O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Os pecados de Jesus - Joaquim Queirós

. 38 comentários

"Os nossos olhos e os de toda a gente que segue o Europeu de Futebol dos sub-21 ficam pregados numa figura: o português Bernardo Silva.

Enche os relvados que pisa com a sua arte, a sua classe ainda de um menino, mas um menino virtuoso. Está ali um nome grande que, certamente, não parará por muito tempo no Principado do Mónaco e onde já é quase tão idolatrado como o... Príncipe Alberto.

Ora este “menino d’ouro” andou pelos terrenos do Seixal, à espera que os olhos que mandam se voltassem para ele. Pediu muitas vezes a Deus que Jesus se lembrasse dele…

Mas o treinador não ía lá muito com a sua habilidade de “comer a bola”, das suas estonteantes diagonais e até dos seus golos. Era um garoto. Teria de crescer e aparecer.

O técnico que comandava a matéria humana de muitos quilates da moeda europeia ou do leque de notas do Tio Sam. Havia tempo para esperar e isto de tratar de meninos que ainda usam fraldas, não dá assim muito jeito. É mais prático colocar em campo alguns que não sabiam sequer em que ponto cardeal fica Lisboa e retirar deles o que já outros trabalharam. 

O miúdo que continuava sentado no banco à espera da sua hora ou de alguém que se lembrasse de o vir buscar e a seus alguns colegas.

E foi o que fez Leonardo Jardim.
Quando treinou o Sporting conseguia dar uma espreitadela para o outro lado da rua ou ter alguém a espreitar lá pela Outra Banda. E não hesitou, quando lá de longe, do enclave dos casinos, tentou a sorte de comprar o menino e por milhões, milhões que o Benfica aproveitou de imediato.

E Jesus ficou impávido e sereno a inventar a colocação de Pizzi, Samaris ou Fejsa, enquanto o nosso Bernardo dava lustro às chuteiras e começava a distribuir brilho por onde passava. Não tardaria saltar aos olhos do selecionador nacional e logo para a equipa A, brilhando, agora, entre os sub-21 com grande fulgor.

E, assim, surgiu um dos pecados de Jesus. Aliás pecados que são praticados por esse Portugal fora, por muito Judas do futebol português, preterindo jovens com real valor, a necessitar do trabalho dos técnicos, mas que são trocados por uma maioria de pernas de pau e que só conseguem balbuciar um “bom dia”, depois de falharem dois ou três golos. 

Deus, certamente, não perdoará este pecado a Jesus.
O chamado Messizinho do Seixal, que em 10 de agosto fará 21 anos, será uma das muitas pedras no sapato de um treinador que não gostava muito dos jovens, sobretudo os portugueses.

Razão tem Luís Filipe Vieira para ter fé na Academia do Seixal e não se deixar levar por ladaínhas pouco católicas, sobretudo agora que já não pode falar com o Espírito Santo.

Joaquim Queirós, jornalista, foi diretor de O Comércio do Porto e da Gazeta dos Desportos." - A Bola.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. Respostas
    1. Benfiquista que se preze não se lamenta.
      Rumo ao trigésimo quinto.

      Eliminar
    2. Não me estou a lamentar! Estou apenas espantado com a importância excessiva que se dá a um treinador que já não é nosso e a um jogador que também já não é nosso. Não se falou já bastante dobre este assunto?!

      Eliminar
  2. Mais um post sobre o Bernardo Silva? não conseguem mesmo desligar

    Já agora que culpa mesmo teve o Jesus em o Bernardo ter sido VENDIDO?

    Vamos aos factos

    - Verão 2014 Jesus diz ao Bernardo que jogará pouco, pois tem jogadores como Gaitan e Salvio a sua frente
    - Bernardo perante esta informação vai procurar outra equipa
    - Bernardo é EMPRESTADO ao Mónaco por 1 ano, precisamente 1 ano é o que faltava para o contrato de Jesus terminar

    Ora a partir daqui o Benfica só vende o Bernardo por culpa de quem? do Vieira obvio, pois se o jogador estava emprestado, quando o Monaco partiu para a compra em Janeiro (faltavam 6 meses para o contrato de Jesus terminar) o Benfica tinha dito que não vendia ate porque nao era garantido que Jesus continuasse como treinador, logo que culpa teve o Jesus na VENDA??

    Não teve nenhuma, a culpa foi do Vieira, já perceberam ou ainda nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é muita informação para a carola de alguns... Como o JJ mudou de ares agora é tudo culpa dele... Até a futura venda de Cavaleiro(lançado por JJ), de Cancelo, de Helder Costa e etc, será culpa de JJ. O JJ era quem dava as directizes à direcção do Benfica... "Vendam este", "vendam aquele"... Enfim...

      Eliminar
    2. Águia Preocupada1/7/15 21:14

      Só tenho uma observação a fazer ao teu comentário que de alguma forma subscrevo: Achas mesmo que o Bernardo foi emprestado? É que "Há por lá umas clausulas..."
      A verdade é que Vieira quis manter-se no clube a todo o custo. E JJ parece só saber funcionar com estrangeiros mesmo que duvidosos... Como Vieira precisava de ganhar e para isso JJ era fundamental, comprou carradas de contentores de rapazolas que davam uns pontapés na bola, fazendo a vontade ao catedrático! E assim se depauperaram as finanças do clube, se delapidou o património do clube manifestado em grandes jogadores da formação a troco de 3 campeonatos e alimentação do ego do catedrático!
      Bernardo nunca foi emprestado. A culpa é toda, TODA de Vieira!

      Eliminar
    3. Anónimo2/7/15 10:29

      Como é que é Águia Preocupada? O que dizes aconteceu foi no tempo do Damasio e do Vale e Azevedo e aí ainda por cima nada ganhamos.
      Felizmente e nestes últimos anos como está sobejamente comprovado a todos os níveis o Benfica não só cresceu e venceu muito mais em termos desportivos, como igualmente em estruturas. Claro que para tal acontecer houve a necessidade de investir e muito quando ao mesmo tempo se pagava a elevada factura deixada por outros que levou o Benfica á falência anunciada. Ou estás esquecido que no tempo do Vale e Azevedo na altura que ele comprava Iates e acabava com escalões de formação do clube e actualmente o Benfica tem uma das melhores estruturas e formações do mundo.

      Evidencias

      Eliminar
  3. continuam com a lavagem cerebral.

    Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro têm clausulas de opção de compra?
    - Há para lá umas clausulas"
    Luís Filipe Vieira à entrevista da Benfica Tv (14-08-2014). Terá sido o Jesus a colocá-las?

    E os próximos negócios bitola 15 milhões com os clubes Doyen? Também é culpa do Jesus?

    ResponderEliminar
  4. Mais um post do Jesus e do gajo q se recusou a marcar penalti ontem por ter feito coco na cueca...... ja chega de azia por o vieira ter vendido o mariquinhas contra vontade do jesus n?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens azia isso pode ser problema no fígado. Toma chá de boldo. Cura-te.
      E desilude-te, não te canses. Também eu jamais me calarei quanto a esta venda.

      Eliminar
  5. Agora um pecado de bdc:
    Imaginemos que (longe vá o agoiro) acontece uma improvável vitória do zbordin na supertaça. A manter-se a situação de Marco Silva, será dele o título, certo? Mesmo que jj vá pró banco como delegado ou massagista ou roupeiro, oficialmente o treinador principal,embora suspenso, é o Marco, certo? Valia apena pensar nisto....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso significaria que Marco Silva durante os próximos três anos não ganharia nada.

      Eliminar
  6. Continua a campanha , quem vendeu o Bernardo não foi o Jesus mas sim o Vieira que ofereceu o miudo ao Jorge Mendes.

    Bernardo não cabia no esquema de jogo , nem ia ter os minutos que pretendia e Jesus foi franco com ele sobre essa situação.

    Benfica foi bi-campeão sem Bernardo , e na frente jogava com Gaitan , Enzo , Rodrigo , Lima , Salvio. Bernardo não poderia ter os minutos que precisava para ser o jogador que é hoje.

    Mas o Benfica tem uma campanha para desvalorizar o papel de Jesus no Benfica , e de repente Jesus passou a ter má imprensa , tudo o que foi feito de bom foi a estrutura do Benfica. ~

    Quanto ao blogue que eu muito respeito , talvez os redatores tenham de refletir , porque Jesus já tinha avisado que não saia de Portugal com o pai nas condições de saúde que está , o LFV quer ver o seu nome aclamado e não o de Jesus , por isso tentou mete-lo nas arábias , teve a garantia que Lopetegui ficava , e achou que o Sporting não teria capacidade para lhe pagar , foi apanhado de calças na mão.

    Depois temos o caso Maxi , onde foi outra vez displicente e foi apanhado de calças na mão.

    Ontem foi o fim das nomeações e foi outra vez apanhado de calças na mão.

    Agora usa o jornal de serviço para passar uma mensagem anti depressiva aos benfiquistas , que teem uma super-estrutura , mas o que se vê é que são sempre apanhados de calças na mão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. infelizmente em parte concordo contigo, além disso não pode ser aleatória a data escolhida pela Sic para mostrar o documentario do Benfica. e nem venham chamar nem lagarto nem tripeiro nao percam tempo com isso, q nao preciso de dar provas a ninguém do meu benfiquismo... que benfiquistas de internet ha muitos, os que vão ao estádio e aos pavilhoes é que nem tanto!!! sobretudo a malta da capital!

      Eliminar
    2. Caro m1950

      Como sabes sou Benfiquista, mas subscrevo inteiramente o teu comentário..

      Eliminar
    3. Anónimo2/7/15 16:33

      Nova campanha: os que anteriormente eram detratores de Jesus, até há 5/6 semanas atrás, desde bronco a palerma, desde comissionista a ultrapassado, desde ser só para consumo interno, desde se ter "borrado" todo em alvalade, virou MAGO. O milagre da côr...
      A história do Bernardo tem muita culpa da Direção. Sim, claro. E do JJ também. Para o Midas qualquer miúdo que viesse da América do Sul era muito bom, mas os portugueses e formadas no Seixal não. Até parece que não conhecem a graçola de JJ a querer colocá-lo a lateral esquerdo.
      É também bom não esquecer que na altura embora não gostando muito, não foi assim tão mau negócio. 15 milhões, são sempre 15 milhões. E para o Bernardo "da altura" era "vendável". Não o venderia se fosse eu a decidir: Não. Mas foi o que foi. E também me parece que particularmente o pai se mete muito (como alías o do NO) e o ordenado era muito mais vantajoso.
      Gosto particularmente é do "novo" do Jesus ressuscitado. Num ápice passou a "franco", e não ter visto o talento de Bernardo (e de muitos outros) é porque não cabia "no modelo de jogo".
      Há uns tempos era teimoso, casmurro, pedante, entre outros mimos... agora é assertivo, coerente, e tem um modelo de jogo bem definido
      CAMPANHA é isto!
      JJ é bom treinador, sim, Com virtudes e defeitos como toda agente. Nem era tão mau, como os sportinguistas antes o faziam crer só porque representava o Glorioso, e agora alguns Benfiquistas, nem é o modelo de virtudes em tons esverdeados que agora o querem fazer parecer.
      No Bernardo também tem culpas sim. Já agora.
      Chama Imensa

      Eliminar
  7. patético & aziado. experimentem falar do vosso treinador, sim?

    Ou experimentem dissertar sobre como o vosso presidente emprestou o novo Messi com a promessa de o ter de volta ao fim de um ano, mas acabou vendido ao Mónaco...

    Foi Luís filipe Vieira quem vendeu e mentiu. Não foi o Jorge Jesus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é que nós só podemos falar do nosso treinador ? Vocês falam apenas do vosso ? Devo andar muito distraída porque não os oiço falar do vosso treinador. Aliás acho que falar de Marco Silva não é convosco. Ele é o vosso treinador, não é ? Porque não falam dele e apenas falam do nosso ex-treinador ?
      Patético é não pagar a quem se deve, aziado é contabilizar segundos e terceiros lugares como títulos conquistados.
      Triste vida a dos chorões!

      Eliminar
    2. Rute Rockabilly preocupa-te com o teu zporting que é um mar de problemas.

      Eliminar
    3. Anónimo2/7/15 16:38

      Rute: 34. Diga lá sem se engasgar...
      Quanto chegarem ao tempo dos títulos do euro passe por cá.
      PS: para quem tanto se ofende por falarem no seu treinador, parece muito preocupada com os outros, não?
      Não lhe vou chamar patética (se for o feminino realmente o seu género e não um mero nick), por educação e por ter como princípio não ofender os outros gratuitamente.
      Já aziada...
      Chama imensa

      Eliminar
  8. Por favor, já chega de falar em Jesus. O homem já foi a vida dele faz tempo. Já chega não??? Este tipo de comportamento não é Benfica. Chega

    Jaime

    ResponderEliminar
  9. E os pecados do Joaquim Queirós?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. neste texto pelo menos comete o pecado de ilibar o presidente na clausula de 15M

      Eliminar
  10. Eh pah. A sério que continuamos todos os dias a falar de quem não está?

    ResponderEliminar
  11. E o Maxi e os grandes nomes que iam chegar? Tic tac tic tac...estamos a 1 de julho...

    O que dizer da contratação do internacional francês pelo contumil?

    Um clube com a saúde financeira do nosso clube nem um de seis milhões consegue contratar?

    A saúde financeira é uma treta total como se ha de ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VENTO LUSITANO Quando é que pões na tua cabeça que grandes nomes não rumam ao futebol Português
      Achas que o Maxi é um grande nome?Mitrovic é um grande nome?Bryn Ruiz é um grande nome?Imbola é um grande nome?

      Eliminar
    2. Anónimo1/7/15 19:39

      Grande nome é o altaarab e o carcela, esses sim

      Eliminar
  12. Esqueçam o Bernardo e rumemos ao trigésimo quinto.

    ResponderEliminar
  13. Já viram a tripla?
    Belfodil,jj e possivelmente o Palmelão.
    O zportem a abandonar a nobreza?looooooooooool

    ResponderEliminar
  14. Quem será que não se lembra do Bruma, aquele fenómeno de jogador que muitos diziam que ia ser melhor que o Eusébio e bastas vezes demonstrou nas camadas jovens do Sporting e da Selecção Nacional que até poderia ser verdade. Sim aquele jogador que fez de Bruno Carvalho gato sapato até este aceitar que Bruma fosse vendido para um clube da Turquia por 8 milhões de euros quase metade dos 15.750 milhões que o Benfica recebeu pelo jovem Bernardo.
    Também é bom recordar que o Peixe foi considerado em certa altura o melhor jogador da sua geração, ou que o Gil era igualmente um dos melhores avançados do mundo da sua e hoje passadas umas décadas é bom recordar o que foram as suas carreiras.
    Destes excepcionais jogadores e campeões do mundo de sub-20: Bizarro, Brassard, Abel, Valido. P. Madeira, P. Sousa, R. Costa e Xavier por exemplo, quantos deles em seniores confirmaram que eram a elite do futebol mundial? Já para não falar de todos os outros que não eram dos quadros do Benfica na altura. Pois é Bernardo tem quase todas as condições para vir a ser uma certeza do futebol mundial (falta físico e resistência por ex) mas o Nelson Oliveira e o Roderick também as tinham, até mais pois o físico e a resistência sempre estiveram lá e hoje é o que se sabe e na altura até poderiam ter sido ambos vendidos por 10 milhões de euros que foram prontamente recusados pelo Benfica porque acreditou que estavam ali dois jogadores que a curto prazo iam valer no mínimo o dobro. Como é fácil falar e decidir, a quem nada pode decidir.

    ResponderEliminar
  15. Segundo a UEFA bom é o William... Que palhaçada ser nomeado o melhor do torneio.

    ResponderEliminar
  16. O jogo dele de apaixonante não tem nada mas é bom jogador.

    ResponderEliminar
  17. Já ha surpresa pra hoje em alvalix. Afinal é o ..........(suspense)......... OCTÁVIO MACHADO! (LOL)

    ResponderEliminar
  18. Mais lixo para Alvalixo looool

    ResponderEliminar
  19. Aparentemente Jesus quando serviu o Benfica servia também as suas necessidades e convicções, no Sporting Jesus servirá o Clube! Como Vitória servirá o Clube... veremos esta realidade nova, será surpreendente para muitos, mas este ano quer o Benfica quer o Sporting jogarão 4 vezes mais... :)

    ResponderEliminar
  20. Acho piada ao facto de os meus comentários não serem publicados, mas os de infiltrados corruptos continuam aí escarrapachados. Enfim...

    ResponderEliminar
  21. Alguém me pode esclarecer porque é que o jj pediu obras em Alcochete e em Alvalixo?
    Mas a academia deles é assim tão má?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho1/7/15 23:19

      Demonstraçãp de poder e teste para ver até que ponto lhe dizem amén! JJ,agora não é um mero treinador.Agora é um dirigente!

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking