O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Uma questão de confiança

. 21 comentários
Ainda faltam uns quantos dias até aquele que considero ser o jogo mais difícil a nível doméstico nesta época, mas o "cheiro" já está no ar. Considero este jogo como o de maior grau de dificuldade por vários motivos: a rivalidade (doentia da parte deles), a história (cuja malapata quase desapareceu nos tempos de JJ), o timing, a inexperiência do nosso treinador e pelas lacunas do nosso plantel (mais de entrosamento do que de qualidade, do meu ponto de vista).

Mas ainda assim, nenhum destes fatores me desanima. Não me assusta a agressividade e o ódio deles. Continuamos a ser, de longe, historicamente melhores que eles. O timing poderia ser melhor, numa altura em que estivéssemos com os processos mais consolidados, por exemplo. O nosso treinador é inexperiente, mas confio plenamente nas suas qualidades ao ponto de ser o treinador que gostaria que substituísse o JJ (como escrevi aqui no blogue em 2013). E, ao contrário do que muitos defendem, para mim a suposta falta de qualidade/valor do nosso plantel é... um mito.

Só há de facto uma coisa que me deixa alerta. E muito. O que vem faltando desde a chegada de Rui Vitória (volto a dizer, a minha primeira escolha para substituir JJ): CONFIANÇA.

Rui Vitória entrou no cargo nervoso e tímido. Isso nota-se nas suas intervenções na imprensa. Essa timidez e nervoso miúdinho parece ser o que transparece na qualidade de jogo do Benfica, que por sua vez se reflete... nos adeptos. Ainda neste último jogo notei isso mesmo: um jogo tímido em que os adeptos demoraram a apoiar a equipa (puxando por ela a espaços) e acabando numa conferência de imprensa assim, uma coisa sem sal.

Falta agressividade. Falta atitude, mas acima de tudo falta CONFIANÇA!

Rui Vitória tem um papel importante a desempenhar aqui e poderá ser aqui a sua falha, mas eu acredito nele. Se ele conseguir transmitir confiança aos jogadores, teremos boas hipóteses de sair do Estádio do Ladrão com um resultado positivo. Mas mesmo que não o consigamos, não se iludam: os adeptos também têm um papel a desempenhar. A falta de CONFIANÇA dos adeptos também afeta a equipa e sem o apoio destes, bem que Rui Vitória se pode esforçar...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. ««a história (cuja malapata quase desapareceu nos tempos de JJ)»»

    Desapareceu?
    Naquele recinto desportivo onde o Mestre da táctica ajoelhou, passámos por vergonhosos resultados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar por conhecer a história do Benfica fui verificar...
      Jogos porto x Benfica até 08/09. 194 j 63 (61%) vitórias Porto 16 (15%) vitórias Benfica.
      Jogos porto x Benfica a partir de 09/10. 11 j 6 (55%) vitórias porto 3 (27%) vitórias Benfica...
      Passamos de 1 vitória em cada 7 jogos para 1 em 4.

      Eliminar
    2. Contra factos não há argumentos.

      Agora é bom NUNCA esquecer que durante as décadas dos anos 80 / 90 / 00 e 10 o Benfica foi muitas vezes escandalosamente ROUBADO pelos arbitros herois ao serviço do criminoso da Costa. Logo a percentagem de vitórias do Benfica na sua totalidade, quer nos periodos em causa, a existir VERDADE DESPORTIVA, deveria ser na casa dos 40% no mínimo.

      Com isto não quero valoriazar nem desvalorizar o que quer que seja; é só ter em conta os factos.
      E os factos a haver VERDADE DESPORTIVA levaria o Benfica na época passada a comemorar o SEXTUPULO titulo de campeão seguido em vez do BI.

      Infelizmente alguns Benfiquistas na ânsia de tamto querer dizer mal de tudo e mais qualquer coisa, em especial do Presidente e do anterior trainador, esquecem-se deste FACTO.

      E com isto não estou a dizer que não houve erros e culpas por parte do Presidente, treinador, estrutura etc.. O que quero voltar afirmar é que mesmo com todas as culpas próprias, o Benfica teria na época passada comemorado o titulo de campeão nacional seguido. É que contra factos não há argumentos e há mais de 30 decadas que o Benfica é constamente ROUBADO a favor do clube que equipa de Azul CÓCÓ.

      João

      Eliminar
    3. Certo caro João,
      Noutros tempos eram os balneários de aguardente, do guarda abel, do calheiros, guimaros, martins dos santos, apito dourado, etc.etc.etc.e mais umas boas dúzias de etc.etc.
      Quanto à tal malapata que quase desapareceu no tempo do mestre da táctica, ainda me recordo, com muita azia, daqueles 5 que levámos com o David Luis a defesa-esquerdo...

      Eliminar
    4. Viriato, a palavra chave nessa transcrição é... "quase".

      Eliminar
  2. "cuja malapata quase desapareceu nos tempos de JJ"-só podes estar a brincar ou então não atimgi a ironia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. qua·se qua·se

      advérbio

      1. Não longe de, não distante de, muito perto de, muito próximo a.
      2. Pouco menos de.
      3. Com pouca diferença.
      4. Por um triz que não.

      "quase", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

      http://www.priberam.pt/dlpo/quase

      Eliminar
  3. Apenas quanto ao ponto mais polémico.
    Se calhar por conhecer a história do Benfica fui verificar...
    Jogos porto x Benfica até 08/09. 194 j 63 (61%) vitórias Porto 16 (15%) vitórias Benfica.
    Jogos porto x Benfica a partir de 09/10. 11 j 6 (55%) vitórias porto 3 (27%) vitórias Benfica...
    Passamos de 1 vitória em cada 7 jogos para 1 em 4. Em 10 jogos ganhávamos 1 e empatavamos 2...passamos a em 10 jogos ganhar 3 empatar 2... Em 10 jogos fazíamos 5 pts passamos a fazer 11. A estatística é esta.
    Façam as vossas análises.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa análise é como areia para os olhos...
      Os jogos que te referes até 08/09 são 194, e a partir de 09/10 são apenas 11!!! ou seja apenas cerca de 6% do numero total da tua análise. Uma análise mais correta seria por exemplo, verificares cada conjunto de 11 jogos seguidos e aí sim tirares as tuas conclusões... Agora compares 194 com 11, é que não... seria o mesmo que comparar Cardozo e Mitroglou na Liga dos Campeões ao serviço do Benfica: Cardozo 29 jogos e 11 golos média de 0.4 golos por jogo, Mitroglou 1 jogo 1 golo, média de 1 golo por jogo!!
      As análises estatisticas não são feitas dessa forma caro Nuno Martins!!!!

      Eterno 29!

      Eliminar
    2. Estatisticamente é possível retirar conclusões a partir de 6 jogos (podia-te colocar a referência do estudo cientifico mas é irrelevante, mesmo numa qualquer sondagem para eleições entrevistar 6% da população votante seria uma amostra enorme, por exemplo nas sondagens para as nossas eleições representaria entrevistar cerca de 300mil pessoas e as sondagens são feitas com 800 pessoas no máximo!).
      Embora a amostra seja bastante diferente em números absolutos, são ambas as amostras a totalidade de jogos, não uma série de jogos, escolhida para provar uma tese ou outra... Se a coisa que prezo é ser rigoroso com os números... números são números não opiniões.
      Mas mesmo assim fui verificar e para se obter 3 vitórias antes destes 6 anos é preciso um período de 18 (dezoito) anos... 3x mais! Para se chegar ás 3 (10%) vitórias no porto perdeu-se 20 vezes. Não é bem a mesma coisa! É?
      Desde a 1ª época sem Eusébio 75/76 até 08/09 ganhámos 7 (13 (%)... 33 anos 7 vitórias... 6 anos 3 vitórias. Com Eusébio ganhámos 6 (30%) em 20 ao longo de 15 anos!
      Agora escolha lá o que é areia e o que é significativo!

      Eliminar
    3. Nuno
      Se foram realizados 194 jogos e o Porto ganhou 63 como dia, então a percentagem de vitórias do Porto não foi de 61% mas sim de 32%; deve haver aí um qualquer erro nos dados que apresentou.
      Abraço
      Ricardo Silva

      Eliminar
  4. "a rivalidade (doentia da parte deles).. a agressividade e o ódio deles. Continuamos a ser, de longe, historicamente melhores que eles"

    A julgar por estas simples palavras, frases feitas, vê-se, nota-se logo que o autor do texto, do post deve ser muito jovem em idade e em conhecimentos.
    Eh pá, os portistas, em geral, podem e devem ter muitos defeitos. Doentios, em geral é que não são. Pelo que devolvo à procedência essa apreciação. Pois se
    há palavra que se aplique na perfeição aos benfiquistas é serem 'doentes', fanáticos. Repito, em geral, pois não confundo a árvore com a floresta!!

    E quanto a agressividade e ódio.. ficamos conversados. Nem sequer vou comentar ou dar exemplos. A história fala por mim. Se até dentro de AGs de clube andam
    à pancada entre vocês!! E ódio?! nós?!

    O FCP tem 7 Títulos Internacionais contra apenas 2 do SLB... 7-2 !!! Ódio, nós ?! por favor..



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto si não sei caro Viper; pois não sei se é da geração de adeptos e sócios do Futebol Clube do Porto, clube fundado por Monteiro da Costa; ou da geração que é Pintista e nasceu na era do FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO e que tem data de fundação e fundador completamente diferente do FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

      Mas se é da geração do extinto Futebol Clube do Porto; sabe bem que o criminoso da Costa teve como estrategia de se perpetuar no poder o crime de corrupção desportiva e o incitamento dos seus cegos seguidores a terem ódio a Lisboa e aos Benfiquistas em particular.

      Só assim se compreende que os tais seguidores cegos do criminoso do Pinto da Costa, por exemplo o igualmente criminoso B. Pidá e outros pintistas como ele, não sei se é o seu caso, continuem achar normal que um funcionário da FCP Sad tenha sido ASSASSINADO com um tiro na nuca nas instalações da Sad e que mesmo tendo desaparecido a arma do crime... tenha sido o próprio a pôr cobro á vida.

      Mais do que nunca se prova que o ÓDIO cega e os filhos da fruta dos Pintistas, são sem dúvida cegos.

      João

      Eliminar
    2. Ao falares assim, rapazinho só demonstras, exemplificas o tal 'ódio' de que se fala aqui no Post.

      Viste, estiveste lá, foste testemunha? Ou estás só a delirar com um cansaço cervejal?

      Achas mesmo que num País Livre, num Estado de Direito, em pleno séc. XXI, num País da UE,
      a PSP, a PJ, o DCIAP, a PGR se 'isso' que imaginas, fosse verdade não seria investigado?!

      Era para nem te responder.. mas como sei que haverá mais tontos, sonso como tu, pázinho.. digo-te
      só, pensa pela tua cabeça pá e deixa de odiar o FCP só porque ganha, vence mais que o teu clube..

      A que propósito um pobre coitado que se suicidou seria 'assassinado' no seu local e em horário de trabalho?!

      Tristeza.. nem sei como deixam passar comentários imbecis deste calibre!!

      Eliminar
    3. O caro decerto vê filmes e séries policiais, portanto deve concordar que, se fosse mesmo um elemento do FCP responsável por assassinar alguém, certamente não cometeria o erro de deixar lá o corpo para ser encontrado... parece-me óbvio para quem tenha dois dedos de testa, mas... pelos vistos não.

      Quanto a ódio, acho que já deu para perceber onde se concentra.

      Eliminar
    4. Viper, vai lá recitar os ditados do teu presidente corrupto que isso passa. Tal foi a lavagem cerebral que levaste...

      Eliminar
    5. Caro viper
      Não ligue, eles estão estão sob o efeito de cocaína que traficar dentro do próprio estádio. Uns alegadamente corruptos, outros comprovadamente traficantes de droga

      Eliminar
  5. Caro Viper pela forma que me tratas, afinal o rapazinho és tu! rapazinho e mal educado.

    Quanto ao caso do ASSASSINATO que foi dado como suicídio; claro que não fui testemunha e nem estive lá.... agora que a noticia surgiu nos jornais e não foi desmentida nem pela PJ nem pelo o FCP é uma verdade. Agora explica-me lá ó rapazinho, como é que alguém se suicida e faz desaparecer a arma que supostamente utilizou para dar um tiro na nuca?

    Quanto ao estado de direito num país democrático como o nosso como sabes o que há são casos concretos de crimes que nunca chegam a ser investigados ou mal investigados e não é por isso que os crimes não tenham acontecido.

    Umas vezes por os crimes já prescreveram, outras como o processo de corrupção activa de agentes desportivos, conhecido como "Apito Dourado" os criminosos são identificados, tal e qual como o seu "modus operandi", são recolhidas provas legitimas para investigação e por fim os levar a tribunal, onde os criminosos confessam os seus crimes e reconhecem a veracidade das provas recolhidas, mas que se refugiam na Lei de um estado democrático como o nosso e dizem com razão de acordo com a lei vigente que estas provas não podem ser utilizadas em tribunal, não porque não sejam verdade, mas porque o enquadramento da lei e a pena correspondente ao crime em questão não o permite.

    Rapazinho se este exemplo concreto não te elucida que não é por não se ser condenado que Pinto da Costa não deixa de ser um criminoso.

    Isto claro só acontece num país que testemunhou um crime horrendo e cobarde na internet através de um video colocado por uma testemunha do mesmo... o crime da "mamarrosa" onde um pai de uma juíza, mata a sangue frio o ex genro com a filha deste e sua neta a seu colo... e que depois aguardou o julgamento em sua casa na companhia da filha do assassinado e sua neta durante semanas, onde os pais da vitima NUNCA puderam entrar em contacto com a neta.
    Em termos de justiça estamos falados ó rapazinho.

    Quanto ao ódio como sabes esse é um sentimento dos mais fracos de espírito e eu como a maioria dos benfiquistas nunca nutriram nem nutrem esse sentimento pelo FCP; o que os Benfiquistas não gostam e condenam são os crimes cometidos pelo criminoso do Pinto da Costa de forma impune e todos, sejam estes ou não adeptos do porto, pintistas ou outros que os defendam.

    Agora rapazinho podes ir andando.

    João

    ResponderEliminar
  6. Voltando ao Benfica e ás opiniões sobre a equipa, eu acho que se o Porto fizer valer o plantel que tem o Benfica não vai ter grande hipótese. No entanto isso não tem acontecido no ultimo ano e no corrente.
    O Benfica, na minha opinião, não joga bem. Tem se visto a facilidade com que equipas bem mais fracas entram pela defesa a dentro e fazem golo ou situações de perigo.
    A distancia entre sectores é por de mais evidente, a bola entra entre linhas e vemos os nosso jogadores constantemente a correr atrás do adversário.
    O Ataque tem vivido de um bom momento de forma de certas individualidades e não do colectivo.
    Eu gostava de ver uma equipa e não onze jogadores- é uma opinião pessimista, mas é o que continuo a achar apesar dos bons resultados dos ultimos jogos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking