O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


quarta-feira, 30 de março de 2016

Vivam as modalidades

Avatar
 ●  + 8 comentários  ● 
Na sequência do post do Shadows sobre a morte do futebol, lembrei-me de vir aqui partilhar o que vivi há umas semanas atrás:

O meu puto mais novo estava há algum tempo a pedir-me: “Pai, quero ir ao estádio do Benfica!”. Nesse fim de semana o Benfica não jogava na Luz, mas perante a insistência do miúdo pensei que seria uma boa oportunidade para fazer algo que eu já queria fazer há bastante tempo: ver um jogo das modalidades. Consultei a agenda no site do Glorioso e havia 3 jogos de seguida: Basquetebol às 15h, Voleibol às 17h e Hóquei às 19h. “Pimba! Tá feito!”, pensei eu…

n.d.r. antes que me insultem, uma nota só para esclarecer que eu, como bom pai, já levei os meus miúdos à Catedral algumas vezes, para ver futebol, e com um registo 100% vitorioso! Aliás, já está na altura de me subsidiarem os lugares para a família, tendo em conta que sempre que levo os miúdos à bola, o Benfica ganha…

Como os meus putos ainda são pequenos, apontei para assistir apenas a um dos jogos e perguntei-lhes qual queriam ver. Escolheram o voleibol e lá fomos nós assistir ao segundo jogo da meia-final dos play-offs do campeonato nacional, contra o Castelo da Maia.



O primeiro impacto positivo foi o preço dos bilhetes. Chega a ser ridículo os preços praticados, quando comparado com o que se vê no futebol. “São 4 bilhetes para o voleibol, se faz favor. Dois adultos e duas crianças.” E lá fomos nós.

Antes de entrar no pavilhão, reparei numa espécie de movimento migratório. Vinham famílias inteiras do jogo de Basquetebol, se bem me lembro vinham satisfeitos com mais uma vitória, e entraram no outro pavilhão para ver o voleibol, ao mesmo tempo que eu e a minha família. Achei isto espetacular…

3-0. Sem espinhas. Os miúdos fartaram-se de perguntar sobre as regras, sobre os jogadores, sobre o adversário. Enfim, o meu receio (justificado pela idade deles) de que se poderiam aborrecer desvaneceu-se rapidamente.

Mas o pavilhão estava meio despido de público, e sinceramente impressionou-me pela negativa ter que ser o Roberto Reis a bater palmas para que o público acordasse e incentivasse a equipa numa meia-final do campeonato nacional.

O ambiente é bem diferente do que se vive no Estádio. Tudo muito mais calmo, com poucos palavrões, mas com uma coisa em comum: aqueles velhos resmungões que não aceitam uma bola perdida e refilam com tudo e todos também lá estão. Desconfio que papam os jogos todos, e calhou-me um desses ao meu lado. Ainda tive para lhe dizer para se acalmar, mas pensei que não ia servir de nada. Aquilo está-lhes no sangue. Já não muda…

Quando o jogo acabou, o meu puto lá disse: “Pai, agora vamos ao hóquei!” e eu ri-me, mas as meninas não quiseram. Mas mais uma vez, houve muita gente que saiu do voleibol e seguiu para ir ver o hóquei.

Valeu pela experiência, pela vitória e principalmente por mais um ótimo momento em família.

Mas isto tudo para dizer o quê? Se o futebol está morto, o mesmo não se pode dizer das modalidades. Depois da época mais bem sucedida na História do Benfica, a época passada, as modalidades voltaram esta época em grande forma. O facto dos jogos serem programados para permitir aos benfiquistas assistirem a vários jogos e passar uma excelente tarde de sábado em família, ou com amigos, revela a boa organização do Clube. Tudo isto e o preço acessível dos bilhetes deveriam ser um chamariz para que os pavilhões estivessem cheios. Mas não estão. Só nos jogos ditos "grandes", contra o Sporting ou FCP é que se nota a diferença.

Se o futebol está morto no campo e nos bastidores, de acordo com o tal artigo do Expresso, apesar de estar bem vivo nas bancadas, nas modalidades acontece exatamente o inverso. O SLB respira saúde nas modalidades, mas infelizmente sem o apoio desejado pelos atletas…

Eu admito que fiquei fã. E faço um mea culpa por também só ter ido apenas uma vez apoiar o Benfica num dos Pavilhões da Luz. Nunca tinha ido e com as condições que temos, é mesmo uma pena não apoiarmos mais as nossas equipas. É certo que só me baseei na minha única experiência, e no que vejo através da BTV, para tirar estas conclusões. Mas penso que não ando muito longe da verdade.

Espero que este post possa abrir o vosso apetite pelas modalidades. Eles merecem!

8 comentários blogger

  1. Parabéns, Excelente Post!

    Portas de Benfica

    ResponderEliminar
  2. Já pensei o mesmo, activaste o meu pensamento.
    Não te esqueças de levar os miúdos a ver o Benfica vs Braga, precisamos mesmo de ganhar este jogo.
    Bom post

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto.
    Todas as modalidades do Benfica merecem casa cheia SEMPRE, em especial o Hóquei em Patins e Voleibol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos os grandes favoritos ao titulo Europeu no Hóquei, mas não vai ser nada fácil, até porque à partida levaremos novamente com o Barça...e o VIC também lá estara

      O Benfica caso agora elimine o Vendrell no fim de semana, bem que podia tentar organizar a final four

      Eliminar
  4. Sou assinante da BTV não perco um único jogo das modalidades, chega a ser confrangedor e até triste ao ver certos jogos das modalidades com os pavilhões quase às moscas, uma vergonha.
    Ás vezes desabafo com o meu filho só tenho pena que o GLORIOSO não esteja situado em Viana do Castelo, porque vocês veriam o que é apoiar o GLORIOSO. Deviam ver o apoio que damos quando o hóquei vem a Viana do Castelo.
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS DE VIANA DO CASTELO

    ResponderEliminar
  5. Só para recordar que hoje há um jogo de andebol importantíssimo!

    Saudações Gloriosas
    André

    ResponderEliminar
  6. António Madeira30 março, 2016 19:05

    Correção:
    "Depois da época mais bem sucedida na História do desporto em Portugal".

    E parabéns pelo tópico. Finalmente alguma coisinha sobre as modalidades que tanto nos deviam orgulhar.

    ResponderEliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.
Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.

recentes

ranking

Em Defesa do Benfica