O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Afinal quem contratava na Luz era a Estrutura

. 25 comentários
Não sou eu que o digo:

Foi Rui Gomes da Silva ontem mesmo que anunciou aos Benfiquistas que no Sporting, Jorge Jesus até pode ser o Manager, e ele o responsável por tudo o que acontece e todo o entulho que chega, mas que no Benfica, “à exceção do seu primeiro ano (em que foi dada a Jorge Jesus total liberdade de escolha), quem contrata jogadores é a estrutura do Sport Lisboa e Benfica.

Jorge Jesus treinava. A Direção contratava. Assim mesmo, para não deixar dúvidas.

Ora este anúncio, a ser verdade encerra também ele mais um mito, o mito que quem escolhia muitos dos jogadores medíocres que chegaram à Luz nas últimas temporadas eram da responsabilidade do treinador, e não da tal estrutura como parece ser.

Ora este dado é de facto curiosíssimo, e eu fico na dúvida se RGS se referia à primeiríssima época de Jorge Jesus, ano em que chegou Ramirez, Rodrigo, Javi Garcia, Saviola, César Peixoto, Weldon e mesmo Kardec ou Airton, jogadores que em diferentes níveis foram, uns mais úteis e outros mais fundamentais, na conquista do título desse ano... Shaffer e Filipe Menezes foram as desilusões (ainda assim relativamente baratas) e uma outra mais cara chamada Éder Luís...

...Ou se se referia ao fim da sua primeira época na Luz (início da segunda) ano em que se atribui a Jorge Jesus a responsabilidade das contratações de Gaitan, Jara, Roberto, Sálvio, Jardel, Carole ou Patrick, ano em que existem flops Roberto e Jara (Carole e Patrick custaram “peanners”), mas onde Gaitan, Jardel e Sálvio foram contratações de grande acerto.

Ora, a fazer fé nas palavras de RGS, é dado adquirido que nas últimas quatro épocas as contratações do Benfica são da responsabilidade da estrutura...

E aí sim, as conclusões são preocupantes:

Se na terceira época a estrutura acertou em cheio em jogadores como Garay, Matic, Enzo, Witsel, Artur e mesmo Bruno César (que não se pode considerar flop), a partir daí o acerto das contratações diminuiu drasticamente:

Em 2012/2013 Ola John é um erro de casting (atendendo ao elevado preço que custou) e Lima é contratação acertada. Sálvio já cá tinha estado antes pelo que era uma contratação sem risco.  

Em 2013/2014 gastaram-se 35 milhões de euros em jogadores como Markovic, Djuricic, Fesja, Lisandro, Funes Mori, Mitrovic, Sulejmani, Cortês e Sílvio, dos quais apenas Markovic foi uma contratação de elevado rendimento (Fejsa infelizmente, as lesões não o têm deixado mostrar o que pode valer)

Em 2014/2015 gastaram-se mais 35 milhões de euros em jogadores como Samaris, Cristante, Talisca, Benito, Bebé, César, Jonathan, Luís Filipe, Djavan, Eliseu e Muhktar, e nenhum deles atingiu AINDA um patamar de jogador de eleição...

E em 2015/2016, até agora já se contrataram 11 (!!) jogadores, e a ver vamos que resultados vai ter essa colheita!


Por isso, a fazer fé nas palavras de Rui Gomes da Silva, no Benfica quem contrata é a estrutura. Jorge Jesus está ilibado por isso da contratação de muitos dos recentes flops e talvez certas criticas passem a ter de visar sim o departamento de prospeção do Benfica, no qual segundo parece Rui Costa é o elemento de mais elevada responsabilidade.

E por último tem de se atribuir a esse Departamento de Prospeção a queda da Política de contratações dos jogadores de 6-7 milhões, como foi anunciada, mas que parece também já ter sido retomada (quando não se sabe muito bem para onde se vai, qualquer vento serve).

É que políticas dessas só são sustentáveis quando o que se contrata por 7 milhões tem capacidade de sair por 25 ou 30 pouco tempo depois. Ora,

Os dados que temos mostram que nos últimos três anos, dos quase 90 milhões de euros que se gastaram em contratações, apenas Markovic foi capaz de fazer essa valorização para jogador de topo e sair pelos tais valores que se exige a um jogador que chega por tão elevado preço...

Poderíamos juntar aqui Sálvio, que conseguiu chegar a esse patamar mas que não permitiu ao Benfica fazer o tal encaixe financeiro por se lesionar com gravidade em dois finais de época.

De todas as outras contratações, a grande maioria foi flops. Samaris não entra no grupo dos flops mas também não entra no grupo de jogadores pelos quais se justifica pagar um preço de 10 milhões de euros...

Ora, sem boas contratações não há boas vendas, e muitas das más contrações dos últimos três anos são responsáveis muito provavelmente pelos tempos difíceis que hoje se vivem.

Para já, Gaitan é o último “artista” que ainda temos a valer 25 ou 30 milhões, e daqui para a frente das duas uma:

Precisamos que Rui Vitória saiba valorizar o que por cá temos, para que vendas de grande valor continuem a acontecer e a roda se mantenha a girar;


E precisamos também que a tal estrutura perceba que os três últimos anos foram um fiasco em termos de contratações, e que é necessário que o futuro nos traga muito maior acerto. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Todos sabemos, ou os que seguem mais o programa, que RGS exagera muitas vezes no que diz. Quero eu dizer com isto que nem acredito que seja 8 nem 80.
    Até poderá ter havido alguma liberdade no tal 1º ano que eu também ouvi ele a dizer isso, mas não me digam que se fazem contratações sem o aval do treinador... Isso não tem cabimento!!!
    Vamos lá pensar um pouco e ver que se calhar eram sugeridos jogadores a Jesus e ele diria que sim ou não se podia contratar para o seu modelo de jogo e até ele próprio sugerir a contratação de alguns jogadores. Pensemos um bocado sim!!!
    Quem viu a Reportagem dos 3 Episódios do Benfica na SIC, ouviu que Jesus e Vieira caminhavam quase todos os dias, pondo a conversa em dia, nessas caminhadas de certeza saiam muitos nomes de parte a parte e depois a SAD, ou DSO daria o sim ou não ao negócio.
    Vamos ser coerentes ok?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo.
      Investimentos em jogadores que custam milhões, não são decisões que apenas uma pessoa tome, em qualquer empresa/clube. Pensar o contrário é ser ingénuo!

      Eliminar
  2. Isto em linguagem de Banca é mais ou menos assim: o Benfica deixou sair o cérebro bom(JJ) e ficou com o cérebro mau(estrutura).

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Acho que nunca se pode por as questões no ser um ou o outro a 100%... mas um trabalho conjunto... isso é que faz uma estrutura... trabalho conjunto (já dizia isto antes de jj sair, nos posts a anteceder a sua saída)! Esta sempre tudo a medir méritos e a escolher lados para por culpas... e chega ao cumulo de haver alguns que não dão mérito a ninguém! JJ tinha o mérito do trabalho de campo (e isso é o principal!) mas a estrutura dava-lhe condições ímpares. Parece que era uma luta entre estrutura vs treinador.
    Por isso é que penso que se há alguém que possa ter o beneficio da duvida para esta época é a estrutura e não um treinador novo que chega...este treinador vai ter o apoio da estrutura como teve o outro e se ganhar o mérito é de todos (principalmente dele) mas se perder o demérito também é de todos (especialmente dele).

    ResponderEliminar
  4. Isso não será bem assim.

    Quem é que descobriu e trouxe Talisca, por exemplo?

    ResponderEliminar
  5. Meus caros, na verdade, não conseguem distanciar-se da questão monetário e do facto redutor de que um jogador é apenas um ativo financeiro!! Por favor, se me permitem, limpem a cabeça e vejam a questão do ponto de vista desportivo. Ao longo destes anos é preciso é olhar para as "mais valias" no campo desportivo! Que plantéis e que jogadores foram importantes e acrecentram alguma coisa àquilo que importa a uma agremiação como é o SLBenfica. Meus caros falamos de títulos! è isso que importa.
    Eu quero é ganhar títulos e não estar à espera se chega dinheiro para "tremoços"!!

    ResponderEliminar
  6. qual estrutura qual que????esta ultima compra foi planeada num casamento.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti o jj não prestava e não existe estrutura.. Como chegamos do tempo de não ter formação, os jogadores serem apresentados e irem embora porque não havia dinheiro para pagar a transferência, o capitão ser dispensado a custo zero quando tinha contrato porque não se conseguia pagar o ordenado até hoje em que se exige jogadores da formação no plantel A, fomos bicampeoes ao fim de 30 anos e chegamos a 2 finais europeias consecutivas? Se nada estava bem como se chegou a este ponto?

      Eliminar
  7. Então por estas palavras as grandes vendas deve se a estrutura.Ou estrutura só vale para as mas contratações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende de como quiseres ver...

      Por um lado significa q em muitos casos a estrutura escolheu bem...

      Por outro, por ex no caso do enzo, o benfica compra um extremo e vende um medio centro...

      No matic comprou um 8 e vende um 6

      Lol

      Eliminar
  8. A ser verdade , significa que o melhor plantel deste século , o de 2013/2014 foi construído pela direcção.....
    E que plantel fabuloso.....
    Tal como o excelente plantel herdado pelo Cretino na 1ª época que foi reforçado com Ramirez e Saviola entre outros........

    Não tenho a menor duvida , ainda por cima que o Cretino queria ter percentagem na venda dos jogadores contratados entretanto....
    E teve , infelizmente......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tipico comentário bipolar, se no 1º paragrafo elogia a direcção no segundo já chama cretino ao presidente pois se alguem anda a ganhar comissões nas compras e nas vendas é ele, o individuo que nos 14 anos que leva de presidente conseguiu entrar para o top 10 das maiores fortunas em Portugal.

      Eliminar
    2. O cretino, enquanto cá esteve, ganhou muito. Quando cá não esteve, não se ganhou nada.

      Com bons ou maus plantéis, o homem deixa muita obra feita. Não veio cá viver à conta do clube sem resultados, como muitos que lá andam...

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Amigo , quem é que chamou cretino ao presidente?.........

      By Manuel Machado: " Um vintém é um vintem , um cretino é um cretino...."

      O cretino é o presidente?......

      Eliminar
    5. Xiça JP.......

      Temos 34 campeonatos , o Cretino ganha 3 , portantes , antes dele não se ganhou nada........
      Bolas......Não vai mais vinho pra tua mesa..........Lol

      Eliminar
  9. Já para não falar da saúde financeira, agora sabe-se que quem contrata é a estrutura.

    Sim senhor, cada dia ficamos mais descansados...

    Aliás, por falar de descanso e boas contratações, Jimenez já chegou para acalmar as hostes. Os tansos ainda ululam? Não é preciso! 9M por 50% de mais um jogador que ninguém conhece. Seguro que no próximo ano sai por 9,1M...

    Coitado de ti RV... Vai-te preparando para o Natal...

    ResponderEliminar
  10. Já agora, a respeito de Jimenez, contratado pelo Atlético de Madrid há um ano por 10,5M€ (100% do passe), chega ao Benfica por 9M€ por apenas 50% do passe. Os outros 50% pertencem ao Jorge Mendes. Um jogador que custou 10,5M€ pela totalidade do seu passe, passou um ano a "desvalorizar-se" (pois foi pouco utilizado) e o Benfica irá adquirir por 9M€ metade do seu passe? A que se deve esta "inflação" ou avaliação? Quem ou como se valorizou?

    Eu acho que sei, mas não vou dizer nada. Cabe aos bons benfiquistas virem aqui fazer as contas mais mirabolantes para justificar mais uma negociata do grande presidente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 9M no record e na bola. 3M no jogo e no México. Se calhar concisa esperar pelo comunicado ou pelo rc. Já sei que vai dizer que é tudo falsificado mas sempre será mais fiável que o record.
      Quando ainda não se tinha contratado era porque estávamos na miséria e não investiamos... Agora investimos são negociatas. Faça aí a lista daqueles que são para contratar e o preço justo para pagar por eles...tipo di Maria por empréstimo.

      Eliminar
    2. O nojo agora já é fiável? Está ao rubro, isto...

      Para contratar refugo por 9M mais vale não gastar... A maioria dos investimentos nunca deixaram de ser negociatas. Nao foi por ser este...

      Eliminar
    3. 3 milhões pela parte do JM

      Eliminar
    4. Não jp.. Nenhum é fiável.
      Faça um favor a sua inteligência e leia o comentário.. Diz lá "Se calhar convinha esperar pelo comunicado ou pelo rc.". Percebes a diferença? Eu não me fio em nenhum.. Tu fias te naquele que te der jeito para falares mal da direcção.
      Hoje da te jeito o do record porque diz que gastou mais... Amanhã vai te dar jeito o outro para dizeres que não se investiu.

      Eliminar
    5. Mas ainda perdem tempo a responder ao JP? Está na cara que ele nem Benfiquista é...

      Eliminar
  11. Cá está um tema que daria pano para mangas caso RGS fale a verdade alguns mitos caem!
    Uma coisa é certa para mim, afinal as negociatas, e uma menor preocupação com o que se quer para o Benfica desportivo afinal é uma realidade! Assim se compreende os negocios estilo "Djavan"! Muito mau!
    Por um lado acho que pode haver nas palavras de RGS um pouco de ressabiamento para com JJ, tirando algum merito!

    ResponderEliminar
  12. mais uma vez fazes um post mas depois porque és pouco cuidadoso na pesquisa dos dados chegas a conclusões que não tem nada a ver com a realidade porque com base em muitos erros.
    rodrigo não chegou no primeiro ano mas sim no segundo, no primeiro falta o julio cesar e o keirisson, tudo gente boa.
    no segundo falta o fabio faria e o fernandez tambem tudo gente muito boa.
    e por ai adiante falta muita gente por isso tens as conclusões inquinadas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking