O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 19 de maio de 2016

E se o Bernardo voltasse?

. 32 comentários

Post escrito pelo benfiquista Paulo Pinho. Obrigado Paulo!

"No dia em que o Bernardo Silva saiu do Benfica comentei com alguns amigos que do ponto de vista da gestão de ativos este tinha sido de longe o maior erro da era Vieira.

Embora não tenha interesse na liga francesa, gosto de ver o miudo jogar, é daqueles jogadores que idependentemente da cor clubistica se gosta de ver tocar na bola, mesmo sendo benfiquista desde que me conheço, sentia o mesmo quando o Quaresma estava no Porto por exemplo.

Apesar da forma como saiu, no domingo lá estava o Bernardo, no estádio, a pular e a vibrar com mais um titulo do seu Benfica, mostrando que como miudo inteligente que é, percebeu as circunstâncias infelizes como foi encostado por um certo "cérebro", percebeu que o Benfica é algo muito maior.

Por tudo isto não é dificíl ver no Bernardo a mística Benfiquista que viamos noutros tempos no Rui.

Segundo se sabe o valor de mercado do Bernardo neste momento ronda os 22 milhões de euros, ou seja, comprando-o de volta o benfica iria acrescentar 7 a 10 milhões ao valor pelo qual o venderu, é certo que o Bernardo deve ganhar bem mais do que o que facturava quando saiu, mas também me parece que está longe de ser um salário incomportável para o Benfica.

Com a saida do Renato, eu enquanto treinador de bancada, via o Bernardo como o jogador idel para jogar á frente do Fejsa, encaixava que nem uma luva nas transições ofensivas do Benfica.

Aliado a tudo isto penso que estaria a vontade do jogador, o facto de ele se encontrar em Portugal, de sabermos à partida que durante o Verão o valor do seu passe não irá subir(ainda que pelos piores motivos) e ainda as boas relações entre os dois clubes.

Seria bom para o Benfica de muitas formas diferente e bom para o Bernardo, pois, embora o Monaco recentemente já nos tenha eliminado da champions, continua a ser uma equipa que nem de longe nem de perto se assemelha à grandeza e prestigio Benfiquista.

Tudo isto pode não passar de teoria de café....ou talvez não...."

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Boas, embora gostasse de ver o Bernardo do volta acho muito difícil que isso aconteça, e a vir duvido muito que fosse a título definitivo. O valor de mercado deve rondae os 30 caso o Mónaco não o queria vender ( o que é o mais provável), claramente não é jogador para estar a frente do Fedja, é jogador para estar mais a frente e, como já não se joga com 10's, será encostado à faixa ou nas costas do PL. Com a quantidade de extremos e com a tática adoptada este não seria fácil a entrada directa no 11. A meu ver só com algumas saídas ele poderá ser titular de caras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quando é deixam de chamar Fedja ao Fejsa? O nome dele aparece no jornal todos os dias, já dava para aprenderem.

      Eliminar
  2. Se o Bernardo voltasse lá teria o Shadows que elogiar outra vez o Vieira..

    ResponderEliminar
  3. Nem que viesse por empréstimo, só um ano, com a garantia da parte do Benfica ao Mónaco que iria rentabilizar o jogador, subir o preço de mercado do jovem. Ficava o Mónaco financeiramente a ganhar, o Benfica desportivamente, mas também, um pouco financiamente, pois a cada transferência do jogador tem direito à percentagem de formação.

    Não custa sonhar...

    DH

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito do jogador, mas acho que o Benfica não deve gastar tanto dinheiro. Mística não falta na equipa, que (apesar das muitas vendas) tem mantido jogadores que fazem muito bom grupo e agora dá oportunidade aos jovens da casa. Acho que o caminho que tem sido seguido é o correcto: vender caro e tentar reduzir o passivo. Já em matéria de contratações, espero que seja um pouco melhor do que tem sido.

    ResponderEliminar
  5. Seria genial claro, duvido da possibilidade, claro. O Bernardo bem utilizado (não nas alas), talvez como "segundo avançado", vindo buscar jogo, o antigo 10, seria fabuloso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fabuloso, de facto. Saía quem da equipa? O Jonas? O Mitro? Ou jogamos com 12? No esquema habitual não há 10. Por isso é que JJ nunca o utilizou.

      Adoro o Bernardo, mas se a sua vinda implicasse deixar o 4-4-2 (que é o esquema que melhor resulta em Portugal) então acho mal. Para jogar à frente do Fejsa também não dá.

      Eliminar
    2. Como o esquema que melhor resulta em Portugal???

      Eliminar
    3. Só se for o 442 losango...aí concordo em absoluto. Com dois médios interiores. Bernardo podia ser o 10.

      Eliminar
    4. Os dinamismos de uma equipa permitem multiplas soluções, o Barça e o Bayern demonstram isso mesmo, no entanto sou ninguém para opinar sobre essa matéria, neste caso tenho como valor zero.

      Eliminar
    5. O esquema em que o Benfica ganhou os últimos 4 títulos. Qual é a dúvida? Queres jogar só com um avançado contra o Tondela?

      Eliminar
  6. Para além de um bom reforço desportivo, seria um grande reforço para a Mística e Orgulho em ser Benfica.
    A Mística não é transmitida só pelos mais velhos e experientes jogadores, também o é por estes miúdos com anos na formação. Veja-se o Show Renato nos festejos do 35. Toda a gente se reviu naquela alegria contagiante nos festejos.

    ResponderEliminar
  7. Seria muito bem-vindo, o Bernardo. Tem classe para jogar no Glorioso, jogaria com verdadeiro amor à camisola e acrescentaria muito do que falta ao nosso meio campo. Veja lá, presidente - teria o apoio do universo benfiquista! Com o desejo que o Bernardo terá de voltar ao seu clube do coração, o negócio não seria nada difícil de conseguir.

    ResponderEliminar
  8. Concordo a 100% com um possível regresso do Bernardo.Todos sabemos o valor e potencial que tem. Seria sempre melhor q investir esse valor numa qualquer incógnita. Só discordo da posição no terreno. Se se mantiver o modelo táctica precisamos um box-to-box ao lado do Fejsa. Reservaria o Bernardo para posições mais avançadas.

    ResponderEliminar
  9. No lugar no Renato nunca, quanto muito no lugar ou do Pizzi, Gaitan ou Jonas.

    ResponderEliminar
  10. se me dissessem que era bom para substituir Jonas compreendo agora para substituir o Renato? mas que futebol é que vocês vêm? estão a ver o Bernardo a fazer piscinas de um lado para o outro e a defender como o renato tem que fazer? alguém afirmar isto é não entenderem porque é que o Bayern deu tanto dinheiro pelo Renato, deu pelas caracteristicas raras que ele tem, pela capacidade de quebrar linhas, disponibilidade fisica para depois vir defender, não há muitos jogadores que conduzam a bola para o ataque e quebrem linhas defensivas com a facilidade que o Renato faz...O bernardo é um jogador completamente diferente, mais de pensar o jogo ofensivo, criar jogadas, não é para correr em transições...

    É um grande Benfiquista e adorava vê-lo no Benfica, mas só no lugar do Jonas ou do Gaitan.


    José

    ResponderEliminar
  11. O Renato apesar do muito que ainda tem para lapidar é mesmo uma pedra preciosa em bruto, seja uma esmeralda, safira, rubi ou diamante, mas é um pedra preciosa em bruto. Quanto ao Bernardo também o é, mas infelizmente não tivemos tantas oportunidades para vê-lo a mostrar toda a sua arte, raça, querer e ambição com o manto sagrado.

    ResponderEliminar
  12. António António19/5/16 10:37

    Ahah, olhem para isto:

    http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/sporting-de-tanga-em-alcochete-2239526

    Sempre a rir com aqueles tristes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada19/5/16 12:55

      "A brincar a brincar... é que o macaco..." Será que esta brincadeira é a confirmação de que: "O REI VAI NU"?!

      Eliminar
    2. Gangbang em alcoshit

      Eliminar
  13. Vendam o Jonas e o Talisca por 50 milhoes totais para a china e essa hipotese ficaria mais perto de se concretizar. Que bom seria ver um talento ter a sua oportunidade de espalhar magia no clube do coraçao, sendo que no futuro poderiam vende-lo novamente

    ResponderEliminar
  14. Seria ideal para jogar em 4x3x3 ou 4x2x3x1, era muito bem vindo. O que não daria este miudo para estar na festa do Marques a festejar o titulo. O Lili Caneças resolveu mostrar o seu sportinguismo e tratou de o despachar...lamentável por parte do Rui Costa ter permitido tal.

    Pereira dos Santos

    ResponderEliminar
  15. benfiquista de gaia19/5/16 11:38

    BOM DIA.. podem esperar sentados ..para mim o BERNARDO enquanto o vieira estiver no BENFICA nao poe la os pes..e porque?? porque para vieira ele tem um defeito muito grande..AMA DEMAIS O BENFICA...e tudo que seja amor ao BENFICA o vieira ...ODEIA.....o vieira gosta muito de jogadores tipo...pizzi ..silvio...julio cesar..estes jogadores proporcionaram negocios FABULOSOS.....E POR ISSO QUE ANDA MEIO MUNDO ATRAS DELES.... PAGA BENFICA...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então quer dizer que o Vieira odeia o Rui Costa? O Sheu? O Pietra? Ou então estes odeiam o Benfica? Ou estão hipnotizados pelos olhos vesgos do pizzi? Pelo candomblé do julio cesar? E os 83% de socios que votaram nele, odeiam o Benfica? Eu odeio o Benfica? Quem sou eu? O que faço aqui? Estou confuso...

      Eliminar
  16. Eu sei que o Benfica joga em 4x4x2, Peter ar...Penso que fiz perceber o que queria dizer. Embora a tática e o modelo de jogo possa sempre variar, até porque convém ter modelos alternativos bem ensaiados. Os dois sistemas que disse são aqueles onde o Bernardo encaixa que nem uma luva, vir para não jogar seria uma pena. A 8 era desperdicio, embora com a garra que tem e a vontade de jogar adaptar-se-ia, mas perdia-se um construtor/finalizador, nas alas andava perto do mesmo, a 2º PL penso que andaria meio perdido.

    Pereira dos Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo contigo. Pensei que estavas a sugerir que o Benfica abandonasse o 4 4 2 como modelo base, é a nossa tradição de muitas decadas, não me pareceria bem

      Eliminar
  17. Se o Bernardo viesse não tinha lugar...
    Obviamente que JJ topou isso a léguas. Não percebo a insistência no Bernardo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do mesmo modo que não percebes o que é o Benfica...

      Eliminar
  18. Já não bastam os devaneios da C.S, por esta altura, segundo eles, metade do plantel já foi, ainda vêm as contratações/ideias do Geração Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só hoje já perdemos o jardel, o lindelolf, o jonas, o Talisca e o salvio. E ainda estamos em Maio.

      Eliminar
  19. O Bernardo? Gastar vinte e tal milhões e pagar os salários? Então porque é que não se aumentou o Renato e o segurámos por mais 2 ou 3 anos?
    Com pompa e circunstância anunciou-se ao mundo o novo paradigma: Colocar jogadores da formação na equipa principal. Mas "esqueceram-se" de falar "dumas cláusulas" que devem acrescentar ao paradigma, qualquer coisa como "Colocar jogadores da formação na equipa principal...para os vender rapidamente e assim gerar mais uns negóciozitos e dar mais os tostões a ganhar a alguém".
    A.Magalhães

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking