O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Falemos de modalidades...

. 26 comentários

Sim, bem sei que para muitos foi uma época de falhanço, pois Volei, Futsal, Andebol e Basquete perderam as respetivas finais para os adversários, salvando-se o Hoquei entre as modalidades de pavilhão.

Mas sem me alongar muito em dissertações sobre o tema, gostava só de chamar a atenção para um detalhe: O SLBenfica consegue ser O ÚNICO CLUBE que consegue ter um investimento sustentado e competitivo em TODAS AS MODALIDADES de pavilhão, integrando desta forma os momentos de decisão em TODAS AS MODALIDADES, ou seja, o SLBenfica foi esta temporada - penso que pela primeira vez - a única equipa capaz de discutir o título em TODAS AS MODALIDADES.



No Volei forçou a negra com um clube que vive para a modalidade e tem um orçamento quase do tamanho do nosso e jogadores de grande qualidade. 

No Futsal, não houve qualquer humilhação ou queda aos pés do Sporting que tinha, indiscutivelmente a melhor equipa (e investimento) em Portugal este ano. 



No Andebol, pela primeira vez estivemos na decisão FINAL da Challenge (a Champions da modalidade) eliminando "apenas" FCPorto (7x campeão nacional) no caminho para essa competição e para a final do campeonato onde, tal como no volei, levámos à negra um clube que vive e respira para a modalidade, com mais titulos que o Benfica e com orçamento próximo do nosso.

E no Basquete, à semelhança do Futsal, apanhámos o FCPorto claramente como a melhor equipa em Portugal esta temporada e ainda assim discutimos o título até ao fim, sendo que esta é, porventura, a única modalidade onde penso que talvez comece a fazer sentido olhar para a visão estratégica de construção da equipa e, por isso, talvez Carlos Lisboa deva ser apenas diretor e não treinador.

No Hoquei, bom o que dizer destes bravos! Limparam tudo... num fim de semana de sonho, com 65.000 na Luz foram bi-campeões nacionais e venceram a Champions do Hoquei. Brilhante!

Dizer que foi uma temporada de falhanço quando um clube chega à decisão em todas as modalidades sem excepção, demonstrando ser CLARAMENTE O CLUBE MAIS ECLÉTICO DE PORTUGAL, é porventura uma tremenda injustiça.

PS- Bem sei que o povo gosta é de épocas atamancadas e com nomes nas capas de jornais todos os dias, mas lamento desiludir-vos sobre isso... parece que o plantel estará completo, salvo alguma saída que o Benfica não consiga evitar entre os jogadores fundamentais - onde não estou a incluir Salvio e Talisca. Aumenta a expectativa para saber quem são os jogadores que Rui Vitória fará questão de integrar da equipa B e, porventura, dos juniores e/ou emprestados.

Ter treinadores que não se alimentam de transferências dá jeito nestas alturas!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Champions da Modalidade? não meu caro, em Andebol não é a champions da Modalidade. Mas sim a Intertoto. Em relação ao basquetebol temos melhor equipa falta é um treinador pode ser que abram os olhos este ano.

    ResponderEliminar
  2. Eu diria Liga Europa...penso que é a segunda mais importante, estou enganado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1ºLiga dos Campeões (Masculina • Feminina)
      2ºTaça EHF (Masculina • Feminina)
      3ºTaça Challenge (Masculina • Feminina)

      Penso que seja assim..
      Mas foi uma óptima prestação atenção!

      Eliminar
    2. É a terceira competição europeia de Andebol

      Eliminar
    3. Obrigado, pensei mesmo que era a segunda.

      Eliminar
  3. A temporada nas modalidades foram uma vergonha.Escamotear esta realidade é tudo menos ser Benfiquista.

    Em todas excepto no futsal e Andebol tinhamos quase o dobro de orçamento dos que ganharam.

    Benfica by gb essa tua loucura de defender lfv até te dá para dizeres que a challenge no Andebol é a champions da modalidade lolol Não enganes os Benfiquistas sff fica-te mal.Mt mal.Rectifica esse erro gritante no post.Tens responsabilidade por escreveres num blog de informares bem os Benfiquistas.

    Quem ganhou foi o Kielce

    No futsal estamos infelizmente a Kms de distância da equipa do Sporting.Este ano já foram buscar o Leo ao Karat que é craque.

    O Basket foi a vergonha das vergonhas.Contra 1equipa que volta à principal competição de Basket e perdemos sem espinhas.

    Enfim.

    O Benfica este ano andou a dormir nas modalidades e parece que o próximo ano será igual.

    No hoquei em Patins vao sair jogadores importantes.

    No futsal o nosso salvador de não levar goleadas atras de goleadas contra o Sporting vai po Barcelona.

    O Benfica existe para ganhar não para perder muito menos quando em certas modalidades gasta mais do dobro da que equipa que ganhou.

    Parece-me que o virus lfv chegou às modalidades.

    P.S: LFV e os seus negócios estranhos.Fomos buscar um jogador ao Santa Clara com 22 anos prestes a fazer 23 anos para quê?Mais um Kanu, um Farinã, etc etc (Espero estar enganado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeah, o virus do LFC chegou às modalidades o ano passado, ganhámos quase tudo. Este ano já vamos em 11 vitórias nas principais modalidades (os lagartos têm 5) e na luta final pelas restantes. Não nenhum clube no mundo inteiro com tal curricula!

      Eliminar
    2. Eu acho tão engraçado este tipo de comentários em modo "bota a baixo". No post não vi ninguém a falar de LFV em lado nenhum mas a verdade é que quando venho aos comentários há sempre 2 ou 3 que não sabem fazer mais nada senão dizer "Está tudo mal. É uma vergonha. Mude-se tudo"

      Ora bem começando pelo Andebol seria um crime dizer que a época foi negativa: eliminámos o crónico campeão, conquistámos a taça e fomos ás finais em todas as competições em que estivemos inseridos, isto na modalidade que era considerada por todos os benfiquistas como o elo mais fraco.

      No Futsal fomos batidos categóricamente pelo clube que tem, sem margem para dívidas o melhor plantel em portugal, apesar de termos ganhado uma supertaça que pouco conta. A distância para o sporting é grande, sim, mas não é por os outros se porem a contratar todos os melhores do mundo( e arcar com os devidos custos) que temos de fazer o mesmo.

      No Basquete, mesmo que inventem teorias de que foi o primeiro ano do porto na primeira liga e por si só isso seria motivo para sermos campeões, não é bem assim. Apesar de concordar que o Lisboa não tem unhas para aquilo e de termos tido boas individualidades, o Porto não andou estes anos a dormir e só não voltou a época passada porque não quis, de resto têm uma bela equipa e um belo treinador. Foram mais fortes.

      No volei, tudo se resume a isto: existem 2 equipas que estão muito acima das demais e que se equivalem, tanto em termos de qualidade como de orçamento. Só não ganhámos o campeonato que, claro, era o mais importante.

      Para terminar temos o hóquei onde, como é sabido, nos sagrámos bicampeões nacionais, e campeões europeus pela segunda vez nos últimos 4 anos. Quando à saída do Torra, é sem dúvida uma perda importante, mas será que uma secção que está a viver o seu período dourado no nosso clube merece já estar a ser alvo de críticas, apenas porque saiu um jogador? tenham lá calma se faz favor.

      Se chega? É claro que não. Nunca! Depois de uma época como a passada em que varremos as modalidades quase todas o que eu queria este ano era varre-las TODAS! Mas estamos a competir sozinhos? É pelo facto de termos orçamentos maiores que a maioria das equipas que somos obrigados a ganhar-lhes sempre? Atenção, eu também considero este um ano negativo nas modalidades, mas a verdade é que isso só acontece porque o Benfica me tem habituado a ganhar, agora se chegámos às finais em praticamente todas as competições de todas as modalidades será que o momento é assim tão alarmante? Sonham tanto com o Vieira que um dia destes acordam molhados.

      Eliminar
    3. No hóquei a coisa não é assim tão simples em matéria orçamental. Por algum motivo o Torra se foi embora e o Nicolia dificilmente ficará para lá do previsto no presente contrato. Porto e Oliveirense têm orçamentos interessantes e o Sporting também! Só assim mantém Girão, só assim tinha o hoquista mais bem pago em Portugal, só assim vai ter o Pedro Gil.

      Eliminar
  4. Dos emprestados e B e Juniores, Marçal, João Carvalho e Gonçalves. Se vão buscar o Celis duvido que o Pawel entre nas contas. Centrais temos 4, eu apostava no Lystsov mas duvido do que tenho lido por aqui.
    Nas modalidades a equipa de futsal merece ser reforçada e se sair o Juanjo (enfim).

    ResponderEliminar
  5. Para se ter alguma credibilidade sobre o que se escreve devemos ter alguns conhecimentos de causa, daí o meu comentário ao Basquete que é o meu "território". A equipa de basquete do Glorioso teve um orçamento maior do que mais de metade das equipas juntas do campeonato, com vencimentos (jogadores/treinadores) autenticamente pornográficos para a nossa realidade. Tinhamos obrigação de ganhar o campeonato sem derrotas, em função da diferença do valor das equipas.Com um ambiente sadio na equipa e com uma equipa técnica capaz o clube dos corruptos não nos ganhava um jogo em toda a época.Este é o sentimento generalizado nas pessoas do basquete, ao contrário de no Glorioso, em que o silêncio impera, não se fazem ondas para ver se o pó assenta e no próximo ano nada se altera, tudo se vai manter. Responsáveis? Não há! Talvez os sócios e simpatizantes....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o orçamento do Basket a obrigação era ganhar tudo.O nosso orçamento sozinho era superior a todos os orçamentos juntos de todas as equipas tirando o Porto.Incompetência pura.E mesmo com Porto tinhamos um orçamento de Ricalhaço em comparação com eles.

      Incompetência pura

      Eliminar
    2. O nosso orçamento sozinho era superior a todos os orçamentos juntos. A matemática e as contas de somar são coisa difícil. É mentira!

      Eliminar
  6. "...tal como no volei, levámos à negra um clube que vive e respira para a modalidade, com mais titulos que o Benfica e com orçamento próximo do nosso."

    traduzindo do grego !... isto quer dizer exactamente o quê!?... que o Sport Lisboa e Benfica gasta bastante mais e vence menos!...é isso!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo.

      Gastamos mais mas perdemos.

      No volei gastamos mt mas mesmo mt mais.

      No Basket gastamos mt mas mesmo mt mais mas perdemos em grande contra 1equipa que chegava à 1liga de Basket.

      O hoquei foi a nossa salvação.Orçamento maior mas ganhamos.Mesmo assim tinhamos obrigação de ganhar a Taça de Portugal mas domos trucidados pela juventude do Porto.

      No futsal se não fosse o Gr espanhol que vai embora levavamos uma cabazada das antigas do Sporting.

      No andebol o orçamento dos favoritos anda ela por ela.

      Não esquecer que no hoquei vao sair jogadores importantes.

      No futsal Juanjo vai embora e Sporting foi buscar um craque o Leo do Karat.

      1abc

      Eliminar
  7. Acho é piada que se exalte lfv quando em anos passados se ganhou em quase todas as modalidades... (E bem)
    E continue a haver o mesmo sentimento de exaltação quando este ano quase nada se venceu!
    Portanto, vencer ou ficar em 2, representa o mesmo para o estimado consócio!!!!
    Discurso deveras aproximado aos discursos de lagartagem!!!
    Basket foi uma vergonha
    Volley foi uma vergonha
    Há dúvidas?
    Benfiquistas que se contentam com 2os lugares, quando temos as melhores equipas e maiores orçamentos, é deveras preocupante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estigma de lfv desde que entrou no Benfica.

      Vencer é acessório é essa mensagem de lfv e seus muchachos passam.

      Ficar em segundo é a mesma coisa que em primeiro.

      Desde que se venda jogadores por milhões não interessa se o Benfica ganha ou perde.

      Desde que todos os anos dê para comprar uns Farinãs ta td perfeito e temos de ir festejar para o Marquês essa compra.

      Eliminar
    2. quando este ano quase nada se venceu. Mentiroso! O Benfica tem 11 vitórias nas modalidades mais importantes, as osgas 5 vitórias e o Porto 3 ou 4. Mais do que os outros dois juntos. Piners!

      Eliminar
  8. Não foi a melhor época no que toca a modalidades, mas ainda assim somos o clube que mais conquistas arrecadou nas principais modalidades e nas que não ganhou, acabou como vencido (2.º)

    No futsal o sporting foi claramente melhor, mas também acho que houve algum relaxamento pelo facto de o Benfica ter ganho o ano passado... é preciso reforçar melhor a equipa, estamos muito dependentes de certos jogadores.

    O Andebol foi a grande surpresa... ainda ganhamos a Taça de Portugal. Consolidar a equipa, reforçá la e para o ano fazer uma temporada igual mas com finais mais felizes.

    No Volei... foi o que aqui foi dito, mas ainda assim ganharam a Taça de Portugal.

    No basquetebol... ai sim, a grande desilusãO! Perder para uma equipa que o ano passado nem 'existia' nao se justifica.. ok, eles reforçaram se bem, mas ainda assim acho que houve ali muitos jogadores que achavam que havia fabas contadas!

    O Hoquei, foi a melhor modalidade... pena nao terem ganho a taça de portugal tbm.

    Dizer que foi um ano negro para as modalidades quando foi o clube que mais ganhou é atacar por atacar!

    ResponderEliminar
  9. NauBenfica24/6/16 19:32

    Não podemos ganhar sempre, é certo. Mas também não podemos morrer na praia tantas vezes e perder o ror de finais e de títulos que perdemos esta época. Não me convence nem me alegra a conversa (que era muito do agrado de um certo idiota que já cá não mama) de que estivemos nas decisões. Estar nas decisões é bom, é revelador das apostas do clube e diz da nossa grandeza, mas as decisões são para decidir a nosso favor - não queremos sempre ganhar, o nosso desígnio não é ganhar tudo e sempre?
    Os outros emblemas (Fonte do Bastardo, ABC, calimeros e frutas) reforçaram-se a preceito e constituíram grandes equipas. Enquanto nós, à exceção do hóquei, não tínhamos equipas para ganhar tudo – no vólei, no basquete, no futsal faltou categoria, tínhamos jogadores que não servem para o Benfica. A direção e os responsáveis pelas secções terão de planear (e estou convicto de que o irão fazer) melhor a próxima época e dotar as nossas equipas com reforços de qualidade que deem garantia de sucesso. No hóquei, Torra deve ser substituído à altura (e talvez até nem necessitemos de ir ao estrangeiro comprar muito caro, porque temos em Portugal grandes jogadores, e mais baratos, na Oliveirense, por exemplo), se quisermos continuar a ganhar.
    Outro aspeto que deveríamos, penso eu, rever no futuro, é esta nossa mania de querermos ser muito bem atinadinhos, de respeitarmos incondicionalmente todos os alarves com quem jogamos, de não fazermos muitas ondas com as arbitragens que objetivamente nos prejudicam, de observarmos escrupulosamente as regras do fair-play, sempre e em todas as circunstâncias, atitudes que nos custam títulos e troféus. Devemos respeitar os outros, apenas e só, na medida em que nos respeitarem. Temos que jogar mão das armas que os adversários (que nos querem é ganhar de qualquer jeito) utilizam contra nós. Ainda agora, neste play-off de futsal, vimos os jogadores do clube das malas e dos depósitos a fazerem bloqueios incríveis aos nossos jogadores, aspeto que devem treinar muito e em que são muito bons, bloqueios esses consentidos pelos árbitros e que lhes deram vitórias e o título. No último jogo, o 2º golo deles foi antecedido de uma falta que os árbitros não assinalaram e que nós pouco contestámos – se fosse ao contrário, eles paravam o jogo, davam empurrões e encostavam as testas aos árbitros, cuspiam para cima dos nossos jogadores, atiravam ferros para o nosso banco, pintavam a macaca (como fizeram o não passado, em Odivelas, no jogo em que perderam o título). O banco e a equipa técnica deles não deu um segundo de descanso aos árbitros, em todos os jogos, contestando todas as decisões que não lhes eram favoráveis e exigindo sanções contra nós. E mamaram. Este comportamento dos nossos rivais é sistemático e é extensivo à formação – viu-se no jogo de juvenis (futebol), que perdemos, em casa, e que provavelmente nos irá custar o título, em que os miúdos do zbordas abusaram de atitudes antidesportivas que decerto lhes são ensinadas em Alcohete. E mamaram. Se persistirmos em jogar limpo nos momentos decisivos, quando os adversários manhosos jogam sujo, estaremos sempre a ser comidos de vinha de alhos.
    Só mais um apontamento. Queremos ganhar tudo e ter muitas alegrias com as vitórias e os títulos em todas as modalidades, e exigimos à direção e aos responsáveis pelas secções que nos deem equipas competitivas e ganhadoras em todos os jogos e competições. Mas nós também temos obrigações. A obrigação de nos fazermos sócios, a obrigação de termos as quotas em dia, a obrigação de termos a BTV em casa, a obrigação de comprarmos o jornal «O Benfica». E ainda, meus amigos, a obrigação de enchermos os nossos pavilhões para apoiarmos os nossos atletas e levá-los às vitórias e aos títulos (é uma vergonha e uma tristeza que em Lisboa não haja 1500 adeptos que encham, sempre, os pavilhões, quando vemos os pavilhões dos outros, até do Bastardo e do ABC, com lotação esgotada – os adeptos de Lisboa, por razões óbvias, têm, sim, mais responsabilidade do que os que são de longe).
    VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo, falhámos em demasiadas decisões, isso nunca poderá ser motivo de orgulho mas sim de preocupação, não quero com isto dizer que daqui a um ano não estejamos todos a vangloriarnos das conquistas, mas para mim este foi um ano não-positivo, não direi negativo mas falhámos.

      Eliminar
    2. Sim, este Benfica anjinho parece-me uma reencarnação do Benfica da segunda metade da década de 80, onde deixámos de ser os maiores. Aos mais novos compreendo que não se recordem, agora ao pessoal mais velho não. Tudo menos voltar àquilo que passámos durante 15/20 anos. Já me chegou.

      Eliminar
  10. Santo Tirso24/6/16 20:14

    Caros Amigos: a Equipa de futebol júnior foi um desastre, a de juvenis perde o campeonato com o SCP em casa, a equipa B não desceu por termos ganho um jogo na secretaria, e nas modalidades de pavilhão na maioria perdemos nas finais, e mesmo no hóquei em patins lá se foi a taça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nos juvenis foi uma vergonha. De que serviram os recordes na primeira fase? Desculpem mas não me identifico com este Benfica perdedor nos momentos decisivos.

      Eliminar
  11. Nao concordo com a opiniao sobre os basket. O Benfica tinha o melhor plantel tinha obrigacao de ganhar, mas Lisboa é o treinador mas fraco no Benfica!

    ResponderEliminar
  12. Duas coisas: A Challenge Cup de andebol não é a Liga dos Campeões da modalidade. É a terceira na hierarquia das competições organizadas pela EHF, atrás da Liga dos Campeões e da Taça EHF; um clube que aposta em cinco modalidades e só vence em uma delas não pode olhar para a época agora terminada como bem sucedida. Somos o Benfica e essa conversa de "estamos nas decisões" faz parte de um passado recente cujo ciclo já terminou. No desporto só existem duois resultados no final das competições: ganhar ou não ganhar. E este ano o Benfica ganhou um e não ganhou quatro. Simples. Essa história do "estivemos nas decisões" era para um treinador que por aqui passou e que tentava assim justificar os seus desaires, quando claramente não tinha (e continua a não ter) humildade para reconhecer erros e rotundos falhanços. Somos o Benfica, queremos ganhar sempre e chegar ao final e perder vale zero títulos. Percebido? ZERO!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking