O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 12 de setembro de 2015

Vitoria perde... Equipa ganha!

. 50 comentários
Ontem, depois do jogo, a çaminho de casa ouvia o Rui Vitória na conferência de imprensa e reparei que o paradigma de comunicação mudou totalmente... O treinador do Benfica focou todas as apalavras no mérito dos jogadores e do trabalho que fazem durante a semana.

Uma lufada de ar fresco depois de muitos anos a ouvir que estas coisas só aconteciam porque o miolos decidia, fazia, mudava, etc...

Ontem vimos um Benfica que, em véspera de jogo europeu, não tirou o pé do acelerador durante os 90', dizimou uma equipa que ainda não tinha perdido para o campeonato... Mas os adeptos rapidamente tiraram o mérito todo ao trabalho dos jogadores e do treinador e hoje todos dizem que o Belenenses é muito fraquinho e que isso mascarou os 6 golos.

O ano passado era o rolo compressor que não dava hipóteses, este ano são os adversários que são fracos.

Pelo caminho um jogo muitíssimo bom de uma ala direita "made in Seixal", com muita qualidade e irreverência... A quem se juntou Nuno Santos, que teve os primeiros 20' da época e mostrou muita vontade de fazer acontecer, qualidade não lhe falta.

Entre os que ajudam estes miúdos a ser jogadores de qualidade, Gaitan mostrou o que muitos referiam: que está cá contrariado! E Jonas está a um nível que nunca o miolos lhe tinha dado... Deve ser sorte. Mitroglou é matador, nao é o tipo de jogador que mais admiro tal como Cardozo não era mas a verdade é que os golos sucedem-se. Depois ainda deu para ver que o Jimenez vai ter uma palavra a dizer entre o Jonas e o Mitro porque joga muito...

Enfim, fraquinho este Rui Vitória... O eterno responsável por todas as derrotas e ignorado nas vitórias.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

50 comentários

  1. Muito cedo para euforias. Nem frente do campeonato estamos (sem ser à condição, obviamente). O Benfica mudou de paradigma e de treinador. O Rui Vitoria tem uma prova de fogo como nunca teve na
    sua carreira. Oxalá ele me cale. Serei o primeiro a vir cá regozijar-me de quão parvo fui em duvidar da sua qualidade. Ate lá, trabalho e dedicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não achas que também era cedo para mandares palpites negativos obre o Rui Vitória? Davas-lhe tempo e esperavas para veres o seu trabalho e assim escusavas vires desculpar-te, se for caso disso.

      Eliminar
  2. Quem disse que o Belém é fraco e isso mascarou o resultado tem toda a razão. Jogámos o mesmo que noutros jogos mas a eficácia foi quase 100%... Se achas que isto chega para o Benfica... Eu não acho, é muito curto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu ao menos viste o jogo??
      Jogamos o mesmo que nos outros jogos??
      Opá compra uns oculos!!!
      Só para começar a equipa não errou tanto em perda de passos. Defensivamente esteve bem. Jardel não é jovem, não é bonitinho, nem tem empresário lambe botas daí não ser rotulado de craque... porque com ele na defesa somos melhores. (Até Eliseu parece melhor!!!!!) Depois apesar de a equipa não ser tão rápida a atacar como noutros tempos, esteve bem melhor. A equipa foi bem mais agressiva que nos outros jogos.
      Para além disso a nivel indivudual os jogadores mostraram os seus dotes. A sua magia. Isso também não aconteceu noutros jogos.
      Portanto... não sei que jogo viste!!!!!

      Eliminar
    2. Houve algumas melhorias, mas no geral o nosso jogo foi igual aos outros com a diferença que fomos 100% eficazes. Resolver um jogo com jogadas resultantes da qualidade individual dos jogadores em vez de qualidade colectiva não é suficiente para o Benfica. Continuam as escassas linhas de passe, os cruzamentos de qualquer lado e em quaisquer condições, a deficiente ocupação de espaços... No próximo jogo toma atenção.

      Eliminar
    3. Jogamos muito melhor, sim senhor. Em comparação com o jogo contra o moreirense, a diferença foi abismal.

      Se não consegues ver isso, ou és ceguinho, ou és um dos desestabilizadores pagos por outros clubes, como referia um post recente aqui no blog

      Eliminar
    4. Com o Arouca também merecíamos e devíamos ter ganho por 1-6...só que os quase 50 remates não deram em golo.

      Eliminar
    5. Conversa de um leigo que não percebe mesmo nada de futebol. Que interpretação dás aos 4 e 3 golos marcados nos últimos minutos nos 2 últimos jogos? Não achas muito golo em tão pouco tempo? Achas que é tudo sorte? Qual foi o grau de eficácia nesses jogos e no que perdemos com o Arouca?
      Se tivéssemos mais eficácia no jogo com o Arouca ou se o árbitro tivesse marcado o penalty e não nos tivesse anulado um golo limpo, hoje estávamos isolados em 1º lugar e ninguém se lembrava que ganhámos 2 jogos nos últimos 20/25 minutos.

      Eliminar
    6. As vitórias que tínhamos antes deste jogo foram obtidas em desespero, com 3 avançados em campo e chuveirinho para a área. Se para vocês isto chega, sobretudo contra equipas como o Moreirense, então estamos conversados. Para mim não chega, o Benfica tem que ganhar facilmente jogos contra estas equipas nunca lhes permitindo qualquer hipótese de resposta. E isso não acontece com este Benfica, devido aos defeitos que apontei noutro comentário. Há jogos maus, que não correm bem e isso é normal! Mas o que discuto aqui é a qualidade do nosso processo de jogo, nos vários momentos, que é insuficiente.

      Eliminar
    7. joão

      melhoramos mas ainda não estamos bem de acordo.
      no entanto recordo-lhe que com o anterior treinador só ganhavamos bem e de modo folgado a partir de dezembro no entanto nunca o vi por aqui a tecer essas procupações.
      relembro-lhe só que o ano passado com o mesmo moreirense o resultado não foi muito diferente e a forma como o alcançamos tambem não.
      e já agora relembro-lhe os empates em casa com o arouca ou com o belenenses com jogos absolutamente brilhantes sem duvida.

      Eliminar
    8. João Carlos, existem diferenças substanciais na forma de jogar de uma e outra equipa. Nas equipas de JJ existia qualidade nos processos (sobretudo defensivo onde JJ é top mundial) e não existiam alguns defeitos que apontei e que fazem da equipa mais forte. Com RV, no entanto, a qualidade dos processos é fraca e as vitórias têm aparecido em jogadas individuais ou desespero. Colectivamente a diferença para anos anteriores é brutal e é a isso que me refiro.

      Para mim 50 cruzamentos e 50 remates de qualquer lado não são sinónimo de qualidade, pelo contrário! Um cruzamento quando na área estão 3 adversários para um dos nossos avançados só com sorte pode dar em golo! O cruzamento deve funcionar como um passe e devem ser criadas condições para que tenha sucesso - igualdade ou superioridade numérica na área por exemplo. O mesmo para os remates. Que interessa rematar a 30 metros da baliza com 6 ou 7 jogadores no caminho? Novamente confiamos na sorte! Remates como o do Talisca são 1 em 15 (sendo optimista)... é preferível construir e insistir em lances como o que deu o golo do Gaitan, com tabelas e combinações entre os nossos jogadores, criando condições mais favoráveis para o sucesso dos lances retirando adversários da frente da bola.

      Já o disse, podíamos ter goleado todos os adversários até agora que isso não mudaria a minha opinião sobre RV, até porque já a tinha antes de ele ser contratado para treinador do Benfica. A minha opinião sobre RV e o seu trabalho é baseada na forma como ele mete as equipas a jogar e não nos resultados que obtém - o homem ganhou uma taça com duas chouriçadas e não é isso que faz dele bom, tal como o Pedro Emanuel também ganhou uma taça e é um treinador medíocre.

      Eliminar
    9. joao
      existe diferença entre o melhor do outro e o que vimos até agora.
      basta ir ver os primeiros dez jogos de cada uma das duas epocas anteriores e analisar os resultados, o que não se jogou, os erros cometidos e foram varios e a maneira como se ganhou os jogos é que a diferença não é assim tanta.
      é que não existiam estes erros mas existiam outros tão ou mais graves e as qualidades só apareciam em dezembro.
      eu estou muito á vontade porque o rui não era o tipo de treinador que eu desejava e continuo a ter hoje as mesmas duvidas sobre ele que tinha antes de ele vir.
      agora não comparem o melhor do outro que só durava de dezembro a março no maximo com o que foi até agora ainda para mais quando esta a começar agora e o outro teve seis anos sempre a cometer os mesmos erros.

      Eliminar
    10. Não vou continuar a discutir porque eu falo de colectivo e tu falas de individualidades, falo de processos e tu de resultados. Estas coisas estão relacionadas mas não são o mesmo. O que comparo não são os resultados de um e outro, é o jogar de uma e outra equipa e ai o RV fica claramente a perder. E, repito, poderia ter goleado em todos os jogos até agora porque não é disso que estou a falar!

      Eliminar
    11. mas quem é que esta a falar de individualidades. mas quem é que só esta a falar de resultados.
      vai só ver o jogo com o maritimo da primeira jornada de 2013/14 e se fores honesto na analise vais ver os mesmos erros defensivos que cometemos nos ultimos jogos as mesmas perdas de bolas em zonas perigosas e como esse tens outros exemplos da maravilha do iluminado.
      lá esta continuas a comparar o melhor do outro com o pouco deste, e claro que fica a perder, compara agora o pior do outro com o pouco deste e a diferença é minima.

      Eliminar
  3. O que passou ontem devia de ser o normal, não uma excepção. Este Rui Vitória ainda tem muita sopa para comer.

    ResponderEliminar
  4. Nem 8 nem 80.
    Besta ou bestial, a eterna dialéctica pacóvia do adepto.
    Não sejamos lagartos, por favor. No próximo domingo vêm aí um teste que nos dirá mais e melhor sobre o que valemos.
    Para já somos líderes e de uma coisa tenho a certeza: vamos subir na classificação.

    ResponderEliminar
  5. ala made in seixal? Isto é um eufemismo para nao se ter de dizer que nao sao da formaçao do benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogadores que passaram pelas camadas jovens e pela equipa B. Isto para mim é formação, para ti não sei

      Eliminar
    2. Não são da formação do Benfica?!
      Gonçalo Guedes está no Benfica desde 2006 / 2007 ...
      Nelson Semedo chegou ao Benfica em 2012 / 2013 . Está à tantos anos no Benfica como o Nani esteve no sporting... por isso se o Nani é considerado jogador da formação do sporting porque é que o Nelson Semedo não pode ser considerado jogador de formação do Benfica??!

      Eliminar
    3. A FIFA define o limite de idade de um jogador em formação até aos 23 anos inclusive. Logo todo e qualquer clube e/ou treinador que tenha contribuído para a evolução de um jogador até aos 23 anos, contribuiu para a sua formação.

      Eliminar
    4. nelson semedo não é da formação do benfica ponto.
      não jogou um unico jogo até aos juniores inclusive.
      não é considerado formado no clube pelas regras da uefa sequer.
      semedo chegou ao clube em 2012/13 mas nesse ano foi emprestado, por essa logica o oblack tambem foi formado no clube.
      portanto voçes acham que o di maria foi formado no benfica é isso.
      esse argumento de que se os outros consideram então nós tambem é o argumento mais sem sentido que eu já li.

      Eliminar
    5. Pelas regras da UEFA é formado num clube um jogador que esteja nos quadros 3 épocas, entre os 15 e os 21 anos. Pode estar emprestado que conta na mesma.

      Se o Semedo chegou em 2012/2013, esta é a 4ª época. É fazer as contas...

      O Di Maria, pelas regras da UEFA, é formado no Benfica. Por algum motivo, sempre que ele é transferido, o Benfica ganha dinheiro com uma coisa chamada direitos de formação.

      ROC

      Eliminar
    6. "Pelas regras da UEFA é formado num clube um jogador que esteja nos quadros 3 épocas, entre os 15 e os 21 anos. Pode estar emprestado que conta na mesma."- mentira jogadores emprestados não contam se fosse assim o oblack era considerado formado no clube e de todo não é.

      "Se o Semedo chegou em 2012/2013, esta é a 4ª época. É fazer as contas..." -quem tem de fazer as contas é o roc, e pela amostra parece que descobrimos o roc do bes. já agora explique lá porque é que o benfica feito parvo não inscreveu o jogador como formado no clube e foi increve-lo como formado localmente.

      "O Di Maria, pelas regras da UEFA, é formado no Benfica. Por algum motivo, sempre que ele é transferido, o Benfica ganha dinheiro com uma coisa chamada direitos de formação."-aqui mistura dois conceitos diferentes uma coisa são as regras da uefa a outra é o mecanismo de solidariedade da fifa. neste ultimo recebe o benfica e todos os clubes por onde ele passou, nem que seja um ano, até aos 23 até o real madrid recebe não vai dizer que ele é da formação do real.

      Eliminar
  6. Se tudo correr normal e o BENFICA for campeao
    Gostava de saber quem tem o merito.

    Porque o LFV so tem responsablidades nas
    Derrotas e RV igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente Jorge Jesus e Maxi Pereira.


      seitudo.

      Eliminar
  7. "Ontem vimos um Benfica que, em véspera de jogo europeu, não tirou o pé do acelerador durante os 90', dizimou uma equipa que ainda não tinha perdido para o campeonato... Mas os adeptos rapidamente tiraram o mérito todo ao trabalho dos jogadores e do treinador e hoje todos dizem que o Belenenses é muito fraquinho e que isso mascarou os 6 golos."

    Olha que agora disseste tudo. Isso é conversa dos outros clubes e tu o ano passado já não entraste nisto. Mas creio que isto é também uma crítica para outros elementos aqui do blog que fazem exactamente o contrário disso. Eu até aceitava que dissessem que os primeiros golos foram de cruzamentos e alguma sorte à mistura mas porra... temos de começar de alguma maneira... marcamos aos 5, aos 11 desmoralizamos e antes do intervalo o jogo já estava sentenciado desde que não perdessemos a concentração... e foi isso que aconteceu. Só tenho pena que não tenham sido mais 2 ou 3.

    O Benfica ganhou bem, o treinador tem grandes condições para fazer um bom trabalho e estas duas semanas estavam a fazer falta. No entanto como não era o fim-do-mundo há duas e três semanas, também não é a ida para o céu agora. Mas o Benfica este ano está interessante de seguir e vamos ver o que acontece daqui para a frente. Estou curioso, não só com a evolução da equipa mas, como sempre, a evolução de alguns jogadores.

    E o Gaitan... era tão bom que ficasse até ao final desta época.

    ResponderEliminar
  8. Se o Benfica fizer pelo menos 5 jogos seguidos a jogar desta forma, como jogou ontem, começo a acreditar mais em rui vitória... vamos ver como a equipa vai jogar daqui para a frente... se o Benfica mantiver a mesma toada de ontem, por muitos jogos, penso que o optimismo tem pernas para andar, mas por enquanto pés bem assentes no chão... e muito trabalho pela frente, pois vêm Astana e o jogo no ladrão já de seguida...

    ResponderEliminar
  9. Concordo com tudo! Falta dizeres que o Talisca não vale um caracol! Gloriosas saudações!

    ResponderEliminar
  10. De acordo!
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  11. Os 15 dias de paragem fizeram-nos bem e vieram no momento certo. Foi um jogo à Benfica. Assim, vale a pena. Quanto à teoria do Belenenses ser fraquinho, lembrem-se que uma equipa só joga o que a outra deixa jogar. Grande jogo de Gaitan.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  12. Ora, à luz do que acontece com a lagartagem, i Benfica ganha um jogo e não tarda ganha a champions.

    Calma, foi um bom jogo e três pontos. Mas nada mais.

    Nas antas já se verá se temos arcaboiço para o tri...

    ResponderEliminar
  13. Caro Benfica by GB,

    Este jogo encheu-me as medidas pois vi espectaculo e uma alegria no jogo extraordinária por parte de toda a equipa.
    É óbvio que é apenas um jogo, mas de qualquer forma há neste momento muito bons sinais para o futuro.
    Quanto a Rui Vitória é desde que a direcção do Benfica assumiu o contrato o meu treinador, um treinador que tem um discurso correcto e coerente e que em comparação com JJ é de facto outra categoria.
    Há outro aspecto que me surpreende pela positiva em Rui Vitória é a capacidade de correr riscos:
    - lançar em apenas 5 jogos oficiais: Nelson Semedo, Vitor Andrade, Gonçalo Guedes, Nuno Santos não é para qualquer um, para mais quando nem seq1uer tem dúvidas a dar a titularidade a 3 destes miudos
    - colocar em campo Jonas, Mitroglou e Jimenez em simultâneo é também uma prova de coragem.
    De qualquer forma é importante que os benfiquistas não fiquem deslumbrados pois esta equipa, Rui Vitória incluído , ainda está em crescimento e vão existir períodos e jogos menos positivos.
    Como sempre o Rui Vitória terá o meu apoio.
    Agora isso não significa que eu tenha que passar a dizer mal de JJ ao qual reconheço mérito como teinador, já como pessoa isso é outra coisa ...
    Para mim JJ faz parte do passado e por isso pouco me interesa que ele ganhe ou perca, desde que o Benfica seja campeão!

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  14. Made um Seixal é uma hipérbole. O Nelson Semedo é Made in Sintrense.

    De resto, parabéns.

    Saudações Sportinguistas. Assim vai dar mais pica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I Walyson e o Gelson sao feitos onde mesmo?

      Jonas

      Eliminar
    2. Nelson Semedo chegou ao Benfica em 2012 / 2013 . Está à tantos anos no Benfica como o Nani esteve no sporting... por isso se o Nani é considerado jogador da formação do sporting porque é que o Nelson Semedo não pode ser considerado jogador de formação do Benfica??!!??!!??!!

      Eliminar
    3. DH... coerência não é algo que exista para os lados de Alvalade.

      Eliminar
    4. Como é que um sportinguista que não contam para nada a não sei quantos anos tem a lata de dizer assim vai dar mais pica? Vocês não tem espelho?

      Eliminar
    5. Essa do Nani, basta ir ver a carreira dele. Tirada de amador. Quanto ao Wallyson e ao Gelson, eu nunca disse que eram da formação.

      No entanto por aqui os argumentos ainda são do nível do "Quem diz é Quem é" e coisas que tais. Fiz um reparo ao texto, que estava errado.

      Quem não tem nada para dizer vale mais que fique calado. Quanto ao Nuno, decidi n' O Artista do Dia, aquando da eliminação do playoff da Champions e do seu comentário revelador que não lhe ia dar mais troco. Caí na esparrela mais umas duas vezes mas acabou. O que parecia um comentador de nível até entao, não passa de um arruaceiro como muitos outros. Fique na sua, eu fico na minha.

      Além disso convém fazer concordar o verbo com o sujeito e escrever "há" quando se quer dizer o que queria dizer. Leia uns livros. Só fazem bem.

      Eliminar
    6. Tet não lhe ia responder mas... Em 1o lugar se não sabe distinguir umas bocas a discutir a vossa derrota de comentar assuntos sérios e lá consigo. A liga oropa espera vos. Em 2o lugar relativamente à sua correcção do meu português desculpe mas aquele a não é do verbo haver... Por isso não tem h. O verbo nessa frase seria o sei (saber).
      Um abraço e desculpe lá por de vez em quando o teclado do telemóvel trocar palavras... Se calhar o teclado dos tipos do sorteio da champions trocaram sporting de lisboa por cska!

      Eliminar
    7. Referia-me ao verbo "contar" e, sim, é com "h". Independentemente do que acha. Mas não estamos aqui para discutir gramática.

      Boa vitória e sorte para a semana.

      Eliminar
  15. Espero que quando ganharmos 2-0 no dragão,como eu já tinha profetisado, comecem a gostar do RV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que esses continuam a jogar num sistema terrível, o 4x3x3x3...

      Eliminar
  16. Tetchetyud etnão o Nani é made in Massamá, o Ronaldo made in Nacional,etc, és um burro que nem devia ter direito a usar a internet para espalhar a tua burrice/ignorância...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ronaldo veio para o Sporting nem 14 anos tinha. Viveu na academia e lá se fez atleta.

      Olhe que esse comentário parece mesmo ressabianço. Principalmente com ofensas pessoais à mistura.

      Já vi comentários meus serem censurados por muito menos. Naturalmente só funciona para um lado.

      As ofensas que me faz, sem sequer me conhecer, revelam bem o seu nível. Mantenha-se no seu mundo passivo agressivo atrás do PC e a vida sorrir-lhe-á muitas vezes...

      Eliminar
  17. Estranho........primeiro destaque vai pro flanco direito.........pensei q o q esfrangalhou por completo o Belem tivesse sido o flanco oposto........deve estar confundido........

    Flanco direito com personalidade sim, mas o flanco esquerdo é q foi um rolo compressor.

    Trabalhar bem e mais pros miudos da direita poderem fazer o mesmo, estao no bom caminho.

    Onde anda a equipa mais fraca q a da epoca passada ? Alguem a viu por ai ?

    Ramos.

    ResponderEliminar
  18. Bom post com má terminação.
    Será que já percebeste que temos qualidade individual suficiente para o campeonato?
    O rv é obreiro das derrotas e das vitórias... Todos ganham e todos perdem! Mas não mudou a opinião de ninguém por um jogo ganho com a qualidade individual dos jogadores... Uma vitória não faz um campeonato.
    Espero que num mau resultado não venhas culpar os jogadores como fizeste ao após arouca.

    ResponderEliminar
  19. Não de pode mascarar o jogo péssimo que o belenenses fez, no entanto a frase uns jogam o que os outros deixam da para os dois lados e aproveitar as fragilidades dos outros é uma virtude. Sem dúvida que tudo correu bem e o facto de marcar cedo deu confiança, pois acho que se começassem a falhar como dos outros jogos voltariam a demonstrar a intranquilidade que tem sido habitual. Foi um jogo bom para o benfica, jogadores e treinador. Mas calma com as euforias há ainda muita coisa que não corre bem. O Nelson Semedo precisa de trabalhar os momentos defensivos, o talisca precisa de ser mais incisivo sobre pressão. Entre outras coisas. Embora goste muito do Luisão por tudo o que ele significa acho que neste momento não é o melhor central, deixa me intranquilidade.

    ResponderEliminar
  20. De acordo com tudo excepto no que toca ao Gaitán: fez um grande jogo, e só aí se explica a apatia do Talisca (com um jogador daqueles à frente, qualquer um se encolhe...)
    Outra coisa: não acham que a bola demora muito tempo na linha defensiva? Ninguém vem buscá-la para construir jogo... Quantas vezes tem o Jonas de vir à linha central "desempatar" as coisas? Por sorte à esquerda há um que sozinho parte tudo e à direita dois jovens que entendem muito bem e põem o adversário de olhos em bico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá aqui um gajo a dizer-me ao ouvido que fazer dos centrais MD não é tolo de todo, e uma "invenção/adaptação" que nem ao cabeludo passou pela cabeça...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking