O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 3 de dezembro de 2016

Notas soltas sobre o jogo de ontem

. 28 comentários
1. O pior período da equipa foram os últimos 20 minutos, quando Rui Vitória mexeu e colocou a carne toda no assador. Prova-se a tese de que nem sempre os jogos se ganham colocando mais homens na frente, principalmente quando isso resulta num desenho tático baseado na anarquia e no desespero.

2. Mitroglou pode ter uma ou outra noite má ou um período mais ou menos longo de seca de golos mas, todos compreendem o seu papel na equipa e como a sua presença é importante para que a equipa possa jogar como gosta e sabe. Já Jimenez, ao fim de 18 meses, é um jogador desintegrado, sem papel no coletivo (e não estou a dizer que é só culpa dele), que precisa de basear o seu jogo na correria louca a todas as bolas para que a sua presença em campo seja sentida e possa provar a sua utilidade. No jogo da Turquia, a sua entrada em campo foi o convite que faltava para que o adversário avançasse no campo dez metros e nos desferisse o golpe final (o homem não segura uma bola lá à frente para que a equipa possa respirar). Até ao momento, muito pouco para tanto milhão.

3. Gonçalo Guedes é um jovem promissor, de talento indiscutível, que está a fazer o seu caminho, que neste momento tem de ser forçosamente marcado por alguma irregularidade. Mas é também um daqueles jogadores a quem bastam 20 minutos na partida para perceber logo se vai ter uma boa ou má noite. Ontem foi um daqueles jogos em que se percebeu logo que ia passar ao lado do jogo.

4. Luisão, teve uma má semana e, já se percebeu, vai ser um alvo fácil sempre que o Benfica sofra golos e os seus erros serão sempre analisados com uma lupa bem maior do que os erros do parceiro ao lado, independentemente da justiça ou injustiça no tom de algumas criticas. Quando se entra num estado destes, é certo e sabido que se está a prazo e perto do fim e que a paciência já não é muita, e que mais semana menos semana vai ter de dar lugar a outro. O problema é que os outros são Lizandro que não me convence e Jardel que está lesionado. Com Lindelof provavelmente de saída, não me parece que seja ainda desta que LFV vai cumprir a promessa de que os reforços futuros estão todos no Seixal!

5. André Almeida é jogador à Benfica e um daqueles que devia estar entre nós para sempre. Cumpre, é esforçado e não compromete. Mas também não faz a diferença. Ontem fez falta um lateral esquerdo com mais rotação que permitisse também a Cervi não ter de ir sempre no um para um e pudesse procurar outros espaços.

6. Numa equipa com excesso de extremos, já todos perceberam onde está o excedentário: Carrilho! Não está em causa aquilo que todos sabemos que é capaz de fazer. O que está em causa é que não parece ter o espírito certo para jogar neste Benfica neste momento. E quando não se tem o espírito certo numa equipa cujo espírito é a melhor força que tem, o caminho só pode ser o dar lugar a outros, que também podem ter noites más como Carrilho, mas que ainda assim deixam sempre a pele em campo e parecem lá estar sempre de corpo e alma!

7. O meio-campo defensivo da equipa continua a ser Fejsa e mais três ou quatro jogadores levezinhos e de tração à frente a quem se pede algum espírito de sacrifício na hora da perda de bola. É curto, especialmente quando Célis e Samaris são jogadores banais, e quando Danilo chegou como aparente solução e depois nem sequer foi inscrito na Liga dos Campeões. Contra equipas que sabem trocar a bola, a incapacidade de encurtar o espaço desta equipa, de segurar a bola e sair a jogar sem ser em correrias loucas, é gritante!

8. Pizzi, aqui o fui criticando algumas vezes, frisando sempre que não está em causa a sua qualidade (que reconheço), está sim a relação qualidade - preço. É justo dizer que Pizzi é hoje o patrão desta equipa e que esta depende muito da sua inspiração e capacidade de sacrifício. E este parágrafo serve pois para reconhecer a qualidade e o contributo do Pizzi neste Benfica Tri-Campeão de Rui Vitória, mas se calhar para reconhecer também, e um pouco em continuidade com o ponto anterior, que talvez este meio-campo do Benfica precise de um outro (mais um) patrão.

9. Dê-se as voltas que se der ao texto, a verdade é que em jogos grandes, o saldo de Rui Vitória tem sido até ao momento muito fraco. É imperativo derrotar o Sporting para que esta ideia seja colocada imediatamente de lado, e agora mais ainda quando uma nova derrota significará a perda da liderança do campeonato.

10. Se há semanas que podem marcar a sorte das equipas e dos treinadores, esta é seguramente uma dessas semanas.





  
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Ate ponho as mãos na cabeça quando vejo o Guedes com a cabeça enfiada no chão e a cruzar...levanta a cabeça!!! Como é possível...

    O Lindelof não está a jogar no posição dele. Ele joga onde está o Luisao. Muita gente não percebeu ainda.

    Rui Vitoria tem vacas sagradas. Danilo tem de jogar mais. Zivkovic também

    Se não ganharmos ao Sporting.......marco silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Sporting e Porto ganham hoje? Vamos a ver.

      Eliminar
    2. Masterpiece3/12/16 12:04

      Está tudo mal, temos que começar a preparar a proxima epoca.O GG é para sair já em Janeiro,o Lindelof idem,alguém que diga ao RV que os centrais estão trocados...e as depressões tem cura !

      As depressões tem cura !

      Eliminar
    3. Uma boa pergunta, porque não dar minutos ao Danilo? Porque não arriscar no Zivkovic e não no Carrillo e no Rafa?

      Como alguém disse no post anterior do Shadows a equipa está a cair desde a segunda parte na Turquia, há que inverter esta tendência e esta semana é boa para isso, mas também pode ser uma semana de queda da equipa, não definitiva mas preocupante.

      Mas... vamos acreditar e apoiar, força Benfica!

      Eliminar
    4. Se não ganharmos ao Sporting... Muda de clube. O Benfica sabe o que é gratidão

      Eliminar
  2. Redmon concordo em algumas coisas e outras nao.. carrillo tem qualidade e tu propio o admites,mas um jogador q joga 10m de vez em quando nao pode ter espirito nem sequer ritmo e regularidade para mostrar o seu tslento.. devias nesse texto q fizeste, falar de salvio.. sim o salvio que nao e o mesmk dos outros tempos,que em 15 jogos fez dois bons.. o salvio que em 95% dols lances decide mal e entrega a bola ao adversario, e esta a dar cabo do nelson semedo pois nao defende nem ataca.. o carrillo ou o zivkovic que nem convocado è e è o nosso melhor extremo direito com metade das oportunidades dele ja tinham feito muito mais.. mitroglou sem jonas è zero.. jimenez mostrou pouco porque tem poucas oportunidades.. no fim da ultima epoca jogou com muito mais regularidade e fez uns jogos muito bons.. quando for aposta com regularidade o que ja devia tar a ser feito sera o melhor ponta de lança do campeonato.. Rui Vitoria as opcoes q tem podia e devia pelo menos fazer mais rotatividade nas alas pois pq se nao cervi breve ta roto e do salvio ja falei tudo o q tinha a falar.. espero duas vitorias com o napoles e com o sporting.. mas se ele continuar a utilizar a mesma ewuipa as opcoes q tem vamos chegar ao jogo de domingo e a equipa toda escachada!

    ResponderEliminar
  3. Estás em contradição com o teu post anterior. Há dois LuaVernelha?

    Zé Pincel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há contradição nenhuma.

      Nem tudo está bem quando se ganha nem tudo está mal quando se perde.

      O otimismo e a confiança são os mesmos.

      Há muito de positivo para elogiar, mas também aspetos a corrigir.

      Sem dramas, claro está.

      Eliminar
  4. benfiquista de gaia3/12/16 10:34

    DEPOIS de ver na segunda feira e terça praticamente todos os jornais (incluindo os nao desportivos)com a fotografia do pizi nas primeiras paginas temi o pior...ai esta...NOTA..o caso JARDEL tem que ser investigado...o pizi se estiver 10 anos no SLB nao se lisiona uma vez....MUITO ESTRANHO...

    ResponderEliminar
  5. Rui Vitoria, tem conseguido fazer aquilo que muitos seriam incapazes, construir, ou melhor remendar, uma equipa massacrada pelas lesões...
    Jonas e Jardel 2 esteios da equipa tri-campeã continuam lesionados, lateral esquerdo temos os 2 no estaleiro...
    Rafa vem de lesão e parece estar à procura da sua melhor forma, Carrillo parece desmotivado talvez um puxão de orelhas lhe fizesse bem...
    Cervi é craque mas com os constantes remendos à esquerda ve-se obrigado a defender muito, perdendo o seu virtuosismo na frente...
    Salvio e Pizzi são esforçados, mas só o esforço não chega é preciso mais discernimento quanto a equipa está na mó de baixo, não podem pensar que sozinhos resolverão tudo!!
    E mais uma vez se comprova que Fejsa sozinho a defender é pouco, muito pouco mesmo!
    Gonçalo Guedes parece ter nas costas toda a responsabilidade de um SLB formador, não lhe deve ser atribuida a responsabilidade de jogador saído da formação que vai sair por 40M, deve ser mais protegido, afinal ainda esta semana festejou o seu vigesimo aniversário, não se deve prejudicar! Temos Rafa e Carrillo com mais experiência e que custaram largos milhões, a eles sim deve ser atribuida a responsabilidade num campo dificil, eles é quetêm de mostrar o valor que custaram (não estou com isto a dizer que são maus jogadores ou profissionais).
    Pareceu que treinador e jogadores foram na cantiga dos 6-0 contra esta mesma equipa, talvez pensassem que eram favas contadas!
    Nos 2 desaires desta época (Besiktas e Maritimo) o SLB foi mole, pôs-se a jeito, pareceu equipa sem experiência!

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
  6. Carlos Évora3/12/16 11:49

    Pois...as vacas sagradas continua a ser o Salvio, Mitro, e outros. Porque é não jogam a titular por exemplo o Rafa, Danilo e o Zivkovic...pq Sr. Rui Vitória?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rafa é rafeiro, é mais um flop que veio para o Benfica fazer figura de corpo presente.

      Despachem-no rápido porque barretes só em Salvaterra de Magos.

      Abre os olhos mula.

      Eliminar
    2. alerta vermelho3/12/16 23:16

      O Rafa é para aqueles jogos contra equipas muito fortes, quando elas têm capacidade de nos pressionar. É um jogador muito rápido, que faz com que os centrais adversários tenham medo de descer muito, e se descerem, correm um grande risco! Dito por outras palavras, o Rafa é um elástico, que estica imediatamente o jogo!

      Eliminar
  7. Nos hogos grandes é clara a necessidadr de reforço do meio campo. Mas na proxima semana o que é que ele pode fazer? Meter samaris ou celis?
    Enfim, horta jonas e grimaldo fazem mta falta.

    ResponderEliminar
  8. Como é que um treinador diz que a equipa entrou apática?
    E já não é a primeira nem segunda vez que isso acontece.
    Nada garante que não volte a acontecer no resto da semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não! E nada garante que tu não continues a dizer disparates, dia sim, dia sim, isto é, sempre!

      Eliminar
  9. André Leal3/12/16 13:14

    1- e 6- nos últimos 20 minutos quantos SEGUNDOS CONSECUTIVOS é que houve de futebol?
    Se o jogo esteve o tempo todo parado, não há milagres... Jimenez e Carrillo mal conseguiram aquecer em campo. Neste jogo específico, até podia ter entrado o Messi e o CR, ia dar ao mesmo.

    3- acho que GG até nem esteve mal na 1ª parte. Já na 2ª parte QUASE inteira esteve a gritar para o RV: "Substitui-me, caralho!".
    Mas o RV, por algum motivo que me escapa, pensou que era (outra vez) o Cervi que já sabia falar em português sem qualquer sotaque...

    ResponderEliminar
  10. Contra equipas fechadas e necessário jogadores que façam a diferença em espaços curtos. Rafa, Zivko,Cervi são claramente os mais capazes para essa tarefa.
    De qualquer forma há muito que se percebe que sem Jonas e apesar do talento e entrega, para além de potencial do Guedes, 4-3-3 e o melhor sistema para tirar partido dos atletas disponíveis. Em 4-4-1-1 está muito dependente da performance do segundo avançado.

    Ontem por exemplo toda a razão em dizer que Guedes ou saia ou passava para a esquerda. Sei que e de treinador de bancada mas Cervi ao meio como médio Centro/offensivo lado esquerdo, Pizzi a sua direita, Guedes/Rafa avançado esquerdo e Sálvio avançado direito.

    Já quanto ao Mitro discordo. Jimenez pode ser mais útil contra adversários fortes com a sua mobilidade no contra ataque que Mitro não têm.
    Também há que dizer apesar de me agradar o que dá a equipa o Grego, este sem Jonas e obrigado a fazer as despesas todas do ataque no que a golos diz respeito. O que nãos sendo este propriamente um matador por aí além cria torna o jogo mais difícil do que seria com outro Ponta de lança.

    ResponderEliminar
  11. O que é certo em que em meia duzia de semanas pode tudo ficar em causa, basta não sermos apurados para a liga dos campeões e não vai ser facil depois do apuramento estar praticamente garantido na urquia, e perdendo com o Sporting, fazendo eles a parte deles com o Setubal, perde-se 8 pontos em 3&4 jornadas, mau demais, mas repito para uns quantos que por aqui andam sempre a colocar post a falar na casa dos outros, que devem isto e aquilo, quando nós proprios devemos e muito e outros a gozar com os do outro lado da 2ª circular, e mais uns quantos que comentam aqui e outros que comentam nas redes sociais e em desprogramas antidesportivos, para esses ainda devia ser pior, para aprenderem a ser gente humilde, respeitarem os outros, e a preocuparem-se mais com a sua propria casa do que com a dos outros.

    Mas infelizmente foi nisto que transformaram o Benfica e no que o Benfica se transformou, andámos 12 anos a encher balões e porque ganhamos 3 campeonatos seguidos, julgam-se os maiores do universo, Benfica Benfica quem te viu e quem te vê

    ResponderEliminar
  12. JPBenfica3/12/16 16:31

    E prontos ...é o caos, a tragédia e por aí fora!É comprar um plantel novo e pôr o redmoon a treinador que ninguém nos pára!Tem juizo pá! Não há equipas imbativeis nem perfeitas! Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  13. "As Vitorias do BENFICA têm algo negativo , nunca sao defenitivas." não sei se foi Saramago o Camoes , pouco importa mas diz tudo vamos na frente e se estivermos mais 24 jornadas sem perder somos TETRA . Deixem as depressoes para os outros

    ResponderEliminar
  14. Pela ressalva do Pizzi, já mereces os meus parabéns. É bom quando se assume o erro. Pizzi é um craque.

    ResponderEliminar
  15. Era absolutamente expectável; no primeiro desaire, tudo seria posto em causa desde cada jogador, o treinador e toda a estrutura. Numa rápida análise pessoal ao jogo de ontem à noite, poder-se-ia citar, como exemplo, uma pessoa que joga na 'raspadinha' com 50 € e foi 'premiada' com 2 €, enquanto que outra apostando simplesmente 2 ganhou 20.000. Não é 'giro' o futebol?

    ResponderEliminar
  16. "O mitroglou pode ter uma ou outra noite má ou um período mais ou menos longo de seca de golos", eu peco desculpa se a minha análise não é correta mais o mitroglou não é avançado para o Benfica senão vê os jogos dele esta época, a um avançado pede-se que seja decisivo ele não o é nunca foi nem será, apenas apareceu o ano passado e sempre e quando o Jonas jogava, amei ver o Vieira fez o favor ao atlético de pagar tanto pelo Jimenez que ainda não provou nem metade do que custou mas este mitroglou não tem qualidade para jogar no Benfica para mim sempre que ele jogar o SLB joga sempre com um a menos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho3/12/16 23:24

      Desculpas aceites, pois não concordo com o amigo. Sugiro que repare no trabalho que ele faz, quando está mais recuado. O problema é que com a lesão do Jonas, Mitroglou é o único ponta de lança que temos. Quando é preciso jogar com dois pontas de lança, mesmo que o Jimenez entre em campo, continuamos a jogar só com um que é o Mitroglou, pois o Jimenez é um flop.

      Eliminar
  17. 3-sinceramente não percebi como é que o gonçalo acabou o jogo é que não estava a jogar nada e pior se percebe ficar em campo quando tira o cervi que foi quem fez as tres ultimas assistências que não deram em golo só por aselhice e desde que ele saiu não mais criamos perigo.

    4-jardel não esta lesionado à quase dois meses que já não faz parte do boletim medico não se percebe porque não se acelera a sua integração e o lindelof é péssimo no jogo de cabeça o que para um central é muito mau e isso não tem a ver com o lado que ele joga.

    5- o andre não é canhoto e se ele já tem limitações então na esquerda ele apenas serve de recurso, aqui é preciso aprofundar o porque de tanta lesão, ainda assim neste jogo onde ele esteve melhor foi a atacar tem o nosso primeiro lance de perigo e assistiu para a nossa melhor oportunidade, onde ele esteve pior foi onde ele é melhor a defender que deu dois buracos que resultaram no segundo golo.

    7-samaris, ao contraio de celis, não é banal é um bom suplente mas só isso agora falta aquilo que eu sempre disse que falta à equipa um oito de raiz e titular de caras.

    8-pizzi não é um oito nunca será pode resultar contra equipa que só defendam mas quando tem de defender no nosso meio campo e sair a jogar a partir daqui não serve para esta posição e não tem a ver com qualidade, ou falta dela tem a ver com características para a posição que ele não tem.

    ResponderEliminar
  18. Redmoon o Alan Ruiz custou 8 milhoes. Vistas as coisas o Pizzi até foi barato.

    ResponderEliminar
  19. Aquele tipico ponto 10. para começar a pressão. Raio de maneira de viver o benfiquismo...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking