O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Rui Gomes da Silva e o seu futuro dentro do Benfica

. 24 comentários


Rui Gomes da Silva é na minha opinião o melhor de todos os comentadores encarnados e o que melhor faz a defesa do nosso clube em programas televisivos a larga distância de todos os outros. Respira o Benfica por todos os poros, não opta pelo caminho fácil do politicamente correto, não tem medo de chamar os bois pelos nomes, tem memória de elefante e conhecimento profundo dos vários dossiers do futebol português que o tornam apto a discutir todo e qualquer assunto.

Uma discussão que se poderia ter seria perguntar se o típico programa de debate desportivo de todos os dias à noite, é ou não algo em que o Benfica devesse focar a sua atenção. E aqui a minha opinião divide-se. Por um lado acho que não e que esse tipo de programas em nada dignifica o futebol em geral, tratando-o sempre como um jogo sujo e obscuro capaz de afastar mais adeptos do jogo bem mais do que aqueles que aproxima.

Mas por outro acho que sim, que esses programas existem porque têm audiência, eleitos assim pelos portugueses como os tribunais onde se digladiam os argumentos de cada cor. Se assim é, e se essa é a realidade do futebol português, e os locais onde cada um manipula como pode a “sua” verdade e consequentemente a opinião pública, pois bem, então nesse contexto RGS está como peixe na água e defende o Benfica o melhor que pode em prejuízo até, muitas vezes, da sua imagem.

Mas,

Sempre me opus, e aqui o referi várias vezes, a que esse papel fosse desempenhado por um Vice-Presidente do Benfica. Ser dirigente do clube e dar a cara pelo clube na TV em programas em que diplomacia é coisa que não existe, são dois papéis que não se conciliam, como os acontecimentos das vésperas do Benfica vs Braga por exemplo provaram.

E se por um lado compreendo muitas das posições públicas de RGS (a maior parte delas, seguramente, sempre ao encontro das opiniões da maioria dos Benfiquistas), também é verdade que é perfeitamente compreensível, que haja muitas vezes a necessidade de RGS vincar que o que diz são meramente opiniões pessoais, até porque sabe que dificilmente o Benfica pode associar-se publicamente ao tom com que muitas das suas criticas são feitas.

E esse é pois o conflito que existe há algum tempo e que quanto a mim se vai acentuando de cada ano para o seguinte... A politica de comunicação do Benfica é, na verdade... Rui Gomes da Silva. Qual vice-presidente, qual quê?! RGS é o REAL Diretor de Comunicação do Benfica. Tiremos RGS ao Benfica e fica o quê? Recitais debitados pelo Presidente em Casas do clube, a maior parte deles sem espontaneidade nem paixão, resultado óbvio de leituras de textos escritos por outros?!

Fica o quê?! João Gabriel que de vez em quando até atira umas larachas bem feitas, mas tiros de soldado raso que não criam mossa nem atingem ninguém?!

Pois a verdade é essa, a política de comunicação do Benfica foi (in)conscientemente entregue a RGS, cargo que tem exercido nos últimos anos em exclusivo para um canal de televisão (o que só por si já acho errado), e que aconteceu numa altura difícil para o clube e para LFV, em que talvez o presidente necessitasse de uma defesa mais acérrima da sua imagem do que aquela que precisa hoje.

Será que hoje, com um Benfica mais ganhador, LFV precisa da defesa pública da sua imagem como precisava há 4 ou 5 anos atrás?! Eu acho que não! Este LFV dos dias de hoje já se pode até dar ao luxo de disputar eleições no clube sem participar em nenhum debate público com outros candidatos! Mal ou bem a máquina foi montada, e LFV será presidente do Benfica enquanto quiser.

Estranho eu pois, numa altura destas da vida do clube, que se vislumbre (e isto sou eu a especular) algum possível afastamento do Benfica em relação a RGS? Claro que não! Se há alguém no universo Benfiquista que se possa vislumbrar num futuro próximo, como alternativa séria à presidência do clube é na verdade... Rui Gomes da Silva.

Ele já é hoje, de forma pública e todas as semanas, uma espécie de “guia espiritual da consciência Benfiquista”, alguém de quem mesmo aqueles que não apreciam o estilo, não deixam de concordar com a grande maioria das suas posições estratégicas em relação aos diferentes dossiers do futebol português, e que por isso nunca vai deixar de ser uma espécie de “polícia” das políticas da Direção.

E se a LFV talvez não seja muito difícil vencer eleições no clube sem debates públicos, talvez encontre um obstáculo bem mais difícil de ultrapassar ter na TV todas as semanas uma espécie de “objetor de consciência”, que nunca se coíbe de marcar a sua posição mesmo quando essa posição não existe dentro do clube que faz parte.

Em resumo, nada do que aqui escrevi seria errado, se RGS não fosse ao mesmo tempo Vice-Presidente do clube e comentador televisivo. Nada disto seria errado se as posições de RGS o vinculassem só a ele, se não se confundissem com as posições do clube, e que não colocassem muitas vezes LFV em posições difíceis como aconteceu por exemplo com as declarações sobre o Benfica vs Braga.

E alguns Benfiquistas surpreendem-se hoje com o afastamento que notam de RGS das comitivas oficiais do Benfica?! Mas a ser verdade, esperavam o quê companheiros?! Que RGS dissesse todas as coisas que lhe apetece  sobre Joaquim Oliveira, do António Salvador, do Bruno de Carvalho ou do Rui Patrício, e depois fosse convidado para fazer parte de comitivas que são recebidas nas casas dessas mesmas pessoas num contexto institucional, para trocar sorrisos e comer croquetes?!

Obviamente que não, e óbvio também que mais tarde ou mais cedo RGS vai começar a ser um empecilho para a própria Direção do clube.

A ironia disto tudo seria ter visto RGS ser durante anos o fiel escudeiro de LFV, cuidando mesmo da sua imagem pública, e poder vê-lo ser um dia apontado pelas pessoas que sempre protegeu como elemento destabilizador e problemático, sendo afastado de forma pouco digna e assassinado publicamente até aos olhos dos próprios adeptos.

Podia dizer aqui que o que eu estranho é que RGS não tenha percebido isto mais cedo, que mais ano menos ano a corda vai partir e ele vai ser o elo mais fraco. Podia dizer mas não digo, porque acho que na verdade RGS sempre o soube e foi assim que quis que acontecesse.

RGS sabe muito bem que ser vice-presidente do Benfica pode ser um cargo bonito no papel, mas que na verdade conta pouco e pouco passa de figura decorativa no Universo Benfica. A possibilidade de estar na TV todas as semanas com audiências monstruosas, essa sim é na verdade a grande arma que RGS tem do seu lado, a possibilidade de todas as semanas poder vincar as suas ideias e afastar-se até de determinados caminhos pelos quais a Direção possa seguir.

Abdicar disso seria de facto, dar um tiro nas suas ambições, que serão, como acredito, chegar um dia a Presidente do Sport Lisboa e Benfica... Quem vê a voracidade com que RGS se apresenta todas as semanas no “Dia Seguinte”, todas as guerras que cria e os inimigos que arrasta consigo, não pode acreditar que tudo isto seja em vão e que não esconda uma muito maior ambição do que sentar-se numa cadeira em frente à câmera a sugerir caminhos estratégicos para o clube sem ser o mentor desses mesmos caminhos.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Sim, mas há outros como enunciei há dias...
    Jorge Mendes tem esse sonho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. imensa desculpa VENTO LUSITANO mas nunca em dias da vida acredito que o Jorge Mendes tenha o sonho de ser presidente do Benfica.

      Eliminar
    2. Olha quem é(são) ele(s)!! Mas alguém te dá algum crédito oh bruxinha? A responder a ti próprio? Demente...

      Eliminar
  2. Era só o que nos faltava!!!!

    ResponderEliminar
  3. Há muito tempo que tem o meu voto. Sem retirar os méritos ao LFV...gosto do género combativo do RGS. Não me parece que lhe comam papa na cabeça com facilidade.

    ResponderEliminar
  4. É sem dúvida o melhor comentador, mas é em todos os sentidos um político. A cultura e bagagem que tem são perigosas para um presidente do Benfica. Não confiem um grande cargo a alguém que cita Cícero em latim (como já o vi fazer na sic)...

    ResponderEliminar
  5. Ainda só li o prefácio. Sucesso na venda do novo livro :))

    ResponderEliminar
  6. Os seres humanos que confio para presidente do Benfica são por esta ordem... Rui Costa e Humberto Coelho, qualquer um deles dá mil a zero ao actual presidente.

    ResponderEliminar
  7. A verdade é que o próprio RGS já admitiu que nalgumas situações é muito mais cómodo ser adepto do que dirigente, e ele sabe bem que se um dia viesse a ser presidente do Benfica não poderia(deveria?) continuar a fazer as declarações que faz nem no tom que as faz. Também por não ser presidente é que ele se consegue expressar como o faz, e bem diga-se de passagem. Agora o benfiquismo puro e sem condições ninguém lhe tira, e se algum dia se candidatar será muito difícil não o levar a sério, mesmo sabendo que o tom teria de mudar. Grande benfiquista sem dúvia.

    ResponderEliminar
  8. Aqui esta o bom exemplo da opiniao do adepto, RGS pra presidente............

    La pq é um bom palpiteiro com ideias q vao de encontro da plebe tem condiçoes pra gerir um clube da dimensao do Benfica ?

    Sera q é um bom sinal ele ter opinioes q satisfazem as massas ?

    Um presidente nao se quer mais frio e calculista ?????

    Pelo q vejo aqui pelo topico e por alguns comments, o q interessa é cair no goto e nao mostrar trabalho.........o q fez Rui Costa a nao ser jogar com enorme qualidade q lhe confere qualidades de gestor ? Humberto Coelho ? A serio ?

    Realmente vc's nao merecem os titulos q temos ganhos nos ultimos anos..........

    Completando o raciocinio de outro "postador" daqui da praça, aparecer de meias no hotel é q ta mal, os titulos sao apenas adorno.

    Viva os bitaiteiros da TV !!!!! Santana Lopes pra presidente da republica !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Costa pode chegar a primeiro-ministro; se o 44 chegou a primeiro-ministro; Por que motivo Santana Lopes não pode chegar a Presidente da República?

      Eliminar
    2. Se o José Sócrates foi primeiro ministro, se José Seguro foi líder do PS, se Passos Coelho é primeiro, se Cavaco presidente se o Camarada Jerónimo é responsável do PC porque não podem Humberto e Costa serem presidentes?
      Explica-me lá ó Moina para eu perceber porque razão Humberto ou Rui Costa não têm capacidade para presidentes?

      Eliminar
    3. Ó moleculas,

      "o q fez Rui Costa a nao ser jogar com enorme qualidade q lhe confere qualidades de gestor ?"

      Eu escevi acima o porquê.........

      Ser bom futebolista chega pra se gerir um clube ?

      Olho pra ENORME MAIORIA de presidentes de clube da actualidade e nao vejo la ex jogadores..........directores do Dpt de futebol acho q sim, ja presidir ao clube acho dificil........

      Mas pelos vistos a opiniao deve ser pelo "sentir da camisola"........eu q sempre pensei q deveria ser pela competencia........

      Eliminar
    4. Ó amigo Moina tem toda a razão neste mundo os gestores com doutoramentos e mestrados estão a gerir tudo de forma genial... !para se gerir basta ter coração e bom senso!

      Eliminar
    5. Excelente comentário Zé Moina. Mesmo que se diga que as recentes reportagens da SIC foram uma promoção de LFV (logo num canal onde o Benfica é mais atacado e em que foi o lagarto Nuno Luz que fez a reportagem) parece que as pessoas não aprenderam nada com o que viram e continuam a achar que qualquer um pode ser Presidente do SLB. Eu gostava muito do Humberto Coelho como jogador, mas a prestação dele na FPF tem sido péssima! Só entenderei as críticas à atual direção quando e se estivermos à beira do abismo, como os nossos diretos rivais. O que me leva à questão tanto ridícula como risível de que Vieira está a destruir o Benfica. Anda há 14 anos a destruir o SLB e acabámos de ter a melhor época em toda a história do Clube. Enfim...

      Eliminar
    6. Ó moleculas, ha bons e maus profissionais em todas as areas, mas se olharmos so pros bons, nao me parece q os melhores gestores sejam ex jogadores de futebol...........

      Pra se gerir é preciso perceber da poda, e ter coraçao e bom senso nao é uma vantagem, muito pelo contrario.

      Eliminar
  9. RGS mostra muitas vezes que é contra algumas decisões internas o que é de louvar saber que nem toda a gente dentro do clube pensa como LFV e que não concorda que continuem a existir obra de betão por fazer. Alguém afirmou que já estava tudo mas não, ainda falta a casa do jogador ou lá como se chama e no próximo ano surge mais alguma coisa, LFV é que nunca pode ficar sem obras.
    Mais uma vez quanto ao RGS, ultimamente tem dado muitos tiros nos pés. Foi gozar com a possível ida de JJ para o Sportem, agora foi que Jackson ia por muito menos que 35M e que assim não fosse que lhe podiam chamar uma coisas qualquer que já nem me lembro. Enfim, nesta questão dos contratos e negócios está visto que não se devia meter a rir.
    No entanto parece me uma pessoa com um excelente perfil para ser o próximo presidente do Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  10. REDMOON; O teu pensamento sobre RGS/VICE/COMENTADOR etc, está muito bem esgalhado.
    RGS é quem melhor defende o nosso Glorioso não só na TV, como nas restantes mérdias, ou mídias como alguns lhe chamam.

    Mas deixa-me dizer-te uma coisa.
    Jamais RGS entrará em confronto para a Presidência contra LFV.
    Ora, como LFV só deve sair de Presidente lá para os 80 e tais anos, será difícil, pelo menos para mim, ver o RGS Presidente do nosso Amado Clube.

    Portanto, deixa lá estar o homem a defender-nos no Dia Seguinte. Já todos sabemos que ele só lá está como adepto.

    ResponderEliminar
  11. RGS por não ser presidente pode ter e expressar opiniões que quando for não poderá... Tal como o actual não pode.

    ResponderEliminar
  12. Rui Gomes da Silva pode ter condições para tudo menos para ser presidente do clube, RGS não é mais do que um incendiário, e nos últimos tempos só engole não sapos mas elefantes, a coluna vertebral dele é de uma flexibilidade notavel, não gosto de LFV e não é 2 anos que apagam 12 anos, mas o que menos RGS faz é defender o Benfica, não se defende o clube por berrar muito e provocar muito os outros, os anos deram-me razão numa coisa, o que o pessoal gosta é do modus operandi do Porto, pois muito do que criticaram durante anos, parece que se passaram a rever nisso

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Amigo Redmoon,

    Tomei a liberdade de destacar este post em:
    http://tudoportibenfica.blogspot.pt/2015/07/3-ao-poste-22.html

    Saudações Benfiquistas
    Fred
    Tudo Por ti Benfica!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking