O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 29 de março de 2016

Hugo Vieira, Renato Sanches e os critérios de Fernando Santos.

. 13 comentários


“A poucos meses do Euro2016, a seleção nacional de Portugal precisa de marcar mais golos, e Hugo Vieira tem-nos marcado na Sérvia, ao serviço do Estrela Vermelha. No entanto, o avançado português de 27 anos não tem sido sequer convocado por Fernando Santos para os jogos amigáveis de Portugal.

Em declarações à Rádio Renascença, Hugo Vieira foi questionado sobre a sua ausência entre os convocados de Fernando Santos, uma vez que esta época já conta com um total de 19 golos ao serviço do Estrela Vermelha, e é o melhor marcador português na Europa atrás de Cristiano Ronaldo. O antigo jogador do Gil Vicente começou por contornar essa questão, mas acabou por admitir que não entendo porque não é convocado.

"Gostava de estar, mas não estou. Por isso, concentro-me naquilo que posso controlar, que é ajudar o meu clube a vencer todos os jogos. Nesta época só tenho vitórias, muitas assistências e muitos golos. Isso conta muito, não vale a pena falar", começou por dizer Hugo Vieira.

"Não fui chamado, as pessoas lá sabem os motivos. A maioria não entende e eu também não. Vou estar no Europeu, se não for a jogar vai ser a torcer pela nossa Seleção. Desejo o melhor para todos. Quero continuar bem no meu clube e conquistar o tão desejado título», vincou quem diz viver o «melhor momento da carreira", acrescentou Hugo Vieira que tem sido preterido na Seleção nacional por outras 'opções'.” – SAPO.

Que critérios usa Fernando Santos para selecionar os jogadores?

Mérito, forma actual ou necessidades da selecção? Duvido que assim seja.

Aliás, não é de agora que a Selecção Nacional é um feudo de empresários e interesses. No entanto, Fernando Santos quando assumiu o cargo de seleccionador disse que não haviam lugares cativos nem a selecção estava fechada para ninguém.

Então, perante a necessidade enorme de quem marque golos, porque Hugo Vieira não é chamado sequer para mostrar o que vale?

No exercício de ontem sobre a convocatória para França, verificamos que os nomes sugeridos normalmente pelos jornalistas (e pela fonte utilizada no post, o MaisFutebol) são os que os clubes querem apostar em termos de vendas e promoção e não os que estiverem em melhor forma para ajudar a selecção.

Por isso é que um Miguel Veloso ou um Bruno Alves, por exemplo, andam a pastar na equipa nacional há anos sem darem um contributo minimamente aceitável em termos de qualidade futebolística.

Nos últimos anos essencialmente devido às fracas lideranças na Selecção, os treinadores passaram a tratar a selecção como um “plantel” em vez de promoverem o mérito e a boa forma.

Achar que, por exemplo, Renato Sanches não pode ir ao Europeu porque “não há quem possa sair” para lhe dar o lugar, é achar que há lugares cativos. E se os há é grave.

No caso do “nosso puto” ele merece a escolha pois é dos meio campistas nacionais em melhor forma neste momento.  

Será que Fernando Santos vai ceder à pressão ou será capaz de escolher os 23 melhores?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Deve haver muita gente a seguir o campeonato sérvio. O rapaz no Benfica foi um zero. E um zero no Braga foi. Será que evoluiu assim tanto para se achar que tem lugar na selecção?

    ResponderEliminar
  2. lembro-me bem deste hugo vieira no braga e no benfica. que extraordinário cepo! enfim! melhor do que o éder? talvez... mas não muito melhor. o que se diz deste hugo vieira era o que se dizia há uns tempos do orlando sá quando andava a marcar golos na polónia ou lá onde era.

    quanto ao renato sanches...

    partindo do princípio que vão ao euro 6 médios, acho que 3 têm lugar mais do que assegurado: joão mário, moutinho e danilo.

    depois parece-me que muito dificilmente andré gomes e adrien não serão convocados. o andré gomes é o melhor jogador do valência e é um craque, e o adrien é o capitão do sporting e se não for convocado (apesar da sua mediania; é uma espécie de andré andré com penteado da moda e boa imprensa) o bruno de carvalho entope o facebook com comunicados.

    sobra um lugar. neste momento parece-me que é para o sanches ou para o tiago, se recuperar a tempo. o tiago é um craque também na minha opinião e por isso... não sei.

    por mais que me esforce não consigo encaixar o william na convocatória. contra a bulgária com a preciosa ajuda de bruno alves enterrou a equipa toda. está a fazer uma época medíocre e até acho que se for para levar um trinco suplente mais vale levar o rubén neves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o Orlando e também o marreco... Há sempre um que marca golos em campeonatos da treta e a imprensa acha de fazer deles seleccionáveis! Já um João Tomás que era um verdadeiro ponta de lança que com 35 jogava mais que eles todos juntos nunca teve uma campanha dessas.

      Eliminar
  3. Quem como eu costuma ler os teus posts, ao ler este, apetece-me perguntar:
    "Is that you Branca de Neve?"
    Se até a canarinha não escapou a meter lá porcaria como o gosma verde para ser vendido pelo balúrdio que foi, o que se espera do inginheiro?

    ResponderEliminar
  4. Não entendo o porque de Miguel Veloso e Bruno Alves serem convocados. São jogadores que já nada acrescentam. A sua carreira à muito que veem em decrescendo. Nenhum dos dois tem mais margem de progressão, logo, nestes não vejo aspeto de interesse para empresários virem a lucrar em vendas. Tal como Eduardo.

    Entendo que se convoque Pepe e Ricardo Carvalho... Carvalho tem a idade que tem, mas ainda tem mais pernas que Bruno Alves e Carvalho é como que um capitão da equipa. Agora não entendo porque não se aposta na dupla Pepe e Rui Fonte... dois jogadores que são titulares nos seus clubes e que jogam nos dois melhores campeonatos do mundo.

    Quaresma não acrescenta muito á equipa. Já deu o que tinha a dar. Normalmente quando joga é sempre como suplente e até pode mexer com o jogo... mas que interesse temos em ter um jogador que rapidamente perde a cabeça em campo e tem atitudes vergonhosas?!

    Insistir em Éder é... sim, interesses empresariais. Espera-se que a qualquer momento o jogador expluda e justifique a promessa que foi e o que por ele já pagaram. Melhor faz o Rui Fonte, mas sem dúvida que Hugo Vieira merecia mais, muito mais... mas cá para mim ainda vai é o Hugo Almeida ao euro...

    Quanto ao meio campo e à tao falada qualidade no meio campo... Adrien não justifica a chamada à seleção.
    Se querem apostar num meio campo de um clube apostem no do Mónaco. João Moutinho e Bernardo Silva.
    André Gomes ultimamente está mais tempo lesionado que a jogar, logo leva se um jogador assim?!
    André André idém...
    Tiago ainda a recuperar de lesão, será que estará apto e com ritmo de jogo para o euro?! Não me parece...

    Quanto a guarda-redes e à convocatória de Eduardo... merece mais, muito mais Marafona ou Miguel Silva do Vit Guimarães.

    Jogadores que deviam integrar a convocatória para o euro 2016 e é com esses que já se devia trabalhar:
    Patricio; Lopes e Miguel Silva
    Cedric ; Vieirinha (ou porque não o André Almeida que tem feito um bom campeonato!)
    Eliseu ; Fábio Coentrão
    Pepe; Ricardo Carvalho; José Fonte; Paulo Oliveira
    Danilo; William; João Moutinho; João Mário; Renato Sanches; Rafa;
    Bernardo Silva; Ronaldo, Nani; Danny; Hugo Vieira; Rui Fonte

    E a equipa base com que já se devia andar a trabalhar/jogar seria:
    Patricio
    Cedric - Pepe - Rui Fonte - Coentrão
    Danilo - João Moutinho - Bernardo Silva (ou João Mário)
    Nani - Ronaldo
    Hugo Vieira

    P.S. a seleção é dos portugueses, cabe a nós e aos blogs que qeurem o melhor para a seleção e não para os jogadores do seu clube falarem e falarem de Hugo Vieira, a imprensa irá atrás e o selecionador sentir-se-á pressionado a convoca-lo,


    DH

    ResponderEliminar
  5. quanto a Hugo Vieira é representado pela ProEleven, que também representa jogadores como o Rui Patricio, Eliseu,
    Rojo, Josue, Daniel Carriço, Ricardo Hora, Wilson Eduardo...
    e treinadores como Villas Boas, Marco Silva, Paulo Bento

    já o Éder é representado por SbsFoot que agencia jogadores como Eric Dier, o único que conheço e o resto é tudo jogadores da bélgica...
    logo, não sendo o jorge mendes o empresário de Éder, muito menos entendo a sua convocatória.
    Se não é pelos golos que marca, se não é pelo empresário é porquÊ???

    DH

    ResponderEliminar
  6. Jonas para a seleção PT!! Que dizes Shadows? Ou ainda é inferior ao Eder? aha:)

    ResponderEliminar
  7. Num post anterior já tive oportunidade de me referir ao bruno alves. Mas, miguel veloso será uma pouca vergonha se for sequer convocado para os 23.

    Falou-se muito na renovação da selecção pós paulo bento. Caso a maçã podre e o variações meireles não andassem costantemente a serem fustigados com lesões, seriam certamente uns dos 23 eleitos. Depois, bastava comparar a selecção do Euro 2016 com a do mundial de 2014 e descobrir as (não) diferenças.

    A selecção é cada vez mais a olhos vistos, conforme bem dizes, não a selecção dos melhores, mas sim a dos empresários que mandam e desmandam a seu belo prazer.

    ResponderEliminar
  8. Pergunta ao teu presidente que ele e o "sócio" Mendes sabem qual é o critério....

    Mas sim, Vieira, Marco Paixão,Ivo Pinto deviam ser convocados.

    Se eram cepos ou não não interessa...interessa o que fazem no momento. O vosso Deus também é o rei das bolas perdidas e até culpado em alguns golos que sofreram é convocado porque não outros que se estão a sair bem noutros clubes?

    ResponderEliminar
  9. Cuauhtemoc29/3/16 20:59

    O que têm em comum Danilo Pereira, André Gomes, Renato Sanches e Bernardo Silva, meio campo a jogar neste momento por Portugal?
    Ah pois é...
    Só é pena não tirarmos grande partido deles, Danilo e Bernardo sairam sem oportunidades, André e certamente Renato não passando tempo suficiente na equipa principal para mostrarem todo o seu valor.

    ResponderEliminar
  10. mas atenção que não são só os empresários que tem interesses os clubes também tem e muitos que estas competições valorizam e muito.

    quanto ao jogador em apreço não é o melhor exemplo primeiro porque o que a selecção precisa é de um ponta de lança, coisa que ele não é nem nunca será, que marque golos segundo porque marcar muitos golos num campeonato ultra periférico como o da servia não é cartão de visita para nada.

    ResponderEliminar
  11. Gonçalo Paciencia em ves de Eder já!!!

    ResponderEliminar
  12. Para mim ia o Bruno Moreira, com 14 golos na liga, gosto do Lucas João, mas não está a jogar. Penso que o Nelson oliveira ia ser chamado, mas lesionou- se. O Rui Fonte, pode também ser uma hipótese. Mas tudo indica que vamos ter que levar com o Eder. Hugo Vieira merece ser observado. O Renato deve ser convocado, merece.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking