O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Benfica 2015/2016: O que fica depois de tudo esmiuçado

. 12 comentários
Eu acho que no fundo, e embora possa parecer que neste momento existem opiniões realmente extremadas neste blogue em relação aos assuntos do dia a dia no nosso clube, vivemos até uma época em que depois de tudo esmiuçado, estamos de acordo em muito mais do que discordamos.

Começando pelo início e numa possível divergência: Se estivesse eu à frente dos destinos do clube teria prescindido de Jorge Jesus? Não, eu não tinha. Mas eu estou em paz com essa saída e entendo-a perfeitamente, já aqui o disse mais do que uma vez. 

A partir do momento em que o Presidente tem um Projeto Formação para o clube (embora eu possa discordar das linhas principais desse projeto), a partir do momento em que LFV define a urgência da redução de custos e a aposta nesses miúdos, se temos um treinador, por muito bom que ele possa ser, que se recusa a seguir essa filosofia tem forçosamente de sair. Por isso, até aqui, nada a opor. Eu não teria feito assim, nunca vi a solução Seixal como o Conto de Fadas que muitos viram mas, eu não pago contas, e por isso tenho que dar o benefício da dúvida a quem achou que a troca era a melhor solução.

No ponto seguinte também estamos de acordo no essencial, no aspeto em que os bancos deixaram de dar dinheiro, o clube teve de encontrar novas soluções e blá blá blá, e a redução drástica de custos tinha de ser feita. Se isto é o que o Presidente diz eu tenho de aceitar... Embora eu não goste, porque sei que quem mais gasta ganha quase sempre e nós não podendo gastar ficamos por isso mais longe das vitórias, também aqui tenho de entender.

Por isso, para que fique claro, eu não estou contra a troca de treinador (no aspeto em que entendo os motivos), e também não estou contra a reestruturação se esta tem que ser feita e se vai servir (é o que dizem) para ganharmos o futuro de forma esmagadora...

Mas agora vem o outro lado disto tudo. Repare-se:

Eu mesmo aqui escrevi ainda no mês de Agosto, que dada a situação real do clube e sendo óbvio que esta época ia dar no que está a dar, que defendia que se fechassem as torneiras aos gastos em jogadores, que se fizesse um ano com os jogadores que tínhamos, com os emprestados e com a prata da casa, e que no próximo ano sim, que se fizesse um diagnóstico da situação em que nos encontrávamos e se investissem então sim 40 milhões em 4 ou 5 jogadores para posições mais necessitadas.

Isto no meu entender era o Benfica ter sido coerente com o que anunciou, e coerente até com os motivos que se anunciaram para a saída de Jorge Jesus. E que fez o Benfica? Contratou uma dúzia de jogadores que até ver nada acrescentam, e contratou uma perna do Jiménez por 9 milhões de euros! Aqui é pois o momento em que começa a discórdia, em que os atos não estão em sintonia com as palavras, e se percebe que o Presidente não sabe para onde vai. A redução de custos é uma falácia!
                                          
Outro ponto de discórdia é: Ok, eu entendo a saída de Jorge Jesus. Mas não posso entender a entrada de Rui Vitória numa altura em que o clube estava em tumulto e com ânimos incendiados, a novela Jorge Jesus fazia as delicias dos jornais, e o Benfica precisava de alguém que chegasse com pulso forte e apto a impor respeito desde logo.

Mas o que está aqui em questão realmente não é a reestruturação que tem que ser feita. O que está em questão é haver por aí muita gente a querer justificar a situação desportiva atual do Benfica com a reestruturação que se está a fazer. E é aqui que a discórdia toma contornos mais altos.

Porque como já aqui disse, nos últimos três anos o Benfica gastou 82 milhões de euros em contratações. 82!!! E quantos desses jogadores foram apostas acertadíssimas? Markovic apenas! Tenho sérias dúvida que qualquer um dos outros jogadores voltasse hoje a ser contratado tivesse o Benfica a possibilidade de gastar o mesmo dinheiro num outro jogador qualquer.

O Benfica 2015/2016 investiu 15.75 milhões de euros em reforços. O Sporting, o clube que se anda aqui a dizer que gastou como nunca, gastou apenas 9.1 milhões! Pare-se por isso com a mentira descarada, deixem-se de andar aí a apregoar a necessidade de contenção de despesas para o facto de irmos a 7 pontos de quem gastou muito menos, de já termos perdido três vezes contra eles esta época, e eles serem ainda assim um clube com um orçamento muito mais baixo que o nosso para o futebol! 

Por isso, uma coisa é compreender a necessidade de se reduzir custos e de se fazer mais com menos dinheiro. Outra coisa é reconhecer que a bota não bate com a perdigota, que o dinheiro continua a ser gasto, o que acontece é que é muito mal gasto, e quer os jogadores que se contratam quer os treinadores que se trazem, pouco ou nada acrescentam à equipa!

E este é o busílis da questão, independentemente de qualquer reestruturação. O busílis é a incapacidade que LFV mostra ano após ano para tomar decisões certas para o futebol do Benfica. Esse é o problema, mais nenhum!

Repito aquilo que já disse: O problema é que LFV acha que é com a prata da casa que vai dominar o futebol português. É mentira, não é, e as saídas de Bernardo, Cancelo e André Gomes, mais o “apalavramento” de Guedes já serviram para ver o filme todo.

O problema é que o ano passado o Porto vendeu 100 milhões de euros e o Benfica vendeu 15! E foi assim porquê?! Porque gastámos mal os 82 milhões de euros dos últimos três anos e chegámos a uma situação em que o jogador mais valioso que temos é um tal de Gaitan que já cá está há cinco anos!

Entre 2009 e 2014 investiu-se muito dinheiro, é verdade. Mas já aqui se mostrou mais do que uma vez que o saldo BRUTO (em valores de transferência) desses cinco anos entre compras e vendas foi de 200 milhões de euros positivo! Comprando bem e vendendo melhor nunca há problema. O problema existe é quando se compra mal, não se consegue vender, e esses ativos andam por cá o contrato todo sem jogar e a “mamar” dinheiro!


Este é que é o problema meus amigos: muito dinheiro mal gasto e demasiadas decisões erradas no que ao futebol diz respeito! A necessidade de reestruturação é consequência sobretudo de más decisões no plano desportivo, e vem logicamente por arrasto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Águia Preocupada18/12/15 23:16

    "Em casa onde não há pão... todos ralham e ninguém tem razão!"
    A verdade nua e crua, é que o Benfica está FALIDO! E está nesta situação porque foi assaltado por um oportunista que juntou à sua volta os amigos, os lambes cus, e um grupo de chulos que se contentam com algumas migalhas.
    Disseste que o saldo entre compras e vendas foi de 200M! Então, eu repito a pergunta que já aqui formulei: ONDE ESTÃO ESSES MILHÕES TODOS? Se de tudo o que foi construído, entenda-se o betão nada está pago e não há dinheiro para jogadores e treinadores à altura do clube, quem se "abotoou" com esse dinheiro?
    Se o negociador implacável fez tantos negócios com publicidade, vendeu tudo, até a alma do Benfica, onde está todo esse dinheiro?
    Que raio de benfiquistas somos nós que não o obrigamos a explicar esta temática?! Mas sem mentiras... Porque andar anos e anos a dizer que: "não precisamos" vender e não só se venderam os melhores jogadores como não se tem dinheiro, quer dizer que além de oportunista, chulista, aldrabão, é MENTIROSO COMPULSIVO!
    Sofremos todos de uma triste e vil passividade que nos torna criminosos perante o nosso clube!
    Não vale a pena andarmos com teorias, rebuscar argumentação, inventar desculpas! O Querido Líder assaltou o clube, usou-o e abusou dele até o deixar chegar a estado de miséria! MISÉRIA, sim, porque em termos relativos, para um clube desta dimensão e a facilidade que tem de "fazer" dinheiro, a situação actual é de MISÉRIA!

    ResponderEliminar
  2. O 3º texto seguido em que mostras que não percebes nada do que se passa e interpretas tudo ao contrário. Não sei se é por querer ajustar a realidade aos teus preconceitos se é por manifesta incapacidade de interpretação dos factos, por pura ignorância da realidade.

    De qualquer modo, são textos que não acrescentam nada à discussão, muito menos mudam a realidade porque o que vejo é que quem dirige o clube sabe perfeitamente o que está fazer. Esta é a minha certeza neste momento. Como dizem os brasileiros, "é chover no molhado".

    Eu interpreto isto como uma manifestação de azia e a tentativa de a sublimar através da escrita. Talvez por estar afastado e dar ouvidos a pessoas que se aproveitam desse facto, por interesses que nem todos percebem e projetam uma imagem retorcida da realidade.

    ResponderEliminar
  3. João Vilela18/12/15 23:39

    No essencial concordo, mas quando dizes que este ano nos devíamos limitar aos jogadores que já cá estavam, à prata da casa, imagino a revolta que não iria ser contra a direção. Ver os rivais a contratar jogadores e nós não. Iam ser pedidas cabeças.

    Quanto a contratações, existe sempre aquela secreta esperança que o meio jogador de 9 milhões expluda e se torne uma estrela. Eu vi essa esperança durar um ano inteiro nos nossos rivais a norte com um tipo chamado Adrian Lopez. Curiosamente vindo do mesmo sítio.

    ResponderEliminar
  4. Pedro Felício19/12/15 00:07

    O que fica é... o que escreveste.

    Ponham-se os olhos nas modalidades: gente competente e que sabe da matéria + orçamento = sucesso.

    Futebol: Vieira + bando de emproados ignorantes + rios de dinheiro desperdiçado + cagança = sucesso efémero.

    ResponderEliminar
  5. Um gajo anda a repetir isto meses a fio e é apelidado de tudo menos de benfiquista.

    E ainda ha-de vir mais... Quando se puser a nu muita coisa que a ditadura vieirista encapota, aí sim vai ser chorar a sério...

    Calma. Lá chegaremos. Nao digam que não foram avisados...

    ResponderEliminar
  6. Será que existe na nação benfiquista, que seja conhecido, alguém que, como presidente, com pulso para orientar de forma vitoriosa a atual estrutura do Benfica?

    ResponderEliminar
  7. BENFIQUISTA DE GAIA19/12/15 10:14

    O AMOR AO BENFICA E MUITO GRANDE...que por vezes ate deixamos passar muita coisa...mas existem oportunistas ..que pagam e BEM a que o defender nem que seja (COMO E O CASO)para enfraquecer o club /empresa..e isso que esta a acontecer..existe montes de pessoas que gravitam ao lado de vieira / que cada vez mais presisa de euros para eles se calarem / ajudarem..desde a politica a justiça..anti BENFIQUISTAS..rivais..tudo serve para se proteger..claro esta ...isto fica caro..muitos dos euros estao a ser pagos a esses mesmos...VAI SE ARREPIANTE o desfexo...DINHEIRO JA NAO EXISTE... JA SE VENDE O FUTURO...EU JA PASSEI POR ESSE FILME EM GAIA

    ResponderEliminar
  8. «O problema é que o ano passado o Porto vendeu 100 milhões de euros e o Benfica vendeu 15! ». So esta frase resume a barbaridade que escreves. O porto até pode ter vendido 500 milhões mas apenas perto de 80 ME entraram no clube. Os dados são públicos. Oficiais. O Benfica vendeu Lima, Sulejmani, Cancelo, Cavaleiro, Benito e outros, que renderam, dados ofiicais, perto de 50 ME.

    O Benfica investiu perto de 30 ME em 2013/14, 26 ME em 2014/2015 e 15 em 2015/2016. Em 2014/2015, o Benfica facturou, nós sim, mais de 100 ME em vendas. E se dizes que apenas Markovic foi contratação acertada então que dizer das vendas de Matic, Enzo Pérez, Rodrigo, André Gomes e até Cardozo (que ainda rendeu mais de 4 ME)?

    O porto investiu 34 ME em 2013/14 (o tal ano da redução com Fosenca...), 55 ME em 2014/015 e 45 ME este ano. Mais de 140 ME em tres anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo. Esta gente deve viver no twilight zone não se importam de mentir e mostrar dados errados apenas para arranjarem argumentos para ajustar a realidade às suas opiniões. É incrível!
      Há erros como há em todo o lado só não há erros quando se está parado. Esta gente defende a imobilidade. Mas se esta existisse também a criticavam porque o importante é criticar.

      Eliminar
  9. O LFV com os seus homens de mão e alteração dos estatutos, tem tudo sob controlo. E quando decidir sair, talvez por motivos de saúde, vai designar um sucessor de confiança, que nunca fará qualquer auditoria ou inspecção às suas contas, negociatas e tramóias, como o caso do seu n° de sócio.

    ResponderEliminar
  10. Gastou 15M dos quais 9 num jogador. Sobram??? Pois....

    Ja agora o scp não gastou so isso pq aumentou salarios brutalmente

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking