O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 6 de junho de 2016

A "fábrica de talentos" do CFC volta a ter uma palavra a dizer em 2016/17...

. 46 comentários

Os jornais não param de tentar adivinhar quem vai integrar o plantel da próxima temporada entre os jogadores da formação, mas deixando sempre a ideia de que dificilmente haverão valores com qualidade para o fazer. Nada de mais errado...

O SLBenfica vai fazer todos os possíveis para manter Nelson Semedo e Victor Lindelof, sendo que ambos estão totalmente sintonizados com o Presidente em sairem apenas por propostas irrecusáveis, ou seja, pela clausula de rescisão. A estes junta-se Gonçalo Guedes que Rui Vitória acredita que ultrapassará o momento menos bom que tomou conta da cabeça (não dos pés do jogador).

Com a cedência de Fabio Cardoso e Bruno Varela, dois excelentes jogadores cedidos ao Vitória de Setúbal, temos ainda João Teixeira, Vitor Andrade, Sancidino Silva, Raphael Guzzo e Nuno Santos entre os jogadores jovens mais experientes que, pelo menos um ou dois poderá representar excelente oportunidade.

Depois, João Carvalho, João Nunes, Diogo Gonçalves, Hilderberto Pereira, Pedro Rodrigues, Pedro Rebocho e Ruben Dias podem igualmente "dar um jogador" à equipa principal, onde eu aposto em João Carvalho.

Dos "de fora", Dálcio, Jovic, Saponjic, Lystkov e Bilal podem também "dar um jogador" à equipa principal...

Ao longo da época jogadores como José Gomes, João Filipe, Guga ou Buta, um ou dois jogadores podem vir a representar excelentes surpresas
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

46 comentários

  1. Anónimo6/6/16 12:59

    Entre os mais experientes só o Nuno tem valor imediato para o Benfica, sendo que está lesionado e temos excesso de jogadores para essa posição. O V. Andrade precisa de aprender. Os outros não servem para nós. Aliás mencionar o Sancidino só mesmo por brincadeira. O homem é bom de bola mas tem cérebro de ervilha. Dos seguintes concordo com o Carvalho, Diogo, Pedro R. e R. Dias. Excelentes projectos. O nunes estagnou o Hildeberto é outro Sancidino (mas mais tosco) e o Rebocho é curto para nós. Dos de fora o Dálcio nem nos distritais o Jovic é um portento o Sapo percsia de jogar emprestado o Lytskov ainda não me convenceu e o Bilal tem que ter vontade de aplicar a sua qualidade em vez de andar na má vida com o Taarabt. o José Gomes e o João Filipe são juntamente com o Bernardo e o Sanches os quatro grandes jogadores made in CFC. O Guga e o Buta também têm potencial.

    Thorondor

    ResponderEliminar
  2. Esqueceste o Pawel, que para mim tem tudo para ser um excelente jogador. O varela não me impressiona. O João carvalho sim.

    ResponderEliminar
  3. Caro Benfica By GB,

    Os jornaleiros são de facto extraordinários!
    Findo o campeonato rapidamente se multiplicaram em vender toda a equipa do Benfica, incluindo muitos suplentes e repetidamente apresentavam fontes ( não identificadas !) da lógica vendedora na qual assentava toda a estratégia da direcção do Benfica, mas bastou alguém da estrutura dizer que o Benfica não estava à venda para de repente se perderem todos os interesses e a estratégia/noticias ser outra.
    Mas como é preciso vender jornais, timidamente já recomeçaram o circo. Pois dizer que é hoje, manhã ou depois que Gaitan assina pelo Atlético não entusiasma.
    Agora tentam adivinhar quais os jogadores que irão subir à equipa principal e claro apenas ecoam opiniões de pseudo-especialistas. Enfim ...
    A minha opinião é que
    - Ederson, Lindelof, N. Semedo, Gonçalo Guedes já são e muito bem jogadores da equipa A
    - João Teixeira, Vitor Andrade, Raphael Guzzo e Nuno Santos ( este devido à lesão) deverão ser emprestados e têm que mostrar o que valem
    - Fabio Cardoso, Bruno Varela, Sancidino Silva, Dálcio, Saponjic, Lystkov e Bilal têm muito que evoluir para serem opções da A
    - João Carvalho, João Nunes, Diogo Gonçalves, Dawidowicks e Ruben Dias são aqueles em quem eu deposito mais esperança para saltarempara a A, não todos mas 2/3
    - Hilderberto Pereira, Pedro Rodrigues, Pedro Rebocho devem continuar na B

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqueles em que "deposit(as) mais esperança são tb do meu agrado. Oxalá se confirme. Mas não concordo que o Dálcio tenha que evoluir mais que os outros. Gosto dele, e muito. Wishful thinking talvez, mas o Dálcio enche-me as medidas.
      (Tinha-me esquecido dele num comentário mais abaixo).

      Eliminar
  4. Sancidino Silva é um dos jogadores que eu gostava de ver ter uma oportunidade de se mostrar na pré-época. Este ano na b acabou por não mostrar daquilo que é capaz... talvez por falta de incentivo e aposta e correção quando se erra. Pode jogar a avançado ou extremo, marcou 5 golos pelo B. Acho que é a extremo que ele pode render muito... tem uma velocidade incrível e mais trabalhado, a técnica está lá.

    Saponjic poderá ter vida dificil caso não saia nenhum dos avançados... há ainda o Luka Jovic.. são dois jovens, mas particularmente gostei de ver o Saponjic...

    Quanto aos centrais fala-se muito de João Nunes e Ruben Dias, mas francamente gostaria de ver na pré-época era o Fábio Cardoso. Evoluiu muito no Paços!

    João Carvalho será certamente um dos que poderá vir a ser uma grande surpresa!

    Pedro Rebocho é um jogador à Benfica... é nosso, é da casa (como muitos, mas este tem algo de diferente!), está a trabalhar imenso para voltar aos índices físicos normais depois da grave lesão, mas não sei até que ponto conseguirá ter espaço no plantel com Grimaldo e Eliseu a ficar mais um ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/6/16 18:05

      O novo DD, acho que é paraguaio, tem muito potencial e uma boa alternativa se um dos DD estiver indisponível, ptt sem necessidade de inventar para o lugar.

      Águia Vermelha

      Eliminar
  5. Anónimo6/6/16 13:56

    Vamos ver 2 ou 3 surpresas que vão deixar os lagartos a babarem-se de raiva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/6/16 15:10

      A que nível,já que abriste a porta?

      Eliminar
    2. Anónimo6/6/16 19:52

      Dos que sobem. Como foram Renato e Semedo.

      Eliminar
  6. Tudo muito bem mas faltou um pequeno pormenor: no final do texto deverias ter colocado "Post patrocinado pela CGD, pela Fundação Benfica e pela Câmara Mun. Seixal"...
    Não dá para dar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/6/16 15:01

      Comentário idiota patrocinado pelo psicopata do Babalu do Lumiar.

      Eliminar
  7. Aqueles que no meu entender são solução hoje (a fazerem parte dos 26/27, quero dizer):
    Além dos deste ano: Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Guedes, Nuno Santos (a ver como recupera)... 5!
    Apostava em: Lystsov, João Carvalho, Jovic, ... Horta ... e veria se Vitor Andrade, João Teixeira e Guzzo, são ou não são! Penso que qualquer um deles tem capacidade técnica e física, no entanto...
    Pawel tem no meu entender competência para os 27 no entanto temos lá o Samaris e o Fejsa, é complicado, eu acho-o superior ao Samaris (maior raio de ação e capacidade técnica, mas... o Samaris custou 10 milhões!), no entanto o Grego tem muita experiência.
    Gosto do Benitez...
    Isto tudo depende de quem sai, de quem entra...

    Deve-se pensar nestes jogadores numa lógica de 2017/2019...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento não me atemorizam as saídas de Renato, Gaitan,... e eventuais de Talisca e Jardel (Lisandro),... saírem os dois acho audácia, mas lá está, RVitória sabe melhor disso que qualquer um de nós!

      Neste momento só vejo a necessidade de se contratar um médio com capacidade física/técnica e com alguma experiência, a não ser que seja um "génio", nesse contexto pode ter 20 ou 21 anos :)

      Este plantel revelou ter muita personalidade, se juntarmos a isto a recuperação a 100% do Salvio e o Carrillo temos um poder de fogo do camandro... sem esquecer o Grimaldo que é uma máquina a atacar.

      Estou tranquilo como há muitas pré-épocas não estava :)

      Eliminar
  8. Quem será testado a 8 é para mim a grande questão :)

    Vários vão ter a sua oportunidade. Pelo menos isso... e depois ė ter qualidade e sorte.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/6/16 14:46

    De todos os jogadores aqui mencionados, só um, se porventura o estrelado não lhe trocar os neurônios, será o José Gomes, o resto é conversa. Valem quase ZERO.
    Pelo que via este fim-de-semana na BTV o jogo de juvenis entre o SLB e a agremiação de alvalixo e quando não se ganha aquela equipa está tudo dito.
    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS DE VIANA DO CASTELO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/6/16 15:12

      Valem quase zero… Outro comentário idiota desta vez patrocinado pelo tempo quente que se faz sentir.

      Eliminar
    2. Etologista de plantão6/6/16 15:23

      Bravo, estás oficialmente nomeado como o novo olho do cuco do Mourinho...
      Por outras palavras, ficamos com o nosso pescador de pérolas no Brasil, é tu vais direitinho para Manchester...

      Parabéns!

      Eliminar
    3. A equipa de Juvenis do Benfica tem enorme qualidade, está no meu entender ao nível da de juniores que "não chegou a ser" (Renato e Guedes) porque foram todos colocados na equipa A e B.
      Acredito que seja adepto de outro clube ou que não tenha tempo para ver os jogos da formação, o que é natural. Só vendo os jogadores em acção é que se pode saber a sua potencialidade, os resultados sendo importantes não revelam nada do que é a capacidade individual.

      Eliminar
  10. Anónimo6/6/16 15:12

    José Gomes fez há nem 2 mesitos 17 aninhos....

    Deixem-no evoluir. Ainda não está no ponto.

    um pouco mais de paciência sff.

    ResponderEliminar
  11. Peter Prospar6/6/16 15:33

    Tirando o Jose Gomes, que e o grande jogador de toda a formacao em Portugal, parece-me que os restantes nao apresentam capacidade para fazer parte do plantel do Benfica. Descontando os restantes juvenis e iniciados, claro.

    ResponderEliminar
  12. Fico piurso com alguns comentários, ... existiram uns idiotas que gozaram comigo quando disse que o Bernardo era muitíssimo bom... tivesse ele ido para uma equipa a sério!, seja como for já é um indiscutível da seleção A. A maioria das pessoas não vê os jogadores em acção, nem os seus movimentos, e colocam-se a mandar postas de pescada.

    Existem jogadores que são Muito Bons! Não são medianos! São realmente muito bons, cada um terá o seu tempo de maturação, 2, 3, 4 anos!
    Buta, Lystsov (Forte, Rápido, Tecnicamente evoluído, melhor que Lindlof, é o que acho), Ruben Dias, João Lima, João Nunes (veremos, falha algumas vezes na decisão, coisa que o Lindelof não facilita, também é mais velho), Yuri (tem que melhorar a intensidade), Rebocho (é um guerreiro como o Jardel), [esse Kalaíca que vem aí promete imenso], João Carvalho, Pedro Rodrigues, Diogo Gonçalves, Guga (vamos ver como se adapta aos séniores), Gilson (precisa de ganhar músculo) , Gledson, Florentino, João Filipe, José Gomes, Jovic, Saponic (veremos)!
    Pawel é muito bom. Até o Sarkic tem enorme potencialidade.
    Este parece-me ser o ano A para 3 jogadores - ou sim ou sopas: João Teixeira, Guzzo e Vitor Andrade... e também o Nuno Santos... todos eles com enorme potencialidade mas temos que ver se têm futuro ou não a este nível - Benfica equipa A. E acredito que RV estará em cima do acontecimento.
    O puto Horta vai explodir caso possa jogar!

    O José Gomes é deixá-lo crescer, jogar com malta adulta, eu fazia-o oscilar entre os Juniores (para continuar a marcar golos) e treino com B e A, para ele aprender com o Jonas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lystcov tem de facto grandes atributos fisicos e técnicos,o problema dele está mesmo na permissividade e o pouco comprometimento com o jogo (para-lhe muito o cerebro),se não mudar isso será mais um "Sidnei"...o João .Lima ainda não me convenceu mas a verdade é que também não tenho acompanhado a formação tanto como gostaria.
      Os últimos 3 que mencionaste têm realmente que dar o "salto" para verem se têm estaleca ou não

      Eliminar
    2. @Primo88, não és o primeiro a fazer objeções ao russo, existe aqui realmente muita malta com dúvidas sobre ele, eh pá não percebo, a sério, essa cena de ele ter paragens, ... juro que nunca lhe vi isso, mas gostava de o ver com muitos minutos na pré-época, tem mais poderio físico que por exemplo o Rúben. O João Lima ainda jogou pouco, parece-me que tem muito de Ricardo Carvalho, mas tem que jogar uma época inteira nos B's para se ver...
      Vi uns vídeos do Kalaica (que vem aí neste defeso) e deixaram-me super curioso, um defesa tipo Humberto Coelho, como nunca voltámos a ter depois dele, com enorme chegada à frente, tipo Hummels, mas aparentemente em melhor... estou super curioso!

      Eliminar
  13. Anónimo6/6/16 16:23

    Em resposta aos adeptos "Anónimo" e "Etologista de plantão":
    NÃO sou adepto de outro clube, sou adepto incondicional do GLORIOSO desde que me conheço, achas se não fosse adepto do SLB pagava para ter a BTV?
    Relativamente aos jogadores não é um comentário idiota, é o que penso, é o que vejo na BTV, por exemplo;
    Na equipa B, diz-me um nome para entrar de cara na equipa principal? Quase desciam de divisão.
    Nos Juniores é um desastre, qualidade geral, ZERO. Veja-se o campeonato miserável que fizeram.
    Nos Juvenis, não vejo nenhum jogador de salientar.
    Nos iniciados, Sim, tem jogadores de grande potencial.
    Ou vocês, pensam "Anónimo" E "Etologista de plantão" que todos os anos aparecem "Renatos Sanches", oxalá que me engane.
    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS DO MINHO (VIANA DO CASTELO) DE UM BENFIQUISTA DE SETE COSTADO, LOCALIDADE ONDE SE SENTE O QUE É SER BENFIQUISTA.
    JÁ AGORA COMO COMPLEMENTO, É COM TRISTEZA QUE ASSISTO VIA BTV AO JOGOS DAS MODALIDADES COM O PAVILHÃO QUASE ÀS MOSCAS, SÓ ESTÃO SEMI-CHEIOS QUANDO GANHAM. VOCÊS VÃO LÁ?
    COMO EXEMPLO, VEJAM QUANDO O GLORIOSO JOGA COM A JUVENTUDE DE VIANA COM O PAVILHÃO SEMPRE CHEIO. ESTE ANO VAMOS TER O VOLEIBOL ESTAMOS ANSIOSOS POR VER O GLORIOSO EM AÇÃO.
    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS DO MINHO (VIANA DO CASTELO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/6/16 20:00

      Quase desciam de divisão porque:
      1. Os 4 melhores jogadores dos B subiram aos A (Renato, Guedes, Semedo, Ederson).
      2. Rebocho, o capitão e melhor defesa, Nuno Santos, Iuri e outros sofreram lesões muito longas.
      3. Tinham 7 juniores a jogar nos B, bons jogadores mas jovens de apenas 18 anos.

      Criticar sem levar em conta estes factos só alguém que ou é burro e porque consegue pensar ou então é ignorante. Neste caso devia abster-se de comentar para não fazer figuras tristes.

      Eliminar
    2. Etologista de plantão6/6/16 23:44

      @ Anónimo 20:00, já fizeste a tua boa acção do dia ao explicares ao alegado benfiquista de Viana do Castelo, que além de burro por não perceber peva de futebol ainda por cima acha que os outros são todos SURDOS ...
      Eu já não tenho pachorra para explicar a estes benfiquistas vindos de um outro planeta que o futebol real, não começa nem acaba com aquele que é jogado dentro das quatro linhas com 11 jogadores de cada lado, e sobretudo é muito diferente daquele que é jogado pela rapaziada do Football Manager.
      Se ele ler dez vezes o teu comentário é capaz de pensar duas vezes antes de dar largas a sua desmesurada ignorãncia futeboleira !

      Eliminar
    3. Não esquecer que tanto nos Juniores como na equipa b, tínhamos não-treinadores,uivo difícil algum jogador se destacar, quando o treinador é uma mera.... Lystcov, ora jogava a central, como a seguir a trinco, chegou a jogar com 5 centrais ao mesmo tempo, Berto a lateral, saloio foi extremo foi 8,e isto passava se tido em jornadas seguidas, não havia continuidade, este tacho Cristóvão e tacho tralhao continuarem é um crime, destruição do património do Benfica, os seus valiosos jogadores da formação.

      Eliminar
    4. Anónimo7/6/16 09:21

      Outro ignorante. O problema nunca esteve no treinador. Se mudava os jogadores é porque ou não tinha jogadores suficientes, por adaptação táctica ao adversário ou porque estavam constantemente a sair (lesões e castigos) ou a entrar. A ignorância é muito atrevida.

      Eliminar
  14. GB, não são os nomes, a questão está na quantidade de jogadores! Seixal, quando estava previsto, a dar jogadores!.... Não serão todos Renatos, mas muitos serão bons!

    ResponderEliminar
  15. Sancidino e João Teixeira são mais velhos 3 anos que o Ruben Dias ou o João Carvalho. E 5 anos mais velhos que o José Gomes. Diferenças que nesta fase das suas carreiras são muito significativas. Este ano é decisivo para os primeiros. É o sim ou "sopas". A formação para eles acabou. Eu emprestaria o Sancidino e incluía a o J.Teixeira no plantel da próxima época. Mantinha o Ruben, o J.Carvalho e o Diogo G. na equipa B. Quanto ao José Gomes, deixem o rapaz crescer. Passar de juvenil para a primeira equipa...? O rapaz tem 17 anos precisa crescer e evoluir.
    Quanto aos dois sérvios, Saponjic e Jovic, acho que temos aqui um (dois) problemas. Ambos parecem ter o rei na barriga. Ambos juniores (a próxima época será sua primeira época como seniores), julgam-se o maiores e o primeiro (o Saponjic) ja veio bolsar merda para os jornais. Se alguém desse dinheiro por eles vendia-os sem hesitar.

    ResponderEliminar
  16. Gomes, Filipe e o Carvalho são os que podem dar alguma coisa....

    No entanto vocês preferem viver na lua e acreditar que a vossa formação é a maior do Dubai! Talvez a conheçam melhor se se derem ao trabalho de ir ver os vossos jogos e sobretudo aprenderem sobre o que deve ser feito na formação.

    No entanto parabéns pela quantidade de merda que aqui debitam sobre formação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anti Osgalhada6/6/16 20:07

      Eu vejo os nossos jogos.
      Os iniciados em 4 jogos com as osgas ganharam 4 vezes com a diferença de golos 11-0. As osgas nem um golo conseguiram marcar!!! LOL
      Como é hábito, quem fala merda são as osgas inchadas de inveja e de azia.

      A última convocatória dos sub-19: 10 jogadores do Benfica. Osgas… 2!

      A última convocatória dos sub-17. 10 jogadores do Benfica. Osgas… 3!

      Campeões da Europa sub-17. Benfica, 5 titulares, todos entre os melhores. Osgas… 4 suplentes. Nem se viram.

      Eliminar
    2. Anónimo6/6/16 21:56

      E nos benjamins, quantos foram os convocados dos Orcs, esqueceste este escalão, certo?

      Eliminar
    3. Pois anti-osgalhada,
      PERFEITO!
      São todos Messis? Não!
      Mas mais de 70% dos mencionados são realmente muito bons!!!

      Eliminar
  17. Ena pa tanto catedratico a avaliar os nossos jovens valores voces sao irmaos do j.judas ou que?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo6/6/16 17:53

    nao percebi essa dos jornais...espanhois? franceses? ca do burgo nai li nada

    ResponderEliminar
  19. Anónimo6/6/16 17:55

    Não podemos acertar em tudo!
    O Rui está a construir uma grande equipa, se não ficarem "já", a época é longa, o Renato entrou em Janeiro o sueco teve para sair...
    Consegui ouvir nas costas de alguém,ao jeitinho do Pedro guerra, um tal de j.j. a confidenciou que o Benfica têm uma superestrutura e se não forem divididos "as papoilas " será muito difícil para outras equipas ganharem o campeonato.

    ResponderEliminar
  20. Simples: braçadeira para o guarda-redes! Seja o miúdo ou o mais velho!!!!

    ResponderEliminar
  21. Dos nomes mencionados no artigo, eu pessoalmente gostaria de ver na minha equipa (além do João Teixeira, como sabem) o Hildeberto e o Diogo.

    PS: Sancidino e Andrade, emprestados ao Osasuna ou ao Náutico do Recife.

    ResponderEliminar
  22. Águia Preocupada6/6/16 21:08

    Esta é a época (não)desportiva que mais odeio. Não há desporto - salvo de dois em dois anos - logo as máquinas imaginativas entram num frenesim desmesurado...
    As vias de comunicação são cada vez mais e a agressividade pelas audiências não olham a meios, diga-se verdade e rigor, para atingir os fins! É todos os anos o mesmo circo. Eles compram, eles vendem, eles baralham... No fundo, eles mentem, eles aldrabam, eles entram no fosso ridículo convencidos que o pessoal ainda acredita!
    Felizmente que vem aí o Euro para os acalmar e preencher os espaços cumentadoiros...
    Aliás, já acalmaram um pouco... Já estão apanhadinhos, a histeria geral já tomou conta dos mérdias com a chegada da Selecção Nacional Cristiano Ronaldo...
    Mais uma vez se repete a vergonha...

    ResponderEliminar
  23. Anónimo6/6/16 21:32

    Ena, não sabia que eram tantos.
    Quantos mais melhor, se as capas da Bola não chegarem pede-se ao amigo Farinha do Record para dar um jeito, afinal os amigos são para as ocasiões.

    Só um pouquito mais a serio, sinceramente gostava que o Benfica efectivamente apostasse mais nas jovens promessas, este ano, apesar de ter sido um pouco forçado pelas circunstancias isso aconteceu e deu resultado.

    ResponderEliminar
  24. Gosto do João carvalho, é evoluído tecnicamente. Gostava que o Romário Balde, fosse observado. O Rafael Guzzo, deve ser aposta. Vítor Andrade, é muito individualista e João Teixeira, ainda não. Três seria o número indicado.

    ResponderEliminar
  25. alerta vermelho7/6/16 00:09

    Esta fórmula não resulta sempre e temo que num futuro não muito longinquo nos estatelemos ao comprido, para regozijo do trinca bolotas. A direcção do nosso glorioso, teima em dar-lhe abébias. Qualquer dia tem o tolinho uma equipa experiente de campeonato, e nos teremos um conjunto de jovens promissores que não têm ainda estofo de campeões. Depois não digam que não foram avisados. É que jogadores de futebol, não saem ás fornadas como os pastéis de nata!

    ResponderEliminar
  26. benfiquista a serio7/6/16 02:55

    eu só quero o tetra.
    agora cabe ao nosso presidente e ao nosso treinador escolher os melhores para que o tetra seja uma certeza e um feito nunca visto na nossa gloriosa história.
    eu confio, por isso, estou convicto que as escolhas sejam as melhores. se essas escolhas não nos trouxerem o tetra, aí o presidente e o treinador terão de responder e pagar por isso.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking