O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Falta a LFV ser Mestre também a falar ao coração dos Benfiquistas

. 25 comentários
Difícil, cada vez mais difícil avaliar tudo aquilo que se passa no Benfica este ano. Se futebolisticamente a época não tem sido famosa, surgem pois de repente estas bandeiras dos 400 milhões, a bandeira do fabricante dos pneus, milhões à catadupa, a bandeira da formação no seu ponto mais alto, e de repente, eh pá, de repente um gajo fica sem saber bem o que dizer, porque o que parece importar não é mais o presente e o que se vive neste momento, mas o futuro e aquilo que estará para vir, sem ninguém saber ao certo se virá ou não.

Da minha parte, encantado da vida com tanto milhão. Encantado sim, mas não iludido, e ainda longe de convencido que isto venha a significar aquilo que muitos pressupõe desde logo.

Como disse, encantado com os milhões. Serve isto para alterar as minhas ideias em relação ao Presidente Luís Filipe Vieira? Da minha parte, claro que não. Porque esta é a faceta que sempre aqui elogiei em LFV desde o primeiro dia que escrevo neste blogue. Aqui disse desde sempre, que com LFV no gabinete, e com treinadores ou diretores de futebol no relvado, as coisas sempre estariam bem.

Aqui disse desde sempre que a função de LFV acima de qualquer outra é conseguir receitas que suportem a ambição dos Benfiquistas. Sim, porque sem capacidade de investimento tudo se esfuma. E como se conseguem receitas? Com ideias, com inovação, com organização, com credibilidade, e aqui, LFV sempre esteve na linha da frente... Mas também com vitórias no futebol, e essas não têm sido tantas como isso.

O meu problema, e aqui também sempre o disse, é quando LFV acha que percebe de futebol e que também pode pensar e gerir essa pasta, e aí, eh pá, estamos fartinhos de saber que não pode. E não pode porque não sabe. E não pode porque quando pensa que sabe e decide tocar, dá merda quase sempre.

Comentando agora a bandeira da formação, também aqui estou longe de poder celebrar o quer que seja... Repare-se: alguns miúdos têm mostrado talento? Indiscutivelmente. Estão a justificar a aposta que se tem feito neles? Claramente. Estão a tornar o Benfica mais forte em relação àquilo que foi num passado recente? Aqui acho que não MAS...

Podem tornar o Benfica mais forte sim, num futuro muito próximo, assim continuem a evoluir entre nós...

Mas este é o senão, e o futuro próximo e as decisões que se tomarem em relação a estes miúdos, serão a resposta às dúvidas que sempre aqui levantei ao longo do tempo e que preciso de ver esclarecidas, não pelas palavras, mas por ações.

Nós já vimos André Gomes sair, Bernardo e Cancelo sair... Mas aqui pois, embora eu não aceite isso como a verdade, foi deveras conveniente culpar o treinador anterior por essas vendas... e a desculpa serviu para apaziguar a ira dos sócios.

A minha opinião, claro, é que isso são desculpas. As cláusulas de venda foram colocadas nos contratos, porque a Direção do Benfica sempre quis vender os miúdos. Se não quisesse vender os miúdos, não colocava cláusulas nenhumas e mantinha, no mínimo, as opções em aberto, para mais quando pelos vistos a ideia sempre fora trocar de treinador.

Mas agora, JJ já não é desculpa. E nenhum Benfiquista vai entender ver algum destes miúdos ser vendido nos próximos três anos por valores abaixo das clausulas de rescisão que têm de ser altíssimas.

Esta aposta Benfica Made in Benfica só faz sentido se for para manter os miúdos. Para vender logo não faz sentido nenhum. As dores de crescimento só se justificam se servirem para chegar a um estágio em que se possa jogar sem dores de crescimento, com uma equipa adulta e perto do máximo do seu potencial.

E é por isso que toda e qualquer análise nesta altura é prematura e redutora... Repare-se, já se diz que o Sporting até pode ganhar um ou dois títulos que o futuro é nosso... Que o que conta não é o imediato mas o futuro que virá a seguir... Já se fazem esboços do Benfica do futuro, com “onzes” de sonho, na esperança, claro, que os miúdos não saiam... Mas podem sair, como do Benfica sempre saíram os grandes jogadores, de Portugal ou da China!

O Benfica até já pode não ser campeão este ano, porque se está a preparar para o ser 15 vezes nos próximos 20 anos! Rui Vitória até pode continuar a não mostrar muito, mas tem de ficar porque está a “fabricar” talento... que não sabemos se ficará ou não.

Estarei a ser pessimista na minha essência? Claro que não! Também eu sei olhar o futuro e sonhar... E também eu reconheço que estes novos milhões que se anunciam e esta miudagem nova pode ser um passo de gigante em relação a um futuro de sucesso do Sport Lisboa e Benfica e à hegemonia do futebol português.

Pode de facto ser o princípio do futuro risonho... Mas também pode não o vir a ser se Luís Filipe Vieira continuar a falhar onde tem falhado quase sempre, e onde este ano mais uma vez falhou, no “core business” do clube, o futebol!

Podem vir muitos milhões e até muitos miúdos e muitos recursos, mas tem de ser bem aplicados, e é essa certeza de que mais uma vez estou muito longe de ter...

Continuo a achar que Luís Filipe Vieira está muito longe de ter contratado este ano um grande treinador, tal como está muitíssimo longe de ter descansado quem quer que seja quanto à sua visão e competência, com a sua política de contratações dos últimos três anos, que tem sido, no mínimo, um desastre!

E este era o ano da viragem mas... que viragem? Até ver, há miúdos sim! Mas há também muito coxo contratado, e muito Jiménez mal gasto, pelo que não creio que os custos com o futebol tenham descido por aí alem!

O que não falta por aí são clubes riquíssimos, que tudo esbanjam e que tudo perdem, porque de facto, quando têm de decidir as matérias da bola e do campo são uns profundos incompetentes...


E é isto que falta a LFV provar... Que pode ser Mestre também nas decisões que são mais próximas aos corações dos Benfiquistas!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Falta apurar uma coisa muito importante: estes milhões de que tanto se fala são reais-reais ou reais-guarda-redes Roberto? E mais: ter tantos milhões e ter que andar a acender velas a todos santos para ver se algum puto pega de estaca na equipa principal não trarão aquilo que os benfiquistas querem (títulos). Ter dívidas não é ser desonrado senão mais de metade da população o era porque estão a pagar a casa ao banco, logo têm dívidas. Interessa é pagar as dívidas mas sobretudo TER casa. No Benfica entenda-se, TÍTULOS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ter dívidas não é ser desonrado"

      O passivo só por si é irrelevante, o q interessa é o passivo\receita, e ai o Benfica até podia ter 500 milhoes de passivo q continuava a ser o clube em melhor condição dos 3 grandes.

      Há que pagar o passivo bancario, pq há dinheiro a ir para juros q pode ser usado em algo mais util. Quanto ao resto, o passivo pode bem estar nos 400 milhoes, n faz mal a ninguem.


      seitudo.

      Eliminar
    2. seitudo

      Dizes que o passivo é irrelevante, pode bem estar nos 400M e depois dizes que o dinheiro para juros pode ser usado em algo mais útil!! Para reduzires ou acabares com os juros tens de pagar o passivo. Em que é que ficamos? Ou reduz o passivo e com isso reduz a divida de juros, ou mantém o passivo renegociando apenas prazos e com isso continua-se a pagar juros.

      Eliminar
  2. Pedro Felício8/12/15 23:51

    Queria fazer uma pergunta: tendo em conta os adversários que temos pela frente, QUANTOS MILHÕES NOS CUSTOU (mais uma) A DERROTA DE HOJE?

    Parabéns, ó Vitória, por mais uns milhões a voar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bom, bom foi esse feito nunca antes atingido de ficar em quarto num grupo da champions, esse é que deu muitos milhões.

      Eliminar
    2. Fizeste essa pergunta quando o "cérebro" era o treinador?

      Eliminar
    3. alerta vermelho9/12/15 00:53

      Caro Pedro.respondo-lhe com uma pergunta.Caso o nosso GLORIOSO. tivesse hoje ficado no primeiro lugar do grupo, isso garantia que passava a próxima eliminatória com toda a certeza? Explique-me lá essa sua lógica? Quer dizer que você acha que ainda vai haver as chamadas pêras doces na próxima eliminatória! Sabe eu até nem me quero armar em professor mas aconselho-o a estruturar um bocadinho melhor o seu raciocínio!

      Eliminar
    4. O Pedrocas não gostava do Rebocho e trocou-o por Felicio...
      Este gajo é um cromo dos antigos...

      Eliminar
  3. Partilho das tuas preocupações. Se a política do futebol do clube para o futuro for igual à que foi no passado não haverá milhões que nos valham. E duvido que LFV tenha a sensatez de perceber que tem de entregar a pasta a alguém capaz de alterar essa política. O futuro nos esclarecerá.

    ResponderEliminar
  4. RED, escreveste com total clareza o que me vai na alma! Palavra por palavra. Estamos em uníssono!
    "Pago para ver!!!"

    ResponderEliminar
  5. O teu texto é muito bom; só não me revejo nas dúvidas que tens em relação à qualidade do Vitória. Mas gostos não se discutem.
    Se há mudança de paradigma, vender jovens pérolas será enganar, pela centésima vez, os adeptos. E isso não poderá passar incólume. Um jogador como Renato, se Martial vale 80, o miúdo tem que valer pelo menos 50. Vamos ver.

    ResponderEliminar
  6. precisamos de dois defesas, (esquerdo/direito) e com salvio, cervi e nelson quase a chegar,Ficamos com uma equipa boa. Rumo Ao 35.

    ResponderEliminar
  7. ...sr PEDRO FELICIO....até aqui,o VITÓRIA na champhions já meteu ao bolso do clube 22.500milh..(sem contar com receitas de bilheteira e publicidade, etc....quanto aos futuros adversários, é a tal história da PESCADINHA COM O RABO NA BOCA.....quem lhe garante que ao ficar em 1ºo adversário não seria também TUBARÃO,(como é moda chamarem)...temos de ser sérios, e DIZER:PARABENS BENFICA,E PARABENS AO TREINADOR E JOGADORES.....provavelmente, o sr gostaria de estar aqui hoje a BATER NO CEGUINHO, se o BENFICA não tem passado....temos pena...passe bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desses 22.500 tens de descontar a entrada na Champions ou foi o Professor Vitória que foi campião o ano passado para poderes lá ir...
      Para se valorizar alguém não tens de rebaixar o Treinador que mais titulos deu !!!

      Eliminar
    2. ...peço desculpa por OFENDER o anterior treinador....ELE QUE ATE´FOI ELEITO O MELHOR TREINADOR DO ANO no prémios dos stromps lagartixas....

      Eliminar
  8. Falar de futebol? Naaaaaaaaaaaaaaaaa!

    Falar do jogo? Naaaaaaaaaaaaaaaaa!

    Falar de soluções no plantel para os lugares mais débeis enquantosnão chegam reforços? Naaaaaaaaaaaaaaaa!

    Falar de como foi possível uma equipa tão « fraca » encostar às cordas e vulgarizar completamente o Atlético de Madrid durante 20 minutos ( já tínhamos começado antes do golo )? Naaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    Eleições como sempre. O Benfica que se lixe e LVF? SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!

    ResponderEliminar
  9. Completamente de acordo... estamos bem coxos!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. BENFIQUISTA DE GAIA9/12/15 10:27

    O passado e o presente a muinto que foram vendidos ...falta vender o futuro ..que ja esta em marcha...

    ResponderEliminar
  11. 21 jogos oficiais, 7 derrotas. 1/3 de derrotas. Resultados dignos de um clube que luta pela Europa. Acordem caralho!!!!! O Rui Vitória foi um erro colossal de casting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo! É de bradar aos céus!

      O Irredutível

      Eliminar
  12. Analise muito competente na vertente desportiva agora na vertente financeira ou mais propriamente económica, não deixando de elogiar os excelentes negócios, não merece grande consideração afirmações de que estas receitas são para abater ao passivo. Nos últimos 2 anos com receitas medias de 20M em direitos de transmissão, o passivo aumentou, e agora alem de abdicar desses 20M no orçamento corrente ainda diz que acrescenta os 20M do acréscimo e reduz 40M ao passivo. Sejamos sérios, como afirma o inefável Pedro Guerra, mas se efectivamente é essa a intenção, então porque não contratualizar de imediato com os credores a cedência dessas receitas obtendo com isso uma reestruturação da divida e mais umas dezenas de milhões de euros em redução de juros, isso sim seria falar com verdade e ao coração, até lá é são mais declarações para acrescentar à longa lista.

    ResponderEliminar
  13. "se não quisesse vender os miúdos, não colocava cláusulas nenhumas"
    como?! 'tá certo!
    se o Renato não tivesse clausula, já tinha ido ontem no avião pra Madrid.
    estavas a escrever tão certinho e borraste o teclado todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rukka,

      Já andas por aqui há uns tempos para não dares pregos destes!

      Cláusulas de opção de compra, é do que estou a falar obviamente. Ou o Bernardo e o Cancelo não podiam ter sido emprestados sem cláusulas de opção de compra, como aconteceu por exemplo com Rodrigo quando foi emprestado ao Bolton?!

      Eliminar
    2. Está explicado.
      Entendi. Obrigado por explicar sem ironias nem subtis indiretas, tão comuns neste blogue.

      Eliminar
    3. E achas tu que clubes de média dimensão na Europa vão aceitar fazer de barriga de aluguer sem ter a preocupação de salvaguardar e poder comprar os jogadores, ou achas que o Monaco ou o Valencia iam aceitar o emprestimo sem clausula de miudos com quase nada mostrado a nível sénior? a clausula podia ser mais alta? sim uns 2/3 milhoes mas não ias conseguir melhor que este negócio.
      Sempre a chover no molhado

      RREB

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking