O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Jorge Jesus está a milhas do Ferguson de 1986.

. 24 comentários


A choradeira em torno da possível saída de Jorge Jesus começa a chegar a pontos inimagináveis. Em especial por quem só analisa a parte dos 6 anos de JJ no Benfica que lhes convém.

O companheiro Redmoon teve a gentileza de me citar(mais ou menos) no que diz respeito à minha opinião sobre o ainda treinador do nosso clube. (Grande abraço, seu “bife” !! loool)
Começando na comparação com Alex Ferguson, a teoria de que Jorge Jesus é equivalente à lenda escocesa é ridícula.

Alex Ferguson vai para o Manchester com vários títulos de campeão escocês e outros troféus domésticos pelo Aberdeen, intrometendo-se no domínio do Rangers e do Celtic.
Também já vinha com 2 títulos europeus no currículo: Taça das Taças em 1983 onde vence na final o Real Madrid de Stielike, Juanito, Santillana, Camacho ou Gallego e a Supertaça Europeia da temporada respectiva.

O que é isso comparado com treinar os “cascalheiras” do campeonato português? Deve ser pouco,  pelo visto.

Jorge Jesus, com o seu vencimento+prémios é neste momento muito caro. É uma realidade. Só no que perdemos em receitas adicionais pelas saídas precoces da Champions chegava para lhe pagar vários contratos de 6 anos.

A tal ideia de jogo que é tão vincada por Jorge Jesus não passa de um esquema que funciona bem com clubes fracos, mais ou menos com clubes menos fracos e é claramente um fracasso com clubes com outro nível. Não são os jogadores, mas sim o treinador a grande falha na Europa.

Além disso, a gestão que Jorge Jesus faz do plantel e dos jogadores jovens disponíveis é demasiado dispensiosa. Quantos milhões não foram deitados à rua com jogadores a quem foram negadas oportunidades e que acabaram por sair a custo zero? Quem lhes pagou o salário durante esse tempo? Foi o Jorge Jesus dos seus 4M? Não me parece.

Como já se analisou neste espaço, se aos valores(anunciados) das vendas dos últimos anos deduzirmos os valores das aquisições, os montantes entregues a terceiro que detinham parte dos passes, bem como os custos só com Jorge Jesus(quase 30M) e com os salários do plantel já esse valor não seria suficiente.

Também não se pode deixar de parte todos os encargos com o serviço de dívida bem como os custos adicionais com toda a estrutura do clube.

Falam em lucros? Milhões? Só mesmo quem vive iludido por engenharias financeiras ou acredita em “milhões” sem fim é que pode ignorar o tempo dificílimo que os clubes portugueses vivem.

Será difícil de entender se Luis Filipe Vieira renovar o contrato com Jorge Jesus por valores iguais ou superiores aos actuais. No máximo, salário em 3M e prémios dependentes da performance na Europa e no Campeonato. E obrigatoriedade de integrar jovens da formação, num modelo em que Rui Costa e outro a indicar, juntamente com o treinador, possam decidir no princípio da temporada esses jogadores que ficarão a tempo inteiro no plantel principal.

Tudo o que fuja disto será entrar num caminho de contradição, pois um treinador que ainda andaria a penar por clubes de segunda se não fosse o Benfica não pode achar que é indispensável. Não tem resultados para isso.

Ao contrário do que tem sido comentado por aqui, não acredito que seja um processo fechado. Acho que a continuidade de Jorge Jesus está em aberto.

Se for para ganhar o mesmo e fazer o mesmo tipo de gestão, que vá embora.
Se for para se adaptar ao que o Benfica precisa e pode dar, então que continue.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Anónimo1/6/15 19:08

    O mestre JJ é só o treinador do benfica com mais titulos de sempre num clube com mais de 100 anos. Não há comparação!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/6/15 19:12

    E tu estás a milhas de seres um verdadeiro benfiquista.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/6/15 19:15

    E tu estás a milhas de seres um verdadeiro benfiquista , tu és mais um aziado que não dá uma para caixa., vai-te tratar.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/6/15 19:18

    "Se for para ganhar o mesmo e fazer o mesmo tipo de gestão, que vá embora"

    Se ele ganhar 3 títulos por ano, campeonato incluindo, é natural que os dragartos queiram que ele se vá embora.... penars.

    ResponderEliminar
  5. Respeitando o teu raciocínio, eu não pretendi comparar Jorge Jesus a Ferguson.

    A comparação serviu para vincar a ideia de que é irrelevante se em determinada altura os resultados não foram os melhores, se no final se enveredou por um caminho que nos últimos dois anos (e também em grande parte dos 4 anteriores) foi de inegável sucesso.

    Às vezes é preciso construir as bases para o futuro passando por um período negro (mas que pode também ser de aprendizagem)

    Ferguson passou por esse período, Jorge Jesus também, e seria simplesmente estúpido que numa altura em que os resultados desportivos se solidificam, se deitasse tudo abaixo para voltar a construir de novo, sem saber bem os resultados finais dessa nova construção.

    E quanto ao resto, comparações há muitas e coisas que não podem ser comparadas também. Ferguson teve os jogadores que quis durante o tempo que quis. Já com JJ, sabemos bem que ano após ano, perde aquilo que de melhor tem e tem de voltar a construir...

    Por isso, apesar de JJ estar no Benfica há 6 anos, projectos de continuidade são no manchester, não são no Benfica!

    E é isso que há muita gente que não entende... Que todos os anos JJ inventa pelo menos 1/2 jogadores, enquanto outros de renome mundial têm anos em que não inventam nenhum, valendo-se sim daqueles bons que lá ficam carreiras inteiras e que nunca há o risco de perder.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Geraldo2/6/15 01:59

      Além de que o Fergunson, a maior parte da sua carreira foi passado no Manchester United, tirando os proveitos que é orientar uma grande equipa... Ganhar LC com craques, é fácil, mas nem todos o conseguem. Difícil é tentar ganhar a mesma competição com jogadores dos distritais... E já agora, o Shadows é treinador para falar em modelos de jogo?

      Eliminar
  6. Comecem a fazer um post a sério sobre Rui Vitória - o senhor que se segue.

    Aproveitem e comecem a opinar sobre a inclusão de Nani e a viragem para contratações no mercado português.

    Concordam com a chegada de Tiago?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente....estás a leste....
      JJ cedeu...e já renovou...!
      Scp há muito foi descartado. ..
      Crentes

      Eliminar
    2. Estás tremendamente enganado, ó Malheiro.

      Eliminar
  7. Se for para escreveres o mesmo neste blog, "que vá embora"!

    ResponderEliminar
  8. Epa vocês ou são atrasados mentais ou acham que todos somos estúpidos?
    Fazem 5 posts por dia a falar da saída do JJ... e depois falam em choradeira??? Vá lá... controlem se!
    Obrigado por não deixares passar o comentário que fiz ontem ao post em que pedias apoio ao teu Sporting.
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. So se da valor aos maiores artistas quando partiram. Eu estou a gozar agora.

    ResponderEliminar
  10. Olha, e assim de avanço, porque é que não metes a viola no saco? Sinceramente, quanto mais te leio mais acho que não vês um único jogo de futebol - apenas estás sempre em cima do zerozero. Tudo, para ti, se resume à estatística. Pois olha, na minha opinião (vale tanto como a tua) o Ferguson não sabia sequer o que é um triângulo. Uma equipa sempre em três linhas, com poucos movimentos interiores e sempre a mil à hora. Não é o meu futebol preferido. Sorry. Acho piada a estas comparações: o United, para além de ter uma formação interessante, conseguiu sempre segurar os principais jogadores e ainda investir camiões de dinheiro nos melhores do mundo. A sério que querem mesmo comparar o United com o Benfica? (E mesmo assim, de vez em quando, ganhamos-lhes!!)

    O Jesus é um excelente treinador, mesmo que termine todos os anos no último lugar do campeonato. O mesmo vale para o V. Pereira, por exemplo. Sabes porquê? Porque as equipas deles, independentemente do valor individual (vale recordar que os treinadores não jogam), demonstram cabalmente organização, domínio dos fundamentos básicos do jogo e processos muito evoluídos. Ao nível do melhor que se faz no mundo. Os resultados são sempre consequência disto - e mesmo assim só pode ganhar um.

    Estes dois são, na minha opinião, melhores treinadores do que o Mourinho de hoje em dia - mas, claro, tu vais dizer que ele ganhou isto, aquilo e mais o diabo-a-quatro. Pois, com a equipa que ele tem (em termos de qualidade individual) até eu me arriscava a ser campeão. Mesmo sem saber ler, nem escrever.

    Sabes o que o Jesus trouxe ao Benfica e tu já não sabias o que isso era: trouxe a obrigatoriedade, para os adversários, de estarem sempre ao melhor nível. Caso contrário, levam. O V. Pereira foi campeão dois anos seguidos e para consegui-lo teve de fazer duas épocas com apenas uma derrota no campeonato e com um plantel, em termos globais, melhor do que o do Benfica. Achas coisa pouca? E mesmo assim, sabemos o que aconteceu para ter sido esse o desfecho.

    Portanto, o Benfica não acaba mas qualquer pessoa com dois dedos de testa e o mínimo conhecimento sobre futebol sabe que o Jesus é topo-topo. Gostava de recordar que a mesma Juventus (a única diferença é o Morata), que vai enfrentar o Barcelona no próximo sábado, para a final da Champions, foi eliminada há um ano pelo Benfica. E no jogo da segunda-mão foi simplesmente incrível o que a equipa do Benfica fez tacticamente, contra um adversário muito mais forte (mas muito mais!) em termos individuais. Os homens passaram uma hora e meia fora-de-jogo. LOL

    E o Conte, por exemplo, é que é bom?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/6/15 19:45

    "Alex Ferguson vai para o Manchester com vários títulos de campeão escocês e outros troféus domésticos pelo Aberdeen, intrometendo-se no domínio do Rangers e do Celtic.
    Também já vinha com 2 títulos europeus no currículo: Taça das Taças em 1983 onde vence na final o Real Madrid de Stielike, Juanito, Santillana, Camacho ou Gallego e a Supertaça Europeia da temporada respectiva"

    Verdade, curiosamente o Aberdeen de Ferguson foi eliminado nas Meias Finais da T Taças pelo FC Porto em 1984, ano seguinte a ter ganho uma Final ao Real. FC Porto que disputou a sua 1ª Final Europeia (das 5 Finais a unica perdida), contra a Juventus de Trapa, Platini, Rossi, Boniek e Companhia!

    Afinal recordar é viver, foi a 2ª temporada desportiva do legado de Pinto da Costa, uma lenda viva, e sucessor de uma outra lenda, um tal Santiago Bernabeu!


    Manuel Carroilas!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo1/6/15 20:02

    Faz posts a apoiar o Sporting de Lisboa que é o que sabes.
    Nuno

    ResponderEliminar
  13. Anónimo1/6/15 20:07

    pois está. milhas acima. aliás - anos-luz acima.

    cura-te.

    ResponderEliminar
  14. Mais outro post prenhe de desonestidade intelectual. Então a crítica às contratações de camiões de jogadores, essa é brilhante. Isso não acontecia antes de JJ? Então quem deve ser criticado?

    O passado anterior ao Benfica não interessa para nada. O que importa é que, destes 6 anos, só num o Benfica ficou completamente de fora do campeonato (2010/2011), depois de um começo desastroso. Jesus transformou o Benfica num eterno competidor. E, já que falas tanto em Europa, o ranking actual também é "dele".

    Sim a Champions podia ser melhor. E depois? Tudo tem um tempo. A estabilidade tem sido a nossa vantagem. Gastam-se milhões em jogadores da treta e querem poupar 1 milhão no treinador, para depois perder no resto.

    Sim, JJ pode ser o Ferguson do Benfica. Um treinador com estabilidade, para levar a cabo um trabalho de longo prazo, com jogadores que reconhecem o contributo que JJ lhes dá. Os poucos que não o fazem são tipos como tu. Tipos que num blog do Benfica, expressam satisfação pela vitória dos lagartos na Taça. Esse é o calibre do teu Benfiquismo.

    Tem vergonha, pá. A cada post só te enterras mais.

    ResponderEliminar
  15. O JJ não tem resultados que o justifiquem. Tirando um bicampeonato ao fim de 31 anos. E uma taça europeia ao fim de 27. E duas taças europeias seguidas ao fim de 50.
    A ideia de jogo do JJ não funciona com equipas boas, pá. Nas últimas 6 épocas, houve 3 em que o campeonato português não teve equipas boas. E a Juventus do ano passado era uma merda. A deste ano é que é boa. ´
    Continua que vais bem, Shadows. Quem aprecia falácias, gosta de ler.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo1/6/15 21:08

    Para quem quer diminuir os feitos do benfica a importância da taça da liga fica aqui um número:

    Segundo os dados da GFK/CAEM na sexta-feira, às 19.45 horas, 1,890,500 espectadores assistiram na TVI ao triunfo do benfica na taça da liga. A final da taça de Portugal no domingo às 17.15 horas, foi visto na RTP 1 por 1,634,000 espectadores.

    Eu sei que vão dizer que há mais benfiquistas, e eramos nós que estávamos a ver o jogo, é verdade e também é verdade que nós também somos gente... Nós contamos!

    Não quero dizer que a taça da liga é mais importante do que a taça de Portugal só quero dizer que a taça da liga conta para muita gente!

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  17. jorgen801/6/15 22:01

    Não sou desse tempo, mas o que era Man Utd antes da entrada do Ferguson? Um actual Tottenham? O que fez o escocês é incomparável, e é um insulto esta ligação ao Jesus. É um monstro do futebol mundial, alguém que numa das ligas mais fortes do mundo, foi capaz, aí sim, de mudar por completo o paradigma do Man Utd, nacionalmente e internacionalmente. E não sendo um dado extremamente importante, foi dos poucos treinadores capaz de ombrear e fazer frente Às equipas do José Mourinho.

    Jesus é muito bom, mas estão-se a deixar influenciar pelo título de campeão nacional acabadinho de conquistar, esquecendo tudo o que de errado já fez- Fosse extremamente competente, hoje em vez de 3, teria 5 títulos de campeão nacional.

    Esta história do se fica ou não fica, nem me aquece nem arrefece. Apenas desejo que seja resolvida o mais cedo possível para ficar com uma ideia do esquema tático e que jogadores ficarão no plantel.
    Eu já o disse várias vezes, Marco Silva seria de sonho. Vamos lá ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/6/15 22:22

      Concordo a 100%

      Jose Inacio

      Eliminar
    2. Paulo Geraldo2/6/15 02:05

      Jorgen80, o Maicon manda cumprimentos.

      Eliminar
  18. "Se for para ganhar o mesmo e fazer o mesmo tipo de gestão, que vá embora."

    LOL


    PS falam que o Jesus pode vir a ser o Ferguson do Benfica... claro que ainda não o é... faltam muitos anos para isso... e quem falou nisso foi a comunicação social...

    ResponderEliminar
  19. Paulo Geraldo2/6/15 01:52

    O JJ para ti deve ser burro, só deve conseguir ganhar a equipas fracas, o Ferguson, era o melhor do mundo, mas tu também não és muito inteligente... Escreves sempre sobre o mesmo, abordando o assunto sempre da mesma forma, com ideias que todos já sabemos quais são... Quem é inteligente, conhece vários temas, sabe falar sobre ele... Se o JJ sair, vai começar a falar sobre o Ferguson?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking