O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Finanças: Análise dos 3 Grandes (1º Trimestre 2015/2016)

. 95 comentários
Análise 2000/2015:
As Finanças dos 3 Grandes (2000-2015)


Análise 2015/2016:
Finanças: Análise dos 3 Grandes (1º Trimestre 2015/2016)
Finanças: Análise dos 3 Grandes (1º Semestre 2015/2016)
Finanças: Análise dos 3 Grandes (3º Trimestre 2015/2016)
Finanças: Análise dos 3 Grandes (Época 2015/2016)

Finanças: Análise dos 3 Grandes (1º Trimestre 2015/2016)
Fonte: Relatórios e Contas da Benfica SAD, Porto SAD e Sporting SAD, na CMVM



Benfica: A Benfica SAD aumentou os seus Proveitos Operacionais, face ao 1º Trimestre de 2014/2015, subindo dos 23,7M€ para os 29,8M€, tendo os custos descido dos 25,9M€ para os 24,0M€. Os Resultados Operacionais foram então de +5,8M€, melhorando face aos -2,2M€ da época passada. os Resultados com Atletas foram de +10,9M€ (incluindo a venda de Lima e Ivan Cavaleiro que renderam 21,9M€ de mais-valias) e foram próximos da época passada, que tinham ficado nos 21,2M€ em mais-valias. Os Resultados Financeiros e de Investimentos ficaram nos -4,4M€, e neste particular melhoraram 6M€ devido à aquisição do Benfica Stars Fund que foi contabilizada há 12 meses.

Ao nível dos direitos televisivos, nos primeiros 3 meses do Ano o Benfica alcançou os 7,1M€, ao nível do obtido na época passada, e atendendo à tendência dos restantes 9 meses da época, o Benfica poderá voltar a aproximar-se dos 35M€/Ano "brutos", nesta rúbrica.

O lucro em 2015/2016 (1º Trimestre) situou-se no 12,2M€ melhorando dos 0,7M€ da época passada, em grande medida devido à melhoria dos resultados Operacionais e do efeito "Benfica Stars Fund" que não se verificou nesta época.

Em termos de Activo e de Passivo, o Benfica tem a sua situação equilibrada e positiva com um Activo "Liquido" de 445,6M€ e Passivo de 432,2M€, e Capital Próprio de 13,4M€.
Porto: A Porto SAD viu a sua situação piorar um pouco, no entanto conseguiu apresentar 9,5M€ de Lucros, nos primeiros 3 meses da época, face aos 13,5M€ alcançados na época passada. Os Proveitos Operacionais reduziram para os 22,6M€ e os Custos Operacionais ficaram-se pelos 28,6M€, o que originou -6,0M€ de Resultado Operacional negativo, que se agravou face à época passada -1,9M€. Em grande medida este mau resultado Operacional deve-se ao facto de a Porto SAD gastar mais 5M€/Trimestre do que a Benfica SAD em Custos de Pessoal, e de ter menos receitas do que a Benfica SAD. Atendendo a esta tendência a Porto SAD voltará a ter Custos de Pessoal anuais a rondar os 70M€/Ano, pelo 2ª época consecutiva, e a Benfica SAD ficará novamente pelos 50M€/Ano, podendo a Porto SAD ficar com Resultados Operacionais anuais negativos que poderão superar os 20M€/Ano a 25M€/Ano, dependendo das performances desportivas e europeias.

Ao Nível dos Resultados com Atletas a Porto SAD ficou praticamente igual (+19,6M€) face à época passada (+19,7M€) tendo considerado no 1º Trim. 2015/2016 a venda de Alex Sandro e mais alguns jogadores de pouca nomeada.

Os Resultados Financeiros e de investimentos têm piorado e estão cada vez mais próximos dos obtidos pela Benfica SAD (FCP -3,9M€ vs SLB - 4,4M€), e isso deve-se em grande medida ao facto de a Porto SAD ter duplicado o seu passivo em 5 épocas e 3 meses, tendo o Passivo subido dos cerca de 160M€ para os cerca de 320M€, tendência que aliás já vinha a avisar nos últimos anos.

Devido a esta performance o Lucro da Porto SAD baixou dos 13,5M€ para os 9,5M€, e ao nível do Activo e do Passivo, apresenta 411,7M€ de Activo, 318,3M€ de Passivo, tendo o Porto Clube 58,3M€ de "Interesses sem Controlo" pelo facto de deter 53% do Estádio (empresa EuroAntas), que foi consolidada a 100% nas contas da SAD, apresentando então um Capital Próprio da SAD, atribuível aos accionistas da Porto SAD, de 35,1M€.

Sporting: A Sporting SAD facturou 20,2M€ em Proveitos Operacionais e 18,7M€ de Custos Operacionais, tendo um Resultado Operacional de +1,5M€. A Sporting SAD tem pouca capacidade de investimento em Atletas, e como quase não vendeu nem comprou jogadores por valores significativos os Resultados com Atletas ficaram-se pelos -0,5M€ negativos.

Os Resultados Financeiros de -0,9M€ são resultado de "concorrência desleal", já que com o Passivo + VMOC's que a Sporting SAD tem, deveria ter tido um resultado negativo a rondar os -4M€ a -5M€. Ou seja, por época, a Sporting SAD está a beneficiar de um perdão de juros a rondar os 15M€/Ano. Devido a estes resultados o lucro ficou-se pelos 0,1M€ positivos.

O caso mais surpreendente, ou talvez não, é o facto de a Sporting SAD ter duplicado os Custos de Pessoal, de 5,7M€ para 11,7M€, relativos a 3 meses, aproximando-se do nível dos Custos de Pessoal da Benfica SAD, o que fará com que a Sporting SAD duplique os seus Custos de Pessoal dos 25M€/Ano para um valor próximo dos 50M€/Ano, em apenas 1 época! Se a Sporting SAD gastava metade do Benfica, isso deixou de acontecer a partir desta época.
Quanto ao Balanço, o Activo está nos 239,4M€ e o Passivo + VMOC's está nos 360,2M€, e se não fosse considerado o "fenômeno" das VMOC's o capital próprio ficaria nos 120,8M€ negativos.
 
Estes resultados estão a ser influenciados por várias  situações GRAVES e pouco TRANSPARENTES, que tenho destacado nos últimos meses, e terei de voltar a relembrar:
1ª situação (Caso Rojo/Doyen): Nesta época será conhecida a decisão do TAS sobre o Caso Rojo/Doyen, e se a Sporting SAD perder terá os seus Resultados agravados em mais de 15M€, na medida em que a Doyen só recebeu 3M€ e reclama pelo menos 18,75M€ + juros de mora, pela venda do Rojo (que incluiu também o empréstimo gratuito do Nani).

2ª situação (Caso BES/BCP): Para o resultado positivo apresentado, a Sporting SAD está a beneficiar de um perdão de juros atribuído pelo NovoBanco e Millenium Bcp, que ronda os 15M€/Ano, como já tive a oportunidade de explicar.

Só nestas 2 situações estão em causa mais de 30M€ que poderiam agravar o Resultado do Exercício da época 2015/2016. Ao nível dos Activos e Passivos, surgem outras 3 situações igualmente "graves" face às 2 situações que referi anteriormente sobre os Proveitos e Custos (caso Rojo e caso BES). 

3ª situação (VMOC's): A Sporting SAD teve de recorrer a uma reestruturação financeira que envolveu um aumento de capital da SAD, passagem da SPM para a SAD (empresa detentora dos direitos de superfície do Estádio de Alvalade), e recorreu a 127,9M€ de VMOC's, que são obrigações (financiamento) que serão obrigatoriamente convertidas em acções dentro de poucos meses (1ª emissão) e dentro de 10 Anos (2ª emissão). Quanto aos VMOC's, ou o Sporting em Janeiro de 2016 arranja a maioria dos 55M€ "brutos" e 47,9M€ "líquidos" (1ª emissão de VMOC's) e dentro de 10 Anos arranja mais de metade dos 80M€ (2ª emissão de VMOC's) para adquirir a maioria das duas emissões de VMOC's, ou então a Sporting SAD passará a ser detida maioritáriamente pela Banca, ou por "investidores externos", quem sabe "investidores angolanos". Apesar de as VMOC's não serem registadas contabilisticamente como Passivo, na prática são responsabilidades que o Sporting terá de assumir se quiser manter o controlo maioritário da SAD.

4ª situação (Direitos de Superfície): Com base na informação do R&C, sabe-se que o Sporting "valorizou" os direitos de superfície do Estádio de Alvalade em 208,9M€ "brutos" e 145,5M€ "líquidos", e passou esses direitos para a Sporting SAD! Esta é uma mera operação de "cosmética" para tornar mais bonito o R&C da Sporting SAD, já que se trata de uma operação intra-grupo, sem qualquer reflexo no R&C Consolidado do Grupo Sporting.

5ª situação (Ocultação de Passivo em outras entidades do Grupo Sporting - Clube e SGPS): Tal como avisei, em 1ª Mão e em "Exclusivo", neste Blog há mais de 1 ano, a situação do Grupo Sporting é muito "grave". Essa situação foi confirmada  pelo próprio Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, na AG do Sporting realizada a 28 de Junho de 2015:

174,7M€ de Activo consolidado
487,1M€ de Passivo consolidado
(312,5M€) de capital próprio negativo
... e Prejuízos acumulados de 357,5M€
(situação a 30 de Junho de 2013)

Link: Finanças: Grupo Sporting com 174M€ de Activo e 487M€ de Passivo (em 2013)
Relembrando então as 5 situações relativas ao Sporting: 1) "Caso Rojo", 2) "Caso BES/BCP", 3) VMOC's que poderão levar à venda do Sporting à Banca ou a Investidores Externos, 4) Operação de "cosmética" com os direitos de superfície do Estádio de Alvalade, 5) Ocultação de Passivo em outras entidades do Grupo Sporting (Clube e SGPS), é fácil de perceber a "péssima" situação em que o Grupo Empresarial do Sporting se encontra, face à situação do Benfica e do Porto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

95 comentários

  1. E em relação aos 40 milhões por 10 anos? Qual a tua opinião? Boa proposta ou consideras que a longo termo poderá não se tornar tão rentável como se pensa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca o Benfica deverá vender os direitos televisivos por mais de 3 a 5 anos! Um contrato de longa duração é GESTÃO DANOSA, muito grave. O Caso do contrato com a Olivedesportos já serviu como mau exemplo.
      Além do mais a própria Autoridade da Concorrência levou a que os contratos da SportTV passassem a ter durações inferiores, e salvo erro são válidos até 2018.. 2019.

      Por outro lado, a surgir uma proposta de 40M€, pelos próximos 3 a 5 anos, só se confirma o que sempre afirmei, o JUSTO VALOR "ACTUAL" dos direitos do Benfica valem os tais 40M€/Ano! num cenário onde os direitos passassem a ser assediados pelas próprias operadores (MEO, NOS, Vodafone) e não por intermediários ou por canais desportivos.

      Se agora os direitos já valem 40M€, em 2026 (daqui a 10 anos) irão valer muito mais!
      Em 10 anos as receitas do top 20 da deloitte football money league DUPLICARAM de valor!

      Por último, prefiro de longe que surja um 2º grande player desportivo como a Altice/MEO a entrar no mercado dos conteúdos desportivos, do que vender à NOS de forma a evitar o lançamento desses 2º projecto de conteúdos desportivos. Quanto mais concorrência melhor. Mais os conteúdos do Benfica terão valor.

      Além do mais, a Altice/NOS tem canais de distribuição em Portugal, França, etc, ou seja tem um potencial muito maior de rentabilização dos direitos desportivos do que a própria NOS. Não é por acaso que acabou de pagar 100M€/Ano pela Premier League, para transmitir em exclusivo na França, Mónaco, etc.

      Por outro lado, é importante lembrar que a NOS foi sempre aliada da SportTV na estratégia Anti-Benfica, e Anti-Lançamento da Benfica TV.
      Quem viabilizou o canal Benfica TV foi a PT/MEO.

      Por todos estes motivos, prefiro um acordo com a ALTICE/MEO, por 40M€/Ano, no máximo por um contrato de 3 a 5 anos.

      Eliminar
    2. A conversa do Vieira da "sustentabilidade para as gerações futuras" leva-me a crer que será longo o contrato. Vamos ver o que acontece. Neste momento, 40 milhões por ano seria perto do valor que ganha o Valencia e o Atletico Madrid em Espanha, se a memória não me falha. Apesar de que os direitos televisivos em Espanha terem sido renegociados e espera-se que haja nova repartição dos mesmos para o ano.
      O meu desejo é que pelo menos nos aproximemos de um Atletico ou Valencia nos valores. 75 por cento do que ganham, já ficaria contente.

      Eliminar
    3. PS: Analisando a evolução do Grupo Empresarial do Benfica:
      O Benfica em 2004 facturava cerca de 50M€ de receitas operacionais.
      O Benfica em 2014 facturava cerca de 120M€ de receitas operacionais.
      O Benfica em 2024, se quiser facturar 200M€ a 250M€, e acompanhar o crescimento da industria a nível mundial, NUNCA poderá vender os direitos televisivos por 10 ANOS a 40M€/ano.

      Eliminar
    4. Para além da tendência de valorização da marca Benfica também há que descontar a inflação. Daqui a 10 anos 40M valem hoje pouco mais de 33M.

      Eliminar
    5. Meus caros,

      Na minha opinião, a independência não tem preço e acaba por compensar a longo prazo.
      Eis o que penso sobre o assunto dos direitos televisivos:
      http://aocolinhodoisaias.blogs.sapo.pt/direitos-televisivos-so-deve-haver-um-10280

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
    6. Um outro factor que me esqueci de referir no texto. Na notícia está escrito que:

      «A proposta de 40 milhões por época para garantir os direitos será decomposta em duas parcelas: 25 milhões pelos direitos dos jogos, mais 15 milhões pelo exclusivo do canal Benfica na NOS.»

      Ora isto fará não só com que se perca a independência a troco de um valor que nem é assim tão chorudo, como também torna mais difícil a BTV chegar aos Benfiquistas, obrigando este canal a ser transmitido apenas e somente por um operador. Não e não.

      Eliminar
    7. O Benfica aproveitou o momento concorrencial do mercado nos vs meo.De aqui a 5 anos poderá não existir esta disputa concorrencial. Há 4 anos atrás não apareceu nenhuma oferta aceitável, daí o Benfica ter partido para o seu projeto da BTV pioneiro único no mundo e de alta qualidade. Já na altura quer DS Oliveira quer chamaram à atenção que há falta de uma oferta que satisfizesse as pretensões do SLB, a BTV iria manter-se. Contudo apesar das virtudes da BTV o negócio do Benfica não é fazer televisão, o que requer investimento intensivo, compra de conteúdos e escala. Na médio prazo a administração tinha consciência que ou se cedia a BTV a parceiro estratégico de TV, hipótese a quando da negociação da aquisição dos direitos da Champions, ou optava pela solução NOS a que pareceu ter um futuro mais consistente. Eles é que estão dentro do meio, têm todas as informações.

      Eliminar
  2. http://www.record.xl.pt/opiniao/cronistas/rui-dias/detalhe/renato-e-um-caso-de-classe.html

    Se alguém me puder fazer um copy-paste deste texto, agradecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom vai a tugafree.com e lê o jornal online

      Eliminar
    2. Bloqueado por ordem judicial.

      Eliminar
    3. http://pt.calameo.com/read/004593199f90b8fa68143

      Eliminar
    4. Obrigadão, pessoal.

      Eliminar
  3. Caros,

    Preocupa-me alguns pontos...

    1) Custos com pessoal - mantemos o mesmo de Custos Fixos, a rubrica que caí são as indemnizações. Não entendo.
    2) Patrocinadores - mantemos o mesmo valor, com um pequena quebra até. Ou seja... Emirates paga o mesmo que a PT. Não tínhamos renovado o acordo com a adidas e revisto o seu valor? Posso deduzir desta forma?
    3) Ligeira quebra na receita TV. Com uma melhoria considerável da oferta (Liga Italiana e Francesa) - agravamento de custos, não tivemos o aumento esperado.. Continuamos sem uma descrição dos custos do canal.
    4) Acréscimo de juros no passivo remunerado. O EO serviu para abater o empréstimo de curto-prazo com o NB, mas a intenção não era reduzir o serviço da dívida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1) Custos de Pessoal. O que é que não entendes? Saiu Maxi, Lima, JJ, etc. Entrou Mitroglou e Raul Jimenez, Taarabt, Carcela etc. Nunca esperaria uma queda nos custos salariais, mas sim uma manutenção. Impediu-se foi a inflação dos salários. O Benfica continua nos 50M€/Ano. o Sporting vai subir de 25M€/Ano para próximo dos 50M€/Ano. O Porto tinha passado dos 50M€/Ano para 70M€/Ano e esta época mantém-se nos 70M€/Ano.
      2) Patrocinadores irei analisar no final da época, já que existem prémios por objectivos, valores variáveis e alguns contratos antigos estão em negociação.
      3) A BTV manteve-se praticamente igual. 7,3M€ para 7,1M€. Isso é uma variação residual. o 1º trimeste é sempre o mais baixo em termos de receitas de TV.
      4) Espero que o Serviço da dívida possam começar a baixar quando forem emitidos mais empréstimos obrigacionistas com taxas de juro abaixo dos 4,5%, para substituir empréstimos que rondam os 6% a 7%, e que terminam em 2016.

      Eliminar
    2. Onde estão os valores da PT vs Emirates?

      Eliminar
    3. Eagle,

      1) Julgava que iríamos ter uma poupança relativa nos CF com C.P, só isso. Achava que Enzo, Lima, jj e maxi pesavam bastante..
      2) Ok, aguardemos pelos 12 meses. Estava esperançoso que o prémio à cabeça da Emirates fosse elevado, assim como a renovação com a adidas (confirma-se?) fosse reflectir-se no momento zero.
      3) Sim, mas o período homologo é o mesmo. O melhoramento da oferta obrigou a aumentar a despesa com o canal, estamos a inverter o caminho da Receita.

      Eliminar
    4. @Eagle, a contratação de atletas com vencimentos elevados têm que ser de qualidade indiscutível, pessoalmente acho gestão "danosa" quer os camiões de jogadores quer a contratação por preços elevados de atletas que não dão garantias "plenas" à partida, incluo neste contexto Taarabt, Carcela e Jimenez, mais a dezena e meia de atletas que foram emprestados. No meu entender o Benfica tem que ter um plantel A com 25 atletas, 5 a 6 de qualidade média de preferência jovens, 13 a 14 de média alta, e 3 a 4 de excelência (Gaitan, Salvio, Luisão e Jonas), com os ordenados correspondentes à qualidade dos citados. Depois um plantel B com 18 jogadores com ordenados na ordem dos 5 a 10 mil euros mensais e os restantes da formação de juniores. Podendo estar emprestados um jogador por posição em clubes onde possam jogar e que o clube tenha a percepção que num espaço de 2 a 3 anos irão integrar o plantel A do clube.
      No contexto de criar um fluxo criativo nas tomadas de decisão da constituição do quadro de jogadores do Benfica acho indispensável a venda de toda a "carga pesada". A tomada de decisão exige estruturas simples e compreensíveis, não falo só na constituição do plantel falo de todo o organismo Benfica (o que até pode se ruma realidade)! Mas o Benfica precisa de ter poucas pessoas nos locais de decisão!!

      Concordo em Absoluto com tudo o que escreves-te sobre os direitos televisivos.

      Eliminar
    5. moléculas, já me manifestei em posts anteriores sobre a questão da política de contratações nos últimos anos.
      A minha opinião já é conhecida, e tens uma opinião semelhante.

      Eliminar
  4. "Ena pá sim sanhores", não fora isto futebol e vocês eram os campeões 2015/2016. Felizmente que o futebol é dentro das 4 linhas e aí já demonstramos 3 vezes ter uma equipa muito superior. Apenas no último jogo houve mais dificuldades devido ao autocarro vermelho com os extremos a fazerem uma cobertura quase perfeita aos laterais do Sporting. Atacar? Para quê? Mas, há que dizer em abono da verdade, que a competição é injusta porque nós temos um treinador e vocês têm um Prof. de Educação Física que pergunta aos jogadores no fim dos jogos o que acharam da exibição. Não tarda vão fazer auto-avaliação também e quem se portar melhor é que joga. Na escolinha tambem era assim. Eu entendo têm que se agarrar a algo. Só os outros é que fazem negócios escuros e com dinheiros duvidosos. Mendes, Peter Lim, Isabel dos Santos, o clube da Brasa e por ai fora. E pronto podem-me agora responder com a ladainha dos árbitros (mas só à capela que não estou para grandes fandangos), do tonel (deviam ter vergonha na cara por insinuar tal coisa) e dos mitómanos (menos em finais da Taça de Portugal), dos ladrões , (mas não daqueles que roubam camiões), dos copiões (descobrimos agora que o futuro passa pela formação! e já somos os melhores do mundo!) e, sobretudo, dos calimeros (atenção só dos que não se deixam comer de cebolada). Saudações Leoninas. Tiago Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago o único comentário a fazer é que o meu "amigo" é simplesmente estupido! Esta análise financeira é feita, regularmente, neste blog independentemente dos resultados desportivos que o Benfica está a ter. V.exa com a azia de ver a situação financeira em que está o seu Desportivo do Lumiar é que sentiu a necessidade de vir fazer comentários estupidos e desenquadrados do tema deste post.
      Adiante ...

      Eliminar
    2. "Felizmente que o futebol é dentro das 4 linhas"

      Também acho.

      Bicampeões. 34. Oitavos da Champions
      13 anos sem ver o padeiro. 19. Liga Europa.

      Eliminar
    3. 13 num determinado contexto, porque se andarmos um pouco mais para trás, verificamos que os lagartos foram 3 ( 1+1+1) campeões nacionais nos ÚLTIMOS 35 ANOS...

      Eu se fosse do zbordem, também ficava lixado ...

      Eliminar
    4. pelo contrario,

      o sporting é o melhor clube do mundo, nunca enviou dinheiro para contas de arbitros, pagou sempre a tempo e horas salarios, nunca rasgou contratos com ninguem, nunca incendiou bancadas de outros estadios, nunca escondeu contas, nunca teve presidentes aldraboes, nunca teve presidentes que nunca mentiram, nunca teve ligacoes duvidosas com agentes ou clubes, nunca teve projectos vivamente criticados por seus ex-presidentes, etc...
      Sempre teve os melhores treinadores, os melhores jogadores, melhores presidentes, melhor situação financeira, melhor estadio, maior numero de adeptos, maior receitas, maior grandeza, maior numero de socios, maior reconhecimento no estrangeiro, mais titulos, mais estabilidade, mais tudo.

      sporting os arautos da verdade com apenas anjinhos onde tudo o que é vermelho é do diabo e tudo o que é feito e dito por um homem que ODEIA o Benfica é considerado verdadeiro e santo.

      Dão pena. Este ano as faixas estão entregues, vai la comemorar... não sei porque vens ainda aos blogues que tu tanto desprezas ? :)

      Eliminar
    5. Lol. Só li as primeiras 3 linhas

      Eliminar
    6. @Antonio o meu comentario era mais dirigido ao ambiente de euforia que se vive em relacao aos r&c de um modo geral do que deste post em particular. Escrevi-o em tom de provocacao porque tem mais piada quando e assim. Mas aceito a critica de que, de facto, este tipo de analise e recorrente aqui independentemente dos resultados da equipa. Quanto ao ser estupido, aceito completamente, ate a minha mae mo diz as vezes e e minha mae! @ Mr. Shankly O meu ponto e que, objectivamente, o Sporting tem mais futebol que o Benfica e que o Porto este ano. Nao porque o plantel e superior, mas porque o treinador e superior aos outros. Ponto! (ao estilo Bruno de Carvalho). Mas tem de se agarrar a alguma coisa neste ano de futebol de autocarro vermelho estacionado em frente a baliza, nao e verdade? @Catedratico da Pichelaria Nao viva tanto no passado. Nao lhe faz bem. Deixe que as tecnicas de "mindfulness" entrem na sua vida e vera que viver o presente e a chave para a felicidade. @Anonimo Nunca disse que a historia do Sporting esta cheia de santos. Nao esta, tenho nocao disso. O Pereira Cristovao foi exemplo disso. Uma personagem execravel que felizmente ja foi escorracada do clube. O meu problema e com esta ladainha de adepto tapado das ideias (e ha-os em todas as casas), de que so os outros e que sao sujos. Nos somos muito limpos e quando ganhamos e sempre com etica e moral. Se nao percebeu isso no meu comentario, tera de combater o analfabetismo funcional latente que o assola. Ultimo ponto, se odiasse este blog nao comentaria aqui. Sigo alguns blogs, poucos, de todos os clubes, sempre e quando encontro inteligencia e liberdade para discutir. Saudacoes Leoninas lider do campeonato (Essa das faixas encomendadas e muito boa. Quando exultam os lances que supostamente favorecem e ignoram olimpicamente os que prejudicam, como e o caso, por exemplo, do jogo com o Tondela fica muito facil suportarmos qualquer tese. Sao os tais adeptos tapados. Os ingleses tem uma boa expressao para isso: cherry picking!) Tiago Rodrigues :)

      Eliminar
  5. Podemos então extrapolar valores da BTV?
    Se no 1° trimestre facturou 7.1M, e teoricamente é o periodo mais fraco no que toca a estas receitas, significa isso que no final da epoca teremos uma receita a rondar os 30M?
    Sei que são comtas de merceeiro, e de alguém que percebe pouco deste assunto... mas se assim for, um contrato de €40M/ano mesmo que seja a 5 anos não me parece um grande acto de gestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís,

      Sim, mas só estás a ver a prespectiva da receita.

      Faltam deduzir os custos com o canal (direitos da BPL, Liga Francesa, Italiana, pessoal, estrutura, transmissão, etc..).

      Diria, embora não tenhamos os custos individualizados, terás um aumento de 90 a 100% de lucro com essa oferta que falas.

      Eliminar
    2. Luis Ribeiro, seguindo a tendência da época passada....
      A BTV o ano passado facturou 7M€ no 1º trimestre, e acabou a época com 34M€/Ano.
      Nos últimos 9 meses facturou uma média de 3M€/mês.

      Eliminar
    3. Sobre o assunto "€40M"... depois de ter lido a noticia do expresso... se já tinha duvidas (devido à duração proposta), agora tenho certezas!
      Ora, valorizam os jogos em 25M (o que a BTV já paga ao Benfica) e pagam mais 15M para ter exclusividade, ou seja, querem monopolizar o futebol centralizando num só distribuidor mas fazendo um centralização indecta pois o Benfica negoceia à parte. Além de que iam limitar o acesso à BTV a milhares de benfiquistas. Mais, iam fazer com que os outros ditos grandes mamassem à custa do Benfica devido às clausulas que têm no contrato feito com a NOS.

      Não aos 25M/ano... que é apenas mais 3M do que o Oliveira tinha oferecido.

      Eliminar
  6. Comentando o que me toca o SCP,
    Alguns reparos:-
    - os custos com pessoal passaram de 6,987 para 11,676 e não de 5,7 para 11,7 (compreendo a ginástica afinal aqui o objetivo é equiparar os custos).
    - as VMOCs não são só virtudes são remuneradas a uma taxa de 3,5% ao ano salvo erro (este número é de cabeça), aqui não há almoços grátis.
    - nestes 11,676 de custos no 1º trimestre estão incluidos 0,648 em prémios pagos a equipa e treinadores.

    Logo assim tipo contas de merceeiro como as que tentas fazer (sem sucesso diga-se) os CCP passaram de 7M€ para 11M€ que como deves saber não é o dobro extrapolando para um ano teríamos valores a rondar os 44M€ e não os 50M€.

    No entanto é óbvio o grande aumento feito devido à contratação de JJ (5M€ ano + prémios) as renovações efetuadas (J.Mário, Slimani, Jefferson) e as novas contratações Aquilani,Teo, Bryan Ruiz.

    Outro fator que pesa são as gorduras atualmente na equipa B (Labyad, Voila, Salomão, Rosell, Cissé) aqui estaremos a falar numa massa salarial anual de ~4M€ só o Labyad representará + de metade desse valor.

    Relativamente à Doyen partes de uma premissa errada ... que o SCP já perdeu o processo ... relembro-te que ainda não houve decisão do TAS e que a mesma é desconhecida de todos!

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, o que está em causa no caso Rojo tem apenas que ver com critérios de prudência contabilistica que, em casos como este, são aconselháveis. Normalmente, em caso de conflito sem certeza que nos seja dada a razão, provisiona-se o valor que poderemos ter de vir a pagar em caso de derrota. Neste caso isso não aconteceu

      Eliminar
    2. Meu caro tudo certo no que diz, o SCP baseia-se num parecer de uma entidade externa para justificar o não aprovisionamento para o caso Doyen, não temos razões para duvidar a não ser por razões "futebolísticas", em termos de gestão foi tomada uma posição fundamentada (concorde-se ou não é outro assunto).

      O SLB nos seus r&c menciona sempre os proveitos brutos da BTV mas quanto aos custos nada se sabe ... eu pergunto qual a coerência de criticar uma decisão de gestão pontual da CD do SCP vs o "encobrimento" tácito das despesas que o SLB tem com a BTV em todos os seus R&C !?

      Eliminar
    3. O que têm os custos da BTV, que estão incorporados juntamente com os restantes custos de exploração, a ver com a falta de provisão nos resultados do Sporting?
      Por acaso leu o tal parecer da "entidade externa"? Não leu, pois não? E que entidade foi essa? A empresa falida do BC?

      Eliminar
    4. Este Sérgio é burro ou então pior que isso quer fazer dos Benfiquistas burros.

      Página 3 (não é preciso ir muito longe) do relatorio do teu clube caloteiro:

      30.Set.14
      Gastos com o pessoal (5.612)

      O Benfica Eagle até foi meiguinho e vos ajudou... colocou um 7 quando deveria era ter escrito 5.6 pela lei do arredondamento.

      OH meu ganda mentiroso as VMOC's graças às maringosas do teu clube caloteiro só têm que ser pago juros das mesma em caso da vossa patética empresa distribuir dividendos, o que nunca acontecerá.

      Nestes 11.676 estão tudo o que se tem de pagar aos funcionadores da SAD. Queres agora andar a removar custos ou que ? ?? Olha vai ao ano passado e há 2 anos e remove os prémios dados aos jogadores e treinadores para ver que afinal os nossos custos com o pessoal não era assim tão elevado...Patetico estes lagartos sempre a tentarem esconder , sempre a meter numeros debaixo do tapete

      Em relação à Doyen ele parte da premissa que a SAD do sporting pode PERDER!! o que é normal, pode perder ou pode ganhar (nao ha outro resultado do processo)...Como pode perder DEVE criar provisões, o que NUNCA foi feito porque convem apresentar resultados , mostrando o Mitomano como o genio da reengenharia financeira e assim retirar a possibilidade de vir ainda ter problemas devido ao fair-play financeiro.


      Vai lá para os teus blogeus tentar enganar o teu povo....

      Eliminar
    5. O SLB constitui alguma provisão para a divida +6M€ reclamada por Vale Azevedo !? não pois não porque!? decisão de gestão baseada em pareceres certo !?

      Agora volte a reler o que escrevi sobre a BTV com mais calma a ver se consegue perceber a questão da "coerência"!

      Eliminar
    6. Agora o Sérgio anda a defender a posição da Sporting SAD dando o exemplo da Benfica SAD haHAHaHaHHAhAhahA

      Agora o sporting já não se mostra com ares de superiores, diz que se o Benfica assim o fez pois não há problema eles o fazerem.

      O que uns fazem não tem nada a ver. Tu que es sportinguistas achas que o Benfica pode tomar decisções incorrectas ou não ?
      a Sporting Sad DEVIA ter criado provisões e ponto final e escusas de vir com o exemplo de quem quer que seja.

      Eliminar
    7. última resposta ... eu deu um exemplo, a justificação da tomada de decisão do SCP dei em resposta ao comentário do António.

      passe bem e não se esqueça de tomar a medicação.

      SL,

      Eliminar
    8. Benfica Eagle a minha critica inicial estava errada eu comparei com os CCP do último de trimestre 2014/2015 ao contrário de ti (que bem) comparas-te com o 1º de 2014/2015.

      Assim sim os custos neste trimestre duplicaram como disseste.

      Eliminar
    9. Pois é, Pois é caro "Sérgio".
      Ás vezes podem de facto existir gralhas em algum valor, mas tenho sempre o cuidado de verificar pelo menos 2 vezes cada rúbrica.

      Os custos de pessoal irão duplicar em apenas 1 época. o Sporting caminha para um valor próximo dos 50M€/Ano, e ainda falta considerar Bruno César, Schelotto, possível renovação com William Carvalho... e quiça a proposta milionária, embora pouco provável de ser aceite, ao Carillo!

      Quanto aos VMOC's, como já bem explicaram, o Sporting só pagaria juros dos VMOC's SE A SAD DISTRIBUISSE LUCROS, algo que dificilmente fará. Na prática é a mesma coisa que afirmar que são empréstimos a CUSTO ZERO.
      Quanto a empréstimos bancários do BES/BCP, taxas de juro a rondar os 2% é uma anedota, quando as empresas pagam a 6% ou 7%.

      Eliminar
    10. Benfica Eagle,

      As coisas ficam ano após ano pior.

      Este ano no relatório dos caloteiros já aparece uma nova redução dos juros. Tiveram uma poupança de cerca de 300mil euros:

      "A redução dos gastos financeiros com juros suportados com empréstimos bancários decorre essencialmente da contratualização da reestruturação financeira. "

      Isto é ridículo. Não tarda e os bancos e que vão pagar ao Sporting para lhes emprestar dinheiro...

      Eu vou começar a ser apologista das reestruturacoes financeiras. Todas as SAD deveriam fazer uma em 2016 e os bancos deveriam oferecer portanto um perdão de juros a todos as SAD e todas as SAD's além disso deveriam receber 128M em VMOCs nas mesmas condições para que respirem uma saúde financeira brutal.

      Era da maneira que passávamos os italianos e quiçá alemães num ápice no ranking da UEFA.

      O sérgio deve querer é esconder a verdade sobre a pouca vergonha que o Sporting tem sido beneficiado no período de maior crise das últimas décadas. Isto no blogue da geração Benfica não há Rui santinhos...as verdades são para dizer. Ao menos nos temos juros astronómicos mas pagamos cada cêntimo por muito que nos custe. Quando a nossa facturação for igual ao passivo veremos quem irá dominar o futebol português....

      O Sporting apenas se podia elogiar pela descida de custos..agora já nem isso. Apenas tem juros irrisórios

      Eliminar
    11. Existe uma rubrica no passivo bancário corrente dos lagartos que se chama "descoberto bancário" no valor de 26,8M que também já existia o ano passado.
      Os bancos costumam cobrar juros elevados por descobertos bancários. Porque razão não são cobrados juros por esse gigantesco "empréstimo encapotado"?
      Os fornecedores também têm quase 10M de dívidas correntes assim como as contas de remuneração e prémios a colaboradores. Está bonito!

      Eliminar
  7. Sem querer analisar objectivamente este Relatório, creio que o esforço de querer baixar o Passivo e estabilizar o clube financeiramente só se vai notar de forma mais considerável no próximo ano...

    1 - Aumento de receitas Operacionais por parte de Patrocínios, Direitos Televisivos etc.., mas que só nos 2 próximos Relatórios finais é que se vai ter a real noção desses mesmos aumentos;

    2- Neste momento o Benfica tem quase 2 equipas de Futebol, entre jogadores que já treinam na principal, emprestados e da B que estão em altura de subir de escalão. Esse é mais um dos objectivos com a contratação de RV, fazer uma triagem ao longo do ano para vender e assim baixar o número de jogadores.

    3- No próximo ano, e devido também à boa campanha na Champions (a grande montra Europeia), o Benfica vai vender seguramente alguns jogadores importantes (Gaitán, Sálvio), até porque estão na altura de serem rentabilizados, mas apenas se irá ao Mercado pontualmente para colmatar estas perdas, principalmente a de Gaitán. Acredito que um lateral esquerdo e um central.

    Mas as saídas serão seguramente superiores às entradas, de forma a fazer um bom encaixe financeiro, e isto devido ao tal excedente de jogadores que existem...

    4- A junção dos dois pontos anteriores, diminuir o número de jogadores ligados ao clube, vai permitir uma baixa considerável nos custos com pessoal e aquisições...

    5- Se juntarmos tudo temos uma baixa de custos e aumento da receita...

    6- Renegociação da dívida de curto-prazo para Médio e longo-prazo, a taxas de juro mais baixas de forma a baixar os custos financeiros....


    No meu entender este é o caminho para os próximos 5 anos, mas este esforço e caminho que foi traçado só se vai conseguir deslumbrar no final do ano 2016/2017...

    PS - Digo 5 nos porque será o final do próximo mandato de Vieira, caso ganhe as próximas eleições, e aí já a rondar os 71/72 anos, será altura de passar a pasta, e eu gostaria que fosse a Rui Costa, um verdadeiro BENFIQUISTA...

    ResponderEliminar
  8. Pq concorrência desleal?
    Eles negociaram com os bancos e obtiveram esse perdão de juros. Se não for ilegal não vejo mal nisso. Se for ilegal as autoridades que investiguem e punam. Agora desleal? Tivéssemos nós capacidade para receber tb perdão de juros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se eu fosse a unica pessoa em portugal que tivesse obtido um perdão de juros na minha hipoteca da casa não achavas isso desleal ??? enquanto tu e os restantes mortais teriam que continuar a suar do bigode de modo a terem que pagar a vossa casa ?


      Se fosse assim caia tudo em cima de mim! Entre as SADs é o mesmo...Tivessem todos os outros capacidade para receber tb perdão de juros e já não ninguem falaria...

      Sabes porque é que eles receberao e os outros não ? Porque se não fosse o perdão de juros o Sporting falia...E se falisse o que ganhavam os bancos com isso ? NADA/...O dinheiro que emprestaram ao sporting desaparecia...Ao menos assim não recebem juros do sporting mas ainda ficam com a possibilidade de reaver os emprestimos que fizeram!!! é por isso que não é ilegal! AS VMOC's foi uma maneira de dar tempo ao sporting...E claro dos bancos terem desta feita uma contrapartida em caso do sporting realmente não conseguir pagar.

      Isto é um nojo. Nenhum outro clube desceu tão baixo como o sporting e é tão ajudado pela banca, seja Braga, Benfica, Porto, Setubal, etc...... é completamente concorrencia desleal! EntendeS?

      Eliminar
    2. Pedro, o Anónimo respondeu e bem o que penso sobre essa situação.
      Concordo com essa opinião.

      Não é concorrência ilegal, é sim concorrência desleal.

      15M€ a menos nos custos financeiros, equivale a evitar vender um Bernardo Silva em cada época!

      Eliminar
  9. Daqui deduzo que já desde 2013 que prevês a queda do Sporting. Bem, entretanto chegou BC ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting estava falido e ia fechar as portas. Foram os bancos que o salvaram não o BC.
      Em Espanha ou França tinha falido.

      Eliminar
    2. António Pestana, que "arte mágica" irá Bruno de Carvalho arranjar para recompor os mais de 300M€ de capitais próprios do Grupo Empresarial do Sporting????

      As facturas estão lá para serem pagas, e em 10 anos ainda vai ter 100M€ a 150M€ perdoados em juros.
      Mesmo com esse perdão como é que o Sporting paga 500M€ de Passivo com Activos a rondar os 150M€????

      O Passivo do Sporting é o TRIPLO do Activo!!!

      Eliminar
    3. SR.pestana cumpra com a sua palavra segundo a qual,se o Glorioso ganhasse em Braga o Sr. Deixava de aqui comentar:)

      Eliminar
    4. A única diferença do BdC em relação aos anteriores é eu ele vendeu o clube a terceiros e os anteriores tentaram por tudo, manter o clube nas mãos dos sócios. Isto não tem qualquer problema desde que os sócios estejam conscientes do que se passou.

      Eliminar
  10. Continua a saga das análises aziadas às contas do Sporting...

    Se queres beneficiar de algum "perdão" de juros da banca, vai junto desta e negoceia condições como as que o Sporting se sujeitou após a gestão tresloucada de Godinho Lopes e Bettencourt...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual negoceia? O Sporting não negociou nada. O BES sabia que levava 0 se cobrasse juros, porque o Sporting ia ao fundo. Em vez disso, a dívida converteu-se em VMOC, não remuneradas. Na prática, o Banco vai passar a ter capital na Sporting SAD.

      Eliminar
    2. Acho piada a comentários desse género "anónimo".. Análises "aziadas" em que???
      Se alguém tem de ficar aziado com esses números do Grupo Sporting são os adeptos do Sporting. Não serei eu.
      Eu apenas me limitei a avançar com essa informação em 1ª mão, e o Bruno de Carvalho foi forçado a reconhecer e a confirmar os números.

      Informar a REAL situação do Sporting é "aziar"???
      Eu ficaria chateado é se o Benfica tivesse 150M€ de Activo e 500M€ de Passivo.
      Isso sim é que me deixaria incomodado, mas o "problema" é do Sporting.

      Por fim, não será seguramente a esconder de novo os R&C's Consolidados do Sporting que Bruno de Carvalho irá resolver esse assunto. Tentar esconder o lixo debaixo do tapete não resolve o problema :)

      Eliminar
  11. E a diminuição de 43% da quotização não te preocupa?
    E 200 M de empréstimos a acabar em 1 ano, achas que pode ser problema?
    Por fim uma dúvida: pqe temos de pagar 5M à meriton por causa da venda do rodrigo? afinal pagamos a quem vendemos?

    ps: esta era uma boa altura para esfregares na cara quem perguntou pela venda do ivan.ahah

    pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 75% das quotas passou para o club Pedro...

      rui

      Eliminar
    2. Isso já aconteceu há uns anos, não sei ao certo qual, mas não foi agora. Mal estaríamos nós se os 576mil euros do ano passado (1º trimestre) correspondessem a 75% da quotização.
      Mas estou preocupado com isto. Em 2009/2010 recebemos 12M (até mais acho). O ano passado entre 9/10M. Agora com esta quebra vamos para os 5M. É uma quebra gigante.
      Espero que não seja por causa do cartão que custava 5euros e muita malta ficou chateada com isso.

      pedro

      Eliminar
    3. 1- se fores às contas do clube podes ter uma percepção de quanto recebemos de quotização. as da SAD têm vindo a descer há já uns anos devido ao que sabemos e bem na minha opinião.



      2- não é problema. alias a estrategia do clube já tem vindo a ser passar o passivo corrente para não corrente. O ultimo EO baseou-se nisso.

      3- nao te sei responder e é uma boa questão.

      Eliminar
    4. 1- Quotizações agora vão para o clube.
      2- empréstimos de curto prazo, irão passar, em parte, para o médio prazo, quando as taxas de juro baixarem um pouco mais.
      3- o Benfica recebe o dinheiro do Valência e entrega a verba à Meriton. É assim que tem de ser feito em termos contabilísticos, e isso já foi explicado pelo MaisFutebol.

      Eliminar
  12. COMENTÁRIO VISTO NA NET

    ""Porque será que todos nos querem patrocinar, todos querem transmitir os nossos jogos...todos querem o Benfica?...
    Maior que Portugal!

    Podem tentar estragar o futebol e voltar a sujar campeonatos...mas nunca conseguirão ser alguém...muito menos comparar-se ao Benfica!""

    ORA RESPONDENDO A ESTE CARO COMENTADOR
    A RESPOSTA É SIMPLES

    AO FALARMOS NO BENFICA ESTAMOS A FALAR
    NUM HEPTA (SETE) FINALISTA DA LIGA DOS CAMPEÕES
    QUE JOGOU FINAIS COM BARCELONA, REAL MADRID, INTER DE MILÃO, MANCHESTER UNITED
    MILÃO, PSV,
    NÃO CONTANDO MAIS TRÊS FINAIS DA LIGA EUROPA
    JOGADAS COM ANDERLETCH, CHELSEA E SEVILHA

    E ESTAMOS AINDA A FALAR NO MAIOR CLUBE PORTUGUÊS
    EM TERMOS SOCIAIS
    QUE TEM TANTOS SIMPATIZANTES EM PORTUGAL
    COMO OS OUTROS DOIS JUNTOS. (ESTUDOS MAIS RECENTES
    JULGO ATÉ QUE JÁ DESTE ANO)

    SÓ NÃO PERCEBE ISTO QUEM ANDA A BEBER DO TONEL
    E NÃO VÊ NISTO NENHUM WAKASO. EHEHEHEHEHE WAKASO ???? EHEHEHEHEHEEHEH

    ResponderEliminar
  13. Nova campanha bancária. Não deposite na Madeira (porque a madeira pode arder). Deposite antes no tonel (mais seguro porque nas adegas ladrão não entra)

    ResponderEliminar
  14. Benfica Eagle

    Tens alguma justificação par o Benfica continuar a não descriminar os valores da BenficaTV?

    É que assim (sem conhecimento das despesas) é impossível saber se ter os jogos do Benfica na BTV é ou não rentável, e senão compensaria mais vender os jogos a uma operadora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óbvio que os lucros pós despesas, custos andarão nos 15/17 milhões !!

      Assim como é óbvio que nunca que nunca a Nos / Meo / Vodafone... irão ofercer mais que 25 milhões por época.

      E que é evidente que não irão poder fazer, poder assinar 'contratos' de 10 anos !!

      Eliminar
    2. DSO já afirmou que os custos andam na ordem dos 9M/10M/ano. É preciso repetir sempre a mesma coisa?

      Eliminar
    3. Anónimo

      Palavras levam-nas o vento, eu quero algo escrito e ratificado por um ROC, é assim que funciona quando as coisas são transparentes

      Eliminar
    4. Anónimo 12:30, DSO também disse que o Benfica atravessava uma excelente saúde financeira e recentemente o ald***ão já vem falar em sustentabilidade. Já deverias saber que hoje o que é verdade no Benfica, amanhã é mentira. Ou seja, o que a "super-estrutura" diz, não se escreve.

      A.Martins

      Eliminar
    5. QUID os custos de 17M foram os custos com o pessoal no teu clube corrupto.

      Pára de dizer disparates.

      Se fosse obvio ja terias dado a prova desses numeros.

      Kfaka os resultados liquidos são superiores a 20M, só não sabemos quanto, mas têm presente que os custos não serão inferiores a 11M, mas não sabemos quanto é. Mas que interessa isso?

      O que interessa é as receitas e é nessa base que andamos a receber propostas de certas entidades e não na base dos nossos custos !

      Eliminar
    6. Gosto que os adeptos do Porto estejam muito preocupados com a situação da BTV. É bom "sinal" :)
      De facto muita coisa mudou em poucos anos, porque há uns 5 anos lia que o Joaquim Oliveira fazia um "favor" ao Benfica em pagar os 7,5M€/Ano.

      Quanto aos custos da BTV, no máximo rondarão os 10M€/Ano a 12M€/Ano, já com Premier League, Liga Francesa e Liga Italiana.

      Eliminar
  15. Eagle,

    Antes de mais os meus elogios ao post sobre a projeccao do plantel para 17/18. Sem duvida o melhor post dos ultimos tempos.
    Este tipo de analises ( projeccao a medio/longo-prazo, encontrar/definir solucoes para diversos tipo de cenarios que poderao ocorrer no futuro) sao realizados pelas grandes empresas de topo e atraves deste tipo de analise se manteem na rota do sucesso, pois jogam na antecipacao do que ira acontecer futuramente. E isto que falta a Rui Costa ??? a estrutura ??? Nem para a proxima epoca tem um plano delineado quanto mais apra 17/18.

    Ora, reconheco a excelente competencia da direccao do Benfica em trabalhar a medio/longo-prazo em aereas com marketing/infrastruturas/modalidades/formacao e financeira ( excluindo o futebol ).
    Relacionado este post com o da projeccao do plantel 17/18, vejo que a falta de uma politica/planeamento no futebol senior ira ter grandes sempre consequencias na parte financeira do mesmo.
    Creio que a grande maioria concorda conmigo que temos uma ausencia de politica para a equipa principal. Nao me venham com a propaganda da formacao, quando continuamos a comprar barretes marroquinos, jogadores sem qualidade para a equipa B, a fazer favores ao Mendes e At.Madrid e a vender putos da B a Monacos e Valencias desta vida.( o preco de venda de um Joao Cancelo e' depois compensado com a compra de metade de um Jimenez ? O Mendes la sabera )
    Ora coloquemos o seguinte cenario ( que a mim ate a data, se nao vir melhorias no futebol jogado me parece quase certo de acontecer):
    - Ficar em 2o ou 3o lugar
    - 8os ou 4o da champions
    - Vencer Taca da Liga

    Descartamos ja a Taca da Liga, pois e uam competicao que em termos financeiros nao nos da muito.
    Nao sendo campeao, nao obteremos receitas iguais a epoca anterior ( Benfica TV, Bilheteira, outros). No verao, aquando a venda de jogadores, nao sairao com rotulo de campeao, logo uma certa desvalorizacao ( excepto se realizarmos uma excelente champions).
    Aqui o ponto positivo em relacao a epoca anterior trata-se da prestacao na Champions. Aqui ja conseguimos superar as receitas do ano passado e caso o porto seja enviado para a taca Uefa podera nos favorecer ainda mais, devido aos direitos televisos.

    Fazendo assim uma previsao de acordo com este provavel cenario ( nao ser campeao e $$$ da Champions), obeteremos mais ou menos as mesmas receitas do ano passado no entanto ( viva DSO), motivos de celebracoes: zero !

    Se realmente existesse uma politica/planeamento desportivo o Benfica poderia estar bastante melhor em termos desportivos ( mais titulos) e financeiros.

    Wey

    P.S.

    Texto pode estar confuso, uma vez que o fui escrevendo em algumas pausas de trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wey, prevejo que os proveitos operacionais possam subir face à época passada, principalmente devido às receitas das competições europeias + marketpool da UEFA.
      Quanto à política desportiva, de facto tem sido algo confusa nos últimos anos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Tudo bem feito e analisado, com um quadro exemplar. Falta, apenas, na minha opinião, e pode ser num quadro à parte, os valores das contratações por cada temporada.

    O Benfica gastou cerca de 16 ME, o Sporting perto de 11 e o Porto... 45 ME.

    Na época passada, o Benfica andou pelos gastos de 28 ME, o Porto 55 e o Sporting, com comissões a empresários incluídas, pelos 24 ME.

    Se quiseres mando-te os dados e fazes um quadro à parte, porque acho que seria bom ver isso plasmado num quadro, com valores do plantel e tudo ali.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ideia.

      Eliminar
    2. Val Kilmer, as contratações são consideradas nas AMORTIZAÇÕES.
      Um jogador quando é contratado por 10M€, com contrato de 5 anos, é Amortizado a 2M€/Ano. Somas todos os jogadores, e tens o total de Amortizações.
      O que interessa, no Balanço e Demonstração de Resultados é a evolução do investimento TOTAL em jogadores, e não apenas o investimento de 1 época apenas, evolução essa que é reflectida na evolução das Amortizações Anuais.

      Eliminar
    3. Acho que te Enganaste no valor de investimento do Sporting na época passada. De resto parece-me bem

      Eliminar
  17. 1- Um acordo de reestruturação financeira , é mesma coisa que ser "FMIazado" , o Sporting aceitou e tem um administrador na SAD pelos bancos que serve de regulador , nomeadamente Guilherme Pinheiro da KPMG. Na altura foi possível , por esforço de Bruno de Carvalho um acordo vantajoso para o Sporting que hoje pela situação dos bancos é impossível Benfica ou Porto aderirem , antes não dava jeito por teriam de ter um abate muito agressivo nos custos que foi o que o SCP fez nos últimos 2 anos , ontem o que era muito duro hoje é chucha, mas já não chucha para ninguém porque os bancos deram o berro. É isto que chama de concorrência desleal.

    2- Você afirmou que em Janeiro o Sporting iria perder a maioria da SAD caso o clube não conseguisse os 50M para pagar as VMOCs , estamos a aproximar-nos de Janeiro , quero ver o que vai dizer se o SCP não perder a maioria da SAD.

    3 - Chama operação de comética à passagem da SPM para a SAD do SCP , bem a SPM são as superfícies não apenas do Estádio como também do multidesportivo , e são dos terrenos mais valiosos em Portugal. Falou nisso mas não chama cosmética ao facto do Benfica e do Porto este último tem 65% e o Benfica 100% do estádio na SAD ao contrário do Sporting.

    Um banco nada faz com um estádio porque não há forma de liquidar um estádio , seria simplesmente prejuízo pois teria ainda de ser abatido com a agravante dos terrenos não pertencerem sequer ao Benfica e ao Porto. Os estádios são cosmética sim para servir de garantia para empréstimos bancários mas são impossíveis de liquidar.

    Agora quando falamos de ativos vendáveis , falamos de jogadores e terrenos , ou seja a SPM do SCP cabe aqui , ao contrário do Benfica que no seu super de 400 e quantos milhões inclui o seu estádio , quer mais cosmética que isto ??

    4- O Sporting já perdeu o caso Doyen ?? Tem a certeza que vai perder ?

    5 - Gostava que saber porque não questiona a razão pela qual o Benfica não anuncia os custos da BTV.

    Depois dos 10M da Adidas , os 15M dos miúdos , os 8M da Emirates , agora temos os 40M da NOS.

    O verdadeiro presidente do Benfica é o João Gabriel , está mais que visto que é ele quem define a estratégia do clube que passa pela hyperbolização da marca Benfica de modo a cobrar mais caro as marcas que se queiram associar posteriormente. Não condeno estratégias dos clubes , fazem o que podem para defender as suas "terras" , e até me parece uma estratégia válida , já que não mentem , lançam apenas pela comunicação social e depois omitem essas receitas no RC. Isto tem é um problema , é que terá de haver uma dinastia Vieirista para manter a mentira , não vá alguém haver uma auditoria...

    Não questionou os 3.2M que aparecem da Fly Emirates pelas camisolas da formação (!!!!)???

    Será que tem medo de descobrir que o Benfica nada recebe pelo sponsor da Fly Emirates e apenas usa o nome para fazer dinheiro nos torneios de verão e fazer os 3.2M de "patrocínio" ??

    Da minha parte , se o Benfica repetir a pré-época que fez este ano , tiro as minhas conclusões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é um blog Benfiquista?
      O gordo mentiroso declara guerra ao SLB e vocês permitem comentários destes?! vergonha, tenham vergonha...
      saudações Benfiquistas
      Renato

      Eliminar
    2. Fly Eagle2/12/15 13:42

      1. O sporting tem 130M de passivo bancário e paga 0 de juros. O ano passado igual. Normal...
      2. Os acordos escritos são para cumprir. Oh wait…
      3. Já sei. O passivo desapareceu das empresas do grupo. Foi-se!
      4. O sporting já ganhou e a Doyen vai ter de devolver o dinheiro que recebeu… Os contratos assinados não valem o papel em que estão escritos…
      5. Os custos da BTV andam à volta de 9/10M por ano. DSO dixit. Sob um ponto de visto contabilístico é difícil separar com rigor os custos já que muitos desses custos estão inseridos num "bolo administrativo".
      6. Os proveitos dos patrocínios ainda não foram todos integrados nos resultados. Serão no 2º T.
      Há uma coisa que se chama periodização que os lagartos desconhecem.
      7. É o Benfica que paga à Emirates pela honra de ter o seu patrocínio, para satisfação da inveja de BC.

      Eliminar
    3. Ao burro m1950

      Os valores que mencionas da Fly Emirates dizem resprito ao fecho de contas de 2015/15....e nesse ano a Fly Emirates só patrocinava os escalões inferiores visto que a equipa Principal ainda tinha patrocinio da MEO....PERCEBES OU QUERES QUE TE FAÇA UM DESENHO?

      Só no fecho de contas de 2015/16 irás ver repercutido o valor exacto que agora temos...isto é se o SLB não arranjar modo de camuflar esses valores de modo a que anormais como tu e outros batráquios do Lumiar saibam o valor exacto

      Eliminar
    4. 1 - Um clube sob influencia do "FMI" da Banca pode duplicar SALÁRIOS de uma época para a outra??? Andam a realizar perdão de juros para o Sporting duplicar Salários???? Até dá para rir!!! Essa história do FMI/Troika no Sporting perde toda a credibilidade.

      2 - Em Janeiro veremos o que acontecerá aos 55M€ dos VMOC's. Uma coisa é certa, o Sporting vai ter de arranjar parte do dinheiro se não quiser perder a maioria da SAD. Até você concordará comigo neste facto.

      3 - Estádio é uma coisa. Operação intra-grupo, para "maquilhar" e empolar artificialmente o "Activo da Sporting SAD" é de facto uma operação de cosmética, porque depois esses tais 145,5M€ de supostos Activos já não podem aparecer no R&C CONSOLIDADO do Grupo Sporting, exactamente pelo facto de ser "maquilhagem", ou seja operações intra-grupo.

      4 - Quanto ao caso Doyen o Sporting pode ganhar... ou PERDER. Agora já não se pode afirmar que o Sporting corre o risco de perder mais de 15M€ nessa decisão? Agora há censura? :) Era só o que faltava. Já disse a um "colega" seu, que nunca me calarão, relativamente às opiniões que tiver sobre o Sporting.

      5 - Porque motivo o Benfica deverá discriminar os custos da BTV? Existem 34M€/Ano de receitas "brutas" com direitos televisivos. Se de facto existirem propostas para 40M€/Ano "limpos", acompanharemos os episódios dos próximos capítulos. Acho engraçado os adeptos do Sporting e do Porto estarem muito preocupados com a BTV!!! :) Olhe que os adeptos do Benfica estão muito contentes com a opção tomada há 2 anos ;)

      Por fim, quanto à Emirates, apenas pessoas "incompetentes", como certos dirigentes do Sporting, é que poderiam colocar no blog oficial do Sporting um documento relativo a DIVIDAS de CLIENTES, e tentar confundir isso com PROVEITOS.
      Se não sabe o que são "Dividas de Clientes" e o que são "Proveitos", vá investigar, procure no google, e perceberá rapidamente os "incompetentes" que aconselharam esses conteúdos para o Blog Oficial do Sporting. Comédia do melhor que há. Esse assunto nem me merece mais comentários :)

      Eliminar
  18. O nosso mercado audiovisual é pequeno. À primeira vista 40M€/ano parece muito dinheiro, pois a Benfica TV só tem conseguido uma receita que ronda os 30M€ e fora os custos operacionais que se cifram nos 3M€/ano.

    Agora, o que sucederia se a Benfica TV, que entretanto passou a chamar-se BTV (reparem que deixaram cair o nome Benfica), se "comesse" a fatia de mercado da SportTV? Será que iríamos facturar 40M€ ou iríamos ultrapassar esse valor? E como seria a evolução desse valor no mercado?

    A estratégia da ALTICE/MEO é a de política queimada, ou seja, destruir a competitividade de outros operadores, nomeadamente com a SportTV que pertence à NOS. Estrategicamente, o BTV tem de eliminar completamente a SportTV. A partir desse momento toma posição dominante no mercado.

    Unindo-se à ALTICE, vamos perder a EPL, a Bundesliga e outros conteúdos que recheiam a BTV e tornam o canal tão apetecível para a generalidade do público e não apenas os adeptos encarnados. Isso fará com que a BTV baixe a sua audiência e isso é algo que não podemos admitir, pois o valor do nosso canal estará sempre subjacente a isso. Ou seja, imaginemos que assinamos por 5 anos. No final do 5º ano, quando forem renegociar, provavelmente já não irão subir o valor do contrato como esperamos sob argumento de que afinal as audiências não subiram e muito pelo contrário estariam a descer.

    Por tudo isso, e fundamentalmente porque o mercado nacional é pequeno, eu estou a favor do Benfica seguir sozinho no seu canal, e negociando com todos a distribuição do canal. Aparentemente, vai ser mais difícil, pois terá que construir tudo sozinho, mas devo-vos avisar que colocando as pessoas certas nos lugares certos, em 2 ou 3 anos, temos uma estrutura no campo audiovisual de topo e estaremos aqui a falar de receitas bem superiores a 40M€, com a benesse de envolver profissionais ligados ao Benfica e não ligados a outros clubes como poderá suceder noutras empresas (ver o que acontece com a SportTV).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3ME/Ano??

      Não tens a minima noção da realidade, alguma vez as despesas da BTV são de apenas 3 milhões de eur por ano? isso é completamente sem noção...no minimo gasta 6/7/8 milhões de eur/ano...e já estou a ser bonzinho com estas despesas

      Depois voltar a navegar na maionese se achas que a BTV consegue num mercado minúsculo como o Português, ter receitas de mais de 50 milhões de eur ...sim porque se tiver receitas de 40 milhões não chega, para ter 40 milhões de lucro, ao contrário da oferta de vender a um operador por 40 milhões que ai sim o valor é todo lucro...

      Eliminar
    2. A Sportv é detida pela controlinveste em 50% ( 27,5% - Joaquim Oliveira ; António Mosquito , 15% - BCP ; BES e Luiz Montez) , depois ALTICE/meo e NOS com 25% cada uma.

      Em agosto houve um problema que era a renegociação de contrato entre a ALTICE/meo e a Sportv , pois esta está a fazer uma reestruturação de custos mas a SportV já havia negociado com MEO , Vodafone e outras operadoras e por uma questão de concorrência tinha de manter o preço.

      Não me recordo com profundidade mas penso que a autoridade da concorrência não permitiu um acordo que impedia a NOS e a MEO de fazerem concorrência à SportV da qual ambos são proprietários.

      Antes do Benfica "lançar" esta dos 40M , o que eu ouvi dizer é que a Premier League ia voltar para a SportV via ALTICE/meo , portanto nas próximas semanas teremos novidades.

      Eliminar
    3. m1950

      Também tenho essa informação, do que sei a Premier League esta praticamente vendida à Altice/Meo e portanto em principio voltará para a Sportv

      Eliminar
    4. Mas não acha isso mau para o futebol português?! Não seria melhor adoptar a estratégia da Bundesliga ou da EPL?

      Eliminar
    5. Kafka I , o expresso já lançou o resto da novela:

      http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-12-01-Historia-de-um-negocio-milionario-400-milhoes-pelos-jogos-do-Benfica

      Eliminar
    6. Obrigado m1950, a ver se leio

      Eliminar
    7. m1950, está equivocado.

      A entrada da PT/MEO no capital social da SportTV foi impedida pela Autoridade da Concorrência ;)
      A NOS tem 50% e o clã do Joaquim Oliveira e "amigos" têm os restantes 50% do capital social.

      A NOS resulta da fusão da ZON (que juntamente com Oliveira, ajudou a boicotar a Benfica TV durante anos) .... e da Optimus/clix (que nunca foi parceira do Benfica, e sempre foi mais próxima do Porto).

      A única entidade que viabilizou o lançamento da Benfica TV foi a PT/Meo, agora Altice/Meo.

      Se existirem 2 propostas idênticas entre a NOS e a MEO, a grande maioria dos Benfiquistas irá preferir uma parceria com a Altice/MEO!
      A "memória" nunca será curta, e é importante fomentar a concorrência no mercado nacional, que indirectamente irá beneficiar também Porto e Sporting.

      Eliminar
  19. Resumindo: o teu clube deve quase 500 milhões mas não há problema porque tem 400 e tal milhões de capitais próprios.
    É simples, vendam os jogadores, estádio e centro de estágios - pagam a dívida e vão jogar para pina manique com os juniores.
    Está resolvido!

    Afonso d´Alvalade


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar do Sporting, right?

      Eliminar
    2. LOL o Sporting vende tudo e depois disso so sobra uma divida astronomica para pagar. Aquilo é simplesmente um buraco que ainda não afundou devido aos bancos e Angolanos ou Russos ou Chineses (os investidores do Caloteiro que nem paga as senhoras da limpeza)

      Benfica para Sempre

      Eliminar
  20. Parabens pela analise.

    Gostaria de saber qual a opiniao do Benfica Eagle sobre a pseudo proposta de 40M / epoca pelos direitos televisivos face a facturaçao LIQUIDA actual da BTV.

    Cumprimentos.

    Ramos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ramos, nos próximos dias irei expor uma análise detalhada e FUNDAMENTADA da minha posição..
      40M€/Ano, só se for por 3 a 5 anos, e a vender à ALTICE/MEO!!

      Nunca aceitarei de bom grado um negócio com a NOS (accionista da SportTV), e serei FRONTALMENTE CONTRA uma venda a essa entidade.

      Eliminar
    2. Agradeço a resposta e fico entao a aguardar pela analise.

      Em jeito de resposta ao seu comentario, assino antecipadamente por baixo nos 2 pontos q frisa, nunca mais de 5 anos e nunca á sporttv, as razoes sao por demais obvias.

      Qt aos 40M e cruzando com o valores LIQUIDOS imaginaveis, parece-me uma opçao FINANCEIRA bastante interessante, ja em termos POLITICOS pode existir outras opçoes viaveis.

      Ramos.

      Eliminar
  21. Eu tenho uma duvida quanto aos proveitos operacionais do Sporting, se alguém se me souber responder...

    Há 2 épocas atrás foram cecva de de 35M, a época passada cerca de 5M8, e este trimestre já são cerca de 20M, o que aponta para cerca de 80M no final da época,

    O que explica este aumento galopante dos seus proveitos operacionais?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking