O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 3 de março de 2016

Manuel Damásio detido.

. 26 comentários

"O ex-presidente do Benfica Manuel Damásio foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária por suspeitas da prática dos crimes de branqueamento de capitais e tráfico de influências.

O empresário do setor imobiliário, de 75 anos, foi apanhado no âmbito da operação Rota do Atlântico, que já havia detido no dia 3 de fevereiro o ex-empresário de futebol José Veiga e Paulo Santana Lopes, seu sócio e irmão do antigo primeiro ministro.

A detenção esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (DCIAP). A investigação iniciou-se no final do ano de 2014. De acordo com a PJ, Manuel Damásio vai ser apresentado ainda hoje a Tribunal Central de Instrução Criminal para primeiro interrogatório judicial." - CM.

Aquele que já apelidei várias vezes de ser o principal coveiro do nosso clube, aquele que Vieira escolheu para fazer parte da sua comissão de honra, aquele que faz o vigarista do Vale e Azevedo parecer um aprendiz, foi detido.

Veremos se, assim como fez com aquele que meteu no Benfica e que foi apanhado com droga, Vieira virá agora dizer que também foi uma surpresa e que não esperava esta notícia.

Infelizmente, o Sport Lisboa e Benfica desde 1994 que tem estado na mão de oportunistas, vigaristas, de gente sem escrúpulos e que traz muito Benfica na boca mas que procura é orientar-se à custa do nosso clube.

É muito triste que, excetuando Vilarinho que coloco fora destas confusões, desde 1994 que o Benfica tem um presidente preso e um agora detido.

Quanto a Vieira? A sua história não precisa de ilustrações.

É isto o passado recente do Benfica.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Anónimo3/3/16 14:42

    Vai em frente juiz Carlos alexandre

    ResponderEliminar
  2. Porra...

    Lá está o Benfica a ganhar...

    1-3, 3 lá dentro de vice presidente para cima...

    Espero sinceramente que fique 2-3 brevemente...

    ResponderEliminar
  3. É sim senhor, concordo.
    Que nomes tens em mente que possam suceder a Vieira e que sejam limpos? Fernando Tavares?

    ResponderEliminar
  4. Este gajo conseguiu meter a mulher e uma capela no SLB, o cunhado o Nelo e o Tavares num rodizio de 43 jogadores numa época. Levar com ele e com o Azevedo faz-me pensar como conseguiu resistir o Benfica. Se culpado que tenha o que merece.. A malta também merecia uma explicaçaozinha pelo desparecimento do post anterior... Ficava bem.

    ResponderEliminar
  5. 3 em 4. Tudo bons rapazes. Lfv e o próximo..quando ja tiver saido do slb

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3/3/16 14:58

    isso é tudo verdade. mas basta olhar aos dirigentes dos outros clubes em portugal e no estrangeiro para ver que não é uma questão de Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Damásio detido no mesmo processo de José Veiga.
    Veiga que foi Diretor no Benfica pela mão de LFV, mas que acabou por saír incompatibilizando-se com Vieira.
    Comissão de honra de uma campanha Eleitoral é apenas e só um "contar de espingardas" para apelar aos votos das massas com nomes "importantes", não sejas faccioso.
    Que culpa tem LFV agora? do Damasio e do Veiga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pinto da Costa tambem nao tem culpa de nada, quantas investigaçoes deram em nada? A duvida é saber se eles sao espertos ou a justiça portuguesa um faz de conta.

      Eliminar
  8. Anónimo3/3/16 15:09

    O passado recente e o presente. É só mais um! Quanto ao Vieira, primeiro tem que deixar o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/3/16 16:54

      ASSIM COMO PINTO DA COSTA TEM DE DEIXAR O PORTO E O BRUNO DEIXAR OS LAGARTOS E O CINTRA E O IRMÃO DO EX DOS LAGARTOS ,O SALVADOR DEIXAR O BRAGA PARA SEREM PRESOS , ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO O CERCO APERTA-SE AO SOBRINHO E ESSE E QUASE DONO DOS VISCONDES CALOTEIROS, PARA NÃO FALAR DO BES E BPN ,TEMPO ..

      Eliminar
    2. Anónimo3/3/16 16:55

      PRONTO AGORA VAI SER LAVAR ROUPA SUJA ATE SER DESMENTIDO OU SER VERDADE ..

      Eliminar
  9. Anónimo3/3/16 15:22

    "Manuel Damásio terá sido detido na sequência da Operação Rota do Atlântico..."

    Curiosa a forma como é dada a notícia, em contraste, se um desgraçado com fome roubar para comer, esse desgraçado foi preso (O Damásio do Braz&Braz foi detido)...

    Todavia, o "homem da inteira confiança do Senhor Pinto da Costa" felizmente é impoluto, afinal foi beatificado desde que "refundou" o Benfica em 2001, naturalmente, nem se estranha, o facto de uma dezena de Inspetores da PJ terem apoiado o sócio tricolor, o sócio da década do FC Porto, e ilustre Dragão de Ouro Vieira, e faziam parte da sua Comissão de honra ao lado de muitos outros, entre os quais Magistrados do MP!

    Duarte Borges Coutinho (lá em cima, envergonhado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/3/16 16:47

      POIS DEVE ESTAR A MUITOS ANOS DESDE QUE OS BATOTEIROS DO LUMIAR COMEÇARAM A ROUBAR NO BES E NO MONTEPIO GERAL ,BASTA VER QUE O SOBRINHO TEM 40% na sad dos batráquios ,cuidadinho com a linguá QUE PODES VOMITAR ANTES do tempo ..
      O CERCO APERTA-SE AOS TRAFULHAS DO LUMIAR
      KARLOS

      Eliminar
  10. Anónimo3/3/16 15:22

    Sapo ou morsa?
    Voz do dono?

    ResponderEliminar
  11. jorge gonçalves e godinho lopes também não são (eram) santinhos nenhuns... mas a lagartada gosta de mandar pedras para o ar mesmo tendo telhados de vidro e acha que como acontecem casos em ex- presidentes do Benfica que isto são mais outras "vitórias", aquelas que lhes enchem o seu museu e o seu pavilhão de "glória" e "prestígio"... mesmo sem estarem construídos! o que eu me vou rir a sério vai ser quando ser divulgada a sentença do ex vice lagarto "que dava uma$ prendinha$ aos fiscais" e quando o gordo seboso de carvalho saír de lá então... já nem há clube sequer! mas a lagartada festeja mais uma "vitória" que enche o palmarés do seu clube de pó e ar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada3/3/16 19:07

      Esqueceste o Sousa Cintra... Esse teve que fugir para o Brasil depois de tantas trafulhices... Entre elas, está a venda do mesmo imóvel a duas pessoas diferentes! É só gente séria!

      Eliminar
  12. Os 4 últimos presidentes juntos não fazem 1, já digo isto e não é de agora. Estas situações não são boas para ninguém, mas a única coisa que o Benfica tem a ver com isto é o facto de serem ex-presidentes, de resto isto tem a ver com a vida particular deles e a eles diz respeito, não ao clube A ou B. O mais provável é que aconteça o mesmo a quem está na presidência do Benfica, pois problemas com a justiça parece que não faltam, o problema não é enquanto são presidentes o pior para eles é quando saem do clube e ficam sem o manto protector do clube, mas sinceramente espero que não, porque não são coisas boas, mas tambem não são assuntos que me interessem ou preocupem

    Shadows quanto ao Vilarinho é farinha do mesmo saco, posso dizer-te, porque vi, um dia há noite na Duque Loulé ia matando um chinês, pois a bebedeira era tal ia meio a cambalear a caminho do carro e quando arrancou nem via o homem, é uma tristeza, e não interessa falar de outros assuntos

    Hoje em dia os presidentes dos clubes, infelizmente estão rodeados de seguranças, seguranças estes na sua maioria ligados à noite e actos violentos que por muitas vezes roçam a criminalidade, por isso é que quando aparece alguém numa assembleia a falar contra o poder instituído, tem que ter muito cuidado senão sai de lá para a enfermaria de um qualquer hospital, mas tem muitos doentes, fanáticos e fundamentalistas que apoiam e gostam disto, e se alguém não está de acordo é apelidado de todos os nomes e mais alguns, basta ver o que se passa aqui e noutros foruns e se for preciso leva uma tareia desses valentões e heróis, que na sua grande maioria são todos bons é em grupo, porque sozinhos se calhar não fazem nada a ninguém.

    Em relação ao que se passa na casa dos outros é problema deles e não meu nem do Benfica, esse é um dos males do Benfica de hoje, preocupam-se muito com os outros, não lhes chegam os problemas do próprio clube, ainda há gente que tema a lata e o descaramento de falar mal de Jorge de Brito, de João Santos, Fernando Martins, e nem é preciso ir mais atrás, porque é uma ofensa para essas pessoas estar a coloca-los no mesmo saco que estes 4 últimos presidentes.

    Foi a isto que o Benfica chegou, estamos como os outros o que interessa é ganhar de qualquer maneira e feitio, o resto quem vir atrás que feche a porta, nem de borla, com bilhetes oferecidos me interessa ir quanto mais a pagar, do futebol é de fugir, já foi bom há varias décadas atrás

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3/3/16 16:31

    O Vieira será o proximo , mas só quando sair do poleiro... O Vale e Azevedo ao pé do Vieira é menino!! A diferença , é que o Vieira foi tendo alguns titulos no futebol para tapar a vista aos adeptos . Não é por alguma razão que o Homem desde que esta no Benfica já entra na lista dos mais ricos em Portugal... Pedro Alves

    ResponderEliminar
  14. E entretanto o "maior bandido da terra e arredores" foi na prática condenado a prisão perpétua. A verdadeira história das vigarices no Benfica está por fazer. E se um dia se fizer já será tarde para Vale.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo3/3/16 16:43

    POIS O OUTRO MORREU EM ANGOLA DEPENDURADO ,MAS TINHA FUGIDO DER PORTUGAL A MUITOS ANOS ESSE ERA SERIO POIS ERA EX DOS VISCONDES ,E CUIDADO QUE TEMOS AINDA O SANTO CRISTÓVÃO E O IRMÃO DO EX PRESIDENTE DOS BATOTEIROS DO LUMIAR ..
    ZECA

    ResponderEliminar
  16. A quantidade de detratores infiltrados neste blog é assustadora. A começar pelo autor do mesmo. Valha me deus

    ResponderEliminar
  17. Anónimo3/3/16 17:37

    Damásio foi o principal responsável pelas quase 2 décadas de ocaso do Benfica no futebol português e europeu. Nos seus 4 anos à frente do Benfica devem ter sido contratados e vendidos mais de 100 jogadores. E sabemos que é nestes negócios (extremamente obscuros) que as comissões voam dos cofres do clube para os bolsos de alguns.
    O passivo do clube quando Jorge de Brito deixou o Benfica salvo erro era de cerca de 3 milhões de contos (15 milhões de euros). Nos 4 anos do consulado de Damásio o passivo aumentou de 15 para 90 milhões de euros.
    Damásio criou as condições para outro populista e oportunista tomar conta do clube e cavar mais fundo o buraco onde o clube foi mergulhado.
    Quando Jorge de Brito deixou o Benfica, o clube tinha um passivo de 3 milhões de contos (perfeitamente gerível para a dimensão do clube) e uma cidade desportiva numa zona nobre da cidade (ainda mais valorizada com a expansão do metro e a abertura do Colombo daí a pouco tempo). Para além do velhinho estádio tinha mais 4 campos de futebol. Tinha o pavilhão Borges Coutinho, courts de ténis piscinas. Era uma verdadeira cidade desportiva que obviamente precisava ser requalificada. O que aconteceu nos anos que se seguiram foi a quase completa delapidação desse património. No lugar dos antigos campos de futebol, courts de ténis, piscinas, pavilhão, estão agora.... prédios. Salvou-se uma pequena parcela para a construção do novo estádio e pavilhão.
    Simultaneamente, enquanto vendiam o património do clube, aumentavam o passivo para valores quase incomportáveis. Enquanto isto a equipa de futebol foi destruida com a compra aos magotes de jogadores sem qualidade para representarem um clube de 1ª divisão.
    Deste cenário negro salvou-se uma coisa: o património dos presidentes do Benfica, que não se deram nada mal com o cargo presidencial de um clube em dificuldades.
    Saudações Benfiquistas.
    CP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa historia podia ser a historia do meu clube. E gritante a falta de qualidade e honestidade das pessoas que gerem o futebol. Obsceno.

      Eliminar
  18. Anónimo3/3/16 20:17

    Mas que é que o Benfica tem a ver com a detenção do Damásio?

    ResponderEliminar
  19. Anónimo4/3/16 13:07

    Parece-me uma visão exagerada e extremamente redutora do período de Damásio, que fez coisas boas pelo Benfica também. É quase tentar arranjar um bode expiatório.

    Não sei se o passivo era 3 milhões de contos mas 3 milhões de contos em 1993 não equivalem a 15 milhões de euros hoje. Mesmo que Jorge de Brito fosse um grande benfiquista a sua passagem pela presidência deixou óbvias marcas de crise económica, e a contratação de Futre por exemplo apesar de tudo foi um grande disparate . Relembro que havia ordenados em atraso no futebol. A crise no Benfica não foi começada por Damásio, tem de ser recuada até ao fecho do 3º anel.

    Relembro ainda que o Damásio fez uma campanha notável de angariação de sócios, entraram mais de 50 mil à vontade, número muito significativo para a altura. Trouxe Preud'Homme, Valdo, Ricardo Gomes, Stanic, Caniggia, entre alguns outros, gente com qualidade superior óbvia. Com cabeça, havia material humano suficiente para construir e renovar a equipa. No meio de tanto disparate que cometeu (é verdade, em termos gerais piorou o que já estava mal, é o pior de tudo foi ter despedido sem qualquer justificação Toni, a sua queda começa aí), não se pode dizer que foi tudo negativo.

    Em relação à cidade desportiva e à pequena parcela, o exagero que para aí vai. Os courts de ténis estavam abandonados, o complexo de piscinas actual é francamente superior, temos dois pavilhões, temos ginásio para atletas de elite (a Telma está sempre lá, por exemplo), salas de bilhar e ténis de mesa, tudo activo. E um campo de futebol nº2, que até é alugado.

    O estádio actual foi construído nos terrenos dos antigos campos de futebol, e dispensamos os terrenos do ténis que não tinham qualquer rentabilidade, desportiva ou económica. De resto, parte da zona vendida não tem prédios mas acesso ao estádio via Alto dos Moinhos, com uma rotunda. O antigo estádio ocupava uma área bem maior onde hoje está o parque de estacionamento exterior, a estátua do Eusébio, as bilheteiras, etc. Não perdemos assim tanta área, nem sei onde foi buscar essa ideia.

    Aliás, tendo em conta que o Benfica tem um centro de estágio superior, um museu superior, e tem rentabilidade económica superior com as lojas do clube, e tudo o resto que é rentabilizado desde Markts a ginásticas e piscinas de manutenção, pessoas a fazer actividade física no estádio fora ou dentro, ao Benfica só lhe faltava construir no parque actual da Luz um 2º estádio para o atletismo e ciclismo e um ginásio de elite interior para desportos de combate e ginástica e teria uma cidade desportiva SUPERIOR ao parque antigo, nem há comparação sequer em termos de rendimento. Por muito que custe ler, o maior feito dos últimos presidentes foi rentabilizar económica e desportivamente múltiplos desportos, coisa que o antigo estádio ia perdendo óbvia força.

    Em relação ao Damásio, não foi por causa dele que Vale e Azevedo ganhou, caso contrário não o tinha esmagado em eleições. O Benfica é e sempre foi um clube democrático. Os sócios é que os escolheram, e relembro que muita boa gente votou em Luís Tadeu, que perdeu por uma pequena margem, naquela que terá sido uma das decisões mais erradas de sempre dos sócios do Benfica.

    Não acha muito estranho que o Benfica no meio da concorrência feroz do Colombo tenha conseguido rentabilizar os seus parceiros coisa que outros não conseguiram? É que parece que conhece mal a actividade desportiva que o estádio gere. Até aulas de step durante o bom tempo se fazem no círculo exterior do estádio.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo4/3/16 23:50

    Sim, 3 milhões de contos em 1993 não equivalem a 15 milhões de euro em 2016. Tal como 90 milhões de euros em 1997 não equivalem a 90 milhões em 2016.

    Os ordenados em atraso que havia com Jorge de Brito eram devido a um problema de tesouraria e não a um problema financeiro ou de sustentabilidade do clube. De resto o atraso não era significativo e não justificava sequer a rescisão dos contratos como oportunisticamente o sporting provocou. Por isso o sporting teve de indemnizar o Benfica anos mais tarde pela contratação do Paulo Sousa e do Pacheco.

    Quanto à parcela de terreno que o Benfica alienou, a minha admiração é por isso não ter tido efeito positivo nas contas do clube. Foi uma área grande numa zona de construção bem cara. Paralelamente a essa alienação de património, o Rui Costa foi vendido por 1,2 milhões de Euros. À época um grande valor. Mas a compra de jogadores aos magotes (assim de memória lembro-me de King, Marcelo, Paredão, Hassan, Panduru, Iliev, Marinho, Tahar, Jorge Soares, Amaral, Mauro Airez...). Obviamente estou a referir os que acho mais fracos, ou que renderam menos desportivamente. Esta obsessão pelas compras e vendas de jogadores (que aliás não mais abandonou as sucessivas direcções do Benfica) é a grande responsável pelo contínuo aumento do passivo.

    Em relação aos equipamentos que o Benfica dispõe actualmente é verdade que são muito superiores aos existentes há 20 anos. Mas foram todos construídos na era pós Damásio/Vale e Azevedo.

    Claro que as instituições têm altos e baixos, muitas vezes decorrentes de factores externos, e quem as comanda está sujeito às suas circunstâncias. Mas, na minha opinião, Damásio e Vale e Azevedo foram 2 presidentes que apenas se quiseram servir do Benfica e nada lhe deram. O meu julgamento pode ser injusto, mas a imagem que lhes associo é a de abutres a aproveitar-se dos últimos bocados de carne de uma carcaça esquelética. Como consequência o Benfica chegou a ficar em 6º lugar no campeonato. Esteve fora das competições europeias 2 anos. Numa liga competitiva tinha corrido o risco de descida de divisão. Isso é imperdoável. Um clube com a implantação que o Benfica tem em Portugal e nas comunidades de emigrantes não pode ir ao fundo como o Benfica quase foi.

    Por isso distingo daqueles 2 presidentes os 2 que lhes sucederam (embora o Vilarinho pouco conte nestas contas). Souberam requalificar os equipamentos desportivos e a equipa de futebol tem melhorado. Não sem uns altos e baixos. Não sem cair nos mesmos erros (embora eu ache que é propositado) da compra e venda frenética de jogadores.

    O Benfica é de facto um gigante. Só um gigante aguentaria as maldades que lhe fizeram como o Benfica aguentou. Ainda não recuperou totalmente. Para isso ainda precisa encontrar gente para o dirigir que goste tanto e tão desinteressadamente do Benfica como os milhões de adeptos que tem por esse país e por esse mundo fora.

    Saudações Benfiquistas,
    CP

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking