O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


Qual vai ser o resultado do Derby?

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Avatar

Benfica... Investir ou Desinvestir, eis a questão?

 ●  + 26 comentários  ● 
Dados retirados do Transfermarkt.pt a 06-08-2015


Mesmo com o Benfica a investir mais dinheiro em Jogadores do que os rivais, na era Jorge Jesus, apenas em 6 meses (1º Semestre 2013/2014) o Benfica teve um Plantel muito mais Valioso do que os rivais, segundo a metodologia do Transfermarkt, isto porque o Benfica tem tido sempre imensos jogadores emprestados que custaram muito dinheiro, e esse sempre foi um problema que fui apontando à Gestão desportiva da SAD do Benfica. Existiram épocas onde o Benfica tinha jogadores emprestados que custaram 30M€ a 40M€.
 
Analisando-se a Avaliação dos Planteis no final de cada Semestre, segundo o Transfermarkt, verifica-se que o Porto sempre teve Planteis mais valiosos do que o Benfica, com excepção da época 2013/2014 onde o Benfica não vendeu ninguém no início da época e se reforçou imenso. Era a época do sonho da "final da Champions League no Estádio da Luz".
 
É pena o Presidente do Benfica não ter tido conhecimento de que mesmo com um Plantel de 231M€ ficaria muito distante do Real Madrid e Barcelona que na altura tinham Planteis avaliados em 570M€ a 590M€. Apesar desse "engano europeu", o forte investimento permitiu alimentar 2 épocas vitoriosas onde o Benfica conquistou 6 títulos nacionais, apesar de em Janeiro de 2014 ter vendido Matic, em Janeiro de 2015 ter vendido Enzo Perez, e no verão de 2014 terem saído imensos jogadores titulares, o que fez com o valor do plantel baixasse de uma avaliação de 231M€ para 158M€, muito abaixo do Porto, que subiu para os 213M€, superando novamente o Benfica.
 
Se não fosse a rotação de Lopetegui no 1º Semestre de 2014/2015 e a ausência de competições europeias  do Benfica no 2º Semestre de 2014/2015 dificilmente o Benfica teria vencido o Campeonato, mesmo com Jorge Jesus, tal era a ENORME diferença do valor dos planteis (SLB 158M€ vs FCP 213M€). 
 
Apesar disso, a realidade é que  o ex-treinador Jorge Jesus conseguiu:
- Vencer com um plantel ligeiramente INFERIOR ao do Porto (2009-2010) (SLB 123M€ vs FCP 132M€)
- Vencer com um plantel ligeiramente SUPERIOR ao do Porto (2013-2014) (SLB 189M€ vs FCP 183M€)
- Vencer com um plantel muito INFERIOR ao do Porto (2014-2015) (SLB 158M€ vs FCP 213M€)
 
É falso que Jorge Jesus só ganhasse com Planteis muito superiores aos rivais. Isso só aconteceu na época de 2013/2014, e apenas no 1º Semestre da época, tendo essa sido a única época aliás em que o Plantel do Benfica finalizou a época a valer ligeiramente mais do que o Porto, segundo o Transfermarkt.

Nos 3 campeonatos que o Porto venceu sempre finalizou as épocas com Planteis mais "valorizados" do que os planteis do Benfica:
2010/2011: FCP 164M€ vs SLB 139M€
2011/2012: FCP 210M€ vs SLB 164M€
2012/2013: FCP 191M€ vs SLB 184M€
 
No entanto convém voltar a lembrar que mesmo Jorge Jesus não é "milagreiro", e sem a rotatividade de Lopetegui no 1º Semestre de 2014/2015 e a ausência de competições europeias do Benfica no 2º Semestre de 2014/2015, o último Campeonato poderia ter sido uma miragem, tal foi o "desinvestimento" no Benfica. (FCP 213M€ vs SLB 158M€).
 
Agora em 2014/2015, considerando já a contratação de Mitroglou, o Plantel do Benfica está avaliado em 174M€, abaixo do Porto (204M€) e pela primeira vez abaixo do Sporting (183M€) que tem mantido os principais jovens jogadores de ano para ano. 
 
Bem sei que o período de transferências só termina a 31 de Agosto, no entanto pode-se fazer um cenário previsional:
- Com a saída de Gaitan (avaliado em 27M€)
- Com a lesão de Salvio, que já estava vendido (avaliado em 22M€)
- Com vários jogadores com permanência incerta como são os casos de Ola John (avaliado em 7M€), Djuricic (avaliado em 5M€), Ruben Amorim (avaliado em 4M€), Nelson Oliveira (avaliado em 4M€), Fariña (avaliado em 2M€), Candeias (avaliado em 1,5M€), Mukhtar (avaliado em 1,5M€), esse  lote de jogadores representa 25M€.
 
... As potenciais saídas/empréstimos e lesões estão avaliadas em 74M€ (27M€ + 22M€+ 25M€)!!
 
Se o Benfica não contratasse mais ninguém até 31 de Agosto ficaria com um Plantel "disponível" avaliado em APENAS 100M€ (174M€-74M€), menos de metade do Porto "actual" (204M€) , 83M€ abaixo do Sporting "actual"  (183M€) e 131M€ abaixo do valor do Benfica de "Dezembro de 2013" (231M€)!
 
Esta é a dimensão do enorme "desinvestimento" que tem acontecido nos últimos 18 meses, período  no qual saíram 10 jogadores importantes (OBLAK, MAXI PEREIRA, GARAY, SIQUEIRA, MATIC, ENZO PEREZ, MARKOVIC, RODRIGO, CARDOZO, LIMA) e 4 talentos da formação (JOÃO CANCELO, ANDRÉ GOMES, BERNARDO SILVA e IVAN CAVALEIRO), que renderam 200M€, e desde então o Benfica só contratou 40M€ em reforços nos últimos 12 meses.
 
Mesmo considerando já o empréstimo de Mitroglou, apenas se o Benfica contratar jogadores avaliados em 40M€ a 50M€, como tenho defendido, o Plantel "disponível" do Benfica poderá ambicionar manter-se nos 140M€ a 150M€ (162M€ a 172M€ considerando Sálvio), ainda assim abaixo do valor "actual" dos Planteis do Porto (204M€) e Sporting (183M€).
 
O Sporting ainda poderá vender alguns jogadores, mas não é certo que o mesmo aconteça no caso do Porto. Mesmo que o Sporting tenha um Plantel com uma avaliação inferior ao  do Benfica e do Porto, Jorge Jesus é treinador para conseguir o "feito" de ganhar com planteis inferiores, como já comprovou no Benfica.
 
Perante estes FACTOS, a decisão final compete à ADMINISTRAÇÃO da Benfica SAD, tendo de arcar com as consequências desportivas e eleitorais do "investimento" ou "desinvestimento" que persistir em realizar no Benfica durante a época de 2015/2016.

26 comentários via blogger

  1. Benfica Eagle, só uma duvida. No post o Ola John está avaliado em 7M€, mas saiu uma notícia há uns dias atrás que afirmava que se o Benfica não vendesse o Ola nesta abertura de mercado, está obrigado a adquirir o restante do passe (supostamente avaliado em 6M€). Isto é verdade ou não?. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Romel Alexandre, volto a referir o comentário que escrevi ontem no post do RedMoon, onde mencionava também o transfermarkt.

      --- INICIO DE CITAÇÃO ---

      "Benfica Eagle05 agosto, 2015 15:49

      Olá Red Moon, bom post.

      Conheço bem o Transfermarkt, e é um site que tem 2 grandes vertentes:
      - Valores das transferências, que só são aceites depois de membros do site comprovarem o valor com fontes externas.
      - Avaliação dos jogadores, onde os membros do site podem ir dando sugestões ao longo do semestre. As grandes alterações acontecem de 6 em 6 meses.

      Quanto à avaliação dos jogadores, posso referir o seguinte facto:
      - Até agora das 100 transferências mais caras apenas 30% tiveram uma diferença superior a 5M€ entre a avaliação do transfernarkt e a transferência real entre clubes. 28% dos 30% dizem respeito a jovens até 24/25.

      Explicação:
      - Acima dos 24/25 anos, depois de os jogadores comprovarem em várias épocas o seu valor a avaliação vai sendo cada vez mais rigorosa.
      - Abaixo dos 24/25 anos, com jovens que por vezes jogam bem e depois não jogam bem, no site transfermarkt têm tendência a serem "conservadores" nas avaliações.

      Conhecendo-se esses critérios, a ferramenta funciona muito bem. Nos jovens até 24/25 anos tem de se acrescentar sempre alguns milhões à avaliação do transfermarkt para se perceber o valor real. Nos jogadores acima de 24/25 por norma o valor está muito próximo.

      Entre as transferências que tiveram diferença superior em 5M€ entre a avaliação do transfermarkt e o valor real transferido, posso destacar até agora os seguintes jovens até 24/25 anos:
      Sterling (40/62,5)
      Benteke (20/46,5)
      Firmino (25/41)
      Shneiderlin (28/35)
      Danilo (25/31,5)
      Kondogbia (16/30)
      Douglas Costa (23/30)
      Savic (15/25)
      Carrasco (9/20)
      Imbula (12/20)
      Mitrovic (11/18,5)
      Darmian (12/18)
      Zaza (11/18)
      Aleix Vidal (10/17)
      Cancelo (5/15)
      Cavaleiro (3,5/15)
      Adama Traoré (1/14)
      Jordan Ayew (6/12)
      James Chester (2/11)
      Amavi (4/11)
      ... e mais alguns jogadores.

      Por outro lado, 70 transferências do TOP 100 tiveram uma diferença inferior a 5M€ entre a avaliação do transfermarkt e o valor real da transferência."


      --- FIM DE CITAÇÃO ---

      O Transfermarkt avalia de forma conservadora os jogadores jovens até 24/25 anos, como é o caso do Ola John.

      No caso do Ola John, na altura o jogador foi adquirido por 9M€, tendo ficado o Benfica com 50% (4,5M€) e a Doyen Sports com 50% (4,5M€). Se o Benfica não o vendesse em 3 épocas, teria de voltar a adquirir a % da Doyen Sports por 4,5M€ + 1,5M€ juros.

      Isso sempre foi conhecido desde o início e eu já tinha alertado para esse facto.
      O Benfica neste momento pede cerca de 10M€ pelo Ola John, um valor similar ao custo total do atleta.

      Eliminar
    2. Estou à espera das vossas sugestões :)

      Eliminar
  2. Mas olha que mesmo com grafico e tudo explicadinho semestre a semestre, ha gente que vai continuar a insistir que JJ so ganhou devido aos brutais investimentos e dos planteis muitissimo mais valorizados do que os rivais :)

    O Benfica ate podia investir 300 milhoes, mas se o FCP investir 500, nao continuamos a ter de ser melhores que eles se queremos ser campeoes?

    E fazer alguns entender isso...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Como escrevi ontem, defendi a continuidade de JJ porque já comprovou que é treinador para fazer omeletes tendo poucos ovos disponíveis, e a época de 2014/2015 foi paradigmática.

      A Supertaça é só um jogo, e tudo pode acontecer, mas num campeonato é diferente. Os melhores planteis estão mais perto das vitórias.

      Em 2015/2016, sem rotatividade de Lopetegui, e com Benfica na europa no 2º semestre, mesmo com JJ a conquista do campeonato seria pouco PROVÁVEL, caso se verificasse a continuação do "desinvestimento" que se está a verificar. E concordo contigo, quando afirmas que se calhar foi por isso que ele bateu com a porta, já que lhe propuseram uma diminuição do orçamento do futebol em 20%, face à época passada.

      RedMoon eu acho que algumas pessoas começam a entender o que explicamos por A+B.
      O problema creio que está mais relacionado com a dificuldade de algumas pessoas em assumirem que afinal não tinham conhecimento de todas as "informações" sobre o que viria a ocorrer, e que veio a confirmar-se.

      Eu não tenho qualquer agrado em prever "cataclismos" ou "calamidades".
      Mas se eu sei que é muito provável que isso venha a acontecer, qualquer pessoa com consciência, no meu lugar, sentiria a mesma obrigação de avisar os demais.
      Infelizmente o "cataclismo" confirmou-se (PIOR PRÉ-ÉPOCA DO SÉCULO) ... e agora já acabou o sonho do "Benfica Made in Benfica" (durou 1 mês) e até já existem alguns defensores dessa política a defender "All-In's" para esta época, como é o caso do nosso amigo Benfica By GB :)

      Ainda bem que as pessoas começam a abrir os olhos, mas devo avisar que o Benfica para investir 40M€ a 50M€ não precisa de nenhum "All-In" (Arriscar ganhar tudo ou perder tudo) já que temos uma saúde financeira que permite esse investimento sem comprometer o futuro.

      Basta vender o Gaitan e os muitos emprestados "caros" como Ola John, Djuricic, Sidnei, Fariña, etc. e o Benfica tem esse dinheiro disponível para investir no Plantel Principal!

      Eliminar
    2. Então se os nossos rivais caminharem para o abismo com estes investimentos colossais o Benfica terá também que os seguir só para gastar mais que eles?

      Deixem lá o Porto condenar o futuro à vontade, nós agradecemos, e quanto mais rápido melhor.

      Eliminar
    3. Ainda agora respondi a isso:

      "
      Ainda bem que as pessoas começam a abrir os olhos, mas devo avisar que o Benfica para investir 40M€ a 50M€ não precisa de nenhum "All-In" (Arriscar ganhar tudo ou perder tudo) já que temos uma saúde financeira que permite esse investimento sem comprometer o futuro.

      Basta vender o Gaitan e os muitos emprestados "caros" como Ola John, Djuricic, Sidnei, Fariña, etc. e o Benfica tem esse dinheiro disponível para investir no Plantel Principal!"


      Qual é a parte do "português" que não entendes?

      Eliminar
    4. O Benfica made in Benfica durou um mês nao. O Benfica Made in Benfica dura desde Marco, qd LFV achou que era hora de vir colocar pressao em JJ ao exigir 5 putos na equipa A.

      Se JJ tivesse ficado, aqui estaria muita gente a exigir a aposta nesses 5 craques com o atestado de qualidade de... Luis filipe vieira...

      Mas agora com o rui vitoria a malta ja deixa passar, com aquele discurso que serve para uns e nao para outros de: "so vale a pena ficar se for para jogar"

      Eliminar
    5. Sim RedMoon, em Março veio a história do Benfica Made in Benfica, em Abril veio a notícia "plantada" e insultuosa da era JJ onde supostamente só teria valorizado jogadores em 24M€, quando na verdade valorizou mais de 200M€, e em Maio foi o bombardeamento dos cortes salariais, redução do orçamento, desinvestimento, etc.

      Agora.. aguentem-se à "bronca".

      Afinal de contas são uma "Super Estrutura". Devem ser capazes de resolver o problema.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RedMoon, creio que apaguei sem crer este teu comentário que ia comentar:

      tinhas escrito "E há mais... É preciso ter em conta que o Benfica nao contrata jogadores feitos... Para fazer os planteis chegar a esses valores de mercado que depois servem para nós analisarmos as coisas e definirmos quem tem mais probabilidade de ser campeao, é preciso ter um treinador que saiba fazer esses jogadores crescer, desportivamente e financeiramente... Se no banco estiver um boneco, assim tipo o quique flores, no benfica ate pode estar um david luiz ou um coentrao avaliados em 500000 euros cada... O problema é que com o quique um ano depoos continuam a valer 500000, e com jesus valiam 25000000 permitindo essa tal valorizacao do plantel do Benfica que se quer"

      É verdade. Jorge Jesus é treinador para valorizar planteis, tal como Marco Silva foi capaz de o fazer.
      Rui Vitória terá de comprovar se o consegue num grande.

      Por exemplo o Marco Silva, defendi a sua aposta como alternativa, porque numa época valorizou o plantel do Sporting em 50%, devido ao bom campeonato, conquista da Taça de Portugal e boa performance na Champions League ... mesmo tendo poucos ovos.

      Jorge Jesus vai aproveitar-se da valorização do plantel levada a cabo por Marco Silva, ainda arranja mais alguns reforços e fica com um plantel competitivo. De burro tem pouco. Se o Sporting for à Champions admito que tentarão manter quase todos os jogadores até Janeiro, e o "desafio" de Rui Vitória irá agravar-se.

      Eliminar
  4. "ADMINISTRAÇÃO da Benfica SAD, tendo de arcar com as consequências desportivas e eleitorais do "investimento" ou "desinvestimento" que persistir em realizar no Benfica durante a época de 2015/2016."

    Pessoalmente, não creio que a administração da das tenha que arcar com nada. E nem que o Benfica não ganhe nada até às eleições, Vieira é reeleito se se recandidatar.

    Enquanto houver sócios e adeptos que achem normal ganhar 4 campeonatos em 12, presenciar uma continua hegemonia do porto e continuar a ouvir impávido e sereno as aldrabices do aldrabão vai ser mais difícil.

    E fazer esta gente entender que as modalidades não significam NADA no universo financeiro do clube? Que muitas vezes não são mais do que despesa? Se me falarem em ecletismo, ainda entenderia...

    ResponderEliminar
  5. Acho que a questão está bem expressa no paragrafo de um comentário : "Ainda bem que as pessoas começam a abrir os olhos, mas devo avisar que o Benfica para investir 40M€ a 50M€ não precisa de nenhum "All-In" (Arriscar ganhar tudo ou perder tudo) já que temos uma saúde financeira que permite esse investimento sem comprometer o futuro. " O Benfica devia investir de modo consistente, sem grandes variações anuais, um valor elevado mas que simultaneamente não comprometa o FPF.
    A questão depois põe se, que este ano estava prevista uma mudança de paradigma, não sei porquê, nem concordo (esta é a minha opinião, mas não quero ter razão quero que o Benfica ganhe), mas estava... e as pessoas que defendiam essa mudança agora já não a querem? Então não queriam oportunidades para o Teixeira e para o Nélson, Guedes etc... não defenderam sempre que essa devia ser a politica? Ora ao final de um mês já mudaram de opinião... mas o ERRO já está feito, que foi não renovar com o elemento chave do paradigma que funcionava o treinador (não ganhava sempre, nem iria ganhar sempre). E um gajo tem de levar com frase tipo "para dar dimensão nacional ao Rui Vitória"... mas eu sou do Benfica ou sou do rv? O benfica tem de dar dimensão nacional ao rv ou o rv é que tem de servir o Benfica? Só valia para o outro? Então o Benfica a apostar nos jovens não era campeão e chegava aos 8os da champions? Tanto é que o jj até devia indemnizar o Benfica por não chegar aos 8os da champions quando antes nem aos grupos ia?
    O rv teve a pré época para definir posições para serem reforçadas, agora ser-lhe-ão dados os reforços, se tivessem vindo os reforços antes a critica iria ser que o rv nem opinião tinha tido nas contratações para construir um plantel a sua medida. O rv ( e alguns adeptos do made in seixal) teve a pré época para poder verificar se os jogadores da formação merecem ou não oportunidade... se tivessem vindo logo reforços a critica era que o Benfica estava a queimar o Nelson e nem oportunidade lhe dava para ele mostrar todo o seu potencial. Já sabemos todos do que a casa gasta e que seja preto ou branco o que interessa é criticar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da minha parte, tenho a afirmar que sempre defendi:

      - Investimento em reforços TITULARES a rondar os 40M€/Ano, representando sempre 40% a 50% das vendas,
      - As 2ªs linhas do plantel devem ser prioritariamente jovens da formação ... QUANDO já tiverem 1 ou 2 anos de equipa B + 1 ou 2 anos de empréstimo na Primeira Liga. Os que poderiam estar agora no Plantel já foram vendidos (André Gomes, Cancelo, Cavaleiro, Bernardo Silva). Agora é preciso esperar mais 1 ou 2 anos para que a próxima fornada esteja pronta e com experiência para o plantel principal do Benfica, isto se até lá não forem vendidos por propostas "irrecusáveis" :)

      Quanto às mudanças de opinião de outras pessoas, a justificação compete aos próprios.

      Mantenho a mesma opinião sobre a política desportiva para o Benfica desde que escrevo na blogosfera benfiquista (desde 2007).

      Eliminar
    2. Nuno,

      Tens sempre comentarios validos, concorde se ou nao, mas se fizesses uns paragrafos ao texto, umas linhas em branco, tornava a leitura mais facil.

      Assim, estilo romance, ha muitos que nem leem :)

      Eliminar
    3. Muitas vezes é no tlm e vai mal formatado e com erros de correcção automática. Mas esse foi no pc e no pc são poucas linhas. Fiz 3 parágrafos dedicados a cada tema.. 1o sobre o texto e o que acho fundamental. 2o sobre mudança de paradigma. 3 sobre esta pré época em concreto.
      Uma linha de separação se calhar tornava mais legível.

      Eliminar
  6. «No entanto convém voltar a lembrar que mesmo Jorge Jesus não é "milagreiro", e sem a rotatividade de Lopetegui no 1º Semestre de 2014/2015 e a ausência de competições europeias do Benfica no 2º Semestre de 2014/2015, o último Campeonato poderia ter sido uma miragem»



    Qual foi a "rotatividade" do Flopetegui no 0-2 do Dragão ?

    Como é que o Benfica perde mais pontos na 2ª volta, sem competições europeias ??

    Esta ânsia de embirrar com a árvore e não ver a floresta traz falácias destas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto no inicio da época fez bastante rotatividade o que o levou a ficar logo desde o inicio atrás do Benfica, pois teve empates comprometedores em virtude disso, e depois a partir do momento em que o Benfica venceu o Porto nas Antas, foi gerir a vantagem até ao fim do campeonato, mas só conseguiu gerir essa vantagem porque teve desde Dezembro a Maio a jogar apenas 1 jogo por semana, e tu com a tua afirmação ainda dás é mais razão a esta tese

      O Porto na 2ª metade acabou por melhorar naturalmente porque era de facto melhor equipa... o Lopetegui acordou foi tarde demais porque o Benfica já tinha uma vantagem inalcancavel ainda para mais com um Benfica fora das competições europeias, pois caso tivesse nas competições europeias não tinha plantel para aguentar e teria perdido essa vantagem

      A vitória no campeonato cegou-te assim tanto, que não consegues perceber isto?

      Eliminar
    2. Quanto ao Porto é evidente que nas primeiras 10 jornadas o Lopetegui andou a abusar na rotação e isso custou vários pontos importantes.

      Quanto ao Benfica... "Benfica com Enzo Perez" e Benfica sem "Enzo Perez" diz alguma coisa?
      O que só comprova que com "desinvestimento" a equipa rendeu menos na 2ª volta... mesmo sem competições europeias ;)

      Eliminar
  7. Mas eu quero lá saber do valor de mercado do Júlio César em que é avaliado como valendo 10x menos que o Franguissio. Vocês continuam a insistir em avaliar uma equipa pelo seu valor de mercado mas isso é muito redutor.

    Continuam a desvalorizar os nossos e a endeusar uns quaisqueres... Tal como fizeram o ano passado...

    ResponderEliminar
  8. Se o Leonardo Jardim lê estes posts todos, pede demissão!!

    ResponderEliminar
  9. no primeiro ano do anterior treinador ele venceu com um plantel ligeiramente inferior aos corruptos, mas num ano de transição que eles fazem de 4 em 4 anos, mas muito superior ao do braga que foi quem andou a disputar o campeonato até ao fim.
    no segundo ano começa com um plantel igual aos corruptos mas fica logo a 9 pontos nos primeiros jogos e diz adeus logo aí ao campeonato, onde é que ele fez aí a diferença, quer dizer até fez mas em modo negativo.
    onde ele fez a diferença foi no sexto ano ao fim de seis anos de trabalho no clube.
    portanto um treinador que em 6 apenas faz uma vez a diferença talvez essa vez seja a excepção à regra e não a regra como parecem querer fazer parecer.

    ResponderEliminar
  10. Continuo a coçar a cabeça a tentar perceber como o Sporting tem um plantel mais valioso do que o Benfica, mas pronto...
    Não há jogador nenhum do sporting que eu trocasse por troca directa com um do Benfica. Talvez o Jefferson, mas mesmo esse...

    ResponderEliminar
  11. É simples, o Franguicio vale mais que o Julio Cesar+Andre Almeida+Luisao+Jardel+Eliseu. depois fazem artigos com este tipo de dados ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só se for. Sendo que o Patrício vai ser o novo Beto, aquele que todos os anos ia para o Real, mas depois nunca saiu do Sporting...

      Eliminar
    2. Só se for. Sendo que o Patrício vai ser o novo Beto, aquele que todos os anos ia para o Real, mas depois nunca saiu do Sporting...

      Eliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.

artigos recentes