O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


O Benfica deve vender em Janeiro?

domingo, 1 de novembro de 2015

Avatar

Algumas notas sobre o Relatório e Contas do Benfica: Transferências

 ●  + 89 comentários  ● 
Tal como tinha indicado neste Blog as SAD's receberam uma recomendação para começarem a discriminar o valor das contratações e das vendas / mais-valias.
 
O Benfica começou a fazer isso mesmo, no entanto considero que a Benfica SAD pode ir ainda mais longe, colocando tabelas com as Contratações e Vendas, onde apresente Valor da Compra / Venda; Custos com intermediação, valor da actualização financeira, valor do passe vendido na contabilidade, etc. O Benfica optou por apenas apresentar o valor TOTAL da Compra ou da Venda + Mais-Valia.
 
Com essas tabelas a transparência é maior, e também a leitura é mais facilitada.
 
Neste particular as principais contratações e vendas desde 2013 a 2015 foram as seguintes:

 

"Os aumentos do plantel de futebol no exercício findo a 30 de junho de 2015 (2014-2015) resultaram, principalmente, da:
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Samaris, num investimento total de 9.078 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Cristante, num investimento total de 5.230 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Talisca, num investimento total de 4.750 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos e os encargos com serviços de intermediação;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Carcela, num investimento total de 3.411 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Derley, num investimento total de 3.021 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados;
     aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Taarabt, num investimento total de 2.925 milhares de euros, que engloba os encargos com serviços de intermediação e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva (a título temporário) e de 40% dos direitos económicos do atleta Jonathan Rodriguez, num investimento total de 2.675 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos e o prémio de assinatura pago ao atleta;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Jonas, num investimento total de 1.300 milhares de euros, que engloba os encargos com serviços de intermediação;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Eliseu ao Málaga, num investimento total de 1.224 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos e os encargos com serviços de intermediação;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Mukhtar, num investimento total de 1.106 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação e o prémio de assinatura pago ao atleta;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Júlio César, num investimento total de 1.054 milhares de euros, que engloba os encargos com serviços de intermediação e o prémio de assinatura pago ao atleta.

 


 

Os aumentos do plantel de futebol no exercício findo a 30 de junho de 2014 (2013-2014) resultaram, principalmente, da:
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e de 50% dos direitos económicos do atleta Pizzi, num investimento total de 6.000 milhares de euros;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Fejsa, num investimento total de 5.223 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação, o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados e o prémio de assinatura pago ao atleta;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e de 70% dos direitos económicos do atleta Funes Mori, num investimento total de 4.891 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Lisandro Lopez, num investimento total de 4.070 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Victor Andrade, num investimento total de 3.946 milhares de euros, que engloba os encargos com serviços de intermediação e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Benito, num investimento total de 3.044 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e de 50% dos direitos económicos do atleta César, num investimento total de 2.200 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos e os encargos com serviços de intermediação;
 aquisição dos direitos de inscrição desportiva e de 60% dos direitos económicos do atleta Djavan, num investimento total de 1.000 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos e os encargos com serviços de intermediação.


 
 
As alineações no exercício findo a 30 de junho de 2015 (2014-2015), que geraram ganhos e perdas no montante líquido de 62.655 milhares de euros (conforme referido na nota 13), resultaram, essencialmente, da:
 alienação dos direitos de inscrição do atleta Enzo Perez ao Valência, pelo montante de 25 milhões de euros, que gerou um ganho de 18.783 milhares de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros; (ii) de gastos com serviços de intermediação; (iii) do efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de recebimento e pagamento estipulados e (iv) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 6.217 milhares de euros;
 alienação dos direitos de inscrição do atleta Bernardo Silva ao AS Monaco, pelo montante de 15.750 milhares de euros, que gerou um ganho de 12.855 milhares de euros, após dedução: (i) de gastos com serviços de intermediação e (ii) do efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de recebimento e pagamento estipulados, no montante global de 2.895 milhares de euros;
 alienação dos direitos de inscrição do atleta João Cancelo ao Valência, pelo montante de 15 milhões de euros, que gerou um ganho de 12.543 milhares de euros, após dedução: (i) de gastos com serviços de intermediação e (ii) do efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de recebimento e pagamento estipulados, no montante global de 2.457 milhares de euros;
 alienação dos direitos de inscrição do atleta Oblak ao Atlético de Madrid, pelo montante de 16 milhões de euros, que gerou um ganho de 9.456 milhares de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros e (ii) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 6.544 milhares de euros;
 alienação dos direitos de inscrição do atleta Markovic ao Liverpool, pelo montante de 25 milhões de euros, que gerou um ganho de 6,8 milhões de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros; (ii) de gastos com serviços de intermediação e (iii) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 18,2 milhões de euros;
 alienação dos direitos de inscrição do atleta Cardozo ao Trabzonspor, pelo montante de 5 milhões de euros, que gerou um ganho de 2.074 milhares de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros; (ii) de gastos com serviços de intermediação e (iii) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 2.926 milhares de euros.


 

As alineações no exercício findo a 30 de junho de 2014, que geraram ganhos e perdas no montante líquido de 57.806 milhares de euros (conforme referido na nota 13), resultaram, essencialmente, da:
 alienação da totalidade dos direitos de económicos do atleta Rodrigo à sociedade Meriton Capital Limited, pelo montante de 30 milhões de euros, que gerou um ganho de 12.642 milhares de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros; (ii) de gastos com serviços de intermediação; (iii) do efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de recebimento e pagamento estipulados e (iv) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 17.358 milhares de euros;
 alienação dos direitos de inscrição do atleta Matic ao Chelsea, pelo montante de 25 milhões de euros, que gerou um ganho de 19.984 milhares de euros, após dedução do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 5.016 milhares de euros;
 alienação da totalidade dos direitos económicos do atleta André Gomes à sociedade Meriton Capital Limited, pelo montante de 15 milhões de euros, que gerou um ganho de 9.513 milhares de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros; (ii) de gastos com serviços de intermediação; (iii) do efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de recebimento e pagamento estipulados e (iv) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 5.487 milhares de euros;
 alienação dos direitos de inscrição do atleta Garay ao Zenit, pelo montante de 6 milhões de euros, que gerou um ganho de 317 milhares de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros e (ii) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 5.683 milhares de euros;
     alienação dos direitos de inscrição do atleta Melgarejo ao FC Kuban, pelo montante de 5 milhões de euros, que gerou um ganho de 3.165 milhares de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros; (ii) de gastos com serviços de intermediação e (iii) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 1.835 milhares de euros;
 alienação dos direitos de inscrição do atleta Kardec ao São Paulo FC, pelo montante de 4,5 milhões de euros, que gerou um ganho de 1.004 milhares de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros; (ii) de gastos com serviços de intermediação e (iii) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 3.496 milhares de euros;
 alienação dos direitos de inscrição do atleta Rodrigo Mora ao River Plate, pelo montante de 3 milhões de euros, que gerou uma mais-valia de 2.667 milhares de euros, após dedução: (i) de compromissos com terceiros e (ii) do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 883 milhares de euros. "

Fonte: Relatório e Contas da Benfica SAD 2014/2015.
 
 
De referir que o Total do "Aumento no valor do plantel" (Aquisições + Renovações) em 2014-2015 rondou os 49,6M€ e em 2013-2014 rondou os 40,5M€. Ou seja, existiram cerca de 10M€/Ano além das contratações discriminadas, que deverão ter estado relacionadas com a aquisição dos passes do Benfica Stars Fund, contratações de jovens para a equipa B e renovações de contratos da equipa A.
 
Para mim, a grande maioria dos valores não foi surpresa:
- Não existem "custos zero", por isso é que o Benfica teve de pagar uma verba a Taarabt, Julio César e Jonas, por exemplo.
- Confirmou-se o "absurdo" dos 9M€ por 50% de Raúl Jimenez, que foi registado na presente época (2015-2016), e por isso ainda não aparece nessa lista.
- Victor Andrade custou perto de 4M€, e para quem não sabe o Barcelona tinha pago cerca de 3,5M€ ao Santos pela "opção" do brasileiro, na altura da contratação do Neymar.
- Confirmou-se também que o Real Madrid tinha direito a quase 1/3 do valor da venda de Rodrigo, que depois de deduzidos os custos de intermediação, actualização financeira e valor do passe na contabilidade, ficou em 12,6M€ de mais-valias. Esta foi a forma de o Benfica ter removido há alguns anos a "clausula de recompra" que o Real Madrid tinha inicialmente, e que era um valor baixo.
- Até agora ainda não se confirmou a aquisição dos restantes 50% do Pizzi, que até indicação em contrário devem pertencer ainda ao Atlético de Madrid.
- A Contratação de Funes Mori (4,9M€) e a venda de Rodrigo Mora (3M€) estiveram interligadas.
- Confirmou-se a venda de Cancelo por 15M€, e também de Cavaleiro+Lima por 22M€ (15M€ + 7M€), registados em 2015/2016, tal como tinha avisado há 1 ANO, e os "anti-benfiquistas" tentaram negar com "conversas da treta" do l'equipe e outras histórias da carochinha. FACTO: Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro renderam 45M€ "brutos"! (Confirmado nos Relatórios e Contas OFICIAIS do Benfica, e noticiado em 1ª mão neste blog há mais de 1 Ano!)
 
O grande problema do Benfica, nas contratações, renovações e aquisição do Benfica Stars Fund, foi o facto de ter investido 90M€ em 2 épocas, e das principais contratações apenas 4 jogadores são habituais titulares (Samaris 9,1M€, Jonas 1,3M€, Eliseu 1,2M€, Julio César, 1,1M€), a que se junta agora o Mitroglou ou Raul Jimenez.
 
Este facto é que merece uma explicação (80% do investimento em novos jogadores de 2013 a 2015 foi realizado em contratações que não são e nem eram titulares), e o responsável deste cenário não foi o actual Treinador.  Os principais responsáveis por essas contratações foram a "Estrutura"+Anterior Treinador.

Confirma-se que nos últimos 2 anos existiu um "descontrolo" completo ao nível das Contratações!


PS: Nos próximos dias irei publicar a habitual "Análise das Finanças dos 3 Grandes".

89 comentários via blogger

  1. Muito bom post. Realmente, como é possível gastar 80% dos gastos sejam em contratações falhadas? Não valeria mais a pena com esse dinheiro ir buscar três ou quatro gajos que pegassem de estaca, como Júlio César por exemplo, e fazer o complemento com jovens da academia mais outros tantos mais baratos. Uma direcção séria e nãos tour a dizer que LFV não o seja, deveria fazer uma limpeza nos jogadores ligados ao clube. Um clube como o benfica precisa de 30 jogadores mais a academia. Tudo o resto seria vendido...é preciso acabar com empréstimos etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo, gostaria de esclarecer o seguinte... 80% do investimento em reforços foi realizado em jogadores que NESTE momento ainda não são titulares. Jogadores como Cristante, Talisca, Mukhtar, e outros jovens poderão ser mais-valias desportivas e económicas no futuro.

      O que é incompreensível que é se invista 55M€ dos 70M€ em contratações cujas posições de titulares não estavam carenciadas, e depois se ande com lacunas a lateral direito, lateral esquerdo e médio centro, não tendo existido uma solução imediata e credível para as saídas de Maxi Pereira, Siqueira e Enzo Perez.

      Este era o ponto que eu já andava a avisar há MESES!.

      Eliminar
    2. Sim, tem razão não expressei bem o fato de se dever investir em jogadores que podem vir a ser mais valias. No entanto continuo a dizer, não se pode ou não se deve fazer isso sem limite. O Benfica não pode ter 100 jogadores nos seus quadros. Além disso as compras devem ser feitas com critério e não comprar por comprar, ou para satisfazer negociatas.

      Luiz Vicente

      Eliminar
    3. Não se pode contratar "jogadores para serem titulares", isso não existe já que pressupõe que existe capacidade para adivinhar o futuro. Essa capacidade só os adeptos têm e como toda a gente sabe, não são os adeptos que gerem o clube.
      A não ser que se estejam a referir ao Ronaldo, ao Messi ou ao Ibrahimovic. Ai concordo, devíamos todos fazer força para os contratar.

      Eliminar
    4. Deixa-te de tretas ó Anónimo! Qualquer um de nós sabe ver se um jogador é ou não jogador! Nelson Semedo é jogador! Renato Sanches é jogador! João Carvalho é jogador! Luis Filipe, Emerson, Cortez, Funes Mori, Francisco Vera, Sarkic, não são jogadores!
      Quando se contrata um jogador é para um lugar específico, tem que ter as condições necessárias para ser contratado, o Benfica não é o Fornes de Algodres pá! O Bébe por exemplo só tem velocidade, no um contra um vale normalmente zero... o Benfica joga e contra-ataque???
      Porra!

      Eliminar
  2. BENFICA EAGLE EU E TU SOMOS BENFIQUISTAS! AS MINHAS DÚVIDAS SÃO DÚVIDAS RAZOÁVEIS. Vou recolocar a forma como me exprimo! A DIRECÇÃO É INCoMPETENTE NA VERTENTE DE AQUISIÇÃO DE ATLETAS DE FUTEBOL PARA A EQUIPA A e B DO CLUBE! E tu concordas comigo!

    "Este facto é que merece uma explicação (80% do investimento em novos jogadores de 2013 a 2015 foi realizado em contratações que não são e nem eram titulares), e o responsável deste cenário não foi o actual Treinador. Os principais responsáveis por essas contratações foram a "Estrutura"+Anterior Treinador.
    Confirma-se que nos últimos 2 anos existiu um "descontrolo" completo ao nível das Contratações!"

    Fico realmente feliz ao saber que as vendas dos 3 atletas da formação foram esse dinheiro. Mas observo que nas compras é tudo da nossa parte e nas vendas existem miríiades de compromissos e terceiros e quartos. E o negócio Garay é ESTÚPIDO! Como foi a gestão do processo Maxi e muitos outros, ... LFV é um péssimo gestor do plantel do Benfica e é um mau negociante, porque como dizes mais de 80%... mesmo a questão do Eliseu poderia ter sido menos onerosa, desculpa a minha forma de me expressar, mas quando vejo coisas menos Profissionais, não posso me calar EU QUERO VER O NOSSO CLUBE A VENCER!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moléculas,

      O dinheiro do André Gomes, Bernardo Silva, Cancelo e Cavaleiro (60M€) foi direitinho para pagar as contratações de 15 jogadores que não são titulares (cerca de 55M€):
      Cristante 5,2M€
      Talisca 4,8M€
      Carcela 3,4M€
      Derley 3M€,
      Taarabt 3M€,
      Jonathan Rodriguez 2,7M€ 40%,
      Mukhtar 1,1M€,
      Pizzi 6M€ 50%,
      Fejsa 5,2M€,
      Funes Mori 4,9M€ 70%,
      Lisandro Lopez 4M€,
      Victor Andrade 4M€,
      Benito 3M€,
      César 2,2M€ 50%
      Djavan 1M€ 60%

      Isto é que é preocupante.

      Com tantos suplentes "caros" e com a tal aposta na formação como é que as finanças podem ser bem geridas?

      A gestão de Activos nos últimos 2 anos foi absurda.

      Eliminar
    2. PS: Apesar disso, o lucro da SAD ficou acima de 20M€, no período de 2013-2015.

      Eliminar
    3. Caríssimo reforço o que tu dizes!

      "A gestão de Activos nos últimos 2 anos foi absurda.", provavelmente iria além dos 2 anos a que te referes, imagina se fossemos geridos com inteligência, imagina amigo, imagina!
      abraço!

      Eliminar
    4. Imagino que nas futuras vendas desses jogadores acima vamos ter números impressionantes para não dizer ridiculos.

      Eliminar
    5. Caro Benfica Eagle sem querer colocar em causa nada nem ninguém, mas para melhor compreender algumas contratações e vendas realizadas e aqui referidas é bom enquadrar-las devidamente. Como sabe a efectivação de um ou mau negócio depende de múltiplos factores alguns deles podem ser previstos, geridos e controlados, outros nem por isso.

      De qualquer forma e tendo em conta o período em análise, com tantos suplentes "caros" e gestão de activos "absurda" como afirma a realidade demonstra que afinal a SAD deu LUCRO acima dos 20 MILHÕES!!!! Tenho a certeza que a grande maioria das empresas gostariam de estar nesta situação :) Em conclusão sem mais uma vez querer colocar em causa o que escreveu nem o contradizer, então posso eu afirmar que a gestão deste dossier está no bom caminho, tem é muito espaço de manobra para melhorar e potenciar em termos económico-financeiros, já que em termos desportivos e tendo em conta o período em análise foi um período de muitas vitórias, em que se chegou ao ambicionado BI :)

      Mas voltando aos jogadores comprados é bom de salientar que alguns deles são acima de tudo um investimento tendo em conta maximizar no futuro um bom lucro desportivo quer financeiro; se resulta já é outra coisa, como acontece com qualquer investimento por mais seguro que ele possa parecer ser,

      Neste lote estão inseridos jogadores como Cristante, Talisca, J. Rodriguez, Mukhatar, Vitor Andrade e F. Mori, uns mais que outros, mas todos eles jovens e faladas promessas do futebol e referências futuras para as selecções dos respectivos países. Todos ele internacionais pelas selecções jovens e um deles (JR) já internacional A.

      Se analisarmos a maioria deles estão num patamar de desenvolvimento muito idêntico ás jovens promessas que na respectiva altura saíram do Benfica, casos de André Gomes, Bernardo, Cancelo ou Ivan Cavaleiro, destes só André tinha começado a jogar com regularidade após lesão e saída de alguns jogadores nucleares do Benfica.

      Agora basta comparar a que valores foram vendidos e o valor pelo os quais o Benfica foi buscar e se calhar as coisas até estão a ser bem pensadas :) É que de todos os que entraram, todos eles tem tanta margem de progressão nos próximos anos como um Bernardo Silva por exemplo. O único deste lote que entretanto começou a ser um espécie de Nelson Oliveira nas expectativas, foi o Funes... que entretanto já foi vendido.

      Lisandro Lopes é Internacional A Argentino e tem mercado, tem é sido na minha opinião sub-aproveitado no Benfica, não por falta de valor, ou culpa de quem o tem treinado, mas porque numa equipa que tem tido, pelo menos até a esta época centrais como Luisão, Garay ou Jardel a render o que renderam... tudo se torna mais difícil para a sua afirmação.

      Derlay, Benito e Djavan entretanto e salvo erro foram vendidos e penso que pelo menos não deram prejuízo.
      Pizzi é o que se sabe e teve a ver em muito com o negócio Roberto, o resto é devido a ser Português e por ter potencialidade de vir a ser muito mais do que vale hoje em dia.

      César está emprestado ao Flamengo e tem muito potencial e mercado. Já a Carcela tem valor e pode ser um óptimo investimento desportivo quer económico, tal como Taarabat... mas claro que é o que se sabe.

      Em conclusão não vejo aqui nenhum caso como alguns tentam fazer querer ou insinuar de puras negociatas de forma depreciativa... até podem ser negociatas, mas tendo em vista acima de tudo a possibilidade do Benfica vir a retirar lucros desportivos e/ ou económico-financeiros. Parecem que já se esqueceram das "negociatas" do Mora, Watsel ou Carole por exemplo que hoje se pode dizer que deram mais valias ao Benfica... não desportivas mas outras aquelas que ajudam a ter lucros de 20 milhões mesmo com tanta coisa para se fazer melhor :))))

      Cumprimentos Benfiquistas
      Luis Farinha

      .

      Eliminar
    6. Luis Farinha por muita argumentação que apresente, e que não entra em contradição com o que escrevi, é rídiculo e absurdo vender 4 das maiores promessas da formação, para contratar 15 suplentes "caros" que ainda nem são titulares, e alguns nunca o serão.

      Afinal era para apostar no Benfica Made in Benfica, ou para os vender ... e gastar o dinheiro numa palete de 15 jogadores???

      Por muita argumentação que apresente, não conseguiu ser objectivo ao ponto de me responder à argumentação que apresentei no post, e à questão que lhe deixei agora ;)

      Eliminar
    7. Nao entendo a sua contra argumentaçao caro Benfica Eagle.

      Os tais suplentes caros comprados por +/- 5M nao serao mais baratos q as tais promessas q foram vendidas por 15M ? Acredito q no custo salarial sim, mas so mesmo isso, o q sao trocos qd comparados com vendas de 15M.

      Verdade q alguns nunca serao titulares, tais como algumas promessas nunca passarao de promessas.

      A aposta Made in Benfica so ficou vincada esta epoca por mudança de treinador, as vendas foram anteriores, ou melhor dizendo "o compromisso da venda" era anterior.

      Continuam a misturar a componente desportiva com a financeira, ambas sao importantes mas sem a sustentabilidade financeira, nunca havera resultados desportivos.

      Ramos.

      Eliminar
    8. Caro Benfica Eagle como escrevi a minha intenção não foi contradizer ninguém, mas sim dar a perspectiva de uma visão diferente do mesmo ponto :)

      Por exemplo a perspectiva diferente daquela que observou e que reafirmo que não contradiz a sua, mas que a sua tb não contradiz a minha e que é a seguinte: o Benfica vendeu quatro promessas de jogadores em que dois faziam parte do plantel; André Gomes e Cavaleiro. O 1 º na realidade era um suplente que pelos motivos que referi começou a jogar com mais frequência do que era espectável; o 2 º um jogador, raramente serviu até para suplente e poucos minutos jogou.

      Já Bernardo e Cancelo eram jogadores que nem cabiam no plantel na altura e faziam parte da equipa B, o 2º era de facto algumas vez suplente na equipa B :)

      Em conclusão o que vejo na perspectiva que observo o mesmo ponto que o Benfica Eagle observa da sua, é que o Benfica vendeu 4 jovens promessas em que 50% nem para suplentes serviam por um cerca de 60 milhões de euros e contratou 15 jogadores dos quais alguns só 5 deles por exemplo JR, Vitor Andrade, Mukhatar, Cristante e Talisca poderão vir a valer muito mais.

      Talisca, Pizzi e Fejsa este último em especial, se não fosse a lesão contraída, eram para o Benfica BI-Campeão mais que meros suplentes eram opções de facto.

      Quanto aposta na formação de que fala. Em primeiro lugar e como sabe essa aposta só passou a ser exequível esta época pelas razões que se sabe; logo as vendas dessas promessas na altura que se efectuaram, ainda mais se justificaram. Depois como penso que deve saber a formação tendo em conta até a própria legislação emanada pela FIFA vai até aos 23 anos... logo basta analisar quantos jovens em idade de formação que o Benfica vendeu e quantos contratou... mais uma vez com expectativas de vir a LUCRAR ainda mais mais com o negócio efectuado.

      Já agora e falando em diferentes perspectivas vou dar aqui um exemplo "engraçado", Quem diria que o "absurdo" da gestão do Benfica levou a que uma determinada altura tivesse dois suplentes de alto luxo no banco, mais concretamente no valor 50 MILHÕES tendo em conta o da venda, claro, porque no da compra eram SÓ de luxo, pois custaram os dois um pouco mais do que 10 MILHÕES e um deles que foi vendido por 25 M andou uma época emprestado e outra quase sempre a cheirar o banco... sim estou a falar de Enzo e Matic :))))

      E não é que mais "absurdo" é que os 60 milhões arrecadados das tais 4 jovens promessas davam para ter pago o que custaram na totalidade os passes desses dois suplentes mais Gaitan, Garay, Markovic e Oblack :)))

      Luis Farinha

      Eliminar
    9. Luis Farinha, como é que um jogador se valoriza muito sendo "suplente"??? POIS!

      Os 15 suplentes estão a valorizar? Ou o investimento seria mais rentabilizado desportivamente e financeiramente se em alternativa esse valor tivesse sido investido em CRAQUES indiscutíveis para o 11 titular??? POIS!

      Afinal de contas, 55M€ dá para muitos CRAQUES, de 10M€ cada! Não era o Benfica que, segundo LFV há poucos meses atrás, já não podia contratar jogadores a 10M€? POIS!

      Perguntas inconvenientes, eu sei ;)

      Eliminar
    10. Ó BENFICA EAGLE;
      Este Luis Farinha tem muito de LUÍS, mas de Farinha...pouca !!!

      Eliminar
    11. Benfica Eagle porque razão acha que as perguntas que me faz são inconvenientes? fique sabendo que para mim nada têm de inconveniente. Então vamos lá a isso :))))

      "Os 15 suplentes estão a valorizar?"
      A que 15 suplentes é que se refere? é que do lote descrito alguns já foram vendidos, outros emprestados para terem mais oportunidade de jogar; dois acabaram de chegar ao Benfica, outros são frequentemente chamados à equipa principal e até tiveram um papel preponderante na conquista do BI e depois temos os casos de Cristante 5,2M€, Victor Andrade 4M€ e Mukhtar 1,1M€ que podem ser comparados aos casos de André Gomes, Ivan Cavaleiro, Cancelo e Bernardo aquando da sua passagem pela plantel principal que pouco ou nada jogaram.

      Já agora responda-me às seguintes perguntas isto se não lhe for inconveniente :)))))
      O que é que o Bernardo, Cancelo e Bernardo jogaram e demonstraram na equipa principal do Benfica para terem sido valorizados em 15 milhões de euros cada um?
      Será que os poucos jogos que o André Gomes jogou bastaram para o valorizar em igualmente 15 milhões?

      "O investimento seria mais rentabilizado desportivamente e financeiramente se em alternativa esse valor tivesse sido investido em CRAQUES indiscutíveis para o 11 titular???"

      Em termos desportivos a realidade demonstra que sim. Já em termos financeiros temos exemplos que demonstram que sim e outros como o dos 4 jovens vindos da formação, demonstram o contrário... Aqui já são múltiplos factores, uns mais óbvios que outros a influenciar uma maior ou menor rentabilização, se não mesmo nenhuma.

      Quanto ao que LFV afirmou, eu pessoalmente não fiz uma leitura literal das suas palavras, tendo até em conta o contexto em que a proferiu. Mas isso sou eu :)

      Será que lhe estou a ser inconveniente ao participar no debate em questão? :))))

      Cumprimentos Benfiquistas
      Luis Farinha

      Eliminar
    12. Luis Farinha, ao contrário de si eu não ando "mandado" por ninguém para andar em "debate" ;)

      É um FACTO que LFV mentiu ao afirmar que íamos ter um Benfica Made in Benfica, e passados poucos meses vende as 4 principais promessas da formação (André Gomes, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e João Cancelo) ... para pegar no dinheiro e contratar 15 SUPLENTES!!! ISSO É UM FACTO INDESMENTÍVEL!

      Apenas 15M€ dos 70M€ contratados nos últimos 2 anos (2013-2015) são neste momento titulares (Julio César, Eliseu, Samaris Jonas) Mais de 80% do investimento foi para contratações que nem são TITULARES no Benfica! ISSO É UM FACTO INDESMENTÍVEL!

      FACTOS são FACTOS, e por muitas teorias que tente apresentar, nada nem ninguém consegue negar esses FACTOS "inconvenientes" ;))))

      Eliminar
  3. Eagle,

    Excelente post, como é costume. Um enorme serviço ao Benfiquismo que se quer bem informado.

    É fácil criticar a estrutura quando se está em fase menos boa, mas as críticas parecem-me absolutamente pertinentes. Não só se desperdiça dinheiro em jogadores que mal chegam a jogar, como depois se fazem compras inexplicavelmente exageradas em preço (Jimenez é o caso flagrante) e se deixam lugares relevantes por preencher. Infelizmente, e seguramente por múltiplas culpas, entre as quais da famosa estutura, a equipa actual parece uma manta de retalhos entre jogadores de qualidade, jogadores sem qualidade e lacunas evidentes por preencher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, a minha "legitimidade" para abordar este assunto é a de ter começado a escrever sobre estes temas quando o Benfica era Campeão e Bi-Campeão, e ninguém na altura se preocupava com o que aconteceria depois!

      "Quem avisa amigo é".

      Eliminar
    2. O Benfica ainda é o Bi-Campeão ;)

      Eliminar
    3. ATF, se o Benfica continuar a gastar 55M€ em 15 suplentes, e com lacunas graves nos titulares ... está mais próximo de não ser Bi-Campeão novamente ;)

      Eliminar
  4. Eagle, bom post.
    Informação, importante e interessante!
    Estaria preocupado se tivesse uma academia a cair de velha, com salários em atraso, e um relatório e contas adulterado sem aplicação dos normativos, mas a CMVM, não está a dormir, mas parece. Bom post

    ResponderEliminar
  5. São demasiados números para mim. Creio ser preocupante tanto milhão gasto em suplentes e alguns sem categoria, sequer, para vestir o Sagrado Manto.

    ResponderEliminar
  6. Bom post e e bom ver que os 3 jogadores da formacao foram mesmo vendidos por 15M ao contrario do que os antis diziam.Mas eu tenho uma pergunta sobre o Pizzi,nao nos foi dado 50% do passe dele em troca com o Roberto e com a aquisicao de os restantes 50% por 6M,nao tera o SLBenfica 100% do passe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao Pizzi, nada disso.
      Compramos 50% do Pizzi por 6M€, e vendemos o Roberto por 6M€.
      Na prática não houve dinheiro envolvido.

      Na questão Funes Mori & Rodrigo Mora, também foi uma operação semelhante.
      Existiu pouco dinheiro/cash envolvido.

      Eliminar
    2. Obrigado por o esclarecimento.

      Eliminar
    3. Pelo que percebo das tuas palavras Eagle é que ouve um género de troca de jogadores, certo? O Benfica cedeu o Roberto e os espanhóis o Pizzi. Mas tendo em conta que o Roberto teve um custo a rondar os 8M, afirmar que não ouve custos também não me parece totalmente certo!

      Cumprimentos

      Ricardo

      Eliminar
    4. Ou seja, trocámos cêpo por cêpo e gastamos 6M€ inutilmente, ponto final!

      Eliminar
    5. Red Army Officer, o mal esteve na contratação inicial de Roberto por 8,6M€, situação sobre a qual, na altura, me insurgi.

      Eliminar
    6. Sim, na realidade eram a esses 8,6M€ que me referia. Ou seja, podemos analisar de outro prisma: Pizzi custou 8,6M€, certo?

      Eliminar
    7. Roberto custou 8,6M€ e foi vendido por 6M€.
      Essa é a análise que tem de fazer.

      Eliminar
    8. Esse negócio PIZZI/ROBERTO/ROBERTO/PIZZI tendo por pano de fundo o Atlético de Madrid e o "indispensável" Mendes, mais parece um negócio de ciganos.

      Eliminar
  7. DEPÓSITOS NA MADEIRA01/11/15, 12:37

    Caro BE
    excelente trabalho sobre as contratações e vendas do Benfica

    Já o meu saudoso avô comerciante de aldeia
    dizia aos familiares que a alma do negócio estava na compra
    porque na venda tinha que competir com os outros

    Se acabassem as comissões como tudo seria melhor

    Mas mudando de assunto e porque os assuntos têm a sua oportunidade
    vamos dizer o seguinte:

    O SR RUI SANTOS ESSE PALADINO DA VERDADE DESPORTIVA DELE, CLARO ESTÁ
    (EHEHEHEHE CANTAS BEM MAS NÃO ME ALEGRAS Ó RUI SANTOS NEM ENGANAS NINGUEM)
    TODOS SE LEMBRAM DO XARIVARI DE INSINUAÇÕES QUE FEZ ACERCA DE UM FORA DE JOGO
    ATENÇÃO BEM ASSINALADO, NO ANO PASSADO NUM JOGO NA LUZ

    INSINUOU O INTELIGENTE QUE O FISCAL ASSINALARIA SEMPRE O FORA DE JOGO
    (ÓBVIAMENTE BENEFICIANDO O BENFICA) NEM QUE ESTIVESSE DE COSTAS PRÓ LANCE

    EHEHEHEHEHEHEHEH

    MIL INSINUAÇÕES, EU BEM ME LEMBRO Ó PEQUENINO RUIZINHO
    (DAQUELES PEQUENINOS DE QUEM O MEU SAUDOSO AVÔ DIZIA
    QUE UM METRO DE FAZENDA DARIA PARA FAZER UM TERNO
    CALÇA, COLETE E CASACO)
    SIM MIL INSINUAÇÕES, SÓ FALTOU CHAMAR O FISCAL SEI LÁ DE QUÊ???

    BOM, MAS COMO O TEMPO É TRAMADO
    E TRAMA SEMPRE OS VENDILHÕES DO TEMPLO
    Ó RUIZINHO COMENTA LÁ AGORA O FAMOSO FORA DE JOGO
    CONHECIDO COMO O FORA DE JOGO DO FRAME DO JJ
    (ESTAVA TÃO BEM CALADINHO O JJ)
    AQUELE FORA DE JOGO DE PELO MENOS 2 METROS??????

    EHEHEHEHEEH

    JÁ QUE O SLB NÃO DIZ NADA, DIGO EU COMO BENFIQUISTA E SÓCIO

    Ó MEU DESTA NÃO ESCAPAS

    NA LUZ FORA DE JOGO BEM ASSINALADO
    TU INSINUASTE QUE O FISCAL ERA TUDO MENOS UMA VIRGEM INDEFESA

    E ONTEM??
    UM FORA DE JOGO KILOMÉTRICO
    MAL ASSINALADO
    QUE DIZES TU?????? MEU GRANDE ARTISTA

    SAFAS-TE LÁ NO PROGRAMA COM O SIMÕES
    MAS SE FOSSE COM ALGUNS BEIRÕES QUE EU CONHEÇO
    FICARIAS A SABER QUANTAS PONTAS TEM UM LENÇO DE 5 BICOS

    VERDADE DESPORTIVA?????
    MAS QUAL VERDADE DESPORTIVA Ó MEU
    A TUA VERDADE DESPORTIVA FERE A INTELIGÊNCIA DAS PESSOAS

    APONTA NO BLOCO QUE ESTE APITADOR DE ONTEM EM ALVALADE
    JÁ INCLINOU O CAMPEONATO EM 5 PONTOS EM FAVOR DO TEU AMADO CLUBE

    3 PONTOS NO AROUCA X BENFICA
    (ONDE ELE AINDA DEVE EXPLICAR PORQUE ANULOU O GOLO DO JONAS
    A PROPÓSITO ANDAM 5 CIENTISTAS A VER SE DESCOBREM)

    E ONTEM MAIS DOIS PONTOS
    E PORTANTO À PALA DELE LÁ VÃO 5 PONTOS

    SOMANDO AOS PENALTIS DO XISTRA NA LUZ
    É SEMPRE A AVIAR
    (XISTRA QUE DEVE ESTAR PARA DESCER TÃO FRACAS DEVEM SER AS SUAS NOTAS
    EM TONDELA E NA LUZ)

    RUIZINHO DA DESVERDADE DESPORTIVA
    O TEU CLUBE ESTÁ COM BOAS NOMEAÇÕES
    EHEHEHEHEHE

    E PARA TERMINAR TU QUE QUERES O BENFICA NA SEGUNDA
    ENCHES A BOCA NISSO
    NUNCA MAIS FALASTE NOS DEPÓSITOS NA MADEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    EHEHEHEHEHEH
    ISSO SIM É VERDADE DESPORTIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    EHEHEHEHEEH
    NÃO ENGANAS NINGUEM
    E AINDA ESTAMOS PARA SABER PORQUE A SIC
    TE DÁ ESPAÇO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda deveria ser acrescentado que esse apitador roubou o titulo de melhor marcador ao Jonas na Luz
      no último jogo do campeonato

      Jonas partiu 10 metros atrás e fo-lhe assinalado fora de jogo

      ontem 2 metros ADELANTE seguiram para bingo

      MAS QUE CRITÉRIOS DE DE TRAMPA

      E assim vai a verdade desportiva

      Eliminar
    2. Mas como ficou o depósito da verdade desportiva? ??
      Não deu em nada???
      Temos de ser nós a ir ao MP para denunciar???
      Houve corrupção, ou não? ?

      Eliminar
    3. O Rui Santos vem aqui ler????????

      Eliminar
    4. Ele vai desculpar-se com tudo de lances que não foram marcados contra o Sporting,ocultando a pancadaria que os jogadores deram ao estoril,esse arbitro esteve no arouca-sporting nesse jogo o arouca foi roubado mas rui Santos vai ocultar,aliás no jogo de ontem viu-se muita proteção aos jogadores do Sporting disseram tudo ao arbitro exemplo o Jefferson e o arbitro nada.
      Ao Rui Santos apenas lhe desejo que lave a cara todos os dias para que não se note a falta de vergonha.

      Eliminar
    5. É claro que o gajo vem aqui ler. Afinal de contas como é que se faz jornalismo de investigação em Portugal? Pesquisando na "blogosfera".

      Eliminar
    6. O rui santos (com letra pequenina e tudo que é para fazer pandam com a sua estatura meã e a sua desonestidade intelectual própria de pequenino ou velhaco ou bailarino) e todos os paineleiros lêem este blogue que é o maior blogue desportivo em portugal. Como eles lêem levam que contar e devem ser desmascarados para não pensarem que estão falando lá nas tvs para papalvos-
      Esse tal de rui santos anti-benfiquista primário sempre fez tudo contra o Benfica. Ele não pode com o Benfica. Este lance do fora de jogo do frame de 2 metros não pode ser esquecido mais não seja por comparação com o fora de jogo QUE EXISTIU e de que tão ele falou insinuando mil e uma coisas

      Que disse ele do Xistragate na Luz????

      do penalty sobre LUISÃO que foi puxado durante 10 metros pelo Brian Ruiz??

      Há já quem diga que Brian Ruiz praticou SKY LUISÂO

      A NÃO MARCAÇÃO DESSE PENALTY FICARÁ PARA A HISTÓRIA DAS GRANDES XISTRALHADAS

      PS. os senhores sabiam que os calimeros podem matar a tiro dentro da área o Gaitan que nunca serão punidos com penalty

      Gaitan já foi ceifado em Alvalidle por Polga
      Gaitan na super taça foi varrido por um calimero e
      Gaitan na Luz neste último jogo foi derrubado ensanduichado ....e nada

      rui santos que verdade desportiva é esta??????????????

      entretanto o clube da frutaria mantem-se calada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      ESTRANHA FORMA DE VIDA A QUE NÃO ESTÁVAMOS HABITUADOS

      DESAFIO A SIC A COLOCAR-ME NUM FRENTE A FRENTE COM RUI SANTOS
      OU ENTÃO ESTAR DE ASSISTENTE NO ESTÚDIO QUANDO ELE FAZ LÁ AQUELES NÚMEROS ÀS TERÇAS À NOITE

      Ó SR RUI SANTOS QUANDO É QUE VOSSA EXCELÊNCIA PASSA AQUI POR TERRAS DE VIRIATO ???? ATÉ QUE IRIA GOSTAR

      Eliminar
    7. DOIS jogos seguidos dois lagartões a apintar.
      Como dizia o grande bigladen ...vocês sabem do que estamos a falar

      Eliminar
    8. alguem falou em controlo anti-doping????????

      Eliminar
    9. depósitos na Madeira têm que ter consequências, doyen a doyer

      Ruizinho para quando a tua visão sobre este dossier????????????????

      SE fosse o Benfica????????????????

      o que não drias tu??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      Rui Santos nada de cobardices. Fala lá nos depósitos na Madeira e na coação que dizem existir por lá. Vá lá faz esse favorzinho ao pessoal.

      Eliminar
    10. Tambem convem perguntar ao sr Rui santos quantos penaltis já leva este ano o seu amado clube???

      Pelo andar da carruagem o clube calimero
      o clube cujo um presidente disse um dia ter pago a árbitros
      o clube que benificiava de penaltis porque estava vento (disse Jardel e ainda ninguem o desmentiu)
      prepara-se para bater o número de penaltys desse famoso ano do jardel do vento e do que será, será do Guaraná
      será das máquinas fotográficas das comidinhas antes e depois será das lagostas, de barca velha para cima, massagens de fisioterapia, depósitos na madeira, etc???

      como tudo isto saiu na imprensa não será preciso explicar
      foi só copiar o que passa na imprensa
      e na dúvida é só dizer o que se ouve nos corredores. Ponto

      Como disse o grande Octávio vocês sabem do que estamos a falar

      Saiam penaltis prá mesa do canto se faxa bor

      Eliminar
    11. Este apitador que apitou ontem em alvalidle foi o mesmo que no ano passado apitou em Arouca os calimeros?????

      Perguntar não ofende

      Outra curiosidade
      Bruno Paixão estava nomeado para apitar a frutaria na Madeira

      como o jogo foi adiado
      Bruno Paixão continua nomeado ou fazem outra nomeação????????????????'

      Gostavamos de ser esclarecidos
      Olhem pode ser o Rui Santos a explicar, arbitragens é com ele

      eheheheheeh

      Eliminar
  8. olhando ao ultimo paragrafo e tendo em conta que apenas saiu o treinador e nao a estrutura, se a politica de contratações mudou... entao isso deve dar para tirar algumas conclusões, nao?

    Poderia dar, mas na verdade a mudança da politica de contratações resultou num menor investimento em jogadores que nao jogam? Nao... o que quer dizer que há muitas negociatas que se sabe que aconteciam com comissões para o Jesus, mas que pelos vistos nao eram so para o Jesus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica By GB, sabes bem que desse lote de 15 jogadores ... alguns vieram com aval de Jorge Jesus, alguns vieram com aval de Rui Costa e alguns vieram com aval dos empresários próximos do Vieira.

      Pronto. está respondido ;)

      Eliminar
  9. Eagle, obrigado pela análise que fazes às contas, nota-se que é algo que consome tempo mas assim todos ficamos mais informados.
    Abr

    ResponderEliminar
  10. Mais uma boa análise de factos!
    A análise da valia das contratações depende das mãos em que essas contratações caem!

    Os antis como não sabem distinguir o valor do negócio e a mais valia do negócio vão dizer que já tinham avisado que os valores não eram aqueles e etc... Ou para aqueles mesmo mesmo desesperados vão dizer que é tudo mentiras e o bes isto e aquilo.

    ResponderEliminar
  11. Tanto dinheiro deitado fora. V.Andrade, 4 Milhões? Agora percebo porque vai jogando. E depois o Jesus é que era caro. Gestão incompetente, onde uns vieram para pagar favores, outros para alguns mamarem comissões. Nada de novo na Vieirolândia.

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quantidade de dinheiro para comissões é genial, se juntarmos a isso os ordenados dos jogadores... Victor Andrade, Taarabt - pensei que o clube tivesse um gabinete de psicologia e motivação de alto nível para o contratar e estou a falar a sério, ouvi dizer que tínhamos um técnico pago a peso de ouro (se calhar até já saiu). O treinador por si só não consegue trabalhar todas essas vertentes, precisa de 3 ou 4 gajos que vão observando e actuando nas vertentes de motivação e desenvolvimento pessoal dos atletas principalmente os mais novos.Com tanto dinheiro a entrar e sair e tanta falta de profissionalismo, que façam "as negociatas com jogadores da valor porra!"

      Eliminar
    2. Não tenho a certeza, mas penso que o consultor motivacional saiu com JJ. Subscrevo, moleculasdeamor. Aplica-se bem a expressão "pior cego é aquele que não quero ver.

      A.Martins

      Eliminar
  12. ...caro BENFICA EAGLE......quer então dizer que os €€€€€€€€ do BERNARDO E COMP&,foram para jogadores????...estamos com SORTE.....no SEIXAL, afinal é TUDO DE BORLA.....treinadores, jogadores, empregados, manutenção, etc, etc, etc.....É TUDO POR AMOR Á CAMISOLA.....(Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irónico não é? O Dinheiro do Bernardo Silva, André Gomes, João Cancelo e Ivan Cavaleiro apenas serviu para pagar 15 "Suplentes" ;)

      Eliminar
  13. Eagle, o problema é o mesmo de sempre... Primeiro gasta-se dinheiro em promessas, que tem também de ser feito, e depois é que vamos comprar para o plantel com o que sobre e depois chega-se ao fim do mercado e temos o presidente a dizer que não conseguiu dar ao treinador o que lhe prometeu.

    Primeiro o Benfica deve reforçar a equipa principal com jogadores para lutarem para a titularidade para lugares chave, lugares que estamos carentes, tipo laterais, um 8 e etc... Depois é que se vai comprar alguns jogadores que podem vir a ser mais valias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste um bom resumo da política desportiva dos últimos 2 anos, Pedro Simões. Abraço

      Eliminar
    2. Podia fazer aqui uma extensa lista de duas dúzias de jogadores "credenciados" e "titulares" que custam fortunas mas que depois não rendem. Sem ir mais longe, vejam o caso do Adrián, Imbula, Bueno, etc.
      O Samaris foi caro, todo a gente o dizia, foi muito criticada a compra mas agora já ninguém fala.
      O Di Maria foi muito criticado. O próprio Enzo Perez, Salvio, Saviola, Javi, Rodrigo, tudo jogadores cuja contratação foi muito criticada. Os adeptos não sabem o que dizem e ainda bem que não gerem nada. Deus me livre!

      Eliminar
  14. No que diz respeito a vendas (mts dos passes o Benfica apenas ficou com 50% a 75% do lucro da venda que amortizando os salários ainda o lucro seria menos não fossem as competições conquistadas) ficou claro como água que dá mais lucro vender um jogador formado no "cantera" seixal do que gastar $ adquirir um jogador formado + os respectivos salários isto na vertente económica. Contudo na vertente desportiva será sempre mais fácil obter resultados no imediato com jogadores já formados do que com os miúdos do seixal, mas por esse mesmo motivo é que é necessário TEMPO, para eles crescerem.
    No que diz respeito as 15 contratações mencionadas, todos eles com excepção do Pizzi que é referente ao negócio Roberto no qual foi até hoje o negócio mais ruinoso ( O que se pagou por ele, por quanto foi vendido e para finalizar ser eliminado de uma CL a pala dele). São todos atletas com um excelente futuro desportivo pela frente, não se percebe é os empréstimos para equipas e campeonatos de pouco prestigio((Jonathan Rodriguez, Mukhtar) quando seriam facilmente primeiras escolhas no plantel actual e os que ficaram na equipa principalmente merecem sem dúvida uma oportunidade ( Cristante,Lisandro Lopez).

    O que me deixa preocupado é que tanta matéria prima humana e desportiva com valor que existe no Benfica esteja a ser desperdiçada, começamos com uma pré época completamente desastrosa totalmente fora do normal onde não se deu espaço ao treinador para se impor aos atletas e o que pretendia a nível de sistema de jogo, que ainda hoje sinceramente não deslumbro, não me levem a mal eu até acho que Rui Vitória têm mais do que capacidades, mas neste momento no Benfica parece reinar a confusão e total desorganização quando um atleta da equipa B que nem sequer titular é na B é chamado para desempenhar uma posição que não é a sua em campo. Que mensagem se está a mandar aos restantes atletas da equipa principal como André Almeida, Lisandro Lopez e até da B como Lindelof!?

    O Benfica quis mudar de paradigma e por mim tudo bem(erros de casting todos cometem, temos é que ser rápidos analisar e a corrigir o que está mal, pois é um clube que a sua massa associativa é por demais exigente e sabe ver que se joga mt mau futebol apesar do último resultado), mas o seu treinador tem que ser coerente, senão perde o balneário e acontece o que está acontecer ao Mourinho.

    Quanto aos afonsinhos quem paga os ordenados dos treinadores, jogadores e restantes funcionários são os sócios (quotização, merchandising e bilheteira).

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  15. António Coimbra01/11/15, 16:50

    Continuamos à deriva, por isso mesmo, é que no conjunto das opções de gestão no mercado de compra/vendas de jogadores damos cartas e somos alvo de elogios internacionais ( como no já célebre e não muito distante estudo que nos colocou então apenas no número 1 do Top mundial nessa vertente ).

    Acertamos mais tiros na água nas últimas contratações? Bem verdade, só que não vivemos no mundo da Alice nas Maravilhas. Quem vai à guerra dá e leva. Os Taarabts desta vida ( e os seus riscos ) são os Aimares e Enzos Férias de outras tentativas.

    A inversão estratégica e consequente aposta na formação, colocou uma nova questão que certamente influiu neste período de menor acerto: é que agora existe o fantasma de tapar lugares e oportunidade de crescimento a todos os putos que sejam vistos como craques a breve prazo...

    Recordo que Carcela, é um jogador de qualidade insuspeita e vai demonstra-lo ( e valera muito, muito mais do valor de aquisição ). O Andrade tem idade e qualidade para render desportiva e financeiramente, tal como o puto alemão, etc. Quanto a Jiménez estão outra vez a atirar os foguetes antes de tempo. Aguardem porque acreditem: primeiro não é um idoso, depois é só olhar e ver que tem qualidades de Top e que simplesmente atravessa aquele momento de sofreguidão de jogador novo, em terra nova e que não está a marcar ( ponham os olhos no efeito Guedes, assim que marcou 2/3 golos sossegou e já está mais jogador ). Guardem a caçadeira para mais tarde, caramba. As novas eleições estão aí à porta e se têm tanta competência para fazer programas eleitorais como para exigir ao Benfica que acerte todos os anos nas contratações ( apesar de nem em Portugal, nem em clube nenhum europeu isso acontecer, de forma consecutiva todos os anos ), então já estão eleitos, há tachos para todos e depois... é só somar. Que para vocês chega tudo com garantia, os estrangeiros adaptados e todos os jogadores são titulares, apesar de um plantel serem mais de 11 jogadores e apesar de ser necessária obviamente uma segunda linha que joga menos e menos se valoriza ( em todos os clubes do planeta terra, existem todos os anos contratações que estão condenadas a sofrer desvalorização, a menos que surjam equipa que joguem com o plantel inteiro.

    Enfim, aqui é sempre mais do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto Carcela vai render porque tu o dizes! Com Jiménez é-te irelevante ele ter custado 9M€ apesar de nada ter feito no ano passado para valer hoje 18M€? E se pedes programas eleitorais, pede-o também a Vieira! Mais do mesmo também!

      Eliminar
    2. António Coimbra01/11/15, 23:00

      Carcela vai render, porque quando todos diziam mal no início de: Di Maria, David Luis, Enzo, Matic, Rodrigo, Júlio César e Lima, entre outros. Já há muito que referenciava que eram craques dos pés à cabeça. E Carcela é igual, aliás até um cego é capaz de para além de ver a sua qualidade óbvia em campo, reparar na estranha e curiosa relação estatística dele: minutos jogados/golões/assistências e... olha lá e depois avisa quem tem melhor média! Deve ser por que é mau...

      Quanto a Jiménez, não vale agora 18 milhões, como não os valia Gaitan, Salvio, Matic, Di Maria e tantos outros quando chegaram. Diz que ( para quem não anda a dormir ) Di Maria só ao terceiro ano se afirmou. Diz que: Matic, só ao segundo ano se afirmou: diz que Coentrão, só a o fim de 2 empréstimos se afirmou. Diz que Rodrigo, teve de andar pelos Boltons deste mundo até se afirmar, etc, etc.etc...

      A pressa de dizer mal é muita. Mas contra evidências a enorme qualidade de Carcela e Jiménez, não existe fuga possível. Para estes e ao contrário de outros não será necessário sequer esperar 1 ano. Muita gente vai engolir sapos bem verdes!!!!!!

      Eliminar
  16. Gostei do CUSTO ZERO do Tarabat.
    Foram apenas quase 3 milhões...os custos zeros estão mais baratos...bem bom!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "custo zero" do Sulejmani também tinha custado 4M€, e com salário anual elevado ;)
      Custos Zero's de Julio César's e de Jonas para titulares ainda se aceita.

      Investir milhões em "custos zeros" para suplentes é que dá que pensar ...

      Pelo menos a partir de agora, com a transparência que foi imposta às SAD's a exigência perante a "gestão" da SAD será maior.

      Eliminar
  17. Boa Benfica eagle.
    Conclusão:
    Ser intermediário é excelente. Ganha-se mesmo muito dinheiro.
    Viva os intermediários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É,

      Se incluirmos os custos extra... além dos pagamentos aos donos dos passes... somando as contratações e vendas, estamos a falar de custos de intermediação, actualização financeira, prémios de assinatura, etc que superam os 20M€/Ano.

      Eliminar
  18. alias no prospecto de emissão do emprestimo obrigacionista estes valores foram apresentados em quadro como referes e estava tudo mais claro e de facil leitura.

    no caso do rodrigo e na eventualidade de o rm ter alguma percentagem na venda ela era muito inferior aquilo que referes, a não ser que estejas a confundir isso com a percentagem que o fundo tinha.

    off topic: como lhe tinha dito os 38M de previsão de receita de televisão eram irrealistas, infelismente confirmou-se o seu cenario pessimista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Carlos, no caso do Rodrigo, tanto o Real Madrid, como o Benfica Stars Fund tinham direito a percentagens do passe.
      Tens razão.

      Depois o Benfica adquiriu o Benfica Stars Fund, por isso não sei como essa operação ficou em termos contabilísticos.

      Eliminar
    2. PS: Sim, eu previa entre 35M€ a 40M€, e a BTV ficou-se pelos 36M€. Dentro do intervalo sugerido.

      Quanto aos quadros apresentados no relatório do empréstimo obrigacionista, eram muito mais fáceis de ler e interpretar. Sem dúvida.
      A SAD tem uma enorme tendência de tentar dificultar a análise das transferências. A razão só eles a saberão ;)

      Eliminar
    3. A razão é simples: não convém simplificar muito, senão ainda perceberíamos muito mais coisas!

      Eliminar
    4. Caro Benfica Eagle, a receita da BTV de 36M€ é liquida ou bruta? Ou seja, estão contabilizados os custos de operacionalidade? Se sim, qual o valor efectivo que o clube recebe? E posto isso, é mais rentável que a centralização, como muitos defendem, como o próprio Vieira?

      Eliminar
    5. Receita "bruta" como é óbvio.
      A previsão que fiz seria de 35M€ a 40M€ "brutos", aos quais é preciso deduzir cerca de 10M€/ano em custos com a BTV.

      Ou seja, o Benfica ganhou 25M€ liquidos com a BTV em 2014/2015, mais do que a proposta da Olivedesportos (média de 22M€/Ano, onde se incluía nessa média um valor pela assinatura + valores anuais que seriam crescentes ao longo do tempo)

      Eliminar
    6. Não é a SAD que elabora os relatórios são os profissionais da Revisão, afirmar isso para além de ser mentira demonstra má fé e vontade de dizer mal.

      Eliminar
    7. A BTV a meu ver, foi a melhor contratação do nosso Glorioso nestes últimos dois anos.
      Ter tirado o pão (Benfiquista) da boca ao chulo/mamão do Olibeiredo, foi o melhor golo das duas últimas épocas.

      Eliminar
    8. @Benfica Eagle
      na altura que o rodrigo foi vendido o bsf ainda estava activo, e penso que se a comissão foi de 10% então o rm não tinha mesmo nada, mas com os valores todos ao monte é dificil ter certezas absolutas.

      só rectificando os teus numeros a receita btv foram 34.6M e não 36M e as tuas previsões eram 34.5/36.5/38.5 ficou mesmo à pele eu bem disse que iamos ficar na melhor das hipoteses nos 34M.

      Eliminar
    9. Sim. 34.6 é verdade.
      Quanto ao Rodrigo, existe a referência noutro R&C do Benfica que o Real Madrid tem a receber muitos milhões por Garay e Rodrigo. Consulta ;)

      Fiz vários posts sobre a BTV, e num post fiz previsão de 35M€ a 40M€
      Noutro post fiz 3 cenários, 34,5 / 36,5 / 38,5.
      Ficou nos 35M€, dentro do esperado. Não sei qual foi a surpresa.
      Os intervalos numa previsão servem para isso mesmo.

      Cumprimentos

      Eliminar
    10. sim eu vi os valores que devias ao rm madrid mas sempre fiquei com a ideia que ainda eram valores em divida da compra dos mesmos, sobretudo do rodrigo.

      mas se começarmos a somar parcelas vemos 7.2M para obsf, 1.5M para o mecanismo de solidariedade, 1.5 a 3M de comisões e 4 a 5.5 M de valor contabilistico. isto da 14.2 a 17.2M ou seja na melhor das hipoteses o rm teve direito a 10% muito longe do 1/3 que apontavas e até pode nem ter nada.

      Eliminar
  19. Estive a ver o R&C de 2014/2015 - Despesas com pessoal 63 milhões de euros; receitas principais a BTV e os prémios de participação nas provas europeias, ... neste contexto acho demasiada ousadia esta forma de gerir os planteis. A Benfica SAD depende das vitórias do clube e esta delapidação do valor do plantel é assustadora. Neste contexto EXIGE-SE uma gestão SUPER PROFISSIONAL na compra e venda de atletas, urge que este deve e haver seja muito positivo!!!!! O Benfica perde rios de dinheiro em comissões e isso é super preocupante e estou-me a borrifar para quem vai o dinheiro. Se o Benfica por imperativos financeiros tiver que vender Gaitan e Salvio ou outros atletas relevantes estaremos à beira do colapso, as pessoas devido á condicionante do país deixarão de ir ver futebol se o espectáculo não for bom, e com isso o desinteresse na BTV etc etc etc, urge muita cabeça neste momento! Conheço imensos benfiquistas da classe média que se estão a afastar do futebol, mesmo neste contexto de vitórias recente, imagino o que acontecerá se o ordinário for a derrota e futebol pobre. A Direcção move-se por caminhos perigosíssimos. Todos têm que ter consciência disso. Urge que se olhe para o plantel se veja quais as posições carenciadas e que se ataque em Janeiro em mercados de baixo custo, com prospecções PROFISSIONAIS encontra-se em clubes do meio da tabela atletas com experiência e personalidade, atletas na ordem dos seus 25/26 anos, atletas com custos baixos, o SCP conseguiu portanto o Benfica também pode conseguir, não se pode é errar nas contratações. E a estrutura tem que reabilitar Carcelas, Cristantes, Taarabt, haja juízo e profissionalismo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moléculas, por acaso viste mal a questão dos custos de pessoal.

      Baixaram de 63M€ para 59,5M€.
      O Porto subiu de 50M€ para 70M€.

      Eliminar
  20. Penso que a análise aos nº das transferências do relatório de contas não estará muito bem feita.
    Passo a descrever a minha modesta opinião.
    Começando por 2013/14: Fejsa, não foi má contratação. Não é titular, mas já foi, e ativamente deu um contributo válido para um dos títulos até se lesionar. Depois de um ano lesionado não era previsível que voltasse para titular, mas ainda vai muito a tempo.
    Pizzi não custou 6 milhões, foi apenas uma troca com Roberto. Foram números que se tiveram que arredondar pelos custos originais dos atletas. Roberto pela época que teve no Benfica não tinha mais condições para jogar, e a solução encontrada, penso que foi a melhor. Para além disso Pizzi já contribui ativamente para um título, lembram-se?
    Funes Mori, Benito e Djavan não contribuíram desportivamente, mas também, não afundaram as contas do clube.
    Lisandro e César, foram baratos, tem valia e ainda estão a tempo de renderem.
    Victor Andrade é uma incógnita.
    Samaris Júlio C.,Eliseu e Jonas são titulares, Talisca já foi - lembram-se ?. Mukhatar e Carcela pelo baixo investimento poderão ser bons investimentos.
    Derley e Taarabt é que têm tudo para correr mal.
    Quanto aos jogadores que foram vendidos, foram muito bem vendidos. Por isso é que Benfica e Porto são dos clubes mundiais que melhor vendem.
    No RC o que preocupa é o nível de endividamento e nunca as transferências.
    Por isso a política seguida pelo clube. Não há financiamento e as dívidas têm que se pagar.
    A fuga para a frente de Porto e Sporting compreende-se, mas é muito arriscada. O Porto correu bem na última época, vamos ver nesta. O Sporting tem tudo para correr mal.

    LManuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão que levantei nem é a análise "individual" dos reforços mas a politica global de contratações.

      Quando se vende 4 dos mais promissores jogadores da formação para contratar 15 SUPLENTES, seja quem for, é absurdo!

      Eliminar
    2. Não me parece que sejam 4 dos mais promissores jogadores e ainda vão ter que provar o seu valor(pelo menos 2 deles).
      Quanto à politica global de contratações, quantos clubes conhece, com o resultado financeiro do Benfica? E o resultado desportivo das últimas 2 épocas?
      Esta época ainda vai no inicio, certo?
      E não são 15 suplentes, ou só se tem em conta as últimas 2 jornadas?

      LManuel

      Eliminar
    3. Peço licença para discordar. O Porto não correu bem na época passada, não ganhou nada e piorou a condição financeira. O Sporting igual.
      Acho que o Vitor Andrade vai fazer-se grande jogador. Dêem-lhe tempo ainda é muito novo. Sabem quanto o Barça pagou para o reservar?

      Eliminar
  21. Muito obrigado por mais uma excelente análise.
    O que me precocupa no Benfica é que já o ano passado era notório, após a sáida do Enzo que a equipa tinha duas lacunas - faltava um 8 e um defesa esquerdo (o Eliseu disfarça contra Aroucas e afins, mas quando apanhamos um clube melhorzito é pensoso ver o resultado).

    No entanto o que se fez, contratou-se uma mais pazada de jogadores, muitos deles de potencial bem duvidoso.
    Dexámos sair o Maxi. É certo que tivemos sorte com o N Semedo, também tivemos azar com a sua lesão. No entanto, o Benfica tem de ter esta acuteladas e deve ter pelo menos 2 jogadores por posição.
    Mas isso não fazemos, pois contratam-se pázadas de jogadores para o ataque. Em vez de se ter contratado o Jimenez (€18 ), podia-se ter contratado um 8 e um defesa esquerdo de qualidade e neste momento não tinhamos metadde das derrotas que temos.
    Não é preciso ser um mestre da tática para ver que a equipa está totalmente desiquilibrada.
    Se é certo que se tem feito dinheiro, a verdade é que há investimentos muito duvidosos.

    ResponderEliminar
  22. Como é que se gasta 90 Milhões em dois anos....e continuam a faltar jogadores de classe no plantel para várias posições....essa é que é a verdade!!
    Há ali gente que não percebe nada de futebol.
    Quando temos um Eliseu como titular e um Andre Almeida como titular do nosso meio campo ( e que grandes médios já tivemos na nossa Historia ),esta tudo dito sobre os maus investimentos.

    ResponderEliminar
  23. É triste olharmos para as grandes vendas que temos feito nos últimos anos e ver que o efeito que podiam ter tido no "desafogamento" das nossas contas e não tiveram.
    Não se pode acertar sempre e em todos os jogadores, o futebol é mesmo assim. Contudo é preciso reflectir nas contas que fez o Benfica Eagle quanto à canalização do dinheiro das vendas de 3 pérolas nos tais 15 "suplentes". Isso não pode continuar, e o que mais me choca é ver quer gastamos largos milhões de euros em jogadores muito novos, Vitor Andrade é um exemplo paradigmático: uma coisa e investir 400mil €, outra é 4M€. Repito, não se acerta sempre, mas face à nossa realidade é absolutamente insustentável gastar 4M€ num jogador "para ver se dá".

    Penso que a gestão dos últimos anos é globalmente positiva, tal como os números o dizem. Mas há três coisas que "assustam":

    -o demasiadamente alto passivo exigivel em periodo inferior a um ano (que deverá ter diminuido pela "troca" de divida que o Benfica anunciou)

    - continuarmos a pagar cerca de 20M€ de juros e afins por ano.

    - a taxa média de 7% de financiamento

    Estes são os factos que deveriam hoje ser muito mais suaves, e que penso que teria havido condições para que o fossem.

    ResponderEliminar
  24. Caro Benfica Eagle,

    Mais um post com opinião baseada em factos e isso garante o meu aplauso imediato.
    Concordo em absoluto que os últimos 2 anos constituiram um enorme fracasso no que respeita a contratações, pois´a maior parte dos jogadores contratados não tem mostrado capacidade para jogar no Benfica. Não é compreensível que o Benfica tenha contratado tantos jogadores e este4ja neste momento com uma equipa cheia de carências.
    Claro que Derley 3M€, Taarabt 3M€, Mukhtar 1,1M€, Funes Mori 4,9M€ 70%, Victor Andrade 4M€, Benito 3M€, César 2,2M€ 50% e Djavan 1M€ 60% são alguns dos exemplos desta política de contratações que visa valorizar jogadores, mas que exige maior qualidde do Scouting.

    ResponderEliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.

artigos recentes