O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Goodfellas, Wise Guys e outros "amantes do futebol ".

. 28 comentários


"As autoridades fiscais espanholas estão a investigar transferências intermediadas pelo super-agente Jorge Mendes entre o futebol português e o Valência de Peter Lim, segundo escreve o diário "El Mundo".

Em causa estão negócios como os de Rodrigo, André Gomes, Enzo Pérez e João Cancelo, todos ex-Benfica, mas também o bracarense Aderlan Santos.

O diário espanhol relembra o primeiro negócio, em Janeiro de 2014, envolvendo Rodrigo e André Gomes, cujos passes foram comprados pelo fundo Meriton Capital Limited, propriedade de Peter Lim, novo dono do clube valenciano.

"Pelo primeiro, o Meriton Capital pagou 30 milhões, incluindo 17 milhões para pagamentos a terceiros e comissões", escreve a publicação espanhola. "No caso de Gomes, a sua contratação fixou-se em 15 milhões, dos quais somente 9,5 milhões ficaram nos cofres do Benfica", recorda o diário.

O jornal recorda que ambos os jogadores entraram no plantel do Valência no Verão e, em Junho de 2015, passaram a ser do clube "por troca do pagamento dos mesmo montantes que o Meriton pagara". Mas, segundo o diário espanhol, "é neste amontoado de direitos económicos, desportivos e de comissões que as Finanças se concentram".

Mais tarde, "já sem participação do fundo de Lim", o Valência contratou o internacional argentino Enzo Pérez ao Benfica por 25 milhões e João Cancelo por 15 milhões. Refere a publicação que "as comissões pagas pelo clube lisboeta chegaram a 25%" e "em ambas as contratações também interveio Jorge Mendes". 

O texto do jornal espanhol aponta ainda a ligação de Mendes a outros negócios (Negredo, Abdennour, Santi Mina, Bakkali e Danilo Barbosa), além de lembrar o caso de Aderlan Santos: "Dos 10 milhões da transferência, metade foram para o Sporting de Braga e outra metade para a empresa MNM, propriedade de Fernando Meira, antigo jogador representado por Jorge Mendes." - Económico.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Este é o mundo onde LFV se sente como peixe na água!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tem LFV e o Benfica a ver com estes negócios?

      Eliminar
    2. "O que tem LFV e o Benfica a ver com estes negócios?".
      Não tem nada a ver, claro. Ele nem é presidente do Clube e da SAD.

      Eliminar
  2. Já o escrevi anteriormente não são os tri's que me tiram a "lucidez observativa", todos são convidados a olhar com atenção.
    Quero muito que a nação benfiquista faça uma lista, nem que seja para perder e investigue como chegou o passivo ao estado actual, e se questionem se é razoável que o Benfica anda a encher o... a espertalhaços, que se servem da "marca Benfica" para fazerem os seus negócios e valorizar a sua mercadoria, fica o desafio lançado.

    ResponderEliminar
  3. Este é o principal factor que não deixa o passivo do Benfica baixar de forma drásticas...as comissões as sanguessugas que andam em redor do Benfica...

    ResponderEliminar
  4. São estas coisas que me assustam. Estas comissões são assustadoras, 25%??????

    ResponderEliminar
  5. Espero que investiguem até às últimas consequências!
    É inadmissível o valor das comissões pagas.
    À primeira vista dá ideia que o Benfica tem sido prejudicadíssimo por quem mais o deveria defender.
    O Mundo do futebol, ou dos negócios do futebol, é um pântano em que as autoridades têm medo, ou falta de vontade, de intervir. E onde uma dúzia de "anfíbios" prosperam como se vivessem num viveiro.
    CP

    ResponderEliminar
  6. Não são 25 por cento. Ouvi algures que o máximo é 10 por cento para empresários. Pelo menos no Benfica. Penso que o disse, o CEO.

    ResponderEliminar
  7. Deveria ser obrigatório tornar imediatamente público, após a concretização do negócio

    Valor bruto
    Prazo pagamento
    Comissões e a quem são pagas



    ResponderEliminar
  8. Que se investigue isto. Está na altura do negócio do futebol se tornar transparente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lololololl...quanta ingenuidade.

      Eliminar
    2. Masterpiece23/5/16 23:43

      " Poiares Maduro, antigo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, vai liderar o Comité de Governação da FIFA, um departamento sem relação directa com o futebol."

      ah! ah! ah! ah! ah! ah! ah!, transparência ...pois !

      Eliminar
  9. 1. É possível (nos dias que correm) negociar jogadores sem ter de dar comissões a quem torna possíveis os negócios?
    2. Do que leio sobre as críticas de muitos benfiquistas relativamente aos negócios com jogadores, parece-me lícito concluir que consideram que o presidente se amanha com comissões. Eu não quero, não posso acreditar nisso.
    3. A CS, designadamente a desportiva, apelidada por muitos benfiquistas (entre os quais de incluo) como «mérdia», agora já é séria e credível, ao ponto de acreditarmos em tudo o que estão a escrever e a dizer sobre o «desmantelamento» da nossa equipa?
    4. Já está: acabámos de ganhar o campeonato e a Taça da Liga, depois de termos feito uma carreira da LC que agradou a todos, e já estamos a entrar em depressão. Parece que é sina nossa, e o destino tem muita força.
    5. O passivo também me preocupa. A direção, o presidente têm de dar aos adeptos e aos sócios, um sinal de que estão a trabalhar para reduzi-lo substancialmente e a breve prazo.
    6. O Benfica será tão grande quanto os seus adeptos e sócios quiserem que seja - somos tantos... Basta que se façam sócios (os que ainda não o são) e que tenham as quotas em dia (aqueles que não as têm).
    7. A direção, o presidente, têm de ter a noção de que os adeptos, para se fazerem sócios, precisam de ser conquistados. Os títulos (no futebol e nas outras modalidades) e a manutenção dos atletas mais queridos em cada equipa, têm aí um papel fundamental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como Benfiquistas devemos estar atentos e sempre com espírito crítico.
      O Benfica não pode ter um "grande líder" que não pode ser posto em causa por nada (veja-se o que se passa com o "grande líder" dragão ou o "grande líder" lagarto).
      Eu também não gosto de acreditar que alguém no Benfica se amanha com comissões. Mas os negócios são tão obscuros e as comissões tão avultadas que para além de acreditar tenho de presumir.
      Não acho que devamos estar deprimidos. Devemos estar confiantes. Mas não devemos dar cheques em branco a ninguém. Todos os cêntimos que entram e saem do Benfica devem ser justificados.
      O passivo é um cutelo que paira sobre o Benfica. Depois de meia dúzia de épocas de negócios chorudos com a venda de jogadores o passivo tinha obrigatoriamente de baixar. Se as condições de financiamento se agravarem um pouco, poderão surgir graves dificuldades.
      E o Benfica tem de criar as condições financeiras para segurar os seus jovens jogadores da formação durante alguns anos. A sair que saiam pelos 23/24 anos. Assim é um crime.
      Com esta política, poderia formar simultâneamente um Messi, um Ronaldo, um Pelé e um Eusébio que desportivamente não ganharia nada com isso. Seriam todos vendidos à primeira oferta.
      Saudações Benfiquistas,
      CP

      Eliminar
  10. Catedrático da Pecheleira23/5/16 21:44

    Apesar de ser democrático, o SLB não é a república.Na República somos obrigados a levar com um governo de incapazes mesmo que não os tenhamos escolhido.Chamam a isso democracia, bem longe da coisa que os gregos antigos inventaram.Aí nada posso fazer pois são cerca de 10 milhões a estar contentes com a trampa. Em relação a ser sócio e a pagar quotas, nada me daria mais prazer não fosse o facto de ir estar a pagar para o LFV e muchachos fazerem o que entendem do clube, dando um rebuçado de vez em quando para ir levando o bolo. Se calhar não sou benfiquista. Sou sócio de um clube de bairro, mas nesse posso ir às assembleias e reclamar com a gestão e não existem sócios de 2ª.Os relatórios e esquemas são públicos e conhecidos. Poderia dizer o mesmo do nosso clube?

    ResponderEliminar
  11. LINK EM BAIXO DE 2010!

    Tivemos um ano de champions brutal, temos 30 milhões da TV - dá 60 milhões?! E no entanto... VENDEMOS!

    Na minha inocência falo em baixar passivo com as vendas, mas olhando bem para trás... começo a desconfiar... virão aí uns 10 Veras? Fariñas? Candeias? Jimenez custará mais 15 milhões de euros?
    AGUARDEMOS!

    http://www.publico.pt/desporto/jornal/soares-oliveira-defende-que-benfica-nao-precisa-de-vender-para-equilibrar-contas-19100675

    ResponderEliminar
  12. Toda a gente sabe que o futebol é uma das melhores e maiores "máquinas" de, vamos lá, distribuir dinheiro.

    Alguma coisa de novo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de novo.
      Não podemos é criticar quando é nos outros clubes e, quando é com o nosso, dizer que vieira é um homem sério e não tem nada a ver com isso. Certo?

      Eliminar
  13. há pessoal que teima em falar do que não sabe... e até parece que não há muitos jornalistas dragartos

    ora os jornalistas do Economico não sabiam que o Benfica não tinha 100% do passe do Rodrigo e do André Gomes? não sabiam que o Benfica teve custos na compra dos passes destes jogadores?? não sabem que o Benfica pode receber mais 10M por objectivos pelo Rodrigo e 25% da mais valia de uma futura transferência do André Gomes? agora façam lá as continhas e vejam qual foi o valor correcto das comissões...

    O Benfica nos últimos 3 anos encaixou "limpos" 130M. Este foi o "lucro financeiro". E ainda teve "lucro desportivo" com um tri campeonato!!!

    tanto querem criticar que só fazem criticas fáceis e ocas...

    tri tri tricampeão.... e espero que não doa a alguns que parece que nem as vitórias os deixam mais calmos durante uns tempinhos... é que estamos na silly season mas também não é preciso exagerar...

    ResponderEliminar
  14. Mendes com ligações a Valência, Mónaco e Atlético de Madrid. Estranhamente , ou talvez não , os principais negócios de LFV são com estes clubes.
    No início do ano J. Me des vende capital da gestifute a chineses e agora parece que quer vender todos os jogadores para a china ....muito estranho ......principalmente em lavagens de dinheiro como no caso Rodrigo (17 milhões em comissões!!!!!!!!!!!)

    ResponderEliminar
  15. alguns desses números não estão correctos como todos sabemos.
    agora uma coisa é certa o que tem ficado depois dos extras é muito mais baixo do que era suposto ser.
    e continua a existir muito pouca transparência na apresentação dos números que são divulgados em bolo em vez de serem discriminados.

    ResponderEliminar
  16. O Benfica não tem nada a ver com isto. Óbvio.

    ResponderEliminar
  17. benfiquista de gaia24/5/16 12:39

    ORA AI ESTA ...OFICIALMENTE ( e nao da boca para fora) o nome BENFICA .a marca BENFICA metido em negocios obscuros...algo que eu ja temia ...por razoes mais que evidentes...NOTA:: foi presiso ser descoberto alem fronteiras.....porque em portugal anda tambem muita gente a mamar a custa do sacrificio de muitos BENFIQUISTAS e as noticias sao trancadas....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking