O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 25 de março de 2016

O futuro é hoje...

. 19 comentários
Quem não gostaria de ver Renato Sanches e Nico Gaitan para sempre no SLBenfica? Todos, pois claro... mas também todos sabemos que isso será, porventura, uma missão impossível.

Renato Sanches, na minha perspetiva, será anunciado no final da temporada como a mais cara transferência do futebol português e que, dificilmente, será batida nos próximos dois/três anos. Já Nico Gaitan, tal como Enzo Perez, aos 28 anos será agora ou nunca e face à idade a saída renderá dificilmente mais que 20 a 25M€... e dependendo da forma como se conseguir finalmente debelar a lesão que o tem apoquentado no joelho esta temporada.

No radar de uma possível saída podem ainda estar Lindelof e Nelson Semedo que, sendo jogadores imensamente jovens se tornam especialmente atrativos para os clubes com maior poder financeiro.

Depois há dois jogadores cuja idade e opções disponíveis colocam igualmente a questão da transição um fator fundamental: Julio Cesar (36) e Luisão (35). Se Lindefof não sair já este ano, com Ederson, Rui Vitória já tem esta transição mais que resolvida e pode fazê-la ao longo de um/dois anos.

Outros nomes que poderão sair por oportunidade de fazer receitas são Lisandro Lopez, Sílvio (está emprestado), Paulo Lopes (fim de carreira), Taraabt (nunca justificou), Talisca ou mesmo Jimenez. Também Pizzi, depois de uma grande temporada que está a fazer, aos 26 anos pode querer aproveitar se lhe surgir uma boa oportunidade.

Comecemos por olhar ao futuro a partir de dentro de casa. Entre a equipa B e os juniores, depois de uma temporada em que subiram cinco jogadores da equipa B, eu diria que se conseguirmos fazer subir mais um ou dois será sinal de uma fabulosa base de trabalho. Entre os candidatos eu colocaria Miguel Santos, Lystcov, João Nunes ou João Carvalho. Tenho alguma dificuldade em olhar a mais jogadores, nesta fase, sendo que obviamente que para mim Nuno Santos já faz parte do plantel principal. Nos juniores, Azemovic, Guga, Diogo Gonçalves e José Gomes são sérios candidatos a um papel ativo entre a equipa B e a subida pontual à equipa principal.

Agora, olhando para fora já chegaram para a próxima época Luka Jovic, Saponjic e Grimaldo a quem se juntará Franco Cervi e obviamente que não ficará por aqui e entre os jogadores emprestados eu gostaria de ver Nelson Oliveira ocupar uma eventual vaga de Jimenez se este saísse, mas se não sair não fará sentido.
No mercado nacional, Rafa do SCBraga é um nome incontornável - caro, mas incontornável e a eventual saída de Nico Gaitan teria em Rafa um sólido sucessor de qualidade. Claro que gostava de ver regressar Bernardo Silva (nem que fosse por empréstimo) ou a integração de Helder Costa, mas se o primeiro é uma miragem face ao assédio dos grandes clubes europeus, já o segundo pode ser uma boa opção que, não sendo um jogador de top, é um jogador que será seguramente de grande utilidade.

De resto, claro que não me vou por aqui a arriscar nomes, mas obviamente que se aproximam (mais uma vez) vários desafios, sendo certo que só sendo mesmo muito tolinho, como o outro, é possível algum adepto do Benfica acreditar que será possível ao Benfica recusar propostas de mais de 50M por Renato ou de mais de 20M por Nico. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. Nesta fase este tema não interessa a ninguém.
    Esquece lá isso.

    ResponderEliminar
  2. A mim não me interessa se sou um tolinho ou não. Renato Sanches a sair é por 80 milhões e ponto final. Não é o Benfica que fez o negócio do século com a NOS? Não é o Benfica que está a fazer uma temporada excecional na Champions?
    Quer dizer, os jogadores não querem sair, e o Benfica é que vai despacha-los?
    E depois ainda mandas uns nomes da equipa B, como quem pensa que Renatos e Semedos vão sair todos os anos. Esquece isso. Se o plano do Benfica é criar para não tirar sequer proveito desportivo dos mesmos, então que os empreste e que admita que afinal Bernardos e afins, saíram porque a direção assim quis. Estou farto de ser enganado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É absolutamente impossível na realidade portuguesa recusar 40M por um jogador de 18 anos! Sobretudo qd ainda tens de pagar infraestruturas como o estádio e tens um passivo gigantesco. Talvez daqui a 5 anos seja possível, agora esquece. Quanto muito fazes como com o André Gomes e pões uma cláusula em que recebes 25% de uma futura venda.

      Eliminar
  3. É uma vergonha os craques quererem ficar, e nós conformados em ver a direção despacha-los. Mas somos algum satélite? Mas somos alguma equipa de terceira? Somos top 10 europeu. Temos que ter todos os anos planteis de qualidade.

    ResponderEliminar
  4. Isto não interessa a nenhum benfiquista...podem sair todos que o benfica é sempre benfica. Saiu o jj e nós ainda estamos maiores. E nesse lote de jogadores falta o Carrillo que fará bem o lugar do gaitan

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Nuno Martins. Que raio de timing, deixa lá isso para os profissionais.
    Abraço
    Pedro B.

    ResponderEliminar
  6. Diz-se no meandros do futebol em Braga, que o Rafa já assinou e vai para um clube inglês, para grande azia do FCP...
    Nuno se achas que o plantel pode ficar afectado com esses posts, entao o que dizer da CS?

    ResponderEliminar
  7. Acho que o Guzzo será uma boa hipótese para numero 8 (não há ninguém no Benfica com aquela visão de jogo e qualidade de passe). Veremos como o João Teixeira voltará do empréstimo. Gosto do Rebocho, apesar de achar que precisa de um empréstimo).

    ResponderEliminar
  8. Após vários posts directamente ou indirectamente ligado a agremiações desportivas finalmente um que nos diz respeito. Rejeito desde sempre esse discurso para outros ouvirem e depois cá dentro acreditar na pequenez do SLB.Para fora dizemos que é um dos maiores do mundo, na realidade pensamos que somos um clube de passagem e que quem não pensa assim é ingénuo.

    Ah e é o mercado ah e são os tubarões. Ah e é a nossa dimensão.
    O SLB não é para mim um clube de passagem. O jogador quer evoluir na carreira?O City é uma evolução na carreira ou na carteira?

    Se os jogadores querem mais dinheiro, o SLB tem e deve ter um tecto salarial. Quem quer dinheiro não deve ter lugar neste clube. Acho curioso fakar-se de fairplay financeiro que é tudo menos fair.Obrigado Bosman.

    Estou totalemnte contra este tipo de discurso de merceeiro onde se vendem os jogadores porque se é obrigado. O clube sempre vendeu, mas deve vender por sua agenda e não para meter dinheiro porque sim. Mudaram de paradigma, ou apenas se tornaram numa mega agência plataforma de rotação de jogadores?

    O fito do SLB é ganhar tudo em que se envolve. Os bons jogadores que tem/forma pertencem aos meios para concretizar esse objectivo.

    ResponderEliminar
  9. Es uma criança por n saber aceitar uma critica. Vergonha.

    ResponderEliminar
  10. "Renato Sanches, na minha perspetiva, será anunciado no final da temporada como a mais cara transferência do futebol português (...)"

    Mas há algum clube estrangeiro, no seu perfeito juízo, que pague 60M€ ou mais seja por que jogador for, a um clube português? Respeito a tua opinião mas acho que estás a precisar de meter mais tabaco nisso...

    ResponderEliminar
  11. Bom, já houve uma evolução. Ainda há pouco tempo eram 40 M pelo Renato. Uma "pechincha" (palavra de GB) irrecusável. Agora já vamos em "mais de 50 M". Não há pachorra.

    ResponderEliminar
  12. Sou BENFIQUISTA desde que me conheço. Leitor, e só, assiduo deste Blog. Tenho aqui lido muita coisa acertada e muita "asneirada". Acredito, quero acreditar, que quem edita os posts são verdadeiros BENFIQUISTAS como eu. Que querem o melhor para o CLUBE, principalmente que o querem ver ganhar. Estamos a falar da equipa de Futebol. É triste constatar, sejamos honestos e tentemos ver as coisas como elas são, sem tapar o sol com a peneira, a aflição que tem sido ganhar alguns jogos. O BENFICA existe para ganhar, para nos fazer vibrar com Vitórias, não pode servir de entreposto de jogadores, alguns jogadeiros e outros nem isso, só para fazer a vontade a alguns ditos olheiros, muito bem pagos para andarem a viajar a ver jogos, se é que não o fazem em casa, que para ganharem uma boa comissão indicam tudo e mais alguma coisa como sendo ouro, sendo que mais tarde se verifica ser "ouro dos tolos". A politica de futebol utilizada no CLUBE não a discuto, embora seja discutivel, mas poderia talvez ser mais rentável se parasse de adquirir jogadores só porque sim, jogadores que não são necessários ao CLUBE. Se os Responsáveis, e não sei quem são verdadeiramente..., pela formação da Equipa principal sabem quais são as falhas que existem, são pagos para isso eu sou um mero observador e sei quais são, porque não contratam os jogadores certos para essas posições ? porque tem que se andar a fazer adaptações ? Será que é assim tão dificil contratar dois defesas laterais, um para cada lado, (laterais e não defesas direito/esquerdo...) em central de categoria, um jogador para jogar a 6 e outro a 8 ? quanto ao resto acho que nos desenrascamos. Os que cá estão são bons jogadores, mas só isso. Numa equipa como o BENFICA há que haver os "bons jogadores" e dois ou três "muito bons jogadores" , os tais que quando é necessário fazem a diferença. É que fazer a diferença neste Campeonato contra equipas abaixo do meio da tabela aos 90+4 não acontece sempre...O BENFICA é um Clube do Mundo, tem de ser forte em todos os jogos. Sei que é impossivel ganhá-los todos, mas é sempre possivel fazer melhor figura se for uma formação mais equilibrada. O que é possivel fazer, se pensarem não só em jogadores jovens, mas tambem que uma equipa se faz com gente experiente. E não é preciso irem para Argentina, Brasil e outros que tais, porque a adapação é mais demorada á Europa. Há muitos jogadores de qualidade nos paíse Nórdicos para as posições que mencionei. Basta seguirem jogos de seleções e das principais equipas. Para quem percebe de Futebol, e não quero dizer que percebo muito, sabe bem do que estou a falar... ( vai de reto satanás não foi de proposito que pensei no minorca).

    Um abraço BENFIQUISTA
    Paulo A. Pereira

    ResponderEliminar
  13. o Renato é para ficar, um puto maravilha BENFIQUISTA! bem pode e deve fazer mais duas ou três temporadas para entrar na Historia do Glorioso! tenham em consideração que ele so tem 18 anos, se sair com 21 ou 22 ainda terà uma longa carreira pela frente! Nao precisamos de dinheiro dixit o presidente e o presidente da sad: o negocio da NOS é para liquidar o passivo segundo eles portanto não precisamos de dinheiro como os outros cheios de fome de liquidez (aka montero, Fernando, etc.)

    ResponderEliminar
  14. Com o negócio da NOS, que sejam 30 milhões limpos, dá para pagar aí uns 60% dos vencimentos, o Benfica pode e deve manter os melhores jogadores. Vender faz parte de uma politica perdedora.
    Precisamos de manter Renato, Gaitan e Jonas, assim ELES QUEIRAM FICAR!
    Urge baixar os juros da divida, baixá-los para metade! Gerindo os prazos de pagamento da divida. Urge vender toda a carga pesada. Urge gerir todos os activos. Dentro de todos os activos que o Benfica tem, só vejo a necessidade de adquirir um médio centro de grande experiência internacional (nos países de leste, em Àfrica, é para isso que serve a prospecção) e um guarda-redes (o do Mainz).

    Nos seus quadros o benfica tem:
    Ederson, Varela (dá perfeitamente para terceiro guarda-redes)...
    Nelson, Almeida, Buta
    Luisão, Lisandro, Jardel, César, Lindelöf (faz 3 posições - central, lateral direito e trinco), Lystcov ... João Nunes, João Lima, Fábio Fragoso, Rúben Dias, Azemovich....
    Eliseu, Grimaldo, Yuri, Rebocho, Marçal
    Salvio, Carrillo, Guedes, Vitor Andrade, Ola John, Buta
    Samaris, Fejsa, Pavel, Pelé, Guzzo, Gilson (estou a achar interessante a evolução do Gilson, ganhando uns kilinhos), Renato, João Teixeira (este gajo tem tanto talento, se percebesse o jogo e o tempo de passe, que jogador seria caramba), Pizzi, Pedro Rodrigues
    Gaitan, Cervi, Carcela, Hélder Costa, Diogo Gonçalves, João Carvalho, Dalcio (?)
    Jonas, Mitroglou, Raúl, Nelson Oliveira (no mínimo tem o mesmo valor que o Raúl), Jovic, Saponic (??), Sarkic (muito forte fisicamente), Romário Baldé (??), José Gomes (para daqui a 2 anos) e faltam jogadores de certeza, algum que me tenha escapado... por exemplo o Vera (eh eh eh eh eh eh, quando o vi jogar ao fim de 15 minutos disse cá para mim mas que grande jogador, eh eh eh eh)....

    Só mesmo um guarda-redes e um médio centro, e ficando o Renato, só mesmo um guarda-redes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma adenda, é certo que temos muitos jogadores mas foi uma pena perder-se o Diogo Jota no meu entender superior ao Rafa... saindo o Gaitan... Salvio, Carrillo, Pizzi, Cervi, Carcela, Guedes e Diogo Jota... eram "laterais" de luxo! De nível Champions!

      Eliminar
    2. O Diogo Jota preferiu os euros do Atlético aos do Benfica. Aparentemente, não sei se é verdade ou não, queria ganhar bastante dinheiro e achou que o Atlético era a melhor opção para a carreira. Espero que não venha cá parar num negócio esquisito que envolva a saída do Gaitan e a cedência (temporária) dele e (total) do Sílvio. O Rafa parece-me ter um preço muito inflacionado, mas é um jogador que gostaria de ver no plantel.

      Só para acrescentar, ali na tua lista faltam ainda os nomes do Alexis Scholl (defesa lateral esquerdo), do Diego Lopes e do Bébé.

      Um abraço!

      Eliminar
  15. vender imediatamente o renato só demonstra a má situação económica do clube. Uma política desportiva correta manteria o jogador pelo menos mais um ano. É assim que se cria a mística e a ligação com os adeptos. Clube não pode nem deve ser um mero instrumento financeiro...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking