O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Verdades e mentiras ou "Tempo dos mais novos".

. 16 comentários
Curiosidade deste decreto: FC Porto fundado em...1906!

De vez em quando vamos relembrando alguns episódios do futebol português que visam, acima de tudo, dar a conhecer aos mais novos verdades e mentiras que hoje a propaganda dos clubes quer esconder.

Por exemplo, dia 13 de Março de 1928. Escrevia em 2011 o grande Alberto Miguéns no post "FC Porto fascista porco":

"Passam hoje, 13 de Março de 2011, 83 anos sobre uma data vergonhosa – 13 de Março de 1928 - que assinala a estreia do aproveitamento institucional de um clube desportivo e da cobertura que lhe foi dada pelo aparelho político que iria desembocar no “Fascismo Português”.

O FC Porto foi elevado a Instituição de Utilidade Pública passando a usufruir de todos os benefícios daí inerentes (ver imagem do Decreto-Lei do Ministério da Instrução Pública publicado no Diário do Governo).

Recordemos que o Benfica, apenas em 6 de Setembro de 1960, e integrado num lote de cinco clubes (ver imagem do Decreto n.º 43 153) atingiu tal distinção e proveitos. Ou seja, haviam passado... 32 anos e seis meses após a estreia portista como “Clube do Fascismo”!

Esta data, há 83 anos, marca no futebol português o modo, inédito até aí, como um clube se aproveitou, para proveito próprio, da promiscuidade entre o exercício de cargos directivos e a participação no aparelho repressivo do Estado Novo.

Se bem que o FC Porto se aproveitasse muito bem desta promiscuidade, até 25 de Abril de 1974, a sua existência provinciana e regional, num regime centralista, permitiu que fosse o Sporting CP aquele que mais beneficiou com a situação."

Da esquerda para a direita. Ângelo César (presidente do
FC Porto entre 1938 e 1939), Oliveira Salazar (1889/1970),
Óscar Carmona (1869/1951) e Urgel Horta (presidente do FC Porto
em 1928/29 e de 1951 a 1953)
A lição de hoje sobre o FC Porto é que os que andam com a expressão "FC Porto é o nosso rival" devem achar que um clube que passou a maior parte do tempo a viver de tráfico de influências, favores e corrupção está ao nível do Sport Lisboa e Benfica, um clube que abrange toda a sociedade e que cresceu fruto do seu mérito.

----------------------------------------


João Rocha foi o presidente do Sporting que mais defendeu o seu clube e que era apologista de um bloco Benfica/Sporting que defendesse o futebol português das tentativas de o desvirtuar. Foi um dos presidentes que apoiou a decisão de Benfica, Sporting e Belenenses bloquearem que qualquer portista fosse alguma vez presidente da FPF por saberem bem o que se poderia esperar.

Este excerto de uma entrevista de 2006 é um abre olhos para os lagartos(os sportinguistas não precisam) que hoje vivem obcecados com o Sport Lisboa e Benfica. Coloquem os olhos num verdadeiro sportinguista como João Rocha e atentem nas suas posições e declarações. Talvez possam assim perceber que o caminho não é atacar o Benfica para garantir o poder a alguém, mas sim combater a corrupção e quem colocou de joelhos o Sporting e corrompeu todo o nosso futebol.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Chegamos ao ponto de agora nos preocuparmos com o ano de fundação deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já achas normal que se preocupem com o cuspo dos outros...?

      Eliminar
  2. Shadows não gosto de falar de pessoas que já não habitam neste planeta, pessoa da qual não nutria nenhuma simpatia, falo de João Rocha, mas dai a dizeres isto e aquilo dele com o Benfica, o homem detestava o Benfica e nunca escondeu isso de ninguém, para não utilizar outras palavras, aliás o pessoal do Sporting no geral não gostam do Benfica, olham para o que faziam os filhos dele no grupo K

    Depois ninguém tem que bloquear a entrada de ninguém em estrutura nenhuma, o problema não é esse, o problema é que todos querem mandar ou achas que os dirigentes do Benfica são diferentes em alguma coisa, falo dos últimos 22 anos, e se houvesse instâncias que colocassem este tipo de pessoas na linha nada disso se passava.

    Olhando para trás, O pintinho apareceu e aproveitou-se do caos a seguir ao 25 de Abril, ele Valentins, Pimentas, Mesquitas, agora depois aparecerem os aprendizes como o LFV, o de Leiria que já nem sei o nome dele e mais uns quantos que por ai andaram e andam, como este cromo do Sporting, essa gente não faz falta nenhuma ao futebol, o que o futebol menos precisava era de gente dessa.

    Tentarei ser sócio do Benfica até ao fim da minha vida, já são 38 anos de associado, mas das pessoas que mais contribuiu para que me afasta-se definitivamente do futebol, uma dessas pessoas é precisamente o actual presidente do Benfica, nunca esperei ver no Benfica aquilo que era apanágio de outros clubes, estamos quase iguais àqueles que tantos anos andamos a criticar, não creio que uilize-mos os mesmos métodos que eles, mas em parte porque os tempos de hoje não o permitem, é mais difícil fazer o que o pintinho fez desde o final dos anos 70.

    No entanto não deixámos de aparecer em escutas por causa dos árbitros, o caso dos vouchers só deixaram mal o nome do clube, tanto assim é que mantém o kit mas já sem os vouchers, e outros esquemas como droga no estadio, etc etc

    Podem vir falar e os outros isto e aquilo, como só sabe fazer por aqui o BGB, o Eagle, que me interessa se os outros devem ou deixam de dever, eles vêem pagar alguma conta nossa? falar dos outros quando temos quase 500 milhoes de passivo, é para rir, é como defice portugues estar a baixar por causa do turismo, uma coisa consistente que se farta, mas isso é o tipico defeito dos portugueses, preocupam-se sempre mais com a casa dos outros do que com a deles

    Quando olho para trás e vi as os mais de 20 anos de apoio que dei ao Benfica, sinto saudades, porque eram outros tempos, diferentes, melhores na minha opinião, vivam vocês estes tempos que a mim são me completamente indiferentes, antigamente éramos eliminados das competições europeias ficava "doente", até a chorar de raiva por o Benfica perder aconteceu, hoje em dia é para o lado que durmo melhor, para quem foi apaixonado pelo clube e sentir o que sinto hoje, até a mim me faz confusão, mas foi o que certas pessoas que andam no futebol, naquilo que o futebol se transformou, nos adeptos doentes e fundamentalistas, irracionais, estou farto disso, os anos que vamos vivendo servem para deixar certos comportamentos estúpidos para trás.

    Que sejam tão felizes a ver o Benfica e a apoia-lo como eu fui, espero é que percam menos finais europeias que aquelas que vi ao vivo, 4 e mais uma pela tv

    No mais deixo uma dica, falem apenas do Benfica e deixem lá o que se passa nos outros clube e noutros sectores da nossa sociedade, para isso temos ouros canais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, não se trata se se simpatizava mais ou menos com A ou B. João Rocha, institucionalmente, sabia muito bem distinguir as coisas. E já que falas no grupo K...que saudades da Kapital! :)

      O bloqueio era para proteger o futebol português e afinal tinham razão.

      Quanto ao resto que escreves, a minha posição é conhecida e nada me fez mudar de ideias quanto a Vieira e às suas decisões.

      Tenho saudades do tempo em que desconhecia o que se passa no futebol. Dessa inocência em que tudo girava em torno das 4 linhas. Hoje só a paixão pelo Glorioso é que me safa porque a restante podridão do futebol mete nojo.

      Eliminar
    2. Custa muito ouvir à saída do nosso estádio, um comentário do tipo,
      vá lá podia ter sido pior, conseguimos o empate, podíamos ter perdido...
      E os novos adeptos lá seguem o seu caminho, conformados.
      Noutro tempo ficávamos "doentes", difíceis de aturar, apontavam-se culpados, jogadores que tinham falhado ou que não se tinham empenhado, treinador por opções ou escolhas erradas, eram criticados durante toda a semana nas tertúlias onde os benfiquistas se encontravam para discutir futebol,
      Hoje assiste-se passivamente no sofá, aos debates de comentadores pretensamente entendidos e a nossa opinião deixou de ter interesse face a uma verdade oficial, tantas tendenciosamente orientada.

      Eliminar
    3. Não sei bem que realidade é essa que fala. Mas não é a minha!!

      Sabe quantos jogos não vencemos na Luz, nos últimos 5 anos, para todas as competições?!?

      Eliminar
  3. Não entendo esse coração doce para com o Sporting. São rivais que nos odeiam. E o demonstram todos os dias. Farinha do mesmo saco, pelo menos, no momento atual. Essa tua complacência para tudo o que envolve o Sporting, é algo que me custa a compreender. Mas tu lá sabes as tuas lutas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, pouco me importa que faça confusão a quem quer que seja. Conheço dezenas de Sportinguistas que condenam BdC e que não têm ódio ao Benfica mas sim um sentido enorme de rivalidade. Foi com esses que cresci e não com lagartada infeliz que nem sabe viver o seu próprio clube.

      O que deveria ser preocupante é alguém dar-se muito bem com Pinto da Costa, esse sim culpado por um ódio ao Benfica durante mais de 30 anos.

      Eliminar
  4. Antes de tudo... o que é que aconteceu ao Porto? Hoje houve controlo anti-doping ou as camisolas do Chaves tem pouco vermelho? lolada

    Quanto ao tópico, desconhecia esse levantar do veu do Joao Rocha, mas tambem foi tão evidente que só não viu quem não quis... fez-me lembrar um copy&paste onde eu falo disso

    Já imaginaram o que era o Benfica andar a ganhar jogos com penalties fora da área, com toneis no ultimo minuto, com placagens raguebi dentro da área não assinaladas, com pés em riste transformados em penaltis a favor?

    Já imaginaram o que era um jogador do Benfica agredir à cotovelada e perante as imagens CLARAS da agressão, não ser castigado? Mais grave, o unico membro do CD que votou a favor da penalização ser posto fora do CD?

    Já imaginaram o que era o Benfica em 4 jogos com o Sporting e Porto ter 8 penaltis perdoados?

    Já imaginaram o que era o Rio Ave em plena luta pela europa, poupar jogadores contra o Arouca que estava em igualdade pontual para estar em máxima força contra o Sporting?

    Já imaginaram o que era o União poupar meia equipa contra o Benfica?

    Já imaginaram o que era o Guimaraes antes do jogo com o Sporting, a jogar em casa, jogar com 3 defensas centrais contra o Estoril para treinar a tática para o jogo com o Sporting?

    Já imaginaram o que era o Maritimo poupar meia equipa para tarem todos prontinhos para jogar contra o Sporting? Pior duas semanas tivessem inventado problemas disciplinares para irem com suplentes à luz?

    Já imaginaram o que era na ultima jornada com o titulo em discussão o Benfica ir a Braga e o Braga jogar com a equipa B?

    Já imaginaram o que era na penultima jornada, nos barreiros, não marcarem uma grande penalidade do tamanho do mundo a favor do Sporting e ainda expulsarem o jogador que tava a ser a grande figura do Sporting?

    Já imaginaram o que era na jornada seguinte um jogador do Benfica mandar-se escandalosamente para o chao e não levar amarelo? E no mesmo jogo existir um expulsão ridicula a favorecer o Benfica?

    Imaginem... como foi o Zmerding a ser VERGONHOSAMENTE levado ao colo, não se passou nada! Foi um campeonato tão vergonho, que o inácio Rui Santos há ultima hora teve que mudar as regras da Liga Inácios da Verdade, porque o Sporting ficava em terceiro.

    Mas isto não é nada de novo, o Sporting só ganha assim, vamos voltar atras,

    O sõr Roquete entra a matar, ataques constantes contra o Pinto da Costa, o Benfica ganha 3 jogos seguidos, o Roquete e o Pinto passam a ser amigos do coração. O Sporting fica 4 anos sem penaltis contra, ganha dois campeonatos, último com impressionantes 17 penaltis a favor!! Na europa não FAZ NADA, mas cá dentro mama dois campeonatos oferta do Pinto! Quando o Ferguson disse que o Porto comprava campeoantos não estava a exagerar, o Porto comprava campeoantos e depois até os oferecia!

    Vamos voltar ainda mais atras!

    Retirado do zerozero, ""Uma das leis não escritas do futebol português nos anos sessenta e primeira metade da década seguinte "ditava" que a cada quatro anos o Sporting tinha de ser campeão. Em jeito de brincadeira dizia-se que havia um acordo entre leões e águias, O Benfica vencia três campeonatos e o Sporting vencia um, impedindo sempre o rival de igualar o recorde do tetra leonino conquistado pelos leões nos anos 50. "" 

    Resumindo Sporting com Salazar ganhava tudo, Sporting com Salazar e com o Messi da altura a jogar no Benfica, mesmo assim ganhava de vez enquanto por DECRETO! Sporting sem Salazar não ganha NADA, só ganhou quando fez a aliança com o Pinto.

    Enquanto o Sporting cá dentro andava a ganhar por decreto do Salazar e lá fora não fazia nada, o Benfica era bicampeão Europeu, o único clube Português a conseguir esse feito, tendo ido a 4 finais em 5 anos, 5 finais em 8 anos, coisa pouca! Foi o Salazar!!

    Como o Salazar já cá não anda, o Pinto já não manda em nada e o Sporting nem levado vergonhosamente ao colo consegue chegar lá, só resta mesmo inventar campeonatos como o traste do presidente do Sporting anda a querer fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que o "Zero Zero" é uma voz alinhada com o FCP...

      Eliminar
  5. alerta vermelho19/11/16 00:25

    Amigo Shadows, é verdade que João Rocha, percebeu muito bem quem era, e ao que vinha PDC. No entanto o nosso presidente daquela altura, o falecido Sr. Fernando Martins, assim não o entendeu, e mordeu o isco que PDC lhe colocou, que era o de que cada vez que o porto vinha jogar a Lisboa,hospedar a equipa no hotel cujo presidente do BENFICA era proprietário, hotel que ainda hoje usam.
    No que diz respeito ao ódio pelo BENFICA que os adeptos do sporting nutrem, já expliquei a vários que durante a travessia do deserto de onze anos do BENFICA sem ganhar títulos, eles ficaram todos contentes do BENFICA não ter ganho, mas, deixaram de ser o segundo clube com mais títulos de campeão nacional, e passaram a ser o terceiro. O que é curioso, é que alguns mesmo compreendendo o facto, não conseguem deixar de se afirmar como anti BENFIQUISTAS. É mais forte do que eles, e se foram completamente enrolados pelo porto, e ainda assim não se importa, deixá-los.
    Neste momento, não precisamos deles para nada, muito menos de fazer alianças com quem nos há-de sempre odiar, á semelhança de como os árabes odeiam os ocidentais, sem que os ocidentais lhes façam mal algum. Sendo assim que chafurdem no charco em que se colocaram a si próprios, e que colham os proveitos de lá estar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Martins era um homem de negócios e esses estavam acima do Benfica. Por isso foi corrido do clube e ficou escandalizado por isso. Os benfiquistas prezavam ganhar e não obras de betão como o fecho do terceiro anel que ficou totalmente por pagar e foi a direcção de João Santos que o teve que fazer. 250 000 contos.

      Não podemos tomar todos pela mesma bitola. Enquanto no FCP, mesmo perante as provas do Apito Dourado, todos continuaram a negar a corrupção, tens no Sporting uma grande fatia que é tão lagarta como nós somos "lampiões". E tens uma crescente onda que está farta de BdC e que tomará posição com outro candidato se tal surgir.

      Eliminar
    2. alerta vermelho19/11/16 02:41

      Sabes amigo Shadows cheira-me a esturro!

      Eliminar
    3. Eu gostei foi dessa: "os árabes odeiam os ocidentais, sem que os ocidentais lhes façam mal algum". As cruzadas, o Iraque, a Líbia, etc. etc. etc. foram festas dos ocidentais aos "árabes".

      Eliminar
    4. alerta vermelho19/11/16 17:21

      Mas há quanto tempo é que foram as cruzadas? Mas mesmo por esse prisma, os árabes também invadiram partes da Europa séculos atrás. De qualquer forma penso que percebeste o que eu quis dizer, apenas queres desconversar. Estamos a falar de fundamentalismo. Não quero desenvolver mais a resposta ao teu reparo, senão nunca mais daqui saíamos, tinhamos aqui pano para mangas, e estamos a falar de desporto, que infelizmente está tão podre como a politíca!

      Eliminar
  6. Mais um excelente post de grande qualidade e utilidade pública. Há que esclarecer com verdade os factos e arrumar cada coisa no seu sítio. Há que ser sério sem perder o sentido crítico na investigação. Parabéns. Sim senhor!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking