O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O sinal dado pelo negócio Garay.

. 32 comentários

Muito se escreveu sobre o processo de venda de Garay, sobre as verbas envolvidas e sobre a verdadeira relação custo/benefício entre a saída naquele momento do Benfica ou a sua saída a “custo zero”. Aqui por exemplo.

Relembro até as dezenas de comentários dos vários nicks de serviço na Luz que afirmavam inclusive que o Garay tinha sido vendido por 13M, 14M ou até 15M! O que eles se indignaram por este “ataque” que se fazia ao Benfica! Nunca o Garay teria sido vendido por uma tuta e meia.

A verdade é que, um dos melhores centrais do mundo naquela altura, foi vendido com um ganho real para o Sport Lisboa e Benfica de 317 mil euros…!

Repito: um dos melhores centrais do mundo, que faz um grande campeonato do mundo, é vendido à pressão, com um ganho real de 317 mil euros para o nosso clube.

Ora, quais os argumentos que supostamente forçaram este negócio?

“Ficava livre para assinar em Janeiro por outro clube”.
Também o Maxi ficava e não foi por isso que deixou de jogar e contribuir para os resultados da equipa. E para ter um ganho de 317 mil euros…ficava a temporada toda.

“O jogador ficava contrariado”.
O Garay tinha a promessa de sair para outro clube já há muito tempo. Esse clube era o Manchester United. Mas a coisa nunca se concretizou e não foi por isso que alguma vez alguém pode dizer que Garay não se esforçou ou esteve em bom nível.

Além disso, quem aturou o capitão de equipa a reclamar ano após ano sucessivos aumentos de vencimento, não iria ter mão firme com um jogador que nunca teve nada que se lhe apontasse?
Que sinal deu isto ao restante plantel?

“Tinhamos/contratamos soluções ao mesmo nível”.
Óbvio que não. Aliás, na pré-temporada alertei várias vezes para a insuficiência das nossas soluções em termos de defesas centrais, como se tem comprovado afinal.
Luisão não tem 30 anos e Jardel por muito boa vontade e empenho que tenha não passa de um nível mediano.

Conclusão:
Este negócio Garay é um exemplo claro da gestão desportiva ruinosa que tem sido apanágio desta direcção.

Os últimos 2 anos mascararam esta situação, até porque a maioria dos adeptos não aprofunda nenhum destes temas.

Mas os exemplos sucedem-se: Pizzi(para quando os reais valores?), Raul Jimenez(outro frete ao Atlético Madrid), Taarabt(quem assume isto)…entre tantos outros.

Quem viu a reportagem da SIC viu claramente, e assumido pelo próprio, que as decisões são todas de Luis Filipe Vieira.

Será que Rui Vitória, a ter que pagar, vai assumir sozinho a mais que comprovada incapacidade desta direcção para gerir desportivamente um clube de futebol?
 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. "Ficava livre para assinar em Janeiro por outro clube”.
    “O jogador ficava contrariado”.
    “Tinhamos/contratamos soluções ao mesmo nível”.

    Nestes tempos, o gabinete de propaganda ainda era criativo, inventavam sempre umas patranhas. Agora, limitam-se a chamar lagartos a quem não come gelados com a testa. Até o gabinete de propaganda acompanha o estado da equipa principal: "desinvestimento" e aposta na formação (estagiários). Saudades da brigada ratos de esgoto, que será feito deles?

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gabinete de propaganda existe.

      Eliminar
    2. Sim, acredito. O que estou a dizer é que dantes eram mais criativos, agora estão mais acéfalos.

      A.Martins

      Eliminar
    3. Era preciso compensar o buraco das pseudo-vendas do Roberto.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada2/11/15 20:16

      Bem lembrado! Onde andam os indefectíveis vieiristas? Os ratos de esgoto já desistiram? Já estão desiludidos? Ou já abriram os olhos?

      Eliminar
    5. alerta vermelho2/11/15 22:16

      Águia Preocupada. pelo que vejo ainda existem bolsas de resistência de ratos de esgoto. Continua a cascar-lhes porque as tuas acções e os resultados encarregar-se-ão de tornar a verdade bem visível! Já fui um incondicional defensor de Vieira, mas ele soube perder-me completamente desde que percebi que ele se serve do Benfica ao invés de servir o Benfica! Tem que aparecer um candidato credível que ainda não se posicionou! Continua a combater os ratos de esgoto,estás a lutar contra os talibãs do Vieira! Parabéns, percebe-se de longe que és um grande BENFIQUISTA!

      Eliminar
  2. Este negócio do Garay é um negócio explicado pelo mercado. Um jogador que ganhava 3,7 milhões brutos/ano, que recusou uma oferta do bayern, para o Benfica acima dos 6 milhões que o Zenit deu e que foi ganhar 5 milhões limpos/anos... a um ano de acabar contrato... sim, não pode valer muito mais que os 6 milhões. Isto é o que o mercado diz.

    A opção seria ficar com ele mais um ano e pagar 3,7 milhões em salários.

    A meu ver, o erro foi mantê-lo tanto tempo, mas algo me diz que tivesse ele sido vendido antes e já tínhamos todos sido brindados por um post teu a criticar a venda. Preso por ter gato e preso por não ter...

    Abraço,
    Zé do Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O mercado".
      O que descreves no teu comentário não existiu. Muito menos a opção Bayern.

      Que eu saiba, não é o "mercado" que decide o que é melhor para o clube.
      Pagar para manter um jogador de topo parece-me melhor opção que gastar 4.75M num Talisca ou 3M num Derley, por exemplo.

      Ou será que o "mercado" ficaria chateado?

      Eliminar
  3. BENFIQUISTA DE GAIA2/11/15 15:50

    FORAM DADAS A PENHOR O SEGUINTE....ANDRE ALMEIDA...CRISTANTE...DJURICIC..FEJSA...GAITAN..LISANDRO LOPES...LUISAO...NELSON OLIVEIRA..PIZZI...SAMARIS..SALVIO...E TALISCA...e as acoes......aonde e que isto ja vai...

    ResponderEliminar
  4. Aqui

    http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/11/o-endividamento-dos-tres-grandes.html

    fala-se numa divida de curto prazo de 238ME que tem de ser paga num ano. Isto é verdade? Pode ser renegociada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POIZÉ... POIZÉ... mas não acredito que tenhamos um passivo de "curto prazo" dessa ordem, de KK forma respiramos uma enorme saúde financeira, quando as nossas "receitas ordinárias" andam pelos 80 milhões e os gastos com pessoal 59 milhões, e para vender temos o gaitan e salvio ou então os putos... já estou a ver o plantel completamente estruturado por vários anos... apoiem apoiem

      Eliminar
  5. Não, o RV tem de pagar pelo facto de a equipa não te ideia de jogo, não ter organização defensiva, não ter organização ofensiva, viver de cruzamentos em barda e depender da inspiração momentânea de dois jogadores, Gaitán e Jonas.

    Nada disso invalida o facto de termos uma direcção de m.... mas que também não serve de desculpa para tudo. Um bom treinador tem de ser capaz de imprimir coisas boas á equipa. E já se percebeu que, além das baboseiras defendidas pelo GB de lançar putos 'é que é bom', não tem mais nada para apresentar.

    Fraco!

    ResponderEliminar
  6. Isto não é "gestão desportiva ruinosa", isto foi um roubo ao clube e alguém saiu de bolsos cheios no meio disto.

    ResponderEliminar
  7. Por vezes dou por mim a pensar que o processo Ovchinnikov afinal foi uma pequena brincadeira executada por amadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Mendes2/11/15 16:35

      Explica lá esse processo do Vale e Azevedo.

      Eliminar
    2. Como se fosse necessário:

      "A principal razão pela qual João Vale e Azevedo foi detido ontem pela Polícia Judiciária prende-se com o desvio de 5 milhões de euros (um milhão de contos), tomados como comissão, relativos à transferência de Ovchinnikov para o Alverca." In Jornal de Negócios

      Podes fazer o calculo do montante de comissões de intermediação que tem sido pagos pelos clubes (não falo apenas do Benfica) nos últimos anos? Reafirmo Ovchinnikov foi uma amostra do que estava para vir e no caso ainda num esquema elaborado por amadores.

      Eliminar
    3. Ora, ora...
      Ja há muita malta com a pestana aberta...
      Aleluia!
      Um dia ainda me vou rir muito a ver os papalvos chorar...

      Eliminar
  8. Vocês ainda falam de shikabala? Ele deu lucro.. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lagartixa olha para o teu clube que está prestes a desaparecer.

      Eliminar
  9. Se nós olharmos ano a ano a gestão desportiva de LFV iniciando quando era director desportivo rapidamente descobrimos uma incapacidade/incompetência GRAVE! No meu entender a situação económico financeira do clube reflecte um acumular de erros e mais erros cometidos ao longo destes anos, as tais camionetas de jogadores. Os gastos com essas camionetas ao longo destes anos deve ser bem superior a uma centena de milhões de euros... aliás o trabalho do Eagle mostra que nos últimos 2 anos se gastou 90 milhões de euros para uma mão cheia de nada, imaginam (o que é fácil) de juntar mais 10 milhões de erros por ano (isto é total e pura especulação, baseada no pressuposto de só se cometerem 20% dos erros cometidos) daria 200 milhões em erros! E estamos só a falar nos passes e comissões juntem-lhe os ordenados e prémios... tá bem tá!
    É neste contexto que disse ser muito interessante fazer-se uma auditoria como fez Bruno de Carvalho!
    A última cena genial foi a contratação do Jimenez um atleta que nas mãos de um excelente treinador marcou 2!!!!!!!!!!!! golos em vinte e tal jogos! Nós já vimos que até tecnicamente é um atleta com capacidades, mas daí a pagar aquele preço por um avançado que não marca golos?? Então, que cena marada é essa???
    LFV não tem competência para estar à frente do nosso clube! Eu e os outros abutres dizemos isto vai para 7 ou 8 anos! (eu é mais recente)

    A nossa sorte foi, ou o véu que tapou a realidade, chamou-se JJ e assim toda a sua inabilidade foi esquecida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ver a época de 2005/2006 como amostra e nesse ano despachámos 17!! Jogadores e contratámos 14!!!, só como exemplo... https://en.wikipedia.org/wiki/2005%E2%80%9306_S.L._Benfica_season#Transfers_in

      NO ano seguinte 9 entradas, 20 saídas...https://en.wikipedia.org/wiki/2006%E2%80%9307_S.L._Benfica_season#Transfers_in, eventualmente estes dados podem não ser exactos...
      AQUI VAI MAIS UMA CENA!
      https://en.wikipedia.org/wiki/2007%E2%80%9308_S.L._Benfica_season#Transfers_in , 19 entradas!!!!!!!!!!!!! 31 saídas!!!!!!!!!!!!!
      É ISTO QUE EU E OS ABUTRES CONTESTAMOS, EU SEI, SOMOS ABUTRES NÃO GOSTAMOS DO CLUBE E NÃO GOSTAMOS DO VIEIRA!
      TOU-ME A BORRIFAR PARA O VIEIRA OU O ZÉ OU O MANEL .... ABRAM OZOLHOS PARA ESTA MALUQUICE PESSOAL!!! FOGOOOOOOOOOOO!

      Eliminar
  10. Em primeiro lugar concordo que não foi um bom negócio... Desde a altura que digo isso. Logo aí disse que na minha opinião não devia ter sido vendido... Vender por 3M (parte do Benfica) ou aproveitar mais um ano e perder a 0 preferia perder a 0...Nem todos os jogadores têm de render financeiramente. E contra todas essas teorias do jogador que não rende porque não quer renovar no último ano de contrato e prestes a ficar livre...aí é que o jogador ia render desportivamente... Pois o dinheiro do próximo contrato dependeria exclusivamente disso.

    Mas depois como é normal contas apenas uma parte... Quem andou a dizer que foi um grande negócio e não sei que foi aquele moço do fb que de x em quando escreve sobre o Benfica e que aqui até lhe dão bastante crédito! Depois esse valor é de mais valias contabilísticas... E como era do conhecimento publico o Benfica só tinha 50% dos direitos financeiros.

    Gestão ruinosa? Aquela que pega num 4o central do real e o coloca como "um dos melhores do mundo"? Aquela que transforma um encalhado que só serve para encaixar num negócio (Di Maria) que não defendia os interesses do Benfica e o transforma num jogador que vendido por 6M é mal vendido? Garay foi mau negócio à entrada e a saída para alguns.

    Rv tem de assumir a sua responsabilidade. Que é a de ter o melhor 11 em Portugal! Só isso. Já agora... O rv tem responsabilidade em que? O que é a responsabilidade do treinador do Benfica com este plantel?
    A comprovada incompetência de gestão deu o bicampeonato. E na sua opinião não foi pela qualidade do treinador... Logo tem de ter havido um motivo!
    A diferença entre garay, matic, rodrigo etc... Todos esses que chegaram como Suplentes de grandes marcados e um taraabt é que esses apanharam um treinador a sério!

    ResponderEliminar
  11. O Vale Azevedo ao pé do Vieira é um menino... Quem pode votar que abra os olhos, assim vai o Clube do Mendes e Vieira porque dos Benfiquista já a muito que deixou de ser !!!

    Pedro Alves

    ResponderEliminar
  12. se o Benfica quisesse tinha escondido este valor, ou tinha dourado o mesmo, mas não escondeu nada, fez tudo às claras, agora pensem lá e tirem a cabeça da pia.
    Quanto tinha o Benfica de passe do Garay?
    quanto era do Real Madrid?
    quanto estava vendido a fundos?
    o que prometeu o Benfica ao sr Garay para que ele não sai-se em janeiro com o Matic?
    existia alguma clausula no contrato em que o Benfica teria de pagar mais algum valor ao Real se o jogador fosse internacional, ou ao campeonato do mundo?
    este negócio sempre cheirou mal, mas o facto de o Benfica ter revelado os valores reais do mesmo mostra que nada têm a esconder.
    Agora Pizzi e Raúl não valem o valor pago por eles, isso sim foi pagar por faisão e trazer codernizes!

    ResponderEliminar
  13. "se o Benfica quisesse tinha escondido este valor"

    E isso é recorrente no Benfica, Pinheirinho? Vá, conta-nos mais... :)

    Como se ninguém soubesse...

    A.Martins

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez o Shadows demonstra que queria o Bruno de Carvalho como presidente...

    Mas felizmente o LFV é diferente e talvez por isso nunca tenha levado um murro de um jogador mas já quase que levou de membros de claques...

    O Garay só foi contratado porque teve a promessa de sair caso surgisse uma boa oportunidade para si. E como nenhum clube quis dar os milhões que os adeptos acham que ele valia acabou por sair por uma pechincha. Mas mesmo assim por muito menos do que se tivesse sido vendido uns meses antes no mercado de inverno.

    Eu também vejo um lucro muito superior ao que a sua venda deixou nos cofres. Vejo o lucro desportivo e o lucro humano e de prestigio.

    ResponderEliminar
  15. 1. A única explicação que encontro para um central da classe dele ficar tanto tempo no Benfica sem propostas de transferência provenientes de outros clubes (palavras do próprio LFV) será porventura a sua situação extracomunitária. Lembrem-se que os restantes campeonatos europeus têm regras mais apertadas em relação ao n.º de jogadores estrangeiros e extracomunitários. E que, contratando-os, normalmente fazem-no para posições mais ofensivas. Daí talvez que, em tanto tempo, o único interessado a fazer uma proposta concreta ter sido o poderoso… Zenit.

    2. Mesmo assim, acredito que seria possível ter colocado o jogador atempadamente no mercado. Veja-se a transferência de Rojo, que não é metade do jogador (como já por cá sabíamos e hoje o Man United percebe melhor). Talvez a conjuntura de procurar criar um plantel vencedor dentro e fora de portas, uma equipa técnica pedincholas e pouco sensível a saídas e o dinheiro fácil a juro baixo da Banca tenham protelado em demasia a sua saída.

    3. A dada altura, percebeu-se que, com uma grande transferência perdida e objectivos por cumprir, havia ao menos que procurar tirar o proveito desportivo, fazendo um acordo com o jogador de que sairia na altura e termos em que se verificou. Alcançados os objectivos desportivos, era hora cumprir com a palavra e aliviar o balanço das despesas, fazendo sair um jogador com comportamento irrepreensível e com um ordenado a roçar o proibitivo para as contas actuais.

    4. É preciso relembrar que é mais fácil contratar um jogador por €25M, do que pagar um ordenado anual de €4M. Porque os €25M podem ser diluídos, faseados, pagos por objectivos, o jogador pode ser transferido e o seu passe ainda nem ter sido totalmente pago – como o FC Porto está a tentar fazer com o Imbula. Já €4M em ordenados implica liquidez constante e, se multiplicares isto por um plantel, implica um esforço acrescido em ter e fazer dinheiro – nomeadamente, através das provas europeias e de empréstimos sucessivos à Banca.

    5. Uma política que, mesmo com jogadores desta qualidade, não aprovo.

    6. Por vezes, os principais proveitos financeiros que colhes de 1 atleta não se reflectem no capítulo da transferência para outro clube, mas por outros meios, nomeadamente dos feitos desportivos. Nesse aspecto, a transferência de Garay foi irrepreensível. Se tivesse saído antes e os resultados, por um qualquer motivo, não tivessem surgido – qual seria o discurso?

    7. Lamento que esse caso tenha aparentemente esfriado as relações com o Real, mas estas coisas por vezes acontecem. Não foi decerto com o propósito de entalar o Real, com quem o Benfica sempre teve excelentes relações, contando inclusivamente à altura com alguns jogadores de lá provenientes. O próprio Real, se tivesse o mercado que desejaria para o jogador, não o teria andado a rodar de empréstimo em empréstimo até o jogador chegar ao Benfica.

    8. Regra geral, no capítulo dos centrais, negócios à David Luiz são a excepção, não a regra.

    Abraço, RedMist

    ResponderEliminar
  16. Só dramas neste blogue.
    Amanhã joga o Benfica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens a certeza... olha que li algures um " benfiquista de gema " ter escrito que jogávamos na QUARTA com os turcos ... :
      e como este génio tem muitos mais... é só procurar e escolher as pedras certas !

      Eliminar
  17. ridículo!!!!

    Até já colocam o Jonas a elogiar a "estrutura"!!!!

    - O Jonas escolheu o Benfica "pela sua estrutura" - hahaha ahhaah hahaha

    O desespero de não perder a cadeira é tanto, que até já instruem jogadores para elogiar a "estrutura"…
    #nuncamaisháeleições…

    Sergey

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retiraste o alegado elogio à estrutura do SLB do conteúdo de uma entrevista feita por um dos mais promissores actores portugueses num trabalho efectuado de facto no Estádio da Luz legendado em inglês e nem tão pouco percebeste em que contexto e o destino desse trabalho...
      Portanto aqui o néscio e ridiculo és tu ..porque aproveitas as migalhas que vão caindo da imprensa para fazeres leitura sem puto de cabimento só para dizer mal !
      Vai-te catar pá ...mas antes vê o vídeo cuidadosamente para a próxima não dares bandeira !

      Bubka

      Eliminar
  18. Mas será que ninguém percebeu que os valores reais da venda não foram os anunciados. Que na realidade se tratou de uma simulação para deixar o Real a "chupar no dedo". Que anjinhos. BAM

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking