O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 7 de abril de 2016

KABUM! Um grande arraso ao Otávio Machado (aka 4ª Escolha)

. 20 comentários
"São públicos os enganos, esta campanha intoxicante que existe, ruídosa, e que faz com que as coisas não sejam aquilo que são, mas aquilo que parecem ser. Não é verdade. Basta ver pela convocatória da Seleção, onde grande parte dos jogadores são formados aqui, seja na seleção A, Sub-21 ou olímpica... São sete titulares, mas depois ainda entraram Quaresma e William. Isto dá nove em 14! É muita gente e gente formada no clube, que percorreu patamares. Para chegar à Seleção tiveram de percorrer um espaço enorme, de convencer tudo e todos. Quando outros só por vestir a camisola uma vez ou duas chegam lá e... desaparecem. São suplentes nos Sub-21 de um momento para o outro. Não é hábito desta casa. Aqui fazemos formação sustentada, há etapas a superar e vê-se isso na equipa atual do Sporting. Com excelentes jogadores. E, depois, comparar neste momento o João Mário ou Adrien com o Renato Sanches é um trabalho de imaginação só ao alcance de pessoas que veem filmes aos quadradinhos... Para os nossos jogadores é muito difícil chegar lá, têm de trabalhar muito"....
Octávio Machado à Sporting TV.

Já não são apenas os árbitros, os vouchers, o treinador desencartado do Benfica, a falta de cérebro, o Vítor Pereira, os observadores, a desovulação das enguias e até a descoberta das ondas gravitacionais. Afinal, ainda havia espaço para um tema que dominasse o pensamento desocupado dos dirigentes máximos do Sporting. Agora é a formação e os jogadores que ambos os clubes projectam. Dando de barato que Octávio está a reportar a jogadores que o Sporting projectou antes dos sócios elegerem a actual direcção e muito anos de Octávio Machado iniciar funções no clube, há várias coisas que têm de ser ditas, sob pena de todos aceitarmos, levianamente, este insulto à inteligência das pessoas.

Primeiro ponto: Nunca ninguém no Benfica questionou a qualidade dos jogadores formados no Sporting e a excelência do trabalho desenvolvido até certo ponto. E ninguém questiona que o Sporting continua hegemónico nas selecções de maior idade, devido ao avanço que tinha sobre os adversários, até há três, quatro anos, na formação. O que devia inquietar Octávio e a direcção a que preside é que tipo de fenómeno se deverá o facto do Sporting ter perdido essa hegemonia, justamente, nos últimos três, quatro anos. Já que gosta tanto de enumerar os convocados do Benfica e do Porto nas selecções onde é ainda natural essa hegemonia do Sporting, talvez devesse proceder à contagem - e no seu clube há tantos contadores, mesmo aqueles que avariam ao primeiro golo do Bayern - dos jovens convocados para as mais variadas selecções, desde há vários anos. Faça lá essa contagem e depois dê mais uma entrevista à Sporting TV.

Segundo Ponto - Formar sustentadamente é proporcionar aos jovens valores que se formam contextos competitivos de alta exigência, como aqueles que o Benfica está a proporcionar aos seus atletas mais dotados. Experiências diferenciadoras como ser campeão aos dezoito anos - como aconteceu com Gonçalo Guedes no ano passado e pode acontecer ao Renato Sanches este ano - ou competir nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, como foi eloquentemente demonstrado esta semana em Munique. Será preciso recordar a Octávio Machado, onde é que o clube que desenvolve sustentadamente os seus talentos mantinha a competir os prodígios que enunciou quando todos eles tinham a idade de Renato Sanches, Ederson, Lindelof, Gonçalo Guedes ou Nélson Semedo?

Terceiro Ponto: É tão conveniente fazer comparações entre jogadores de 27, 24 ou 23 anos com miúdos de 18, 19 anos, não é? Porque é que Octávio Machado não se entretem a fazer comparações entre Renato e Gelson? Entre Gonçalo e Matheus Pereira, ou entre Lindelof e algum talento da sua idade?

Quarto ponto: Para os jogadores do Benfica não é uma questão de ser fácil ou difícil, é uma questão de reconhecimento do trabalho sério que se está a fazer e que está a tornar o Benfica uma referência internacional ao nível da sua formação. Que o Sporting também já foi e deixou de o ser nos últimos três ou quatro anos. Cabe aos seus responsáveis perceber porque é que isso aconteceu. Isso, ou atirar areia para os olhos dos outros, escondendo responsabilidades próprias e atacando um rival, porque assim se mantém os sócios e adeptos desatentos.

Quinto ponto: Octávio Machado talvez tenha estado desatento ao que se passou recentemente nos jogos da selecção. Contou os sete jogadores do Sporting, mas esqueceu-se de contar os quatro que o Benfica formou que alinharam simultaneamente no meio-campo da selecção portuguesa, frente à Bélgica. E que a esses quatro, mais tarde ou mais cedo, se juntarão outros talentos como Nélson Semedo ou Cancelo. E que isso é apenas o início. Talvez possamos voltar ao tema daqui a outros três ou quatro anos.

O tempo ajuda a limpar muita coisa, especialmente a areia dos olhos.
José Marinho in Facebook
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Anónimo7/4/16 16:02

    "Nunca ninguém no Benfica questionou a qualidade dos jogadores formados no Sporting e a excelência do trabalho desenvolvido até certo ponto."

    Basicamente é isso que o RGS faz na sua participação semanal num programa de TV...
    É o Patricio, é o William, é o Mané, é ao Adrien, é ao Tobias, é ao Esgaio...

    A não ser que a estrutura não ligue nenhuma ás afirmações de um vice-presidente do clube...

    MRMAQ

    ResponderEliminar
  2. Primeiro Ponto - Falso. Rui Gomes da Silva teve, ao longo dos anos, declarações de muito mau gosto sobre a formação do Sporting em geral e sobre alguns atletas em particular. Rui Patrício, por exemplo, é constantemente visado. Convém lembrar que Rui Gomes da Silva é vice-presidente do Benfica, tendo-o também sido da Benfica SAD. Não é um simples comentador. Como não o é o igualmente desagradável Pedro Guerra, empregado da Benfica TV.
    Segundo Ponto – Esta teoria das “experiências diferenciadoras” é conveniente para uma altura em que o Benfica é campeão e vai à LC e o Sporting não. Até percebo que estas “experiências diferenciadoras” são um extra simpático para os miúdos mas, se é disto que se faz uma boa formação, temos de concluir que o melhor a formar é quem ganha mais vezes nos seniores, o que não faz grande sentido. Até porque os rapazes que foram campeões pelo Benfica jogaram bem poucos minutos…
    Terceiro Ponto – Pode perfeitamente comparar-se o Matheus ou o Gelson ao Gonçalo Guedes. A única diferença é que, quando apareceu, o Gonçalo Guedes foi promovido a oitava maravilha do mundo. Mas a realidade depressa bateu e, hoje em dia, o rapaz marca golos ao Oriental na Equipa B. Pensando melhor, talvez seja de compará-lo é com o Podence…
    Quanto ao Renato Sanches, faz sentido compará-lo com o William, quando apareceu (até pelo hype, que nesse caso foi comparável). Como o Lindelof é comparável ao Ruben Semedo. A diferença é o hype gerado por uns e por outros. Isto tem a ver com a histeria que sempre existiu no Benfica quando a formação produz qualquer coisa que possa parecer (porque nem sempre é – lembram-se do Pepa?) alguma coisa de jeito; mas também com ter, ou não, os empresários certos.
    Quarto Ponto – Não sei se o Sporting está ou não assim tão mal na formação. Sei apenas que ouço isso há anos, mas continuo a ver sair um ou dois jogadores porreirinhos todos os anos (que é o normal – as fornadas de 4 ou 5 acontecem excecionalmente, ou quando a falta de dinheiro cria oportunidades a quem já lá está). Já no Benfica, o que vejo nos últimos anos são dois bons jogadores verdadeiramente formados no clube (Renato Sanches e Bernardo Silva). O resto são incógnitas (Gonçalo Guedes, e “incógnita” até é ser simpático) ou jogadores contratados no final da adolescência (André Almeida, André Gomes, Nelson Semedo, Lindelof). Parece-me pouco para tanta conversa…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O quê? A responder com factos!? Isso aqui não é permitido.

      Eliminar
    2. Anónimo7/4/16 17:28

      Ronaldo foi formado no Clube Andorinha e Nacional e o nani foi formado no Real Massamá xD

      Eliminar
    3. "Terceiro Ponto – Pode perfeitamente comparar-se o Matheus ou o Gelson ao Gonçalo Guedes. A única diferença é que, quando apareceu, o Gonçalo Guedes foi promovido a oitava maravilha do mundo. Mas a realidade depressa bateu e, hoje em dia, o rapaz marca golos ao Oriental na Equipa B. Pensando melhor, talvez seja de compará-lo é com o Podence…"

      As diferenças entre o GG e esse de que falas são:
      -Ele foi titular uma série de jogos.
      -Marcou um golo ao Atlético na Champions league.
      -Já foi campeão o ano passado e o ano passado já era aquilo que esses de que falas são no Sporting. Um gajo para pôr a jogar de vez em quando.

      Não é nenhum CR7 nem sequer um Simão (olha outro que foi campeão no Benfica) mas vamos ver o futuro.

      Eliminar
  3. Sobre o teor do comentário "comparar neste momento o João Mário ou Adrien com o Renato Sanches", remeto apenas para as declarações de alguém que deve perceber "um pouco" de bola - o Pep Guardiola.
    Se calhar se perguntarem ao Pep quem é o Adrian e o João Mário é capaz de se lembrar deles do fabuloso jogo com esse colosso europeu que é o Skarabendeu.
    O Adrien não jogava já naquela equipa que levou 12 do Bayern. Talvez não.
    Deixem pastar a carneirada.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/4/16 17:10

    Os Carneiros falam tanto na formação mas nao vejo nenhum jogador de topo , ok j.mario é um jogador com qualidade mas o resto são todos jogadores normais. lol Oh mais uma coisinha, o gelson, tobias , matheus pereira, esgaio e o paulo oliveira voltaram à Equipa b? hahaha continue atirar areia aos olhos das pessoas , o Benfica agradece.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/4/16 17:14

    a diferença entre o Benfica e Sporting lisbon: Benfica conseque vender jogadores da formação por 15M e o sporting não. cedric saiu por 5M hahaha

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/4/16 17:22

    Aqui uns anos o Benfica e o Porto vai ultrapassar o sporting na formação. Os Dirigente do Sporting sabem disso e andam com azia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou em crer que por isso eles fazem tanto barulho...a formação do scp foi chão que já deu uvas, de todos estes que lá estão na equipa principal, só mm o João Mário é de top, o resto são jogadores vulgares, william..pfffff...Gelson, tem potencial, mas como não joga para jogarem os que interessam financeiramente, vai-se perder, o matheus idem...acho que sim continuem por esse caminho que daqui a meia duzia de anos nem a formação vos salva ....só mais uma coisa os bons metem-nos de lá para fora, eles que não se apressem a ir buscar o yuri medeiros e depois choram!

      Eliminar
    2. Não é só azia, é medo! Uma vez que LFV decidiu virar o foco para a formação, eles começaram a tentar desvalorizar os jogadores do GLORIOSO, para que o fosso financeiro não se acentue ainda mais! PÂNICO TOTAL! Olhem o que andam a tentar fazer ao Renato Sanchez!

      Eliminar
  7. Anónimo7/4/16 17:34

    Os Carneiros andam aziados Pq o Benfica recebeu o prémio de melhor Academia do Mundo e sabem q o Renato vai ser vendido por 40/50M loL

    ResponderEliminar
  8. Anónimo7/4/16 17:37

    Se nao fosse Um Miudo de 18 anos "renato", o Sporting de lisboa ja era campeão hehe. Eles estão em pânico.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7/4/16 17:38

    Quinto ponto-Vai ladrar para a tua casota.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo7/4/16 17:42

    a formação do Sporting é tão boa que ate levaram 3 secos do Skenderbeu e CSKA Moscovo

    ResponderEliminar
  11. Em relação ao assunto, leiam o comunicado do SLB http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/45300/language/pt-PT/.aspx

    Simples, direto e conciso.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/4/16 19:03

    Quinto ponto, talvez seja por isso que a selecção não ganha nada, talvez faltem lá mais jogadores da formação do benfica, é que a formação do Sporting só ganha campeonatos de vinte em vinte anos e na Europa então é so rir!

    ResponderEliminar
  13. Com este texto este mês recebes a dobrar ahah

    ResponderEliminar
  14. Anónimo8/4/16 03:48

    Este otavio faz-me rir tanto ... que idiota. E se lhe abrirem uma conta no face ? Seria o máximo eh eh eh

    D.Pires

    ResponderEliminar
  15. Primeiro ponto, como é que se avalia a formação, pelos jogdores que chegam à equipa principal, pelo numero de titulos, pelas vendas,pelo numero de jogadores que vem da formação e são campeões ou por um conjunto disto tudo????.....eu por mim é pelo conjunto destes factores todos, e neste aspecto os corruptos levam vantagem em relação aos rivais, o sporting tem boa formação, mas ser a melhor é um mito, facilmente desmontável.....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking