O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


Qual vai ser o resultado do Derby?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Avatar

João Teixeira a ganhar asas para voar

 ●  + 32 comentários  ● 

O Sport Lisboa e Benfica informa que Alexis Scholl e João Teixeira foram emprestados até ao final da temporada. O lateral esquerdo belga de 19 anos irá alinhar no Gent, já o médio português irá jogar no Vitória de Guimarães
in Site Oficial do SLBenfica

Antecipando desde já que o João Teixeira em muito curto espaço de tempo irá "pegar de estaca" no Vitória de Guimarães, trata-se de um grande passo na carreira do João, que nesta fase não poderia ter o espaço necessário na equipa A com Fejsa, Samaris, Renato e Talisca.

Não tenho dúvidas que a II Liga, e concretamente a equipa B, já era demasiado pequena para a qualidade do João Teixeira, tal como referi no tópico O futuro constrói-se em silêncio. E também não tenho dúvidas que o João Teixeira na próxima temporada fará parte regular do plantel principal.

Na minha perspetiva, o Lystcov, Nuno Santos e o João Carvalho serão os senhores que se seguem a ganhar espaço fora da equipa B e antes de chegar ao plantel principal, como chegará a partir do mercado de inverno o Raphael Guzzo que fez uma excelente metade da temporada no Tondela e integrará agora o plantel principal.

Está bom de ver que o SLBenfica tem hoje uma estratégia claríssima para os jogadores da formação. Uma estratégia, ao contrário de outros anos. Não se trata de "colocar jogadores", trata-se claramente de uma estratégia de valorização e potenciação das capacidades dos jogadores de forma cuidada.

O SLBenfica tem hoje, desde o topo da cadeia, uma visão a 5 anos da formação, ou seja, desde o último ano dos Iniciados. Os jogadores da formação sabem hoje, desde os 15 anos que o SLBenfica está atento à sua evolução e que são o principal ativo de enriquecimento qualitativo do plantel principal e que, como diz o Rui Vitória, "durante a semana os jogadores é que mostram quem joga" e neste caso será o seu compromisso com o processo de evolução que ditará o seu espaço e a necessidade de investimento do SLBenfica noutros jogadores. O que obviamente não se aplica à contratação de jovens jogadores com elevado potencial, oriundos dos quatro cantos do mundo, o que continuará sempre a existir.

32 comentários via blogger

  1. GB,

    O último parágrafo serve para desculpar o "entra e sai" de jogadores jovens todos os meses?

    Eu nem me importo que o Benfica seja um entreposto de jogadores mas, ao menos, sejam sérios e digam a verdade aos sócios e adeptos. Não é vir dizer que agora a formação é que é e depois vemos é estrangeirada a entrar e a sair a toda a hora...

    Já agora, façamos um exercício de memória: quantos jovens estrangeiros de elevado potencial (gosto da forma floreada como escreves - há sempre aí uma mensagem subliminar para desculpar a incompetência de quem gere o clube) entraram e saíram do clube sem jogar um único jogo na equipa principal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JotaPê,

      Deverias perguntar a ti próprio porque é que dizes sempre mal do Benfica!

      Eliminar
  2. Concordo com a tua análise. Parece-me é que a equipa B precisa de estar sempre equilibrada porque é um espaço de crescimento fundamental. E é determinante de um ponto de vista da moral que os juniores joguem para vencer, caramba temos recursos para isso!

    ResponderEliminar
  3. GB, o Guzzo vem para a principal?

    Li em vários sítios que ele voltava para a equipa B, mas acho esquisito que depois de representar o Tondela em 17 jogos de 18, para mim sinal que seria um imprescindível, não fosse para ser opção para a principal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Guzzo virá para ambas... isto é: Renato Sanches é o único medio centro de raiz que temos. Talisca dá uma perninha mas é muito melhor a jogar mais avançado no terreno.
      Assim sendo, Guzzo jogará alguns jogos na B (o 1.º poderá ser já quarta para a Internacional Cup), mas treinará com a A onde poderá ser chamado para alguns jogos. O Benfica está em várias competições, tem imensos jogos e Guzzo vem colmatar essa necessidade de ter mais um 8.

      SMS

      Eliminar
    2. Dá-me ideia que a "verdade" está no meio. Deve treinar com a principal e jogar sobretudo na B. Ainda mais com a saída do J.Teixeira e com a necessidade da equipa B não se afundar na tabela, o Guzzo será fundamental naquele meio-campo.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. dá la um saltinho a casa de que deve lá estar com a tua mãe.

      Eliminar
  5. Não havia um jogador no plantel que pudesse fazer o lugar de Renato Sanches...agora já há...Guzzo!!!

    ResponderEliminar
  6. então mas este não era mais uma vitima do JJ, tal como o Nelson Oliveira e outros?!
    e o clesio? tb foi vendido por culpa do "chiclas"?!

    e não é que voltou a chegar um camião de jogadres ao seixal?!

    e não era para mudar de paradigma mas afinal ha 9 milhoes para o Jimenez, 8 para o Pizzi, 4 milhoes de salarios para o Carrillo?!

    Continuamos a ouvir musica com fartura neste clube...

    Portas de Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas questões: não sabes a diferença entre tudo e nada?
      Foi anunciado a compra da totalidade do passe do Pizzi ainda no tempo do JJ.

      Para finalizar, conta lá quantos jovens foram lançados pelo JJ em 6 anos e quantos foram pelo RV em 6 meses.

      Eliminar
    2. O rui vitoria lançou 2: nelson semedo e renato sanches
      E mesmo assim foi porque perdemos o Maxi senao o nelson jogada daqui a 4 anos...

      Nem foi preciso chegar o Salvio para o Guedes encostar (e este foi lançado pelo chiclas), se vier o Carrillo ai então esquece lá esses extremos todos da formação, vão jogar na taça da liga na melhor das hipoteses.

      Esta historia da formação é demagocia pura, andamos anos a ver os sportinguistas a ter vitorias morais com a formação mas a ganhar ZERO naquilo que interessa, eu nao estou interessado em trocar de lugar com eles... pelos vistos ha mt gente aqui que sim.

      Mas se chegarmos ao final da epoca ano a vê-los no marques a festejar, talvez haja mais gente a pensar como eu.

      Portas de Benfica

      Eliminar
  7. Fez uma excelente primeira metade? Viste os jogos? :) O Tondela está em último, com duas vitórias!
    João Teixeira é outra história. Tem potencial. Precisa de uns ajustes que com jogos de primeira categoria poderá evoluir para um bom jogador. Para mim seria a revelação.

    ResponderEliminar
  8. O Guzzo é para a B, para o lugar do Teixeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim faz todo o sentido. sair de jogar a titular na primeira divisão para jogar na II Liga... lol

      Eliminar
    2. Queres mesmo saber porque é que ele saiu de Tondela ?

      Adiante, se ele fizer 5 minutos na equipa A, antes da última jornada do Campeonato venho cá dizer-te que tens razão e percebes qualquer coisinha de futebol.

      P.S. - e evita o "lol", já temos o lol de portugal para sorrirmos com infantilidades.

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. O Guzzo jogava. O Teixeira está dependente de saídas no meio campo vimaranense. Se não sair ninguém o Teixeira vai jogar pouco.

      Eliminar
  9. Adoro o Benfica01/02/16, 18:24

    Boa tarde.

    Será que LFV deseja mesmo que o Benfica ganhe este campeonato?

    É que está a fazer tudo para que o Benfica não o consiga.

    Mas isso já é normal em LFV.

    Primeiro está as " negociatas esquisitas " e os seus amigos e no fim de tudo está o que seria o melhor para o Benfica.

    LFV desde período de fecho do mercado de transferências de jogadores no Verão e o dia de hoje gastou mais de 18 milhões de euros.


    Colmatou alguma das lacunas urgentes do plantel.

    Resposta Nop.

    Lateral Esquerdo titularissimo: Nop

    Um médio centro: Nop

    Um trinco: Nop

    Quando o Samaris se lesionar ou tiver algum jogo castigado joga quem?

    O Fetjsa que está sempre lesionado?Que infelizmente tem uma lesão crónica no joelho e que antes de chegar ao Benfica dizia-se na Grécia como era possível o Benfica comprar um jogador que não podia fazer 5 jogos seguidos.

    Nenhuma , repito , Nenhuma das lacunas urgentes da equipa foram colmatadas.

    Mas isso também seria pedir muito a LFV.

    Já que competência ,querer ganhar e amar o Benfica é algo que ele adverso.

    É a minha humilde opinião.

    LFV prefere fazer do Benfica um clube satélite de Jorge Mendes e dos seus clubes endinheirados , fazendo do Benfica um Armazém e Entreposto de jogadores do que ganhar campeonatos.

    Prefere-se Rankings a ganhar campeonatos, Taças de Portugal e boas prestações na Liga dos Campeões e não as prestações vergonhosas que temos tido nos últimos anos nessa competição.

    15 anos - 4 campeonatos.

    O Benfica e a sua grandeza merecem mais.Muito mais.Quem pensa o contrário lamento dizer mas não é Benfiquista.

    Qualquer dia festejamos no Marquês estarmos bem no Ranking da Uefa e bem classificados no Ranking dos clubes que vendem mais jogadores.

    Já faltou mais.

    Como os Benfiquistas admitem isso e gostam de perder e ver os outros a ganhar é que não se percebe.

    Talvez do Benfica não gostem nada.Porque se gostassem nunca na Vida votariam LFV nem deixam o clube ganhar tão pouco.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me leve a mal, mas você vive num mundo à parte? Um presidente bom deve ser o velgo corrupto ou entao o maniaco do bruninho, esse é que sao bons. Um porque ganhou anos a fio gracas à frutinha outro porque nao ganhando nada, tem colunas de opiniao e vive na torre de um castelo. Esses é que fazem bons negocios e ganham tudo. Por favor...LFV reergueu o clube e para gosto de uns e desgosto de outros nao existe nenhum clube em Portugal que nos rivalize. Rumo ao Tri!

      Eliminar
  10. Bruno Ferro01/02/16, 20:08

    Este João Teixeira já não vale os 15 milhões?

    ResponderEliminar
  11. Renovação de um dos melhores trincos do mundo. Bem Benfica!
    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/fejsa-renova-contrato.html

    ResponderEliminar
  12. GB, os 2 avançados servios sao para a B ou algum treinara com o plantel principal?

    E Cristante foi empresado ou vendido?

    Mt obg e rumo ao TRI

    ResponderEliminar
  13. Caro Benfica by GB,

    Em primeiro lugar há que reconhecer a tua persistente defesa da formação do Benfica.
    Muito há que agora percebem o quão valioso é o trabalho que se faz no Seixal, outros nem com vários jogadores na equipa principal conseguiram perceber, mas enfim ...
    Como assumo sempre o que faço, devo dizer que eu próprio não imaginei que alguns destes jogadores entrassem com tanta facilidade no plantel principal.
    João Teixeira tem de facto muito potencial e está num momento decisivo da carreira em que terá que demonstrar a qualidade que tem para depois poder acrescentar algo no plantel principal.
    Quanto a jogadores que podem rapidamente integrar o plantel principal elejo João Carvalho que para mim tem enorme potencial.
    Também me parece óbvio que o Benfica está a fazer um grande trabalho ao nível das camadas jovens e que o futuro está a ser construído todos os dias.
    Pedro R.

    ResponderEliminar
  14. off-topic
    Vocês acham normal que no sitio do clube na internet... slbenfica.pt , o Grimaldo e o Salvio não tenham foto, que os planteis da A e da B não tenham os jogadores actualizados, que não exista uma lista dos jogadores emprestados e quais as suas performances, que os golos das equipas A e B, Juniores, Juvenis e Iniciados não estejam disponíveis em formato vídeo... acham isso normal? Peçam lá isso aos informáticos... e uma estatística de cada jogador com minutos, golos, assistências...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro o Benfica02/02/16, 03:58

      Boa noite.

      Para isso era preciso ter no Benfica um Presidente competente e que amasse o Benfica.

      Deve tar a negociar o péssimo contrato que fez com a Nos por isso não teve tempo de pedir a quem gere o site que faça o mínimo dos minimos e o actualize.

      Ah espera estamos em Fevereiro e novidades da Nos zero.

      Talvez LFV tenha dito Janeiro mas como não disse o ano assim tem a desculpa de mais uma vez ter "mentido" aos Benfiquistas.

      Deve negociar em Janeiro de 2026 lol

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
    2. Aquele site oficial do Benfica é uma tristeza. E de uma total falta de profissionalismo. Se quiseres saber, por exemplo, a constituição numa equipa jovem num determinado jogo, ou o plantel de qualquer dos escalões...vai ao ZeroZero ou a outro site de futebol, porque ali ou encontras nada ou encontras desactualizado.

      Eliminar
  15. Lamento muito mas o João Teixeira é muito fraco, penso que nunca será um jogador com nível para o Benfica. Para sequer começar a pensar no assunto tem que ganhar uns 7 ou 8 quilos e depois não pode passar os jogos todos a perder bolas e a correr sem nexo de um lado para o outro. Posso estar enganado, mas duvido.

    Em compensação, o Vitor Andrade também foi emprestado ao Guimarães e nesse já tenho mais esperanças, embora também tenha que começar a mostrar serviço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vitor Andrade também é fraquinho.....

      Eliminar
  16. que o teixeira passe rapidamente a titular no guimarães é natural eté porque o titular a oito é o cafu jogador muito inferior ao teixeira.

    mas o mais interessante é o scholl jogador que chegou em fim de agosto e já foi sem deixar rasto de jeito eu percebo contratações como o ola ou o vitor andrade potencial enorme mas depois falta cabeça e falta aguentar a pressão por muito que te informes sobre a personalidade dos jogadores só testando-os se fica a saber são falhas que todos os clubes tem porque não se pode acertar sempre.
    agora no caso do scholl alguma coisa falhou na prospecção é que o jogador para ser recambiado sem sequer ser testado a serio e em tão pouco tempo, e já nem é o primeiro, parece indicar a pouca qualidade do jogador ainda por cima numa posição em que as opções nem abundavam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cena do Scholl é mesmo surreal. E o Vera?, todos os jogos que calçou demonstrou uma incapacidade técnica surpreendente!, fónix! vai lá vai!

      Eliminar
  17. http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/guzzo-integra-plantel-principal.html

    ResponderEliminar
  18. Estas politicas de empréstimo no futebol português têm muito que se lhe diga...

    Se fosse adepto de um clube como o Vitória de Guimarães não me faria sentido receber um jovem proveniente de um clube grande, para mais se tiver de suportar alguma % da massa salarial. E isto porquê? Porque se o objectivo é potenciar o desempenho desportivo da minha equipa, então o risco de apostar num jovem que está mais propenso ao erro (próprio da idade) é enorme.

    No caso do Vitória, existe um titular indiscutivel chamado Cafú, a quem o João Teixeira não vai roubar lugar. No máximo irá ser um suplente de luxo. E valerá então a pena dar ao João rodagem de 1ª liga numa equipa em que raramente somará minutos? Não estamos a falar de um Tondela, que pela limitação de orçamento, alguém com a qualidade do João pode fazer a diferença. Num clube como o Vitória e se tivesse um Presidente com eles no sitio, nunca aceitaria ter um suplente jovem de outro clube, quando poderia antes estar a promover os que vêem da minha formação.

    E olhando também para a hipotese contrária: Cafú lesiona-se gravemente e João Teixeira vira titular. Vitória consegue um honroso 4º lugar e depois o nosso pequeno João regressa para integrar a nossa pré-epoca ou ser vendido por 15€M ao Valência. Nessa altura desmantela-se então o meio campo do Vitória retirando um jogador influente e depois vende-se o mesmo a outro clube, do qual o clube minhoto vai ter um retorno de zero, no patamar financeiro.

    A meu ver os clubes mais pequenos deveriam ter sempre direito a uma percentagem do passe do jogador emprestado. Se apostam num jovem e perdem pontos, fica à sua responsabilidade. Será concerteza justo que se rentabilizarem desportivamente o mesmo, que lhes calhe uma fatia do encaixe financeiro.

    ResponderEliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.

Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.

artigos recentes