O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 8 de setembro de 2015

O dia em que LFV jurou dizer a verdade e só a verdade

. 63 comentários
Apesar de algumas criticas que aqui tenho feito a Luís Filipe Vieira enquanto Presidente no meu clube, há uma coisa que tenho a certeza e que nem vou ter a arrogância de rebater:

Há muita coisa que não entendo, e que se um dia Luís Filipe Vieira me chamasse para uma tarde pelos corredores da Luz onde muito do que não entendo me fosse explicado, de lá sairia com um outro tipo de compreensão que me ajudasse a ser mais condescendente com certas coisas que vejo, que não concordo e denuncio.

Mas como este é pois tão só e apenas um espaço de opinião, e daqui vou dando a minha com a distancia que a minha posição pressupõe, há algo que, em boa verdade, o bom senso me obriga a entender desde logo:

É que são 15 anos de Luís Filipe Vieira no Sport Lisboa e Benfica, um longo caminho, e sabemos nós, com muitas pedras para atravessar. E quando o caminho é duro como foi, e quando ao longo desse caminho houve eventualmente pessoas (mesmo que inimigas) que nos deram a mão em momentos difíceis (mesmo que ajudando na hora para cobrar depois), isto pois, ao fim de 15 anos, de relações e negociatas sempre entre as mesmas pessoas, não custa pois nada a imaginar o compadrio que existe e do qual é difícil fugir.

É fácil pois criticar a relação entre o Benfica e o Jorge Mendes, entre o Benfica e a Doyen, entre o Benfica e a Olivedesportos, mas nós sabemos que ao longo do caminho, e com tantas trocas de favores, umas vezes para beneficiar uns e outras para beneficiar outros, as contas entre o deve e o haver nunca ficam completamente saldadas!

E esta introdução serve para dizer o quê?! Serve para dizer que eu sou um adepto e acérrimo defensor da verdade, e palavra de honra que tiraria o meu chapéu a Luís Filipe Vieira se ele um dia tivesse a coragem de contar a verdade aos Benfiquistas, mas sobre tudo!

A verdade ajudaria a entender os novos caminhos... A verdade far-me-ia até defender o caminho escolhido e que hoje tanto critico... Se eu hoje sou crítico deste caminho e deste Presidente enquanto pretendente a gestor da pasta de futebol, é porque cheiro a aldrabice em cada palavra dita! Em suma, eu sei (ou acho que sei) que o Presidente não fala aos Benfiquistas a verdade!

Um Presidente do Sport Lisboa e Benfica não pode estar a falar a verdade quando os Benfiquistas vêm o seu plantel a ser completamente desbaratado desde Janeiro de 2014, e o Presidente continua a cada entrevista que dá, incapaz de reconhecer qualquer dificuldade financeira que tenha obrigado a esse caminho. Escudar-se uma e outra vez, na mudança de paradigma, de um Benfica para pior, por opção e convicção, é uma mentira do tamanho da Torre Eiffel que pode convencer aqueles “Vieiristas” mais cegos, mas que não convence (nem pode convencer) qualquer Benfiquista que decida colocar a emoção de lado e olhe para tudo isto com algum bom senso e distância!

Luís Filipe Vieira que dissesse aos sócios, coisas deste género, que teria em mim um acérrimo defensor:

É difícil, para não dizer quase impossível, manter ao fim de 15 anos de liderança deste clube, com tantos momentos de glória mas também tantos momentos extremamente difíceis, uma posição de total independência em relação a todos os poderes vigentes no futebol português, mesmo aqueles que por diversos motivos possam ser mais sensíveis para alguns adeptos.”

O Benfica, como a grande maioria dos grandes clubes europeus, mas ainda mais quando falamos de clubes portugueses, e tudo isto enquadrado numa situação específica do mercado mundial e do sistema bancário como aquela que se vive hoje, foi empurrado para uma situação de, para não correr riscos de hipotecar o seu futuro, ver-se na obrigação de encontrar outro tipo de soluções mais baratas, e de tentar fazer mais com menos recursos!

“Este caminho que o Benfica escolheu seguir, um caminho de tentarmos produzir dentro de portas o nosso próprio talento e de, fora delas, tentarmos encontrar as soluções que a complementem, é um caminho resultado da chegada à conclusão, que a politica de transferências seguida nos últimos anos, mesmo com alguns inegáveis resultados extraordinários entre o preço que pagámos e o preço pelo qual vendemos alguns jogadores, nos levou a um nível de endividamento bancário que hoje condiciona a nossa gestão e a um nível de carga salarial que um clube como o Benfica não pode suportar!”

“Para o Benfica seguir durante muito mais tempo o caminho que seguiu nos últimos seis anos, de contratações de elevado valor visando revendas posteriores, só tinha uma solução: continuarmos reféns dos interesses de fundos como a Doyen e de outros empresários, esses sim a imporem-nos sempre a sua vontade e os “seus” jogadores, com o clube a perder a cada passo a sua independência e a capacidade de ser ele e as pessoas que nele trabalham, a decidir o nosso caminho. Este novo caminho é um caminho que não se fará sem percalços, mas um caminho que visa recuperarmos a nossa independência ao nível de todas as nossas decisões, independência essa que sentimos que corríamos o risco de perder a breve prazo, tivesse o caminho continuado o mesmo.”

“O caminho do FCPorto é um exemplo do tal caminho que passa pela ilusão de planteis muito fortes, a ilusão de um clube capaz de grandes investimentos, mas plantéis formados por jogadores que lhes são impostos, jogadores que lá são colocados para dar lucro a algumas pessoas, estratégia que visa o sucesso imediato mas que mina a sustentabilidade futura do clube. Apesar de apetecível, recuso-me a seguir por esse caminho.” 

“Sou um Presidente consciente que a aposta na formação não é uma solução mágica para todos os nossos problemas, e que não é sequer o caminho mais curto nem o mais fácil para atingirmos o sucesso que todos idealizamos. Mas este é o caminho da nossa independência, é um caminho que nos orgulha, e na sua essência, do ponto de vista económico e financeiro, é o único caminho possível!”

“Jorge Jesus fez do ponto de vista desportivo um trabalho magnífico no Benfica, um trabalho que nos levou ao êxito em muitos momentos, mas um êxito que, ao contrário do que por vezes nos é dado a entender pelo próprio, não foi mérito apenas dele mas de toda uma equipa. Decidimos mudar porque, apesar de todos esses méritos que teve e que ninguém lhe retira, sentimos que em muitos momentos, resultado de feitios e de personalidades, não estavam já reunidas as condições para uma convivência sadia entre todos os elementos dessa estrutura, e eu não sou alguém que acredite em ciclos de vitórias duradouras, quando uma estrutura que nos levou tantos anos a idealizar, tinha já, na sua base, muitas relações comprometidas.”

“A escolha de Rui Vitória é uma escolha que acarretava alguns riscos, fruto da falta de mediatismo e de um percurso feito sempre em clubes de uma dimensão mais pequena que a nossa, mas é uma escolha baseada na procura de um perfil que idealizámos. Estamos conscientes que fruto de uma mudança de paradigma, este primeiro ano seria sempre difícil fosse qual fosse o treinador, mas esta foi uma escolha que visava garantir o futuro do clube, um futuro que queremos que seja de sucesso, um sucesso que queremos que comece já hoje, mas que sabemos que também pode levar um pouquinho mais de tempo a consolidar-se. Seria injusto, até em virtude da mudança assumida do nosso paradigma, e do tempo de ajustamento que por vezes é necessário, que a avaliação do trabalho de Rui Vitória se fizesse logo a partir dos resultados imediatos, até porque, e como Presidente assumo isso, não somos capazes de dar a Rui Vitória neste momento as mesmas condições de que beneficiou o seu antecessor.”


No dia em que o Presidente do meu clube for capaz de dizer algo parecido, em suma aquilo que não acredito que ande muito longe da verdade que não nos é dita, esse será o dia em que Luís Filipe Vieira voltará a ganhar o meu apoio, a minha admiração e o meu respeito.


E era também assim, com a verdade e só a verdade, que LFV tinha unido os Benfiquistas, e libertado o Benfica de 90% do atrito que tem tido neste atribulado início de época.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

63 comentários

  1. Anónimo8/9/15 16:16

    O que tu queres ser eu. Colinho! Queres ter explicações privadas com o Presidente? Isso não é para todos, pá!
    Mas há maneira de perceber a matéria sem explicações. É tudo uma questão de aplicação e inteligência! Marra e estuda!
    Já agora, só para informar, o presidente depois de saber do teu post ficou muito preocupado com o facto de não lhe dares o teu apoio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que grande momento! É a opinião do gajo. Não concordas? Contrapõe argumentos.

      Eliminar
  2. Tão simples ... mas ... tão complicado... e no entanto ainda temos a situação financeira por esclarecer, ... os negócios que essas alianças condicionaram...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/9/15 16:36

    Já pensaste alguma que o motivo pelo qual ele não assume as dificuldades financeiras do clube seja simplesmente porque isso pode afastar investidores? Seria dar um sinal de fraqueza para fora e colocaria em risco a marca Benfica. Por isso ele dá - lhe o nome de estratégia... E digo isto apesar de ser uma das pessoas que mais concorda com o que tu escreves, mas isto de mandar o presidente do Benfica abaixo já começa a cheirar mal. Esta é na altura de apoiar a equipa, o jogo com o Belenenses é na 6 a feira e com o Astana é na terça feira. Se não tiverem contentes com o actual presidente, deixem isso para Outubro de 2016!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma vez? Qualquer gestor sabe que tem de dar explicações sobre todas as decisões em público. E falar sobre os problemas da empresa só ajuda junto de investidores, como é lógico... a Emirates tinha pago logo o dobro se ele dissesse todas as frases propostas, como é óbvio!
      Em muitas organizações são tão estúpidos que por vezes nem vice - presidentes sabem das razões das decisões em outras áreas. Até há vices que têm de dar seguimento a uma estratégia que nem concordam, os malucos!
      Isto é o Benfica: todos os sócios, adeptos, simpatizantes e até adversários têm de entender e concordar com tudo senão o presidente é um mentiroso!
      Continuem com estes posts demonstrativos do vosso alto conhecimento do mundo empresarial que estou a gostar... estou a aprender imenso!

      Eliminar
  4. Anónimo8/9/15 16:40

    Sobra a verdade das condições financeiras: goste-se ou não é impossível ser honesto quando não se está em boas condições financeiras. Isto é verdade para os administradores como é para os dirigentes políticos, com é para os clubes de futebol (sejam eles benfica, sporting ou porto). Não se pode esperar que um dirigente venha à praça pública fragilizar a posição negocial de uma instituição dizendo que "estão à rasquinha". Como ficaria a posição negocial perante os patrocinadores? como ficaria posição negocial perante os credores?

    É lírico pensar que pode vir dizer uma coisa aos sócios e não sair dali.

    Como disse goste-se ou não é a realidade que qualquer presidente de uma instituição com esta natureza vai sempre fazer (como o contrário acontece com instituições que apelam à contribuição pública, essas nunca têm dinheiro suficiente) e temos de aceitar como adeptos que nunca saberemos tudo o que se passa.

    Com isto não estou a apelar à falta de transparência! É importante que muitos negócios sejam explicados e clarificados. Na verdade o clube, como accionista maioritário da SAD tem a obrigação de saber muito bem tudo o que se passa na SAD e informar os sócios. Mas não é fácil encontrar o ponto de equilíbrio entre este dever de verdade e a obrigação de zelar pelos interesses do clube.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá, mas é alguma novidade que 99% dos clubes do mundo estão à rasquinha como dizes, e que os que não estão são os que são geridos à base de fortunas pessoais?!

      Mas de repente descobriu-se a pólvora, de que os clubes estão falidos?

      Antes assumir as dificuldades mas andar de cabeça levantada! Antes isso que armarmo-nos em gente fina, com toda a gente a rir-se nas nossas costas, a chamar nos de impostores e a dizer que o rei vai nu!

      Assumir dificuldades prejudica negociações?! Mas tu achas que quem anda em negociações connosco também come gelados com a testa como a grande maioria de nós?!

      Eliminar
    2. O que eu nao percebo Redmoon é, se tu aceitas a existencia de razoes ulteriores ás que sao dadas publicamente e que muito provavelmente nem andas muito longe com as que avancas, o que te preocupa tanto que o LFV venha afirmá-las em publico?

      A SAD terá o seu caminho tracado e é deles a responsabilidade do resultado. LFV nao tem obrigacao de esclarecer todas as estrategias ou todos os motivos de actuacao da SAD.

      Nós enquanto sócios temos o direito de saber o que se passa no clube Sport Lisboa e Benfica apenas e só.

      A SAD é cotada em bolsa e como tal sensivel demais para que se se comunique tudo o que se passa e o porque. a informacao pública sobre a SAD deve resumir-se ao minimo essencial e obrigatório.

      Eliminar
  5. Eu entendo o que queres dizer mas uma empresa cotada em bolsa não pode vir a público dizer que está em dificuldades, lamento mas não pode... O relatório e contas é para ser analisado e ou quem aqui escreve sobre o assunto anda a mentir ou parece-me que sempre li que o Benfica estava bem de saúde financeira e com as contas controladas e equilibradas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá, nao é vir dizer que se está à rasquinha, mas assumir que se alteraou o caminho porque q gestao do clube se faz sempre tendo em vista o medio prazo e nao apenas o ano seguinte.

      Assumir que se tem de baixar a carga salarial é assumir que se está à rasquinha?

      E o scp n assimiu as suas dificuldades? Veio algum mal ao clube por causa disso?! Os socios afastaram-se?!

      É melhor fingirmos que somos ricos c todos a perceber q o rei vai nu?!

      Eliminar
    2. Mas ele não assumiu isso? É preciso que seja pelas palavras exactas que pretendes? Não o vejo dizer outra coisa faz mais de 1ano em todas as entrevistas. ...

      Eliminar
    3. Por acaso ele nunca assumiu que ta á rasca, antes o contrário, a compra do Gimenez é prova disso...

      Eliminar
  6. Vieira não pode pôr na praça tudo o que se passa dentro do clube por razões óbvias.
    Porém, há muita negociata que não se percebe. Os últimos casos são os de Jimenez e do selo 15 milhões.
    As pessoas são eleitas democraticamente, mas isso não é um passaporte para a impunidade. Têm de ser escrutinadas e de prestar contas.

    ResponderEliminar
  7. Vieira não pode pôr na praça tudo o que se passa dentro do clube por razões óbvias.
    Porém, há muita negociata que não se percebe. Os últimos casos são os de Jimenez e do selo 15 milhões.
    As pessoas são eleitas democraticamente, mas isso não é um passaporte para a impunidade. Têm de ser escrutinadas e de prestar contas.

    ResponderEliminar
  8. O clube parece ter dificuldades financeiras e para provar que não é assim, vai dar 9 milhões por uma coisa que vale 3 ou 4. Estão a ver a jogada?
    Só que com isso delapidou 5 ou 6 milhões. Em benefício de alguém, mas em prejuízo do clube. Inexplicável estratégia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa é do Vale e Azevedo...

      Eliminar
    2. Mas esse é o problema, ou pelo menos o meu problema: chegarmos a um ponto em que já não se acredita em nada e se põe tudo em causa.

      Eliminar
  9. Redmoon, o Benfica tinha que seguir este caminho, não havia volta a dar, porque endividou-se de tal maneira ao longo dos anos do LFV, que ou o Benfica começa rapidamente a inverter a situação ou o futuro com toda a certeza será problematico.

    Para mim não é o caminho que está errado, num país como o nosso, não é possivel os nossos clubes manterem aquele nivel de investimento, não há receitas, por mais que as pintem que sustentem esse investimento, o que está errado foi a forma como as coisas são feitas, decididas e comunicadas, é isso que gera a revolta nas pessoas, porque as pessoas não sao sérias, não falo pessoalmente, não os conheço, mas na forma como tratam dos assuntos do clube.

    Não me querendo alongar muito, por exemplo qual a dificuldade de explicar o motivo de em ano e meio desbaratar uma equipa e um plantel, e dizer meus amigos não é possivel, não temos dinheiro para estas cavalarias, ninguem quer que o clube se empenhe, mas tambem senão temos dinheiro, tambem ninguem consegue perceber as paletes de jogadores que chegam todos os anos e em que 90% deles nunca joga no clube, um clube em dificuldades tem que ser mais selectivo e eficaz nos jogadores que comprar, não para não falhar, mas para falhar o menos possivel, o Benfica desperdiça muitos de euros todos os anos nestes tipos de negocios, isto já para não ir buscar os negocios com o Atletico de Madrid e com o Jorge Mendes, muitos destes negocios deviam ser alvo da policia, para averiguar da veracidade dos mesmos

    A situação do Maxi foi bem gerida? Não, a situação do JJ que tem causado todo o alvoroço desde Junho e que se vai prolongar pelo resto do ano, foi bem gerida? Não, aliás foi pessimamente mal gerida e o resultado disso está à vista.

    LFV já há muito que devia ter aprendido a não contar historias aos socios e adeptos e deixar de ser demagogo, já chateia para não dizer de outra forma

    Muitos esperavam que LFV mudasse ou fosse diferente da maioria dos dirigentes da nossa paroquia, puro engano, LFV faz parte de uma era de dirigentes que não interessa a ninguem, uns já sairam há muito mas alguns ainda estão no activo, gente que mais não fez que prejudicar o futebol português no geral e não são os titulos muitos deles conquistados com questões extra relvado de futebol que lhes vai dar ou fazer parecer ter credibilidade

    Eu de socio não desisto, sou o 10 imil e pouco, e estou à espera de ver em que numero vou ficar após a actualização,agora há muito que deixei de frequentar o clube, nunca na minha vida estive afastado do clube, foi preciso começar a era dos demagogos para me ir afastando do clube, sendo que enquanto LFV estiver como presidente do Benfica, não voltarei, quando ele sair voltarei, mas nunca mais será a mesma coisa, a excepção foram as finais europeias, acompanho a vida do clube, vejo os jogos aos bocados pela net, mas não me envolvo, é como votar, só apareço lá para colocar uma cruz de alto a baixo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário, subscrevo a 10000000% o mesmo, palavra por palavra não mudo uma virgula sequer

      Eliminar
    2. E é isto! Mais do que tudo o que choca os Benfiquistas é a forma errada como são geridos a maior parte dos dossieres do ponto de vista da comunicação.

      Eliminar
    3. Zé, o teu comentário merecia post.
      Como diziam os acólitos depois de cada frase do Martin Luther King : Oh! Yeah!

      Eliminar
  10. jorgen808/9/15 17:23

    Estou a ver que serias o presidente perfeito. O problema é que ainda não compreendeste que um Presidente toma N decisões por dia, e tu apenas estás focado nas big Headlines.
    Não tenho duvidas que ser presidente do Benfica é tarefa herculeana. Daí que não me meto numa de "só sei que tudo sei", e digo umas tretas para o ar.
    Devias ter respeito por aquilo que representa ser presidente do Benfica- O lugar, a dificuldade, a responsabilidade. Dizer umas balelas só por que se sente o ignorante mais esperto da sala, fica-te mal( Esta tirada é forte, mas não conseguia exprimi-la de outra forma). Se ainda tivesses informação privilegiada, dava-te desconto, mas como tu próprio referes, não sabes nada.
    Volto a repetir, não sou Vieirista, e há muita coisa a nível desportiva que cheira mal, mas por outro lado, sou o primeiro a compreender que ser Presidente de uma instituição como a nossa, que mexe com as emoções de milhões de pessoas por todo o mundo, só para um louco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser Presidente é uma tarefa hercúlea, mas dá para conciliar com a gestão de um grupo de dezenas de empresas e com a gestão de um património pessoal que se vai multiplicando enquanto no clube aumentam as dificuldades...

      Eliminar
    2. Big headlines?!

      O que são big headlines?! Big Headlines são os headlines que interessam aos adeptos e que afetam a sua relação emotiva com o clube!

      E essa, a emoção, a base de tudo, tem de ser gerida com pinças!

      A negociação sobre a marca do combustivel que se poe nos autocarros nao aquece nem arrefece ninguem!

      Mas a gestão de um dossier como por exemplo a saída de Jorge Jesus, ou a saída/não saída de Cardozo há dois anos atrás, tem de ser feita com verdade e transparência.

      Os problemas deste início de época teem a ver sobretudo com falta de transparência e má comunicação! Lê a entrevista de LFV à Bola para perceberes um sem número de contradições, que não são de hoje mas que já vêm de há muito tempo atrás.

      Eliminar
  11. Excelente post RedMoon, mais uma vez na mouche

    ResponderEliminar
  12. Anónimo8/9/15 17:45

    LFV e verdade na mesma frase é contra natureza. Depois li o texto e percebi a ironia.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  13. Anónimo8/9/15 17:55

    Caro Redmoon,

    O teu post como a generalidade dos que escreves têm uma coerência lapidar e isso é na minha perspectiva muito interessante - isso é discutir o Benfica pela positiva.
    Claro que seria mais interessante para quem quer ser verdadeiramente informado e perceber com exactidão o caminho seguido que LFV fosse mais objectivo na informação que transmite.
    Há como é evidente uma questão revelvante que se prende com a imagem transmitida para o exterior e se o benfica disser que é obrigado a reduzir o passivo perde poder de negociação no acto da venda e até da compra, além de prejudicar eventuais apoios publicitários.
    Agora aquilo que LFV tem dito desde Janeiro de 2014 com outras palavras mas o mesmo sentido não é mais nem menos do que aquilo que afirmas, excepto no que respeita a relações com o poder instituido.
    O Benfica através de LFV já assumiiu publicamente que não quer nem deve estar à margem das decisões da Liga, Federação, Direitos televisivos ... agora o que eu sinto é que estas são áreas em que os interesses são elevados e caso LFV queira defender os interesses do Benfica sempre e em primeiro lugar tem que lidar com gente que não presta e deveria era estar presa. Se defende sempre o benfica bem isso não consigo afirmar, pois não tenho dados para isso, mas quem teve a coragem de enfrentar a Olivedesportos tem para mim um longo benefício de dúvida.
    Quanto a desinvestimento no plantel é de facto flagrante, mas há que realçar que o Benfica o ano passado fez um investimento considerável no verão - cerca de 40M€ - mas muitos dos jogadores não mostraram até agora categoria para jogar no Benfica.
    Agora a aposta na formação é algo a que LFV tem dado progressiva importância e que num contexto de retração faz de facto ainda mais sentido.
    Pessoalmente critico algumas coisas mas acredito que a necesidade de amortizar passivo em virtude do estoiro do bES foi uma benção para o benfica, pois obrigou a direcção a escolher um caminho muito mais duro no imediato, mas mais consistente com vista ao futuro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até sou capaz de concordar contigo em muita coisa, mas caramba, temos um clube bem perto de nós, que assumiu a sua delicada situação financeira, sem vergonhas de espécie alguma, e que teve a coragem de contar aos sócios toda a verdade!

      falar a verdade aos socios prejudicou o Sporting em alguma coisa?! Matou alguma espécie de fervor dos adeptos? O estádio deixou de encher?

      Então nós estamos com vergonha de quê?! Repito o que disse, por muito que assim seja, eu tenho dificuldade em me rever num Presidente que manifestamente e consecutivamente não diz a verdade.

      A verdade tinha retirado 90% do atrito todo que já vivemos apenas nesta época!

      Os atritos desta época têm apenas e só a ver com "teorias que se inventam" e com a forma como os problemas sao comunicados.

      Eliminar
    2. Caro Redmoon no caso em concreto do Sporting, não foi por iniciativa dos seus dirigentes que levou a esse esclarecimento, mas porque foi imposto pelos seus credores e em concreto por aqueles que hoje controlam, impõem, avaliam e consentem ou não as decisões da direcção do Sporting. Fique sabendo se não o sabe já, que o Bruno de Carvalho não dá um passo se quer, sem dar conhecimento e ter aval à quem tem neste momento os destinos do clube na mão.

      Eliminar
    3. Redmoon,

      Concordo que a comunicação do Benfica não é a melhor, mas de facto o Sporting foi obrigado a mudar de rumo pela Banca.
      Agora uma coisa é certa Bruno de Carvalho nunca falou da real situação financeira do Sporting e o que são VMOCS, pois se o fizesse muitos sportinguistas estariam menos descansados.

      De qualquer maneira repara que a aposta na formação é transversal a todas as modalidades do Benfica e está a dar frutos já no atletismo, basquetebol, voleibol ... por isso não há neste aspecto nada de incoerente.

      Aquilo que foi estranho foi em Setembro de 2013 LFV dizer que o Benfica não precisava de vender e em Janeiro começarem as vendas em larga escala ... a explicação todos a sabemos residiu numa primeira fase na eliminação do Benfica na Champions que levou a vendas imediatas - Matic - e, principalmente, a derrocada do BES que se desenhava desde Outubro de 2013.

      Mas, repito, para mim foi um benção o BES ter caído, pois provocou no Benfica um necessário choque com a realidade.

      Eliminar
  14. Este post é um copy past,de um no Reflexão Portista com uns salpicos aqui e ali para disfarçar!!!

    Pensava que fosses mais inteligente!!

    Porque
    e que não te candidatas a presidente e dás uma conferência de imprensa todos os dias?

    Até podias dizer os rolos de papel que são gastos todos os dias e a marca!!

    Tenho pena,mas podes perceber de muita coisa,mas de gestão não pescas nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Põe lá aí o link do post de que falas que há mais benfiquistas que adorariam ler, especialmente por ser um artigo escrito por portistas que retrata de que forma o seu clube é gerido.

      Esse artigo de que falas é um excelente artigo que devia ser lido por muito mais gente? Sim! É um abre-olhos à gestão de muitos clubes, e eventualmente também à do Benfica. Espero que não seja o caso, porque a ser deixar-me-ia preocupado.

      Li-o?! Li, por ter havido um leitor que mencionou esse post, num comentário a um texto há poucos dias atrás!

      Este é um copy/paste desse post? Não, não é... Mas se puseres aí o link as pessoas poderão tirar as suas conclusões.

      Desse longo post de que falas, há aqui um parágrafo que retrata a ideia base do que li. É este::

      "“O caminho do FCPorto é um exemplo do tal caminho que passa pela ilusão de planteis muito fortes, a ilusão de um clube capaz de grandes investimentos, mas plantéis formados por jogadores que lhes são impostos, jogadores que lá são colocados para dar lucro a algumas pessoas, estratégia que visa o sucesso imediato mas que mina a sustentabilidade futura do clube. Apesar de apetecível, recuso-me a seguir por esse caminho.” "

      Vincar uma ideia é copy/paste?! Tem piada essa!

      Eliminar
    2. Benfiquista8/9/15 22:03

      O Reus tem toda a razão, tu de gestão não percebes mesmo nada. Niente! No fim de contas, o que tu queres é que o presidente diga tudo aquilo o que TU QUERES QUE ELE DIGA! Mas com as tuas próprias palavras porque assim será mais fácil para tu perceberes o "conundrum"!

      O que tu queres, no fim de contas, é que o Benfica seja gerido de fora para dentro. Porque a tua insegurança, ignorância, falta de perspicácia e intuição - lack of a sixth sense - são tão grandes que não te permitem acompanhar o que se passa sem que o presidente te convide para o seu gabinete para te dar uma explicaçãozinha amigável e pessoal de tudo aquilo que se passa no Benfica. E que sem isso tu não lhe dás o teu apoio.
      Queres um tratamento privilegiado porque o RedMoon, um benfiquista a viver em Londres, acha-se mais do que os outros.
      Blimey!!

      Eliminar
  15. Também podias pedir para te explicar porque roubou um camião em vez de decidir as coisas em Tribunal. Também podias perguntar qual a herança pesada a que se referiu para se escudar nos primeiros 5 anos de derrotas e de aumento descomunal da divida bancária. Também podidas perguntar se conheceu a herança de Vale e Azevedo deixada pelo seu amigo Damásio. Podias perguntar como é possível vender mais de 200 milhões de jogadores em 3 anos e ter aumentado em 20 milhões a divida financeira para 280 milhões. Podias perguntar como é que o Benfica pagou 9 milhões pelos direitos económicos do Jimenez e na viagem de regresso a Lisboa perdemos 50% para o Jorge Mendes.

    Tanta coisa que podias pergunta. Mas especialmente em Alverca, qual era o curriculum de Vieira em Alverca e porque era considerado o "vigarista" quando tinha uma oficina de pneus.

    A mentira descomunal que Vieira é, com supostos méritos que não lhe pertencem, mas a uma equipa de assessores paga por muitos dos interesses hostis ao Benfica, e com a sua força e poder meteram JVA na cadeia, nas condições miseráveis que se conhecem. A divida de então vs património era claramente superior ao ratio actual!

    Este projecto de Benfica, como sempre sublinhei, é um projecto exclusivamente económico para encher os bolos dos intermediários e fazer de lorpas os pardais. Sim, porque águias estes adeptos não são... Quanto ao projecto desportivo é fácil verificar que nos deixavam ganhar de vez em quando, para alimenta o ego e o sonho. Jesus estava a ganhar muito mais do que permitido: 3 em 6 e mesmo assim roubados, porque se não seriam 5 em 6... Como tal a sua "sorte" estava traçada...

    Ele roubou o camião e não manifestou sinais de arrependimento. Igualmente fará quando tiver o Benfica falido e culpar todo o mundo, a ONU, a Merkel, etc, mas nunca ele nem o Pedro Guerra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo na integra

      Eliminar
    2. Eagle, isso pois, são coisas de que não posso falar, porque não sei...

      Mas uma coisa é certa, apesar de tudo, espero sinceramente que muito do que se insinua não seja verdade. No dia em que descobrir que de facto é assim, que tudo isto é um grande cozinhado e viciado logo à partida, simplesmente deixo de ver futebol.

      Eliminar
    3. Subscrevo inteiramente também. Muito, muito bem.

      Eliminar
    4. Peço-vos que por favor vão à AG de dia 18 e leiam o R&C com olhos de águia. É preciso até eventualmente levar os 2 R&C anteriores para cruzar informação ou levarem-nos já lidos de casa...se já rejeitámos um, mesmo que mais uma vez não sirva para nada , pelo menos os sócios conseguem manifestar a sua insatisfação dessa forma.

      Eliminar
    5. Benfiquista8/9/15 22:20

      Olha quem ele é, o Eagle1 is back!! Já sentíamos a tua falta!
      O mãozinhas de Mirandela mal sente o cheiro de eleições começa a colocar a cabeça de fora de onde andou hibernado nos últimos anos.
      O tal que disse, "Tomara eu que o JVA fosse o maior vigarista deste país. 

Que grande país seria este. Alvo, cristalino...um paraíso".

      E começa logo a fazer o que sabe melhor, a maldizer e a servir as velhas mentiras já muito requentadas sobre o seu grande inimigo, Luis Filipe Vieira!
      Já estás atrasado, o tempo não volta para trás, aconselho-te a mudar o disco riscado ou serás atropelado.

      Eliminar
    6. Novidades? Isso tudo aconteceu entre 2011 e 2015? Entre 2011 e 2015 ganhámos 2 no futebol (2 finais europeias), e títulos europeus em futsal e hóquei... Inúmeros nacionais.

      Eliminar
    7. Pois é eagle01,

      Vale mesmo tudo quando o objectivo é dizer mal!
      Pasme-se até falar-se desse grande benfiquista, extraordinário dirigente e cidadão exemplar chamado Vale e Azevedo que coitado foi metido na cadeia pelos assessores do Benfica.
      Só falta mesmo considerar que foi LFV quem matou ou mandou matar o Kennedy!

      Eliminar
    8. Fala o roto para o nu. Os adoradores dum condenado por roubo criticam os adoradores doutro condenado.
      Não é irónico?
      ...................

      Eliminar
  16. ««Há muita coisa que não entendo, e que se um dia Luís Filipe Vieira me chamasse para uma tarde pelos corredores da Luz onde muito do que não entendo me fosse explicado, de lá sairia com um outro tipo de compreensão que me ajudasse a ser mais condescendente com certas coisas que vejo, que não concordo e denuncio.»»
    -------------
    REDOM
    Se isso acontecesse sairias do seu gabinete com a oferta de um bom "tacho" na estrutura do nosso Gloriosíssimo clube.
    Foi o que fez o blogger TIAGO PINTO que o desancou numa Assembleia (eu estava lá).
    LFV responde-lhe que as portas do seu gabinete estavam de portas escancaradas e por isso, lá foi o nosso TIAGO a uma conferência.
    A "cumbersa" deve ter sido muito proveitosa para as TRÊS partes (Vieira,Tiago e Benfica) já que LFV o banqueteou com um TACHINHO bem remunerado. O nosso TIAGO PINTO que, ao que parece era professor numa escola em Gaia (ou por lá perto) embalou as suas coisinhas, pegou na família, fechou o blogue e veio de abalada para Lisboa sentar-se numa cadeira dourada, e cima de um bom tacho.

    Mas como este, deve haver por lá muitos outros Tiagos....e Pedros Guerras....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha ouvido essa história, mas nunca a conheci por dentro.

      Se de facto é assim, dá um pouco a ideia de como as coisas funcionam, o que é obviamente grave!


      Uma coisa é certa: COm o aparecimento da BenficaTV principalmente, há muita figura do nosso clube com capacidade de influencia a viver à conta do clube, leia-se estrutura!

      E uma TV é um meio de comunicação com uma capacidade de influencia brutal! E a toda aquela gente que ali encontrou umas notas consideraveis ao final do mês, interessa lhe o quê?!

      Arriscar a mudança e a possível perca de emprego, ou fazer parte de uma máquina propagandista a quem interessa manter tudo como está?

      Eliminar
    2. Viriato de Viseu

      Lembro-me bem desse Tiago Pinto e do blogue que ele tinha, confirmo essa história

      Eliminar
    3. Anónimo8/9/15 20:34

      Viriato,

      Lembro me bem dessa situação.
      Acompanhava o blog do Tiago. Há um tiago/discurso antes e outro depois da dita conversa com lfV.
      Mais um vendido.
      De certeza que ele anda por aqui.

      Wey

      Eliminar
    4. Estive nessa assembleia a do chumbo do R&C, e a intervenção do Tiago foi super lúcida,...

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. moleculasdeamor - Foi lúcida foi. Obteve até muitos os aplausos, incluindo os meus.
      Por isso é que o tachinho foi também muito lúcido...e não penso eu de que...

      Eliminar
    7. Benfiquista8/9/15 22:26

      O que eu vejo aqui é muita gente que também quer e espera ter um tacho no Benfica, o que tanto se critica agora porque invejam quem lá está. Devem estar a pensar, "Esses tachistas não são mais benfiquistas do que eu"!!!
      Very, very funny! lol!


      Eliminar
    8. Tacho tipo : "full time blogs trolling toupeira"???

      Eliminar
    9. O cargo do "nosso" Tiago Pinto é;

      ASSESSOR DO PRESIDENTE, PARA AS PLATAFORMAS DO SLB

      Eliminar
  17. FALAR VERDADE....infeslimente e coisa que o vieira nao consegue fazer....

    ResponderEliminar
  18. FALAR VERDADE....infeslimente e coisa que o vieira nao consegue fazer....

    ResponderEliminar
  19. agora ja sei quais eram as duas bombas prometidas..
    era o maxi para o porto
    e a confirmaçao que ja sabiamos que o presidente de benfica e porto falam constantemente
    e as farpas que ambos lançam um ao outro nos jornais e apenas teatro
    mas eu nao estou nada admirado. alias admiram-me e tal submissidade dos socios e adeptos para tal situaçao

    ResponderEliminar
  20. Anónimo8/9/15 19:38

    As nossas preocupações ou pensamentos proibidos, reprimidos enquanto estamos acordados, são, segundo uma perspetiva emocional e psiquiátrica, uma das motivações dos sonhos. Eles “traduzem conflitos inconscientes, desejos, motivações”

    ResponderEliminar
  21. vou deixar aqui um presentinho para os fanaticos do lfv..
    dizem que o vale e azevedo eque era criminoso? tudo? entao e ele e o que? aqui esta uma prenda para voces.
    O presidente do Sport Lisboa e Benfica tem no seu currículo uma passagem pelo Tribunal da Boa-Hora em Lisboa, onde foi julgado e condenado por roubo. Na altura e sem o protagonismo de hoje no mundo do futebol, o actual presidente movia-se no mundo obscuro do crime, tendo sido iniciada na PJ uma investigação relativamente ao tráfico de estupefacientes.

    Se relativamente ao tráfico de droga não surgiram as evidências necessárias para o acusar e julgar já quanto ao crime de roubo foi efectivamente julgado e condenado pelo Tribunal da Boa-Hora em Julho de 1993 com uma pena de 20 meses de prisão.

    No acordão divulgado pelo 3.º Juízo Criminal de Lisboa, o Juiz-Presidente, Afonso Henrique Cabral Ferreira refere com algum humor e ironia à mistura:

    «esta história é digna da sétima arte»

    E destaca no mesmo acordão:

    «o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira foi o único que não se declarou arrependido pelo crime cometido»

    No mesmo período surgiu inexplicavelmente um homem morto nas instalações da empresa de Luís Filipe Vieira. Crime para o qual não se encontrou explicação, nem se conseguiu descobrir o responsável pelo sucedido. Um mistério..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O David,

      Que prendado que você é, também faz sapatinhos para bebés de 6 meses?
      Queria encomendar-lhe dois pares um amarelo e outro rosa, pode ser?
      Ah! essas histórias de gangs a esta hora fazem medo. Pode antes contar a história do capuchinho vermelho?

      Eliminar
    2. Alex Silva9/9/15 00:37

      Pedro Rodrigues, desmente com factos aquilo que foi dito seu palhaço!!!!

      Eliminar
    3. Alex Silva,

      E q tal o david pereira acusar com factos ?????

      Eu tb posso dizer q tu es isto e aquilo, ja q é pra acusar sem provas......

      Foi investigado por suspeita de trafico de estupefacientes mas nem uma escutazita pra sustentar, nada, provas zero, mas aqui no blog toca de acusar sem fundamentar, fica bem.

      Ja outros ha escutas top de assistencia no youtube e nada na manga.

      Esse era inocente mas nao recorreu pra uefa pq o castigo podia ser agravado, disse ele.

      Foi descoberto um individuo morto, mas nada pra acusar, mas toca de referir tb, fica bem.

      Ja outros parece q se suicidaram em instalaçoes de uma SAD mas a arma nao foi encontrada pq o gajo dp de se matar escondeu-a........magia !

      Factos unicos é q roubou um camiao a um homem honesto q nao lhe pagava o q devia.........se calhar nao era bem roubar, era melhor era partir-lhe os dentes.......a ele e a quem acusa sem provas.

      Eliminar
  22. Red antes de mais parabéns pelo texto... Embora não concorde.
    Infelizmente acho que o erro da mudança de política desportiva é por opção! O jimenez demonstra isso. Se não houvesse dinheiro não havia 9M por metade 50% nem por 100%... Não havia... Ponto.
    Falas aí num comentário de o sportem ter assumido as dificuldades... Tens conhecimento de alguém se queixar que o Benfica não paga ou paga atrasado? Não. Tirando esta opção pela aposta na formação e naquilo que a dias chamavas de mito do made in seixal que pode ser entendido como evidência de falta de dinheiro... Logo não me parece falta de dinheiro (crédito ou liquidez) mas opção.
    Acabo a salientar que acho que se fosse por necessidade seria mais compreensível... Porque é diferente escolher um mau caminho por necessidade do que por vontade.

    ResponderEliminar
  23. A mudança de politica deve-se a uma coisa na minha opinião, os jogadores capazes de gerar receitas estão a acabar. No plantel do Benfica há o Gaitan para fazer um boa venda e mais nenhum, logo tem que se mudar essa politica por o retorno estar a ficar esgotado.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking