O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Acordos, Vieira e Pizzi.

. 50 comentários

O companheiro de blogue Benfica Eagle citou um estudo encomendado pela Liga de Clubes à Deloitte que apresentou a seguinte “demografia” quanto à distribuição de adeptos em Portugal:

1- SL Benfica – 4,1M

2- FC Porto – 2,6M

3- Sporting CP – 2,1M

Na verdade, estudos realmente credíveis que demonstrem na realidade como se distribuem os adeptos do futebol em Portugal praticamente não existem.

Todos partem de um pressuposto mentiroso: De que o FC Porto se aproxima das audiências obtidas pelo SL Benfica, de que o FC Porto tem mais de 2M de adeptos ou que é sequer o segundo clube com mais adeptos em Portugal.

Aliás, o próprio novo patrocinador do clube condenado por corrupção considerou que o FC Porto tem no máximo 1,9M de adeptos em Portugal, o que poderá estar mais perto do real valor que considero não passar muito dos 1,5M.

Se olharmos às audiências , por exemplo de 2014, noTOP20 dos programas mais vistos estão 9 em que jogou o SL Benfica.

Já o FC Porto só consegue entrar nesse ranking quando recebeu....o SL Benfica!

Em 2015, o clube do Guarda Abel consegue liderar os programas mais vistos no jogo em que...levou 6. De resto, nem vê-los na lista.

Mas que dizer do que se vê por esses estádios de Portugal?

Bem, claramente o Glorioso enche qualquer estádio que visite. É comum até os clubes pequenos procurarem deslocar os jogos para recintos maiores a fim de maximizarem as receitas. Sem igual, portanto.

O Sporting tem conseguido também, à sua escala, números interessantes nas visitas aos estádios dos adversários e povoa bem as bancadas por esse país fora. Já se viu isso com Leonardo Jardim, com Marco Silva e agora mais com Jorge Jesus.

Já o FC Porto, fora do Dragão e do eixo Contumil-Gondomar, os estádios onde se desloca o clube condenado por corrupção desportiva são um deserto de adeptos. Têm o grupo amigo do “Vítor do Ouro” e alguns adeptos residuais.

O único estádio para baixo do Porto em que costumam ter uma presença de adeptos mais visível é no Restelo.

Toda esta guerra de números sobre quem conseguiu o melhor negócio deve ser vista à luz no real número de adeptos, as reais audiências e não o que meia dúzia de avençados pretender fazer: colocar o FC Porto ao nível dos clubes de Lisboa em termos de adeptos e visibilidade em Portugal.

Se me disserem que fora de Portugal o FC Porto é mais conhecido que o Sporting, concordo. Mas se me disserem que lá fora alguém está disposto a pagar para ter jogos apenas do FC Porto, mentem.

Portanto, face ao que realmente vale, assim como era na Sporttv, o FC Porto foi quem conseguiu o melhor negócio. Receberá o dobro do que realmente vale.

Já o Sporting também faz um bom negócio para um clube que não é campeão desde o tempo em que muitos quarentões adeptos do clube de Alvalade ainda tinham uma farta cabeleira.

O Benfica faz um negócio não merecedor do nome “mau” mas um negócio insuficiente para o impacto que tem no mundo de futebol, dentro e fora de Portugal.

Daí que a entrevista de Luis Filipe Vieira ao jornal “A Bola” seja mais uma manobra de propaganda ao nível de quem a preparou: fraca.

Não entendo porque é que o acordo com a NOS tem a“dimensão ímpar do Benfica salvaguardada” mas afinal há necessidade de novas reuniões em Janeiro. E se há reconhecimento da necessidade de rever valores não é porque afinal o acordo do Benfica não é tão bom quanto o pintaram?

É curioso também Vieira querer colocar na NOS a responsabilidade da gestão da Sporttv quando afinal a gestão do canal de desporto continua com os mesmos. Conversa para otários acreditarem.

A justificação para um contrato a 10 anos é também do piorzinho que já li. “O momento atual é aquele em que os conteúdos, nomeadamente os desportivos, estão mais valorizados.” Onde é que Vieira descobriu esta pérola? Será que faz ideia, por exemplo, do desenvolvimento contínuo do mercado virtual e do valor crescente desse mercado ? Quem é que vai receber os milhões das subscrições em África, na Europa e nas Américas?

Este contrato, com esta duração, garante a sustentabilidade e o futuro do Benfica.” Isto quer dizer que afinal a propaganda que o clube era sustentável e estava bem era mentira? Agora é que vai ser!

Ficamos a saber também que estamos em terceiro lugar porque “temos tido, em alguns momentos, a falta da estrelinha que tem acompanhado os nossos rivais”. Não é falta de arte do treinador, não são erros de gestão nem sequer insuficiência de qualidade no plantel. É falta de estrelinha.

Vá lá, Vieira assume que o responsável é o próprio pela gestão do futebol. Por isso, quem anda a chorar por JJ ou a lamentar Rui Vitória deve pedir responsabilidades a quem tomou as decisões.

Vieira perdeu também uma oportunidade de, perante a pergunta sobre os “kits”, desmentir os vouchers. Desviou o assunto e tornou a não encerrar o tema. Estou para ver quando entram no tribunal as acções contra o Sporting ou o seu presidente.

Relativamente a finanças, entre outras respostas redondas, Vieira afirma que “nunca atiramos responsabilidades para 5 ou 10 anos à frente”. Então quer dizer que o estádio está pago e que sonhamos com o atirar para 2020 e tal do pagamento desse encargo e de outros?

Vieira também se afirma apreensivo sobre as notícias de um novo acordo entre o Sporting e a banca. Já agora, também ficou apreensivo quando o Benfica foi o único clube a não renegociar com a banca o seu serviço de dívida em 2013/2014? Quando o seu universo de empresas renegociou a dívida também ficou apreensivo face aos restantes clientes do BES?

Esta entrevista é uma cópia de tantas outras em que as mensagens escritas por João Gabriel e pelo rei dos Leitões e é propaganda para gente limitada, quer no pensamento ou na informação.

Para finalizar, acho curioso que continue a ser preocupação de Vieira e da sua entourage atacar no Sporting quando quem instrumentaliza a FPF e a Liga é o FC Porto.

Quem tem sido mais beneficiado em momentos chave esta temporada é o FC Porto. Mas como Vieira afirma, a defesa do Benfica não afecta as suas ligações pessoais.

O Benfica parece mais preocupado em atacar o clube do índio verde que o principal interessado em que o Sporting esteja em baixo: o FC Porto. Será que Vieira está a querer ajudar o seu amigo do círculo de confiança?

Uma última nota: Luis Filipe Vieira fala dos jornalistas, ou de alguns, mas corre para os jornais a dar entrevistas de propaganda sempre que pode.

Fala de “Ligas da Verdade” como se isso importasse a alguém mas não se preocupa em ter na TVI24 um assalariado da BTV.

A TVI24 que tem sido a sarjeta do jornalismo, quer no vergonhoso caso Banif com consequências fatais para os visados, quer no branqueamento de um vigarista como o Pinóquio do Rato, ou até mesmo no programa diário mais especulativo da TV portuguesa que aborda o futebol.

Aí a seriedade do jornalismo não importa. Não será por acaso que os seus 2 conselheiros mais próximos estão ligados à TVI.

P.S.: A notícia da compra de Pizzi pelos inaceitáveis 14M é mais uma evidência de que o Benfica é um instrumento para alimentar Jorge Mendes, Doyen e o seu universo restrito de clubes como o Atlético de Madrid.
Ficar com o Siqueira era caro, não era Vieira?
Por isso é que o passivo não desce apesar dos milhões de vendas.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

50 comentários

  1. Anónimo1/1/16 13:06

    Muito bom, Sombras!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/1/16 13:13

    Estará Pizzi, Jimenez, Roberto e Simão relacionados com a construção do estádio do atlético Madrid? Estará o dinheiro do Benfica a ser usado para pagar favores? Shadows sabes alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O novo estadio do Atlético já está em construção...

      Eliminar
    2. Anónimo1/1/16 15:12

      E o Benfica anda a dar dinheiro ao atlético desde o Simão. Porque será? Investiguem as empresas ligadas a construção do estádio...

      Eliminar
    3. Acho que vão contruir algo para breve!

      Eliminar
    4. Se fosse só o Estádio.. e as centenas de Apartamentos à volta de Madrid?!

      Eliminar
    5. Anónimo1/1/16 19:03

      Se investigarem, ainda vai alguém preso. É melhor não...

      A.Martins

      Eliminar
  3. Shadows, relax, é um novo ano, que tenhamos saude e que possa se melhor para todos, quanto ao resto é um acessorio da nossa vida, eles é que levam o dinheiro, uns gostam dele outros não, eu sempre fiz parte do lote que nunca gostaram dele, e as imprimeiras impressoes nunca enganaram, mostraram e confirmaram o que seria o futuro, negocios muito duvidosos é o que não falta no Benica nos ultimos 20 anos, mas em Portugal desde que contruas e dês algo às pessoas podes roubar à vontade, que és um tipo porreiro, nãp é à toa que o paìs esta no estado em que está, +Bom ano para todos

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/1/16 13:31

    Bom Ano!!

    A análise ao verdadeiro numero de adeptos está brilhante. As audiencia são crediveis e mostram que temos mais adeptos que os outros dois "grandes" juntos!!! O fcp tem de facto muito menos adeptos que os lagartos, só a CS tenta vender outra imagem...mas isso é como a publicidade paga.

    Em relação ao negocio ser melhor, duvido! A Altice é um dos grupos com maior passivo em França e nos meios financeiros já comentam que nem o estado portugues vai receber o dinheiro da PT, quanto mais os corruptos...

    Margem Sul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim claro, tu ja os contaste. O vosso odio + nunca sairem de lisboa toldavos a inteligencia.
      Eu tb nao sei, mas corro o pais todo e de facto consigo ver mais Portistas que sportinguistas... mas... estes caramelos devem julgar que portugal é lisboa e pouco mais.

      Eliminar
  5. Anónimo1/1/16 14:17

    candida-te para as proximas eleicoes e vai para la pah,pode ser que consigas fazer melhor e arranjes melhor instrumentos do que Jorge Mendes,Doyen e o universo restrito que tens em mente...
    UM PROSPERO ANO NOVO 2016 PARA TODOS OS BENFIQUISTAS ESPALHADOS PELO MUNDO.
    AMM

    ResponderEliminar
  6. Não se esqueçam que o Sporting de Lisboa vendeu os jogos, a Sporting tv, publicidade no estádio, publicidade na camisola e o cu por 12 anos para ter os tais 515 milhões. O porco vendeu os jogos, a portocanal, publicidade no estádio e nas camisolas. O Benfica só vendeu os jogos e o direito de preferência sobre a distribuição da BTV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/1/16 15:13

      O Porto Canal/Sporting TV, as camisolas e o cú deles valem zero.

      Só os nossos direitos televisivos deviam bater a totalidade do contrato do porco e zportin, juntando a BTV que ao contrario dos outros é um canal com audiências e licenças íamos para o dobro.

      Eliminar
    2. Anónimo1/1/16 15:17

      borrego, ao menos os do Lisboa, ainda tinham o cu para vender... o nosso está entregue ao intocavel grande lider,(especialmente depois da afinacao dos estatutos), para ele enfiar estes milhoes á vontade...
      de que sabor é o gelado que ele te enfiou na testa?? pistachio? banana?...

      Eliminar
    3. Não considero Vieira intocável. Mas enquanto não houver uma oposição à altura, terá o meu voto. Não votarei no Bruno Carvalho (o eterno candidato). Bastou 1 Vale e Azevedo. Os"antis" que destilam veneno contra o Vieira são, na sua maioria, lagartos. Sei que o gajo não é inimputável de algumas borradas, mas não é o pior presidente, como alguns querem fazer acreditar. Grunho de Carvalho émelhor, se calhar... Ao menos diz de que núcleo sportinguista és...

      Eliminar
    4. PS - Gelados só de "chiculate".

      Eliminar
  7. (continuação)

    http://borregodascartas.blogspot.pt/2015/12/nos-da-500-milhoes-por.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/1/16 15:18

      Boas Borrego! Já tomou os comprimidos hoje? É que pelo teor dos textos não parece. Pode-se criticar, mas com pés e cabeça, não como um criança de 10 anos.

      Eliminar
    2. Anti-fraldinhas1/1/16 18:10

      Se ele tem 10, tu deves ter uns 18 meses...

      Eliminar
  8. O Sport Lisboa E Benfica continua a ser ROUBADO por dentro, suportado numa maquina de propaganda muito bem montada e num conjunto de avençados que muda de argumentos e versões á velocidade estonteante....ate aqui neste blog!

    Ninguem duvida do portismo de Pinto da Costa...
    Ninguem duvida do sportinguismo de Bruno de Carvalho...

    Ninguem duvida de um individuo Dragão de ouro e que foi sócio do Sporting durante 11 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/1/16 10:29

      Para este blog o Vieira é o maior criminoso do mundo, ainda não se lembraram de dizer que também está por trás dos atentados às torres gêmeas, porque as empresas dele queriam construir umas mais engraçadas...enfim ...
      Said al shaaf

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo1/1/16 16:53

    Este blogue parece-se cada vez mais com "La Cage aux Folles".

    ResponderEliminar
  11. Chamem o Vale e Azevedo seus nostálgicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/1/16 19:00

      O Vale e Azevedo perto de lfv é um menino de coro com um par de asinhas. Pode ser que em breve, este lhe faça companhia.

      A.Martins

      Eliminar
    2. Anónimo2/1/16 10:32

      Qualquer dia ainda te cortam a net aí na cela...
      Said al shaaf

      Eliminar
  12. Primo do Socas1/1/16 18:14

    O vale tudo não pode vir, mas a tia Teresa Leal Coelho está disponível, e como especialista em contratos e assinaturas por conta d'outrem pode ser que ensine alguma coisa ao gajo que teve menos votos que os abstencionistas e que ele consiga chegar mais perto...
    E por acréscimo consiga explicar ao Shadows como se consegue baixar a devolução da sobretaxa de 35 p/cento para ZERO num espaço de 6 meses...
    E o Pinóquio sou eu!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo1/1/16 18:19


    O Shadows devia informar-se um pouco mais. Dados de 2015:

    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/direitos-televisivos-nos-e-meo-sonham-em-grande.html

    “Na lista dos 20 programas mais vistos do ano, há cinco jogos envolvendo o FC Porto e outros cinco com o Benfica, embora com vantagem acumulada dos portistas (10.658.900 milhões de espectadores, contra 10.307.900 dos benfiquistas). Já o Sporting conta com três partidas neste ranking. De referir que a Seleção portuguesa teve quatro jogos entre os de maior audiência em 2015.”
    Jornal Record (28/12/2015)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shadows puseste-te jeito. Eu ha muito que disse esta merda.

      Caro anónimo, é possível disponibilizar um printscreen da noticia (dado ser Premium)?
      benficabygb@gmail.com

      Eliminar
    2. Anónimo1/1/16 20:26

      Desculpe mas não sei como....

      Eliminar
  14. Um Bom ano 2016 também para ti caro Sombras.. com trabalho, dinheiro, amor, boa disposição e muita, muita saúde para que possas assistir à nossa Dobradinha em Maio, na Avenida dos Aliados.

    Sobre demografia.. podes consultar os sites, os estudos que quiseres ou até a Wikipédia que diz que a Grande Lisboa tem cerca de 2,8 milhões de adeptos e o Grande Porto tem mais de 2,5 milhões. Só por aí, por essa comparação demográfica já podias tirar conclusões correctas e pensar até que na Grande Lisboa, os tais 2,8 milhões são a dividir por 2 Grandes clubes.. pois não é o Belenenses, o Carcavelinhos, o Damaia ou o Atlético que roubam adeptos ao teu SLB e ao rival SCP!!

    Por muito que te custe a engolir.. Sombras, nós FCP de há 30 anos a esta parte crescemos a vencer 7 Títulos Internacionais, enquanto vós, desde os anos 60 - há 55 anos - que continuais a diminuir.. até no Facebook ou Twiter ISSO se pode comprovar!!

    Quanto ao arrastar de multidões e audiências, shares de Tv.. já te DISSE dezenas de vezes que nos anos 80, quanto andava faminto, esfomeado, carente de vitórias, de Títulos, o FCP TAMBÉM enchia estádios, também era visto por muitos na TV. Se calhar tu ainda não eras nascido MAS, nos anos 80, o FCP levou 10 / 20 / 30.000 adeptos ao teu Estádio da Luz - o verdadeiro, não este, que agora lá puseram de imitação, em chapas de zinco!!

    É que nas tuas análises, tu, Shadows 'esqueces' sempre essa componente. A componente do momento de cada equipa. E esqueces até que muitas das enchentes no teu Estádio, são feitas à custa de entradas grátis, de bilhetes de acompanhante, de bilhetes a 3 Euros.
    Ora assim é fácil adulterar os nºs (como fizeram com a treta dos Sósias de Kit). E, esqueces também Shadows, que as audiências de Tv são feitas por pessoas, humanos, adeptos de carne e osso, MAS dos 3 clubes.. ou se calhar julgas que os portistas, homens e mulheres não vêem também os jogos na TV do teu clube e que os benfiquistas não assistem aos jogos do FCP?!

    Por muito que te custe a admitir, a realidade actual do País Portugal, que tem cerca de 10,5 milhões de portugas cá e mais 4 milhões lá fora: seja ele em Paris, Londres, Luxemburgo, Genebra.. é esta:

    SLB - 4,2 milhões
    FCP - 2,9 milhões
    SCP - 2,7 milhões

    E, depois claro, mais assíduos, mais focados, a gastar dinheiro com o produto 'futebol' é assim:

    SLB - 3,4
    FCP - 2,1
    SCP - 1,9

    Assim que, deixa lá de separar, fazer compartimentos estanques. As Operadoras de Tv não são parvas, nem são burras. Pergunta à ESPN!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/1/16 19:33

      Olha que não... o Benfixa tem mais adeptos que o Porto em todas as idades, todos os paises, menos na cidade do Porto.

      Nós não estamos a diminuir vocês é que estão a crescer.

      Eliminar
    2. Anónimo1/1/16 20:40

      Olhem que não, olhem que não. O Benfica cresce mais do que os outros.

      5M de adeptos do Benfica, média de 0,1 filho por adepto dá 500.000 novos adeptos.
      2M de adeptos do Porto, média de 0,1 filho por adepto dá 200.000 novos adeptos.

      A percentagem mantém-se. Os números aumentam.

      Eliminar
    3. Assim, não vale Shadows.. apagas, cortas as minhas respostas?!

      Isso não é ser honesto.

      É que ninguém pode multiplicar por 5 quando são 4.
      Nem ninguém pode multiplicar por 2 quando são quase 3.

      E como disse, já vi muitos miúdos mudar do SLB para o Porto. Mas nunca vimos nenhum mudar do Porto para o Benfica.

      Vamos lá ser sérios..

      Eliminar
    4. Oh sr Anónimo.. se os benfiquistas são 4 milhões, COMO é que o sr está a multiplicar por 5?!

      E se 2 em cada 3 benfiquistas tem mais de 40, 50 anos.. como é que podem gerar filhos?!

      Hum, hum..

      O sr Anónimo não está a ser sério. Assim não vale. Está a quer enganar-se a si próprio?!

      Eliminar
  15. Anónimo1/1/16 18:59

    Vieira sabe que está à vontade para fazer as negociatas que bem entender, mesmo que estas lesem o Benfica. Tem a perfeita noção que tem uma cambada de mansos como adeptos/sócios que nunca se insurgirão contra ele. Estes, desistiram de proteger o Benfica, querem é ver a bola a rolar em campo, mesmo com exibições miseráveis e com um professor de ginástica desorientado no banco.

    O porto não tem nem de perto 2.6 milhões de adeptos. Eles nem o estádio do Arouca conseguem encher.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  16. Nuno Santos1/1/16 19:02

    A gestão da "Estrutura" em 2015/2016 para reflectir:

    Raul Jimenez 9 000 000,00 €
    Carcela 3 411 000,00 €
    Bilal Ould-Chick 1 500 000,00 €
    Mitroglou 1 400 000,00 €
    6 000 000,00 €
    Murillo 1 325 000,00 €
    Ederson 500 000,00 €
    Diego Lopes 100 000,00 €
    Taarabt 2 925 000,00 €
    Pelé 0,00 €
    Dálcio 0,00 €
    Marçal 0,00 €
    Léo Natel 0,00 €
    Francisco Vera 1 332 000,00 €

    Franco Cervi 4 600 000,00 €
    Grimaldo 1 500 000,00 €

    Pizzi 8 000 000,00 €

    Total 41 593 000,00 €

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/1/16 20:37

      Desinvestimento, formação, paradigma, blá, blá, blá... quando é que os sócios acordam? Atenção que o custo 0 não existe. Envolvem sempre comissões, prémios de assinatura...

      A.Martins

      Eliminar
    2. Creio que chegou ao fim uma ligação que tive de paixão com o futebol e o Benfica... quando LFV se for embora e outro presidente que ame o Benfica esteja a comandar o Benfica talvez como espectador volte... talvez... isto é areia demais para a minha camioneta, aqueles que gostam disto, deste homem, que se lambuzem! Isto não é o Benfica de Fernando Martins, Jorge de Brito, João Santos... caguei... MESMO!

      Eliminar
    3. Anónimo2/1/16 16:12

      Que Benfica? Isso já acabou. Agora a paixão é pela empresa de lfv.

      A.Martins

      Eliminar
  17. Anónimo1/1/16 19:04

    Nao tenho grandes duvidaa que o porto nao tem 1 milhao de adeptos, sao um clube regional e nao nacional. A lagartagem tem acima de tudo mobilizaçao forte de um nucleo duro. Devem ter perto de 3 milhoes e de fato encontram se lagartos por todo o pais.

    Podence

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/1/16 20:41

      O Sporting tem muito menos de 3M. O Porto tem mais de1M. No meio está a virtude.

      Eliminar
    2. Martins Verde, escusas de te enganar a ti próprio.. sois o 3º grande em tudo..

      Em grandeza, em nº de adeptos, em nº de títulos... não há que enganar.

      E, para lá de Badajoz ninguém sequer vos conhece.

      SLB - 4,2 milhões
      FCP - 2,9 milhões
      SCP - 2,7 milhões

      Doyen a quem doer !!

      Eliminar
    3. Anónimo1/1/16 22:07

      True Blue, não confundir. Sei que andam para aí alguns A Martins, não sei se a fazerem passar-se por mim ou não. Este é o único blog que comento. Os donos do blog confirmam que o meu ip é sempre o mesmo.

      A.Martins

      Eliminar
    4. A. Martins1/1/16 22:13

      Também comento no Dragão até à morte e no Leoninamente.

      Eliminar
    5. Anónimo2/1/16 16:10

      O desespero deste Anónimo avençado... És tão bronco que nem imitar consegues. O problema é, nós, sócios, andarmos a pagar a crianças como tu.

      A.Martins

      Eliminar
  18. Anónimo1/1/16 19:05

    PS: Já me esquecia... um Bom Ano aos bloggers e restantes users!

    A.Martins

    ResponderEliminar
  19. Carlos Santos1/1/16 20:47

    Entre as tuas contas e as da Deloitte... creio que é fácil perceber quem tem mais credibilidade e dados.

    Depois, tu, e alguns compinchas benfiquistas partem de um pressuposto errado. O que o FCP por não encher estádios fora não tem assim tantos adeptos. Para além da explicação cultural dos clubes, o FCP tem uma massa adepta de pouca mobilização em maus momentos, existe a explicação geracional.

    Vários estudos desde 1998 dizem todos os mesmo. O espaço conquistado foi nas faixas etárias mais jovens. Alias os próprios estudos das operadoras reforçaram essa ideia. De que o FCP até aos 18 anos aproxima-se imenso do SLB. Mas que como é normal, esse público ainda não é o consumidor de hoje. Mas convido-o a tentar perceber nas escolas a distribuição das preferências clubisticas... vai ver que se surpreende. Posso lhe dizer que na turma do meu filho não há 1 único Sportinguista por exemplo.

    Por fim o último erro clássico. O de não perceber a história. Lembra-se dos anos 60 e 70? Lembra-se de quantos adeptos o Porto levava a qualquer estádio? Ou melhor, que estádio não enchia? Pois não havia nenhum. E no entanto nessa altura o FCP dificilmente teria mais de 500 mil adeptos no país. Pela sua lógica, e dos restantes benfiquistas, o FCP deveria ter uns 3 milhões de adeptos nessa altura.

    Uma última nota. Não é por meter a bold que o FCP é condenado por corrupção que isso se torna verdade. Em primeiro lugar não foi condenado por nenhuma instância de justiça em Portugal. Nem aliás foi julgado por corrupção... Foi condenado sim por uma instituição desportiva, que sem direito a contraditório condenou um clube por ear say. E por ear say...bem o SLB é bem capaz de ser a instituição mais corrupta e vil em Portugal... Como eu não acredito em ear say, assumo que não seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mem Martins1/1/16 22:18

      O Porto não foi condenado por corrupção porque mudaram as leis.
      As provas existem e são concludentes. Não serviram para condenar em Portugal mas por exemplo nos EUA as pessoas seriam condenadas, o clube desceria de divisão ou provavelmente até seria irradiado das competição por uma dezenas de anos e os dirigentes na prisão por 10 ou 15 anos. Como acontece com outros nas mesmas situações. O problema não são as provas, que existem em profusão, são as leis e quem as aplica que é corrupto.

      Eliminar
    2. Oh Mem Martins, as leis não mudaram, são as mesmas. A única coisa que mudou foi que o CM colocou cá fora as escutas de uns e não as dos 'outros'. Mas que elas existem, existem. E, em Tribunal as 'escutas' valeram, até deram para provar que a Carolina estava no cabeleireiro à hora em que dizia que estava em casa. sabes, a tal carolina a quem o LFV pagou para mentir em Tribunal.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking