O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A Formação não ganha Campeonatos!

. 38 comentários
A mim parece-me óbvio que se tratou de um factor de sorte imensa.

O SLBenfica tem um treinador sem qualidade, o anterior é que ganhava jogos como deve de ser. Assim seguramente que não vamos lá.

Aliás, basta ouvir o discurso do treinador do Benfica sempre a falar no grupo, sempre a focar no mérito dos jogadores e no banco sempre a evidenciar um pleno controlo das operações sem passar ansiedade e nervosismo aos jogadores, ele pensa que isto é o Guimarães.

A equipa é desorganizada em campo, tão desorganizada que o Atlético de Madrid só não ganhou o jogo porque se baralhou com tanta desorganização e falta de fio de jogo do SLBenfica.

E o que dizer dos miúdos? Que saudades do Maxi! Inacreditável como deixaram o jogador ir embora... hoje em dia temos um defesa direito que faz muito menos faltas, chega primeiro que o adversário, não deixa cruzar e ainda apoia o ataque em velocidade. Que palhaçada! E querem ganhar jogos assim?

Isto para nem falar do Gonçalo Guedes. O rapaz só marcou o golo lá na frente, na cara de um dos melhores guarda-redes da Europa, de primeira e em velocidade porque fez uma correria louca desde o meio campo andando ali meio perdido e sem saber o que fazer. Agora venham cá com a conversa para me convencer que o puto está emancipado! Pois pois... tretas!

Será que o Rui Vitória e o Vieira não percebem que a formação não ganha campeonatos? Pode até ganhar jogos da Champions na casa de uma equipa que há dois anos estava na Final da Champions e que nunca tinha perdido em casa para a Champions (com Simeone) e já não sofria golos desde Março 2014, salvo erro. Oh assim também eu...

Depois aquelas substituições ridículas do treinador! Como é possível ele não ter jogadores fetiche que se arrastam em campo mesmo que cansados ou que arriscam vermelhos não sendo substituidos atempadamente? Andámos seis anos assim, porque raio agora se fazem coisas com critério? Uma vergonha!

Sabem o que vos digo, Rui Derrota é o que é!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. Correcção: o Atlético de Madrid não sofre golos em casa desde Março de 2011.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa não sofria.
      Ahahahah agora levou 2

      Eliminar
    2. HAHAHAHA e que gloriosos esses 2 golos foram! :D Foi delicioso ver o desespero do Atlético para, especialmente depois do golo do Gonçalo Guedes.
      Mas o facto do último a marcar um golo para a Champions no Vicente Calderón ter sido o Kaká quando jogava no AC Milan em Março de 2011, torna esta vitória ainda mais gloriosa e saborosa.

      Eliminar
  2. "Sarcasm, because beating the shit out of people is illegal".
    Os piores adeptos do Benfica (ou os melhores inimigos) são os MAUS adeptos do Benfica, aqueles que, com 2 semanas de trabalho, uma equipa completamente remodelada, plantel - teoricamente - inferior aos outros anos e, finalmente, com um técnico novo, já chamavam impropérios ao homem. Li, por todo o lado, chamarem nomes, achincalharem, pedirem escalpes, etc. Uma vergonha !
    E atenção ! Não é já que somos os maiores e o Rui Vitória é o maior. Há muito trabalho para fazer e a procissão...nem saíu do adro.
    Criticar, COM OBJECTIVIDADE e racionalidade e no intuito único de melhorar o nosso clube, SIM. Achincalhar como se se tratassem de adeptos fanáticos dos clubes rivais, NÃO.
    Só digo; DEIXEM O HOMEM TRABALHAR. Deixem a equipa refazer-se. E, pessoalmente, mesmo que este ano não vençamos nada, desde que estejam - como aparentemente estão - lançadas as fundações de um novo Benfica, alicerçado na formação e numa base de jogadores portugueses, já me dou por contente.
    Este é o ano zero. Não é por termos ganho ontem, nem é por perdermos amanhã, que se destrói um projecto novo assim por "dá cá aquela palha".
    Há adeptos que têm de aprender a ser adeptos. Definitivamente.
    (E há adeptos que nunca assistiram aos nossos "gloriosos" anos 90, definitivamente)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo dito! Concordo a 100%

      Eliminar
    2. Subscrevo integralmente.
      Mesmo tendo perdido no Ladrão, não entrei em depressão. Com a vitória de ontem, estou muito feliz, mas não estou em euforia. O processo de mudança de paradigma num clube, não é algo que se faça automáticamente e os alicerçes estão a ser lançados e está tudo muito fresco. Muito provavelmente, irão haver contrariedades pelo caminho, mas já se nota trabalho. O RV não era a minha escolha, mas penso que está a fazer um bom trabalho e admiro a sua postura.
      O processo vai ser longo, mas acredito que seguindo este caminho, e com 1 ou 2 jogadores em janeiro, o Benfica pode rumar ao TRIntae5.
      UReis

      Eliminar
    3. Este projecto não é novo, logo também não é ano zero.

      Esta é terceira fase de um projecto que foi iniciado no primeiro mandato de Vilarinho, continuado e apurado nos mandatos seguintes de Luís Felipe Vieira; como muito bem explicou o presidente na sua mais recente entrevista ao jornal "A Bola". Está lá tudo, mas como sempre há alguns que só lêem o que lhes convém e como melhor serve os seus anti interesses.

      BENFICA ETERNO

      Eliminar
    4. Se calhar não fui preciso no que queria dizer. Referia-me ao ano zero e a um projecto novo...na equipa principal, obviamente.
      Tudo o que foi feito até agora - provavelmente o projecto que refere - NUNCA chegou a ser devidamente aproveitado na equipa principal.
      A mim convem-me é que o meu clube me dê alegrias e me dê orgulho de ser benfiquista. Não tenho qualquer tipo de "interesses" que não esses.

      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
  3. NauBenfica1/10/15 11:01

    Nem mais! Foi «vaca» uma «ganda vaca»! Com o «mestre» da Rebolaira tínhamos dado cabazada aos espanhóis, uma equipa vulgaríssima! Merecíamos lá ter ganho o jogo! Com a amostra de treinador e a espécie de equipa que temos, só nos resta pedir aos santos que nos livrem do 7º lugar no campeonato e do vexame na Champions...
    Não é verdade, Jota Pê, Vento, A. Martins e todos os que vêm aqui maldizer (benfiquistas) e destilar veneno (inimigos)? CORRE COM ELES, GB!

    ResponderEliminar
  4. Qual foi o campeonato que ele ganhou para fazeres este post tão ridículo como o anterior? Querer reduzir o trabalho do RV ao RESULTADO de UM JOGO é só estúpido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! precisamente o que foi feito por ti e muitos outros depois das derrotas com o Porto, p ex

      Eliminar
    2. Estás enganado e sabes bem. Eu não venho criticando o RV desde há mais tempo e justificando as minhas críticas. Essa não cola comigo.

      Eliminar
  5. “Nas 6 épocas de Jesus, só por uma delas o Benfica teve um plantel superior e mais valioso que o do Porto”
    É engraçado q no 3 títulos do benfica só uma vez é q o Porto ficou em segundo, nas outras ficou o Braga e o Sporting. Está tudo dito sobre a valor dos planteis do Porto. Nos últimos cinco anos o benfica fez 47 pontos na champions o Porto fez 40. Tudo dito outra vez.

    0 Jesus ganhou 3 dos 4 títulos do viera? Em 2013 as contas eram estas, mas nunca as vi, não dava jeito se calhar:
    O Vieira em 12 anos ganhou 2 títulos, 1 com o Jesus q foi treinador durante 4 desses 12. E prontos o Jasus já n parece o salvador da pátria pois n? Parece mais é um coveiro.

    Investimento no Benfica:
    2002 – 175 mil euros ; 03 – 1 milhão ; 04 – 5.45m ; 05 – 5.65m ; 06 – 11.7 m ; 07 – 39.1m ; 08 – 26m ; 09 – 34.3m; 10 – 36.8m
    11 – 30.4m ; 12 – 26m ; 13 – 48.7m ; 14 – 39m; 15 – 15m

    Ou seja o Jesus foi campeão apos 3 anos de investimentos de 30 milhões por época e foi bicampeão apos 8 anos de investimentos acima de 30 milhões perto dos quarenta. Qual foi o outro treinador q teve recursos iguais? Noticia de ultima hora, se anualmente investires muito dinheiro na equipa, ano apos anos ela vai ficando mais competitiva.

    Pq é q ninguém fala no grande trabalho do Jesus no Porto? Hulk, James, Falcao, Mangala, Jackson, Anderson, Danilo, Pepe, Ricardo Carvalho, Alex Sandro, Moutinho, etc, etc… Todo este potenciamento teve certamente o dedo de Jesus, ou então querem ver q os bons jogadores são isso mm bons jogadores?

    O Jasus no benfica com os suplentes chegou a duas finais da liga europa, no Sporting com suplentes é enxovalhado em casa e nem passa da fase de grupos.


    seitudo.

    ResponderEliminar
  6. Seguindo o teu raciocínio (ironia fina).. oh GB, hoje já não falas da 'amarelinha?!

    E porque não fazes Posts destes, ANTES de saberes o resultado?!

    Já agora o A. Almeida fez penalty, ou, só falais do Marcano?!

    Já sei, pimenta no dito cu jo dos outros, é refresco.. para ti!!!

    :-)


    Parabéns aos verdadeiros benfiquistas pela excelente vitória para o futebol português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. seguindo o teu raciocínio é dizer asneiras...

      o Benfica ontem ganhou porque foi melhor ou porque teve uma imensa disponibilidade física?

      I rest my case...

      Eliminar
    2. Não foi isso que o Simeone disse e que todos vimos!!

      O Benfica só ganhou, porque o Atl. Madrid falhou muitos golos feitos.

      Eu já vi um jogo do SLB contra o Boavista na Luz, em que o Benfica merecia ganhar por 12-1 e empatou !!!

      Mas, lá está.Tu só falas de peito feito quando ganhas. Mas se for o Porto a vencer, já é 'amarelinha'..

      Ou seja, tu é que só dizes asneiras!!!

      Eliminar
    3. Quid(o) volta para o covil e vai comprar mais um titalo no supermercado como diria o outro e para saberes se a cor era "amarelinha" ou outra qualquer tens de perguntar ao Casagrande ou ao Jardel ou a outro que conheças bem.

      Eliminar
    4. Là vem o grunho de serviço desviar as atenções. O que se viu ontem foram 2 equipas a diminuir a sua disponibilidade física ao longo do jogo. É natural, o corpo humano não tem peças de aço, não é uma máquina.
      Já com o Chelsea e o Benfica o que se viu foi ver estas equipas a baixar a sua disponibilidade física ao longo da 2º parte, uma situação perfeitamente normal, enquanto observamos a outra AUMENTAR a sua capacidade física ao longo da 2ª parte. Isso não é normal, ó anormal! De onde vem toda essa energia?
      O que anda o Fernando Póvoas a fazer na administração e no Conselho Consultivo do FCP há 20 anos? Que conselhos anda ele a dar há 20 anos?? Conselhos aos administradores do clube sobre como emagrecer sem passar fome?

      Eliminar
    5. Pelos dados do jogo o Benfica correu menos. Pelo contrário o porto correu mais que o Chelsea. Factos, as interpretações são de cada um....

      Eliminar
  7. So faltou criticar o Gaitan, que nos jogos a doer nunca aparece, e apenas é um génio contra as equipas sem ambição...
    O Luisão, Jonas e Julio Cesar também estão velhos...

    Fora do sarcasmo - Eliseu ontem apesar de ter algumas falhas, provavelmente fez o melhor jogo com o manto sagrado!!!

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
  8. Como é possível perceber tão pouco?

    A formação ganha campeonatos? Já ganhou algum? Não! Um jogo é um campeonato? Não deves saber bem o que é uma regra e uma excepção. Uma regres é aquilo que acontece com frequência e uma excepção é aquilo que acontece esporadicamente! Para ser campeão, que somos Bicampeões (ás vezes parece que te esqueces) é preciso que ganhar seja a regra e não ganhar (não é perder, é não ganhar, seja excepção). E se há alguém que é importante neste Benfica são claramente os velhotes... os jc, luisão, gaitan (não é velhote mas está cá a 5 anos), jonas...

    O treinador não passa a bom por ganhar um jogo... aliás este jogo provou que ele pode ser bom a jogar com armas inferiores mas não se faz 80pts (para ser campeão) a ir lá 3 vezes e a esperar milagres do gr todos os jogos. Como disse ontem não vi o jogo, mas vi uns resumos... se estivermos á espera de ser campeões com o gaitan a correr sozinho pela esquerda e com o guedes sozinho na área a marcar completamente sem angulo...

    Esquece lá o contraponto com o anterior... são títulos, vitorias, records e acima de tudo futebol a mais para a comparação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As perolas deste cretino:

      "Esquece se o benfica ganha, repara nas transiçoes ofensivas e defensivas bla, bla,"
      lol, Aparentemente o benfica ganhar n interessa, o q interessa é a opinião do cretino q pensa q percebe de futebol.

      "Explica-me como é q Rui Vitoria já perdeu com o Porto e Sporting, e o Jasus n perdia há seis anos?"
      lol Benfica perde apos ter dominado o jogo enquanto esteve bem fisicamente, defesas do Casillas com destaque na impressa internacional, Porto marca um golo caido do nada. O ano passado o benfica mm com as transições defensiva e ofensivas claramente superiores do Jasus, levou um banho de bola e ganha o jogo com dois golos em dois remates. Com o Sporting empata o jogo com um golo caido do ceu. E este cretino q disse "esquece se ganha ou perde" vem apontar o resultado.

      Agora a cereja no topo do bolo:
      ""mas não se faz 80pts (para ser campeão) a ir lá 3 vezes e a esperar milagres do gr todos os jogos. Como disse ontem não vi o jogo, mas vi uns resumos... se estivermos á espera de ser campeões com o gaitan a correr sozinho pela esquerda e com o guedes sozinho na área a marcar completamente sem angulo...""

      Ou cretino recorda-me lá como é q o Benfica ganhou o ano passado ao Porto? Olha e depois olha para a classificação e diz-me lá quem é de longe a equipa com mais golos no campeonato? Apesar do festival de golos falhados contra o arouca.

      ¿Por qué no te callas?


      Só rir com estes "verdadeiros benfiqistas" q parecem dragartos a falar.


      seitudo.

      Eliminar
    2. Bom mas mesmo Bom é estar 13 anos sem ganhar o campeonato
      Viva o BICAMPEÃO

      Eliminar
    3. Mentiroso. Basicamente é isso que tu és. Quando é que EU escrevi alguma dessas frases? A unica que é minha é a que copias deste post.
      Só para te mostrar como és ridículo... quantas oportunidades teve o porto nos dois jogos contra o benfica no ano passado? Eu respondo-te... menos que o atlético num só jogo.
      A diferença é que eu e muitos apesar de reconhecermos que o treinador não é o ideal (nem oerto disso, e não é um jogo que nega isso) queremos que o Benfica ganhe... Não como alguns no ano passado, basta ver o numero de posts sobre o bicampeonato!
      Eu não sou verdadeiro benfiquista... sou só benfiquista... os verdadeiros são aqueles que no ano passado não festejaram títulos mas este ano festejam vitórias e minutos de jovens.
      O pessoal aqui e noutros blogs conhece a minha opinião e a minha coerência a defender o Benfica... tu apareceste para fazer marcação aos meus comentários!

      Eliminar
  9. Adoro o Benfica1/10/15 11:21

    Off topic.

    Hoje tive uma inside informação de uma pessoa do Benfica que a transferência de Samaris para o Benfica foi feita com modus operandi parecido ou igual à do que a do brasileiro do Sporting Bruno Paulista com ajuda do empresário Angolano António Mosquito.

    Os administradores deste blog confirmam esta informação?

    Mais uma vez dar os Parabéns aos jogadores e a toda a equipa técnica.

    Nós Benfiquistas voltamos a ver um Benfica com arcaboiço para a Liga dos Campeões e não Benfiquinha de Liga Europa que entrava nos jogos da Ligados Campeões já derrotado ainda antes de começar o jogo.

    Ontem depois do primeiro golo podiamos ter levado dois ou 3 golos seguidos mas a equipa comsegui recompor'se e fez um grande jogo num campo mt difícil.

    Pena LFV ser muito incompetente e só ter feito asneira atrás de asneira na contratação de refugo sem qualidade nas posições onde o Benfics precisa com urgência de jogadores muito melhores.

    Fazer um apelo para os adeptos pararem com as Tochas e Petardos por favor.Só prejudicam o Benfica e a sua imagem.

    Outro aspecto importante; Não é por esta grande vitória que deixamos de ter muitas lacunas na equipa.Elas não desaparecem.Não tinhamos a pior equipa do Mundo mas tb não temos a melhor.

    Só com uma grande atitude podemos dar luta no campeonato nacional.Isso e LFV não fazer das suas e vender Gaitán em Janeiro.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi essa "inside informação". Vem em tudo o que é blogue lagarto. Incluindo no teu provavelmente. Não tens noção do ridículo? Não sabes que ninguém te leva a sério?

      Eliminar
    2. Adoro o Benfica1/10/15 11:49

      Bom Dia.

      Muito Obrigado por ter respondido à minha questão Benfica By Gb.

      Que o nosso Benfica continue com esta atitude e ganas de ganhar.A equipa tem muitas lacunas e só com entrega a 200% e garra em todos os jogos podemos sonhar com o Tri.Mas sendo realista é mt difícil.Mas sonhar não custa nem paga imposto.

      Isso e rezar a todos os santinhos para LFV não fazer o que costuma fazer que é vender em Janeiro.Foi Matic , Enzo , se vender Gaitán as nossas hipóteses de ganhar o campeonato novamente não passarão de pura Ilusão.

      É a minha opinião.

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
    3. ahaha oh Adoro o Benfica o Enzo saiu o ano passado em Janeiro e qual é que foi a nossa classificação no campeonato???
      O Matic saiu e em Janeiro e qual foi a nossa classificação???
      Se for para sermos campeões o Gaitan que saia em Janeiro.....
      Epah ao menos quando criticas lembra-te de criticares com algum fundamento...
      Isso ainda é tudo azia de ontem????

      Eliminar
    4. è verdade? Documentos? Onde está no rc? No rc aparece samaris 100% do Benfica...
      Ainda bem que o lfv é tão incompetente que pegou no Benfica como estava e chegou a bicampeão, 6º ranking, titulos em todas as modalidades etc...

      Eliminar
  10. Mesmo ganhando, custa-me ver o benfica jogar com dois médios defensivos lado a lado

    É que jogar assim não dá para mandar no jogo quando se joga fora e isso é necessário para se ganhar fora no campeonato (ok na champions já não ou com outros grandes fora também não - a não ser que estejamos a perder e tenhamos que virar o jogo e a outra equipa se feche e não permita contra-ataques...).

    E receio que o Jonas vá estoirar fisicamente mais tarde ou mais cedo nas funções de 10, é que tem de correr mais metros, desgastar-se a ganhar duelos de meio campo, de início de jogadas e ir a correr desalmado para a área...

    Dean Saunders

    ResponderEliminar
  11. Certo, certo. E o Semedo e o Guedes chegaram atrasados ao aeroporto porque estiveram a acabar de nascer pela 10º vez!

    Sócio do SLB

    ResponderEliminar
  12. Eu teria tirado primeiro o Jonas e so depois o Raul Jimenez. O Jonas parecia mais cansado que o Raul no momento da substituiçao.

    ResponderEliminar
  13. Rua com esse Guedes que está a impedir o regresso de Cavaleiro e já agora Jonas e Gaitan pois com esse dinheiro e quem sabe com alguma sorte conseguia-mos substitui-los por Bernardo e Rodrigo ou até André Gomes!
    Ah, quase me esquecia do Miguel Rosa esse Maradona desaproveitado...
    Isto da ironia não tem tanta piada quanto a vossa incoerência mas faz-se o que se pode.

    ResponderEliminar
  14. Antes de mais os meus parabéns pela vossa vitória.

    Se tivesse a infelicidade de ser benfiquista, também nunca acreditaria que seria possível, como tal compreendo o vosso êxtase.

    O que já não compreendo tanto é esta ode ao RV em detrimento do JJ. Então o Slb não jogou ontem, igualzinho ao que o JJ tinha feito no Dragão o ano passado? Todos atrás da linha da bola, defender todos os milímetros de relva com a vida, bola para a frente, e fé em Deus?

    Quantas jogadas ofensivas de envolvimento o Slb teve nos jogos contra Atlético ou Porto? A diferença entre um jogo e outro, para além da vossa eficácia estratosférica (3 ataques, 2 golos???), foi o aparecimento mais uma vez do S. Gaitán, que no Dragão soube ser apagado, e ontem marcou e deu a marcar. Isso, e o desacerto do Atlético, muito perdulário na primeira parte.

    Mas estas coisas de eficácia têm muito que se lhe diga. Já deu para ver que o Slb se sente confortável como equipa pequena. Defende bem e tem alguns jogadores na frente que podem decidir. Mas cá dentro do burgo, para vossa infelicidade, só contra o FC Porto conseguem jogar assim. Vamos ver como se safam no papel de equipa grande.

    Cumprimentos,

    BlueDragon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez cretino, cretino para sempre...!
      Antes de encheres o peito, pensa um segundo só no que vos aconteceu contra o B.Munique...e para acabar, como sei que os cagões pecam pela ignorância, recordar-te que o A.Madrid, há 25 ( vinte cinco) jogos que não perdia para as competiçoes europeias... Agora volta pró balcão e vai lá aviar mais um penalty... ��

      Eliminar
  15. Um belíssimo texto cheio de verdades apontadas de forma irónica.

    É bom não esquecer que o mérito do que está acontecer muito se deve ao líder de todo o projecto que nos fez chegar até aqui: Luis Felipe Vieira (projecto, estratégia seguida e objectivos alcançar no passado, presente e futuro) que tão bem explicou há uns meses atrás na entrevista que deu ao Jornal "A Bola" e que os anti de sempre mais uma vez quiseram e vão continuar querer criticar, mesmo que os factos os desmintam a cada dia que passa.

    Ainda é cedo para tudo o que foi planeado para o nosso brilhante futuro se consolide de vez; mas não é cedo para mais uma vez se evidenciar que a "Estrutura" do SL Benfica é de facto muito competente na excelência do trabalho que desenvolve em prol do Benfica.

    No passado foi essa excelência da "Estrutura" que minimizou o mais que pode tudo de mau que JJ evidenciava como ser humano e treinador; enquanto ao mesmo tempo ampliava e projectava o mais possível os seu méritos e as suas qualidades.

    Quem não se lembra nos momentos que JJ era atacado publicamente sem apelo e sem agravo por não ter uma boa relação com os jogadores e logo esses ataques eram contra atacados com declarações de jogadores e ex jogadores sobre os méritos de JJ nas suas carreiras e evolução como jogadores e minimizando ao máximo a sua forma arrogante de ser.

    Hoje esse trabalho de excelência da "Estrutura" por mais invisível que seja continua; basta estar atento ás palavras de alguns jogadores sobre a importância do trabalho desenvolvido por Rui Vitória para o jogo de ontem.

    São assim as grandes "Estruturas" tentam dentro dos possíveis maximizar as potencialidades e minimizar ou eliminar as incapacidades.

    Será que os Anti ainda não perceberam que o excelente ambiente que se respira há anos no seio das várias equipas, escalões e modalidades do Benfica e os títulos entretanto conquistados são fruto da excelência das respectivas sub-estruturas idializadas e projectadas pela "Estrutura" mãe!

    Hoje em dia não se vê em mais nenhum clube como hoje se vê no Benfica os atletas das várias modalidades a conviverem uns com outros como hoje convivem e a torcer pelo sucesso individual e colectivo uns dos outros.

    Abençoada "Estrutura" que assim trabalha em prol de um todo que é o SL BENFICA mesmo que nem sempre tudo seja perfeito como é natural em tudo que é realizado por seres humanos.

    BENFICA ETERNO

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking