O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Que rumo afinal?

. 33 comentários

- A estrutura eram Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus.
- Rui Costa era “mais um” da equipa técnica do treinador, como o próprio afirmou ao “SOL” em Maio de 2014.

- Saiu Jorge Jesus e a mensagem do departamento de propaganda/comunicação do Benfica apressou-se a passar a mensagem de que a “estrutura” é que vencia. Em especial, o grande timoneiro: Luis Filipe Vieira.

- Luis Filipe Vieira prometeu dar as mesmas condições que deu a Jorge Jesus. Até agora, não cumpriu.Comparem o plantel que JJ encontrou quando entrou no Benfica e o que Rui Vitória encontrou.

- O Benfica investia cerca de 35/40M€ por época em novos jogadores. O que investe agora? Ainda não investiu o mesmo nem nada que se pareça.
Mas estou eu a reclamar o mesmo investimento que tanto critiquei? Agora que os putos da formação supostamente têm mais espaço, afinal não chega?

A realidade é que passamos de uma política de “fartura” para uma política de “austeridade”.
A chave de uma formação valorizada sempre passou pela sua integração com jogadores mais experientes e de qualidade superior. Foi o que defendemos. Isso não está a ser feito.
A chave de um investimento menos avultado sempre passou por mais critério na escolha das contratações. Comprar menos mas melhor. Foi o que defendemos. Isso não está a ser feito.

De repente, passamos de um discurso do “não vamos precisar de vender” para uma liquidação total. Ou será que ignoram quantos jogadores saíram da equipa no espaço de UM ANO?
Mais uma vez, no NGB avisamos para que, em nome da situação financeira do grupo empresarial de LFV, o universo do Sport Lisboa e Benfica iria sofrer.
Como sempre escrevemos por aqui, o investimento do Sport Lisboa e Benfica era baseado em crédito. Afinal, a “engorda” das receitas só serviu para alimentar juros e terceiros comissionistas? Para onde foram os milhões das vendas?

Afinal os R&C’s, cheios de rubricas e nomes pomposos, com ativos até ao céu, conseguem inventar dinheiro onde não há? Parece que não.
O que é que foi acordado com Amílcar Morais Pires, envolvendo o universo empresarial do grupo de LFV e o universo Benfica? Alguém consegue dissociar uma coisa da outra?
O que faltou no momento de garantir 2 ou 3 “bombas”, como “aquela” que saltou no último momento para Inglaterra?

A responsabilidade pela incompetência do planeamento desportivo e falta de visão é de Luis Filipe Vieira. É o responsável máximo do futebol. Mas não só.

Como já escreveu, e muito bem, o Benfica by GB, a culpa também é daqueles que endossaram a política de Luis Filipe Vieira, principalmente a financeira.
Eu incluo também os que branqueiam as operações de cosmética como aquela que invocava razões profissionais e de saúde para não ir ter com a equipa ao México. Para ir ao casamento de Jorge Mendes não houve impedimentos.

Para ir à África do Sul também não houveram problemas de agenda ou de saúde. Atravessar o continente africano é coisa pouca.

Para estar presente nas reuniões com os mafiosos do norte, há sempre tempo. Seja na Liga ou no Conselho de Presidentes.

Para os almoços na Mealhada com o Salvador, o Mendes ou o Pinto da Costa também nunca há impedimentos. Bem como para fazer digressões de automóvel pelas Casas do Benfica.

Quem, neste momento, está a dar a cara pelo futebol do Benfica? Quem está a dar o corpo às balas? O tipo que menos responsabilidade tem nisto tudo, neste momento: Rui Vitória.
Até convém que o RV se vá queimando em lume brando para que depois, num acto de magia, se lhe coloque os patins e em ano de eleições surja mais um coelho da cartola.
Entretanto, algum jantar numa Casa do Benfica surgirá com mais um discurso para dizer que afinal estamos no bom caminho. E que o Vale e Azevedo não voltará.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Quando não se fazem contratações e se deixa sair para os rivais um treinador e um sub-capitão para poupar em vencimentos, acho que é um mensagem clara de que a saúde financeira do clube não é assim tão boa...
    Esta mudança de treinador e de política de contratações devia ter sido faseada: este ano mudava-se o treinador, e daqui a um ano ou dois, dependendo dos resultados, mudava-se a política/critério de contratação de jogadores. Fazer tudo de uma vez enquanto os rivais se reforçam bem, é uma desgraça e não antevê nada de bom.
    Não digo isto porque a pré-época está a ser uma desgraça. Manteria a mesma opinião mesmo que tivéssemos goleado em todos os jogos no Canadá/EUA/México...

    ResponderEliminar
  2. Para azar teu não volta. No final da época falamos,se tiveres coragem de postar o que te vou dizer, por agora vou lendo e marcando tudo o que aqui debitas que tenha substrato, e depois veremos. Quando ganhavamos andavas caladinho que nem um rato, agora que a pré época começou como tantas anteriores já falas. VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  3. O verbo haver conjuga-se no impessoal. "Não houve problemas", no lugar de "houveram".

    Quanto ao mais, subscrevo inteiramente o post.
    A pré-época parece uma manta de retalhos, casuística - a causa do dinheiro? - e sem a devida reserva da equipa para preparação em tranquilidade.
    Os reforços tardam e não se percebe o critério usado para os que chegaram.

    Um dia talvez olhemos para o mês de Junho passado como, de facto, um mês em que o equívoco que é a gestão desportiva de LFV tenha atingido o zénite.


    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  4. Espero que os benfiquistas estejam atentos e sejam fortemente exigentes. No entretanto, já andam algumas virgens ofendidas da órbitra da SLB pelos diversos órgãos de comunicação social com a narrativa do ajustamento financeiro e muito ofendidos com os investimentos do Porto e do SCP.
    Não entro nesse populismo barato de terceira categoria. A minha pergunta é: o que impede o SLB de planificar e preparar uma equipa desportiva de acordo com os seus pergaminhos futebolísticos a tempo e horas?
    Na TVI24 Calado tem a lata de comparar a situação do Chelsea e do Barcelona com a situação do SLB...Uma mediocridade para salvar a voz de comentador na BTV.

    Esta conjuntura faz-me lembrar a situação de Portugal a caminho do Mundial do Brasil. Sou/fui a favor desta digressão, mas deveria ter sido planificada de forma mais profissional.

    ResponderEliminar
  5. "- Luis Filipe Vieira prometeu dar as mesmas condições que deu a Jorge Jesus."

    JJ com este plantel foi campeao.........

    O ano passado tb começou sem o Salvio.

    O ano passado começou sem Julio Cesar e sem Jonas.

    O plantel actual é superior ao q começou a epoca passada, e so saiu o Maxi, nem conta o Lima pq pelas tuas criticas no ultimo ano, o Lima ja estava a mais ha muito tempo, logo na tua logica ter o Nelson Oliveira na vez dele é uma mais valia.

    Gosto das logicas do Sombrero, qd corre bem é a estrutura, qd corre menos bem é o LFV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora zé mo(i)na, deves ter tido um orgasmo mental ao ver as siglas SVB ontem no símbolo do Benfica na transmissão do jogo contra os mexicanos.

      Eliminar
    2. Lambe-botismo em estado puro..

      Eliminar
    3. Caro Romel,

      Gostaria de enaltecer a sua participaçao por ca e deixar os meus parabens pela genial argumentaçao q efectuou sobre o tema do post.

      Ontem nao vi o jogo, ao contrario de outros, tenho q me levantar para ir trabalhar.

      Mais uma vez parabens pela sapiente argumentaçao.

      Eliminar
    4. Zé mo(i)na, não tenho culpa de já ter cumprido com o meu dever e agora estar a gozar as minhas merecidas férias. Em relação à argumentação só digo que no ano passado tinhas o jj (um excelente treinador) e a equipa habituada aos seus processos. Hoje tens um chouriço. Se não vês a diferença, nada posso fazer por ti, já que a super estrutura já te deu a volta ao único neurónio que tens. Cumprimentos

      Eliminar
    5. desde quando é que o salvio esteve lesionado o ano passado no inicio da epoca, comem muito queijo de certeza.

      Eliminar
    6. Romel,

      Continuas com lirismos.

      A tal equipa habituada a processos tinha no 11, Julio Cesar, Eliseu, Samaris, Pizzi, Jonas, todos na sua primeira epoca com JJ.........é quase meia equipa.

      Concordo com o JJ como excelente treinador, mas nao concordo com a critica ao RV se nao lhe derem tempo. É obvio q nesta altura nao pode estar a um nivel aceitavel, o JJ nesta altura o ano passado contando apenas a pre epoca tb era uma nodoa.

      Acho bem q se critique o RV, mas qd lhe derem tempo pra se organizar, ai sim se nao mostrar eu sou o primeiro a criticar.

      Qt aqui o teco, pelos vistos tenho mais 1 q tu.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Explica-me shadows como o teu odio de estimação poe o sporting num mês a melhorar a olhos visto com o dedo do treinador bem patente, aquele sporting de que se dizia não tinha plantel e o Rui Vitória praticamente com o plantel que foi campeão parece que a equipa desprendeu a jogar. De quem é a culpa? Pois disparas pra todo lado e não acertas uma, agora vais ter o Benfica que andaste a pedir nas ultimas épocas. 6 anos de trabalho perdido parece que é o que vem aí. Espero estar errado mas esta epoca vamos lutar pelo terceiro lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na mouche! Toda a gente que te lê Shadows percebe que este post é para desviar as atenções do facto de o Benfica neste 5 jogos de preparação não ter apresentado uma única ideia digna desse nome. Agora culpas o dono do Benfica, LFV, mas ele limitou-se a fazer aquilo que pediste durante anos, dispensar JJ. Que no ano passado com esta equipa fez o milagre de ser campeão. Um Benfica operário, combativo, solidário e humilde fora de casa, imperial e frenético em casa, um Benfica realista e moldado às situações. Que abdicou humildemente da CL por saber não ter hipoteses de fazer nada com os recursos à disposição. Um Benfica à imagem de JJ, um dos 3 melhores do mundo. Agora chorem!

      pedro

      Eliminar
    2. Na mouche digo eu Pedro. Estes artistas andaram anos a pedir a cabeça do JJ e lançaram foguetes com a saída dele e ainda mais com a ida dele para o Seportem mas não se apercebem que a saída de JJ colocou o Benfica, assim à cabeça, a 3 pontos dos rivais antes de começar o campeonato e ao permitir que JJ fosse para o Seportem, o Benfica ficava logo com 6 pontos de atraso para os lagartos... no mínimo!

      Eliminar
  8. Isso do plantel do Sporting melhorar a olhos vistos...

    ResponderEliminar
  9. Quem é que dizia que qualquer um ganhava e que fazia melhor na Europa e que ainda dava para jogar com o Nelson no lugar do lima e o Almeida no lugar do maxi? Isso é dizer o que? Que quem ganha é quem, alguém que não a estrutura? Foi a propaganda que disse?... ups... foste tu! Enquanto isso quem reconhecia trabalho ao treinador e a direcção em conjunto era "carneiro" e de ser adorador de pessoas e não do clube... agora se vê quem colocava o interesse do clube á frente.
    Não é comparar o plantel de jj quando chegou mas o que deixou... e deixou um plantel campeão... que com 2 vendas não dá um chuto! Os jogadores saíram, mas quem teve de aguentar as saídas foi o jj, até agora saiam 2 titulares com rv... é a realidade! Nesta pré-época houve um factor relevante, a troca de clube do jj, e vê-se quem saiu a ganhar. Os jogadores que têm jogado foram todos utilizados regularmente no bicampeonato e agora nem ao monterrey, nem ao américa, nem nem nem... jj teve de aguentar a saída do meio campo no fecho do mercado e "só" chegou a final da liga europa... o bronco!
    Toda a gente já percebeu que o investimento vai aparecer agora, após dar tempo ao treinador de identificar falhas... se os reforços fossem contratados sem opinião do treinador estava mal... vão ser contratados com a opinião do treinador é tarde... ou seja, está sempre mal! Se se contrata... ai porque é a crédito e aumenta a divida e vem ai o bes... se não contrata é porque gastava e agora não gasta... quando lendo uma entrevista feita a menos de um mês se lê que os reforços aguardam opinião do treinador!
    Comprar menos e melhor... dará para ser mais BANAL! Menos impostos e mais subsídios! Há alguém que com menos dinheiro acerte mais? Essa é a questão!
    Qual é a relação entre as empresas do lfv e o Benfica? Não percebo? Qual é? Com FACTOS não suposições. Então se os empréstimos têm data para este ano a culpa é das empresas do vieira? è assim tão difícil perceber a diferença entre não ter de vender para pagar salários (tipo liedson, tipo herrera) e vender porque vão ganhar ordenados proibitivos em Portugal? Para quem percebe sempre tanta coisa á frente de todos os outros não perceber isso...
    Lfv teve grande falta de visão em não renovar com jj...se te referisses a isso tinhas razão, mas referes te a falta de visão de criar o seixal, de criar a btv, do museu etc... foi a crédito... sim! Se estivesses a espera de ter capitais próprios para construir isso ainda agora estavas a espera. Devido a esses investimentos a crédito agora temos a facturação que temos... a facturação não caiu do céu!
    Convém que rv se vá queimando em lume lento? Sim porque não era mais fácil ganhar eleições com um tri... mais uma lógica retorcida.

    ResponderEliminar
  10. Shadows,

    Concordar ou discordar com a política de contratações é uma coisa, suspeições sobre a seriedade de LFV é outra.
    Eu sempre achei feio - muito feio - o diz que disse e a maledicência ...
    Por isso já sabes o que possa pensar deste teu post e como eu muitos benfiquistas.
    O que é curioso é que podias criticar algo que considero relevante, que é o facto da Eusébio Cup não ser disputada no estádio da luz servindo para estreitar a relação entre os adeptos e a equipa, privando por exemplo os emigrantes que regressam em férias ao país de verem os seus idolos ...
    Enfim ...

    ResponderEliminar
  11. É tão engraçado a pré época. Principalmente quando os dragartos estão em sintonia com alguns benfiquistas ao acharem que a qualidade do plantel do Benfica é muito má...

    Percebi o desejo dos antis... Já a mania das grandezas de alguns benfiquistas acho descabida e perigosa.

    ResponderEliminar
  12. Shadows :
    "O que é que foi acordado com Amílcar Morais Pires, envolvendo o universo empresarial do grupo de LFV e o universo Benfica? Alguém consegue dissociar uma coisa da outra?"

    Será que estás a pensar o mesmo que eu ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. partilha lá com os ignorantes...

      Eliminar
    2. Ponto 1 : Ninguém que defenda o nosso glorioso SLB, se deve considerar ignorante, incluído tu..
      Ponto 2 : Como não o és, de certeza percebeste.

      Eliminar
    3. Eu defendo o Benfica com os factos que sei. Não tenho conta no BES não tenho contactos na alta finança...não sei quem é esse sr. Estou muito longe de saber tudo sobre tudo como os bloguers deste blog...Por isso pergunto. Logo se afecta o Benfica gostava muito que me explicassem, mas com factos... 2+2 a serem 4. Eu ignorante de como o Benfica se relaciona com sr e com o universo de empresas de lfv me confesso.

      Eliminar
  13. Eu ia perguntar se vocês não se cansam da lengalenga derrotista mas já percebi que a 'conduta editorial' do NGB passa sobretudo pelo bota-abaixo (com GB e Sombras como cabecilhas! ) mas enjoa todos os dias saírem textos a disparar para todo o lado... [Poupem-me ao discurso "só vem aqui quem quer e blá blá blá" porque isso também é do mais careca que há ok?]
    Vocês sempre a cascar em tudo e todos era o que mais faltava não acertarem uma vez que fosse, mas eu já vos topei: vocês fazem-no para depois usarem as expressões que mais vos alimentam o ego "nós avisámos... tal como dissemos no post de não sei quando..." Isso tem um nome, chama-se oportunismo! Até nas alturas de vitória do SLB a chachada é sempre a mesma: cascar em JJ, em LFV, em DSO... desde que seja do Benfica tudo serve, não é meus caros? Velhos do Restelo, falem agora dos "putos do Seixal que nos iam salvar porque o Jesus não os aproveitava"

    ResponderEliminar
  14. Quando numa altura destas , Silly Season , a 1 mês do fecho dos mercados , a 15 dias de se iniciar o campeonato , a menos de 1 semana do primeiro jogo oficial , temos de ler isto , algo não está certo de facto......

    Não vou sequer descascar as tolices que li , como as saidas de titulares do Plantel no ultimo ano , com certeza menos de metade das saidas de titulares do FCP apenas e só neste defeso.....
    Ou as tolices da contenção financeira mas como os "Vizinhos" entraram em desespero para terem um "carro" da qualidade do nosso , agora temos de ir a correr comprar naves espaciais e espadas de Jedi nem que se tenha de vender a alma ao diabo caso o dinheiro não chegue.....

    Com tanto ódio que vejo aqui ás vezes por tudo o que é vermelho , começo a ter duvidas ( ou certezas conforme a perspectiva ) de que tenham de facto comemorado o Bi-Campeonato.............

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não comemoraram... vai ver quantos posts fizeram hoje e quantos fizeram na semana do titulo? e sobre o titulo? 1 ou 2 no máximo!

      Eliminar
    2. Um dos posts do título foi para achincalhar JJ por Paulo Lopes não ter sido campeão... True story! Na cabeça dos escribas a jogada foi "Salvio com a bola nos pés e nisto JJ faz uma entrada assassina para lesionar Salvio e assim queimar uma substituição só para que P.Lopes nao fosse campeão"

      Eliminar
  15. Os mestres de cerimónias cá do sitio certamente festejaram o bi mas não tenho dúvidas que celebraram muito mais a saída do JJ. Braço a torcer jamais darão porque não tendo espinha dorsal também nao devem ter membros mas LFV fez exatamente o que queriam: enxotar JJ para fora do Glorioso... mas desse "erro histórico" não falarão com certeza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas mesmo que o JJ foi enxotado do Benfica? JJ sempre teve a minha admiração como técnico e até como pessoa, na maneira como toureava os jornalistas nas conferências de imprensa ou mostrava 4 dedos a treinadores pseudo-intelectuais. Mas não sou cego e percebi que JJ há meses que preparava a fuga porque no Benfica disseram-lhe que tinha chegado a altura de fazer alguns ajustes. E na cabeça dele, a sua carreira estava primeiro que o Benfica e como os viscondes falidos lhe acenaram com milhões e carta branca, ele preferiu isso a imortalizar-se no Benfica. Uma situação bem parecida com a do Maxi. Não há dinheiro e os palhaços foram para onde o há com fartura...

      Eliminar
  16. Pagar 4 milhões por um treinador que "só era quem era causa da estrutura" (foram mais ou menos estas as palavras do GB) era muito e agora querem bombas a receber couro e cabelo... Apelem agora à aposta na formação, nos Nelson 'flops' Oliveiras desta vida, insistam na recompra do Bernardo...

    ResponderEliminar
  17. Em Vieira, não confio. Em Domingos Soares Oliveira? Esta é a incógnita.

    Quanto ao Benfica como máquina financeira, o Domingos Soares Oliveira é que manda, mas... estranho vê-lo também defender a centralização.

    Será que pensa que a BTV pode ocupar o espaço da Sportv com as transmissões televisivas portuguesas e das ligas europeias e champions league?

    Será que está a pensar mais num mercado global do que no português no que respeita ao campeonado português como produto a ser comercializado para o estrangeiro?

    Será que ele fez as continhas e viu que a médio / longo prazo é preferível o Benfica ter os seus jogos numa operadora tipo sportv que pague bem mais do que o benfica ganha com a btv e que ganhava antes com a sportv e promover-se o campeonato portugues no estrangeiro em vez de se promover só o benfica no estrangeiro como sucede mais com os jogos do slb na btv?

    Será que Domingos Soares Oliveira está com visão estratégica para ganhar neste xadrez direto económico micro (nacional) e macro (global, americas, ásia, palops, etc) a pinto da costa e joaquim oliveira e mesmo que por momentos pensemos que o Benfica está a perder terreno no fundo Domingos Soares Oliveira esteja a jogar para alcançar bens maiores? (para já ele tem merecido credibilidade dos benfiquistas com a várias jogadas que já fez atenção).

    Ou será que Domingos Soares Oliveira está a menosprezar ou a não conseguir acompanhar a ratice dos senhores do norte (nas suas jogadas de pressão com os clubes, colocação de figuras em locais chave de decisão, troca de favores, árbitros, etc) etc) e está no campo financeiro a não ter noção do naufrágio que pode surgir por não ter noção do como se mexe o tal "sistema" do antigamente?

    Em Vieira não confio, acho que há uma relação de atração / inveja / cópia / troca de favores / lembrar que eles é que lhe deram a mão antigamente e tal (faz-me lembrar uma namorada que acabou connosco e já arranjou outros gajos, mas com quem ficamos sempre com uma eterna quedazinha e sempre que a vemos derretemo-nos todos...) entre ele e Joaquim oliveira e pinto da costa.

    Agora Domingos Soares Oliveira (se tiver efetivo poder dentro do Benfica) é que pode ser o verdadeiro derby contra Pinto da Costa e Joaquim Oliveira. Quem ganhará esta guerra define o rumo e futuro futebol português para os próximos 10 anos certamente.

    Ou será que... Domingos Soares Oliveira está apenas a acatar (contra a sua vontade ou não?) as decisões de Vieira já acordadas com o seus amigos pinto da costa e joaquim oliveira e tentar ver o que pode fazer pronto para não perder muito bolo financeiro?

    Atenção que não me admiraria no caso de se vir a verificar que o Benfica foi, está a ser e será mesmo driblado pelo regresso do velho sistema nestas jogadas extra-desportivas, de cargos dirigentes, arbitragens e bolos financeiros que a cabeça a rolar ou pelo menos a silenciar no seu efetivo poder de decisão dentro do Benfica seria... precisamente Domingos soares Oliveira (como já sucedeu no passado com..... Rui Costa por exemplo).

    Gostava de ver perguntas bem feitas sobre estas matérias e exigência de respostas mais abrangentes a Domingos Soares Oliveira (se bem que pode não as dar por uma questão de não revelar a estratégia ou por não a ter ou estar a ser ingénuo e desconsiderar o poder do Joaquim Oliveira e Pinto da Costa nos meandros do futebol português

    Quanto à gestão de plantel, etc acho que o Rui Vitória é subserviente do Vieira e sempre que o Vieira chamou a si o futebol foi sempre atrás de empresários e faz na sua maioria más contratações. Era o Rui Costa claro, mas já foi domado após o fracasso Quique Flores e nunca mais o vão tirar desse buraco, nem ele é capaz de puxar galões.

    Dean Saunders

    ResponderEliminar
  18. Uma dúvida.

    Se os clubes votarem pela centralização da negociação dos direitos televisivos, quer dizer os direitos de transmissão de todos os jogos da liga portuguesa (incluindo os jogos em casa do SLB) podem ser vendidos em conjunto a um ou mais operadores se:

    - houver unanimidade nos votos?

    - se a maioria assim o decidir?

    - a direção da Liga não precisa de votações dos clubes e tem autonomia para negociar ou abrir um concurso e a melhor proposta ganha?

    - se algum clube disser que não quer vender os direitos dos seus jogos, a centralização avança na mesma com excepção dos jogos desse clube que pode negociar diretamente com os operadores que quiser?


    Ou seja se a centralização avançar, o Benfica é o obrigado a ceder os direitos dos seus jogos em casa? Ou mesmo que todos os outros clubes alinhem na centralização, o SLB tem sempre a decisão de vendas dos direitos de transmissão dos seus jogos para quem quiser, inclusivamente deixá-los estar na BTV?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking