O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 21 de julho de 2016

O saque é oficial

. 55 comentários


"O Benfica oficializou esta quinta-feira, em comunicado à CMVM, a compra dos restantes 50 por cento do passe do avançado mexicano Raúl Jiménez, por 12 milhões de euros, confirmando a notícia avançada por Record nos últimos dias.


Jiménez, de 25 anos, chegou à Luz no mercado de verão em 2015. Na altura, o Benfica adquiriu 50 por cento dos seus direitos desportivos ao At. Madrid por 9,8 milhões de euros e agora comprou a outra metade, totalizando quase 22 milhões. Raúl assinou no ano passado até 2020 e há muito que as águias andava a sondar o Atlético no sentido de comprar o que restava do passe.


O mexicano torna-se assim no jogador mais caro da história do Benfica, sucedendo a Pizzi e Toto Salvio. Três jogadores comprados... ao At. Madrid."
- Record.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

55 comentários

  1. Só me ocorre dizer...VERGONHOSO!!!

    ResponderEliminar
  2. Ridículo...
    Se Cosme Damião estivesse connosco, teria vergonha daqueles que mandam na maior instituição do país...
    Claro que depois não vai haver dinheiro para um "8" a sério, para um central...
    Mas pronto, ja me estragaram o dia

    ResponderEliminar
  3. Vergonhoso o quê, pá?
    Vao mas é dar-lhe mais 50 votos. Se não fosse este homem, o Benfica já tinha fechado portas...

    ResponderEliminar
  4. Se vendermos Salvio + Talisca por 50 milhões fica explicado...
    Isto é tudo vigarice...O Vieira está a arruinar o SLB...Está na hora de sair...
    Espero que o Bagão Félix, RGS ou até Berardo/Fernando Seara se cheguem à frente...Isto não pode continuar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Seara???

      Eliminar
    2. MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT e não passas de um venenoso que se faz passar por benfiquista.

      E depois se um desses for eleito desatas a pedir que saia e venha outro?És um vira casacas sem vergonha na cara.

      Eliminar
  5. Boa notícia, bem precisamos dele.

    ResponderEliminar
  6. E comissões? Não existiram?

    ResponderEliminar
  7. Não acho que o Salvio tenha sido sobrevalorizado, ao contrário do Pizzi e do Jimenez.
    Alguém tem ideia sobre qual é o beneficio para o Benfica no meio disto tudo? Estou a presumir que se a direcção age desta maneira algum beneficio para o clube deve haver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li algures por aqui que há interesse em aumentar ficticiamente os preços dos jogadores nestas vendas para lá e para cá. Isso permite a justificação para que o valor dos ativos seja alto e o clube saia com melhor cara nos relatórios e contas. Se os passivos forem muito grandes é preciso que os ativos também o sejam. Estes jogadores, tipo Jiménez, ficam a valer mais do que o real, mas os jogadores da formação creio que em geral estão sub-valorizados.
      Para mim, o negócio Gaitán/Jiménez foi feito no ano passado, mas o Atlético não terá tido guito para a troca imediata e o Benfica ficou um ano com os 2. O valor do negócio poderia ter sido qualquer coisa como 5,4 milhões pela troca. Entretanto, o empréstimo anual do Gaitán poderia ter custado 2,2 milhões o que colocaria o acerto de contas em 3,2 milhões. Mas isto são apenas especulações. Uma tentativa de ver a coisa racionalmente.
      Efetivamente os negócios do futebol são em geral muito pouco transparentes e a opacidade é generalizada. Isto não é só Benfica e LFV. Veja-se por exemplo a confusão em que o Messi e o Barcelona estão metidos. Todos temos muita pouca informação para avaliar este tipo de negócios. Logicamente, quem não gosta do LFV diz logo que isto é um saque, um pagamento de possíveis obras no estádio, outros que defendem o LFV dizem que foi um grande negócio, que o Jiménez vai ser vendido por 40 milhões. Como não tenho qualquer hipótese de escrutinar as contas, resta-me ficar satisfeito com aquilo que posso verificar: o passivo a baixar alguma coisa (tenho dúvidas se realmente é vantajoso que o passivo atinja valores muito baixos) e a equipa competitiva a ganhar títulos.

      Sérgio.

      Eliminar
    2. @Sergio - Respect pela tua opinião, mas...
      Tens dúvidas se um passivo baixo será bom!
      É bom não teres dividas á banca? Preferes ter parte dos teus rendimentos cativados todos os meses? O que será melhor?
      Quanto ao facto do endividamento ser um processo natural de crescimento... sim de uma maneira geral é... mas isso não justifica a realização de negócios idiotas! Nem sequer estou a colocar a categoria do atleta em causa, mas como o eagle disse e muito bem LFV refere em Janeiro de 2015!!!!!!!!!!!!!!!! Que o Benfica se iria abster de realizar negócios por valores superiores a 7/8 milhões, Jimenez é 3 vezes mais, nem sequer é de 8 milhões, Pizzi é duas vezes mais... isto é uma cena marada! Referiu nessa altura que se iria iniciar o paradigma da formação, este ano nem um deve subir e com a quantidade de atletas contratados mais vale emprestar os jogadores ou deixá-los na B que ao menos jogam... enfim.

      Eliminar
    3. era uma boa teoria se os jogadores que vendemos ao atletico fossem sobrevalorizado, a questão é que não foram muito pelo contrario alguns até foram subvalorizados.

      Eliminar
    4. Sérgio, os valores altos nestas vendas para cá e para lá, aumentam ficticiamente os activos e aumentam os valores das comissões...

      Eliminar
  8. Os sócios têm de pôr termo a esta pouca vergonha.

    ResponderEliminar
  9. Só me ocorre dizer, muito bem, Benfica, temos de manter as nossas pedras basilares, o valor é um pouco excessivo, mas este jogador já deu provas de valer muito mais do que isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho21/7/16 19:16

      Desculpa mas não acho que o Jimenez já seja uma pedra basilar.O Jimenez tem muito que provar. Já o Jonas que há duas épocas consecutivas que tentam despachar para a China, se calhar não é! Percebe-se porquê, era para abrir espaço para este Jimenez! Agora não lhe chame o amigo pedra basilar, porque ele tem muito que me provar!

      Eliminar
    2. pedra basilar sim, o ano passado este Jimenez marcou golos muito importantes, foi sempre uma mais valia, tinhamos 50% do passe, o atlético ou outro qualquer tem os outros 50% opção, ou ficas sem ele ou compras o resto, opção e bem do Benfica, comprar o resto, aceito, concordo e Força Benfica rumo ao 36.
      PS: se o Benfica não tivesse comprado os outros 50% e o jogador sai-se para o marselha ou outro, estava toda a gente a criticar a má gestão!

      Eliminar
    3. alerta vermelho21/7/16 23:10

      Dar este preço por este jogador é má gestão. E não marcou assim tantos golos porque estava no banco e tanto o Jonas como o Mitroglou, são muito melhores do que ele. No entanto por causa destas negociatas, a decisão sobre a continuidade do Mitroglou, demorou muito tempo a ser tomada, e para se criar espaço para a inclusão deste jogador, tenta-se empurrar o Jonas para a China! Conclusão: Há muita gente a mamar comissões no nosso clube, e depois tentam vir vender banha da cobra! Pedra basilar, era por exemplo o Gaitan. Agora este!!! Que cresça, e que apareça!

      Eliminar
    4. Este rapaz tem que ingerir menos álcool. Só um lunático, consideraria este roubo uma compra fantástica.

      Eliminar
  10. O nojo das Vieradas continua.

    Só de pensar nestes negócios da-me um nó no estômago e vontade de gregar-me.

    Sinto-me envergonhado e não é de agora por o Benfica ter a Presidente lfv.

    Pessoa essa que face a provas em vários blogs afetos ao Benfica nem se candidatar podia.

    Como é possível os Benfiquistas continuarem a deixar que lfv faça isto com os dinheiros do Benfica?

    Devem gostar de ser masoquistas e serem gozados.

    Só pode.

    Custa muito dizer isto mas lfv fez do Benfica a sua puta.

    Onde muitos chulos mamam à custa do Benfica.

    O Benfica merece muito mais e muito melhor.

    Somos a bitch de lfv , de jorge Mendes , do Cerezo , do Atlético de Madrid e dos clubes endinheirados de Jorge Mendes.

    É muito "chulo" aproveitar-se do Benfica.

    É a minha humilde opinião.

    Vendemos Garay por 3 milhões

    Gaitán por 25

    Renato por 35

    Para comprarmos jogadores que o Atlético quer despachar a todo custo a preço de ouro quando esses players não passam de latão.

    22 milhões por Jiménez,a mim pessoas bem informadas que trabalham no Benfica falam também em 24 como total ( talvez seja com as comissões dos empresários ) é uma bruta mijadela de lfv nos Benfiquistas e no Benfica.


    Pizzi 14 milhões, pessoas no Benfica dizem que o total foi 15.

    Roberto 7.5 pelo 4 ou 5 Gr do Atlético naquela altura.

    Só nestes são 44.5 milhões de euros.

    Vieradas com o patrocínio submisso de muitos Benfiquistas que mais parecem Portistas e Sportinguistas viados que gostam de ser enrrabados do que Benfiquistas.

    Ainda à pouco tempo tive em Madrid em várias Penhas do Atlético e eles gozavam com o Benfica e com lfv a dizerem que eramos a Santa Casa da Misericórdia e o Euromilhões deles.

    Diziam eles que qualquer jogador que o Atlético quer livrar-se e não surge nenhum interessado que aparece sempre o São Benfica e o Mecenas lfv a comprar e a pagar o dobro ou o triplo do valor real do passe do jogador.

    Até parece que para lfv só existe um clube à face da terra onde o Benfica pode comprar jogadores.

    Todos os anos os Benfiquistas são mandados po alho com este tipo de negócio.

    Infelizmente o Benfica tornou-se na Rameira de certas pessoas.

    Depois nunca temos dinheiro para contratar um lateral esquerdo titularissimo e um nr8.

    Este ano vamos andar a rezar a todos os santinhos para que lfv compre um 8, mas duvido que o faça.

    E o passivo com todas as vendas que fazemos não baixa nada ou quase nada.

    Daqui a algum tempo lá faremos mais um empréstimo obrigacionista para pagar o anterior.

    A continuar assim ainda acabamos como o Alverca.

    Nesse tempo tb lfv dizia que tava tudo perfeito, que as finanças tavam melhor que nunca etc etc e depois viu-se, que nunca tinham tido tantas vendas etc etc e depois chegou a realidade e tiveram de fechar portas.

    Os Benfiquistas que se unam façam um Baixo assinado para a Pj investigar as transferências do Benfica , marquem uma Assembleia geral extraordinária , exijam a lfv respostas seja o que for mas mexam-se ,por favor mexam-se antes que seja tarde demais.

    Deixem de ser submissos.

    O Benfica merece isso.

    O Benfica merece tudo.

    Não basta criticar em blogs temos de nos mexer para defender o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou esperar por ti na proxima Assembaleia Geral do Benfica para formar o protesto.

      Eliminar
    2. Oh Mio, se me garantires que os capangas do Vieira, sempre presentes nessas assembleias, não me agridem eu estarei lá.

      Eliminar
    3. "é uma bruta mijadela de lfv nos Benfiquistas"
      Quem é que n gosta de uma boa sessao de golden shower? E olha que o mijo do Vieira é fortissimo, começa la para cima para o Porto, uma enxurrada tão grande que acabou com o dominio do Porto e vem por ai abaixo e só para no Marques de Pombal!

      Eliminar
    4. Forca.Aparece mas antes identifica-te pois é muito fácil vir para aqui abrir a fossa e despejares todo o lixo existente em ti.Só podes ser carneiro que entra aqui para ver se enganas e desvias as atenções do que vem ai no teu sc de Lisboa.A conta por lá está a aparecer e estão a ficar em pânico e sempre tentam disfarçar com o GLORIOSO.Deixa estar que estamos bem e recomendamo-nos.ABAIXO OS INFILTRADOS.

      Eliminar
    5. Um "anónimo" vem aqui para desafiar, nem sei a quem, a identificar-se !!! um anónimo !

      Eliminar
  11. Oceano Vermelho21/7/16 17:55

    Tanto bom jogador que não adquirimos porque custavam 6 ou 7 milhões e desbaratamos 22 num rapaz com um penteado com risco direitinho.

    Vieira é um gestor ruinoso e, sobretudo, mentiroso. Mudança de paradigma? Aposta na formação? 22 milhões no mexicano?

    O desplante, o gozo connosco, a falta de vergonha atingiram o zénite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá exemplos desses bons jogadores que custavam apenas 6 ou 7M.

      Eliminar
  12. E se ele for vendido na próxima época por 40 ou 50 milhóes????
    O que é que vens dizer depois????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. benfiquista de gaia21/7/16 18:06

      e se a minha avo tivesse tomates...era meu avo

      Eliminar
    2. se.. se.. se..

      se souberes os numeros do euromilhoes, partilha ai com a malta.

      portas de benfica

      Eliminar
    3. N percebo, não sabem o futuro? Então criticam pq? Não vale 22 milhoes? Como é sabem?

      Eu só sei que fartaram-se de gemer que 9 milhoes por 50% era um escandalo e depois dos golos fundamentais do rapaz para o campeonato e champios no final da epoca estavam calados que nem ratos!

      Se a tua avo tivesse tomates? Ou amigo a tua avo tem mais tomates que tu! Onde é q andavas tu no fim da epoca, onde é que andava a tua opinião que 9 milhoes por 50% era muito?









      Eliminar
    4. Não está em causa a sua valorização futura, mas sim a atual.

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Não está em causa a sua valorização futura, mas sim a atual.

      Cumprimentos

      Eliminar
    6. O quê? O 3o avançado do benfica vai valer 40 ou 50 milhões? Deves ser daqueles aue também acha que o benfica devi comprar um guard-redes internacional para jogar na equipa b, na segunda divisao portuguesa... Larga o FM, isto é a sério...

      Eliminar
  13. Amigalhaço, não nos vamos chatear. Este Benfica é um clube diferente daquele que tu sonhaste no tempo do Bruno Carvalho candidato a Presidente do Benfica. Este Benfica faz isto:
    Raúl Jiménez - 22 millones (50% este verano)
    Konstantinos Mitroglou - 7 millones
    Franco Cervi - 4,1 millones
    Óscar Benítez - 3,3 millones
    Guillermo Celis - 2,2 millones
    André Horta - 400.000 euros

    Ou seja, investe forte noi seu plantel. Tu achas mal? Sei que sim, como achavas mal quando o Presidente disse que ia desinvestir no plantel e vendeu joias e foi ao Seixal. Como deves andar contente pelo facto de meia casa andar a criticar os negócios com o At Madrid, pq devem ser investigados, pq cheiram mal, etc. Um negócio só por existir não tem de ser investigado. Mas tu e toda essa trupe de acólitos teus,acham que está mal. E dizem-no um pouco por aí. Pois eu digo que está bem, que compre e compre os melhores e faça uma equipa ambiciosa. Talves se já este ano o Benfica Estiver presente nos 4 finalistas da Champoios tu venhas aqui dizer que soos os maiores para depois andares À PROCURA de um pintelho para sustentar as tuas teorias da conspiração. mas não vmos chatear-nos, Shadows!

    ResponderEliminar
  14. E se ele ja estiver vendido por 35 milhões ??''???

    Pereira dos Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ta?? 35 milhoes de ameijoas de setubal

      Eliminar
    2. se estivesse vendido por 35M entao que o vendam...e não comprei o resto do passe.

      Eliminar
  15. 2parte.

    Como o Águia Preocupada diz não é fácil lutar contra o poder de lfv e seus muchachos.

    Eu próprio sofro na pele ser critico de lfv nas Assembleias e ate quando emito aqui a minha opinião surgem logo os bobis de serviço de lfv como o pedro ar , ultraslb , o tadeu , pinheirinho, dr ghoze , chraka indigo e muitos mais que tudo fazem para defender o dono.

    Sao capazes de vender por meio centimo as próprias maes se isso significar lucrar algo.

    Lamento mas é a minha opinião sobre esses users.

    Se estiver a ser injusto com eles peço desculpa.

    Eu próprio já fui "apertado " pela secção de boxe por simplesmente tentar perguntar na Assembleia geral para quando era a renegociação com a Nos prometida por lfv ou se era como a palavra de baixar as quotas aos associados.

    Vi já infelizmente muitos sócios a serem apertados pela mesma secção de boxe para que esses associados não tivessem a liberdade de expressão e poderem ir ao palanque.

    Sei tb que são precisos bastantes votos para ser possível uma Assembleia geral extraordinária.

    Mas algo temos de fazer.

    Somos homens , somos Benfiquistas e não ratos.

    Não podemos ter medo.

    Algo temos de fazer para defender os interesses do Benfica.

    E para vermos as nossas dúvidas respondidas.

    Seja através de reuniões de sócios com ajuda de blogs para questionarmos o que se passa.

    O que não podemos é ficar parados e lfv continuar a gozar com o Benfica.

    Temos de nos unir pelo Benfica e parar com este tipo de negócio que nos envergonha e mete nojo.

    Não é fácil mas nada se faz sem esforço.

    O Benfica merece isso.

    É o nosso amor.

    Não deixem lfv destruir isso.

    Eu não fico de consciência tranquila se nada fizer para que no Benfica este tipo de negócio termine.

    Vocês ficam?

    Se amamos o Benfica temos de o defender.

    Se nada fizermos somos tão culpados como os que fazem este tipo de negócio.

    Não basta ficar revoltados temos de agir.

    Ou queremos um novo Alverca no Benfica futuramente?

    Por favor defendam o Benfica.

    É só o que peço a todos os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram individuos como tu que falavam assim que entregaram o SLB ao JVA que quase destruiu o SLB e se preparava para vender a SAD.Vejo que voltaram conversas antigas e só podem ser dos lacaios dele ou do próprio.Se já experimentaste a secção de boxe foi pq te portaste mal na AG e como tal acho bem que te tenham feito cumprir as regras.Queres falar?Ninguem de impede se te inscreveres para falar.O teu problema ´é que ou não és sócio e por isso ladras mas não mordes ou se és sócio és cobarde por não seres capaz de expor as tuas ideias.Acirras os outros e escondes-te.Sê HOMEM e mostra o que vales.

      Eliminar
  16. Quando é que foi a ultima vez que fomos tricampeões??quantos golos decisivos marcou o Jimenez?? Este blog devia-se chamar ANTIVIEIRA!!!!
    Espero que o Jimenez faça no Benfica o que o Éder fez no mundial, chapada de luva branca a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb penso o mesmo. Mas pensando melhor, 48 milhões é que era o preço justo. 24 milhões por esse colosso é dado.

      Eliminar
    2. 24?eu li 22 milhões,se continuamos assim chega rapidinho aos 48!!!!Todos os jogadores de que se fala aqui foram determinantes nos títulos alcançados. Curioso que ninguém fala dos negocios Carrillo e Zivkovic que custaram zero ou vá lá 4 milhões em prémios de assinatura.

      Eliminar
  17. Seja nos clubes ou na politica, o poder perpetuo gera exactamente isto. Inqualificavel.

    ResponderEliminar
  18. ahaha.. adoro este blog sempre que tentam mandar a baixo o LFV sais-vos o tiro pela culatra.. por isso vê lá se não chegas a Maio e está tudo maluco com o jimenez... daqui a uns tempos vai ser vendido por mais está descansado......
    Já para não falar que o ano passado bem foi importante para o Titulo só por isso já esta, quase, pago!!! falta o quase que não há-de demorar muito.. Carrega Benfica!!!!

    ResponderEliminar
  19. O Atletico de M> negoceia bastante bem com o Benfica sai sempre a ganhar, na minha opiniao o Raul nao vale os 22 milhoes e bom jogador gosto dele o Benfica tem mais dois anos para o valorizar neste momento tem 25 anos aos 27 tem forcosamente de deixar 30 milhoes dai para cima e sempre a desvolarizar,dizem que o Vieira e socio do Porto olha que nao parece este pelo menos nao mama na teta da vaca benfiquista ja o AM nao digo nada esta a vista compra-nos barato e vende-nos muito caro,oxala estejamos todos errados o Raul ainda nos pode render muito dinheiro.

    ResponderEliminar
  20. Devolvam o Benfica aos Benfiquistas e que o Benfica seja Presidido por um Presidente que goste do Benfica e não por um que é sócio de quase todos os clubes e gosta de fazer negócios "esquisitos"21/7/16 18:44

    Se o Giménez vale 22 milhões lol lol lol lol

    22 milhões para 1suplente da equipa. Lol lol lol lol lol lol

    O Gaitán vale 70 milhões

    O Oblak valia 55 milhões.

    O Garay 55 milhões e daiu por 3.

    O Matic 85 milhões.

    O Witsel 65 milhões.

    O Di Maria 100.

    O Renato 90 milhões.

    O Lindelof 60 milhões.

    Ramires 65 milhões.

    Vieira a cagar em cima dos Benfiquistas e do Benfica.

    Vergonha!

    Vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  21. O Presidente já provou que é um bom negociador se achou que deveria pagar este valor pelo Jimenez é porque tem outros negócios em mente e de certeza que o Benfica acaba lucrando com isso. Afinal, quem foi campeão nas ultimas 3 épocas? Quem foi recentemente a duas finais da LE? Deixem o homem trabalhar tranquilamente, pois o seu trabalho continuadamente dá frutos. Ha algum clube ou melhor algum dirigente em Portugal que consiga 80 milhões por um jovem de 18 anos?

    ResponderEliminar
  22. Caros consócios:
    1- Eu sou o primeiro apoiante de LF Vieira, aqui o sombras que o diga pois muitas vezes me insurgi contra alguns dos seus posts.
    2- LF Vieira não é dono do clube pelo que lhe é exigido que preste esclarecimentos aos sócios, quando LEGALMENTE solicitado.
    3- Não me revejo neste negócio (o de Roberto já me esqueci)pelo que se houver vontade e alguém que perceba dos estatutos, reúnam-se as assinaturas necessárias para que os devidos esclarecimentos sejam prestados. Eu serei o primeiro a assinar.

    Pelo menos sairemos todos da sala com um enorme sorriso de dever cumprido, na certeza porém de que sairemos também com as mesmas dúvidas com que entrámos.

    ResponderEliminar
  23. EH PA ESQUEÇAM DAQUI A UM ANO VAO DIZER QUE FOI UM GRANDE NEGOCIO

    ResponderEliminar
  24. Luigi SLB21/7/16 22:49

    André Gomes no Barcelona.

    Mais uns milhões para a nossa conta.

    10 ou 12 milhões.

    Há pois é. ..

    ResponderEliminar
  25. Circula no México que em 2014 o Atlético pagou 5 milhões e o Mendes outros 5. Em 2015 venderam a parte do AM ao SLB por 9,8 (lucro de 4,8) e agora o Mendes vendeu a parte dele por 12 (lucro de 7).

    https://www.youtube.com/watch?v=fHcyBNdCCoQ

    ResponderEliminar
  26. Se não fosse o Jimenez, nem tínhamos passado da fase de grupos da 'Champions, nem sequer nos tínhamos sagrado tricampeões!! Por favor, nem que seja só desta vez, façam justiça ao acerto absoluto desta valiosa contratação, que é uma excelente notícia!! Este vai ser o ano da afirmação de "speedy" Jimenez, o nosso número 9!! Bem-vindo mais uma vez à nossa família Raùl Jimenez!! Desta vez a direcção esteve bem! Saudações benfiquistas. Rumo ao tetra e seis * * * * *

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking