O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Arbitragem: a causa de todos os males do futebol português. Parte I

. 38 comentários
Não conheço um dirigente, treinador ou jogador que assuma que a sua equipa perdeu ou não ganhou por culpa própria.

Não conheço ninguém que diga:

- “Ganhei o jogo porque beneficiei de um penalty mal assinalado.”

- “Ganhei o jogo porque beneficiei de um golo ilegal.”

A choradeira hipócrita dos últimos dias de Sporting e FC Porto é o último episódio de uma novela reles protagonizada por dirigentes rasteiros, cobardes e que pelo incitamento agressivo que dirigem às massas deveriam ser impedidos de estar no desporto.

Quem lê o NGB regularmente sabe que em tempo útil temos vindo a denunciar as manobras para controlar a arbitragem e os árbitros.

Anunciamos em primeira mão a composição do Conselho de Arbitragem e quem escolheu os nomes que lá estão.

E para que fique bem claro, repito a minha posição sobre a arbitragem: prefiro ver o Benfica perder um jogo, uma Taça ou um Campeonato que alguma vez ver o meu clube ganhar por favores de arbitragem! Espero nunca ver isso durante a minha vida.



Dito isto, quero desmontar os argumentos de quem hoje ataca os árbitros e a arbitragem.
Vamos por pontos.

Ponto 1: O anterior Conselho liderado por Vítor Pereira.

Os mesmos que hoje enxovalham os árbitros são os mesmos que diziam que com Vítor Pereira as coisas estavam muito mal. São os mesmos que reclamavam uma mudança e que saudaram a saída de Vítor Pereira.

Só que Vítor Pereira, mesmo com erros cometidos, era alguém independente. Daí ter ficado a partir de determinada altura, sozinho nas escolhas e nas decisões pois fazia parte da estratégia alheia obrigar Vítor Pereira a isolar-se.

Fontelas Gomes, por exemplo, foi um ponta de lança de interesses alheios e que nunca teve problemas em atacar Vítor Pereira publicamente. Fontelas Gomes estava ansioso que Vítor Pereira pudesse sair para que Fernando Gomes cumprisse a promessa feita algum tempo atrás de entregar a arbitragem ao dirigente da APAF.

Não deixa de ser curioso ver que os mesmos hoje atacam Fontelas Gomes, que foi o porta-voz oficioso de Sporting e FC Porto, eram os mesmos que o apoiavam em surdina.

Ponto 2: O novo Conselho de Arbitragem liderado por Fontelas Gomes.

Fontelas Gomes era o gémeo de Pedro Proença enquanto o antigo árbitro apitava e Fontelas era o presidente da APAF. A coisa só azedou quando Proença percebeu que Fontelas tinha a promessa de Fernando Gomes para ir para o Conselho de Arbitragem.

O novo Conselho de Arbitragem foi escolhido por Fernando Gomes. Fontelas Gomes, um excelente “yes-man” como presidente e um operacional indicado pelo FC Porto: Paulo Costa.

Seria assim que Fernando Gomes e o seu braço direito, Tiago “Cachecol do Porto” Craveiro, conseguiriam devolver ao clube do coração o controle da arbitragem.

Ponto 3: FC Porto, Pinto da Costa e portistas.

Ver um clube que utilizou a arbitragem para vencer a maioria dos seus títulos e troféus nos últimos 30 anos atacar os árbitros não só é ridículo como vergonhoso.

Ouvir tudo o que está publicado no Youtube sobre o Apito Dourado, as prostitutas, as ameaças e o condicionamento ao mais alto nível de árbitros, disciplina e organização do futebol português será uma ajuda aos mais novos para perceberem que o FC Porto pode ser prejudicado mais 20 anos e ainda estar em vantagem.

Lembro como o falecido Adriano Pinto dominava a arbitragem, lembro as dezenas de jogos em que Benfica e Sporting foram DESCARADAMENTE ROUBADOS nos anos 80 e 90 e até como Pinto da Costa usou o traste do Manuel Damásio para ser eleito para a Liga de Clubes.

Não me lembro de se queixarem dos benefícios sucessivos dados por Pedro Proença!!!

Os dirigentes que lideraram essa quadrilha estarem a queixar-se dos árbitros é falta de vergonha na cara.




(Continua com Ponto 4: Sporting, Bruno de Carvalho e Jorge Jesus e Ponto 5: Benfica, Luis Filipe Vieira e FPF). 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. Nao conhece porque nao sai da sua toca!!! Informe-se!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/1/17 16:35

    Começa a dar gozo ouvir contumilenses e colossenses...

    Isto está num ponto sem retorno: se algum deles ganhar o campeonato- foi contra tudo e contra todos; se nenhum ganhar- foi por causa da arbitragem.

    Ouve-se esta gente falar como se percebessem de arbitragem. É preciso ter noção de que dentro de campo tudo acontece em centésimos de segundo, é preciso tomar decisões a quente...

    Não acredito que nos tempos que correm um árbitro deixe de apitar um penalti que viu ou que não apite um que não viu. Acredito SIM que um árbitro condicione o jogo de uma equipa não penalizando entradas duras, ou não assinalando faltas constantes no meio do campo. Porquê? Porque a CS jamais falará desses "erros" porque não influenciaram o resultado final.

    Pulse

    ResponderEliminar
  3. Bom texto. Especialmente o 1º ponto.
    recordar é viver: https://www.youtube.com/watch?v=6McNN1Xl5z8&index=2&list=LLkxOA2Da7dsxuo90b7Wbqjg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tinha visto esse, é incrivel pensarmos que isto aconteceu mesmo. Mas o mais incrivel é que esse video são só de jogos entre Benfica e Porto, se fossemos pegar em tudo o resto, o YOUTUBE ia abaixo pois não tinha largura de banda para o tamanho dos videos.


      É isto que os corruptos de contumil e o os aprendizes dos corruptos de contumil do lumiar querem de volta.

      Eliminar
    2. E muitas imagens são "recentes"... Das épocas de Mourinho! Violência pura e dura. Têm saudades dessa época... E eu até sou da opinião que entre fcp e Sporting... O porto tem sido mais prejudicado.

      O Benfica tem sido prejudicado mas tem grandes jogadores e consegue ultrapassar isso. Quando o Benfica empatou com o Setúbal com golo em fora de jogo... Estava tudo bem... Escolheram o presidente da liga (o bdc até se gaba de ter ganho a eleição a partir da África do sul)... Escolheram o presidente dos árbitros... Contrataram o filho. O que querem mais?

      Eliminar
  4. Couceiro não mete o Meyong a jogar por causa da media de idades, o Jorge mete o Douglas, Elias e o Beto, perdem por media de idades e depois a culpa é do arbitro pq marcou um penalti claro e não marcou outro do Coates. ISTO É SPORTING!

    "Olhem bem para nos que não vamos sair do primeiro lugar", "estamos a 80% imaginem quando estivermos a 100%", "«É importante os nossos adversários começarem a dar mais um bocado de luta". Vitor Pereira? Alguem ouvia falar do Vitor Pereira? Era o maior. Perderam o primeiro lugar, Vitor Pereira isto e aquilo! ISTO É SPORTING!

    A perder em casa por 1-0 a levarem um baile de bola, marcam dois golos depois de bola na mão a 5 metros da baliza, não se passa nada! O Benfica marca um golo depos de bola não mao a 90 metros da baliza, escandalo! ISTO É O SPORTING!

    RAkinga da UEFA, 52º atras do Braga! Tres miseraveis pontos na champions league e eliminados da liga europa, mas querem arbitros estrangeiros! ISTO É SPORTING!

    Já tinha dito há algumas semanas, é mais que obvio que o Porto ordenou os jogadores a mandarem-se para o chao e andarem a pressionar os arbitros, fazem pressão dentro do relvado se não funcionar fazem fora. O Zmerding depois de uma reunião com o Porto, feita a semana passada como já veio a publico, agora decidiu ir pelo mesmo caminho, o que não é de estranhar pois tem um presidente charlatão sem nivel nenhum, um autentico traste uma copia rasca do Pinto da Costa.

    Grupo B
    Moreirense 7 pontos
    Belenenses 3 pontos
    Feirense 2 pontos
    Porto 2 pontos

    A culpa é dos arbitros!!

    A LIGA a FPF não fazem nada? A APAF e o CA não defendem os arbitros que estão a ser atacados por decisoes correctas?


    Uma posição oficial do Benfica impunha-se. Tenho saudades do Jorge Gabriel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/1/17 19:09

      Pedro Fernando Tadeu,

      Então sempre vale o "joguem à bola"?

      Como é que foi mesmo o FC Porto Benfica, e o Benfica Sporting bem recentemente? Quem é que foi mesmo literalmente humilhado, e nem o Prof Ginástica saberá como empatou no Dragão, e ganhou ao Sporting na Luz? Vá, já dou de barato o treino de recuperação com bola do Napoles, na meia hora final na Luz!

      O Nuno de Monte Gordo, vai replicar o Xistrema em Guimaraes? Se o fizer, vamos ver se sairá de lá VIVO!

      Ferreira Nunes (Coimbra)

      Eliminar
    2. Ou Ferreira Nunes nada me dá mais gozo que ver os comedias e os andrades celebrarem o facto das equipas deles superarem-se quando jogam contra o Benfica, tal e qual o Arouca e o Tondela!

      Qual foi o jogo em que correram tanto? lol Sabes o que o contumil e o Zmerding tem jogado depois do Benfica? = ZERO NADA BOLA!

      O benfica tem só O DOBRO do goal average do Sporting lol

      Toma não te engasges
      https://3.bp.blogspot.com/-9oYcXVKKY3E/WGZQfv5TZQI/AAAAAAAAgII/UZyVwyGPxEgnTBWZpxRUnoooIJT5jahhACLcB/s1600/2016-12-30_12-15-43.png

      Volta sempre palhaço.



      Eliminar
    3. Anónimo5/1/17 20:36

      Pedro Fernando Tadeu,

      O Benfica ou o Sport Bieira jogou no Dragão como o Tondela? Concordo, o Ederson na primeira parte a queimar tempo... Provavelmente tal nem envergonha o outrora Grande Benfica!

      Carrrrrrrrrrrega Sport Lisboa e Bieira e Alverca!!!

      Ferreira Nunes (Coimbra)

      Eliminar
    4. alerta vermelho5/1/17 21:33

      Anónimo das 19.09, estás a ameaçar o árbitro de morte caso o BENFICA ganhe! Já reparaste que até podes ser preso por isso? É assim que querem travar o BENFICA, a ameaçar os árbitros de morte! Imagina agora que alguém matava o árbitro,provavelmente, eras logo investigado! Tem juízo, e aguenta o inchaço do melão!

      Eliminar
    5. Anónimo5/1/17 23:09

      Carrrreguem, Apito da Costa e Bruxoempatafada.

      Eliminar
  5. Anónimo5/1/17 17:20

    Atentem à notícia publicada agora no rascord online:

    http://www.record.xl.pt/futebol/arbitragem/detalhe/super-dragoes-invadem-centro-de-treinos-dos-arbitros.html

    A saga continua...não têm vergonha!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/1/17 17:34

    Numa altura em que 'até os burros se queixam dos árbitros...' é sempre bom lembrar o (longo) passado de conquistas azuis e brancas, a esmagadora maioria devido a favorecimentos arbitrais nos dois sentidos. Está documentado e não há maneira de fugir a uma realidade incontroversa.
    É também indiscutível que tem havido erros (como aliás sempre!) que têm propiciado barulho porque os calimeros e os seus aliados objectivos a Norte têm ficado pelo caminho. A 'culpa' era toda de Vítor Pereira; E agora de quem é?
    Que tal se jogassem mais um bocadinho e ultrapassassem em campo essas alegadas adversidades que sempre surgirão?
    Esta estratégia não cola porque o condicionamento dos árbitros está a ficar cada vez mais difícil...
    António Guerra

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/1/17 17:34

    E entretanto enquanto vais divagando, o Nuno Almeida foi nomeado para o Vitória vs benfica...
    Mas serão necessários mais indícios de corrupção?

    ResponderEliminar
  8. Isto deve ser apenas para provocar. Mas vives em que planeta?!? O teu venfique está sistematicamente a ser beneficiado. Passa bem e Shadows, regressa ao planeta terra e verás o lobby instalado pelo teu clube em todas as camadas do futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Leitão5/1/17 19:53

      Ó palhaço, foi beneficiado onde?

      Frente ao Setúbal? Em Chaves? Frente ao Paços? Frente ao Marítimo?

      Tu vives no planeta do cuspo e calotes, lda. Sai de lá, antes que te esfumassem.

      És Homem ou um reles? Diz lá então: o colhates fez ou não penaltie sobre o gajo do Setúbal ainda com 1 a 0 a favor dos chocos?

      Eliminar
    2. Anónimo5/1/17 20:46

      Sim, sim, ainda agora ficou por marcar um penalti a favor do Benfica frente ao Vizela. Diferença? Marcou quatro golos em vez de falhar de baliza aberta.

      No mesmo campeonato em que o FCP queria 1 penalti a seu favor em cada jogo (já estão pelo menos 17 que eles dizem que não foram assinalados) o Benfica ainda só viu marcarel-lhe treês (dois no campeonato e 1 na taça=

      Eliminar
    3. alerta vermelho5/1/17 21:41

      As direcções dos dragartos como já não sabem o que dizer aos adeptos, dizem que são roubados para não reconhecerem a própria incompetência. O trinca bolotas então como vai a sufrágio para que os adeptos o deixem lá continuar, grunhirá até que a voz lhe doa. Tem uma mão cheia de nada para apresentar, vai daí só lhe resta dizer que teria ganho tudo, mas que não o deixaram!LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!

      Eliminar
  9. Nem precisas ir tão atras: ontem há um pênalti claro feito pelo coares; na 3a independentemente da boa ou má decisão em expulsar o Danilo os porcos não jogaram nada e tinham q meter dois golos para passar, só por milagre o fariam; no jogo do benfica mais um pênalti claríssimo não assinalado mas nós não dizemos nada pq vamos pra cima do adversário. Choram duma maneira inacreditável fds

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/1/17 18:33

    Pois eu não acho graça quando alguem ameaça a vida de terceiros para tirar partido disso.
    Bruno de carvalho já deu ordens:
    precisamos de nos unir! Mas alguem próximo terá equacionado culpar os jogadores e começar por fazer lista de shindler, foi o caminho tomado, vsmos ver quem saí.
    No porto o NES já sabe do seu dedtino e jesus está em cima da mesa desde ontem, quem entende de futebol lá em cima não culpa só arbitos, vamos ver...

    ResponderEliminar
  11. "E para que fique bem claro, repito a minha posição sobre a arbitragem: prefiro ver o Benfica perder um jogo, uma Taça ou um Campeonato que alguma vez ver o meu clube ganhar por favores de arbitragem! Espero nunca ver isso durante a minha vida."

    Nem o Ricardo Araújo Pereira tem tanto sentido de humor. Parabéns pela piada.

    ResponderEliminar
  12. Jorge Leitão5/1/17 19:24

    Os spittinguistas são uma raça miserável.

    A perderem 1 a 0, os bastardos veem um penaltie ser-lhes perdoado por agarrão inequívoco do colhates a um jogador o Vitória que daria, a ser concretizado, o 2 a 0.

    O Benfica, um dia antes, vê um penaltie ser transformado em livre fora da área.

    BASTARDOS E HIPÓCRITAS, GENTE DISSIMULADA E CÍNICA!

    PS - Parece que mandaram regressar dois jogadores que tinham emprestados ao Vitória. É isto a trampa dos DIFERENTES!

    ResponderEliminar
  13. Penso que esta situação é perfeitamente normal no futebol português. Quem não controla a arbitragem (Porto, Sporting), tenta ganhar esse controlo de quem o tem, ou seja, do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas os dirigentes da arbitragem não foram lá postos pelo porto e sporting? Vocês não vêem o ridículo de querer à força toda que o Benfica manda nesta merda toda? Não tiraram de lá o Vítor Pereira para melhorar a arbitragem? Agora engulam!

      Eliminar
    2. Até ontem estávamos a engolir! Mas já chega!

      Eliminar
    3. alerta vermelho5/1/17 21:45

      Não me digam, que além dos já muitos defeitos, têm mais esse, o de também engolirem! Grande confissão! Então também engolem!

      Eliminar
    4. Anónimo6/1/17 11:48

      Paulo Azevedo, Então mas o V. presidente não cuspia fumo? Agora dizem que têm engolido?

      Eliminar
  14. Anónimo5/1/17 19:29

    Felizmente no estrangeiro já começaram a ver como está a arbitragem em Portugal ao verem a comédia do arbitro Godinho que já correu mundo ao expulsar o Danilo. Ainda é pior a emenda que o soneto com o Godinho a dizer que expulsou o Danilo por palavras ofensivas ao seu belo trabalho. Mas para azar dele as imagens mostram-no a sacar do cartão no momento em que choca com o Danilo e além disso os especialistas em leitura labial não viram nas palavras que falou ao arbitro nenhum insulto ao Danilo. Logo foi um jogo arranjado para matar dois coelhos de uma cajadada só. arrumar o Porto da taça da Liga e enfraquecer a equipa para o próximo jogo do Paços. Siga para bingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Leitão5/1/17 19:51

      Qual é a parte que não percebeste?

      Tiveste dois empates em casa.

      Precisavas de ganhar o terceiro e perdeste-o.

      Qual foi a parte que escapou ao teu meio neurónio?

      Eliminar
    2. OU burro o Danilo estava a 10 metros do arbitro, o arbitro dá dois passo para tras e choca com o danilo, deve ter batido o recorde de passada larga a andar para tras, não foi calhau? O arbitro chocou com ele pq o danilo correu na direção dele a insulta-lo ou calhau.

      Proximo jogo do Paços? lol isso seria ainda uma vergonha maior do que do cotovelani se do Danilo leva-se só um jogo por tentativa de agressão ou o calhau não viu o que ele fez a seguir?

      Eliminar
    3. Anónimo5/1/17 20:49

      "Foda-se", disse Danilo bem visivelmente. Tens mesmo a certeza de que não és ceguinho ou estrangeiro para não teres percebido?

      Pode ter dito "Foda-se" por ter sido pisado, mas que disse disse.

      Eliminar
  15. Ou seja, não tens argumentos que desmontem a realidade de que neste momento Sporting e Porto não só não têm poder nenhum, como são prejudicados semana sim semana sim.

    Curioso é que quando , LOOOOL ao quadrado, o Benfica é prejudicado, fazes logo um post hipócrita a dizer que o sistema está de volta. Ou o teu presidente ameaça árbitros e dirigentes da arbitragem em directo.

    Olhando para a vossa história.... tens moral para pintar carros.

    saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Masterpiece5/1/17 20:33

      Oh palhaço, em 2002 foste campeão e beneficiaste de 17 grandes-penalidades...

      Achas que tens alguma ponta de moral para falar em benefícios?

      Vai levar onde levam as galinhas pretas!

      Eliminar
    2. Anónimo5/1/17 20:49

      Ó calhau, o benfica foi prejudicado no dia anterior que não marcaram um penalti a seu favor.

      Eliminar
  16. Anónimo5/1/17 19:57

    PARECE QUE SOARES DIAS FOI AMEAÇADO
    RELATIVAMENTE AO PAÇOS X PORTO
    DA PRÓXIMA JORNADA

    o slb roubado durante 30 anos
    nunca fez isto que estes super morcões estão fazendo
    (se for verdade)

    está visto que querem ganhar por decreto
    como antigamente

    Mas tudo isto é culpa destes dirigentes
    como ontem se viu
    que transformaram beneficios em prejuizos

    coates fez penalti e não foi marcado
    e o penalti marcado resultou de 3 faltas
    consecutivas (toque no pé, empurrão e derrube lateral)

    sporting beneficiado
    e o que se viu foram capas de jornais vergonhosas

    tudo porque treinadores carissimos
    e presidentes que querem continuar no tacho
    fazem e provocam estes degradantes espectáculos

    ResponderEliminar
  17. "Não admira, pois existe um exército de jornalistas e ex-árbitros a tentar branquear a pouca vergonha que se está a passar. Amanhã voltarei a este assunto."

    O Avençado do artistadodia, diz que estão a branquear a pouca vergonha. Um pessoa inteligente tem que ser rir, duas vezes, uma porque a pouca vergonha foi o arbitro não marcar um penalti claro do Coates e marcar outro claro do Douglas, e o branqueamento esse existe de facto, teve que ser o Edinho a falar no penalti por marcar, comunicação social zero.

    A figura que estes anormais fazem por um par de bilhetes e um hamburguer. Os minions do Saraiva já receberam as ordens, vasculhar o passado do arbitro, o que importa se o erro que houve foi contra o Setubal.

    É este gentalha que se advoga os defensores da verdade desportiva, um clube que nos ultimos 40 anos ganhou dois campeonatos pq o Roquete beijou a maozinha do Pinto.

    ResponderEliminar
  18. Pois, o Benfica também foi prejudicado nos últimos três jogos, mas ganhou-os - essa é a diferença...

    A produtora de humor do Lumiar sempre igual a si própria: até quando são beneficiados, como ontem, vitimização e choradeira nunca faltam!

    Mas mesmo que tivessem sido prejudicados, tudo o que eu acho sobre este assunto foi escrito hoje pelo Gordo que vai à baliza:

    "Ai ai os árbitros


    "tem sido demais"


    "isto assim não dá"


    "devia era morrer alguém"


    "corruptos!"


    A isto juntam-se cabeçadas após expulsões, peitaças de treinadores, empurrões de jogadores no final do jogo, tudo!


    Eu não sei se os adeptos do Porto e do Sporting têm visto os jogos do Benfica. É que temos tido lances atrás de lances em que somos prejudicados. Desde placagens, agressões, amarelos em faltas inexistentes, etc.


    Um pouco como vocês... mas com uma diferença: marcamos quase invariavelmente mais golos que o adversário.


    Os 3 grandes não podem, em momento algum, justificar resultados negativos com equipas mais pequenas através do árbitro. Uma coisa é mencionarem os casos, revoltarem-se com o lance, etc... mas no final, têm de ter noção que a culpa é deles, que a culpa é do treinador, dos jogadores, do plantel, etc.


    Não estou a dizer que as arbitragens não condicionam, claro que condicionam! Mas não podem ser consideradas decisivas quando o jogo é com o Moreirense ou o Setúbal.


    Se fosse um clássico? Ok, o equilíbrio é tanto que um lance mal ajuizado pode e deve de facto ser decisivo no resultado final. Agora nestes jogos? Tenham juízo... revoltem-se com os falhanços do Depoitre e do André, revoltem-se com as escolhas do treinador que parte a equipa aos 70minutos, revoltem-se com as escolhas do 11 inicial, agora, o árbitro? Que seria...


    Ainda me lembro de ser assaltado em Coimbra e dizer isso mesmo: foi escandaloso, mas o Benfica tem de ganhar aqueles jogos mesmo com essas condicionantes! A diferença de investimento e qualidade é tal, que não faz sentido acharmos que a culpa é alheia.


    Sabem porque é que ninguém fala do penalty por assinalar a nosso favor com o Vizela? Porque marcámos 4... tal como ninguém fala da placagem ao Guedes com o Rio Ave porque marcámos 2 golos e eles 0... e isto só falando nos jogos mais recentes.





    #exigência"

    ResponderEliminar
  19. sabes o que é mais triste? para mim, que olho muito mais para dentro do meu clube do que para o que se passa fora... é que o 'traste do Manuel Damásio' ainda é elogiado, aqui e ali, pelo Vieira como um grande Presidente que passou pelo nosso clube...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking