O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 13 de maio de 2016

PSP, Benfiquistas e Sportinguistas: está na vossa mão.

. 30 comentários

A PSP anunciou hoje algumas medidas para garantir a segurança dos adeptos que se desloquem ao Marquês de Pombal para festejar o título da sua equipa.

Para isso informou ir criar uma zona vedada na zona central de Lisboa onde irá ter 5 pontos de acesso ao recinto improvisado para revista dos adeptos.

Nada tenho contra algum método razoável que garanta a segurança de quem vai festejar o título do seu clube para o Marquês de Pombal. Compreendo que face à ameaça terrorista (que não se pode ignorar) tenham que haver algumas cautelas adicionais.

No entanto, a falta de bom senso da PSP e em especial dos membros do Corpo de Intervenção nos grandes ajuntamentos de pessoas poderá estragar por si só o que se pretende que seja uma grande festa.

Por isso, espero que a PSP tenha algum critério nas revistas, não permita que se acumulem milhares de pessoas à espera para acederem ao Marquês de Pombal, e que seu pró-activa e não castradora dos festejos.

No ano passado, a PSP falhou porque bastava ter tido suficientes agentes à paisana a circular em torno da estátua do Marquês para ter detectado quem estava já a preparar-se para estragar a festa.

Todos vimos grupos de 10/15 pessoas que se deslocavam de um lado para o outro, provocando o choque ombro com ombro com outros adeptos e preocupados em subir a postes, atirar garrafas ou outros objectos e cujo comportamento era suficiente para serem abordados e retirados da zona.

Essa acção de dissuasão terá muito mais efeito que impedir as pessoas de aceder ao Marquês de Pombal.

Quem se lembra dos festejos de 2014, certamente recordará que as zonas-tampão utilizadas foram muito mais produtivas e impediram que os tais grupos tivessem mobilidade e não fossem claramente detectados e circunscritos.

O impedimento de se atravessar a Fontes Pereira de Melo, o condicionamento de descer do Pq.Eduardo VII para o Marquês sendo obrigatório ir pelo lado do Pavilhão Carlos Lopes, foram algumas medidas importantes e não envolveram fechar o Marquês de Pombal.

Quem já participou na organização de grandes eventos sabe que antecipar cenários é melhor que tentar condicionar demasiado as massas, pois isso resultará em insatisfação e até pode acontecer que as pessoas se revoltem contra os agentes da autoridade.

Apelo a todos os adeptos de futebol, benfiquistas ou sportinguistas, que respeitem os festejos alheios e que tornem Lisboa numa cidade festiva, cujos olhares e relatórios dos milhares de turistas que cá estão vão disseminar por esse mundo fora.

Que por esse mundo fora os adeptos dos 2 maiores clubes portugueses sejam um exemplo para o mundo do futebol. Que sejam todos falados pela força da festa e não por actos violentos ou de desordem.

Que benfiquistas ou sportinguistas possam ir com os seus filhos festejar a alegria do título de campeão em paz.

Que segunda-feira todos possam elogiar a polícia pela sua acção preventiva, discreta e eficaz. 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Ponto 1: Não vamos falar de festas agora.
    Ponto 2: Pontos de revista e acesso ao recinto fechado é muito mau e corta todo o efeito da festa. Por causa das longas filas e da pouca espontâneadade.

    Enfim... que se saibam comportar e deixem os adeptos fazerem a festa á sua maneira.

    ResponderEliminar
  2. Pessoal se isto der para o torto com a psp. Descemos todos ao terreiro do paço e festeja-se la. Nao respondam a provocações.
    Silva

    ResponderEliminar
  3. Águia Preocupada13/5/16 21:07

    A forma com as coisas estão a ser preparadas é uma farsa. Não é festa, não é nada. É mais uma provocação da PSP como foi o ano passado. Há imagens da SIC que comprovam que elementos antes fardados com a farda da PSP, apareceram mais tarde à paisana e a provocar quem festejava, arremessando garrafas e a dar murros e pontapés!
    Estas festas só o serão na medida em que a espontaneidade é a sua origem. E nisso, o Benfica ao construir aquele palco, também retirou a mística espontânea da festa!
    O que se está a preparar não passa de um incentivo à desordem quando o que se pretende é uma festa popular e por isso mesmo sem preparativos ou qualquer tipo de organização!
    Quem não se lembra do campeonato ganho no Porto com a 2ª Circular parada, pejada de carros a buzinar e milhares de bandeiras e cascóis desfraldados vitoriando a passagem dos nossos heróis? Houve alguma organização? Não! Foi a espontaneidade que ditou a festa! E foi linda a festa, pá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria isto mas o ano passado muita da culpa foi do corpo de intervenção. Estava lá com um grupo de amigos e pude presenciar a minha direita o sitio onde os desacatos começaram. Sim havia um grupo provocador de jovens mas do mesmo modo havia elementos do corpo de intervenção arremessar garrafas para o meio dos adeptos.
      O varrimento que se seguiu foi uma coisa vergonhosa onde a policia passou a ser os criminosos e provocando muito mais estragos. Tenho uma imagem que nunca me vai sair da mente, um pai tentando proteger o seu filho pequeno as cavalitas enquanto dois agentes lhe enfardavam no lombo. Claro que isto até revoltou todas as pessoas que assistiram e só aqueceu mais os ânimos.
      Isto infelizmente é difícil de mudar por uma simples razão que a maior parte da força é constituída por elementos do norte. Conheço dois pessoalmente com amizades e ligações aos Super e dizem que nada lhes dá mais prazer do que enfardar nas claques.

      Continuo sempre acreditar que podemos ir festejar com calma mas este ano tendo em conta todo o clima que se passa a coisa vai ficar mais complicada.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada13/5/16 23:54

      Com a situação que se está a criar e dada a publicidade exaustiva que os jornaleiros estão a dar à coisa, cheira-me que os polícias vão ficar a falar sozinhos... O que eu me ria se a malta (adeptos do clube vencedor) não aparecesse no Marquês! Era mesmo muita giro!

      Eliminar
    3. "É mais uma provocação da PSP como foi o ano passado."

      Sempre tudo e todos contra o Benfica! É o vale e azevedo, o bruno de carvalho, os árbitros, a liga, o tempo, o trânsito... Agora é a PSP!

      O daesh do bigode a criar fait-divers são os maiores! E há gente que vai nisto...

      Eliminar
    4. Sempre tudo contra o Benfica: a PSP e a besta do JP

      Eliminar
  4. Caro Sombras

    Este modelo foi importado das festas de propaganda do FC Porto na avenida dos Aliados. Porque o pequeno FCP necessitava de Festas Encenadas como no Estado Novo. Para mostrar a força do clube. Nada como aproveitar um acontecimento que conseguisse convergência de multidões. Um modo barato e útil de inchar perante a cidade, o país e o Mundo.

    O SLB sempre foi um clube gigante. Nunca necessitou de propaganda televisiva nem mediática para inchar. Não necessita. Quando se é grande o inchaço é doença.

    O SLB nunca teve Festas Encenadas num determinado local da cidade. Nunca. Até 2010. Agora copia o modelo FCP. Não deve ser por acaso. O presidente do teu clube foi associado do FC Porto durante 24 anos, entre 1984 e 2008. Deve ter visto muitas nos "Aliados", agradou-lhe o modelo e trouxe-o para o Benfica.

    Eu nunca fui ao Marquês, nem a lado algum. Nem nunca irei. Até ao título de 1984 comemorei-os na Saudosa Catedral e depois com os Benfiquistas no bairro da Graça. Depois de 1987, casei-me, fui viver para Benfica mas continuei a fazer o que sempre fiz, embora agora no bairro de Benfica (a viagem até é a pé). Antes era no autocarro Carris n.º 26.

    O Benfica vai ser TRinta e Cinco e eu não vou ao Marquês. Recuso fazer parte de Encenações Fascistas. Lembram-me o malfadado Estado Novo que Pinto da Costa soube copiar para o FCP. Eu sou do SLB. E isso muito me envaidece.

    Quem for ao Marquês que lhes faça bom proveito. Aproveitem para tirar umas fotografias e colocar na internet!

    Viva a Liberdade de cada um poder fazer o que quiser.

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encenações fascistas! A alegria espontânea e genuína de milhões de benfiquistas é uma manifestação fascista? Onde tem andado esta pérola?

      Eliminar
    2. A pérola? Geralmente num Anónimo ostra!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    3. Caro Alberto: a festa no marquês só foi encenação o ano passado, e foi pessimo. E foi imposição das autoridades policiais, reflexo da paranoia securitaria em que vivemos. As três vezes anteriores foram manifestações espontâneas de puro benfiquismo. A meu ver, claro. Um abraço e obrigado pelo trabalho incansável de preservação e divulgação do nosso maior patrimonio: a nossa historia gloriosa.

      Eliminar
    4. alerta vermelho14/5/16 08:44

      Não eram encenações fascistas. Eram manifestações de provincianismo!

      Eliminar
    5. Se não tivesses assinado (exibindo um nome respeitável que ninguém ousa manchar), ter-te-ias arriscado ao epíteto reservado por estes lados aos que criticam fora do enquadramento admitido ou contestam verdades estabelecidas.

      Gostei do repúdio de encenações fascistas. Mas nem sempre foi assim. O que tem estado a acontecer é um aproveitamento da dinâmica deste tsunami benfiquista, que é planetário.

      Eliminar
    6. Caro Alberto Miguéns, antes de mais parabéns pelo seu blog. Agora permita-me discordar da sua opinião, os campeonatos a que se refere são coisa de há mais de 20 anos, o último festejado nesses moldes foi o de 94. Desde 2005 que a nossa forma de festejar os campeonatos mudou, diz bem que fomos influenciados pelos festejos do Porto, mas também fomos influenciados pelos festejos do Sporting em 2000 e 2002, e fomos acima de tudo influenciados porque os tempos mudaram e muita coisa mudou, e sinceramemte acho que a actual maneira de festejarmos os títulos é das poucas coisas que ainda são relativamente genuínas e democráticas no actual futebol negócio que temos.

      Cumprimentos e que amanhã festejemos TODOS o TRInta e cinco cada um da maneira que mais o satisfizer.

      Força Benfica!

      Eliminar
    7. Não concordo. E não é por a opinião vir de quem vem que não deixa de ser uma opinião num clube livre e democrático conforme é referido no final do comentário.
      Então se existe liberdade de festejar o que essa liberdade a haver com fascismos?
      Acho perfeitamente natural e normal existir um local que permita o ajuntamento de benfiquistas para a festa se possível em segurança. Daí a fascismo vai muito.
      O Benfica é gigante tal como são os Barcelonas, reais, bayerns etecetera e esses também organizam festas. Será que os seus presidentes também apreenderam no porto? Também são fascistas?

      Eliminar
  5. Off topic: ao que parece o ceportem de lisboa contratou o jogador do Braga Luiz Carlos.luiz carlos esse que fez o passe disparatado para tras que isolou o james para o penalty fora da area e expulsão no Paços corruptos, no ano do kelvin. Sendo premiado com a transferencia para o Braga. O arbitro? Hugo Miguel? O treinador do Paços?  Paulo Fonseca. Quem vai treinar o Ceportem de Lisboa quando o Judas for para a corrupção?  Wait and see... contra esta merda toda, Benfica, da-me o 35, o 36 e o 37 caralho!!!

    ResponderEliminar
  6. É muito fácil culpar a PSP dos desacatos, são eles que levam petardos para os jogos provocam que não torce pela mesma equipa, embebedam se a ver um jogo de futebol e não respeitam ninguém. Por culpa deles é que o Glorioso tà farto de pagar multas e se arrisca a jogar à porta fechada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho14/5/16 08:46

      E também agridem adeptos do BENFICA em Guimarães e são acusados de quatro crimes no mesmo processo!

      Eliminar
  7. O Glorioso já é campeão!!
    PAIS ANTÓNIO diz-vos alguma coisa? AHAHAHA O 35 já cá mora!!!
    SOMOS TRI!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó LAGARTÃO A ÚNICA CERTEZA

      QUE EXISTE NESTE MOMENTO

      É ESTA:

      -SEM OS PONTOS DO TONEL
      O BENFICA TINHA FESTEJADO O TRI NA MADEIRA

      -SEM OS PONTOS DO TONEL
      O BENFICA TINHA FESTEJADO O TRI NA MADEIRA

      -SEM OS PONTOS DO TONEL
      O BENFICA TINHA FESTEJADO O TRI NA MADEIRA

      -SEM OS PONTOS DO TONEL
      O BENFICA TINHA FESTEJADO O TRI NA MADEIRA

      -SEM OS PONTOS DO TONEL
      O BENFICA TINHA FESTEJADO O TRI NA MADEIRA

      Eliminar
    2. António Paes, o auxiliar do Lucílio, que há uns anos os teve no sítio? O que tem? Explica.

      Eliminar
    3. Ah, o tal do António Pais ou Paes era o juíz de linha no único jogo que me lembro em que o Lucílio não nos prejudicou. Pois de facto fugiu à regra, e para (vosso) azar foi quando vos doeu mais. Temos pena.

      Eliminar
  8. Este Alberto Miguéns, com estas atitudes, só pode ser anti! Xô, lagarto! Vai lá para os blogs do trinca-bolotas!

    Se pensas pela própria cabeça e não festejas com os demais, nem aprovas a ditadura vigente no clube, nem as aldrabices, nem a incompetência, só podes ser anti benfiquista! Onde é que isto já se viu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra pérola, mas esta com tons de verde. E também com uma azia monumental!

      Eliminar
    2. És evidentemente um ignorante.

      Eliminar
    3. Lá estás tu a tentar encontrar amiguinhos. Estás só, JP... ninguemte liga peva. Sugiro whiskey e cianeto...

      Eliminar
  9. benfiquista de gaia14/5/16 11:53

    QUE A FESTA SEJA BONITA SEJA PARA QUEM FOR...mas mas mas...começo a temer e porque??? porque hoje li que ja existe meia duzia de (portistas ) a fazerem o mesmo que fazem a pinto da costa..que e criarem um movimento de apoio a luis f vieira..aonde e que eu ja vi disto ??? a ja me lembro e ja la vao 30 anos...A ATENÇAO JA NAO CONSEGUEM DISFARÇAR...defenderei o BENFICA ate a ultima gota de sangue..como o MEU RUI VITORIA.

    ResponderEliminar
  10. Tem graça...ao Ler o comentário do Alberto, revi-me bastante nele.
    No outro dia explicava ao meu filho que antes comemorávamos no saudoso estádio, era a invasão de campo, uma alegria imensa, mais um bocado de festa no estádio e arredores, ou seja comemorávamos em casa, com os nossos, não havia cá nada disto do marquês.
    No entanto após o grd jejum, até a taça de Portugal passámos a festejar, sou-vos sincero, não tenho grds lembranças de se fazer uma festa assim tão grd por se ganhar a taça, mas tb nunca tinhamos atravessado um periodo tão grd de abestinencia, tornou-se compreensivel que qualquer vitória fosse motivo de festa.
    Só não concordo com essa do fascista e afins, já acho isso um bocado repescado

    ResponderEliminar
  11. http://www.noticiasaominuto.com/desporto/588328/sucesso-de-jorge-jesus-esperava-a-rui-vitoria-tiro-lhe-o-chapeu

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking