O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 12 de junho de 2016

A Entrevista do Presidente, por Benfica by GB

. 25 comentários

Começo por dizer que para poder "ler" esta entrevista é preciso passar pelo site do jornal Record e ouvir em discurso direto o Presidente. Sem assessores, sem frases lidas, sem discursos "montados"...

Luis Filipe Vieira falou de tudo, abertamente e sem "estratégias". Um bálsamo face ao que tem sido o futebol português nos últimos anos. 

Foi especialmente interessante ver a evolução nas palavras face à 15 anos atrás. É uma evolução monstruosa, não só na forma de se expressar (está a anos luz), mas especialmente na forma de pensar. Luis Filipe Vieira fala como líder e acredito que actue como um líder dentro do SLBenfica.

Obviamente que continuo a não me rever em algumas perspetivas que têm, mas bolas... estranho seria se "papássemos" tudo o que o homem diz sem pensar pela própria cabeça.

Sobre alguns temas que têm dado mais que falar destaco algumas notas:



- Reforça o que há muito foi dito de que na transferências de Renato Sanches, os 60M€ são perfeitamente atingíveis, mas reforça que acredita muito no sucesso do jogador que - tal como afirma do Bayern - está convencido que chegarão aos 80M€. Lá se vai o que escreveu o Build e muitos outros jornais que, com a azia, rapidamente tiveram eco entre os mais tontos.

- Volta a insistir que não empurrou Jesus para fora do Benfica, mas reforça que Jesus sabia que o que Vieira preconizou para esta época era para avançar. Fiquei com a ideia que já tinha: Jesus não queria "este Benfica", tal como também não quer um Sporting sem Slimani, João Mario ou William.

- Ederson, Semedo, Lindelof e Guedes querem ficar no Benfica mais um ano e Vieira afirmou com uma certeza perigosa que mesmo que "batam a clausula" os jogadores já terão dado conta que para a sua evolução preferem ficar mais um ano.

- Não ficou nada claro, tal como é esperado, que jogadores como Gaitan, Jonas, Salvio, Jardel, Talisca ou mesmo Mitro não possam sair.

- Salvo excepções muito particulares que apenas confirmarão a regra, Vieira não quer jogadores de 27 anos ou mais, sendo o projeto do Benfica dedicado a jogadores que possam valorizar-se e ser vendidos com rentabilidade.

- O projeto empresarial do Benfica sobrevive sem vender jogadores, mas a liberdade para comprar jogadores, investir no clube e no plantel e cumprir com as responsabilidades apenas é possível vendendo jogadores. Por muito que se venda, o plano e o projeto é esse. Não vale a pena andarem todo os anos a desejar manter jogadores porque isso não vai acontecer. Não em Portugal.



- A parceria com Jorge Mendes é de dar e receber. Se por um lado temos jogadores de grande potencial ao nosso dispor em regime preferencial, por outro lado definimos logo á partida valores de venda que beneficiam e recompensam o clube, mesmo sabendo que talvez pudessem até valer mais. Porém, têm que ganhar todos.

- O Benfica defende sanções pesadas para os dirigentes que passem a vida a falar, denegrir e pressionar os agentes do futebol, mas Vieira não acredita que os presidentes deixem passar essa medida, na mesma que pensa que a divulgação dos relatórios dos arbitros só servirá para os pressionar.

- Para a próxima temporada, Vieira acredita que Carrillo deverá ficar no Benfica, mas não fecha a porta à possibilidade de sair.

- Depois de André Horta, Vieira afirma, sem garantir, que pode chegar mais um reforço com a ADN Benfica do Caixa Futebol Campus. Nas redes sociais especula-se com o nome de Bernardo Silva inserido no negócio Carillo para o Mónaco.

- Não está prevista a saída de Helder Cristóvão e Rui Vitória ficará também os três anos de contrato mesmo que não seja campeão, sendo a sua zona de influência muito maior que a equipa principal do SLBenfica, fazendo inclusivé parte do processo de decisão e identificação de jovens a dois/três anos.

... e assim de repente não me lembro de mais nenhum ponto de destaque especial, além dos já referidos, mas acima de tudo destaco o discurso sólido, estruturado e muito relevante.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Obrigado GB. Confesso que estranhava ainda ninguém ter feito um "roundup" da entrevista do Presidente. Como me recuso a pagar o "premium" do Record não tive acesso a todas estas informações, mas fico satisfeito por poder ler aqui alguns novos pontos que desconhecia.

    - De facto o Presidente está a falar - e a pensar - melhor. Acredito que tenha a ver com o retirar da corda do pescoço do Benfica, financeiramente. Estamos a construir um clube sustentável; é óbvio que não acontecerá da noite para o dia mas parece-me que o Benfica hoje tem fundações em condições, já não arriscam cair a qualquer momento, e isso descansa a administração.

    - Estranho essa contratação com ADN do Benfica. Não acredito nem por um instante que seja o Bernardo, apesar de o desejar, como é óbvio. O Bernardo está valorizado na liga francesa e não me parece que venha pelos 15 milhões que pagaram por ele. Talvez uma troca directa com o Carrillo, tornava-se um investimento de apenas 4 a 5 milhões, consta que foi o que o Carrillo nos custou. Ainda assim tenho IMENSAS dúvidas.

    - Acho que está na hora de acabar com a história JJ. Está a fazer 1 ano, o caso está em tribunal, não faz sentido continuar a falar nisto. Move on, por favor!

    - Não sou apoiante da parceria com o Jorge Mendes e espero que não seja algo para durar. Os agentes são um mal necessário do futebol mas estas parcerias só serão necessárias enquanto houver falta de dinheiro. Acho que se terminar com esta parceria nos evitasse gastar 3 ou 4 milhões em jogadores como o Bebé e outros tantos trazidos pelo JM, se calhar teríamos dinheiro para atacar o mercado "sozinhos".

    ResponderEliminar
  2. benfiquista a serio13/6/16 02:58

    sobre o futuro regressado eu escolhia o ricardo horta e, ou david simao. nunca o bernardo porque já é muito caro e eu prefiro o carrilo ao bernardo. o ricardo horta por troca do eliseu eu aceitaria de pronto e anda lhes enviava um dos emprestados que poderiam ser um destes: marçal, candeias, bruno varela, muktar.
    gostaria de contar com o markovic por troca com o salvio, era um excelente negocio.
    pelo passado de lesões e pelo salario e transferencia acho que o regresso de coentrao será muito caro.

    ResponderEliminar
  3. Toto salvio vai jogar no Monaco na proxima epoca!! e o Bernardo silva vai entrar no Negocio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sabes? Nem o seu empresário sabe ainda onde ele vai jogar.
      O Bernardo Silva não volta mais ao Benfica. Esqueçam!

      Eliminar
    2. Isso é a maior das falsidades!...veio festejar o TRInta e cinco connosco, entre Benfiquistas, nas bancadas.

      Na Tribuna como todos sabemos (e ele também!) são muito poucos e cada vez menos !!!!

      Eliminar
  4. Muito bem, GB, exactamente o que eu penso. Aprender com os erros e evoluir é sinal de inteligencia do LFV. Agora prepara-te para a turba que te vai chamar de caneta de aluguer para baixo. Alguns ainda com a sardinha (congelada) inteira atravessada no gorgumil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL LOL LOL, essa da sardinha LOL LOL LOL; mas ainda digo mais essa sardinha entalada para alguns assemelha-se a uma manada de elefantes LOL LOL LOL

      Joker

      Eliminar
    2. A pobre e inocente da sardinha agora até é utilizada para desviar as atenções da grande entrevista.
      O que não aprendemos com a propaganda verdelha!

      Eliminar
  5. benfiquista de gaia13/6/16 09:10

    ALGUEM me sabe explicar se falou sobre a BTV..esse assunto e para diluir no tempo...o costume....

    ResponderEliminar
  6. Bernardo Silva...vocês batem largo.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo mas pouco13/6/16 10:21

    A 'fábrica' desportivamente não funciona!...uma equipa de Juniores que é afastada pelo Real de Madrid da Final da Youth League NÃO PODE 'queimar' etapas (e pelo caminho, afundar a equipa B!...) e ENVERGONHAR-NOS ao 'ficar' em 6º lugar no campeonato nacional.

    Vão saindo os Bulos (reparem na 'promoção/oferta' do Guedes que não aguentou a pressão)...e a súcia de lambões de 'bicolores às risquinhas' e benfiquistos - como diria Ferreira Bogalho - que estão e tomaram conta do Glorioso, lá vão de vento em popa enchendo o bornal e sem se obrigarem (ou lhes serem pedidas!...) explicações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão nessa de queimar etapas. O exemplo mais evidente é do Bulo que num dia tinha acabado de sair dos juniores e logo a seguir passou a mais um veterano reformado tal e qual o Jonas LOL. E tudo isto porque uns burros no alto da sua burrice e estupidez declararam que o miúdo Bulo, afinal tinha idade para ser avô do filho que o Leonardo Jardim deixou com mãe lá para os lados do Campo Grande. Mas mais burros são os seguidores do burro mor.

      Joker

      Eliminar
  8. Interessante mesmo é constatar o salto evolutivo enorme que o Benfica deu nestes últimos 15 anos. Este salto queira-se ou não, goste-se ou não, aprove-se ou não, só foi e é possível quando existe um projeto com cabeça, tronco e membros e com objetivos a alcançar muito bem definidos, através de uma estratégia de suporte muito bem delineada. Uma estratégia que quando foi necessário soube sempre ser moldada ás contingências menos espectáveis como aconteceu com a maior crise económico-financeira mundial decorrente da crise do sub-prime nos EUA... mas que nunca colocaram em causa os objetivos desde o inicio traçados.

    É bom não esquecer onde e como o Benfica e os seus mais diretos adversários estavam há 15 anos atrás e onde hoje o Benfica se encontra e como estão os esses mesmos adversários. Isto repito num espaço tão curto como o são neste caso 15 anos.

    João Palmeiro

    ResponderEliminar
  9. Tendo tido acesso ao PDF de metade da entrevista, acho que a entrevista é interessante de ser lida. É uma entrevista com respostas ponderadas, bem pensadas, de alguém que parece ter uma estratégia bem definida e tem uma postura de responsabilidade.

    Sobre afirmações concretas, há um passado longo que sugere que tudo tem de ser lido com alguma latitude, por assim dizer. Por isso, as afirmações sobre o que se fará ou não têm a importância que cada um lhes quiser dar. Registei com agrado a afirmação sobre a indisponibilidade para vender Ederson ou Lindelof bem como a afirmação de que para alguns jogadores as cláusulas importam pouco.

    Gostei da parte que li. Vieira está em boa forma, o que quer que seja que isso quer dizer :).

    ResponderEliminar
  10. Espero que todos os negócios que envolvem o Atlético de Madrid não nos tragam surpresas desagradaveis, desconfio que o Benfica saia prejudicado. Conseguimos 40M na Champions, mais as receitas internas, a venda do Renato, mais 15M da próxima Champions, e não temos dinheiro? Quando o Benfica passa a ganhar dinheiro com as vendas e deixa de pagar brutais comissoes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, bom mesmo era comprar os craques do Suk e do Marega, já que negócios como o do Imbula e A. Lopez é só mesmo para quem a sabe toda, ou então aqueles outros excelentes negócios como o Messi da Escócia, ou os Tanakas desta vida LOL

      Joker

      Eliminar
  11. É estranho que para os jovens mais promissores,Ederson, Semedo, Lindelof e Guedes, se estabeleça já que só vão ficar mais um ano.
    Não podiam ser mais 2 ou 3?
    Ou já estão prometidos ao Mendes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem estabeleceu que só vão ficar um ano? Onde leste isso na entrevista?

      Eliminar
    2. Interpretação extensiva...

      Eliminar
  12. Ontem à noite falaram-me no regresso do Bernardo Silva...Sabes alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a seguir ao jantar que te falaram nisso?

      Eliminar
  13. Parece-me que o Benfica tem poder para ser a instituição a definir os momentos, ... parece-me que o Benfica pode começar a realizar uma politica de manutenção de jogadores. Qualquer jogador com ordenados similares ou pouco diferentes se estiver inserido num clube ganhador (Benfica) dificilmente quer ir para o Valência, Mónaco, Reading, Andrelecht ou similares. Compete aos dirigentes criarem essas condições!
    A entrevista como anteriores apresenta ideias interessantes, ... pessoalmente desgosto de líderes, a nossa sociedade (e muitos seres humanos) aprecia líderes, eu aprecio Edifícios Horizontais! Observem a estrutura piramidal do Planeta e digam se isto nos serve?!
    Gostava de ver discutidos com os sócios equações estratégicas alternativas, em Assembleia Geral, deixar ser os sócios a decidir, uma vez que se percebe que LFV se vai perpetuar! E isso agrada à maioria. A maioria deve ser respeitada.
    A politica de passivo, desportiva e outras poderiam ser discutidas em Assembleia Geral em vez de ser a Direcção a decidir unilateralmente - o governo devia ser feito pelo povo, devendo depois a Direcção operacionalizar as decisões dos sócios - seria inovador!

    Espero incomodar o suficiente, isso permite abrir novas portas de reflexão!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. moléculas é com carinho que te digo o seguinte, és mesmo um verdadeiro e genuíno cromo, tal e qual o Tino de Rans. Ainda ontem te comparei alguns outros cromos que tenho como alunos na Universidade onde leciono, mas afinal enganei-me, estás num lugar de destaque da respetiva caderneta.

      O teu discurso não me parece, mas sim confirma-se que continua a ser como sempre muito redundante, o qual em termos semiológicos não tem qualquer significado.

      Na verdade, não se deve esperar mais de quem não sabe o que realmente significa a palavra líder, e muito menos em termos de análise psicológica e sociológica o que caracteriza um líder.

      Já agora caro moléculas, é por acaso sócio do Benfica? se o é, por acaso já alguma vez votou em um ou mais candidatos á presidência do Benfica? se não, já alguma vez votou para uma qualquer eleição presidencial por exemplo? É que se sim... muito me conta tendo em conta o seu desgosto em relação a lideres.

      Yale

      Eliminar
    2. Se as coisas fossem como tu preconizas, moléculas, terias que arranjar outra designação para direcção. O Vieira seria o operacionalizador do SLB? Secundado por vice operacionalizadores? Sem hierarquia e líderes nada avança, nem aqui nem na china..

      Eliminar
    3. A verdade é que o futebol do Benfica é uma SAD, que tem accionistas que podem, em assembleia geral, questionar a administração da SAD, sobre todos os temas que se entendam relevantes. Bastam 100 acções para se poder ter assento na assembleia geral da SAD e elas estão, até, bem baratas.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking