O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 23 de junho de 2016

A Croácia não é a Hungria.

. 27 comentários

Ao contrário do que Fernando Santos quis fazer passar, o clima no final do jogo com a Hungria não era de alegria na comitiva da selecção, em especial junto dos jogadores. Era de alívio no máximo.

Foi incompreensível para quem estava em campo a instrução de Fernando Santos de segurar o empate.As justificações dadas pelo seleccionador na sala de imprensa não só foram insuficientes como reveladoras de um treinador medroso e com limitações na forma de ver o jogo.

Mas o pior do encontro de ontem foi mesmo a forma de abordar o jogo por parte de Fernando Santos.

Depois de 2 jogos iniciais em que as escolhas de Fernando Santos falharam, só mesmo um treinador limitado é que iria insistir no mesmo. Pois FS não mudou.

É claro para todos que João Moutinho não está em forma. É evidente que Vieirinha pode ser muito esforçado mas a defender é fraco. Na minha opinião,Pepe é outro ponto fraco da defesa pois não joga concentrado no jogo.

Só por motivos extra-futebol é que se percebe que FS não escolha Cédric, Fonte e Renato ou Adrien.

A vontade de promover Moutinho, de não abrir o precedente para que Pepe perca também o seu lugar na defesa do Real Madrid e o fetiche por Vieirinha só podem explicar as escolhas.

No primeiro jogo, a entrada de Renato mudou tudo. Ontem a entrada de Renato tornou a mudar tudo. A disposição das peças, com Renato em campo, solta os criativos. A permanência de Moutinho em campo prende o jogo e até atrapalha William Carvalho pois Moutinho não sabe jogar com um trinco fixo atrás de si.

O próximo adversário de Portugal, a Croácia, é tudo menos um adversário acessível. Só o melhor Portugal será capaz de seguir em frente.

No miolo dispõem de 2 criativos de topo: Modric e Rakitic, sustentados numa equipa forte fisicamente e com jogadores competentes em todas as posições.

Um meio campo com a nulidade Moutinho será um paraíso para estes jogadores.

Daí que se Portugal quer mesmo passar a eliminatória, o onze não poderá fugir de algo assim:

Rui Patrício, Cédric, José Fonte, Ricardo Carvalho, Raphael Guerreiro, William Carvalho, Adrien, Renato Sanches, João Mário, Nani e Ronaldo.

Defesa: refrescar com mais competência como no caso de Cédric, dar a Ricardo Carvalho um parceiro concentrado e de qualidade como tem provado no campeonato inglês, devolver a titularidade a quem esteve bem nos primeiros 2 jogos como Guerreiro.

Meio campo: dar a Portugal um meio campo combativo face à criatividade alheia e ao mesmo tempo soltar João Mário para poder apoiar o ataque como tão bem o fez na segunda parte do jogo com a Hungria. William é o melhor para jogar a trinco, Adrien está fresco, tem qualidade e faz muito bem a ligação com o ataque e Renato Sanches pelo seu posicionamento e qualidade desconstrói  qualquer esquema mais rígido que encontremos do outro lado. Tanto ajuda na recuperação como se integra muito bem no jogo ofensivo do grupo.

Com este esquema tanto Nani como Ronaldo estarão soltos para poder fazer estragos em vez de estarem presos a um esquema fraco e sem resultados.

Continuo com dúvidas que, mesmo apesar do que se viu nos 3 primeiros jogos, Fernando Santos faça o que é preciso para dotar o 11 inicial com os melhores.

Estou certo de que se não mudar, domingo os jogadores estarão a aterrar em Portugal. 

P.S.: Só mesmo de gente facciosa ou culambista é que pode vir a teoria de que Renato é boicotado pelos colegas na selecção. Esta doença que é o clubismo faccioso é que devia ser irradiada do futebol.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. "Foi incompreensível para quem estava em campo a instrução de Fernando Santos de segurar o empate..."

    Devia ser como na tropa: ordens mal dadas não se cumprem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de tudo foi o que aplaudi, ou a esta hora podíamos estar em casa, merecidamente.

      ando à anos a bater no CR (não vejo jogos do RM), mas ontem gostei do jogo dele tirando uma ou duas decisões por não ser ponta de lança de raiz, e nem conto os golos.

      Eliminar
  2. Epá mas será que a selecção algum dia ganhará alguma coisa com tantos jogadores do Sporting?

    Tony Montana

    ResponderEliminar
  3. Santo Tirso23/6/16 16:28

    Caro SHADOWS: o jogo com a Croácia vai ser o mais difícil e continuo a ver jogar muito pouco alguns jogadores e isso coloca-me apreensivo.
    Fugindo ao tema creio que brevemente este Blog irá tratar dos inúmeros falhanços em diversas modalidades do Clube esta época.
    Muita gente terá que responder por estes falhanços e haver consequências e se não fosse termos ganho o campeonato, a esta hora andava muita gente aos berros e com razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os croatas já andam a deitar os foguetes que nos vão dominar, humilhar. Que são a selecção mais forte do euro e tal, mas... secalhar já se esqueceram que em 96 com uma equipa recheada de estrelas levaram três secos na pá! E que sábado estão sujeitos ao mesmo tratamento! Carrega Portugal pra cima deles car@#$!

      Eliminar
  4. Por acaso acho que com a entrada do Renato os colegas de equipa solicitaram-no mto e esteve sempre em jogo. Comentei no post anterior isto mesmo, era bom que metessem o cedric, fonte (seria um upgrade imenso e faria grande europeu) e depois se não querem o renato ao menos o adrien, Moutinho é que não e eu gosto mto dele mas esteve lesionado e não esta em forma e para ser titular não se pode olhar a nomes, o que foram no passado etc

    ResponderEliminar
  5. Viram um vídeo que anda a circular da RTP com o rui costa a comentar enquanto passam imagens do fim do jogo de ontem e o FS a dar uma bronca ao Renato, depois vai ter com o PEPE e ele passa por ele a correr em direção ao balneário. Acho que o balneário ontem não ficou la mto satisfeito com o engenheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O engenheiro pensou a equipa com o meio campo do SCP que jogam parados, paradinhos, tiveram umas boas cunhas na seleção e na comunicação social, vejam 2 dos golos e mais umas incursões da Hungria e o posicionamento do William fraquinho! !!
      O engenheiro tem de colocar um jogador que nem convocado estava! !!
      E porquê? O sporting queria mostrar que o puto não estava preparado e tentaram desacreditar o miúdo, quase deu resultado, o Benfica foi comido de cebolada, tanto o pizzi como o Almeida deveriam estar na selecção, anda toda gente calada e o Sporting a rir. Acordem! !!


      Ass: bêbado



      Eliminar
  6. A Croácia é muito muito superior a Portugal! E eu que sonhei Portugal Campeão Europeu, ai meu deuzeze...
    Só acho que o Ricardo não deve ter condições físicas para ir a jogo, observei-lhe esgar de esforço na face em algumas jogadas, espero estar enganado.
    Essa equipa daria consistência e atrevimento, Gomes, Moutinho e Vieirinha estão a precisar de descanso, e pelo amor da santa não me venham de novo a defender a entrada o Eliseu a titular,... abrenuncio, (Benfica) eu não renovava com ele e fazia regressar o Marçal.
    Esta equipa permite ter no banco Quaresma e Rafa que são soluções para acelerar o jogo e Danilo para dar consistência. E Éder caso seja necessário um Pinheiro :)

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez não estou de acordo contigo, mas aqui não acho que penses mal de todo. Só nalguns aspectos.

    Moutinho sempre jogou com trincos atrás de si. A única situação aqui é que não está em forma. Nem pode estar depois da sua lesão prolongada. Renato é uma máquina a quebrar linhas, mas falhar passes, ou perder bolas como fez com a Hungria é desproteger a equipa.

    Cedric não pode ser pior que Vieirinha, mas até os Sportinguistas dizem que é pior. Fonte é competente e embora eu ache que Pepe já devia ter sido erradicado da Selecção. Não há melhor que ele neste momento. Ou então é tudo parvo no Real Madrid também.

    O meu maior ponto de discórdia tem só um ponto que é o sistema táctico. O teu 4-3-3 não se desdobra em momentos defensivos. Seria importante que a defender se torna-se num 4-4-1-1. Para isso eu apostaria nestes jogadores: Patricio - Cedric/Vieirinha - Pepe - R Carvalho - Guerreiro - William - Adrien - J Mario - Rafa - Nani e Ronaldo.

    No meu esquema, João Mário joga pelo meio e Nani cai para a direita a atacar. A defender Nani cai no meio e J Mário fecha na direita. Permite uma rotação entre o 4-4-2 e o 4-3-3 conforme as necessidades do jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. j mario sem o Renato em campo vale ZERO. O Renato é o unico q conseque abrir espaços

      Eliminar
    2. Eu estou a pensar em função do Adversário. E por Portugal não tenho nenhuma clubite.

      Eliminar
    3. João Mário no SCP não tinha o Renato e jogou à bola... ser anti é doença rapaz.

      Eliminar
    4. O pepe é de longe o melhor central português.

      Eliminar
    5. " Eu estou a pensar em função do Adversário. E por Portugal não tenho nenhuma clubite."

      Pois,pois!

      Não se nota nada a tua clubite, nada mesmo, até passa despercebido que o meio campo é todo do sporting.

      Certamente também achas que os alemães foram enganados pelos jornais, e o miúdo tem vinte e tal anos.


      É este pais que temos, de gente velhaca, falsa.

      Eliminar
    6. Isso vindo de um anónimo é optimo. Mas eu vou responder-te na mesma. Clica no meu NOME, para veres de que clube sou.

      Selecção jogam os melhores independentemente do clube.

      Eliminar
    7. Para além do que já expliquei relativamente ao Renato.

      Eliminar
  8. Hungria jogou sem alguns titulares.. Ninguem fala nisso. Ps: Falta ai craques.. o Mandzukic "juventus", Perisic "inter milao", srna "shaktar" , badelj "fiorentina" e o kovacic "real madrid"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vjrsaliko "atletico madrid", kalinic " fiorentina"

      Eliminar
  9. Olhando para o Vieirinha e o Cédric, a verdade é que o Benfica tem dois laterais direitos de nível Champions de grande qualidade: Ofensivamente Semedo; Defensivamente Almeida. Só um treinador como Santos para levar dois jogadores praticamente iguais na fisionomia e no estilo de jogo. Até o tonhó do Paulo Bento percebeu o jeitaço que poderia dar Almeida.

    Desconfio que as bolas paradas poderão vir a ser um problema com uma seleção que fora Pepe, Ronaldo e Carvalho, não tem jogadores, ora de elevado porte físico, ora de elevado conhecimento tático. Contra Alemanhas etc, poderá a vir a ser a one situation victory.

    Pepe é essencial porque permite subir um pouco mais as linhas e não jogar sufocado lá atrás. Apesar que sim, tem cometido erros que não lhe eram conhecidos há uns meses atrás. Não sei o que se passa

    Gomes, bem deve ser titular. Meio lesionado como no último jogo, tem que ser Renato e Adrien, e podemos ficar com um meio-campo diabólico na intensidade e no dinamismo de jogo.

    ResponderEliminar
  10. O mister não vai mudar, ele é teimoso, quando estava no slb, quem não se lembra do braço de ferro entre ele e os adeptos por causa de Moreira e do moreto, quando Quim teve de ficar de fora. Contra tudo e todos, deu a titularidade a Moreto.

    ResponderEliminar
  11. Mas em 4-4-2. O 4-3-3 parte completamente a equipa, e não possibilita controlo do mesmo com o tipo de jogadores que temos. Só seria hipótese de valor se fosse para jogar com bloco baixo em contra-ataque num 4-5-1 inicial.
    O 4-4-2 é o melhor esquema contra equipas de maior quaidade e face ao tipo de jogadores que temos.

    ResponderEliminar
  12. No seu onze cade o Elizeu lol.

    ResponderEliminar
  13. E se soubessem o que está reservado a Portugal no próximo sábado!!!!! Calma que vamos passar... e já agora os espanhóis não passam 😉

    ResponderEliminar
  14. Outra vez de acordo contigo! Porra que esta coisa da selecção e de termos os mesmos objectivos faz-nos ser tão objectivos que até enjoa ;) só tenho duvidas no adrien à esquerda...

    ResponderEliminar
  15. Portugal tem tantas hipóteses de passar como de ficar por isso nada de dramatismos. Claro que dava jeito uma equipa de combate e para mim era: Patrício (não é por aí); Vieirinha (é bom a atacar), Pepe (gosta de confrontos físicos), Alves ou Fonte (um é outro que gosta de molho e o outro é um tanque). e Eliseu (não vai ser um jogo para pesos-pluma); William ou Danilo (o primeiro é melhor a conduzir a bola, o outro é mais de porrada), Renato (depois dos três ou quatro da frente é o mais explosivo e é outro que não se encolhe), e Adrien (é bom táctica e tecnicamente e quando é preciso bate) ; Quaresma (é explosivo e se for preciso bate), Nani (é explosivo se não tiver com manias e tem garra) e Ronaldo (não é preciso justificar). Substituições, Carvalho (é uma bela ratazana velha) por um médio mais roto e subia o Pepe; Danilo por outro médio ou mesmo por Quaresma ou Nani se estivermos a ganhar, e João Mário e/ou Rafa por Quaresma e/ou Nani; em última instância punha o Éder se o Ronaldo tivesse que sair porque convém ter sempre uma referência na frente, nem que seja um pino (com sorte a Croácia vai jogar com a camisola tradicional e talvez ele pense que é o novo equipamento alternativo do Benfica). Claro que com as escolhas do Fernando Santos que prescindiu de dois gajos que fazem mais que uma posição (Almeida e Pizzi), e não quis levar mais um gajo inequivocamente de ataque (Nélson ou Vieira), ficámos limitados ao Ronaldo, a um pino e a três extremos para o ataque.

    ResponderEliminar
  16. Concordo a 200%

    Se querem ter alguma hipótese contra a Croácia, o FS tem que deixar de ser medrosos, e jogar com o Renato, Adrien, Cedric , João Mário e WCarvalho. Sem dúvida nenhuma.

    Amanhã se aparecer o Moutinho ou o André outra vez no meio-campo, já sei que vamos andar aos papéis, e quando tivermos a perder é que o FS vai tentar rectificar.

    Depois já será tarde....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking