O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 17 de maio de 2016

Balanço provisório - parte I.

. 36 comentários

A época ainda não terminou mas é já possível tirar algumas conclusões do que sucedeu durante esta temporada.

Para já, sobre o que aconteceu dentro de campo.

O Benfica emerge como a melhor equipa. Sem margem para dúvidas.

Se o futebol é espectáculo, se o espectáculo são os golos e se o Benfica marcou mais 9 golos que o segundo classificado, só pode ser o Benfica a melhor equipa.

Se o jogo é para ganhar, se ganhar dá mais pontos e se o Benfica tem mais 2 vitórias que o segundo classificado, só pode ser o Benfica a melhor equipa.

Se com uma diferença de 2 pontos para o segundo classificado tudo contou para a decisão final, eu afirmo que também aí o Benfica foi a melhor equipa.Venceu o segundo classificado no seu reduto no jogo que decidiria quem tinha o “ás de trunfo” até ao final do campeonato.  

Mas também Rui Vitória emerge como o treinador vencedor da temporada. Sem margem para dúvidas.

Soube ultrapassar as imensas adversidades através do seu trabalho e da sua equipa técnica.

Teve que gramar um coro de carpideiras que a cada jogo choravam pelo ex-treinador, teve que gramar dizerem que era o seu adjunto que decidia tudo, além dos simpáticos nomes de “chouriço” e “derrota” com que o brindavam dia após dia.

Soube encontrar soluções onde nos 6 anos anteriores ninguém vislumbrou qualidade para entrar na equipa titular. Soube aguentar o peso dessas decisões resistindo às críticas.

Com uma carreira ainda curta ao mais alto nível do futebol português e sem experiência num clube com a exigência do Benfica, teve que aprender em meses a lidar com essa pressão enorme e em encontrar os timings para responder, dentro e fora de campo.

Aos 45 anos tem já uma Taça de Portugal no currículo e um Campeonato Nacional. Bateu o recorde de pontos do campeonato.

Esteve até quase ao último jogo do campeonato em 3 competições distintas. E pode ganhar 2 delas.

Sem querer fazer do Rui Vitória o que não é, porque terá uma carreira inteira para lá chegar, o treinador do Benfica pode no entanto ir para férias com a certeza de que é capaz de fazer ainda mais na próxima temporada, tenha para isso 3 ou 4 reforços de qualidade e não perca mais que 2 titulares indiscutíveis.

P.S.: O benfiquismo não se prega em livros ou em debates de telelixo. Faz-se como o Bernardo Silva fez no domingo. Estava nas roulottes, de cachecol do Glorioso ao pescoço, como qualquer um de nós. Porque de facto é um de nós!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. Gostava que dessem uma olhada neste Blog e no post que foi recentemente lá colocado

    http://souportistacomorgulho.blogspot.pt/2016/05/miguel-sousa-tavares-uffacabou.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+SouPortistaComMuitoOrgulho+%28SOU+PORTISTA+COM+MUITO+ORGULHO%29

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a v/ licença,
      "Que 2 grandes post´s"! O do Shadows e o do Portista supra!
      Parabéns a ambos!

      Eliminar
    2. Excelente a clarividência do autor.

      Eliminar
    3. O orgulhoso portista que não saia de casa durante alguns dias...é que eles andem lá...

      Eliminar
  2. Masterpiece17/5/16 14:43

    O benfiquimo não se faz!
    O BENFIQUISMO nasce dentro de cada um de nós, e alimenta-se no dia-a-dia, porque estamos a falar de um estado de alma e não de publicidade a uma qualquer marca de cervejas ou de bifanas de porco preto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo em absoluto desta tua visão.
      Nos tempos que correm, a "brigada vieira" é que decide quem é benfiquista.
      Se não vais a um jogo, não és benfiquista. Se não és sócio, não és benfiquista. Se discordas de vieira, não és benfiquista. Se não vais ao Marquês celebrar, não és benfiquista.
      Como vês, o benfiquismo faz-se. E muito.

      Eliminar
    2. Masterpiece17/5/16 17:17

      Mas eu pedi a tua opinião?

      Vai marrar contra um comboio pá!

      Olha-me este!

      Eliminar
    3. É incrivel... já a formiga tem catarro, han... cala-te jotapê. Por favor!

      Eliminar
    4. JotaPê, quando é que deixas de vir aqui chatear os benfiquistas? Olha que deve haver alguns blogs lagartos para onde podes ir debitar as tuas parvoíces, pá!

      Eliminar
    5. Estás enganado JotaPê. Todos esses casos são benfiquistas. A única situação em que não se é benfiquista é quando se é um jotape...

      Eliminar
  3. Da parte I nada a apontar, subscrevo.
    Será que a parte II será tão lúcida e isenta quanto a primeira?? hum hum...

    ResponderEliminar
  4. Não concordo com o teu texto e também não morro de amores pelo outro.

    Conseguiu um feito excelente, mas esta época é demasiado atípica.

    Daí a ter o melhor futebol e a ser a melhor equipa em todas as vertentes é puxado. E mais uma vez, eu estou bem com isso. Sou campeão!

    ResponderEliminar
  5. O balanço desta época é no fundo o balanço de tudo o que se tem feito no Benfica e que nos levou ao tri-campeonato e que só não foi o penta porque antes do Tri fomos espoliados em dois títulos pelas vergonhosas e inquinadas arbitragens que tanto tem prejudicado o Benfica nas últimas três décadas.

    O balanço destas últimas épocas demonstra pelos títulos conquistados que hoje o Benfica tem uma estrutura altamente qualificada e profissional ao serviço do clube no futebol, mas igualmente nas outras modalidades e que é comum a todos os escalões.

    Poderíamos também fazer desde já um balanço do mandato desta direcção, que não só cumpriu como superou em muito os objectivos a que se propôs.

    Também se poderia fazer o balanço nestas últimas três épocas de tudo aquilo que os habituais arautos da desgraca aferem sobre a direcção, equipa técnica, jogadores, planeamento da pre-época etc e depois no final de cada época fica demonstrado que não passam de má línguas e que pouco ou nada percebem como se gere uma equipa de futebol que se quer campeã.

    O Balancete

    ResponderEliminar
  6. Espero que a pré época seja melhor preparada. O próximo ano será mais difícil e não sei se os árbitros vão aguentar a campanha dos lagartos contra eles. Já se viu que o clima de coação e intimidação vai aumentar. Temos que estar preparados para o pior.

    ResponderEliminar
  7. Certo. 1) O nosso pior inimigo fomos nós próprios, que por pouco não nos lixámos; o palhaço do JJ e é que sem saber nos puxaram do precipício. 2) serenidade por parte do LFV durante a fase negativa 3) grande carácter de Rui Vitória e arcaboiço para lidar com todos os ataques (principalmente os vindos pelas costas (adeptos)); 4) Lucidez táctica de RV, coragem etc para repensar o seu modelo de jogo...77) o vendedor de pipocas...
    Já agora só um aparte pró futuro. Será que podemos enterrar a besta do JJ de vez e ao exemplo do RV deixá-lo a falar sózinho? Quanto ao bolotas estou-me tambem a cagar porque mesmo que o Sporting desapareça do mapa (tomara) outros clubes hão-de vir e não é por aí que o mundo há de acabar. Um abraço a todos nós que bem merecemos esta alegria! Ps: não durmo há três dias com toda esta festa e nem sequer estou em Portugal!

    ResponderEliminar
  8. O difícil agora é fazer igual ou melhor que esta época, porque o mais difícil é sempre o que está para vir e não o que passou, que agora até parece que foi tudo muito fácil!
    Sem dúvida que o Rui Vitória é um dos grandes responsáveis por esta conquista, porque foi ele que deu, sempre, a cara nos momentos mais difíceis! Foi ele que aguentou com todas as boquinhas do nosso ex-treinador. Foi ele que aguentou os seus adeptos a chamarem-lhe Rui derrotas e a pedirem o José Mourinho, ou até ridiculamente o ex-treinador do Porto Vítor Pereira ou o ex-selecionador Paulo Bento!!! Foi ele que teve que arranjar soluções para as calúnias e até azares nas várias lesões na equipa. Foi ele que soube respeitar a história do Benfica e em campo ter uma equipa que encarou cara a cara, olhos nos olhos, os adversários que defrontámos na Champions! Quem diria que iriamos resistir frente a um dos maiores tubarões, o Bayern de Munich?!
    Mas é também responsável por esta conquista o Presidente Luís Filipe Vieira que mesmo contra alguns elementos da estrutura, e até da massa associativa encarnada que pedia Marco Silva apostou no Rui Vitória.
    É também dos jogadores... mesmo daqueles que durante a época foram sendo criticados e nunca deixaram de dar o seu melhor: Eliseu, André Almeida e Pizzi (é sempre mais fácil criticar os portugueses do que os estrangeiros!!!)
    É dos adeptos que muitas das vezes eram a vitamina necessária para empurrar a equipa para a conquista dos três pontos.
    Portanto, esta conquista é mesmo de TODOS!
    Agora, é terminar a temporada erguendo já na sexta-feira mais um troféu.

    --- # ----

    Aqueles que dizem que foram a equipa a praticar melhor futebol – a tal nota artística - são os mesmos que se riram do Benfica quando há umas temporadas, perante exibições de encher o olho; goleadas de nos levarem à esteria; de liderarmos em grande parte do campeonato acabámos por perder a conquista do título nos últimos jogos... são os mesmos não são?! São também aqueles que se dizem mais regulares mas que nas provas europeias – Liga Europa, claro! – não conseguiram fazer essas exibições de encher o olho, nem conseguiram lutar por mais do que uma competição até ao final da época… Pois…

    E as estações de rádio e de televisão que entrevistavam cada Benfiquista que encontravam na ida para o Marquês, aquando dos festejos do 35, e faziam perguntas sobre o extreinador Jorge Jesus não conseguiram entrevistar ainda o Ricardo Araújo Pereira?! Um dos Benfiquistas mais mediáticos de Portugal, por ser figura pública, e um dos mais críticos aquando da saída de Jorge Jesus para o sporting... A TVI ainda não o encontrou lá nos corredores dos estúdios?!

    DH

    ResponderEliminar
  9. É isso tudo... espero que para o ano de 2016/2017 se aposte num futebol entusiasmante, temos o tri podemos ir ao tetra, (ou não) e podemos talvez com audácia apostar muito no jogador da formação: Lystcov, Guzzo, João Teixeira (?), João Carvalho... ver se o Nuno Santos consegue superar a lesão e regressar veloz. Temos o Vitor Andrade que é fortíssimo, creio que este ano poderá ter sido importante para ele perceber que tem de trabalhar nos limites. E quem sabe o novo Robben ? :P
    Gostava de ver o Nelson Oliveira de volta a casa para jogar, também ele creio que compreende que a humildade e o empenho é a resposta! Qualidade tem ... muita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor, já chega de Nelson Oliveira! Nuno Santos sim!!!

      Eliminar
    2. Peter o Nelson é um excelente avançado e creio que neste momento a cabeça dele já percebeu que o Benfica e muito trabalho podem ser soluções para se reinventar, é um feeling! Posso estar errado!

      Eliminar
    3. Eu também tinha muita fé no nelson. Há 4 ou 5 anos atrás. O talento num jogador não é tudo, infelizmente. E o SLB tem avancados de um nivel que o nelson já não pode alcançar

      Eliminar
    4. Dados Viciados17/5/16 19:01

      Não percebo tanta convicção no Nelson Oliveira. Custa muito admitir que simplesmente não tem qualidade para ser jogador do Glorioso?

      Se NO fosse à Benfica teria conseguido ser titular indiscutível em clubes pequenos como o Paços, o Rennes, o Corunha e o Swansea! E não foi pq simplesmente nao tem qualidade para o ser.

      Tanta coisa com o NO, o Miguel Rosa, David Simao, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, e no entanto basta vê-los jogar para perceber porque nunca poderiam triunfar num clube como o Benfica.

      Eliminar
  10. Muito bem, shadows. 100% de acordo.

    ResponderEliminar
  11. Shadows,

    Não concordo com vários pontos do teu texto.

    O Benfica não foi o melhor futebol. Marcar muitos golos ou ser campeão não é, necessariamente, significado de jogar melhor. Aliás, prova cabal disso é, por exemplo, o ano de Trapattoni. De uma forma global e pragmática, entendo o que queres dizer, mas não estou de acordo. O Sporting, na maior parte dos momentos, apresentou o melhor futebol.

    Rui Vitória: mantenho a minha opinião que não é treinador para o Benfica. Tenho simpatia por ele mas não é por ter sido campeão que passou a ser um bom treinador. Muitos maus treinadores já foram campeões e não foi por isso que passaram a ser bons.

    Apesar desta minha visão, reconheço que o título deste ano quase exclusivamente a ele o devemos. Concordo em absoluto que soube ultrapassar as imensas adversidades através do seu trabalho e da sua equipa técnica. A sua maior adversidade foi o aldrabão de serviço, que lhe tinha prometido uma equipa e depois lhe deu outra.

    Descobriu boas soluções, é certo, muito em função das adversidades (especialmente lesões). Aparecem Renato, Lindelof e Ederson, os três únicos expoentes dessas soluções. Por isso não se pode alimentar o mito de que esta vitória do Benfica assentou na formação. Isso é mentira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desenvolveste aquilo que escrevi em menos palavras acima. De acordo. E agora a chamarem-nos lagartos... em 3 2 1...

      Eliminar
    2. Para que merda interessa o melhor futebol se não és campeão?! Que interessa a nota artistica?! Essa nota artistica que durante duas épocas nos últimos jogos do campeonato não nos valeu de nada e perdemos o mesmo para o porto!

      O ano passado, com Jorge Jesus, a nota artistica não foi tão deslumbrante, nem tantas goleadas e acabámos bicampeões.

      Isso do melhor futebol da parte do sporting é baseado nos jogos que fez na Champions ou Liga Europa?!!
      Refereste também ao jogo com o Moreirense? Rio Ave? Ou até mesmo o empate com o Tondela?! Ou refereste à goleada do sporting frente ao Setubal onde abriram as pernas?! Ou até contra o União da Madeira onde o guarda-redes, curiosamente emprestado pelo porto, se faz aos lances de forma completamente descabida?!

      Caso não te recordes, a certa altura do campeonato o Benfica teve bons jogos e os jornalistas inclusive começaram a usar a tal 'nota artística' para definir os jogos do Benfica e o Jorge Jesus aproveitou logo a ocasião para "reclamar" direitos de autor.. portanto, também tivemos os nossos momentos!

      Quanto à formação, a conquista do campeonato não assentou na formação, mas é óbvio que a aposta na formação começou de forma vincada esta época e será para continuar!

      Eliminar
    3. Fosgasse... cala-te jotapê. Eu pago 100 euros para te calares. Manda NIB

      Eliminar
    4. Se tivesses BTV e tivesses seguido os diretos deste últimos dias, perceberias que tanto Rui Vitória como vários jogadores referem Luís Filipe Vieira como o grande obreiro do Benfica, sempre presente, sempre a apoiar a equipa e técnicos. Talvez tivesses percebido que a palavra união saiu da boca de todos constantemente. União de todos no Benfica! Portanto, não tens qualquer dado para pensar o contrário e insistindo sempre na mesma tecla só podes ser lagarto. Atenção, até podes ser sócio do SLB e ir aos jogos, mas não deixas de ser lagarto...

      Eliminar
    5. Isto de criticar só por criticar deu no que deu e mesmo assim há super peritos na matéria que não se sabem retratar. Então o Rv não é treinador pro Benfica. Quem é então? O Guardiões? Achas que o LFV tem uma bola de cristal? Se calhar devias emprestar-lhe a tua que pelos vistos também não funciona. É que dá falar à toa.

      Eliminar
    6. O jotape e o ricardo fernandes são os dois únicos benfiquistas infelizes que existem no mundo. Alguém devia estudar isto.

      F.Fernandes

      Eliminar
    7. Claro que não , filho...assenta , isso sim ,nos restos de sabedoria deixados pelo Cruijff da Reboleira e sobretudo pelo seu magnífico trabalho lá pelo teu clube - que progressos ! ganhar o título da 2ª circular ( depois de brilhantemente " dispensado de Taça , T da Liga e Europa ) dá para festejar um 2ºlugar como se fosse uma Champions...está ao nível de clube pequeninito...

      Eliminar
    8. Claro que não , filho...assenta , isso sim ,nos restos de sabedoria deixados pelo Cruijff da Reboleira e sobretudo pelo seu magnífico trabalho lá pelo teu clube - que progressos ! ganhar o título da 2ª circular ( depois de brilhantemente " dispensado de Taça , T da Liga e Europa ) dá para festejar um 2ºlugar como se fosse uma Champions...está ao nível de clube pequeninito...

      Eliminar
  12. Uma adenda dizer que o SCP é a melhor equipa em Portugal é OUSADIA SUPREMA, o SCP não ganhou nada (enfim... a supertaça), tem um futebol agradável, sim!!! tem!!!... mas dizer que é a melhor equipa é pura e total ousadia... a melhor equipa ganha! Deixemo-nos de tretas!
    É importante jogar bem de forma equilibrada e ofensiva?, é!... mas mais importante é juntar a isso a vitória, portanto larguemos esses sofismas!, e não os alimentemos!

    ResponderEliminar
  13. Esque,cam isso da melhor equipa. N~ao existe. Existe a equipa que ganha. O resto, n~ao sendo objectivo, e' subjectivo. E nem La Palice diria melhor (ou os que lhe deram essa fama para ser mais preciso).

    ResponderEliminar
  14. Sombras... clap, clap, clap.
    Nunca pensei dizer isto: 100& de acordo contigo.
    Grande, grande não, enorme post.
    Discordando ou concordando contigo, tenho-te como homem inteligente e de teclado assertivo e estruturado.
    Pena a bílis estar embicada com o Vieira e o SLB é que as paga.
    Fica para a posteridade.
    PS: Estamos a um título de dar capote à rapaziada dos toldos de praia do Carriche...:)
    Saudações Gloriosas,
    GloriosoBeiraAlta

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking