anos cujas acções são difíceis de qualificar. E quando um lider semeia ódio é normal que mais facilmente se arregimentem seguidores de dedo em riste, navalha no bolso e pistola no coldre, para mais quando esses energúmenos são colaboradores dos negócios sempre obscuros da noite do Porto que como todos sabem tem um rei chamado Reinaldo Teles.
    Dir-me-ás que o Benfica também teve Vale e Azevedo. Sim é verdade e posso-te dizer que desde a primeira hora que fui contra a sua eleição e principalmente as suas atitudes. O mal que ele fez ao Benfica foi gigantesco, mas foi também na sua época que as claque do Benfica foram mais agressivas. Para nosso bem e do desporto português Vale e Azevedo esteve 3 longos anos no Benfica e não 30.
    Por outro lado o Sporting cuja rivalidade com o Benfica sempre existiu tem tido em Bruno de Carvalho um lider que tem como principal impressão digital o ódio ao Benfica - essa cartilha foi também assimilada por aqueles que o rodeiam - e isso acaba por se reflectir na atitude dos adeptos. Só para exemplificar Manuel Fernandes é hoje uma pessoa abominável enquanto há algum tempo parecia ser uma digna figura do Sporting.
    Por tudo isto, é importante ter-se em consideração que não é por os adeptos portistas serem feitos de outra massa que a sua atitude é mais arrogante ou agressiva, é por terem uma direcção corrupta e criminosa que lhes serve de farol e de capa protectora que alguns desses adeptos (claques)são neste momento o que todos sabemos.
    O Benfica não se assemelha à perfeição e tem pedaços de história que a mim me envergonham, mas o problema é que para a população portuguesa com menos de 40 anos o Porto se confunde com Pinto da Costa e este é e sempre será alguém desprezível, não por o Porto ganhar mas sim por aquilo que representa e pela forma como influencia as pessoas.Desde o inicio dos anos 80 da época passada que cultura do Porto não é uma cultura de vitória é em primeiro lugar um cultura de ódio.
    Não poderemos confundir tudo e ser incapazes de distinguir o trigo do joio.

    ResponderEliminar
  33. Parabéns Redmoon! Uma verdadeira lufada de ar freco... Para logo de seguida aparecerem os do costume com os posts dos desesperados e afins... Enfim.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking