O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 6 de setembro de 2015

A insistência num mito que vai acabar por tramar Luís Filipe Vieira

. 43 comentários
Li a entrevista completa, claro está. Otimista? Claro que não, e arrisco mesmo a dizer que penso que nem LFV está, especialmente para a corrente época.

Gostei daquela frase em que diz que gostava de ter dado mais dois jogadores a Rui Vitória. Os Benfiquistas ficam sem perceber então os porquês de, gostando de ter dado, não deu.

Problemas financeiros?! A fazer fé nas palavras do Presidente, penso que não, aliás, quando lhe perguntam:

- A aposta na formação é por convicção ou ditada pelas restrições financeiras?

- Claramente por convicção, ou então o Caixa futebol Campus não faria sentido. (...) Ao contrario de outros, não fomos forçados a seguir este caminho.


A isto pois um verdadeiro LOL. O Benfica desinveste, o Benfica deixa de investir, o Benfica fica mais fraco claramente, sem ter sido obrigado a este caminho. Ou seja, tudo isto é ao fim e ao cabo opção estratégica? O Benfica decide ficar mais fraco por opção e convicção?! A sério que é isto que me querem dizer?!


E quem são os outros aos quais LFV se refereque seguiram este caminho por obrigação? O Porto, que eu tenha visto não seguiu! O Sporting, pelo que parece, tendo seguido muitos anos este caminho sem nada ganhar parece querer abandoná-lo ou transformá-lo numa coisa mais próxima do que o Benfica já tinha! Quem são os outros afinal? Está a comparar o Benfica ao Guimarães?!


No fundo pois a entrevista é mais uma vez sobre o mesmo de sempre, o novo projeto, o futuro Benfica Made in Benfica e o Benfica Made in Seixal. Só que, convicção minha entenda-se, das duas uma:

Ou o Presidente não percebe mesmo nada disto, ou então julga que somos todos estúpidos e que vamos na sua cantiga.

Repare-se nesta intervenção:

- Quer dizer que o Benfica do futuro vai deixar de comprar jogadores estrangeiros?

- Não, mas vamos passar a comprar muito menos. (...) Provavelmente o Benfica de agora não vai investir no Aimar ou no Saviola como fez no passado (com todo o respeito e admiração que tenho pelos dois), mas nada impede que o futuro Aimar seja o João Carvalho ou que o futuro Saviola seja outro jovem que cresceu no centro de treinos.


Sr. Presidente, com toda a franqueza! Mas o Senhor quer fazer de mim parvo?! O Aimar e o Saviola chegaram ao Benfica em fim de carreira, e chegaram por serem jogadores que por diferentes motivos já tinham lesões e outros problemas no seu historial que os tornavam menos apetecíveis às grandes potências!

Você quer-me convencer, que se na formação do Benfica houver um Aimar ou um Saviola em potência, que esse jogador fica no Benfica mais de dois anos?! Essa treta do Benfica Made in Benfica bate no mesmo problema de sempre: Se a nossa formação for de facto a maravilha que você diz que é, vai servir apenas de trampolim aos nossos jogadores para estes reforçarem emblemas mais poderosos. Entre nós é que continuarão a não ficar muito tempo com toda a certeza, pelo menos não mais do que um qualquer Witsel ou Markovic desta vida!

Você passa o tempo todo a falar nas estruturas físicas e no talento humano, mas continua sem dizer aos Benfiquistas como faz para que esses jogadores se disponham a ficar no Benfica quatro ou cinco anos? Onde estão as condições financeiras que permitam manter as nossas pérolas?

Repare-se na pergunta seguinte:


- A aposta na formação está refletida na equipa neste arranque da época. Acha que o Benfica pode ganhar campeonatos com quatro ou cinco jogadores da formação?

- Como foi que o Barcelona ganhou e continua a ganhar?  Sim, acho possível, desde que a aposta seja consistente e continuada. (...)


Ó Sr. Presidente!! Mais areia para os meus olhos?! Mais o senhor quer agora dar o Barcelona como exemplo? Um clube em que quem lá nasce, lá quer ficar para sempre?!

Continua sem explicar Sr. Presidente, com que idade pensa o senhor vender jogadores como Messi, Xavi ou Iniesta, se algum dia o Benfica tiver a sorte de produzir talento desse quilate! Sem condições para manter esses jogadores, lembrar o exemplo do Barcelona é pura demagogia!

Pergunta seguinte:


- Temos um clube que baixou drasticamente o investimento de anos anteriores, ao contrario do FCPorto, que embora baixando, mantém o investimento num nível elevado, e do Sporting, que deixou a contenção dos últimos dois anos para investir com algum significado no plantel e no treinador. Não teme ser vítima desportiva da nova opção desportiva/financeira?

- É uma opção que dará frutos. Se não for no imediato, a médio prazo sairemos reforçados. Digo isto mas acredito que mesmo desportivamente podemos ganhar no imediato.

Sou só eu a sentir que até mesmo o Presidente já reconhece nas entrelinhas a borrada que fez e os resultados que vai dar no imediato?! Ele já diz... Se não for no imediato será a médio prazo! Ó Presidente, que raio de conversa é essa?!

O problema como sabemos não é a formação! O problema é que você colocou nos putos da formação a responsabilidade de tudo, do sucesso ou do insucesso imediato! MAS NÃO TINHA DE SER ASSIM!

E tanto não tinha, que você mesmo diz nesta entrevista que o Benfica mudou o paradigma, não por necessidade mas por convicção! Mas você muda por convicção para o Benfica ter menos probabilidades de ganhar no imediato? Então não era mais fácil manter o paradigma que nos levou ao sucesso, e fazer do Seixal um acrescento ao projeto e não a substituição do mesmo?!

Mas sou só eu a achar que a sua entrevista é de uma confusão e contradições constantes?!

E depois acaba com esta:


- Num ano em que o Benfica gastou tão pouco em contratações, faz sentido investir nove milhões por metade do passe do avançado Jimenez?

- Faz, se tivermos as garantias de que é um jogador que nos vai trazer rendimento desportivo e de que nos pode dar no futuro, retorno financeiro. Confesso que não foi uma decisão fácil, mas entendi que era um jogador que nos iria trazer uma mais valia desportiva que justificava o investimento.


Ora caramba! Afinal o futuro não passa por Aimares e Saviolas porque há Seixal. Mas depois passa por comprar meio Jiménez por 9 milhões de euros?!

Meio Jiménez por esse dinheiro todo?! Para dar, como você preconiza, rendimento desportivo e financeiro?! Mas vai vendê-lo por quanto? Por 40 milhões para ter lucro que se veja?

E vai ser capaz de vender por 40 milhões um jogador que no contexto de um Benfica mais fraco, pode não ser capaz de se exibir a alto nível a nível europeu e se calhar até nacional que ajude à sua valorização?!

Repito: Se A contratação de Jimenez por 9 milhões de euros (50% do passe) é para dar rendimento desportivo e financeiro, se este (palavras do Presidente) nos vai dar isso tudo, então o que raio havia de errado em investir em Markovics, Ramirez, Witsels, Matics ou Rodrigos?! Porque raio fomos obrigados a acabar com isso tudo? Será que esses não davam (deram) rendimento desportivo e financeiro?!



Enfim, muito mais foi dito na entrevista mas eu foco-me nestes pontos particulares, porque no fundo são estes que me interessa e com os quais assumo o meu desacordo há muito tempo.

O Benfica está mais fraco sim senhor! E o Benfica Made in Benfica é uma treta, pelo menos nos moldes que o Presidente me quer fazer crer!

Se me disser que o Benfica Made in Benfica é sim o Milhões Made in Benfica, aí sim, já acredito na teoria e vejo sentido em tudo o que tem vindo a anunciar...


Mas como o que eu quero é vitórias no campo, este mito não me convence nem satisfaz de maneira nenhuma!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

43 comentários

  1. Exclente Redmoon, subscrevo na integra este Post

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/9/15 17:59

    O que é feito deste blog que tanto falava na formação , o vosso problema é que quando não é das calças é do cu que se passa com a vossa coarência? Agora os estrangeiros é que são bons , haja paciencia para vos aturar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blogue nao fala da formacao, alias o blogue nao fala, quem fala sao aqueles que ca escrevem. E esses sao varios:

      A mim seguramente que NUNCA ouviste defender a fantasia do Benfica Made in Seixal. Para mim é fantasia hoje como era ontem e como será sempre, pelo menos enquanto nao for possivel manter os bons jogadores na luz mais do que um ou dois anos.

      Eliminar
    2. O Gaitán está há quantos anos no clube??

      Eliminar
  3. Viva o Benfica6/9/15 18:03

    Mais uma entrevista hilariante do comediante LFV.

    P.S: Deve pensar que os Benfiquistas são todos burros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. philippe6/9/15 21:19

      eleito e reeleito com vantagens norte-coreanas desde 2003! Sou benfiquista mas acho infelizmente que, mesmo não sendo todos como dizes, hà uma boa maioria de burros no nosso clube como alias em qualquer clube e é certamente por causa disso que este senhor agradeça e aproveita para subir à 43° mais rico de Portugal, que destino fulgurante!...

      Eliminar
  4. Pelo menos disfarça...6/9/15 18:09

    Quando se coloca uma imagem de Vieira a falar de um Benfica « made in » Benfica... e se coloca a imagem de Nelson Fracasso em todos os clubes microscópicos, para questionar a afirmação, então já se sabe o valor e veracidade das ideias apresentadas do texto: zero!

    ResponderEliminar
  5. Farto de mitos vieristas6/9/15 18:13

    Incrivel como o Mestre da demagogia e dos mitos ficticios se contradiz a cada resposta que dá ao jornalista.Lá terão os submissos amestrados fazerem horas extras na Comunicação Social e nos blogs para fingirem que foi uma boa entrevista e ta tudo bem no Benfica e não existem razões para preocupações.

    Com que então o Benfica tem uma equipa fraquissima por opção???Então demita-se homem

    ResponderEliminar
  6. Pedro Guerra6/9/15 18:15

    Que prazer me dá ler as palavras do melhor Presidente que o Sport Lisboa e Benfica alguma vez teve, nota-se a sinceridade em cada palavra e cada frase, o Meu Presidente nunca mentiu, foi sempre sincero, e esta entrevista mais uma vez, vem prová-lo! Vamos para a frente Presidente, que os garotões, abutres e Azevedos nunca mais tomarão o Benfica de assalto, o clube é seu e pouco nosso!!!!

    ResponderEliminar
  7. Pedro Guerra6/9/15 18:20

    As eleições estão vencidas, o Meu Presidente seguiu uma estratégia dourada, secou tudo, e os que não secou, levou-os para o poleiro, pouca espinha tiveram, que logo aceitaram! Depois uma alternativa resumida a um garotão do Porto, se tiver 20 votos já faz uma festa d'arromba, nem escrever um post no facebook sabe, posts sem força nem tino, muito "Acarvalhados".

    ResponderEliminar
  8. Pedro Guerra6/9/15 18:24

    Faz calor, é Verão, e os gelados de testa fazem furor em certas hostes! uns mais parecem unicórnios, aplaudem estas entrevistas que mais parecem propaganda de azeite. O Meu Presidente até se ri da oposição, a alguns até os mandou para o cara+lho nas últimas eleições, qual respeito qual quê, o punho duro de Alverca está para durar e vai reinar convicto e vencedor! Enorme Luis Filipe Vieira!

    ResponderEliminar
  9. Mas então os Benfiquistas vão aceitar uma segunda Robertada, sem exigir explicações? E a CMVM papa este negócio ruinoso que prejudica os accionistas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José ainda não percebeu o Roberto? Está difícil...
      Prejudica os accionistas? Você é acionista? Peça explicações...

      Eliminar
  10. Anónimo6/9/15 18:46

    Haverá ainda alguém que acredite numa única palavra que esta personagem sinistra diz?

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu... Explica me lá as mentiras pf. Mas com FACTOS.
      Uma coisa é discordar.. Outra é acusar de mentir.. Mostra lá.

      Eliminar
  11. O Benfica está a fazer o que sporting teve de fazer.. Desinvestir para equilibrar e dps voltar a investir de novo.. Óbvio q numa escala diferente pq o Sporting g n contratou jogadores de 9 milhões..a única coisa q parece mal aki e está necessidade de anunciar aos 4 do mundo a aposta na formação.. Mas dps de fininho diz se q nem precisam jogar basta lá estarem. E outra.. Ou o lfv segue a formação em Portugal de forma exemplar ou então n sei pq o único percurso que o Nelson Semedo fez foi do sintrente para o Benfica b a apoca passada e agora está na A. Por isso e de aplaudir a prospecção q lfv faz :)

    ResponderEliminar
  12. Santo Tirso6/9/15 19:05

    O Benfica tem necessidade de reduzir custos e se for possível com vitórias desportivas em todas as modalidades melhor. Com o passivo atual e com os custos que ele tem, aos Benfiquistas resta que os atletas de todas as Equipas do Clube, tenham uma boa atitude nos seus jogos e com isso conseguirem os troféus em disputa.

    ResponderEliminar
  13. Triste sina! Levam com LFV até quando ele quiser, é que é mesmo até quando ele quiser. Ninguém se vai atravessar no seu caminho durante as eleições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/9/15 20:02

      E se alguém se atravessar ele ameaça.

      A.Martins

      Eliminar
    2. Triste sina... É só ler aquela parte sobre os títulos dos últimos anos para ver a triste sina.
      Campeão futsal.
      Bicampeão futebol.
      Tri no volei.
      Tetra no Basket.
      Campeão no hóquei.
      6 supertaças para disputar esta época...triste sina.
      Vocês não tem noção do ridículo?

      Eliminar
    3. Anónimo7/9/15 00:01

      Andas distraido se ainda não percebeste que a maioria que comenta é lagarto. Esse A. Martins é o tal que diz de benfiquistas em blogues lagartos, "É apenas um "boifiquista" que nem benfiquista consegue ser".

      Eliminar
  14. 9M por metade do jimenez é um escandalo gostava de saber onde andam agora aqueles que diziam que os mexicanos é que diziam a verdade.
    esta conversa do benfica "made in" benfica é uma absoluta treta nelson semedo e vitor andrade não são formados no clube, lindelof e nuno santos só com muita boa vontade é que os podemos considerar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó dragarto! Vai-te catar....

      Eliminar
    2. ó viriato enganaste-te no comentario?
      se não desculpa lá mas podes não concordar com aquilo que eu disse, estas no teu direito, mas insultar é que não é que aquilo que me chamaste é pior que mandares-me para aquele sitio.

      Eliminar
    3. João. A retorica de quem não tem argumentos é esta: "vai-te catar", "dragarto", "boifiquista" é coisas que tais.

      Podem dar as voltas que quiserem ao texto. Vítor Andrade e Nelson Semedo São formação, sim... Do Santos e do Sintrense respectivamente.

      Mas há quem goste de papar gelados com a testa e ofender quem pensa. Esses Que fiquem com o presidente que merecem.

      Eliminar
  15. Bom texto.
    O Benfica alguma vez foi conhecido pela sua formação? Daqui a uns anos vamos fazer a figura dos sportinguistas a contar quantos jogadores formados no seixal temos na selecção? Espero que não.

    Espero que lfv abra os olhos e admita que errou na política desportiva para esta época e que a política desportiva do Benfica tem de ser para ganhar.

    Salienta muito bem que o estado actual do clube é fantástico a nível desportivo... Só tem de continuar não fazer inflexões de políticas.

    Como todos têm direito a errar e toda a obra (desportiva e estrutural) feita dá direito a ter o benefício da dúvida... Mas o Benfica não é para o futuro é para ganhar já e em tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. philippe7/9/15 06:59

      prefiro essa faceta do teu discurso Janus...

      Eliminar
    2. Janus? Esta-me a confundir anónimo philippe... e eu sei quem mitologicamente seria janus.

      Eliminar
    3. philippe da cunha antigo socio n° 291587/9/15 11:34

      não, confirmo Janus! Por vezes as tuas intervenções aqui me parecem muito ternas para com LFV e a famosa estrutura que não podemos confundir, isso sim, com o Benfica! Acho que desta vez acertaste e me sinto muito mais proximo do teu pensamento desse ponto de vista ;-). So uma pergunta: quando acabarà para ti o "beneficio da dùvida"?

      Eliminar
    4. As minhas intervenções são pela minha cabeça... Não são contra nem a favor de pessoas são a favor do Benfica!
      Se não percebe a diferença entre estar contra a mudança de política desportiva para apostar na formação e a favor de tudo o que foi feito entretanto... Aliás se estou contra a mudança deve depreender-se que estava a favor da anterior...
      O benefício da dúvida dependerá do sucesso do Benfica... Atualmente somos campeões de tudo (menos andebol) em Portugal partindo de um clube que nem formação tinha, nem ganhava nada em modalidade nenhuma... Acho que vai durar pelo menos mais uma tempos ou acha que uma má escolha de treinador ia apagar todas as vitórias?
      E não é com argumentos de sócio do porto, ladrão de camiões etc que fazem alguém mudar de opinião... Que é o único que é apresentado.

      Eliminar
  16. Tendo Jonas, Lima e Jonathan, era não mexer! A contratação de Jimenez é um acto de gestão desportiva estúpido e financeiramente irresponsável, precisávamos de 2 extremos e um médio criativo com experiência internacional... não são contradições o que observas amigo é outra coisa! Peço que antes da próxima AG se informem detalhadamente de todos os negócios realizados desde pelo menos o defeso de 2013 - entradas e saídas de dinheiro nas operações de compra e venda de jogadores e que fique bem claro nos R&C de então até hoje, creio que um abaixo assinado com 200 assinaturas de sócios será o suficiente para a Administração apresentar esse trabalho... NÃO SE MEXAM NÃO!

    ResponderEliminar
  17. Pedro Ribeiro7/9/15 00:00

    Excelente texto.
    Foi bem pensado: se o Seixal fosse (está longe, tão longe de o ser...) La Masia, não haveria condições financeiras para segurar os craques. Parece-me óbvio. Nenhuma fornada foi queimada desportivamente. Apenas um grande jogador: Bernardo Silva. O resto é banal, quando não banalíssimo.
    Falar em mudança de paradigma é excessivo. E para além disso, fazê-lo por decreto presidencial é absurdo, mais a mais vindo de um presidente que percebe zero de futebol. Em 14 anos contratou um bom treinador: JJ. Todos os outros ou foram maus ou medíocres. O que significa que a contratação de JJ foi um acaso (e terá sido contratado apenas porque o Porto o tinha debaixo de olho...). E a estrutura de que Vieira tanto se gaba foi idealizada em absoluto por JJ. Vieira colhe os louros do trabalho de outro. É sujo e nojento isso. Leia-se a bicada de JJ em entrevista:
    «R: Do que já viu neste arranque de campeonato, o Sporting está muito atrás de FC Porto e Benfica na luta pelo título?
    JJ – Em termos de valor de jogadores, claro que a diferença não é muita. Agora, o FC Porto tem uma estrutura de 30 anos; o Benfica tem uma estrutura de 6 anos; o Sporting tem uma estrutura que só agora está a começar a ser preparada para estes desafios....»

    Mas não queria terminar sem mais duas observações:
    «R: Mas não gostava de ter 20 milhões para gastar num jogador como Imbula?
    JJ – Claro! Mas gosto daquilo que Bruno de Carvalho faz: quem quiser investir tem de perceber que quem decide é o presidente e quem faz a gestão técnica e tática da equipa sou eu. Nunca será um fundo, ou um empresário que vai dizer aquilo que eu tenho de fazer. Zero! Nem tem hipótese de abrir o bico, tão pouco!»
    Esta resposta é curiosa: é que os jogadores da formação vendidos eram representados por Jorge Mendes. E Victor Andrade e Nelson Semedo são representados por Jorge Mendes. É a aposta na formação, diz o aldrabão, e os patetas abanam com a cabeça.
    E sobre a alegada altercação com Bruno de Carvalho em Moscovo:
    «R: Houve ou não atritos entre os dois, no final do jogo de Moscovo?
    JJ – Nada, isso é contrainformação. Isso é a máquina do Benfica a trabalhar. Ao longo do ano eles vão mandar notícias para vários jornais a tentar arranjar confusão com o Sporting. Eu já lá estive, isso passava-se comigo lá.»
    Para mim, isto é surreal, mas não é surpreendente. Parte de instabilidade criada nos últimos 6 anos provinha de dentro do Benfica. Isto é, os elementos da SAD (e não, não são apenas os Carraças, mas os Rui Gomes, os Gabrieis, os Gonçalves, os Soares, pelo menos) faziam a vida negra ao JJ em nome dos seus estreitos interesses individuais, estavam-se a borrifar para o Benfica. Enquanto isso, uma parte significativa da blogoesfera benfiquista falava de uma «conspiração» na comunicação social e que o Benfica não sabia comunicar. Se há coisa em que o Benfica cresceu única e exclusivamente por mérito de Vieira foi, justamente, na comunicação. No entanto, essa estrutura comunicacional quase nunca serve os interesses do Benfica. É, apenas, uma máquina de intoxicação e de arrebanho de palermas. Meh, meh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/15 01:30

      Máquina do Benfica a trabalhar, ahahahah ! Já interiorizou a propaganda do patrão ao serviço da qual estás aqui a trabalhar.
      JJ is a quick learner!

      Eliminar
  18. Há quem continue a querer ver a realidade de forma a que as suas opiniões sejam as correctas... mais tarde ou mais cedo a verdade vem ao de cima.

    PS1 se calhar LFV não quer continuar a contratar outros Aimar e Saviola porque só os consegue em fim de carreira e com problemas... Mas só se calhar...
    PS2 se LFV não contratou mais jogadores se calhar foi porque ao contrário de outros tempos só iremos contratar se efectivamente forem melhores dos que já estão no clube...

    ResponderEliminar
  19. Concordo com muito da tua analise. Mas pelo anor de Deus tira essa foto do nelson oliveira. Esse jogador banal que teve inunemeras oportunidades em tantos clubes e NUNCA mostou talento. Ele nao é um exemplo de mostra do Seixal. Ele é um exemplo da um fracasso de jogador que nunca teve talento

    ResponderEliminar
  20. Eu, quando leio ou ouço coisas deste trauliteiro e mentiroso compulsivo, só me pergunto como é que há benfiquistas deprimidos...

    E também me pergunto como é que uma ave rara destas, não tarda há 20 anos na "presidência", ganha meia dúzia de campeonatos, vigariza a malta à força toda e continuam a elegê-lo com "maiorias"...

    Enfim, benfiquistas dos tempos modernos, pois então...

    ResponderEliminar
  21. Tudo dito, RedMoon.

    É como andar anos a subir ao Evereste, mas só para se atirar cá para baixo quando chega lá acima...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS Sendo o Evereste quebrar a hegemonia de duas décadas do Fruta Corrupção Pancadaria.

      Eliminar
    2. Quebrar a hegemonia? Hahahahahahahahahaha
      Ha gente que, apesar da desgraça, ainda consegue manter o bom humor...

      Eliminar
    3. Oh lagarto infiltrado, nos seis anos:

      - dois anos de jejum completo de títulos frutistas
      - três em seis campeonatos ganhos aos frutistas
      - dois dos outros três campeonatos disputados com os frutistas até ao fim; um perdido por um erro de arbitragem decisivo no jogo do título, outro perdido a segundos do fim do jogo do título decisivo, por culpa própria

      Se isto não é quebrar a hegemonia, não sei o que será...

      Percebo que te custe que um bebé benfiquista de dois anos e meio de idade tenha visto tantos títulos do seu clube como um adulto sportinguista com 33 anos viu do seu clube...mas tens bom remédio: mudares-te para um clube grande.

      Eliminar
    4. Já para não falar de duas eliminações dos frutistas, a poupar cinco e oito titulares, e a jogar em inferioridade numérica, em ambos os casos...

      Acho que o JotaPê não sabe o significado de 'hegemonia'...o que é natural: parecendo que não, desde a década de 50 do século passado, já passou algum tempo.

      Eliminar
  22. Escrever parágrafos a vermelho era perfeitamente evitável...a menos que as regras da boa educação tenham mudado e eu não tenha dado por isso, mas como no NGB tudo é possivel, siga a banda :@

    ResponderEliminar
  23. Post tão óbvio que só não é possível perceber como é que a malta não consegue perceber.

    Parabéns. Haja um pingo de lucidez neste blog.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking