O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Jorge Jesus e o Benfica

. 22 comentários
"Caro Jorge,

(Ia chamar-te Jesus mas agora que pareces estar prestes a trocar as forças do bem pelas do mal estás a perder a tua divindade)

Entraste como um furacão. Na tua primeira conferência de imprensa com o símbolo sagrado ao peito prometeste que, contigo, o Benfica ia jogar “pelo menos o dobro”. Tinhas razão. Contigo, o Benfica não jogou apenas o dobro. Jogou o triplo, quem sabe o quádruplo.

Naquela época de 2009/2010 a onda vermelha varreu os campos do país como um rolo compressor.
O Cardozo parecia um velocista. O Di Maria finalmente explodiu. O Aimar, bom, era o Aimar. O Saviola voltou à vida. Havia ainda o Ramirez, o Luisão, o Maxi, o David Luiz, o Nuno Gomes e outros. Talvez um dos melhores planteis dos últimos anos. Mas não importa. Tu eras o capitão aos comandos do navio. Melhor: o comandante aos gritos no navio. Confesso que sempre me fez impressão a forma como falavas – ou melhor insultavas – com jogadores da craveira de Aimar e Saviola. Mas não importava. A equipa ganhava. Ganhou.

O teu segundo ano já foi diferente. Ainda antes de o campeonato começar, já mostravas o que podia acontecer: com uma proposta daquele clube cujo nome não deve ser mencionado, obrigaste o presidente do Benfica a aumentar-te o salário para os famosos quatro milhões.

Nos bastidores futebolísticos consta mesmo que falaste com Pinto da Costa, com o telefone em voz alta, à frente de Luís Filipe Vieira. O presidente do Benfica, com medo de repetir o erro de Manuel Vilarinho  com Mourinho, cedeu. Tornou-te o treinador mais bem pago da história do futebol  português. Mas tu não eras o mesmo.

Primeiro perdeste a equipa. Começaste a fazê-lo quando trataste de forma inacreditável o guarda-redes titular da equipa. Chama-se Quim, lembras-te? Dispensaste-o para contratar um que “desse pontos”. Chamava-se Roberto, lembras-te? Ora o Quim era um elemento querido no plantel. Respeitado. Alguém que nunca abriu a boca em protesto apesar de todos os insultos que foste fazendo ao seu profissionalismo.
Fizeste também umas maldades ao Nuno Gomes, outro de quem nunca ouviste uma crítica. Os jogadores percebem essas coisas. Tu gritavas, mas eles já não te ouviam. Nem respeitavam. Todos sabemos o que aconteceu nesse ano. Incluindo a eliminação humilhante da Taça de Portugal, em casa, que meteu uma festa do adversário às escuras.

No teu terceiro ano voltaste a falhar. Mas no quarto reinventaste-te. Prometeste uma época de sonho. Campeonato, Taça, Taça da Liga e Liga Europa – sim, porque a Liga dos Campeões nunca foi contigo. A equipa, renovada, jogava que se fartava outra vez.

Prometeste ganhar o campeonato – e ajoelhaste-te no Dragão. Prometeste a Liga Europa – e falhaste outra vez. Prometeste a Taça de Portugal – e foste empurrado pelo Cardozo. Nessa altura tiveste um grande mérito: resististe aos insultos, aos palavrões, aos empurrões para sair. Ficaste. Renovaste o contrato. Resististe. E mostraste a todos que és um belo treinador. No ano seguinte voltaste a todas as finais em que tinhas estado e só perdeste a Liga Europa – outra vez. Calaste tudo e todos. Com a mesma equipa.

Este ano temia-se o pior. Saíram muitos jogadores bons, entraram outros de qualidade duvidosa. Mas tu definiste um objectivo – a conquista do bicampeonato – e conseguiste-o. Tudo o resto ficou para segundo plano. Com uma competência interna que nunca tinhas mostrado. Pela primeira vez em seis anos, não perdeste um jogo com os principais rivais. Um mérito que ninguém te tira. Tal como os 10 títulos em seis anos.

Foram anos bons. Contigo aos gritos no comando, o Benfica voltou ao lugar que é seu por direito. Esse mérito ninguém te tira. Independentemente de, nestes seis anos, o Benfica ter tido os melhores jogadores das últimas duas décadas. Independentemente dos autocarros de atletas que chegaram da América do Sul e que tão depressa apareciam como desapareciam.

Independentemente de nunca teres apostado num único jogador da casa. E não, o André Gomes não é exemplo porque, contigo, raramente jogava. Independentemente dos gestos deselegantes que foste tendo e que não dignificam o clube: recordas-te dos cinco dedos apontados ao Manuel Machado? Recordas-te da cena insólita em Guimarães? Recordas-te dos três dedos ao treinador do Tottenham? Recordas-te de tentares aprender inglês porque querias ir para uma grande equipa europeia?

Todos os anos, no Verão, era a mesma coisa: sucediam-se as notícias de que ias para o Chelsea, Real Madrid ou Manchester City. Afinal, vais ali para o outro lado da Segunda Circular. Talvez vás ganhar mais dinheiro, talvez vás para o teu clube do coração. Mas o que te quero dizer é apenas isto. Afinal, vais para pior.

Saíste como entraste. Como um furacão. Agora, os sportinguistas que te insultavam vão idolatrar-te. Os benfiquistas que te idolatravam vão insultar-te. Os que gozavam com a tua forma pouco ortodoxa de lidar com o português vão defender-te. Os que te defendiam, vão gozar-te. Aqueles que toleravam a tua presença porque tinhas uma aura vitoriosa vão lavar a roupa suja em público. Os que diziam mal de ti sem tu saberes vão dar-te palmadinhas nas costas. É pouco racional, mas é a natureza humana quando aplicada ao futebol.

No fim da linha és só um treinador. Mais um dos muitos que passaram pelo clube. Sim, os últimos seis anos foram mais bons do que maus. Pelos vistos, acabaram. Mas só para ti. Perguntas-me se estou triste com a tua partida? Nem por isso.

Sabes, é que o Benfica é maior do que qualquer treinador. Tu terás o teu lugar na história, no museu do clube. Mas nunca terás uma estátua à porta do estádio. #rumoao35"
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Anónimo4/6/15 23:56

    O próximo treinador do Benfica para igualar o último ano tem que ganhar 3 títulos se quiser ser melhor tem que ganhar 4... boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O treinador que vier tem é que colocar o Benfica a jogar à bola, boa circulação, equilíbrio e espírito guerreiro / atacante...ter boas decisões, nas escolhas e dispensas, contratar só o estritamente necessário!,... relembremos que os outros também querem vencer... mas sendo como escrevi ganhar vai ser mais fácil! Temos que ter a noção que os outros adversário também têm o direito de querer vencer, senão não existem adversários... nós temos é que fazer a nossa parte!

      Eliminar
    2. Anónimo5/6/15 00:33

      Tem é que ganhar, ganhar, ganhar e ganhar..... se isso não acontecer lá terá os lenços e lençóis brancos à espera dele. Para veres a dificuldade esta epoca ias à frente no campeonato a ganhar 3-1 em casa e a equipa foi assobiada!
      Ė claro que para ganhar terá que fazer o que tu disseste e muito mais! Ganhar não é facil.

      Eliminar
  2. PERFEITAMENTE SHADOWS tudo correcto! análise lúcida!, ninguém deve nada a ninguém!,sem chonices ah e tal fomos enganados, kais enganados! SIGA!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/6/15 00:17

    Por momentos pensei q estivesses doente a reconhecer tanto valor ao ex treinador.............so no fim percebi q o texto nao era teu.......


    Bom texto sim senhor, parabens a quem o escreveu.

    Zé Moina.

    ResponderEliminar
  4. Anônimo, o próximo treinador tem é de mostrar qualidade de jogo, ter os jogadores de qualidade que JJ teve e o tempo que lhe foi dado para fazer merda e aprender

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/6/15 00:58

      Caro anónimo, tem é que ganhar ganhar ganhar e ganhar ainda mais a começar já na supertaça... se ganhar menos de 3 títulos já está a piorar. No benfica não há espaço para vitorias morais.

      Eliminar
    2. 3 só se for a Supertaça, a Taça de Portugal e o Campeonato. Porque a Taça da Liga este ano já tem dono. ;)

      Eliminar
  5. BENFIQUISTA A SERIO5/6/15 00:57

    um traidor é sempre um traidor. o catedratico é um traidor como foram o paulo sousa, o pacheco, o miguel, o manuel fernandes. todos estes traidores eu quero é ve-los longe do nosso glorioso clube porque pior que um inimigo é um falso amigo.
    o que o catedratico fez foi uma traição porque independentemente de o presidente não querer no benfica (o que não acredito pois quando perdeu e ajoelhou o presidente lfv apostou novamente nele e ainda lhe aumentou o ordenado), um gajo que vai directamente do benfica para o porto ou para o lagartedo é sempre um traidor pois mais que o respeito que ele deveria ter tido com o presidente lfv deveria ter conosco sócios e simpatizante do maior clube do mundo. o que esse catedrático fez foi faltar ao respeito a nós socios e simpatizantes do glorioo BENFICA.
    por tudo isto que venha o proximo treinador que este catedratico já é passado.
    sobre o maxi pereira- o que disse do catedratico aplica-se o mesmo ao maxi se ele fizer a mesma coisa, o que nada me espantaria dada a acções desse jogador no passado como por exemplo o lançamento lateral que dá o golo do rio ave, o posicionamento deste aquando do golo do minuto 92; do espaço dado no primeiro golo do porto no jogo do minuto 92 etc, etc. se repararem bem este maxi falhava claramente com erros grosseiros em momentos chave.

    para a proxima epoca fica aqui a minha sugestao:
    treinador principal: marco silva
    treinador adjunto: carlos mozer
    prep fisico: ia buscar um super profissional nem que fosse à america ao MBA onde jogam todos os dias e nunca estao cansadoS
    director e coordenador de toda a formação e equipa b e aconselhamento permanente e escolha dos Bs a integra a equipa A: rui vitoria
    tecnicos auxiliares: jovens formados academicamente em areas da educação fisica, estatistica, psicologia que teriam o papel de compilar dados e estatisticas para os treinadores.
    jogadores chave a contratar: - danilo pereira por troca directa com o derley e mais algum dinheiro ou emprestimo de alguns jogadores
    - mitrovic ou o avançado do valencia de naturalidade luso fances kevin guerreiro
    - mais um ou dois jogadores de classe a bom preço


    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/6/15 01:09

    JJ larga a pastilha elástica porque se não o teu novo patrão ainda te despede com justa causa.

    ResponderEliminar
  7. BENFIQUISTA A SERIO5/6/15 01:12

    um acrescimo ao meu ultimo comentario:

    se rui vitoria não quiser abraçar o tal cargo e coordenador geral do futebol, a minha sugestão seria uma equipa tecnica identica à que tinha o manchester quando tinha fergusson como manager e treinador principal e carlos queiros como treinador de campo e seria composta por um nome consagrado: sven goran ericksen ou hildefeld (treinador alemao da suiça) e marco silva como treinador de campo. marco silva ficaria como n.º 2 durante um ou dois anos e passaria a n.º 1 passados estes 1 ou dois anos.
    penso que com esta solução o marco ganharia e aprenderia a experiencia, a elegancia, a sabedoria destes destes grandes senhores do futebol mundial que só o iriam a ajudar a ser ainda melhor.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/6/15 01:29

    Tenho pena é que não tenham diminuido o salário para 1/4 do que ganhava, no ano em que foi comido á bruta pelo Vilas Boas.

    Hoje em dia, pelo tal mérito que tantos aqui defendem, estaríamos a discutir se o cientista deveria ganhar 2 ou 3 milhões…

    Quando se premeia o fracasso (o jorge teve 3 anos disso… REPITO!!!!!! O JESUS TEVE A MAMAR NO BEZERRO DURANTE 3 ANOS, REPLETOS DE FRACASSOS, E VIU O SEU SALÁRIO AUMENTADO E MANTIDO!!!!!

    Neste momento, perante o sucesso, deveria ter agradecido ao Benfica ter feito dele um treinador apetecido por essa… Arábia e Alvaláxia fora!!!!

    O Real Madrid, Barcelona e Manchester… esses não gostam de tanto talento!

    Jose Inacio

    ResponderEliminar
  9. Paulo Geraldo5/6/15 01:44

    Shadows, vai preparando os textos para engraxar o Rui derrota e deixa o Jesus da mão. É um homem que certos benfiquistas gostam. Bem falante, sem pulso... Já conseguiste o querias.

    ResponderEliminar
  10. Concordo 100% com seu texto. Eu fui dos poucos k nunca fui com jorge jesus. Daquelas coisas de empatia. Ou gosto ou odeio. No meu caso sempre odiei.

    ResponderEliminar
  11. Eu também tive quase a fazer uma vénia ao Shadows e a dizer "Porra, sim sanhoor! Quanta lucidez! Este Shadows afinal até me surpreende de vez em quando!"

    Mas só no fim, na ultima linha, percebi que o texto nao era dele!

    Nao se faz :)

    Mas se o Shadows publicou é porque se reve nele, logo ja se ganhou qualquer coisa :))))

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/6/15 09:19

    clap, clap, clap.

    Adamastásio

    ResponderEliminar
  13. Um dos teus melhores posts, Sombras. E não é piada por ter sido escrito por outra pessoa. Como escreveu o redmoon, para o publicares é porque te identificas minimamente com o conteúdo. Assino por baixo de cada linha que está escrita.

    ResponderEliminar
  14. BENFIQUISTA DE GAIA5/6/15 10:17

    BOM DIA..gosto do RUI VITORIA ...mas neste momento apostava em MARCO SILVA que e praticamente o que todos os BENFIQUISTAS querem...e nao se gasta nada.....temo muito sinseramente que o MARCO se nao for para o BENFICA ..vai para o porto....

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/6/15 10:34

    Ao jj, agora com letra pequena porque deixou de ser dos nossos, obrigado pelos titulos e pelo bonito futebol praticado nos ultimos anos. Desejo (e acredito) que a série de titulos do jj tenha terminado com a conquista da taça da liga... Não posso, nem estou agradecido por mais nada, porque fez aquilo para que foi pago e muito bem pago, além de que beneficiou de condições de trabalho ao nivel dos melhores clubes do mundo. Nunca escondi que gostava que ficasse, mas não a qualquer custo, da mesma forma que nunca escondi que como treinador e homem do futebol (não o homem em si, porque não conheço) tem tantos defeitos como virtudes. O erro foi ter sido presenteado com um salário de 4 milhões depois de ser campeão, e para mim esse seria o máximo a que poderia aspirar no Benfica. o Benfica ficou refém desse valor, mas não culpo o LFV por ter tentado negociar outro tipo de condições contratuais. Se até hoje sempre desejei o maior sucesso ao treinador jj, apesar de não gostar do homem do futebol jj, a partir de hoje, espero e desejo os maiores insucessos ao treinador jj e que o homem jj, aqui sim a nivel pessoal e familiar, tenha muita saúde para gozar os milhões que vai ganhar.

    VR

    ResponderEliminar
  16. Grande "like" no post
    Agora só espero pela máquina demolidora que será esta equipa nas mãos de Marco Silva e Rui Costa nos bastidores
    #RumoAo35

    ResponderEliminar
  17. Anónimo5/6/15 14:24

    Concordo inteiramente.

    Infelizmente, não gosto de ter razão se isso significar que o Maior fica beliscado.

    Fico com a convicção que o tipo da pastilha fez jogo duplo e se não tivesse as garantias bancárias, teria ficado no Maior, mesmo a ganhar menos, porque nenhum daqueles que ele dizia que eram os únicos que interessavam, lhe ia pegar.

    Foi revelador do seu carácter, havia um colega de profissão com um contrato, mas isso não importa. Por algum motivo poucos na profissão são seus amigos.

    O Maior deu-lhe mais, do que ele deu. Por isso, vamos olhar em frente e em grande RUMO AO 35.

    Se for possível que venha o Jurgen Klopp, se for português 1º Marco Silva, depois o Vitor Pereira. O Rui Vitória tem um discurso redondo que ninuém perecebe; o Paulo Bento não; Peseiro, mas consideram mesmo o Peseiro?!

    Sócio do SLB

    ResponderEliminar
  18. Vasco11115/6/15 14:42

    Vai ser muito difícil o Benfica ganhar a Taça da Liga.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking