O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 10 de maio de 2016

O exemplo Barcelona, tão cómico de tão ridículo que era

. 53 comentários
Ah e tal, e o Barcelona não é a prova provada de que é possível fazer história com a prata da casa?!

Ah e tal, e se o Barcelona consegue porque razão não há-de o Benfica conseguir?!

Bem, aí têm a resposta...

O Benfica nunca há-de ser o Barcelona pela simples razão de que, como aqui disse muitos anos, os Messis do Barcelona ficam em Barcelona a vida inteira, enquanto os Renatos do Benfica ficam na Luz sete meses e depois vão brilhar para outro lado.

Aqui também disse durante muito tempo que o Benfica Made in Benfica era uma ilusão... Que o Benfica Made in Benfica (um Benfica Made in Benfica vencedor e pujante, entenda-se) só faria sentido no dia em que o Presidente do Benfica anunciasse, não só a aposta na prata da casa (como o fez), mas também que estavam criadas as condições para manter esses talentos pelo menos três anos  na Luz (se Renato saísse aos 21 anos estava mais que bem), e que durante esses três anos jogadores da formação só sairiam pelo valor das cláusulas...

Anunciou-se pois o lançamento dos jovens... mas nunca o tempo que teríamos para os ver de camisola da águia vestida!

Aqui disse durante muito tempo que um Benfica Made in Benfica não era apenas ter os talentos... era ter condições para os manter...

A verdade é que, os bons sairão sempre (depois de 30 joguitos e ainda antes de completarem 19 anos)...

Na Luz ficarão os medianos ou aqueles que ainda não foram capazes de convencer os grandes tubarões...

Alguns acreditam (e se calhar bem, o tempo dirá) que atrás de um Renato vem outro... Mas eu não acredito que, nem sequer nas tais escolas modelo do Ajax ou do Barcelona, que a seguir a um Messi, Iniesta, Xavi ou Cristiano Ronaldo venha outro... Não! Não vêm!

E a seguir ao Renato duvido que venha logo outro Renato, que entre na equipa aos 18 anos e que se torne em semanas numa peça absolutamente fundamental da equipa! Prodígios deste calibre não se fazem em série!

Poderia aqui lembrar que uma das ideias da aposta na prata da casa era reduzir custos e orçamentos que não tornasse o Benfica tão dependente das vendas de jogadores...

Poderia aqui lembrar as palavras do próprio Presidente de que não mais o Benfica teria de vender jogadores para ser sustentável...

Quem acreditou acreditou, mas a realidade chega nua e crua, mais cedo ou mais tarde...

Nada mudou, de facto... Português ou Chinês, mais jovem ou menos jovem, com orçamento maiores ou menores, na Luz só ficam aqueles que não se podem vender por muito dinheiro, e o Benfica está longe, muito longe, de ser um clube sustentável sem estas vendas...

Serve este texto para criticar esta venda ou até mesmo Luís Filipe Vieira?

Na verdade não. Esta é a fotografia que sempre tracei, aquilo que sempre soube que iria acontecer, e se calhar também, aquilo que no Benfica terá sempre de acontecer se o Benfica quer ser um clube sustentável...

Mas bastava terem-nos dito a verdade no início, que o tal modelo, o tal exemplo Barcelona que se tentava copiar, era tão cómico de tão ridículo que era. Não era preciso tentar vender tanto sonho e tanta banha da cobra! A malta iria sempre entender que a realidade é aquilo que é...

E eu entendo, claramente...

Que o Benfica será sempre um clube vendedor...

Que o Benfica necessitará sempre destas receitas extraordinárias para poder competir ao mais alto nível...

Que o futebol é o momento, e que não acredito que Luís Filipe Vieira não tenha aprendido essa lição da forma mais cruel, com os exemplos Sálvio ou Mantorras!

Resumindo e baralhando, é uma venda extraordinária...

Dói mas não há como não entender!


P.S. Impossível pedir mais a Rui Vitória no seu primeiro ano. O título no próximo fim de semana se tudo correr bem, e esta venda extraordinária de um miúdo que (aparentemente) para o ex-treinador não contava. Um golaço de Rui Vitória... Mas desconfio que ainda vamos ouvir o ex-treinador dizer que foi capaz de vender por 15 milhões alguns miúdos apenas pelo que faziam nos treinos! :)   





Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

53 comentários

  1. pois é... o romantismo é bonito. mas...

    o benfica tem que fazer 50 ou 60 milhoes por ano em vendas.
    o benfica tem um tecto salarial que nao permite conservar os jogadores muito tempo depois de eles saberem que ha tubaroes interessados. senao, saem a custo zero. nao da para acompanhar.

    por isso, sim, é lirismo falar no barcelona. e sem os 3 ou 4 superstars que vieram de fora nao tinham ganho nada.

    ResponderEliminar
  2. 60 milhões de euros, pelo menos, por um miúdo de 18 anos. Alguém no mundo, sem ser Real E Man Utd, poderia rejeitar tal proposta? Pensa, repensa, e volta a pensar. Isto não é Football Manager. Quando caírem os 60 milhões, direi que foi atrás do negócio Rodrigo, o melhor da era Vieira.
    Vendendo jogadores apenas por estes valores o Benfica será capaz de manter craques do nível de Jonas e Gaitan e fazer um Atletico na Champions. Primeiro passo é anular o passivo. Será uma questão de tempo até o Benfica voltar ao lugar de destaque que merece. Não tenho dúvidas. Então se os Chinocas investissem na liga PT... que sonho, velhotes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o passivo não vai ser anulado com o contrato da NOS?

      Eliminar
    2. se conseguires os 60M será, agora apenas são 35M, um grande negocio agora não contes é com o ovo no dito da galinha.
      e não vai abater passivo nenhum com esse dinheiro.

      Eliminar
    3. Se não vierem os restantes 45M é porque afinal ele não era a pérola de que se fala. E então 35M foi uma boa venda. Não queiramos ser mais papistas que o papa. É impossível o Benfica competir em ordenados com o Bayern ou o real. Fala-se em segurá-lo 3 anos? Então é a vontade do jogador? Não conta? Acham que ele ficaria de bom grado a saber que o Bayern o queria e a sonhar que poderia ser titular naquele clube? Sejam razoáveis

      Eliminar
    4. o pior é que o jogador pode valer esse valor e não receberes os 25M extras basta os alemães fazerem o mesmo que nós fizemos no caso do chalana.
      desculpa lá se tu não consegues convencer um jogador que tem nove anos de casa que fez toda a sua formação no clube então nunca vais convencer ninguém até porque me parece que o jogador não ficaria insatisfeito em ficar mais uma época, desde que com a promessa de sair para o ano, até porque o que ele vai ganhar para o ano esta dentro dos nossos limites.

      Eliminar
  3. Calma, que ainda só estamos no ano 2 do aproveitamento da fábrica de jogadores. Em 2 anos já vendemos uns 5 jogadores por uma média superior a 20 milhões. Não há razão para não acreditar que não continue a sair 2-3 jogadores por ano. E qualidade atrai qualidade. Com um caudal constante ou ligeiramente crescente iremos certamente vender os primeiros, mas após algum tempo também ganharemos capacidade para segurar alguns deles. Mantendo a estratégia, podemos daqui a 2-3 anos estar em condições de segurar alguns dos foras-de-série e ter condições para ombrear com os Bayerns, Barcelonas ou Reais desta vida. Este é o caminho. E o caminho faz-se caminhando.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  4. Em termos financeiros parece um bom negócio. Sejam eles 35M ou 50M por um puto de 18 anos.
    No entanto, com esta suposta mudança de paradigma ainda sonhei em ver o Benfica segurar por uns bons anos uma equipa com Ederson, Lindelof, Nelson Semedo, Renato e Guedes.
    Pura ilusão. Com estes milhões virão mais um autocarro de comissionistas vulgo Djuricic, Ola John ou pior ainda como Veras, Sidnei e outros que nem me quero lembrar.
    A margem de lucro para um jogador que custou 750€ claro que é brutal, mas e o Benfica, o manto Vermelho, a Mística, o paradigma. O voltar a ter uma equipa de sangue encarnado. Parece que nunca mais acontecerá, pois afinal não há paradigma que resista...

    Bola a rolar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a Liga Portuguesa. Um Oblak que fugiu duas vezes não quis ficar tal como qualquer jogador que se destaque, apesar de o clube não os querer vender. Vê o que o Garay fez por dinheiro. Sejam made in Benfica, Argentina ou Sérvia, é a carreira deles, querem dinheiro e forçarão a saída caso o clube não os venda

      Eliminar
    2. tuttifrutti10/5/16 23:41

      Nada que um tratamento à Michael Thomas não resolva.

      Eliminar
    3. De acordo. Sabemos que as carreiras dos jogadores são geridas em função do dinheiros. Mas caramba, não ficaria este jogador mais dois anos no Benfica a ganhar o patamar superior permitido pela massa salarial? Ou será melhor investir esse dinheiro no futebol da forma que vem sendo feita? É que Ederson, Nelson, Lindelof, Renato e Guedes ainda não são Garays e Oblaks. O Benfica ainda pode oferecer mais dois anos de carreira financeira a estes jovens e assim formar uma equipa de que todos tenhamos orgulho. Pressões da Adidas, dos empresários, de treinadores, dos próprios jogadores ou pressa de ter saldo para os compromissos financeiros?
      Enfim, viva o Benfica!

      Bola a rolar

      Eliminar
    4. Bola a Rolar, sabemos hoje de manhã que ele vai ganhar 1,5m€ limpos por ano. Um jogador de 18 anos (!). O patamar seguinte no Benfica dificilmente seria mais de 500.000€/ano limpos (e já é muito para um jogador de 18 anos). Ia esperar para quê quando tem um dos 4 melhores clubes do mundo atrás dele a pagar-lhe um ordenado que só daqui a 3 ou 4 anos poderia aspirar no Benfica? Foi o melhor para ambas as partes.

      Como é que o Renato e o Ederson não é um Oblak, por exemplo? O Oblak fez meia época como qualquer um destes jogadores... era um talento, não uma confirmação.

      Eliminar
  5. Por mim, contratava-se era o João Mário ao Sporting! :D Isso é que era!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando a dizer isso à meses, era muito bom.

      Em agosto passado quando se falava na saída do Gaitan, mencionei o Carrillo a uns amigos sportinguistas, felizmente veio-se a confirmar.

      Eliminar
    2. Para o nosso meio-campo, aquele miúdo brasileiro que eles lá têm - o Bruno Paulista - seria mel. O João Mário é mais na linha do Pizzi a meu ver. Nos jogos que jogou no centro do meio-campo, ao lado do William de Carvalho não gostei muito, para vos ser sincero.

      Eliminar
    3. Bruno Paulista? Aconselho gelo e agua do castello, o whisky do lidl puro pode causar danos cerebrais...

      Eliminar
    4. J. Mário é bom é a pisar pernas.

      Eliminar
    5. Masterpiece11/5/16 10:48

      Sobretudo quando os árbitros se chamam Jorge Sousa....

      Eliminar
    6. João Mário não é jogador para Benfica. No Benfica há bem melhor até na formação. Este é que é overrated!
      WC? Nem pensar. Um cepo! Este é que deve ter mais idade!

      Eliminar
    7. João Mário overrated? Só na mesma linha de pensamento que achava que o Jonas devia ficar no banco pois não encaixava, ou quem acha que o Talisca é jogador para o futebol europeu (concordo que tem um pé esquerdo fantástico).

      Eliminar
    8. Masterpiece11/5/16 15:30

      Já agora, explica muito devagarinho porque é que o Talisca não serve para o futebol europeu, e se não for pedir muito,indica-me como é que eu posso matricular-me na universidade que tu frequentaste e onde adquiriste conhecimentos tão profundos...

      Eliminar
    9. hiperbole, o Talisca pode jogar onde quiser, e vale muitos golos, mas se há gajo que eu não gosto de ver jogar é ele. conduz bem a bola com 30m à frente e sem oposição, e tem optimo remate de meia distancia mas pressionado falha muitos passes, não defende bem, não tem tempo de salto, bolas pelo ar acaba por fazer quase sempre falta.

      Eliminar
  6. O Benfica nao pode aguentar os jogadores nesta conjuntura. Mas tambem convenhamos: os Iniestas e Messis não mostraram esta qualidade aos 18 anos. Se calhar, se o tivessem feito na altura de crise em que o Barcelona estava, tb os teriam vendido. A verdade é que o dinheiro é que controla isto, mais nada. Mas eu acredito que se houver nesta altura uma aposta controlada, comprar jogadores bons, capazes de dar retorno, possamos diminuir o passivo e talvez daqui a 10 anos, termos capacidade de segurar estes jogadores. É um sonho meu provavelmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pique e o fabregas sairam com essa idade, por ex.

      Eliminar
  7. Mas se calhar esses medianos que ficam três anos chegam para se ganhar em catadupa. Só não chegam para a Champs...

    BF

    ResponderEliminar
  8. Então o Cristiano Ronaldo é das escolas do Ajax ou do Barcelona? Achava que era do seixal (segundo o Qatar)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mas se não tem saído naquela idade, se tem ficado os tais "mais dois anitos" de que aqui se fala, nunca teria sido o que é.

      Eliminar
  9. O Benfica so conseguira competir financeiramente com os grandes financeiros da Europa se receber o mesmo em receitas televisivas e de publicidade. Ou se houver um milionario que queira comprar o Benfica (bleh).

    O Leicester e campeao ingles e garante 150M de libras.

    ResponderEliminar
  10. Alerta Benfica!!!

    Com o apoio dos corruptos do norte estão em marcha manobras para dar um golpe na última jornada da liga. A cortina de fumo foi lançada com a questão do Hugo Miguel a ser lançada pelo fcp e levou o SLB a reagir. Hoje o presidente do nacional já veio dizer que não existem malas. Falso!!

    A viagem que alguns elementos do scp fizeram á Madeira no sábado passado não teve como objectivo o Marítimo. Alguns jogadores do Nacional foram apertados e não foi com malas de dinheiro.

    O fcp já fez saber ao Nacional que se perder na Luz não recebe nenhum jogador emprestado para a próxima época. Do lado do scp seguirão promessas do cérebro para alguns jogadores do nacional e o empréstimo de jogadores e condições muito vantajosas para a próxima época.

    ALERTA BENFICA!!

    ResponderEliminar
  11. Red,
    Já estivemos mais longe do sonho.
    Estiveste 6 anos com os miúdos a jogar 1 min, 3 min, acho que a formação pode (possibilidade) dar um campeonato ao Benfica, depois do gozo, estamos todos em choque!
    Será que Vieira e Vitória (VV )são visionários?
    Ou temos este ano um treinador que pensa como nós?


    '

    ResponderEliminar
  12. Concordo com todo o texto excepto este.

    "Mas bastava terem-nos dito a verdade no início, que o tal modelo, o tal exemplo Barcelona que se tentava copiar, era tão cómico de tão ridículo que era. Não era preciso tentar vender tanto sonho e tanta banha da cobra! A malta iria sempre entender que a realidade é aquilo que é..."


    A malta não ia entender pela simples razão que a malta pensa com o coração e atira a razão e o bom senso para as urtigas. Para a malta, o Benfica deve recusar todas as propostas e os jogadores ficam cá todos felizes. Não demorará muito tempo a vir malta para aqui dizer que obrigaram o Renato a sair do Benfica... coitadinho, foi ganhar milhões em vez de tostões.
    A malta nunca entende Redmoon. Tu entenderás, eu também, mas o típico Benfiquista que vai ver a bola ao café nunca entenderá que o Glorioso tem de vender jogadores para se manter à tona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Masterpiece11/5/16 10:54

      Ah!ah!ah!
      Querem ver que a "malta que vai ver o Benfica ao café" é menos exigente e por isso menos Benfiquista do que tu do que eu e muitos outros por esse mundo fora?
      Epá não sejas Inácio... ;-)

      Eliminar
  13. Um passo importante seria deixar de ter perto de 100 jogadores sob contrato. O que se pouparia aí daria para manter o Renato por mais uma época. O resto, já sabemos que é impossível eles quererem ficar eternamente num campeonato como o português. E depois há os empresários a pressionar desejosos de movimentar os jogadores para encaixarem uns milhões. Agora verdade seja dita que por péssimo timing, pouco ficou a faltar para se poder ver um plantel onde pautassem Ederson, Semedo, Lindelof, Renato, Guedes, Cancelo, Hélder costa, Bernardo Silva e Cavaleiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os 100 jogadores sob contrato jogam na equipa B, nos juniores, juvenis, etc. Querias o quê? Despachá-los todos? Que tal pensar primeiro antes de escrever?

      Eliminar
  14. Redmon aquilo que tu gostavas e que muitos gostavam só seria possível se acaba-se a lei Bosman e os clubes não pudessem ter mais que 3 estrangeiros no máximo 5, mas será muito difícil isso vir a suceder, a UE rebentou com os países e vai rebentar com a Europa, até haver nova guerra será uma questão de tempo

    O miúdo é bem vendido, é bom jogador, foi muito importante na recuperação do Benfica, mas na minha óptica náo é nenhum fora de serie, e não lhe vejo qualidades para tal, um grande jogador de meio campo sim, mas fora de serie, para mim são jogadores que são decisivos e essas não são as suas características, mas se tiver juízo fará uma grande carreira

    No resto as pessoas estão tão habituadas há retórica que aquilo já lhes sai natural, faz parte deles, agora quem quiser pensar um pouco sabe que com estas condições de mercado não é possível manter os jogadores, por isso não vale a pena andarem não a enganar mas a tentar enganar as pessoas, atirando-lhes areia para os olhos.

    O que acho que a direcção deve fazer é baixar o passivo, que ao longo destes anos o tornou monstruoso e é isso que sufoca o Benfica, será preciso respirar melhor financeiramente para se conseguir manter uma equipa de melhor qualidade, isto não implica que não se tenha que ir vendendo um ou outro jogador, mas fazê-lo de uma forma mais cirúrgica sem abalar a estrutura da equipa e obrigar há permanente reconstrução da equipa, e para isso como dizes é preciso aguentar os jogadores mais anos e não vendê-los apenas ao fim de meses, precisam de dar mais ao clube e então sim saírem com 21/22 anos que ainda vão muito a tempo de fazer uma carreira internacional, senão apenas retiramos benefícios financeiros e não desportivos.

    O Benfica tem que tentar ganhar a Liga dos Campeões ou a Liga Europa, colocar um jejum nas vitorias europeias, esse tem que ser o foco, é bom ganhar o 35 e o 36 e 3, mas isso não é tão fundamental como o era antes, pois não é necessário ser campeão no seu país para jogar a Liga dos Campeões, é mais importante fazer boas campanhas a nível internacional e o Renato é um bom exemplo, sai porque se exibiu a um bom nível nos campeões, vejam a diferença por exemplo para o WC e o JM, já ambos com 20 e poucos anos, a diferença é a montra onde se exibem, só o JJ é que acha que ganhar o campeonato é mais importante que chegar longe na Europa, por isso não sai para lado nenhum e com os jogadores passa-se o mesmo

    ResponderEliminar
  15. Redmoon, não se trata de acreditar ou não em LFV. Eu não acredito, mas, se ele diz, tem de cumprir, ou pagar o preço de não cumprir. Nunca irei ouvir o que LFV diz e 'dar o desconto', porque "é só conversa propagandista". Quem promete tem de ter o ónus de cumprir, independentemente de eu ou tu acreditarmos ou não nas promessas.

    ResponderEliminar
  16. Hum vem aí mais um 80 milhões... José Gomes,... precisa de 2 anos!

    Sempre fui um forte contestatário do é preciso é ter crédito, enfiem o crédito no nhofe! Hoje na situação em que estamos, temos que estar sempre a vender , graças ao Vale e Azevedo esse... gajo que ainda hoje nos está a enterrar!

    Benfica igual ao Barcelona?
    Ederson, Cancelo, Lindelöf, (existem lá uns 4 ou 5 jovens para esta posição e o russo mas que não é da formação), Yuri, Nelson Semedo (era extremo)[Diogo Gonçalves], Renato, André Gomes, Cavaleiro (Hélder Costa)... Bernardo Silva (João Carvalho), Nelson Oliveira (este puto, José Gomes)... uma equipa destas, tem uma paixão e arte que permitem fazer coisas extraordinárias!

    ...mas temos ainda gente para fazer um Benfica destes!
    Entre os 4 miúdos dos sub-17 (todos eles formidáveis, excluo o Dju, não me convence), mais uns quantos dos B, Lystcov, Rúben Dias, João Lima, Yuri, Pavel, Guzzo, João Carvalho, Pedro Rodrigues, Diogo Gonçalves, Sarkic e quem sabe Romário Baldé e mesmo o Berto, não esquecer que o plantel são 25/26!!! jogadores, falta o Buta ! Haja estratégia de vitórias porra!
    Uma equipa com jogadores da casa, é um "Barcelona"!

    Fica a dica... os 4 gajos dos sub-17: João Filipe, Florentino, Gedson e José Gomes, mais o João Carvalho e o Buta, considero que são ouro todos eles!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os da B sao todos muito bons. Pena estarem quase a descer. MCosta

      Eliminar
    2. Espertalhaço Anónimo, para que saibas tenho acertado em mais de 90% das minhas análises, desde o Bernardo Silva até a esta cena do Renato, escrevi aqui que a clausula dele deveria ser muito mais elevada que a que tinha anteriormente... e de tudo o que escrevi só o Sarkic, Balde e Berto é que me suscitam reais dúvidas.
      Abraço.

      Eliminar
  17. Concordo Redmoon, excelente Post

    ResponderEliminar
  18. Tendo em conta que um jogador feito e com tudo ganho como o Kroos saiu do Bayern para o Real Madrid por 35M€, o negócio é bom, mesmo sem os objectivos.

    Estou curioso para saber quais são esses objectivos.

    ResponderEliminar
  19. benfiquista a serio11/5/16 00:52

    eu só digo o seguinte:
    para aqueles que tentaram denegrir o renato sanches que a continuem chupando, como dizia o grande maradona.

    o renato só foi o ressuscitador do 35. espero apenas que domingo o ressuscitado 35 seja uma realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais nada!!! E ai se incluem muitos benfiquistas, infelizmente

      Eliminar
  20. Pelo menos não se está a falar do outro lado da 2ªcircular, já gosto mais, o que posso comentar é que temos de nos capacitar que temos de vender, não podemos aguentar todos: G.Guedes, Ederson, Lindelof, N.Semedo e R. Sanches (aparece um clube a acenar com 4 milhões brutos de salário, o que fazemos aguentamos todos claro que não, também isto tem de ser gerido, foi o renato, o negócio podia ser melhor podia, podia ser pior podia, o futuro o dirá); Quem me dera que aparecessem todos os anos 3 jogadores da formação a afirmarem-se na equipa A.
    Quanto ao timing, quando seria o certo, nunca seria, agora espero que a direção esteja já preparar a próxima época. Aqui também gosto de ser treinador de bancada e deixo algumas sugestões:
    - Acho que não precisamos de avançados(nunca pensei dizer isto, mesmo que o Jonas saia);
    - Guarda-redes não precisamos (comprava o do Guimarães e emprestava-lhes, caso algum clube resolva bater a cláusula do Ederson como aconteceu com o oblak ou em alternativa o moreira do atlético Madrid se bem que não gosto de negócios com o atlético tenho sempre a sensação que o Benfica sai a perder);
    - Contando que não sai ninguém só "comprava" o Fábio Coentrão, este é o ano possível de conseguir sem exageros, o Real quer ver-se livre dele;
    - Quanto aos médios e extremos aqui sim é necessário compras para equilibrar a equipa:
    1º comprava o rafa silva, para mim talvez o único jogador no campeonato com capacidade de ser titular, mandava um tiro no porta-aviões do fcp, um negócio com a ida de jogadores para o Braga (péle,rui fonte, nelson oliveira, etc);
    2º tentava o tielmans com o duricic no pacote;
    3º Naby Keita do red bull salsburg;
    4º Betancour a vir tem potencial;
    Mesmo assim necessitávamos de um a jogador tipo "vassoura" para fazer o trabalho do Fesja, que o ano passado eu dizia que era o Danilo Pereira, neste momento ainda não indentifiquei um.
    Se o zivkovic viesse era um extra, outro extra era o ramiro carrera, sentava o pizzi no banco de certeza e não obriga a um investimento maluco.
    É que nem é necessário um investimento louco e a equipa ficava equilibrada!!!

    ResponderEliminar
  21. benfiquista a serio11/5/16 01:01

    e para ocupar o lugar do renato vem-me logo à cabeça: joao teixeira.
    joao teixeira tem a mesma garra, a mesma atitude, a mesma raça do renato. falta-lhe, apenas o poder fisico do renato mas isso com umas horas de ginasio ele ganhará esse atributo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fonix... Nada a haver!! O Teixeira é bem inferior. Precisa de muito trabalho e cabecinha.

      Eliminar
    2. Mukhtar, João Carvalho, Diego Lopes, Guzzo, Farina, Talisca, João Teixeira, André Horta, Cristante... Há muitas hipóteses internas para a posição, uns mais familiarizados com as rotinas de "Box-to-Box" do que outros.

      LMS

      Eliminar
    3. Para substituir o Renato proponho um jogador de características semelhantes. Um mocambicano chamado Mario Esteves Coluna. E são praticamente da mesma idade! ( desculpa, Capitão, descansa em Paz)

      Eliminar
  22. essa do salvio, do mantorras e do momento é apenas meia verdade que por o contrato ser por objectivos o risco continua lá é verdade que o minimizaste mas ele continua a existir.

    ResponderEliminar
  23. O futebol pode ser magia enquanto jogado (se a arbitragem não dificulta) mas muito pragmático e às vezes cruel para os adeptos mais distraídos e sonhadores.

    Mas é a realidade! Como foi dito é uma oportunidade que às vezes não bate à porta duas vezes como foi dito (lesões, etc).

    Apesar disso ficam outros jogadores também com qualidade que de outro modo estariam condenados a ser vendidos.

    Se todos os anos foram "descobertos" 3 jogadores com qualidade e vendido um fora de série é muito bom sinal! (ainda que não acredite muito nesta quantidade anual).

    Se não venderem o resto do plantel (lembro-me sempre do Benfica que Artur Jorge "desbastou" a seguir a serem campeões) e reforçarem com um ou outro jogador de qualidade para o ano estaremos mais fortes.

    Foi uma ajuda preciosa o Renato! boa sorte puto!

    ResponderEliminar
  24. Quando é que foi a ultima vez que o Benfica teve tantos jogadores made in benfica no plantel principal como este ano? O renato é um jogador, outros made in benfica ficaram, e outro viram, a venda do Renato tem zero implicações na politica seguida e no objetivo.

    Made in benfica tem absolutamente nada a ver com ter capacidade de manter foras de serie. Isso toda a gente sabe que não é possivel sejam eles made in benfica ou não.

    ResponderEliminar
  25. Na proxima epoca gostaria de ver o Benfica com este onze : Na baliza se por acaso perdermos o Ederson, o Gudino( Porto), na defesa Jardel e o Lindelof, na lateral esquerda Yuri Ribeiro, na lateral direita Nelson Semedo, no Meio Campo trinco Fejsa, um numero 10 João Carvalho, na ala esquerda Guedes ou Cervi, na direita Carrilho, como ponta de lança Mitroglu. Num sistema de 4-1-3-1.

    Jonas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking