O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Quando não se sabe para onde se vai, qualquer vento nos serve

. 54 comentários

Se hoje critico (no plano de política desportiva) aquela pessoa que antes tanto defendi e a quem tanto elogiei méritos diversos no passado, o entendimento é fácil... Os méritos tiveram o seu tempo e o elogio na altura certa... Mas são passado... Eu sei que LFV sente necessidade em cada entrevista que dá de lembrar o caos que encontrou, e de lembrar que foi ele que nos salvou a todos... Mas não, para mim não. Para mim isso já não conta... O que foi feito foi feito, as dificuldades que se ultrapassaram ultrapassaram-se, o Benfica seguiu o seu caminho, e com o tempo os desafios passaram a ser outros...

A partir de certa altura para mim, o que passou a contar são os resultados desportivos, e do futebol em particular... Foi isso que LFV assumiu como a bandeira do seu mandato... E a partir daí meus amigos, o passado já não conta... LFV ter sido importantíssimo em certa altura da história do Sport Lisboa e Benfica não significa que tenha de ser a solução para todos os problemas do clube para todo o sempre... O ter sido um homem fundamental na recuperação do clube, não significa que tenha de ser hoje o homem que o Benfica precisa para tornar o sucesso desportivo uma ambição legítima dos Benfiquistas...

Já sei que alguns irão dizer, “Espera lá ó Redmoon, mas o Benfica é Bi-Campeão!” É uma leitura legítima, aceito, e com toda a relevância. Mas a minha opinião, discutível evidentemente, é que, ganhámos sim, mas porque tínhamos um grande treinador. Este era o ano em que Luís Filipe Vieira tinha de mostrar que a estrutura existia, que a estrutura encontrava soluções, e que à semelhança do que acontece em outros clubes, a senda vitoriosa do nosso clube também seria capaz de ser mantida, independentemente dos nomes dos treinadores. Até ver, 2015/2016 contradiz todos os mitos da tal super-estrutura, e até ver tem sido um rotundo falhanço!

Aquilo que a mim causa muita confusão e que é a prova cabal do desnorte total, e isto referindo-me apenas a 2015/2016 são os seguintes 3 pontos:

1) Começa logo pelo processo saída de Jorge Jesus. É claro que a certa altura o pseudo-projeto Diretivo passava pela saída do técnico. Mas é também claro que a certa altura o Presidente armado em “Leão” teve de virar “Cordeirinho” e quase implorar para que aquele que inicialmente não se queria afinal aceitasse ficar. Já foi tarde, foi irresponsável, mas parece óbvio que a certa altura o Presidente teve noção do erro crasso que cometia. E este período de hesitação, esta evidência de não se saber bem o que se queria ao fim de um ciclo de 6 anos que acabava com um Bi-Campeonato, é aquilo que de mais grave para mim fica no meio disto tudo.

2) Quando se pergunta a LFV, “O Benfica muda o paradigma do investimento para um política de formação” por necessidade ou por opção?”, e ele responde: “Por opção.”, isto para mim é a chave de tudo.

Porra! Que dissesse que muda por necessidade, que dissesse que muda porque não há cheta, que eu entenderia! Mas não! O que ele diz é que ceifou os sonhos de milhões de Benfiquistas, que nos tirou o Benfica forte e pujante a que já nos habituáramos por... opção... Porque achou que era hora de terminar com uma politica de compras e vendas que nos últimos 5 anos tinha dado qualquer coisa como 200 milhões de euros de lucro BRUTOS, para apostar numa politica de viveiro e de criar os nossos próprios talentos, em prejuízo, claro, da nossa competitividade dentro do campo! A Sportinguização do Benfica!

3) Rui Gomes da Silva disse no “O Dia Seguinte”, numa altura em que a estratégia era achincalhar ao máximo Jorge Jesus, que só na sua primeira época é que foi dada carta branca ao treinador para escolher reforços. Lembrou RGS os Filipes Menezes e os Éders desta vida, caprichos caros do treinador com que era preciso acabar. A partir daí, disse RGS, a Direção contratava e Jorge Jesus treinava. Ah Granda Direção!!

Pois das duas uma, ou RGS não disse a verdade, ou se a disse, o tiro saiu mal e este é um chumbo crasso à tal Super Estrutura encarnada! Importava que a Super-Estrutura explicasse onde está o retorno em termos de atletas, dos mais de 80 milhões de euros gastos nos últimos 3 anos em contratações! Da colheita dos últimos 3 anos eu conto um grande jogador contratado: Markovic! Sim, há Jonas e Júlio César, mas a custo zero!

É este o tal Super Departamento de Prospeção que Rui Costa se orgulha de dirigir?! É este o tal Departamento de Prospeção que acredita ter capacidade para escolher e impor ao treinador, e que num ano de vacas magras e em que as deficiências no plantel eram mais que conhecidas, achou que podia gastar mais 18 milhões de euros (!!) nessa pérola do futebol mundial chamada Jiménez e já depois de contratar Mitroglou?

Ok Redmoon, e as soluções onde estão?

Bem, a minha solução foi proposta aqui a tempo e horas, quando percebi o rumo que esta época tomava:

a) A solução era dizer a verdade;

b) A solução era assumir que este ano, por motivos financeiros (e isto não é assumir que estamos falidos, talvez apenas assumir que somos responsáveis) tínhamos de nos centrar na formação, com hipóteses pouco reais de ganhar o quer que seja, mas como preparação do Benfica para o futuro próximo.

c) A solução era assumir que Jorge Jesus não era o homem certo numa estratégia de Benfica Made in Benfica, e Luís Filipe Vieira tomar responsabilidade pela decisão, assumida a tempo e horas, antes do vendaval Jorge Jesus em Alvalade acontecer;

d) A solução era assumir que num projeto destes, talvez Rui  Vitória tivesse lugar e pudesse ser o homem certo (ou pelo menos, ser esse o perfil);

e) A solução era não querer mascarar a situação real com contratações à pressa de jogadores de 18 milhões que nada acrescentam, só para que não se diga que  a Direção encarnada não deu condições ao novo treinador e é responsável pelo que de mau aconteça. O dinheiro acabou por se gastar na mesma. Mas mal!;

f) A solução era quando Luís Filipe Vieira disse que os reforços estavam cá dentro, que eles tivessem mesmo cá dentro e não fora. Se é para dizer que estão dentro e depois estão fora, então que não diga nada, para que as pessoas não pensem que ele anda ainda mais confuso que nós;

g) A solução era não ficar no meio de 2 projetos alternativos, sem assumir nem um nem outro na sua plenitude, especialmente quando o projeto do meio não deixa também de ser dispendioso e tinha poucas hipóteses reais de sucesso logo à partida;

h) A solução era um ano de redução de custos drástica, aposta na prata da casa (para o segundo ou terceiro lugar teria de continuar a chegar), e daqui a um ano sim, depois de ver a evolução de vários jogadores promissores e de criar condições para que pudessem continuar a evoluir entre nós pelo menos 2 ou 3 anos, investir-se 40 milhões de euros em 4/5 jogadores de nível alto para posições onde dentro de portas não estivéssemos tão fortes!


Isto era o que teria sido possível fazer se houvesse coragem para dizer a verdade, para assumir que nos últimos três anos deitámos oitenta milhões de euros no lixo! Isto era o que poderia ter feito com que este ano contasse para qualquer coisa e não corresse sérios riscos de ser apenas um ano perdido, com um possível estádio em alvoroço muito em breve.

Mas quando há dificuldade em assumir a realidade, quando se anda sempre a querer esconder qualquer coisa, quando há  urgência em mascarar a realidade baralhando as pessoas com mensagens contraditórias e desconexas, entra-se numa letargia tal que impede o progresso...

Mas como dizia o outro, quando não se sabe bem para onde se vai, qualquer vento nos serve


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

54 comentários

  1. Mais uma vez, a excelência na análise.

    ResponderEliminar
  2. Hoje já vem no CM uma notícia típica. 'Vieira exige mais ao treinador'
    No fim do ano o Vieira mete este a andar, traz outro e mais um camião de jogadores.
    Lá vão todos em euforia e a correr votar no Santo Milagreiro e pronto, continuamos nisto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há 13 anos que andamos assim!

      Eliminar
    2. Há 13 anos? Como assim? Quantos treinadores viemos?

      Eliminar
    3. É uma chatice, caramba!
      É ganhar no futebol, é ganhar no hóquei, é ganhar em tudo e mais umas botas, é ter televisão, infraestruturas, vitórias e etc.
      Já não podemos mais! Há que acabar com isto!

      Radagast

      Eliminar
  3. Que chatice, vamos ser Tricampeões.27/10/15 10:15

    Conversa da treta. Em Janeiro e quando já comandarmos o campeonato, mudas o disco ( aqui, mudam conforme o vento ) e no final do ano estarás ( outra vez ) a subir ao Marquês e a dizer: « viram como eu tinha dito, muito bem a estrutura »!

    No meu modesto entender, e como eu como aquela do « não negue à partida uma ciência que desconhece » e do fazer negativas previsões depois da primeira contrariedade, digo que é melhor irem dar banho ao cão ( é que daqui a um mês, já estaremos de regresso ao topo ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comandar o campeonato? Com o atual treinador nem em 2020.
      Sejamos realistas e não ilusionistas...

      Eliminar
    2. Companheiro,

      Oxalá que sim, que tenhas razão.

      O futebol não é e nunca será uma cienca exacta... As vezes faz se quase tudo bem e perde-se, em outras fazendo quase tudo mal ate se ganha...

      Agora, se ate os treinadores passam de bestas a bestiais no espaco de dias, o que dizer de quem comenta?

      E sim, ja me enganei varias vezes, hei-de me enganar muitas mais, e quando me engano nao tenho problemas em o reconhecer.

      O que nao deixo é de manifestar a minha opiniao (falivel como todas as outras), para quem quiser ler...

      Ou quando tu vais à tasca com os amigos ficas calado, nao vas cometer o crime de prever algo que nao se confirme no futuro?

      Eliminar
    3. Mas se, infelizmente, não tivermos, oxalá que o lideremos, o meu amigo vem cá retractar-se?! Era bom, era!

      Eliminar
    4. alerta vermelho27/10/15 14:56

      Já perdeste três jogos em sete e vais ser campeão? Queres ganhar tempo para iludir quem? Não ofendas a inteligênciados outros!

      Eliminar
    5. Comandarmos o campeonato em Janeiro?! Outro que vive numa realidade paralela. De que cor é o céu no teu mundo? É com cada um... vê os jogos do Benfica e o que se passa internamente, pelo menos.

      A.Martins

      Eliminar
    6. Caro amigo, espero que tenhas razão e que sejamos nós quem não percebe nada disto, mas estofo de campeão não é isto...

      http://borregodascartas.blogspot.pt/2015/10/estofo-de-campeao.html?m=1

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
  4. O Sport Lisboa e Benfica está refém dos interesses de Jorge Mendes. LFV é subordinado a Jorge Mendes, pois eu não me esqueço que em vez de estar no México na homenagem a Eusébio da Silva Ferreira foi ao casamento do empresário..... Prioridades...
    Já ontem Pedro Guerra, o ministro da Informaçao Vieirista, começou a lançar a escada a mais um dos empregados de Mendes com elogios a Paulo Bento.
    O que importa é continuar a alimentar estas negociatas todas e ter um treinador manso, que tudo aceite e no fim Mendes e Vieira enfiem nos bolsos mais uns milhoes...e o Benfica? Onde fica no meio disto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo amor de Deus, Paulo Bento é que não!!!
      Prefiro meio Vitor Pereira que 2 Paulos Bentos.
      Acho que neste momento e em caso de mudar RV, um treinador estrangeiro faria mais sentido, mas pelo maos de Deus não tragam Paulo Bento, só causou problemas onde passou....

      Eterno 29!

      Eliminar
    2. Águia Preocupada27/10/15 12:07

      Já uma vez, há muitos anos, ameacei devolver o meu cartão. Não o fiz, mas se tiverem a ousadia de ir contratar o Paulo Bento, é altura certa para o fazer!

      Eliminar
    3. Paulo Bento já não é agenciado por Jorge Mendes.

      Eliminar
    4. Paulo Bento era genial... tou no gozo!!!
      Atendendo ao facto de estarmos a nadar em dinheiro e de precisarmos de um gajo que perceba de culinária impossível, só me vem à cabeça o nome de MARCO Silva, devido ao trabalho que fez no Estoril e com a experiência acumulada no Sporting e agora na Grécia. Pensei em Vitor Pereira, mas o facto de estarmos a nadar em dinheiro no meu entender iria condicionar a sua prestação, não lhe reconheço capacidades para fazer omeletes sem ovos.
      Não conheço mais ninguém que tenha feito o que Marco fez no Estoril! Em 2 anos consecutivos com jogadores desconhecidos lutou o campeonato todo nos lugares da frente!

      Eliminar
    5. Como estamos a nadar em dinheiro a melhor solução é Mourinho.

      Com ele cá é só vitórias seguidas, vai tudo à frente, até o Orelhas vai pro banco.

      Eliminar
  5. Santo Tirso27/10/15 10:29

    O conteúdo deste comentário ajusta-se na perfeição ao momento atual do Benfica, mas tudo isto era esperado quando se entra num período de renovação como aquele que passa o Benfica.
    Com um treinador novo que treinou equipas sem ambições em conquistas, jogadores com nível mas tenrinhos, jogadores em final de carreira e mentalmente fracos, orçamento ao nível das ligas secundárias europeias, contratações de jogadores estrangeiros com qualidade no mínimo duvidosa não falando do aspecto disciplinar desses mesmos atletas, era de esperar que a equipa não rende-se o que seria exigível. As hostes Benfiquistas não foram preparadas para a situação actual e nisso culpo a Estrutura, mas na minha opinião tudo quer o seu tempo e com pressão ainda vai ser pior.
    Lembro que o adiamento do jogo com o União da Madeira nunca devia ter acontecido, pois a Equipa devia ter jogado no dia seguinte, e vejam o lugar na classificação que estaria o Benfica caso ganha-se o jogo comparado com o miserável lugar que actualmente ocupa.

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada27/10/15 10:47

    Um post com cabeça, tronco e membros. Mas extremamente utópico! Pedir ou exigir a verdade a Vieira? Mas não chegam já 12 anos de mentiras, de camuflagem da realidade, de frases feitas, bombásticas (Seremos maiores que o Real Madrid e outras...) para entreter e adormecer aqueles que tal como o REDMOON assume o endeusaram, para se perceber que o homem não sabe o que é a lisura, a honestidade, a verdade?
    Este ano nunca poderia ter tomado esta atitude! Este ano deveria ser o ano da consolidação, da vitória do TRI e sim, depois poderia "abrandar" mas um pouquinho só... O Benfica era um clube ganhador, vitorioso, com história e este presidente acabou com isso tudo. Por vaidade própria, por interesses próprios, por ambição própria. E pior, porque se rodeou de gente para quem o Benfica é a salvação e porto de abrigo e que tudo tem feito e farão para o proteger e manter no poleiro... É que, a coisa um dia vai acabar, pois como diz o povo: "Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe" mas diz também que: "Enquanto o pau vai e vem folgam as costas"... E quanto mais durar mais lucro é conseguido...
    Ninguém me pode acusar de mudar de ideias. Sempre fui anti porque muito cedo percebi ao que vinha este senhor!
    Quanto à questão do suposto salvamento do clube... Esperemos para ver como fica quando ele se for embora por vontade própria ou porque os benfiquistas finalmente abriram os olhos!
    Repito: O que se passou este ano, NÃO PODERIA TER ACONTECIDO! E só aconteceu porque na presidência está alguém que não é benfiquista mas que usou e usa o Benfica para interesses pessoais e dos seus amigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não definiria melhor!

      Eliminar
    2. "quando ele se for embora por vontade própria"...
      Isso nunca vai acontecer. Quando se sentir em risco, vai "nomear" um sucessor que não ponha em causa os podres do seu mandato.

      Eliminar
  7. Tudo muito bem, mas é sempre fácil "falar depois".
    Vamos ver. Dizer a verdade, logo após a euforia de um bicampeonato, com esperanças de partir para um tri? Achas mesmo que muita gente ia aceitar isso, num ano em que Sporting "abre os cordões à bolsa" e o FCP mantém o investimento apesar dos resultados desportivos?
    Primeiro problema - os adeptos não iam achar piadinha nenhuma, principalmente numa altura em que pretendem angariar mais sócios e manter as assistências.
    Segundo problema - os patrocinadores não iam achar piadinha nenhuma, podendo alguns saltar fora.
    Terceiro problema - Passava uma imagem de fragilidade, o que iria condicionar eventuais vendas atuais e futuras de jogadores (tipo - o SLB não tem cheta, está em saldo, aproveitem).
    Quarto problema - Arriscar ficar em 3º ou, pior, 4º lugar teria perdas significativas para a época seguinte, quanto a competições europeias (leia-se Champions).
    (...)
    Isto são apenas os que me saltam à vista, assim de repente, com a estratégia de "dizer a verdade". Nem sempre as coisas são tão simples como parecem, e às vezes a aparência é tudo que resta. Nos negócios, esta chega a valer mais do que a realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pois melhor aldrabar e esconder, para 3 meses depois percebermos todos a realidade nua e crua que não tivemos coragem para assumir.

      Se isso fosse realmente assim, o momento certo para LFV mostrar que a estratégia era essa foi quando decidiu suspender Cardozo e pô-lo à venda desvalorizando o activo durante 5 meses publicamente.

      Aí sim é que LFV se deveria ter preocupado com os activos, com as negociações, com a imagem que passa lá para fora, como tu dizes...

      FOi isso o que LFV fez com Cardozo?! Não foi, pois não? Fez aliás o contrário do que deveria fazer, pelo que não me parece que essas razões que apontas sejam a razçao desta fantochada a que mais uma vez temos vindo a assistir.

      Eliminar
    2. Sporting "abre os cordões à bolsa"?
      Parece que o Benfica gastou mais mas em jogadores com problemas disciplinares, inflacionados, para lugares errados, para ficar no banco, ou que nem chegaram a vestir o manto sagrado. Refugo impingido pelo Mendes ou para encher os bolsos de amigalhaços.

      Eliminar
    3. Colega Anónimo,

      Esse quarto ponto não será um problema, porque se o RV não se faz esperto os jogos com o Rio Ave e com o Braga vão mostrar que o quarto lugar [bate na madeira] será uma óptima classificação final.

      Eliminar
    4. Não estou a comparar o investimento do Sporting com o do Benfica, estou sim a comparar com o que era habitual para cada um. Por esse ponto de vista, e apenas esse, o Sporting está mais "gastador" do que antes, tendo em conta que estava em clara e assumida política de contenção de custos e de repente tem o treinador mais caro de sempre em PT.

      Voltando à questão do "assumir publicamente uma época zero" - mantenho a minha, acho que seria muito mal aceite pelos adeptos, pelos patrocinadores e até mesmo pelos jogadores (os de maior potencial), ao verem que afinal estavam numa equipa com aspirações medianas... isso ia desvalorizar imediatamente o valor da marca com prejuízos a curto prazo, mal por mal acho mais seguro manter a fasquia elevada e deixar a coisa autojustificar-se simplesmente como uma "época que correu mal", pois apesar de defraudarem expetativas, não perdem tanto nas receitas. Claro que essa alternativa põe em causa a competência da "estrutura", mas nenhuma das soluções é perfeita. Esta seria apenas a "menos má", financeiramente falando, acho eu.

      Eliminar
  8. Isto é tudo muito bonito e bem explicado, mas falta o essencial. Quer se queira, quer não, o BES tramou a estratégia do Benfica. Com o alto passivo a necessitar de redução drástica, logo, sem dinheiro, não há almoços grátis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema BES não existe. Não foi isso o que disse o Presidente?

      Será que devemos portanto chegar a um ponto em que deixámos todos de acreditar em tudo o que o Presidente diz?

      Eliminar
  9. Tudo o que esta agora a acontecer eu avisei em Junho/Julho/Agosto, mas na altura fui acusado de ser Sportinguista, só porque não usava palas e me limitava a ser um "yes man"...infelizmente tenho razão, também não era difícil ter razão, qualquer pessoa que perceba de futebol sabe que o Rui Vitória é um treinador MEDIOCRE e que com ele o Benfica não teria a menor hipótese...

    A "soberba" de LFV condenou-nos nesta época, pois como não percebe nada de futebol, achou que uma PSEUDO-super estrutura chegaria para vencer o campeonato, ignorando que a estrutura era o JJ e ao perder o JJ perdeu-se a estrutura, e depois pior ainda que perder o melhor treinador do campeonato (JJ) foi ter ido buscar um professor de educação física que é um treinador MEDIOCRE, e os resultados estão à vista

    Em Junho/Julho/Agosto quando a maioria pedia era reforços X e Y, eu dizia sempre que o Benfica precisava acima de tudo era de um treinador, mas na altura eu era Sportinguista por dizer isso...estamos infelizmente agora a ver quem tem razão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas andaste calado dois meses. Por onde andaste? Escondeste-te?

      Eliminar
    2. Não, não estamos. Se em quatro anos este homem ganhar 1 campeonato e 1 taça já fez melhor do que o Jesus.

      Eliminar
  10. BENFIQUISTA DE GAIA27/10/15 12:39

    so nao concordo na frase de 80milhoes irem para o lixo..e nos sabemos mais ou menos para que maos foram parar..e esse para mim e o problema central...

    ResponderEliminar
  11. EPluribusUnum27/10/15 13:43

    PAra quem não sabe, ou não quiser saber...o Giménez serviu de forma de pagamento de alguns favores....não foi de certeza absoluta uma opção técnica para a equipa de futebol.....
    Caramba já pareço o Ótário Machado...Vocês sabem do que eu estou a falar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter a ver com os packs de 15 milhões. Quanto mais se inflacionarem os valores maior é o valor das comissões.

      Eliminar
  12. Tanto barulho para nada. É ou não normal o "gajo " que manda lá na nossa empresa conhecer os cantos à casa?
    O JJ sabia e sabe tudo sobre o sistema de treino do SLB, ele teve acesso as condições físicas dos jogadores e psicológicas, que o Jardel é comestível mas depende muito do Luisão, que o André Almeida têm dificuldades na leitura de jogo quando a equipa avança, que o Samáris etc...e tal, irra!!!! Nós lá na nossa empresa como empregados sabemos as manhas de cada um dos nossos colegas, amigos, enfim......não estou a criticar os jogadores! Nem a menosprezar!! O JJ sabe demais, sobre o Benfica e o Rui Vitória, está a gatinhar,.....,de tática, desde o mais simples até aos muito difíceis, o que importa são os 11. O William Carvalho, bem como o meio campo do SCP jogou a 5 /h, um ressalto deu golo, uma bufa no meio dos centrais e uma defesa incompleta, foi isso, ....Ninguém tira mérito aos homens, mas temos em dois modos: ou criticamos o vazio ou fazemos um exercícios de acordo com seu nível de habilidade e analise,um mau jogo, que correu bem aos rivais, destruir aquilo que pode ser uma evolução na performance através de estatísticas e gráficos e bocas , desculpem, mas isso não é nada.
    Redmoon, por vezes não é na perfeição que se atinge a perfeição, é no caos, olha à tua volta, nós estamos num caos!!!
    O rui vitória é o mesmo que ganhou ao SLB, finalista vencido da liga europa, com uma equipa de luxo. O mesmo rui vitória não passou pelo caos BELENESES, VITÓRIA DE SETÚBAL, MOREIRENSE, nunca foi despedido, nem colocou nenhum clube na segunda divisão! Para não ir ao celebre caso do Belém para não descer de divisão, onde,.......,cala-te boca!!
    Custa, mas o SCP ganhou, venham mais derbys.......!
    Quanto à estrutura, o campeonato ainda não acabou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "destruir aquilo que pode ser uma evolução na performance através de estatísticas e gráficos e bocas , desculpem, mas isso não é nada."

      Engraçado...Quem usa estatísticas é o imbecil que você defende...
      Em Dezembro de 2014 diz o limitado intelectualmente Rui Vitória:
      "Mas não podemos falhar tanto. Entrámos a perder, reagimos bem, e na segunda parte tivemos o domínio absoluto do jogo: só na segunda parte fizemos 30 cruzamentos. Ainda tivemos 17 cantos e um número elevado de bolas a circular na área do Sporting. Por isso, tínhamos de fazer golos."

      Enquanto se continuar a defender uma postura destas é de alguém que não percebe de futebol...É de alguém que acha que é tão provável marcar um golo atirando 30 bolas para dentro de uma área como criando situações de finalização em que o avançado aparece isolado...

      "O rui vitória é o mesmo que ganhou ao SLB, finalista vencido da liga europa, com uma equipa de luxo. O mesmo rui vitória não passou pelo caos BELENESES, VITÓRIA DE SETÚBAL, MOREIRENSE, nunca foi despedido, nem colocou nenhum clube na segunda divisão!"

      Enquanto se continuarem a julgar os treinadores só pelo resultado final sem olhar para os processos e para as qualidades colectivas o problema vão ser pessoas como você que critica as estatísticas e as usa quando lhe dão jeito. Ganhar uma taça de Portugal...? Vamos à estatística que você gosta: ganhar isso até o Beira-Mar ganhou em 1999 contra o Campomaiorense. Sabe o que isto quer dizer? Que meia dúzia de jogos que se ganham numa competição não fazem de si alguém com capacidade de ter regularidade de vitórias como é exigido num campeonato.

      Futebolisticamente falando você acha mesmo que o Rui Vitória apresenta qualidade nos processos que implementou às equipas até hoje? Defensivamente é um espaço entre sectores que dá medo, uma forma de defender H-H que deixa espaços abertos na equipa como se fazia nos anos 80 e um controlo de profundidade absolutamente horrível. E isto não é de agora...É porque a massa cinzenta do Rui não dá para mais...Porque ele acha que a incompetência que demonstra se colmata com frases bonitas e garrafas de água... Jogar bem, com bons processos colectivos e de forma competente não significa ganhar sempre mas garanto-lhe que é mais provável conseguir ganhar com regularidade assim do que como o Benfica joga actualmente...

      Eliminar
    2. Portanto, ser goleado em casa pelos lagartos, para ti, é normal? Estamos em 8º e está tudo bem para ti. Em 18 jogos termos 10 derrotas é normal. Sim senhor! Ah grande Benfiquista!

      A.Martins

      Eliminar
    3. Calma A. Martins, o argumento seguinte é de que somos lagartos ou tripeiros infiltrados que idolatramos o Jesus... ;)

      Eliminar
    4. Tu Luís, eventualmente, não o serás, já o A.Martins (também "postante" do VM)...
      Agora a sério, esta mania que atualmente impera por aqui é um pouco doentia: se alguém defende alguma coisa da Direção é vieirista, manso, benfiquinha, rato de esgoto, lambedor de escrotos e afins; quem critica é anti, talibã ou infiltrado... enfim!
      Agora que há por aqui, e não só, muito menino da direção, HÁ, mas também muito, muito "infiltrado", TAMBÉM!
      Vamos Benfica. É nestes momentos que vamos ver a Alma Benfiquista.
      Acredito numa boa reação já 6ª feira com continuação na 4ª.
      Cumprimentos Gloriosos,
      Zé dos nenucos

      Eliminar
    5. Luís1904_
      Concordo contigo, em tudo!
      Nunca senti que o Vitória fosse treinador para o SLB, mas agora, olha para o Mourinho, o klopp, Arsene, ...., equipas superiores e resultados miseráveis! O suporte da equipa são os adeptos, soluções fáceis, tens exemplo do liverpool. Não compares o Guimarães ao Benfica do Sr.JJ, naquele ano! Humilhados, lembras do 0-5 no Dragão, ou do campeonato que perdemos. lá?
      Tens razão em tudo o que dizes, mas deixa o Rui, por agora.....

      Eliminar
    6. "Não compares o Guimarães ao Benfica do Sr.JJ, naquele ano! Humilhados, lembras do 0-5 no Dragão, ou do campeonato que perdemos. lá? "

      Eu até podia falar do JJ mas não tenho referido o nome dele uma única vez nas apreciações que faço ao Rui Vitória...Não me importa o Jesus desde que saiu do nosso clube...Agradeço imenso o que ajudou o Benfica a ganhar porque os títulos e as taças ficam na instituição para sempre, já ele foi apenas um colaborador que por lá passou e a quem se pode agradecer o que fez mas a partir do momento em que foi para o outro lado não me importa...Deixou de ser problema nosso...

      O meu problema é o treinador do clube que amo, essa é a minha dor...O homem é limitado e parece que poucos vêem isso e essa questão enerva-me....Aqueles discursos e lugares comuns de conferência de imprensa até eu (cuja minha formação é engenharia) sabia dizer, aquilo das duas uma ou é ser desonesto intelectualmente (coisa que não acredito) ou é burrice mesmo que é o que me parece ser...

      "mas agora, olha para o Mourinho, o klopp, Arsene, ...., equipas superiores e resultados miseráveis! O suporte da equipa são os adeptos, soluções fáceis, tens exemplo do liverpool."

      Futebolisticamente falando, o Mourinho a partir do momento em que ganhou com o Inter daquela maneira mudou-lhe o fusível e passou a preferir não assumir os jogos...Achou que era mais provável ganhar assim...Eu não gosto muito da filosofia e dos processos dele actualmente...Mas, é a minha opinião...Vale o que vale...

      O Klopp e o Arsene para mim são casos um pouco diferentes visto que gosto mais da filosofia do Klopp mas lá está, eu disse em cima, que jogar com bons processos não equivale a sucesso garantido... Mas o Klopp foi a uma final da liga dos campeões a cilindrar o Real, foi campeão na Alemanha a bater-se com o Bayern que detém o monopólio dos jogadores bons que jogam na Alemanha e sempre sempre apresentou qualidade de jogo nas equipas..

      Já ao Rui Vitória não lhe vislumbro valor...Meter 10 a defender cá atrás e o Hernani a correr como um maluco na frente para mim não é ser competente nem criar processos sólidos colectivos, é jogar à anos 80/90 e ainda por cima jogar à equipa pequena...!

      Mais uma vez, eu tenho sofrido com este Rui Vitória e o que me preocupa é que não há ninguém no clube capaz de admitir o erro....

      Eliminar
    7. Um aparte, os 5-0 no Dragão não foram no ano das finais perdidas. Ao menos nisso o RV vai ser uma evolução porque com ele não vamos perder tudo no final da época, porque lá pelo Carnaval já devemos estar com tempo de preparar a próxima época...

      O Klopp tem duas semanas de treino no Liverpool e a meio da competição e já lhe fazem o funeral? Caramba, vocês são piores do que os Vermelhos lá do sítio!

      E será que li mesmo Wenger e Klopp na mesma frase de Rui Vitória? Está-se a falar da cor dos equipamentos das equipas? É que tirando isso é insultuoso para aqueles dois...

      BF

      Eliminar
    8. "Um aparte, os 5-0 no Dragão não foram no ano das finais perdidas. Ao menos nisso o RV vai ser uma evolução porque com ele não vamos perder tudo no final da época, porque lá pelo Carnaval já devemos estar com tempo de preparar a próxima época..."

      1000% de acordo mas nem fui que referi a comparação com JJ porque nem quero abrir essa discussão...
      Parece-me óbvio que o RV é incompetente todos os dias e não tem relação com os últimos 6 anos do Benfica, já o era no Vitória (na minha opinião).

      "O Klopp tem duas semanas de treino no Liverpool e a meio da competição e já lhe fazem o funeral? Caramba, vocês são piores do que os Vermelhos lá do sítio!"

      O Klopp é, possivelmente, na actualidade, o meu treinador preferido (reconhecendo que existe Guardiola e outros semi-deuses com processos fantásticos que conseguem implementar nas equipas) e posto isto nem me estava a referir ao trabalho dele no Liverpool mas ao que correu mal no ano passado. Ele teve uma época má apesar de a equipa apresentar enorme qualidade nos processos, a questão é que quem executa são os jogadores e nem sempre as coisas correm bem mas a ideia e a filosofia de jogo estava lá...Acho que tem tudo para fazer um ENORME trabalho...!

      "E será que li mesmo Wenger e Klopp na mesma frase de Rui Vitória? Está-se a falar da cor dos equipamentos das equipas? É que tirando isso é insultuoso para aqueles dois..."

      Acho que não te referes a mim...Estou 1000% de acordo mais uma vez. É como comparar vinhos tintos de adegas de qualidade do Douro/Alentejo com vinho de pacote do Continente ou Pingo Doce....

      Eliminar
  13. EPluribusUnum27/10/15 14:18

    Todos falam da estrutura, a estrutura isto...a estrutura aquilo, ah e tal a estrutura é muito sólida, e mais isto e aquilo!
    Agora pergunto Eu se me permitem, a que estrutura se referem? Financeira?, Dirigente? ou Desportiva, principalmente a do Futebol?
    Acho que é a esta que todos nós falamos e estamos preocupados, pois é a unica que não existe!
    não temos um sistema tático que nos defina, mas caso o tivéssemos mas bem implantado, garanto-vos que qualquer professor de educação fisica era campeão, ou pelo menos lutava para tal, só vos aponto o Barcelona como exemplo real de que sai um treinador entra outro e aquilo tudo funciona, com um toque pessoal aqui e ali, mas a ideia de jogo está lá, e eles ganham em casa e no estrangeiro e nem compram assim tantos jogadores como isso(pelo menos que nós saibamos), compram aqueles que podem realmente fazer a diferença qdo tudo o resto não está a dar certo, mas os restantes, formam-nos, eles já crescem adaptados ao sistema de jogo, já vêm formatados para tal!
    Já sei, hão-de vir aí dizer eles contrataram o neymar e o ibrahimovic e o suarez, etc...etc....mas o grosso da equipa são jogadores da formação
    Parece-me que este ano se está a enveredar por esse caminho, no que toca á formação, porque ao sistema tático, não me parece, poi se assim fosse er-se-ia contratado um treinador que jogasse no mm sistema do anterior, pois a base já existia, os jogadores existentes encaixavam-se quase na perfeição ao sistema tático e não me venham dizer que foi pelo maxi ter saido que se perdeu o sistema de jogo, até digo mais, ainda bem que ele saiu, senão o Semedo continuava pela B e a maioria de nós nunca o teria visto jogar!

    ResponderEliminar
  14. Fabuloso RedMoon. Simplesmente FABULOSO.
    É que não acescentava nem uma vírgula, particularmente no que concerne à explicação da mudança.
    Se de facto o motivo fosse para "equilibrar" as contas depois de tantos anos de investimento (futebol e infraestruturas), custava, mas teríamos que entender, com o objetivo de consolidar e voltar a investir.

    Assim, não sendo por essa razão, mas antes, pelas palavars do Presidente, por "opção"... foi muito arriscado e não devidamente acautelada a estratégia (os 9 milhões de 50% do passe do Jiménez + o remanescente das outras contratações que não deram, talvez desse para um 8 de categoria, um LE e um médio ala de qualidade).
    Agora.. é o que é. Não é fácil mas até 4ª feira temos que estar focados na recuperação anímica, já 6ª em Aveiro para ganharmos aos turcos na "Champes".
    Cumprimentos Gloriosos,
    Zé dos nenucos

    ResponderEliminar
  15. ATENÇÃO: ISTO É COISA PARA DOER

    1. RGS não me convence. Soa demasiado àquilo que é/foi: advogado/politico. Não tenho paciência para ele, muito menos para o painel que o acompanha: gente que não sabe tudo o que diz, nem sabe grande coisa sobre aquilo que diz.

    2. Sobre o tal discurso de ontem acerca da direcção - escusado. Depois de uma derrota com os contornos da tida, o que faz ele? Vem cá para fora falar sobre o que tem de ser dito cara a cara, internamente. Que ganha mais com esse discurso: o Benfica ou RGS? Pois…

    3. O conflito de que ele fala não passa de uma tentativa do presidente do Sporting fazer lembrar que há gente no Sporting para além de JJ. E que melhor maneira de o fazer que não com aquelas tretas de colos, caixas e descidas de divisão? É estúpido? É. Mas dá audiências. E dá que falar. E os media (compreensivelmente) e o público (já não tão compreensivelmente) adoram.

    4. O caso em apreço nem é tratado com combatividade, com ruído, com conflito - como propõe o RGS. É com racionalidade, factos, verdade. O Benfica podia e devia, face ao rolo compressor de situações que lhe foram imputadas, esclarecer através de um seu representante (nem teria de ser o presidente, tal a baixeza dos ataques), de forma serena, cabal e pública, ponto por ponto, todas elas. Depois concluía referindo que os factos imputados ao bom nome do Benfica terão, naturalmente, a devida apreciação nas devidas instâncias.

    5. Assunto resolvido. Agora façam o ruído que quiserem que nós cá estaremos atentos, a registar e a encaminhar.

    6. Não é com combatividade de elementos oficiosos que isto se resolve, é com ELEVAÇÃO por parte da tal “estrutura”, ATRAVÉS DO EXEMPLO DADO.

    7. Ainda sobre o RGS… É cromo quando fala no aburguesamento. Haverá alguém numa qualquer organização em Portugal onde, recebendo umas boas massas, continue a comer arroz com feijão? O que ele quer apontar à direcção é comodismo, passividade. Aburguesados são todos eles: novos ricos que, com mais ou menos talento ou paraquedismo, lá vão fazendo pela vida. RGS incluído.

    8. Em suma: belíssima oportunidade para RGS ter estado calado.

    9. Sobre JJ, mudança de paradigmas, Raúles de €18M… Vamos por partes.

    10. Imaginem que devem. Que devem muito. Há muito tempo. Com uma dívida tendencialmente crescente, insustentável - porque, em tempos, a economia esteve para isso.

    11. Depois dizem-vos: acabou.

    12. Ah, e é altura de pagar.

    13. Que fazer?

    14. Continuar na espiral de endividamento porque o FC Porto foi buscar o Osvaldo e o Casillas, enquanto o Sporting aumentou o já mais bem pagou treinador em Portugal e ainda papou o Ciani pelo caminho?

    15. Ou começar a pôr as contas em dia, aproveitando uma fase de transição com o embalo de um bicampeonato?

    (continua) RedMist

    ResponderEliminar
  16. 16. Meus amores, isto tinha de ser feito. E, o quanto antes, melhor. O Benfica está a fazê-lo. Outros não: problema deles - e dos grandes porque, um dia, a conta chega invariavelmente para pagar. Seja sobre a forma de dinheiro, seja sob o desígnio de perda dos rumos dos clubes.

    17. O que vocês têm é um treinador – JJ- que, depois de tudo, se põe no caralho porque:

    a) quer continuar a comer santola em tempos de passar a bitoque;
    b) lhe deram mais umas milenas/ano.

    18. Quem quiser comer gelados com a testa e acreditar na historieta “não me senti amado”, tenho uns livros do Peter Pan e da Floribela para emprestar.

    19. Ninguém muda de Matics, Di Marias e Pablitos para Semedos e Guedes porque gosta de esticar a corda, ver até onde vai a força da “estrutura”: FÁ-LO POR NECESSIDADE, PORQUE LHE FOI IMPOSTO PELA REALIDADE.

    20. E não é preciso dizê-lo taxativamente: mais do que o que é dito pela direcção, importa ver o que é feito, as acções desenvolvidas (nomeadamente no mercado). ESTÁ LÁ TUDO!

    21. Ainda sobre as despesas em aquisições (as mais relevantes):

    22. Mitroglou foi o negócio possível (e a meu ver, um bom negócio – se não avançasses, a esta hora estava a marcar golos pelo Sporting na Luz).

    23. Raúl chegou por €10M ao Atlético. Não jogou. Marcou 1 golo. Sai por… €18M? Acreditas mesmo nisso? Achas mesmo que pagámos €9M por metade dele? Isso parece-te lógico? Racional? Profissional? Credível? Não se metam nisso… Não gastámos metade do que apregoam…

    24. E o que gastaram, não tenham dúvidas, foi pela choradeira neste e noutros espaços que faziam porque aos rivais chegavam reforços diariamente e no Benfica nada.

    25. Comunicar ao país que poucas hipóteses teríamos este ano de ganhar o que fosse? Isso parece-me razoável… no Cova da Piedade. Mas isto é o Benfica. O discurso tem de ser SEMPRE de ambição, de querer mais, de responsabilização, EXIGÊNCIA.

    26. Deixem-se de merdas e histerismos. Olhem para o panorama nacional e mundial e percebam o contexto económico. Sem dinheiro (como já perceberam) não há catedráticos nem Super Maxis. Facto!

    27. Querem progresso? Definam primeiramente um modelo de plena sustentabilidade. Porque os tais “progressos” que vou registando aqui mais ao lado não passam, a meu ver, de uma aceleradela rumo ao abismo de quem, não aguentando a pressão de ir lá pelo caminho devido, meteu-se com o “diabo” e fez-lhe as vontadinhas todas. Quando (não se, mas quando) aquela merda der para o torto, assobia tudo para o lado e o último que feche a porta.

    Abraço, RedMist

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap ! clap ! Clap !
      É mais uma excelente lição de como ser benfiquista,frontal, direto, e sobretudo com os pés bem assentes no chão. Espero bem que aqueles que passam a vida a mandar bitaites na Net e que nunca assistiram ao INFERNO da LUZ ou puseram os pés na CATEDRAL ,que leiam cuidadosamente, mastigem bem cada palavra porque este texto diz muito daquilo que é a real situação no nosso Glorioso clube e só não percebe quem não souber ler, for cego ou for do maior clube a seguir ao SLB e eles sabem bem de quem eu estou a falar ...
      Parabens pelo texto, foi mais um golo de PLACA !

      Eliminar
    2. Caro Red Mist,

      O que defendes é basicamente «o Presidente do Benfica tem o direito de mentir aos sócios e simpatizantes porque o clube não pode reconhecer fraquezas». Quer dizer, só pode ser isso o que tu queres dizer quando me falas em o Presidente não poder dizer que como não há dinheiro este ano não lutamos para o título.

      Para lá disso, o Benfica conquistar o tri não era uma forma de precipitar o descalabro dos outros? Falas em exigência mas como desculpa para a falta dela. O pior é que acho que nem percebes isso. Exigência não é só dizer que temos de ser campeões, é preciso demonstrá-lo e isso é o que não foi feito com a contratação de Rui Vitória. Contratar RV e dizer que se quer ser campeão é como comprar um bilhete do totobola para ganhar o euromilhões.

      A questão não é tanto a de comprar um catedrático, mas a de ir buscar um caloiro para dar aulas. Acredito que não haja dinheiro para um catedrático, mas não haverá por aí um Professor Associado para dar aulas?

      BF

      Eliminar
    3. Belo poste, mais atoarda menos atoarda é o que se está a passar. Mas parece-me que infelizmente o Rui Vitória é um erro de casting.

      Eliminar
  17. alerta vermelho27/10/15 19:24

    Quem avisou que a não continuidade se Jesus era um erro crasso, de tudo lhe chamaram. O adjectivo de infiltrado era palavra recorrente para quem não queria discutir! Hoje está mais do que provado que os avisos estavam certos! Onde estão agora esses defensores do indefensável? É que existiam muitos nick names que desapareceram! Acredito que muitos eram membros da actual direcção que aqui vinham! Uma coisa é certa, precisamos de candidatos crediveis para substituir esta direcção. LFV de futebol não entende nada por mais jogos a que assista! Só percebe é de betão!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking