O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

(Actualizado) OFICIAL: Negócio com a NOS fechado por 40M€/ano (caiu a máscara da Santa Aliança??)

. 139 comentários
in CMVM


Numa notícia do Expresso de ontem, é referida uma "jogada de mestre" do SLBenfica:

"A proposta de 40 milhões por época para garantir os direitos será decomposta em duas parcelas: 25 milhões pelos direitos dos jogos, mais 15 milhões pelo exclusivo do canal Benfica na NOS"
in Expresso

Ou seja, com isto o FCPorto só pode "reclamar" da Sporttv 80% de 25M€... ou seja ficam na mesma.

... let the games begin!

Isto vai ter que ser muito bem explicado na óptica da estratégia de autonomia da BenficaTV e de todos os que referiam que aquilo era um maná de receitas, o que eu sempre discordei.

Querem mais uma acha para a fogueira? Atentem à notícia do Correio da Manhã:

NOS compra direitos televisivos do Benfica por 400 milhões A Altice ofereceu 450 milhões de euros por 10 anos de transmissão de jogos do Benfica.

Será que além de alterarmos a estratégia, esvaziarmos a BenficaTV... ainda perdemos dinheiro?

É que há mais: A mesma notícia do Expresso que cito acima, refere o seguinte:

"O contrato terá início na época desportiva 2016/2017 e uma duração inicial de três anos podendo ser renovado por decisão de qualquer das partes até perfazer um total de 10 épocas desportivas, ascendendo a contrapartida financeira global ao montante de €400.000.000, repartida em montantes anuais progressivos", conclui a mesma fonte

Ou seja, não vamos já receber os 40M€/ano?
Então mas a BenficaTV não dava 30M/ano?
Mas o Benfica nao queria independência do Sistema/JoaquimOliveira?

Pois, pois... querem que recupere os tópicos que escrevi a antecipar isto quando me opus à "Santa Aliança" adivinhando que isto ia acabar por acontecer??? Não é preciso, eu sei... mas é só procurarem cá no blog. Eu avisei...

E o que quer dizer no Comunicado: "bem como dos direitos de transmissão e distribuição do Canal Benfica TV"

Em teoria, isto quer dizer que a BenficaTV vai continuar a dar os jogos, do Benfica e das demais ligas, mas agora em exclusividade e quem quiser ver não basta subscrever o canal... tem que mudar para a NOS. Será?

Por sim... e o que me dizem do detalhe da renovação "por vontade de qualquer das partes"?? Ou seja, se a NOS quiser, durante 10 anos o Benfica fica "amarrado" tem que levar com uma renovação por estes valores...? Épico...

Valha-me o facto de eu ter anunciado isto tudo quando o Benfica e FCPorto fizeram a Santa Aliança para meter o Duque na Liga. Quem foi o "main sponsor" que o Oliveira meteu logo na Liga??? Pois...

Quem não tem que preparar o discurso, na faz um comunicado cheio de interpretações, nem marcar uma conferencia de imprensa para 8 dias depois da assinatura.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

139 comentários

  1. Estavamos a escrever a mesma notícia ao mesmo tempo :)

    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/12/oficial-negocio-com-nos-fechado-por.html

    ResponderEliminar
  2. Que análise, vocês escribas, fazem? Aquilo dos 3 anos significa o quê? Pode o Benfica não renovar o contrato, ou terá forçosamente de o levar até aos 10 anos?
    Digam algo que isto é tema para nem dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Por decisão de qualquer das partes". São, portanto, 400...por 10 anos !!!!

      Eliminar
    2. Atendendo à proposta da Altice, de 450M€ pelo mesmo período, alguém vai ter de explicar isto MUITO BEM explicado.

      Porque a pressa em vender novamente os direitos à NOS/SportTV???

      Eliminar
    3. Para o Porto e o Sporting so receberem 80 % dos 25, secalhar com os outros nao era assim... De qualquer forma o cm nao é uma boa fonte para NADA

      Eliminar
    4. Mas o Vieira alguma vez deixaria de dar uma mãozinha ao amigo Oliveira???

      Eliminar
    5. Se o acordo for por 3 anos sem o Benfica ter obrigatoriedade de renovar o mesmo pelos restantes 7 anos, o acordo parece-me jeitoso. Se o mesmo, puder ser renovável, bastando para isso que a Nos ative uma claúsula qualquer, então nesse caso, o acordo será mau no longo termo. Vamos ver.
      Essa proposta, falta saber se realmente aconteceu e em que moldes. Acredito que haverá explicações futuras sobre o mesmo.

      Eliminar
    6. clausula

      Eliminar
    7. F.L.!!! , LFV sempre disse que eram amigos portanto estamos admirados com o quê? Uma mão lava a outra nas amizades sinceras... assim é!

      Eliminar
    8. Não inventem! O acordo é apenas por 3 anos e poderá ser renovado se o Benfica quiser! O português é difícil de entender? Se limita os dragartos, fantástico!
      Os 450M da Altice não se confirmam já que falava-se em 400M.

      Eliminar
    9. Se a NOS quiser e o Benfica não quiser (daqui a alguns anos com outro presidente), o acordo é RENOVADO!
      O português é fácil de entender.

      NEGÓCIO ABSURDO, ainda para mais quando durante a tarde o Correio da Manha já tinha avisado que a Altice oferecia 450M€ por 10 ANOS!

      Eliminar
    10. Poderá haver acordo de cavalheiros para caso um não deseje prolongar, a renovação não aconteça mesmo.
      Uma explicação aos Benfiqistas, exige-se.

      Eliminar
    11. Jorge80 acordo de cavalheiros? isto é negócio mano! Teria que estar redigido assim... renovável a cada 3 anos por acordo das Duas partes!
      Recordo que o Benfica é dos SÓCIOS!

      Eliminar
    12. Mas vocês não viram o debate ontem entre as 3 operadoras? A MEU queria a exclusividade. E depois como ia ficar quem tem a BTV através da NOS e da Vodafone?
      O Eagle já tinha falado na hipótese disto acontecer como eu e muitos benfiquistas pensaram, mas decerto que não adivinhava o valor dos números.
      É muito cedo para fazer contas e tirar ilações, mas em princípio suponho que poderá ser um bom negócio.

      Eliminar
    13. "O Vieira sempre ajudou o Oliveria" - por exemplo quando fundou a BTV e deixou a Sport TV acumular prejuízos.
      "O CM disse que a Altice oferecia 450 M" -. e todos sabemos que o CM é uma fonte segura.

      Eliminar
    14. Eu acredito no Vieira, ao contrario dos dragartos que aqui comentam e do próprio autor do post.

      Eliminar
  3. 02.12.2015 18:13

    Altice oferece 450 milhões pelos jogos do Benfica
    Valor corresponde a dez anos de direitos televisivos.

    http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/altice_da_450_milhoes_de_euros_por_direitos_televisivos_do_benfica.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. queres que recupere os tópicos que escrevi a antecipar esta movimentação quando aconteceu a Santa Aliança com o FCP e o Oliveira?

      o tempo deu-me razao...

      Eliminar
    2. Jorge Vieira2/12/15 20:29

      É extremamente difícil fazer análises nesta fase. Podemos dizer que eram 450 milhões mas obrigatoriamente 10 anos e aí parece-me um bom negocio o feito com a NÓS. Podemos dizer o contrário, não sabemos.

      A única coisa que me parece questionável será o palavreado. "Por decisão de qualquer das partes" não é o mesmo de "por decisão de ambas as partes". Isto sim, preocupa-me.

      Eliminar
    3. Qual é a duvida Jorge nem precisamos de ter mais que a quarta classe, o contrato é de 10 ANOS! Imagina o Benfica dentro de 3 ou 4 anos com uma equipa demolidora alguém imagina quanto isso pode valer??

      Eliminar
    4. Jorge Vieira, qual foi a parte que não percebeste? Palavreado? Eu explico-te: estamos na mão da NOS nos próximos 10 anos. Mesmo que entretanto surja um melhor negócio nada se pode fazer porque no contrato diz que basta UMA das partes o decidir e o contrato será renovado. Entendido?

      Eliminar
    5. Rui Soares2/12/15 20:48

      A SportTV acabou. A NOS terá um canal de desporto. A MEO terá um canal de desporto. Estou equivocado?

      Eliminar
    6. Os profetas das suspeitas não perceberam nada do negócio mas já falam como se a direcção tivesse a cometido uma gafe. O habitual!

      Eliminar
    7. Jorge Vieira2/12/15 21:00

      Adoro estas certezas. São as mesmas certezas que o Garay foi por pouco € para o Zenit para lixar o Madrid e porque iam comprar o Gaitan para compensar os valores. Vale o que vale, falam para o ar. Prefiro falar com dados concretos

      Eliminar
    8. "Imagina o Benfica dentro de 3 ou 4 anos com uma equipa demolidora alguém imagina quanto isso pode valer??"
      E vais fazer essa equipa demolidora com que dinheiro?

      Eliminar
  4. Os jogos vão passar onde? Por favor não respondam sporcotv.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que se lê no Jogo, lamentavelmente, na sporttv

      Eliminar
    2. No jogo? LOL!! Pertencem ao mesmo grupo.

      Eliminar
  5. Rui Soares2/12/15 20:18

    "Podendo ser renovado por decisão de qualquer das partes"

    Parece legítimo concluir que não será renovado apenas de as duas partes nao quiserem. Deduzo que, se qualquer uma das partes comunicar a vontade de renovar, o contrato é renovado por mais 7 anos.

    ResponderEliminar

  6. Contrato a 10 anos é enrabadela para futuros dirigentes mas como o LFV deve continuar está a enrabar-se a si próprio. Adiar o inevitável é o seu projecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao é a 10 anos.
      é a 3, renovavel

      Eliminar
    2. Contrato que será renovável, basta que 1 das partes assim o decida, ou seja, a decisão passa a ser da NOS!

      Eliminar
    3. A enrabadela é a todos nós, benfiquistas.
      Será que alguém ainda acredita neste Vieira ???
      Anda a gozar com os benfiquistas e ainda há quem o aplauda.

      Eliminar
    4. "Contrato que será renovável, basta que 1 das partes assim o decida, ou seja, a decisão passa a ser da NOS!"
      Ou do Benfica. Se a rentabilidade não for boa, o Benfica pode accionar a renovação na mesma. Estamos nas mãos deles, e eles nas nossas. Entretanto podemos acrescentar 20 M/ano ao orçamento.

      Eliminar
  7. Mau negócio!!
    Segundo o footballing landscape da uefa, em Portugal, 88% interessam-se muito por futebol e 47% são do Benfica.
    Segundo a ANACOM o mercado de TV por subscrição vale cerca de 1.500 milhões de euros/ ano.
    40M/ ano (progressivos, logo no início do contrato será menos) são menos de 3% do mercado de TV por subscrição (nem estou a contar com o mercado de canais premium).
    O Benfica "move" muito mais do que 3% do mercado... Os números são muito curtos e revelam que a direcção e o lagarto estão sem ideias e em fim de ciclo!
    Muito mau mesmo... Nem vou falar dos accionistas da ZON.
    Abraço a todos num dia triste para o futuro do nosso clube!

    ResponderEliminar
  8. Agora só falta que os jogos sejam transmitidos pela Sporttv e assim ser salva da insolvência.

    ResponderEliminar
  9. Um CONTRATO DE 10 ANOS é GESTÃO DANOSA!
    O Facto de a Altice/Meo ter oferecido 450M€, e de o Benfica ter vendido por 400M€ à NOS é GESTÃO DANOSA!
    O Facto de os jogos voltarem para a SportTV nem merece comentários!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que importa os jogos terem ido para a Sport TV? Acho que o mais importante aqui é que paguem o valor justo, e 40M/ano parece-me justo.

      Essa dos 450M apenas saiu no CM, desde quando merece credito? É aguardar por fontes mais credíveis.

      Eliminar
    2. Não é nada bro, esquece lá isso... desculpa a ironia azeda da minha parte que é sistemática e muitas vezes enfadonha... eu sei...

      Eliminar
    3. É esta directiva aos benfiquinhas? qual o problema de ser a Sport TV, que tem ser daqui a 10 anos, 40 milhões?
      Vai-te catar.

      Eliminar
    4. Nem são 10 anos nem é para a Sporttv

      Eliminar
    5. 40M é pouco agora F.L.? lol É mais do que aquilo que a BTV faz, logo acaba por ser melhor. Deixa lá de ser paranóico, até podia ser o Vaticano TV, desde que pagasse o valor justo...

      Eliminar
    6. Concordo que 10 anos é incorrecto, sobretudo se pensarmos que Vieira não vai ser presidente para sempre. Se vier outro, está atado. Agora não me venham com os 450 da Altice, ou a Sport TV. Se Vieira quisesse defender Oliveira, como alguns gurus agora apregoam (gurus esses que nunca levantaram o rabo da cadeira e lêem estas merdas online) não o tinha deixado acumular prejuízos durante 3 anos.

      Eliminar
    7. oh benfica eagle, eu concordo em tudo o que dizes nesta questão menos na dita proposta de 450M. já paras te para reflectir a fonte... correio da manhã?

      cristiano pereira

      Eliminar
  10. Benfica Eagle, my friend!!!!!, ninguém vai explicar coisíssima nenhuma! O que eu mais gosto neste tipo de processos é a chamada dos donos do clube - sócios - à discussão do tema de somenos importância. Até pode revelar-se um bom negócio sei lá... mas adoro os processos ditatoriais, ... existe uma certa genialidade nos processos, como tudo aquilo que vou dizendo e que incomoda muita gente, mas creio que tudo o que venho escrevendo está alicerçado em dados observáveis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro moleculas, o que mais sentido faz em qualquer empresa é a administração chamar os sócios a decidir tudo e mais alguma coisa. Mas tens noção do que escreves ao menos? O Presidente é eleito para quê? Os orgãos sociais são eleitos para quê? É para tomar decisões, não é? E é isso que fazem, bem ou mal. Não têm de te pedir autorização para nada, têm é de agir, foi o que fizeram.

      Tem noção do que escreves! Se queres explicações, primeiro esperas por dia 8. Se não ficares satisfeito, podes ir à próxima assembleia e perguntar. E se mesmo assim não ficares satisfeito, tens eleições no próximo ano, como em qualquer ditadura!

      Eliminar
  11. Negócio lamentável tendo em conta o regresso dos jogos do Benfica à SportTv. Tudo isto pareçe-me inacreditavel depois do esforço que os Benfiquistas fizeram para apoiar o projecto BTV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. até me doi a alma, até me doi a alma...

      Eliminar
    2. Mas o que tem a sporttv a ver com isto? Ja estão a inventar crl

      Eliminar
    3. Lê o Jogo. Se for verdade o que aí vem, tem tudo a ver!

      Eliminar
    4. Mas que esforço é que os Benfiquistas fizeram? Deixaram de pagar 35€ para passar a pagar 10? Por amor da santa... desde que seja um valor justo, até no Porto Canal podem passar os jogos

      Eliminar
  12. Respondam me como se eu fosse mt burro....

    Se a NOS comprou os direitos televisivos entao.... os jogos do Benfica passarão a ser um exclusivo clientes NOS?????? Tal como o canal do Benfica passa a ser exclusivo NOS????
    Quem, como eu, tiver MEO ....?????

    Isto abrange as equipas de todo o escalao? Incluindo equipa B????????

    ......
    Quanto ao negocio, nem sei se é positivo ou negativo, mas se por tres anos...ok,,,.10 é imenso...com este negocio o Benfica ve entrar mais dinheiro sem ter despesas que vinha tendo com a BTV.... mas.... lembrar que ainda ha uns tempos era anunciado a possibilidade de passar a haver um 3.º canal BTV...suponha se mais conteudos...e agora??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida. Se forem transmitidos na Sport TV podes aceder com a MEO. Caso contrário não. Eu tenho MEO e não vou mudar.

      Eliminar
    2. Pelo que percebo, julgo que agora a NOS negocia com quem entender, subentende-se que será com a SporTv, afinal é accionista e se for assim a SportTv está também disponivel nos outros distribuidores de conteudos (MEO e Vodafone).
      Agora a BTV depreendo que apenas fica acessível para quem tiver NOS, a não ser que também negociem o acesso com as outras distribuidores que duvido muito que aconteça.

      Eliminar
    3. Depende se a NOS quiser essa exclusividade, o que duvido. Tens um bom produto, que muita gente quer, a melhor jogada é distribuir pelo máximo de canais possíveis. Também tenho dúvidas se será legal essa exclusividade à luz da lei da concorrência.

      Acho que as modalidades e escalões jovens não estão incluídos.

      Eliminar
    4. Shankly, o que não falta são canais exclusivos de determinada operadora.

      Eliminar
  13. 10 dezembro... há conferencia a explicar o asusnto.

    ResponderEliminar
  14. Ai, ai, preferia a MEO e agora nem benficatv vou ter na meo e o Benfica a passar no clube do homem que tirou milhões ao Benfica para dar ao porto... é melhor esperar por uma explicação antes que me passe.

    ResponderEliminar
  15. À primeira vista não parece nada de especial.
    A ver quando se souberem os pormenores e no que isto se vai, efectivamente, concretizar.

    Será que podemos abolir o #naosejasinacio ?

    ResponderEliminar
  16. Há algo que me intriga - "progressivos". pelo pouco que percebo da língua portuguesa, esta palavra significa que o valor vai melhorando ao longo dos anos, ou seja nos primeiros 3 anos não iremos receber 120 milhões e assim "facilitar" o sim dos dirigentes porque quando for para renovar o valor ira aumentar...
    Cheira-me a queimado... esturro mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o busílis está mesmo aí, na tal progressividade. Se são os tais 400M€ em 10 anos subentende-se que no 5° e 6° anos o Benfica deverá receber cerca de 40M€. Mas e nos outros anos? Nomeadamente os primeiros 3? Qual é que é a taxa? 1%, 3%, 5%, 10%? É que se for qualquer coisa até 5% não será assim tão mau nos primeiros anos, mas não será tão bom nos últimos anos. Se for 10% ou mais nos primeiros anos, não é tão bom no início e quem nos diz que aquando das renovações que obrigá-los-ão a pagar mais que 40M€ por ano eles não nos deixam agarrados?

      Eliminar
  17. E pronto, os tansos voltaram a ser enganados. E não foi por falta de avisos.
    Para aqueles que andam sempre com a lenga-lenga do "agora é que a sportv vai morrer", "o porto está moribundo", "o sistema está perto do fim", aqui fica mais uma prova. Mas nem com isto eles vão abrir os olhos.
    O sistema está muito vivo e vieira faz parte dele. Dúvidas?

    PS: Mais uma chapada de luva branca de JJ, ao arrolar como suas testemunhas vieira, rui costa e vitória. Benfica e benfiquistas: a levar na tromba desde 2003. E gostam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. até metes dó. So lamento é eu ser tantas vezes censurado e tu, ou melhor, os teus posts por mais imbecilidades que contenham, como é o caso, e insultos até, passam sempre. É caso para perguntar se os donos do Blog são tansos como tu gostas de dizer ou se esão de bem com o teu antibenfiquismo primario.

      Eliminar
    2. Lagarto, volta para a toca. PQP, pá. E disfarça o pânico.

      Eliminar
  18. Boas!

    A interpretação que faço do comunicado é a seguinte:

    Os jogos vão continuar a ser transmitidos pela BTV, eventualmente em sinal aberto para clientes NOS.
    Ao final de 3 anos, qualquer das partes pode renová-lo, o que é a mesma coisa que dizer que o risco, tipo swap, é dividido pelos dois. Se for vantajoso para o Benfica (em termos conjunturais), podemos renovar sem consultar a NOS, mas o contrário também é valido.
    Só a evolução da economia vai ditar se foi bom assumir este tipo de risco ou não.

    PS: Não consigo perceber como é que vocês ligam isto logo à sporttv...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Soares2/12/15 20:50

      Isso. A SportTV terá a concorrência do canal de desporto da NOS e do canal de desporto da MEO.

      Eliminar
    2. A BTV poderá ser revendida para os outros operadores... é uma das interpretações que faço..

      A BTV para clientes NOS pode custar 5€ e para outros (alem da revenda dos direitos) 10€...

      A SportTV não é toda da NOS, As coisas são diferentes, alguém compra os direitos de transmissão e vários podem comprar, ao nível do canal ou ao nível do operador

      Há tantas teorias que se podem criar... Basta ter imaginação...

      Eliminar
    3. Quem está interessado no ruido? Neste blogue quase toda a gente incluindo os dragartos que vêm comentar.

      Eliminar
    4. Porque a NOS divide a propriedade dos canais Sport TV a 50% com Joaquim Oliveira.

      Eliminar
    5. Sim, mas ao comprar os direitos da BTV está a investir 15 milhões para quê? Para por os jogos na Sporttv? Não faz sentido...

      Eliminar
    6. E a NOS também não ia pagar 40M para depois oferecer metade ao Oliveira. Também acredito mais nesta versão do Riccardo, Rui Soares e do Benfiquista de Braga. A Sport tv não deve ter nada a ver com isto.

      De qualquer das formas, 40M/ano parece-me até um valor justo.

      PS: F.L. deixa de ser histérico a mostrar indignação por tudo o que é comentário, pareces uma pita rapaz.

      Eliminar
    7. Será que agora não pode revender à SportTv a exclusividade em Portugal e negociar a exclusividade noutros mercados, na minha opinião deverá ser uma jogada do género.

      Eliminar
    8. Anonimo o comunicado é claro... compram a exclusividade nacional e internacional.

      Eliminar
  19. O Shadows já tinha avisado: http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/12/os-direitos-televisivos-do-benfica.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás nervoso? Bué de badocha de nervoso? Não estejas. Ficas verde de inveja...

      Eliminar
  20. Adoro o Benfica2/12/15 20:51

    Boa noite.

    Péssimo negócio para o nosso amado clube.

    Assim se hipoteca o futuro do Benfica.

    Nada que eu não tivesse avisado várias vezes à long time ago.

    Chamaram-me de tudo, infelizmente mais uma vez tinha razão.

    Onde estão agora essas pessoas que me chamavam louco e outras coisas bem piores por dizer que estava tudo preparado para os jogos do Benfica em casa voltarem aos mesmos do costume?

    Mais um negócio desastroso de LFV.

    Com papas e bolos se enganam os tolos que vão achar bom negócio.

    Vender os direitos televisivos por 10 anos é uma vergonha e de uma gestão que nem vou comentar.

    Hoje foi a gota de água para mim.

    Amanhã mesmo vou abdicar de ser sócio.Voltarei a ser sócio imediatamente quando LFV sair do nosso clube e farei questão de pagar todas as quotas do tempo que não serei sócio.

    Tristeza profunda e muito medo é o que eu sinto por o Benfica ser gerido desta maneira.

    Pergunto ao Benfica Eagle:

    Mantém o que disse, se ao verificar-se a venda dos direitos de transmissão dos jogos por 40 milhões a 10 anos que era para si gestão danosa?

    P.S: Os 3 anos com opção de uma das partes para acionar por + 7 anos é para efeitos práticos vender os nossos direitos de Tv por 10 anos
    Ou alguém é ingenuo ao ponto de acreditar que a Nos não vai accionar essa cláusula.

    LFV quer fazer dos Benfiquistas burros e infelizmente esta a conseguir.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM, É GESTÃO DANOSA!

      Mantenho a mesma opinião!

      Um contrato de 10 Anos, dependente apenas da vontade da NOS, em continuar a renovar, é ABSURDO ... ainda para mais depois do contrato de 10 Anos que tivemos com o Joaquim Oliveira.

      Eliminar
    2. Leste mal. São três anos renovaveis. a AdC nao permite mais de 3 anos de cada vez

      Eliminar
    3. Três anos renováveis POR DECISÂO DE QUALQUER DAS PARTES até perfazer 10 épocas desportivas.
      Ninguém leu mal. É o que lá diz.

      Eliminar
    4. Hipoteca o futuro do clube? Recebe o dobro do que recebe agora e tanto como os dragartos juntos e é a ruina do clube? LLOOLLL Acalmem a passarinha!

      Eliminar
    5. ou seja, dá para perceber que a treta dos 3 anos renovaveis aparece so para contornar essa norma da ERC...

      Eliminar
    6. Não leu nada mal, renováveis por vontade de uma das partes, achas que se for vantajoso, a NOS vai abdicar da renovação. Por isso podes afirmar que o contrato é por 10 anos. A duvida é mesmo a questão do pagamento progressivo, quanto receberá no primeiro ano?

      Eliminar
    7. de qualquer das partes, sim. De qualquer das partes.

      Eliminar
  21. Adoro o Benfica2/12/15 20:54

    Nunca na Vida lfv devia vender os direitos televisivos por 10 anos e pelos valores que são.

    Este negócio tem muito para ser explicado aos Benfiquistas mas mais uma vez LFV não vai explicar nada.

    Saudações Benfiquistas.

    O Benfica hoje está de luto.

    É a minha humilde opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São 3 anos renovaveis. A lei nao permite mais que 3 anos

      Eliminar
    2. Qual lei!? Não sei que lei é essa podes pôr aqui essa lei por favor!

      Eliminar
  22. Li nos pasquins rascord e correio da matina que o trinca bolotas e o namorado da D.ª Ferrnanda vão impugnar o negócio junto do Comunidade Europeia, das Nações Unidas e da NATO. Devem-se estar a roer de inveja, inúteis.....
    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS DE VIANA DO CASTELO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada2/12/15 22:48

      Afinal o que é mais importante? Os negócios e fazer inveja aos adversários... Ou ganhar, ganhar, ganhar...
      Onde o Benfica chegou...

      Eliminar
  23. Mau negócio? vão se catar.
    http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-12-02-TV-Benfica-ganha-por-jogo--muito--mais-que-Sporting-e-Porto-juntos

    Antes era porque não deveria ser por 10 anos agora é porque é por 3 e renováveis por mutuo acordo, enfim decidam-se, eu tenho NOS e sempre me prestaram um bom serviço independentemente de a filha do eduardo dos santos ser a dona.

    Furabardas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela não é a dona, é dona de metade da NOS, a outra metade e da Sonae, e o problema não é da Isabel dos Santos já que é Benfiquista, o problema é a sporttv...

      Eliminar
    2. A partir de Janeiro é a dona! A Sonae passa a minoritaria

      Eliminar
    3. " O contrato anunciado entre a NOS e o Benfica, no valor de 40 milhões de euros por ano, é mais do que o Porto e o Sporting recebem. Juntos. O Sporting recebe 15,5 milhões de euros por ano, o Porto um pouco mais de 20 milhões (que incluem publicidade estática).

      Ou seja, o Benfica recebe mais do que os cerca de 36 milhões que, juntos, Porto e Sporting recebam por ano.

      Embora o contrato da NOS inclua a transmissão também da BTV, o valor total dá uma média de 2,35 milhões de euros por cada um dos 17 jogos em casa do Benfica incluídos no contrato.

      Este é o maior valor de sempre em contratos de transmissão de direitos televisivos. Se o Porto e o Sporting recebem 15,5 milhões e cerca de 20 milhões, respetivamente, o próprio Benfica nunca tinha ido além dos 22 milhões de euros por ano.

      Luís Filipe Vieira sempre definiu como objetivo receber 40 milhões de euros por ano, valor que agora consegue, por um contrato de três anos, extensível a dez."


      ahahahahahah!

      Eliminar
    4. Pai portista e filha benfiquista???

      Eliminar
    5. Sim. Mas é a filha que manda!

      Eliminar
    6. Anonimo... o Benfica recebe 25M pelas transmissoes dos seus jogos. A BTV é para pagar favores... lembrar apenas que o Vieira sempre disse que tinha uma dicida de gratidao para com o Oliveira. Ora depois de 3 anos de prejuozos parece que decidiu comecar a pagar isso... infelizmente para o Benfica!

      Ja agora este valor é de apenas 3M a mais do que o Oliveira ofereceu e que o Benfica disse que era pouco.

      Eliminar
    7. Ó benfiquista de Braga, o meu Pai é porquista faccioso e eu sou doente do Benfica. E conheço casos com todas as combinações possíveis... Porto-Sporting, Sporting-Benfica, etc.

      Eliminar
  24. São renováveis a cada 3 anos.

    ResponderEliminar
  25. "renováveis por mutuo acordo". Viste isso onde oh Fura ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/43892/language/pt-PT/.aspx

      Seguindo a lógica comum, qualquer contrato renovável terá que haver acordo entre as partes, penso eu.

      Furabardas

      Eliminar
  26. Só sei é que o trinca-bolotas já está em brasa com tantos milhões a passarem-lhe ao lado

    ResponderEliminar
  27. E que tal esperar por dados mais concretos para opinar sem ser ejaculação precoce? Falam de 400 Milhoes !!! como se falassem de 400 rebuçados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais!

      Faltam os pormenores. Saber, por ex, o que é isso de transmissão e distribuição da BTV. O que é que isso significa, em concreto?

      (Mas, à partida, parece - parece! - mau negócio.)

      Eliminar
  28. Não sei de nada mas como tenho a mania que sou adivinho cheira-me que BTV vai substituir a SPORT TV sendo que o detentor maioritário a curto prazo deixará de ser o Benfica!(Para ser viável perante a regulamentação existente).

    Por outro lado irá ressurgir o tal terceiro canal ou seja a Benfica TV com todas as restantes modalidades que não se incluem os jogos da equipa principal e demais ligas Europeias que fazem actualmente parte da BTV.

    Na minha opinião tudo o que engloba BTV apenas poder se vir a encontrar apenas numa operadora infringe um dos mais rudes golpes aos valores do Benfica e vem contradizer o próprio presidente do clube que diz que o Benfica é de todos nós(Uma vez que os direitos da equipa principal se encontram aí alienados)!

    Por fim este processo demonstra a falta de o mais elementar acto de Democracia e vou dar vários exemplos:
    Estado:
    Para aderirmos a união Europeia ou a moeda única não foi feito qualquer referendo, para o do aborto já foi. Qual das mediadas teve mais impacto no presente e para gerações futuras.
    Benfica:
    É a mesma coisa para aprovarmos contas do clube somos chamados e outras demais situações com pouco impacto no universo Benfica para votar em assembleia, mas um contrato de 3 anos com uma operadora a registo exclusivo com possibilidade de se estender até 10 anos já não!
    Ouvir os Sócios nos assuntos importantes do clube não é preciso, eles nem são a base de sustentação do clube e a razão de existência do mesmo passado de geração para geração de pai/mãe para filhos.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Madskinn, isto das leis tem muito que se lhe diga. Para umas coisas somos chamados a decidir, para outras não somos tidos nem achados.

      Eliminar
  29. "Isto vai ter que ser muito bem explicado na óptica da estratégia de autonomia da BenficaTV e de todos os que referiam que aquilo era um maná de receitas, o que eu sempre discordei."

    Isto vai ter de ser explicado? vieira está-se nas tintas para os benfiquistas. não vai explicar nada, nem tem de explicar. é para tomar decisões destas que teve 83% dos votos. Estranho é alguém esperar explicações seja do que for...

    Ainda andamos com esta conversa das explicações aos sócios? Xiça, julgava que já tínhamos percebido... Ou precisamos de desenhos?

    ResponderEliminar
  30. Ao pé destes bandidos do sistema, je suis vale e azevedo! Um menino de coro, no meio disto tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jota pê, não te armes mais em parvo. Já toda a gente te percebeu. Vai faladrar para as bolotas do teu clube.

      Eliminar
    2. Jota Pê tenho mesmo muita pena de ti.
      Enfim...

      Eliminar
    3. Não, tu es BdC. Não enganas ninguém, rapaz.

      Eliminar
  31. Ediberto Lima2/12/15 21:21

    Por aqui continuam as visões a pedais...

    Primeiro para comparar receitas e falar das actuais da BTV convém falar do lucro líquido da BTV e não de valore brutos.

    Segundo, um montante progressivo pode ser analisado de duas formas: uma lamentarmos-nos por recebermos menos no início e a outra só para gente de olhos abertos: perceber que isso implica que para perfazer 400 milhões de euros em 10 anos... então na sua fase final estaremos já a receber bem mais do 40 milhões de euros por ano e com uma posição negocial absolutamente excelente para termos um próximo contrato com valores muito superiores...

    Quer-me parecer sim, é que isto é fim das aspirações eleitorais de muitos e quiçá seja aborrecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que disseste tudo. Mas isso é apenas para inteligentes. Os adeptos dragartos que comentam aqui já estão em pânico porque continuam com a SportV por mais 3 anos enquanto a BTV irá continuar a dar os nossos jogos em casa e nós a receber mais do que eles juntos durante 3 anos. Nessa altura logo se vê.
      A Altice ofereceu 400M.

      Eliminar
    2. A BTV a continuar a dar os jogos, é que tenho muitas duvidas. Pelo menos se o fizer não será nos moldes e preços actuais e em principio terás de ter uma subscrição do serviço de televisão da NOS.

      Eliminar
  32. Sombras, és tu?

    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=4912668

    Lol

    ResponderEliminar
  33. O negocio é com a NOS e nao com a sporttv, apesar da NOS ser um dos accionistas dos outros sao entidades diferentes, logo ai os tais 80% pra tripas vai por agua abaixo.

    Mais ainda o valor de aquisiçao dos jogos é de 25M o q nao inflacciona o hipotetico pagamento a tripas, foi bem salvaguardado.

    A clausula de opçao ser de qualquer uma das partes pode nao ser mau de todo, imaginemos q daqui a 3 anos a NOS resolvesse abdicar do conteudo BTV e ficasse so com os jogos, ai passaria dos pseudo 40M para apenas 25M, foi salvaguardado.

    Por fim, os valores actuais de facturaçao da BTV estao no minimo a 15M dos 40M q se fala neste contrato, logo se interpretarmos uma evoluçao com média de 40M estaremos ja a antecipar uma evoluçao de valorizaçao da marca.

    O unico senao para mim sao os possiveis 10 anos, algo longo, todas as restantes condicionantes nao me parecem desadequadas face a realidade actual.

    Espero q esses valores, qd chegarem, sirvam para abater passivo.

    Ramos.

    ResponderEliminar
  34. Cuauhtemoc2/12/15 21:31

    O último paragrafo resume o que para mim vai acontecer!
    Os jogos continuarão a passar na BTV, continuaremos com as Ligas Francesa, Italiana, Inglesa e futuramente Espanhola, tudo em exclusivo na NOS, quem não tem, vai ter que passar a ter.
    A única duvida tem a ver com a mensalidade, quem a vai receber? O Benfica somando mais esse valor ao contratualizado ou a NOS?
    Parece-me que a NOS não ficará satisfeita só com a transmissão dos jogos e com o aumento de assinantes, quererá rentabilizá-los dalguma forma.
    O que não faria muito sentido era os jogos darem na Sporttv, pois isso seria investir e depois deixar que a concorrência tirasse partido disso, pois a Sporttv dá nas duas plataformas.
    Indiscutivel é que perante um negócio desta dimensão Vieira tem que vir dar uma explicação aos Benfiquistas.
    Certo é que ele á pouco tempo preveniu que iam acontecer coisas que os adeptos podiam não perceber mas que seriam feitas para o bem do clube.

    ResponderEliminar
  35. Vamos esperar pela conferência de imprensa para se emitir opinião mais fundamentada. Mas ainda assim é muita nota, caramba! Saudações benfiquistas. Sérgio.

    ResponderEliminar
  36. Vamos esperar pela conferência de imprensa para se emitir opinião mais fundamentada. Mas ainda assim é muita nota, caramba! Saudações benfiquistas. Sérgio.

    ResponderEliminar
  37. Querem saber como se reconhece os verdadeiros dos falsos ? Os verdadeiros aplaudem, os falsos apontam do dedo o outro negocio. Just saying.

    ResponderEliminar
  38. Alguém já leu todo o clausulado constante do contrato alegadamente estabelecido entre o Benfica-SAD e a NOS ?
    Se a resposta é NÃO, é bom que as linguinhas viperinas habituais, metam o discurso do " mau negócio " num sitio escuro e mal cheiroso localizado ao fundo das costas ...
    Espero bem que para ver os jogos do Benfica o possa continuar a fazer através da MEO continuando a pagar o canal Premium, porque os gajos da NOS nunca mais vem a cor do meu dinheiro ...- batoteiros que alteram as regras do jogo a meio do campeonato comigo não gruda ...

    ResponderEliminar
  39. Só falta agora o Carlos Severino vir dizer q o Benfica negociou à pressa com a NOS pq vai descer de divisão devido aos vouchers AHAHAHAHAHAH inchem lags

    ResponderEliminar
  40. Vocês não estão bons da cabeça!
    Só pode...
    Com o mercado dos direitos televisivos claramente inflacionados em Portugal (quantos de vós subscrevem a BTV E a Sporttv em simultâneo?: vá lá, sejam lá honestos...), um clube de futebol receber €40 milhões anuais apenas pela cedência dos direitos de transmissão é uma brutalidade: só isso já cobre metade do orçamento para cada época!
    Digam o que disserem: SÓ UM LOUCO À FRENTE DE UMA EMPRESA REJEITARIA UMA PROPOSTA COMO ESTA APENAS PORQUE PROVÉM DO SR. A OU DO SR. B, QUE GOSTAM MAIS DE OUTRAS EMPRESAS CONCORRENTES! Quanto à suposta proposta da Altice, não se duvide ter sido não mais que fumo para inflacionar as propostas concorrentes. E resultou... Suckers!!!!

    ResponderEliminar
  41. O que eu sei é que com isto morreu a centralização dos direitos televisivos na LPFP. Grande golpe nas aspirações dos lagartos e recos.

    ResponderEliminar
  42. Ainda dizem á boca cheia que o Benfica é dos socios!! É um crime um negocio de 10 anos!! Ai Vieira nunca abandona os amigos....magnifica trafulhice!!

    ResponderEliminar
  43. - Estádio da Luz
    - Centro de Estágio no Seixal
    - Museu Benfica - Cosme Damião
    - Semedo, Cancelo, Cavaleiro, Bernardo, Renato, Andrade,...
    - Casas de alto standing
    - Benfica TV
    - Direitos dos jogos
    - Venda dos jogos com com direito a difusão salvaguardada por números nunca vistos

    Por for Pai Natal, faz que o meu grandioso Presidente Luís Filipe Vieira continue por MUITOS anos a fazer negócios podres. :D :D :D

    ResponderEliminar
  44. Sou assinante da BTV, em primeiro lugar porque é o canal do SLB (não me interessa o resto que lá passa), e em segundo porque tem um preço acessível. No caso de voltar aos preços exorbitantes da Sport TV (ou outro), estou fora.

    ResponderEliminar
  45. Todos atarantados, os benfiquinhas....

    Que delícia. Ninguém sabe nada, ninguém explica nada. É cada um a meter gelados na testa do outro, como sempre gostaram.
    Desde que depois haja uma cerimónia muito bonita antes de um Benfica-Sporting, tudo é bom!

    Nunca acabem! E por favor votem Vieira nas próximas eleições!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, mais um mete nojo !
      Vens para aqui faladrar a que propósito ? - Eu se fosse adepto de um clube que ganhou TRÊS campeonatos em TRINTA E CINCO ANOS, barrava a cara de merda e só saia à rua no CARNAVAL ...palhaço !

      Eliminar
    2. EPluribusUnum2/12/15 23:28

      ...e ires pó crl*..vai lá trincar bolotas

      Eliminar
    3. O trinca bolotas já arranjou patrocínio para as camisoletas? Eu, se a esta altura da temporada, ainda não tivesse patrocínio nas camisolas da equipa principal de futebol é que andaria atarantado. Mais ficaria, se soubesse que alguém iria pagar por direitos televisivos a um adversário os montantes que vieram a público e agora se confirmam.
      Já deves é andar a rebolar no chão com tanta comichão. Não adianta dizer que se é grande, quando não se passa de um anãozinho. E quem tira rendimentos das massas sabe-o. O que o trinca bolotas diz, apenas ilude os verdetes. Quem quer ganhar dinheiro, sabe bem a marca melhor vende e dá retorno. E com abissal diferença....

      Eliminar
    4. de fato ate as hienas verdes e os grunhos do ladrão metem a colherada aqui !
      e tudo muito mau não e então deixem se estar sentados e depois vão ter a resposta ..
      forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vieiraaaaaaaaaaaaaaaaa forçaaaaaaaaaaaa benficaaaaaaaaaaaa
      k

      Eliminar
    5. e depois estas almas penadas dizem mal dos jornalistas dos pasquins ! são eles que os alimentam com estas falsidades e mentiras de opinantes ressabiados de invejosos e de muitos aziados que so sabem dizer espatafurdias calem-se ...

      Eliminar
  46. Caros,
    Ainda não li aqui um facto importantíssimo :
    Somos BI Campeões e não houve a adesão esperada de subscritores da BTV, mesmo com a liga inglesa, italiana e francesa, disse recentemente Ricardo Palaccin, há cerca de 2/3 dias na BTV, que tínhamos cerca de 210 Mil subscritores fixos e cerca de 100 mil variáveis, significa que atingimos o máximo de 310 Mil eM determinadas alturas de época e noutras baixamos consideravelmente.
    Provavelmente esta falta de interesse dos benfiquistas, pq se com o estatuto de campeão e com as ligas que referi não passamos os 310 Mil, provavelmente nunca passaremos este valor.
    A culpa é que o pais/benfiquistas não se mobilizaram e não aderiram ao canal.
    Para recebermos 40 Milhões líquidos, pensem quantos subscritores tínhamos que ter, e pensem em épocas que não sejamos campeões e se por acaso tb não tivermos a Premier League.
    Ao valor de 9.99m que é um preço de um almoço, devíamos ter tido nestes dois anos muitos mas muitos mais subscritores.
    Para reflectir!!!

    ResponderEliminar
  47. É só mentes iluminadas por aqui...

    ResponderEliminar
  48. Ainda que venham esses 40 milhões ao ano (nem quero pensar no progressivo) há que descontar os custos operacionais da BTV. Pelo que percebi, estes vão manter-se. E o que acontece à liga francesa (e outras)?
    Ass. Espada

    ResponderEliminar
  49. Para mim parece- me um bom negocio, 40 Milhoes por 3 anos, porque nunca acreditei nos grandes lucros do btv, foi bluff do presidente a falar em rentabilidade, assim poupamos nas despesas e penso que a a sporttv nao entra neste situacao. Assim espero. Penso que a obrigacao de continuidade sera por 3 anos e o restante por opcao. Assim espero. todos esperamos esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  50. Tanta pressa criticar. A NOS adquiriu a exclusividade da BTV, devido à ideia inicial da MEO em ganhar quota de mercado no valor de 50€ mensais e 600€ anuais aplicados a mais ou menos cerca de 150.000 assinantes para a plataforma, o que equivale a 90 Milhões de euros anuais, Deste modo, a ideia inicial da MEO, estava bem esboçada.

    No entanto, a NOS, de acordo com as palavras do seu Presidente, "agiu em conformidade", e paga 40 Milhões anuais e fica com o exclusivo da BTV, podendo agora vender a distribuição à MEO e VODAFONE, repartindo os custos do Investimento despendido com O BENFICA.

    O Benfica. para além dos 40 milhões terá ainda a receber as assinaturas mensais dos seus subscritores, uma vez que os Jogos nunca poderão dar na Sportv uma vez que esse Canal está sempre disponível na MEO e na VODAFONE, pelo que os 40 milhões poderão ser a acrescentar.

    Faz sentido????

    ResponderEliminar
  51. Tanta pressa criticar. A NOS adquiriu a exclusividade da BTV, devido à ideia inicial da MEO em ganhar quota de mercado no valor de 50€ mensais e 600€ anuais aplicados a mais ou menos cerca de 150.000 assinantes para a plataforma, o que equivale a 90 Milhões de euros anuais, Deste modo, a ideia inicial da MEO, estava bem esboçada.

    No entanto, a NOS, de acordo com as palavras do seu Presidente, "agiu em conformidade", e paga 40 Milhões anuais e fica com o exclusivo da BTV, podendo agora vender a distribuição à MEO e VODAFONE, repartindo os custos do Investimento despendido com O BENFICA.

    O Benfica. para além dos 40 milhões terá ainda a receber as assinaturas mensais dos seus subscritores, uma vez que os Jogos nunca poderão dar na Sportv uma vez que esse Canal está sempre disponível na MEO e na VODAFONE, pelo que os 40 milhões poderão ser a acrescentar.

    Faz sentido????

    ResponderEliminar
  52. Na minha opinião estamos todos a comentar a quente sem muita informação sobre o contrato em si.
    Este tema leva-me a considerar as seguintes notas:
    - Apesar de não gostar muito da questão dos 10 anos com renovações pendentes de uma das partes creio que teremos que aguardar por detalhes extra para saber se existem clausulas de protecção contra futuros negócios com rivais que inflacionem o preço, saber o que significa a progressividade ou outras quaisquer clausulas de salvaguarda;
    - A NOS é uma accionista da Sportv é verdade mas não é a Sportv e como tal para mim não é liquido que os jogos passarão a dar na Sportv;
    Uma das razões que me leva a questionar isso é a exclusividade que agora a NOS adquiriu visto que a Sportv não é apenas distribuída pela NOS e possivelmente não é possível que o passe a ser de um momento para o outro qual a vantagem que a NOS tira disso. Confesso que me passou pela cabeça a NOS aproveitar a estrutura da BTV para fazer um rebranding deixar cair a Sportv e lançar-se sozinha no mercado;
    - Os direitos da Liga Inglesa estão-se a tornar um produto demasiado caro e estão a ter valorizações significativas e possivelmente os custos da BTV para expandir (ou até manter) a oferta programática teriam que aumentar;
    - Creio que o tema dos 450 milhões da Altice deveriam ser clarificados mas confesso que parece-me estranho essa noticia aparecer no dia da oficialização do acordo e via CMTV... Parece-me mais uma forma de destabilizar do que uma oferta propriamente dita;
    - O mercado nacional parece-me demasiado curto para este valor que é oferecido e como tal a NOS vai ter que rentabilizar este activo externamente. Isto fará com que a NOS necessite de levar a marca Benfica ao estrangeiro o que poderá aumentar a exposição da mesma e receitas de merchandising e patrocínios por exemplo.
    - Sempre fui um apoiante dos jogos no Benfica em casa passarem na BTV tendo em conta a oferta que tivemos na altura da Sportv. Esta jogada na altura pareceu-me um excelente bluff para obrigar o mercado a mexer-se e para mudar as regras do mesmo. Esse bluff creio que resultou nesta oferta e na alteração das regras do mercado e o modelo BTV estaria sempre muito dependente dos resultados da equipa principal (esta questão também é válida para o numero de sócios) e creio que já tinha atingido o pico possível em Portugal. Para aumentar as receitas creio que seria necessário um maior investimento em conteúdos (o custo da liga inglesa prevê-se que vá aumentar bastante) e know-how para explorar outro tipo de mercados (mercado externo e sistema Pay-per-view por exemplo) o que inevitavelmente levaria a um aumento dos custos.

    Para finalizar isto que comentei são apenas pensamentos soltos baseados em suposições. A minha opinião ficará bem mais formada sobre a valia ou não deste negócio após o esclarecimento que irei ter (ou não) no próximo dia 10.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking