O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


Qual destes treinadores mantém o lugar até final da temporada?

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Avatar

Punição exemplar para os Andrés Silvas do futebol português

 ●  + 28 comentários  ● 
Falo aqui de André Silva, mas atenção que há muito mais jogadores com esta tendência. Falo dele por ser um jovem a começar a sua carreira, por ser um extraordinário jogador, e por ser o caso mais óbvio dos praticantes desta arte que vejo neste momento no futebol português.

Contra o Braga viu um amarelo por simular um penalty descarado no início do jogo. E conseguiu mais à frente sacar um outro penalty decisivo na vitória do Porto que, para mim, não é.

Sim, já sei, há um toque no braço do André... Mas desde quando um toque dá forçosamente direito a penalty? Pode dar e aceita-se? Claro que sim, vale sempre o critério do árbitro mas...

No meu critério (e o trabalho do árbitro é na maioria das vezes uma questão de critério pois as leis do jogo promovem uma imensa subjetividade) daria mais facilmente um penalty num lance em que havendo o toque, o jogador não se atira para o chão, tenta rematar e, por o fazer desequilibrado, falha o golo (ex. o tipo de lance entre Wilson Eduardo e Coates, fora da área)... E aí sim, daria o penalty... Do que dar um penalty numa jogada em que o avançado desiste da jogada e está simplesmente programado para assim que sente um toque se atirar para o chão, socorrendo-se depois na moda dos penaltys de televisão que, descortinando-se um toque na área se legitima imediatamente a marcação do penalty.

Na semana seguinte André Silva voltou a fazer das suas e aos 4 minutos de jogo contra o Feirense sacou um penalty e uma expulsão, numa jogada em que não se vê nenhum agarrão, no máximo um toque leve no braço, insuficiente para deitar um jogador ao chão daquela maneira.

Já ontem com o Chaves, nova tentativa do André em sacar um outro penalty, num toque leve na grande área (caramba, mas desde quando são proibidos os toques na grande área? Querem transformar futebol em ballet?), felizmente este não sancionado pelo árbitro. E também já antes com o Benfica o Artista tinha tentado!

Tudo isto em 3 semanas!

Amanhã, claro, vai haver um penalty descarado sobre o André que não será marcado, e lá virão os Pintos da Costa e os Serrões gritar como é possível?!

Meus caros, os árbitros também vêm TV, também analisam jogos, também se preparam e também conhecem o perfil dos jogadores! E com este, forçosamente, já tem de estar de pé atrás!

Este André Silva é um simulador nato! E é bom que mude o seu comportamento porque é jovem e ainda vai a tempo! Amanhã vai ser vendido para um grande clube europeu, chega a Inglaterra por exemplo e começa a exibir estes números de circo, e garanto que vai ser ridicularizado!

Há muito que defendo que para melhorar o futebol, não era preciso vídeo-árbitro coisa nenhuma. O vídeo-árbitro só vai complicar as coisas e tornar o jogo da bola num grande aborrecimento...

Ainda esta semana aconteceram três ou quatro lances em que o vídeo árbitro nunca será decisivo nem fonte de verdade nenhuma, e vai sempre depender do critério de análise da pessoa que esteja a ver os lances da TV, nomeadamente, o possível penalty sobre Maxi Pereira no jogo do Porto ontem ou os lance das bolas na mão no Estoril.

O vídeo-árbitro, em 80% dos casos, só será decisivo e esclarecedor e promotor de consensos em lances 100% objetivos, como são os lances de fora de jogo ou lances de bola para cá ou para lá da linha. Quantos aos outros, o debate e o ponto de vista estará sempre presente.

O que é essencial é criar-se um comité de caça aos simuladores, e haver punições exemplares para jogadores que sejam apanhados durante o jogo a tentar enganar os árbitros à descarada!

No dia em que o propósito de grande parte dos jogadores deixar de ser enganar o árbitro, também este terá uma missão bem mais facilitada, e é garantido que em cada jogo passarão a haver muito menos casos.


Isto vale para o André Silva e para todos os outros.

28 comentários via blogger

  1. Foi também o que eu vi. O gajo é um simulador profissional e tentou fazer o mesmo quando jogou connosco, mas o árbitro não foi nas fitas. Estava um observador da UEFA a ver o jogo e a observar o árbitro.
    O Porto ao contrário do que tentam passar, tem sido beneficiado escandalosamente com simulações grosseiras que até têm dado expulsões aos adversários.

    ResponderEliminar
  2. Comentário duplicado, mas cai que nem um luva aqui.

    ""Viram o lance do Jota? Mandar-se para o chao quando o jogador mais perto dele estava a 1 metro? Lembrou-se da ordens que tem.

    O Jorge Sousa disse ao Manuel Fernandes, que havia jogadores que metiam-lhe nojo, sempre a mandarem-se para o chao, acho que toda a gente compreende, ninguem gosta de palhaços a dificultar o nosso trabalho, acho que toda a gente percebe que perante a postura do Porto, em caso de DUVIDA é mais que NORMAL os arbitros decidirem contra os palhaços.

    Resumindo para o Porto é mais importante tentar manchar, denegrir sujar um campeoanto ganho pelo Benfica, do que tentar fazer tudo para o ganhar... fica mais um vez mostrado o NOJO que é o clube do Pinto da Costa.

    Ressalvar um arbitro que não fica enojado com os jogadores do Porto a mandarem-se para o chao aos gritos, o do Feirense e o do Rio Ave, dois palhaços, dois mergulhos, dois penaltis duas expulsões... o mesmo arbitro que este ano não viu um penalti sobre o Rafa, e que o ano passado não viu outro sobre o Renato na penultima jornada.

    Sucessor do Proença? Vai lançado.""


    Ou redmoon, não é o Andre Silva, são todos sem exceção, e não é preciso ser dentro da area, eles mandam-se para o chao ao gritos em todo o lado.

    ResponderEliminar
  3. Se às vezes discordo contigo, aqui estamos plenamente de acordo: o vídeo árbitro vai ser importante para lances como o fora de jogo, em que em caso de dúvida o fiscal de linha deve deixar jogar e depois logo se decide com recurso ao vídeo árbitro se o lance é válido ou não. Para determinar se um lance é ou não penalti, é muito difícil. Há sempre a intensidade e a avaliação subjectiva de um contacto mais ou menos ilegal, de uma mão que é mão na bola ou bola na mão...

    Adicionalmente, sim, o André Silva é um "diver" e como ele há mais uns quantos, incluindo no nosso clube (é importante não fechar os olhos a isto também!). Este tipo de acções devia ser desencorajado com multas e suspensões, já o digo há muito tempo.

    Para finalizar, acho esta história dos dirigentes portistas com os penalties absolutamente ridícula e acho que isto também devia ser analisado e punido. Porque é que há dois presidentes que podem dizer o que querem das arbitragens e se LFV fala é logo castigado? Há claramente dois pesos e duas medidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a razão, existem claramente dos pesos e duas medidas ao nível da arbitragem: um peso é uma medida para o SLB (colinho) e um outro peso e medida para as restantes equipas!!!

      Eliminar
    2. Oh palhaço,se o arbitro nao fosse o filho do Martins dos Santos, tinha sido assinalado penalty a favor do Chaves a 10 mnts do fim !

      Com um outro arbitro, o Marcano tinha ido tomar banho mais cedo !

      Agora vai lá acabar de tomar o biberão...ainda estás muito tenrinho !

      Eliminar
    3. Oh faccioso, vai comprar uns óculos!!!

      Eliminar
  4. Exactamente. E cai sempre da mesma maneira. Simulou pelo menos 3 penalties só neste jogo, e o Jota foi outro com um mergulho exemplar.

    Existe também no futebol português esta mania de sacar faltas. (imagino que também haja nos outros países mas conheço melhor o futebol português) E que é encorajado desde os escalões jovens. Mas a verdade é que acontece com todos os clubes.

    Os jogadores quando estão apertados, e ao mínimo contacto, mandam-se para o chão, e o árbitro marca a falta. No Benfica até tínhamos o caso do enzo, que era um jogador tremendo mas estava sempre a sacar faltas deste género.

    Parece que as simulações deixaram de ser punidas. Só há um amarelo em cada 30 simulações.

    JS

    ResponderEliminar
  5. RedMoon, já contra o Benfica foi mais do mesmo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Ultimamente não concordo com os artigos deste escriba...Neste confere...o André Silva é vergonhoso...constatemente a tentar sacar o penalti...Pena que não se veja nimguém na praça pública a referir isto...fica muito mal a um jovem jogador demonstrar estes comportamentos...recordo que o Guedes mostrou similar tendência quando começou a jogar regularmente...mas penso que deve ter sido corrigido e agora tem um comportamento normal...mas tendo em conta a comunicação e constante choro e lamento do FCP não me parece que o André esteja a ser corrigido.

    ResponderEliminar
  7. Penalti decisivo contra o Braga???
    Estás confundido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim penalti decisivo que deixou o Braga, que até estava a fazer uma boa exibição, a jogar mais de 1 hora com menos um jogador.

      Tony Montana

      Eliminar
  8. Ainda no jogo do zbordem com o Braga, o Wilson foi puxado grosseiramente pelo braço, era um livre perigoso em cima da linha da g.area, e o Sousa fingiu que nao viu...

    ResponderEliminar
  9. anónimo mas pouco20 dezembro, 2016 15:03


    De atitopoteu a 20.12.2016 às 11:25


    é contra a equipa regional do assumido pontífice mafioso da 'CosaNuorte' e a poucos minutos do fim, que existe um penálti do tamanho da Torre dos Clérigos, numa carga brutal pelas costas, dum dos cepos, salvo erro o brazuca, que jogam a central.

    o Maxi Pereira que deixou de ser o caceteiro-mor para ser hoje uma verdadeira Maria Magdalena ou a Madre Teresa do Cerco, e deveria ter visto o cartão amarelo por tão má simulação. não viu, por certo, o 'teatro' do puto André contra o Braga e o Marítimo, e, o....e, o ... como tem sido recorrente !...

    o golo que este conseguiu foi muito bem anulado, (se passasse em claro, era aceitável, tal a rapidez do lance!!!)tronco e cabeça com que jogou , adiantados em relação à linha da bola - Lei XII - num fora de jogo tirado a nível de 'olho de falcão'.

    a não ser assinalado, talvez só nos fizesse lembrar da maneira como o 'nunca beneficiado' Sporting - (sim, com maiúscula, embora inglês não deixa de ser um nome) - venceu o Moreirense, - num "off-side" visível da Lua - o que lhes permitiu continuar a dar luta - quando ficariam a 4 pontos do 1º lugar - até ao final da 'procissão'. e do Arouca - Benfica logo à 2ª jornada e do Arouca - Sporting ainda no 1º terço do campeonato à 10ª Jornada nem vale a pena falar !... Era (e f0i !...graças aos Deuses) o tempo da bazófia rouca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora toma os comprimidos e desampara a loja!

      Eliminar
  10. Um dos grandes avançados dos próximos 10 anos. E é português. Que continue no seu caminho que bem precisamos. Os árbitros estão lá para marcar as simulações. Quando for expulso, aprenderá de certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema reside exatamente no "quando for"...��

      Eliminar
    2. Catedrático, o te problema é o mesmo. "Quando tiveres um neurónio".

      Eliminar
    3. A conversa já chegou à sanita ?

      Reduz-te à tua insignificancia e desampara a loja...totó!

      Eliminar
    4. Não acho o André Silva assim tão bom como o pintam. Se não fossem as simulações tinha 3 ou 4 golos a menos.
      É como o Gelson, muito hype, pouco sumo.

      Eliminar
  11. Concordo contigo, o penaltie Contra o Braga foi tão decisivo que o André até falhou...
    Ganhem vergonha, até aqui tudo contra o Sporting, com o Sporting a 8 pontos o alvo é outro....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Braga nem jogou 60 minutos com menos um jogador por causa desse lance

      Eliminar
  12. O treinador e árbitros é que deveriam ter a obrigação de corrigir isso.
    Mas o treinador possivelmente dá essa indicação ao miudo, e o árbitro tem a indicação para ir na cantiga e nem sequer mostra amarelo.

    OFF TOPIC: Casillas e Felipe andaram aos empurrões e quase testa com testa... Nuno no final do jogo parecia ter ganho a Champions (imagino o que vai naquela cabeça: "se hoje perco, amanhã esta aqui o jj, que para aqueles lado a coisa não está famosa...); Brahimi tentou agredir um adversário (quase) dando um calduço, Marcano tem uma entrada à Bruno Alves.
    O Chaves na 2ª parte quebrou e o fcp parecia ter vindo mais amarelinho(a). Correu muito na 2ª parte aquela gente...
    Para finalizar: "Só os burros e estúpidos falam de arbitragem"- bimbo da bosta no seu melhor- 15 penalties!!!!!

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
  13. as abusivas quedas dos jogadores do fcp
    e em especial deste silva

    fazem parte do pacote
    no qual está metido o choradinho
    dos 15 penaltis

    o homem dos quinhentinhos
    dos envelopes vazios
    daquela casa iluminada
    o engenheiro-chefe
    o chefe da caixa
    grita fala berra acerca dos 15 penaltis
    para pressionar e criar o clima que leve os apitadores
    a ficarem a modos que entalados
    e
    ao mesmo tempo
    os jogadores portistas são
    instruidos a cair para
    que os condicionados apitadores
    soprem os penaltis respectivos

    primeiro semeiam o ""clima""
    e depois vão para o campo "colher" o fruto do clima

    OS PENALTIS

    JÁ TODA A GENTE PERCEBEU A SALOIA ESTRATÉGIA

    ResponderEliminar
  14. Quando convém desviar as atenções daquele penalty paixão marcado ao Estoril, fala-se mal dum jogador do porto. Meus senhores nos anos 50,60 e 70 era assim o futebol, mouros vermelhos controlavam tudo, por isso o porto teve 19 anos sem ganhar o campeonato. Não existem coincidências para tanta arbitragem a prejudicar o porto. É preciso voltarmos ao tempo do guarda Abel para estes gajos nos respeitarem em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "É preciso voltarmos ao tempo do guarda Abel para estes gajos nos respeitarem em casa"

      Frase lapidar de adeptos do Apito Dourado...

      Eliminar
  15. Tristes. Levados ao colinho e ainda inventam estas tretas. Dois clássicos, quatro penaltis por marcar contra o benfica e ladram.

    ResponderEliminar
  16. É tipo o Jonas!!! ahahahah.... Fácil..

    ResponderEliminar
  17. Francisco Angelino21 dezembro, 2016 16:37

    Redmoon,

    Adorei este teu post. Tinha passado as últimas duas semanas a dizer o mesmo aos meus amigos. Os miúdos de hoje em dia estão ainda piores no que toca a mergulhar para a piscina. Odeio que o nosso Guedes o faça com recorrência, mas o André Silva é ridículo.
    Com os seus mergulhos ao sabor do vento, já conseguiu dois vermelhos. Imaginem se fosse o André Silva em vez do Wilson Eduardo no Domingo, com uma mãozinha do Rúben e outra do Coates...eram logo dois vermelhos? :P
    Chega deste ridículo. O vídeo árbitro deve castigar simulações da mesma forma que castigará (espero eu) agressões.
    Ganhar é bom, mas à trafulha como queriam os lagartos...acho que qualquer benfiquista se envergonharia (como nos envergonha a todos Pedros Guerras na tv).

    Abraços e força para hoje!
    Francisco Angelino

    ResponderEliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.
Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.

artigos recentes