O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


O Benfica deve vender em Janeiro?

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Avatar

Finanças: Empréstimo Obrigacionista aprovado (Explicação)

 ●  + 143 comentários  ● 
"Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD ‘encarnada’ comunica que foi “deliberado autorizar” a emissão de obrigações, a colocar em oferta pública de subscrição “com um prazo máximo de três anos, até ao montante global de €55.000.000,00 (cinquenta e cinco milhões de euros”. A taxa de juro será de 4,75%. " Fonte: Público
 
 
Análise por Benfica Eagle
 
Relatório e Contas 2014/2015 do 3º Trimestre da Benfica SAD:
Empréstimos obtidos - não corrente (Prazo de Pagamento de Médio-Prazo)

Empréstimos obtidos - corrente (Prazo de Pagamento de Curto-Prazo)
 
 
O Benfica irá emitir o empréstimo obrigacionista até 55M€, a uma taxa de juro de 4,75%, abaixo da média actual de 6,64%
 
Esta é uma operação normal de refinanciamento, já que os empréstimos obrigacionistas de Outubro de 2014 e Dezembro de 2014 (que representavam no total 85M€) foram temporariamente substituídos por Papel Comercial 2015 (30M€) e um empréstimo de curto-prazo do Novo Banco (62,5M€)
 
Neste momento não há nenhum risco quanto ao Novo Banco. Vítor Bento já saiu do Novo Banco a 13 de Setembro de 2014, e Stock da Cunha (Actual Presidente do Conselho de Administração) já não tem a mesma ideia de desinvestir no futebol que o seu antecessor defendia em alguns círculos, e que aliás eu chamei à atenção neste Blog na altura, e que o Expresso também noticiou.
 
Neste momento, como as taxas de juro estão em queda acentuada a Benfica SAD aguardou algum tempo para lançar este empréstimo obrigacionista já que por norma têm a duração de 3 anos, e este deverá prolongar-se até 2018. Para que a Benfica SAD pudesse aguardar algum tempo o Novo Banco até abriu uma nova linha de financiamento de curto prazo de 62,5M€.

Em 2016, quando o Empréstimo Obrigacionista 2016 terminar, é normal que o Benfica emita novo empréstimo obrigacionista, e nessa altura ficará com mais de 50% do seu financiamento a médio-prazo, e com taxas a rondar os 4% a 5% nos seguintes empréstimos: Project Finance do Estádio, Caixa Futebol Campus, Empréstimo Obrigacionista 2015-2018 e eventualmente o Empréstimo Obrigacionista 2016-2019.

 
Em 2016, espero que o "Benfica clube" realize um financiamento para pagar os 45M€ que deve à Benfica SAD, já que agora pode utilizar os 100% das quotizações dos sócios como garantia (já que a partir de agora essa receita passa a ficar apenas no Clube). É uma ideia que defendo já há algum tempo, e o Benfica Clube terá capacidade de em 5 anos pagar esse financiamento. Com esta medida o endividamento da SAD baixaria de forma considerável, já em 2016.
 
Além do mais, na época 2015-2016 com as vendas previstas de jogadores a Benfica SAD voltará a ter lucros consideráveis pelo 3º ano consecutivo. O período 2013-2016 poderá representar mais de 50M€ de lucros na Benfica SAD e mais de 20M€ de lucros no Benfica Clube, e dessa forma em Junho de 2016 é possível que a Benfica SAD tenha cerca de 150M€ de empréstimos a médio-prazo e menos de 100M€ de empréstimos a curto-prazo.
 
Através desta explicação é fácil constatar que é FALSO que o Benfica necessite urgentemente de 85M€ ou de 125M€, ou que esteja numa situação difícil em termos financeiros.  No final do mês irei começar a publicar as análises dos 3 Grandes, relativamente aos 9 primeiros meses dos exercício, além de projecções para todo o exercício de 2014-2015 que terminará no próximo dia 30 de Junho, e através dessas análises será ainda mais evidente que o Benfica neste momento apresenta de forma inequívoca a melhor situação financeira e económica dos 3 Grandes.


143 comentários via blogger

  1. E resumindo como se eu tivesse dez anos ? (Philadelphia) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))

      Daqui a 1 ano, se o Benfica quiser, a SAD pode ter empréstimos financeiros que equivalem praticamente à facturação de 1 ano e 3 meses de actividade. (250M€ vs 200M€ de facturação anual)

      É o mesmo que uma família dever ao Banco o equivalente a "1 ano e 3 meses de salários" relativamente à compra da Casa, do Carro e do Barco. ;))

      Eliminar
    2. Informativo, limpo e transparente, obrigado. :) Excelente noticia entre aspas.

      Eliminar
  2. E o EO de 80 milhões a 3 anos (Março de 2013) que vence em Março de 2016? Que começou por ser de 22,5 (2007) e depois de 40 milhões (2010)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como escrevi na análise, o empréstimo obrigacionista que termina em 2016 (e que neste momento ronda os 45M€) poderá ser substituído por novo empréstimo obrigacionista, com taxa de juro mais baixa do que o anterior. É a solução mais lógica e provável.

      Com o project finance + cgd caixa futebol campus + empréstimo obrigacionista 2015-2018 e o "tal" 2016-2019, a SAD conseguirá ter mais de 150M€ de financiamento estável, barato, e com liquidação a médio prazo.

      Eliminar
    2. Além dos "empréstimos obrigacionistas", a SAD também tem utilizado muito o "Papel Comercial".
      Um desses mecanismos irá permitir a substituição do empréstimo obrigacionista 2016, com vantagens na taxa de juro mais baixa.
      Abraço

      Eliminar
    3. Era para te fazer a mesma pergunta que fez o "Em Defesa do Benfica", acerca do tal empréstimo de 85 - com mais 20 de juros, ronda os 105 milhões - que vence em Março de 2106, mas com a tua explicação... já durmo mais descansado...

      Eliminar
    4. Viriato de Viseu, neste momento está tudo controlado.
      Por muito que alguns andem por aí a escrever disparates, o R&C é factual.
      O empréstimo obrigacionista de 2016 será refinanciado com um novo empréstimo com taxas de juro mais baixas, e vantajosas para o Benfica. O Benfica em 2016 ficará com mais de 50% dos empréstimos com liquidação a médio-prazo (superior a 1 ano).
      Sem stresses.
      Abraço

      Eliminar
  3. CeNNsurados26/06/15, 21:26

    Abriguem.se !!! Está a chegar um furacao ventaneiro e sus muchachas !!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vento foi visto a andar devagar na ponte sobre o Tejo com uma corda e um penedo na mão para se atirar ao rio. Ficou assim depois de ler o post do BE.

      Eliminar
  4. Eu também e muito.
    BURROS!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. O Vento não vai comentar....não tem conhecimentos nesta materia, o papel dele aqui é lançar a confusão pena que alguns não vejam isso!!!
    Quanto ao resto, o ventanias recebeu uma mensagem a garantir que Maxi assinou pelo Sporting....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CeNNsurados26/06/15, 22:35

      Deve ter ido ao briefing dos muchachos do Besa. Agora deve estar a traduzir para o dialecto dele. N tarda nada brinda.nos com mais um dos seus rebuscados e amplamente substanciados num qq opiaceo delírios. Ventaneira assopra na quinta pata do brunalgas.

      Eliminar
  6. Uma pergunta de ignorante. O estádio e a caixa futebol campus em que fase estão da totalidade do seu pagamento total?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Benfica SAD no total tem mais de 600M€ de activos "brutos".
      E tem 400M€ de passivo. 1/3 de todo o investimento já foi pago.

      Eliminar
    2. Paulo Gomes28/06/15, 19:06

      Há activos que não se conseguem vender como é óbvio, o Maxi, além disso, o Luisão, o Júlio César e até o Jonas e o Lima muito dificilmente darão qualquer lucro em eventuais transferências.

      Eliminar
  7. Olá.

    Obrigado por estes resumos. Vim aqui justamente para saber alguma coisa do empréstimo obrigacionista.
    Eu confesso que por vezes fico de pé atrás com o teu optimismo mas não tenho outra versão e sei muito pouco do assunto.

    O que te pedia, e até para aproveitar o interesse no Benfica que todos temos e aprendermos algo destes assuntos financeiros, era se podias fazer ou apontar para algum lado onde explicasses os vários conceitos que aqui usas. Podia até ser um post que se usaria com recorrência para explicar estes assuntos. Os termos mais técnicos e o que significa e como as empresas se socorrem dos vários processos de financiamento.

    Outra coisa era se seria possivel traduzir isto para uma linguagem mais gráfica capaz de ilustrar ao estado financeiro do clube.

    Já penso que deverás dedicar bastante tempo a estes assuntos, coisa que agradeço, e sinto-me constrangido de estar aqui a pedir mais coisas. Anota apenas como sugestão caso surja a oportunidade.

    Mais uma vez obrigado pelo trabalho e espero pela análise do final do mês com curiosidade.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel, na análise comparativa das 3 SAD's irei colocar quadros, e no histórico desde 2000 existirão gráficos.

      Se quiseres podes analisar as últimas que publiquei, relativas à contabilidade até Março de 2015.

      domingo, 1 de março de 2015
      Finanças: Os 3 Grandes (1º Semestre de 2014/2015)
      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/financas-os-3-grandes-1-semestre-de.html

      sexta-feira, 27 de março de 2015
      As Finanças dos 3 Grandes (2000 - 1ºSem.2015)
      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/as-financas-dos-3-grandes-2000-2015.html

      Quanto aos conceitos económicos e financeiros a sugestão que te dou é que investigues na internet qualquer palavra que não entendas. Os assuntos económico e financeiros são algo complexos, mas com vontade aprende-se os conceitos.
      Deves é investigar na internet sobre o assunto, de preferência em bibliografia e em sites da especialidade. Existe imensa informação sobre todos os conceitos que referi.

      Também existem livros onde se explica todos os principais conceitos financeiros e económicos.
      Não é assunto para um post, mas sim para um livro :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Miguel, usa o investopedia, e o mais usado, e mais didático para coisas financeiras é afins. Se inglês não for problema para ti, é claramente o mais porreiro é simples de entender.

      Eliminar
    3. Eagle,

      Posso pedir q nesses graficos tenhas o passivel exigivel (financeiro+fornecedores+?) desde 2000?

      Gracias,

      Eliminar
    4. Caro Benfica Eagle,

      Obrigado pela atenção e respostas dadas.
      De novo agradeço todo este trabalho.

      Miguel.

      Eliminar
  8. E o Mitrovic??

    André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CeNNsurados26/06/15, 22:29

      Vai sentar o Jonas? Ou quetes um suplente de luxo? Ouviste alguem da direcçao a dizer q vinha o mitra? Ja aqui o disse a fiabiidade das informacoes q aqui se lancam é do mesmo calibre da dos merdi@.

      Eliminar
    2. Exactamente, CeNNsurados. O problema aqui é a contra-informação. Lançam nomes para o ar como Coentrão, Markovic, Nani e afins e depois agem como se houvesse fonte oficial a confirmar. Admira-me como ainda não colocaram o Messi no Benfica.

      A.Martins

      Eliminar
  9. o vento lusitano/paulo penedo/carroilas/anonimos e companhia vai comentar quando o Benfica Eagle publicar a análise da sad dos corruptos!

    ResponderEliminar
  10. É natural que o Benfica entre numa fase de desalavancagem. Acho que faz sentido quer nos gostemos ou não. A dinâmica faz me contudo tirar algumas especulações quanto a uma recandidatura de Vieira. Eagle , tiraste extrapolação de como fica taxa de esforço com as tuas projeções ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A taxa de esforço nas empresas é um pouco diferente das famílias.
      É normal as empresas terem financiamento alheio, além do capital próprio.

      Gosto de utilizar um rácio que está relacionado com a facturação vs passivo ou passivo financeiro.
      A Benfica SAD tem melhorado a olhos vistos. Se o clube pagar o que deve à SAD, em 2016 fica com 1,7 anos de actividade (facturação) equivalente ao passivo total, e 1,3 anos de actividade (facturação) equivalente ao passivo financeiro.

      Eliminar
    2. Podes também ver com ebitdas, tipo dívida líquida de caixa , sobre ebitda ( excluindo transferências ?).

      Eliminar
  11. Referes que o benfica está melhor que os rivais e a taxa de juro inferior dada pelo benfica parece confirmar isso. 4.75% contra 5 do porto e 6.25% do sporting. Maior a taxa maior o risco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óbvio! Só no caso do NovoBanco é que o Sporting tem taxas de juro de "saldo" a rondar os 2%. (Perdão de juros).
      No mercado o Sporting paga mais de 6%.

      Eliminar
  12. "Deus te ouva", falaste em vendas de jogadores??? Quais? E quantos euros reais vão entrar nos cofres do clube? Um abraço... gosto das tuas análises, parecem-me sérias... precisamos (o mundo) degente séria, com gente séria o Benfica é mais Benfica, nós somos mais gente, mais Humanos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nas próximas saídas os negócios serão anunciados. não vale a pena adiantar muita coisa.
      Gaitan é o principal jogador que em principio será vendido.

      Eliminar
  13. Rui Soares26/06/15, 23:09

    O Rui Vitória é fundamental para integrar na gestão desportiva a formação e a prospecção. Com um líder, que o Jorge Jesus nunca foi, nem nunca será, o Benfica terá mais critério nas contratações e terá uma capacidade maior de potenciar os activos quer da formação, quer da prospecção. Quando estavas muito preocupado com a saída do Jesus que é Jorge, pensa BERNARDO SILVA. Um treinador que não enxerga um Bernardo Silva...

    A versatilidade táctica já anunciada também deverá permitir um aumento das receitas decorrente da participação na Liga dos Campeões.

    A tua análise é clara e inteligível. É importante reduzir a dívida de curto prazo. E o risco consequente, na sequência do que escreves. O Novo Banco mudou. Mas, podia não ter mudado. E a situação podia ter sido mais difícil do que foi. As empresas viáveis não estão imunes à insolvência.

    Admiro no LFV a capacidade de resolver problemas. Mas, recomendo mais rigor. O que não signfica deixar de investir no futebol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O NovoBanco não mudou. Quem mudou foi o anterior Presidente do Conselho de Administração que teve de resignar ;)

      Eliminar
    2. Rui Soares27/06/15, 00:34

      E essa substituição não mudou nada? Discordamos... ;)

      Eliminar
    3. Estava a ser irónico :)))

      Eliminar
  14. «Além do mais, na época 2015-2016 com as vendas previstas de jogadores a Benfica SAD voltará a ter lucros consideráveis pelo 3º ano consecutivo.»

    Aqui é que está o engano. Já não há quase nada pra vender a não ser aqueles estranhíssimos negócios com a meriton sports e com o mónaco. Negócios que ninguém explica.

    EMI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha que estás equivocado ;)
      Só no pack da formação (André Gomes, Bernardo Silva, Cancelo, Cavaleiro) foram 60M€, e o Hélder Costa pode render mais 15M€ daqui a 1 ano.
      O Benfica neste momento até os suplentes consegue vender com valores interessantes.

      Eliminar
    2. e enquanto ninguém explicar que negócios são estes com a meriton sports... negócios automáticos... pouca credibilidade terão os relatórios de contas.

      Porque é que o Gaitan que é um bom jogador não tem mercado? Porque é que os clubes ingleses, todos eles com excedentes não se interessam pelo jogador? Se o Éder sai por 7 milhões de euros, não pode o Gaitan sair pelos 35?

      Alguém explica isto?

      EMI

      Eliminar
    3. mas tu que és um expert em finanças... não te dá um click na cabeça com estes negócios automáticos com esta empresa? Nós estamos no mercado, somos campeões nacionais e só temos acesso à meriton sports? o que é isto?

      vou colocar uma hipótes absurda. Será a meriton sports uma empresa de fachada? como é que uma empresa só compra, compra, compra... e não vende?

      EMI

      Eliminar
    4. BemDisposto27/06/15, 00:40

      Caro Eagle acredita mesmo que esses 15M todos foram para os bolsos do Benfica? Não acha estranho mandzukic sair por 18M e cavaleiro ou cancelo terem saido por um preço ligeiramente inferior?

      Eliminar
    5. No inicio "diziam" que os 45M€ do Rodrigo + André Gomes nunca seriam pagos. Foi-se a ver, e em apenas 1 ano o Peter Lim PAGOU TUDO!! Basta consultar o R&C da Benfica SAD.

      "Diziam" que os 15M€ do Bernardo Silva eram fictícios. Vai-se a ver no prospecto do empréstimo obrigacionista, e foram 15M€ "LIMPOS" para o Benfica + 750mil€ para a intermediação, que recebemos.

      Agora "falam" do Cancelo e do Cavaleiro, e quando virem o dinheiro a entrar na contabilidade os mesmos vão continuar a "chorar" :)))

      Eliminar
    6. Alex Silva27/06/15, 11:38

      Benfica Eagle diz lá, o que têm em comum o BES, o Lehman, o Madoff, o BPN e o BPP?. Essa tua lenga lenga dos R&C já chateiam.

      Eliminar
    7. Não acrescentaste nada.

      Pareces embasbacado com a facilidade dos milhões da formação. Ora eu estou muito apreensivo.
      Esses jogadores não têm mercado ou se tiverem mercado é muito especulativo. São muito jovens.

      Mais de 60 milhões de euros? Repito: Porque motivo é sempre a mesma empresa a contratar se depois não vemos empresa a vender?

      EMI

      Eliminar
    8. 15M€ por cada um desses?
      A sério?

      E sempre os 15M€ não te faz ficar nem um bocadinho de pé atrás?

      Dasse, que és mesmo um gajo crente em tudo o que o Vieira te enfia goela abaixo...

      Eliminar
    9. LOOL a "azia" monumental pelos 15M€ dos nossos jovens.
      Até já li sportinguistas a dizer que é "normal" terem perdão de juros porque nós vendemos os nossos putos a 15M€ :))))

      Eliminar
    10. BemDisposto27/06/15, 16:18

      Obrigado pela resposta Eagle. Mas custa-me a acreditar que a maior fatia do lucro não vá para o JM, porque razão estas negociatas só são feitas pelo triangulo JM (Valencia-Benfica-Monaco)?

      Eliminar
    11. E se eu te disser que os custos de intermediação andam à volta de 750.000 por jogador ficas mal disposto?

      Eliminar
    12. Anónimo, escreveu uma MENTIRA.
      Basta consultar no prospecto obrigacionista, e relatórios e contas.
      O Benfica paga 5% a 10% do valor da transferência em custos de intermediação. É o normal do mercado.

      Por exemplo no Bernardo Silva, em 15M€ "limpos", pagamos 750 mil€, mas noutras vendas e contratações mais baratas, como é óbvio o custo de intermediação foi muito menor.

      Ao escrever MENTIRAS, não admira que nem se queira identificar ;)

      Eliminar
    13. Eu não escrevi mentira nenhuma já que estava a referir-me apenas ao Bernardo, ao Cancelo e ao Cavaleiro.

      Eliminar
  15. Ricardo Lourenço26/06/15, 23:29

    Caro GB,

    não estará o Benfica a entrar em modo "revolving"? Crédito para pagar crédito?
    É a sensação que fico!

    Cumprimentos

    Ricardo Lourenço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem fez a análise fui eu (Benfica Eagle). o Benfica By GB é outro membro do blog.

      O Benfica tinha um passivo na SAD que há 5 anos que equivalia a 4 anos de facturação.
      Neste momento tem um passivo que equivale a 2 anos de facturação.

      Diga-me você, se acha que isso é "revolving" ;)))

      Eliminar
    2. Ricardo Lourenço26/06/15, 23:53

      Foi lapso meu, peço desculpa pela troca de "nome".

      Na minha humilde opinião, e conhecendo bem o meu nível de conhecimento(baixo) em relação ao tema.
      Quando lhe falei em "revolving" foi para lhe pedir opinião e não para vincar uma posição!
      Por isso, volto a perguntar, acha que existe o perigo de entrar num ciclo vicioso de "revolving?
      No final da sua publicação diz algo como "...é errado dizer-se que o Benfica necessite de 85M...", será no entanto certo dizer-se que o Benfica precisa destes 55M. Não faria sentido estar a "pedi-los".

      Cumprimentos

      Ricardo Lourenço

      Eliminar
    3. Substituir empréstimos obrigacionistas de 85M€ por um de 55M€ é bom sinal. significa que temos menos necessidade de financiamento :)
      Não é por acaso que o passivo da Benfica SAD baixou 40M€ em apenas 9 meses (julho de 2014 a março de 2015).

      Eliminar
  16. Caro BE, os meus parabéns Claro, informativo, objectivo e cristalino. A resposta ao Godfather torna a situação cristalina. O facto de não haver uma única voz de contestação significa que não há argumentos. Parabéns: isto é serviço público; nunca vi nada tão bom na blogosfera. Fico à espera da tua análise comparativa. Abraço e não pares nunca!

    JsB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes ainda aparecem por aqui alguns portistas e sportinguistas, mas esses dão cada vez menos luta.
      Agora já nem tentam argumentar sequer, e a esses deixei sempre comentar e fui argumentando com eles.

      Agora ainda aparecem alguns que tentam insultar e atacar a "pessoa", mas esses comentários vão logo para o caixote do lixo :))))
      Quando isso acontece é bom sinal, é sinal que os rivais já ficaram sem "argumentos" :)))


      Quanto às análises, recomendo as últimas que fiz, respeitantes à contabilidade até março de 2015:

      domingo, 1 de março de 2015
      Finanças: Os 3 Grandes (1º Semestre de 2014/2015)
      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/financas-os-3-grandes-1-semestre-de.html

      sexta-feira, 27 de março de 2015
      As Finanças dos 3 Grandes (2000 - 1ºSem.2015)
      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/as-financas-dos-3-grandes-2000-2015.html

      Na próxima semana irei publicar as novas análises.

      Abraço

      Eliminar
    2. O que é que um sportinguista precisa de argumentar contigo quando os resultados financeiros (R&C) desta época estão à vista de todos?
      Não eras tu que dizias que o Sporting estava falido?
      A arrogância lampiã no seu melhor.
      No final da próxima é

      Eliminar
    3. LOOL afinal eles andam aí!!! Já estava a ver que tardavam :))))
      Ontem à noite devem ter estado a tomar chá e a jogar bridge :))))
      Quando publicar as análises dos 3 grandes veremos em que situação é que o Sporting se encontra, e aviso desde já que a situação é MÁ!! Daqui a pouco tempo vocês serão o Sporting Clube de "África" e nem podem reclamar muito :))))

      Eliminar
  17. CMVM apura financiamento leonino para a época 2015/2016

    A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou, esta sexta-feira, estar a origem do financiamento do clube para a época 2015/2016.

    «No âmbito das suas atribuições e em articulação, designadamente, com o Banco de Portugal, a CMVM está a desenvolver diligências no caso em concreto no sentido de apurar o cumprimento dos deveres de diligências simples ou reforçada em matéria de verificação das fontes de financiamento e/ou de riqueza, tal como previsto nos normativos legais e regulamentares de controlo e prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo», revela a CMVM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha avisado que os Africanos do Sporting iam começar a ser apertados, tanto os da Guiné, como o Álvaro Sobrinho :)))
      Mais uma "novidade" que se confirma.

      Eliminar
  18. Eagle qual a razão de nas vendas o Oblak que era 100 % ter 5,120 milhões de euros que foram para compromissos com terceiros ????? O que é que isto quer dizer??? em 16 milhões ficamos com menos de 11 porque carga de água?
    Não encontrei nenhuma explicação no report. Se souberes agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também li o prospecto e também reparei nisso.
      Existiram várias notícias que indicaram que o Oblak quando fugiu da 1ª vez (em 2013), para renovar, ficou com uma parte substancial do passe. O Porto andava a assediar o jogador.

      Por exemplo, não sei se sabes o Jonas tem 40% do seu passe. Se fosse vendido por 10M€, seria 10M€-4M€ para o Benfica.
      No entanto concordo contigo que essas situações deveriam ser mais transparentes.

      Se o Benfica pagou +-1/3 do passe a alguém a Benfica SAD deveria colocar explicações nos Relatórios e Contas.

      Aliás, essas tabelas que aparecem no prospecto obrigacionista com a explicação das mais-valias nas vendas, e custos detalhados das compras deveriam aparecer sempre nos R&C. Com maior transparência e mais explicações as pessoas entenderiam e compreenderiam as operações.

      Eliminar
    2. O Oblak e o seu empresário ficaram com 20% do passe, se me recordo. Penso que uma parte do passe tinha sido vendido ao Fundo de jogadores mas não tenho a certeza.

      Eliminar
    3. Mas se o Benfica não tem a totalidade do passe o mesmo tb devia ser declarado. Na tabela dos jogadores diz que temos 100% do passe. Percebo que isso sejam outras alíneas combinadas mas devia estar muito mais detalhado nos documentos.
      Não gosto nada deste tipo de coisas.
      Obrigado de qq modo. E gostava de ser tão optimista como tu, mas o que vejo nesses números é que vendemos como nunca antes e pouco reduzimos as nossas dividas.

      Eliminar
    4. Há 5 anos o passivo representava 4 anos de facturação da SAD.
      Agora o passivo representa 2 anos de facturação da SAD.
      :)))

      Eliminar
    5. Mas isso é porque se aumentou as receitas, não porque o passivo tenha diminuído muito.
      Preferia que o passivo tivesse caído para metade :)

      É que as receitas podem sempre cair. Num negócio como o futebol existe muitas variáveis para a receita ser estável.

      Eliminar
    6. Pois eu prefiro que as receitas dupliquem ou tripliquem ;)
      Diferentes formas de analisar a situação :)

      Eliminar
  19. Muito bem Benfica Eagle,agora fico aguardando resultados do Porto e Sporting,e bem capaz de o vento andar a formar um furacao,ja que nao responde a esta tua analise sobre o Glorioso.

    ResponderEliminar
  20. Antes de mais um agradecimento pelo esclarecimento objectivo e desapaixonado! Recebo com entusiasmo essas boas notícias que mostram a crescente melhoria da saúde financeira do nosso Glorioso. Mas já agora, caro Benfica Eagle, já que entendes tanto do assunto, se não for pedir demais, com certeza que podes indicar se na tua opinião, a subscrição desta oferta pode ser um bom investimento, isto tendo em conta que o juro nos depósitos a prazo pago actualmente pelos bancos é uma miséria. Com a taxa de juro anunciada de 4,75%, qual se poderá esperar de taxa efectiva? E essa taxa, é apenas paga no terceiro ano? Ou seja a TANB é 4,75% ou 1,58%? Perdoa se são perguntas bacocas, mas já agora tenho interesse no lado prático da subscrição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além dos impostos tens de analisar as taxas de comissão pela manutenção das obrigações, etc.
      Se investires mil euros não te compensa. Se investires 10 mil euros talvez compense.
      Terás de comparar as taxas de juro liquidas das várias opções que tens (depósitos, certificados do tesouro, obrigações do Benfica) e além dos impostos tens de considerar todos os custos da operação.
      Sugiro-te que contactes a tua entidade bancária e pede uma simulação dos potenciais ganhos, considerando todos os custos, de acordo com o montante que pretendes investir.
      Abraço

      Eliminar
    2. Dando aqui uma ajuda. Foi a caixa quando foi das do Sporting (não me matem, dinheiro é dinheiro) que o juro era muito mais alto e as depezas era tão elevadas que por exemplo com mil euros tinham 10 de lucro. Mesmo com 5 mil o lucro era baixo ao fim dos 3 anos. Não compensava minimamente o risco. Apenas grandes investimentos tipo os 10 mil valem a pena.

      Eliminar
  21. Quem acardita que o Cancelo com apenas 10 jogos (incompletos) no valência e sendo o 18º jogador mais utilizado no plantel é vendido por 15 milhões (reparem que nem falo nas duas vendas do Roberto...); quem acardita em tal coisa... é capaz de acarditar no Pai Natal, no Mendes, no LFV... até no relatório citado!

    Tenho a certeza que eles no BEs ou no BPN tb tinham relatórios super-catitas...

    De certeza que eles no BES e no BPN tb tinham relatórios super catitas e super optimistas...

    Sobre o Cancelo:
    https://en.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Cancelo
    http://www.maisfutebol.iol.pt/valencia/plantel/1906

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Soares27/06/15, 01:16

      Rute, o Bernardo Silva e o André Gomes foram vendidos por 15 milhões. No caso do Bernardo Silva, como sabe, jogou muito jogos pela equipa principal... :D

      O André Gomes é um dos médios mais valiosos da Liga Espanhola. Foi um negócio da China para o Valência.

      O Bernardo Silva é apenas um dos principais candidatos a melhor jogador do Europeu Sub-21 e com potencial para ser um dos melhores jogadores do mundo. Aqui foi um negócio fabulástico para o Mónaco...

      Explica lá a tua teoria da conspiração... :D

      Eliminar
    2. rui, ñ alimentes o troll!

      Eliminar
    3. LOL, como não há nada para referir sobre o financiamento da Benfica SAD, e a saúde da Benfica SAD, toca a falar nos "miúdos". Tão típico :)))
      Há 1 ano era o Peter Lim que nunca pagaria o Rodrigo e o André Gomes. Agora é o Cancelo ou o Cavaleiro que não valem isso tudo. O pack foi de 3 (Bernardo, Cancelo, Cavaleiro) 45M€ pelos 3.
      Aqui no Blog dei a notícia em 1ª mão. Não estavam emprestados. Estavam vendidos.

      Se ficasse Bernardo 25M€, Cavaleiro 10M€ e Cancelo 10M€ iria dar ao mesmo.

      Bernardo e André Gomes renderam 30M€, no total, e estes 2 após 1 ano, podem ser vendidos pelos seus clubes por 60M€!!!
      Só o Bernardo e o André Gomes, paga a contratação dos 4 jovens (Bernardo, André Gomes, Cancelo, Cavaleiro).
      Como o "comprador/negociador" foi o "mesmo", seguramente que não estará chateado.
      Mas os "antis" estão muito chateados. "Pudera" :))))

      Eliminar
    4. Denominador comum a todos eles?
      Vendidos pelo mesmo empresário e sempre no mesmo círculo de influências!
      Aziados? Com Robertadas?
      Em Espanha já levantou suspeitas...
      O mais engraçado que supostamente pretende ser sério e imparcial....
      Deixe-me rir....
      Indique-me quantas destas vendas foram alvo de comunicado pelos valores anunciados?
      Ah? Já não quer comentar?

      Seja sério....ou tente pelo menos!

      Abel Sousa

      Eliminar
    5. A "Azia" é muita não é? Eu entendo.

      O dinheiro do Cancelo, Cavaleiro irá aparecer nos próximos R&C.

      Não sei se sabe o dinheiro do André Gomes e do Bernardo Silva já entrou nos R&C ;)
      É só consultar. Está na CMVM :)))

      Eliminar
    6. BE não só entrou no rc como foram as duas comunicadas á cmvm! E no caso do André Gomes, foi há uns dias comunicada a entrega dos valores devidos á meriton sports!

      Não tenha dúvidas que eles sabem as respostas para as perguntas que colocam....mas enquanto as colocam lá vai metendo ideias na cabeça de um ou outro!

      Pensam que o pessoal é parvo....

      BA

      Eliminar
    7. Pois, a saúde financeira do Benfica está a deixar os nossos adversários num verdadeiro ataque de nervos :)))

      Eliminar
  22. Já agora uma pergunta estúpida:

    Se tudo rola sobre rodas, se há menos dívida, menos encargos de juro, menos passivo, mais ativo e tudo é assim tão brilhante... se a estratégia desportivo/financeira dos últimos anos é tão espetacular... porquê desinvestir, porquê mudar a dita estratégia...?!?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A 31 de Agosto veremos se o Benfica desinvestiu ou investiu.
      Até lá... como alguém afirmou em tempos... "o mercado corre a nosso favor" :)))

      Eliminar
  23. Benfica Eagle os teus tópicos e a explicação que dás é do melhor neste blog, mas por vezes és muito otimista, Ivan Cavaleiro e Hélder Costa 15 milhões cada um acho muito estranho. O Hélder Costa nem sequer se conseguiu impor no Depor e não acredito que o consiga no Monaco, embora eu goste dos 2 miúdos não são jogadores para esse valor, se algum clube os contratar por 15 milhões acho muito estranho (faz me lembrar negócios como apartamentos no Estoril para o JJ ou uma empresa da Guiné Equatorial a patrocionar o sportem ou até o Real Madrid pagar para vir buscar o Casemiro que estava emprestado no fcp)

    Ermidas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ermidas, ao que tudo indica Jorge Mendes vai colocar o Ivan Cavaleiro no Mónaco, em definitivo, por 15M.
      Quanto ao Hélder Costa, é um processo mais recente, e vai por empréstimo com direito de opção, ao que parece com cláusula de 15M€.

      O Ivan Cavaleiro esteve incluído no PACK Bernardo, Cavaleiro, Cancelo (45M€).

      Jorge Mendes apostou em 4 jovens até agora: Bernardo Silva + André Gomes + Cavaleiro + Cancelo (Custo total 60M€).
      Posso-te dizer que o Bernardo Silva e o André Gomes têm propostas a rondar os 30M€/Cada. Só a venda desses 2 já cobria a compra dos 4. O André Gomes dificilmente sairá do Valência, o Bernardo Silva a ver vamos.
      Quem "investiu" não perde 1 tostão, para "azia" dos "Antis".

      Eliminar
  24. o grande problema do Benfica... é este:
    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/05/jorge-jesus-o-treinador-mais-vitorioso.html#at_pco=smlwn-1.0&at_si=558ddd8dab9ff9cd&at_ab=per-2&at_pos=0&at_tot=1

    Ainda há menos de um mês era Eusébio no Céu e Jesus na terra... Agora? Há que achincalhar o treinador mais vitorioso de sempre e glorificar o presidente que arruinou o Alverca... Já rebentaram as "bombas"...?!? Siga a marinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui eu que escrevi esse post. A "era Jorge Jesus" foi muito positiva, e que agora que houve mudança espero que o Benfica continue na senda das vitórias porque as FINANÇAS estão super sólidas ;)

      Ainda bem que não tem nada a apontar às finanças do Benfica.
      É bom sinal :))))

      Eliminar
    2. Hahaha lindo!!! Olhem bem o que é que este pau mandado do vrunalgas foi buscar!!!

      O Rute cueca há uns meses o jj só ganhava com colinho e agora até vai abrir o alvalidl para a sua apresentação! Hahaha

      Deve ser dura essa vida de pombo correio!

      Ba

      Eliminar
  25. Isto é um paper, qual post. Sólido e curto. Parabéns.

    ResponderEliminar
  26. Boas Benfica Eagle

    Isso é tudo muito bonito, mas estás a partir do pressuposto que o Benfica tem sempre 200 milhões de facturação...
    se assim não for, as tuas contas levam um rombo brutal.

    _coal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Lourenço27/06/15, 02:09

      Concordo plenamente, se já no meio empresarial as projecções são o que são, então no futebol arriscar uma projecção de 200M acho um bocado arriscado demais, e se a bola não entra? Para que serve esta matemática toda?

      Eliminar
    2. Neste momento a estrutura de proveitos operacionais é muito sólida. Até nos demos ao luxo de abdicar na SAD de 75% das receitas de quotizações, que passam a ser 100% do clube.
      Para o ano os patrocínios aumentam (Emirates) a Champions aumenta (prémios aumentam).
      Quanto a jogadores, na próxima época o Benfica irá vender mais de 100M€ em jogadores, o que garante mais-valias a superiores a 70M€... e lucros da SAD acima dos 20M€.

      Se analisares os jovens que temos na equipa B e juniores, e pensares que existem muitos que podem render 15M€ ou mais, percebes que o "filão" não está a esgotar-se, bem pelo contrário, só agora começou.

      Embora eu considere que o Benfica deve manter os melhores jovens durante mais tempo, e dar-lhes mais espaço na equipa A.
      Neste momento temos dos melhores lotes de "jovens talentos mundiais".

      Para teres uma ideia, um Cancelo do Benfica dá mais "lucro/mais-valias" que um Danilo do Porto.

      Eliminar
    3. Boas,

      Concordo contigo em parte.
      Sinceramente acho que estes 15 milhões por cabeça, não se vão repetir sempre.
      daí que fique mais apreensivo que tu...
      por norma sou pessimista e desconfiado e todos estes negócios... não sei como isso vai acabar...

      _coal

      Eliminar
    4. _coal é preciso ver a floresta e não apenas a "árvore".
      O futebol inglês vai aumentar a partir de agora o seu orçamento de contratações em pelo menos 50% devido ao aumento das receitas televisivas!!
      Esse fenómeno vai inflacionar ainda mais o mercado das transferências nos próximos anos.
      Abraço

      Eliminar
  27. Epa lembrei me! E nao que fui dar uma volta aos blogs dos porcos e o mini a ten alcunha!
    " el chulo"
    😀😀😀 a vida no e facil muito menos no contumil sera peor isso que o alexsandro esta de saida era de fazer um raid a esse!

    ResponderEliminar
  28. Epa lembrei me alguem financia o prolongar do calvario dos lagartos nas negociacoes com o marco silva o maximo possivel para a comedia continuar ate ao fim de agosto , please!

    ResponderEliminar
  29. Benfica Eagle,

    Obrigado pelos seus posts sempre esclarecedores
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  30. NauBenfica27/06/15, 07:45

    O Benfica Eagle, com o seu saber e a sua clareza a explicar as coisas, tira-nos todas as dúvidas financeiras, dando descanso à alma dos benfiquistas e provocando uma azia do cacete no bandulho do lagartedo e dos adeptos da frutaria/cafetaria. Já nos habituou a ler o que escreve com a confiança que depositamos nos que a merecem. Bem hajas pelo trabalho que tens tido ao serviço do Glorioso, B Eagle. Os meus agradecimentos de benfiquista sedento de vitórias mas também preocupado com a vida financeira do clube.

    Desculpem-me, os administradores do Blogue (a quem aproveito para também endereçar os meus agradecimentos de benfiquista pelo serviço gracioso que prestam ao Glorioso), mas insisto: os lagartos e fruteiros que aqui aparecem deviam ser todos corridos. Vêm aqui gozar, ofender benfiquistas, achincalhar o nosso clube, lançar a confusão, contrainformar...Vão ladrar para a rua deles, para os blogues deles, onde nós não conseguimos entrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NauBenfica, eu pelo menos nos meus posts não me importo que os sportinguistas e portistas apareçam, desde que sejam "RESPEITADORES" e não apareçam com insultos ou ataques pessoais por dizer a realidade tal como ela é.
      Depois de comentarem, como sempre, desmonto os seus argumentos sem substância :)))

      O único argumento que sobra neste momento é o dos jovens de "15M€".
      Mas então não foi o Bruno de Carvalho que quis cortar com os fundos e com o Jorge Mendes?
      Só têm de se queixar do seu próprio presidente por terem muitas portas fechadas no mercado de transferências :)))

      Eliminar
  31. Benfica Eagle,
    Sem ser um entendido em finanças, o que penso é que o passivo do Benfica está consolidado em Benfica clube e SAD. Estou certo?. Sendo assim um passivo divide-se em passivo bancário ( empréstimos) e passivo a fornecedores ( faturas de material adquirido). Qualquer um é comum a grandes empresas com volume de negócio como tem o Benfica. E os passivos gerem-se. A fornecedores, de curto prazo, é pago com o resultado das mercadorias vendidas. E assim será sempre. o passivo bancário, só existe pois há confiança e garantias reais que os bancos dão como boas. E quer o papel comercial quer os empréstimos obrigacionistas, tendem a ter taxas mais baixas face ao mercado interbancário actual. Ganho para o Benfica, que substitui financiamento por outro a prazos mais curtos face a taxas que lhe permitem no vencimento ter capacidade para cumprir. E penso que cada vez mais a SAD irá encurtar estes mecanismos de financiamento. Penso que chegará a altura em que terá linhas estilo Contas correntes, para poder utilizar o que necessário, pagando só este valor, e uma pequena comissão sobre o resto da linha de crédito. Penso que é uma boa noticia os valores da quotização irem todas para o clube. Gostava de saber se no F C Porto e Sporting também é assim. Portanto estou descansado com o passivo, pois o activo cobre o mesmo, sendo que cada vez mais as contas do Benfica terão um denominador comum. Resultados positivos.
    Cumprimentos
    Carlos Feio- sócio 6.814

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Feio, quanto às quotizações o Sporting e o Porto creio que têm 25% SAD / 75% Clube, desde há 1 ou 2 anos, tal como o Benfica. Antes disso os 3 grandes tinham 75% SAD e 25% Clube.
      No caso do Benfica, na última AG deste mês ficou aprovado que as quotas passam a 100% Clube / 0% SAD.
      Quanto à questão do passivo financeiro e passivo global, a situação está controlada, e concordo consigo que os custos financeiros terão tendência para baixar mais nos próximos tempos.
      Abraço

      Eliminar
  32. Não sendo vieirista (longe disso) sei distinguir o que no Benfica é feito de bom, e o que é feito de mau.
    Por exemplo: continuam a contratar jogadores a granel. Mais de uma dezena de jogadores já foram contratados. Para quê e porquê? Algum deles terá lugar na 1ª equipa? Só se for algum dos marroquinos.Não se entende esta política de contratações.
    Finanças e economia. Segundo o trabalho do Benfica Eagle, que eu aproveito para felicitar, as finanças do Benfica estão melhor e recomendam-se. Sinceramente é algo que me sossega, houve um tempo em que eu pensei que o Benfica ia a caminho do abismo. Enganei-me e ainda bem. E portanto, está bom, estamos no caminho certo, ao contrário do granel de jogadores, que está mal.
    Só queria deixar uma pergunta: haverá um tempo em que não precisaremos de vender jogadores? O que seria preciso para não mais termos necessidade disso?
    Bom trabalho Benfica Eagle.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se contratar jogadores "a granel" como diz, for um bom negócio (financeira e desportivamente)? Emprestar 3 jogadores a cada equipa da primeira liga é uma batota, mas é uma batota permitida pelos regulamentos. O Porto fá-lo em força e o Sporting também vai aproveitar isso o mais possível. Perante estes dados armamo-nos em muito honestos e somos "comidos"?
      Sérgio.

      Eliminar
    2. Seria preciso que os jogadores aceitassem ficar no Benfica a receber ordenados entre 3 a 5 vezes inferiores ao que lhes é oferecido lá fora. Toda a gente pensa que o problema é resistir às ofertas milionárias, mas o cerne da questão é que se o Benfica tivesse querido manter o Di Maria, Ramires, Coentrão, Garay, etc etc etc, estava hoje com um encargo salarial dezenas de milhões de euros acima do possível e praticável para as receitas que o clube tem.
      Portanto meu caro, ou triplicamos as receitas ou nada feito ;)

      Eliminar
    3. F. I. a partir do momento em que o Benfica tem propostas para os seus melhores jogadores, para irem ganhar o dobro, o triplo ou o quadruplo do que ganham no Benfica, será sempre impossível de segurar os nossos melhores jogadores.

      O Benfica no máximo pode, neste momento, pagar 1,5M€/Ano "limpos" em salários.
      Nos colossos qualquer jogador ganha 3M€/Ano, 5M€/Ano, 8M€/Ano "limpos", ou até mais do que isso.

      Eliminar
  33. De acordo com os números tudo certo. Se tudo isso corresponder na realidade, parabéns...logo não há motivos para não construir uma equipa que garanta o tri. Seria estúpido se tal não acontecesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dedicado ao vento lusitano;

      ""LEÃO QUIS SABER VALORES DO ACORDO BENFICA/EMIRATES

      SPORTING PEDIU EXPLICAÇÕES À CMVM SOBRE A NÃO DIVULGAÇÃO DE CONTRATO

      COMENTÁRIOS NA NET:


      O valor do acordo foram 2 mil Euros e foram depositados numa agência bancária na Madeira, foi por esse valor que o Sporting subornou o árbitro Cardinal. Não precisavam de perguntar à CMVM, toda a gente sabe disto! :D
      Compreendo muito bem o interesse do SCP em saber os valores que o Benfica envolve nos seus negócios, tudo bem, todos temos o bichinho da curiosidade. Mas...Se o SCP queria saber destes valores para fazer contratos equivalentes está, simplesmente, a perder o seu tempo, são 2 clubes com realidades muito distintas.
      Isto so' pode ser mesmo inveja
      A falta que faz a CIA (Cristóvão Intelligenci Agency)!

      Acho que o SCP se está a meter em demasia com o Benfica. Sabemos que há coisas que não são claras, mas isso compete aos sócios do Benfica resolver... Quanto a BdC possivelmente na próxima reencarnação, será adepto do Benfica e tudo sossega...

      Anda a chover dinheiro para Alvalade de fontes desconhecidas, ou pior conhecidas pelos piores motivos e anda a fazer queixinhas à CMVM por não saber quanto deve pedir para a sponsorização das camisolas do seu clube. Este adepto presidencial consegue fazer rir todas a gente pelo seu amadorismo generalizado. Quovadis SCP?""


      Eliminar
    2. E a montanha pariu um rato... estavamos todos à espera que viesses com a história de que o SLB precisa de 125M a curto prazo e afinal, "está tudo bem".

      Tens que dar mais luta... =P

      Luis

      Eliminar
    3. No Futebol,nada é garantido meu senhor.Seria estupido pensar de tal maneira.E nem sempre também,e pode ganhar.Sao 3 ao mesmo nível,por isso,pressao desse tipo,sao pianuts .............

      Eliminar
    4. Vento já que sabes tudo que passa no Benfica ..Então quem será a nova aquisição do Benfica ?

      Eliminar
    5. "Se tudo isso corresponder na realidade"???
      Estão ai no post as tabelas dos financiamentos que estão disponíveis nos Relatório e Contas da Benfica SAD.
      Eu não andei a inventar gráficos ou tabelas. Essas tabelas são públicas e disponíveis na CMVM para quem as quiser consultar.

      Eliminar
  34. traduzindo...temos emprestimos entre curto e longo prazo na ordem dos 311k certo???
    depois destas vendas todas nos ultimos anos??...
    a taxa média de 5% representa cerca de 15k só em juros!!!...
    impossivel ter futuro assim...aquilo que os assinantes pagam pela BTV vai diretamente para os bancos!!...ou se não gostarem que seja as receitas da Champions!
    A divida tem de descer abaixo dos 150k...o que dizes emprestimos vs receitas é um cenário otimista...queira deus que as receitas não desçam para metade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para investimentos "brutos" de 600M€, não está nada mal ter 50% de empréstimos ;)
      Sim, os juros poderão rondar os 15M€/Ano, e na altura da crise financeira o Benfica andou a pagar 25M€/Ano em custos financeiros, e aguentou-se, e até conseguiu ter lucro :)
      Ao contrário de outros nós sempre pagamos os juros, e nunca tivemos "perdão de juros".

      Eliminar
    2. Sim de facto não é mau face aos investimentos, no entanto15M€/ano de juros ainda é muito!...
      a relação divida/receitas é que terá tendência a piorar e degradar a boa capacidade que tivemos nos ultimos anos!...por isso é que falo que o razoavel seria ter metade da divida e metade dos encargos para termos capacidade sobretudo numa altura em que auguro que haverá quebra de receitas quer pela venda de ativos quer pelos rendimentos associados aos jogos, bilheteira, redpass, publicidade e BTV, esses 8M€/ano seriam uma boa almofada para a quebra de receitas.
      Qt aos outros...tb eu queria emprestimos com perdao de juros e renegociaçao de prazo pagamento, vmocs ou lá como se chama...etc mas não somos amigos do ex DDT logo temos de nos contentar com o que temos!!..::)

      Eliminar
  35. Eu não disse ke o Eagle inventou. Com todas as entidades reguladoras oBES tb maquilhou mt coisa. Apenas isto. Nada mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso do Benfica, a lista de empréstimos sempre foi muito transparente, e nunca precisamos de esconder empréstimos ao não se consolidar o R&C do Clube, ou colocando dívida na SGPS, como o Sporting fazia até há 1 ano ;)

      Eliminar
    2. Vento, a estrutura operacional de um BES é muito diferente (dada a dimensão operacional em termos geográficos, por exemplo) de um Clube de futebol. Sobretudo do Benfica que desde à muito consolida tudo o que tem. Ficaria muito surpreendido, porque exige tanta engenharia financeira, que de pouco valeria a pena, mesmo para o Benfica. Acredite, sou profissional nestas areas especificas financeiras , sei do que estou a falar. O mais correcto é aferir dos dados publicados, dificilmente não correspondem , nos dias de hoje e dada a realidade do Benfica , à verdade. Aliás , por isso mesmo o que faz sentido, sobre o ponto de vista da gestão de ciclo, é a que um periodo de forte investimento (jogadores, mas com muito capex - isto é infra-estruturas essencialmente ) se siga um periodo de desalavancagem (ate porque eventualmente as taxas de juro sobem dentro de dois anos e é bom deixar já tudo organizado). Neste sentido o que o BE afirma neste post - redução passivo financeiro para 150 mihões , faz sentido. Também vejo um angulo especulativo, que é Vieira não querer recandidatar-se ( Moniz?) e deixar a casa "arrumada". Para mim o perigo que encerra esta transição é o facto de ser realizado numa altura em que a BTV está numa fase - early stage VC - onde ainda existe (creio eu) muito espaço para crescer, mas dependente ainda da capacidade de ter uma equipa competitiva, que mantenha as subscrições em níveis fortes! (este ano já se viram médias mensais de 400 mil subscritores net). esse é o risco. Contudo comparar isto a 1994 acho exagerado porque: 1) benfica está financeiramente mais forte que na altura; 2) O Porto esta comparativamente a 1994 muito mais fraco - aliás o modelo do porto é uma bomba relógio (estilo Grécia) , um modelo "casino" que assenta quase tudo em receitas transaccionais (vendas de jogadores). O modelo que o benfica está a construir é muito mais sólido, porque assenta cada vez mais em receitas que a SAD e CLUBE controlam directamente e que tendencialmente tenderão a depender menos das vendas de jogadores (embora não as ignorando) , e mais da venda do futebol como espétaculo de entretenimento sobre todas as plataformas de distribuição , sejam as tradicionais (estádio) , ou as mais modernas (pay tv nacional) ou as que verdadeiramente são (acho eu) a solução do Benfica (canais digitais distribuição global dos jogos) para o futuro. Porque permitem "monetizar" a dimensão global do clube, que nunca será feita por qualquer que seja o modelo centralização que previligie operadores meramente nacionais e tradicionais. Must think Apple ;-)

      Bravo

      Eliminar
    3. DEDICADO AO "VERDE" VENTO LUSITANO

      COMENTÁRIOS VISTOS NA NETE:

      "briolinhas
      27-06-2015 00:33
      Nunes, desculpa não desenhar, mas é q estou sem lápis de cõr. BONANÇA ECONOMICA SIM, clube que vive a dar calotes a todos com divida de+de 600 Milhões, de repente paga 6M anuais ao JJ, vai reformar estádio, construir pavilhão comprar jogadores famosos, convenhamos acertou o EURO MILHÕES, ou tem D BRANCA


      Perante estas informações privilegiadas, é possível afirmar que as empresas que fazem parte do Grupo Empresarial do Sporting, a 30 de Junho de 2013, apresentavam no seu total 577 Milhões de Passivo e apenas 299 Milhões de Activo.


      "O Sporting tem 300 milhões de passivo por reconhecer nas contas do clube. Em causa estão prejuízos não assumidos das empresas do grupo. Nas contas da SAD não há problemas mas, de acordo com o jornal Expresso, uma auditoria às contas individuais de 2012/2013 levanta reservas às contas do clube. Segundo o relatório dos auditores, se o Sporting tivesse reconhecido as perdas apuradas nas empresas subsidiárias, o clube teria capitais próprios ainda mais negativos." in RTP.


      A “bondade” da banca
      E a situação do Sporting só não é pior, graças ao que António Samagaio qualifica como a “bondade de algumas instituições financeiras portuguesas que dificilmente encontra paralelo em outras empresas portuguesas que apresentem dificuldades financeiras”. O professor do ISEG destaca que, ao abrigo do plano de reestruturação, o Sporting só pagará juros (de 4%) sobre 80 milhões de euros quando distribuir dividendos. “Atendendo ao valor acumulado das perdas de 207,7ME, não é expectável que nos próximos anos a Sporting SAD pague qualquer juro referente a 80ME. É pena que este modelo de financiamento não tenha sido adoptado pelo Governo português nas negociações com a troika em 2011”,

      Eliminar


    4. COPIADO DA NET
      E DEDICADO AO VERDE VENTO

      "Não restam dúvidas de que, nesses 18 anos, o Sporting comprometeu drasticamente a imagem de um clube pujante e competitivo deixada por João Rocha, e não apenas no futebol. Em Dezembro de 1994 – uma das conclusões da auditoria – o património imobiliário do Sporting, sem contar com o valor de construção do Estádio antigo, foi avaliado em cerca de 55 M€ e a dívida financeira bancária estava fixada em 0,6M€; em Junho de 2013, excluindo o valor de construção do Estádio e da Academia, o património é "praticamente inexistente" e, nessa data, a dívida financeira bancária ascendia a 331M€.

      Parece claro que uma das causas principais para o desconchavo financeiro em que caiu o Sporting resultou do custo total das empreitadas relativas à construção do novo Estádio e dos seus desvios. Segundo a auditoria, há uma comunicação interna de Abril de 2000, da autoria de Diogo Gaspar Ferreira, segundo a qual o valor estimado era de 106 M€ e o valor executado foi de 170 M€, o que significa um desvio de 64 M€.

      Eliminar
  36. Apenas deixar um comentário de agradecimento por mais um excelente post de finanças. Acho que deveriam haver mais e sempre com informações sobre os 3 grandes para termos uma ideia de como as coisas vão correndo.

    Muitos parabéns pelos comentários. Dá prazer ler. Nem sempre estamos de acordo, principalmente sobre o LFV, mas nunca deixa de ser um prazer ler e comentar os teus posts.

    Keep it up,
    Saudações benfiquistas!
    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo, já fazim falta estes posts do Eagle. A discussão das contratações e do JJ já irrita um bocado.

      Bravo

      Eliminar
    2. Agradeço os comentários, no entanto devo clarificar que a gestão financeira e económica do "plantel" e respectivas contratações também é muito importante para que depois os resultados financeiros sejam os apresentados.

      Eliminar
    3. Claro Eagle, tudo se interliga e é por isso que acho fundamental este tipo de posts sobre gestão financeira!

      Abraço

      Eliminar
  37. Off Topic (ou talvez não), o jornal ABolha, noticia que o Benfica já declarou 10 contratações. Entre Murillo, que pelos vistos já está no Tondela, Vera, surge um tal de Léo Natel (Belenenses)? Alguém o conhece ou explica?

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leo Natel não é do Belenenses... é um jovem que já estava a treinar nos juniores do Benfica desde Janeiro, pelo menos.
      Foi apenas e só formalização contratual, apenas.

      Eliminar
    2. Ok. Obrigado pelo esclarecimento :)

      A.Martins

      Eliminar
  38. Rui Benfiquista27/06/15, 15:20

    Parabéns Benfica Eagle, excelente explicação. O meu obrigado. Quanto aos VENTOS e PENEDOS...Curiosamente não tecem grandes comentários..devem estar ocupados com a indeminização a pagar ao MARCO SILVA.....e daqui de Palermo só posso dizer NOTICIA via Gestifute Que tudo se esta a tentar por fazer uma grande Equipa....pode ser que venham novidades nos próximos dias...mas atenção é inevitável ter mais vendas.Mas acredito que vamos ter uma grande equipa....devem vir.. um central..um lateral esq...em médio centro...dois alas se Gaitan sair só um..e um ponta de lança....

    ResponderEliminar
  39. Carlos Santos27/06/15, 16:22

    É pena que não exista um outro autor com contraditório a esta análise, que me parece bastante propagandistica e especulativa... mas enfim, desde que o povo acredite nestas tretas está tudo bem. Aliás este texto podia ser retirado dos "memorandos" internos sobre o empréstimo obrigacionista.

    Brilhante a parte sobre juros mais baixos.... nem a propaganda do nosso governo trabalha tão bem....
    E quanto ao NovoBanco... esperem pela sua venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena ? Não existe porque contra factos não há grandes argumentos meu caro.

      Eliminar
    2. Yaaaahh! Os novos donos do Novo Banco não vão querer ganhar dinheiro e provavelmente irão mudar de ramo! Vão apostar em casas de penhores, vulgo, "prego"!

      Eliminar
    3. Carlos Soares, se você acha que pode haver contraditório possível ao que escrevi, experimente argumentar você ;)))
      Apresente lá os seus argumentos económico-financeiros, e lembre-se do seguinte... depois eu terei direito de resposta :)))
      O único contraditório que encontrei agora é que dos 15M€ dos "miúdos" :))))
      Mas os sportinguistas depois não querem falar do PERDÃO DE JUROS absurdo que está a ser feito ao Sporting, e que é caso ÚNICO em Portugal.

      Eliminar
  40. Eu não sou verde nem tripeiro nem o diabo a sete. Só tenho um clube do qual sou sócio, com tudo em dia...

    Já agora aproveito para lembrar e relembrar a todos "Seja um campeão a investir. Subscreva já Obrigações Benfica SAD 2015-2018 e ganhe 4, 75% (TANB). Prospeto disponível em www.cmvm.pt"...


    Já que estamos numa de especulação...


    Em que candidatos votaria para liderarem o Sport Lisboa e Benfica?

    1- José Eduardo Moniz;

    2- Jorge Mendes;

    3- Rui Costa;

    4- Bruno de Carvalho;

    5- Fernando Seara;

    6- Rui Gomes da Silva;

    7- Luís Filipe Vieira;

    8- João Varandas Fernandes;

    9- Luís Nazaré;

    10- Telmo Correia;


    11- Outro candidato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual a razão porque andas aqui já a envenenar o ambiente quando as eleições são a quase ano e meio? Andas ao serviço de quem?

      Eliminar
    2. Este post é sobre finanças e empréstimos obrigacionistas.
      Não fui eu que aprovei este comentário e agradeço que respeite o tópico tratado.

      Uma nota adicional para os comentadores em geral:
      Nos meus posts não aceito links de publicidade a outros blogs.
      Quem quiser, é livre de escrever e argumentar o que quiser (desde que o façam de forma respeitosa, sem insultos) ;)

      Eliminar
  41. É dificil de perceber que um clube que factura como factura a todos os niveis, não tenha 15/20 Milhões para adquirir um avançado de nivel mundial para por exemplo ter uma
    palavra a dizer numa liga dos campeões!!! qualquer equipa que na Europa se queira afirmar tem que ter um grande avançado...e parece que ninguem vê isso!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que não, olhe que não....

      esperemos para ver o que acontece até ao final da "transfer season". atenção que o grande objectivo da direcção aparenta ser o processo de redução do endividamento da SAD e do Clube. Isso rouba muita capacidade de investimento, porque não são muitas vezes questões de dar os 15 milhões ... existem depois outras facetas das transferencias e aq politica de invetsimento do clube.

      Atenção , acho que tens razão num ponto, que é importante - já que existe tanta preocupação com o contraponto a este post, faço aqui um bocado de "advogado do diabo" (desculpa lá Eagle). O desinvestimento no plantel, no limite, pode por em risco as projecções aqui feitas para transferencias de 100 milhões por ano, pois tudo assenta em premissas de que o clube continuará a apresentar futebol consistente, e de que continuaremos a fazer alguns milagres com jogadores com potencial.

      Nesta altura todo o modelo de futebol enquanto negócio assenta em receitas muito transaccionais (BTV em modelo de subscrição, transferências de jogadores são dois drivers importantes para estas projecções apresentadas). Portanto, atenção com as obsessões pela redução da divida (porra já pareço o socrates a falar, cruzes canhoto!) porque se ela significa reduzir a capacidade de investimento, o Benfica pode dar-se mal. O divida financeira ,desde que bem aplicada e em níveis normais (até 3 ou 4 vezes sobre o EBITDA, que é uma medida de fluxo de caixa gerado) é normal e faz todo o sentido numa lógica empresarial.

      That said, LFV está a optar por reduzir o endividamento do clube e da SAD, é uma decisão dele.Será porque quer sair no final deste mandato e deixar tudo organizado? Prefiro pensar que é para , agora que fomos bi campeões, dentro de dois anos estarmos em condições de saltar para uma hegemonia construída sobre o activo que vem do SEIXAL. Se o Barcelona fez, porque não nós? Só a formação não faz campeões, mas os milhões também não garantem só por si isso também..

      Bravo

      Eliminar
    2. com os "miúdos" quase a serem campeões europeus sub-21, o filão do Seixal ainda vai valorizar mais :)))

      Eliminar
  42. BENFICAEAGLE, achas que vamos ter um plantel com qualidade para lutarmos pelo campeonato, isto é haverá um reforço de qualidade do plantel.

    ResponderEliminar
  43. quando ouço que Vieira recebeu os deputados e no seu discurso, escrito por alguém que ainda não tivemos o prazer de conhecer, disse que “é preciso ser grato”, concluo que a sua hipocrisia rebentou com a escala.
    14 épocas, 4 campeonatos, 3 deles com o treinador a quem se abre a porta para sair do clube, 200 milhões de divida bancária, 200 milhões de juros pagos, são estes os “títulos” de Vieira e quem o acompanha. O objectivo não é, nunca foi, ganhar no futebol. São outros interesses que estão a enriquecer muita gente, dentro e fora do Benfica.

    in www.maquinadelavax.blogspot.pt ISTO SIM É QUE É A VERDADE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade porquê? Porque tu dizes? Continuem a negar a pujança do Benfica... The dogs bark...

      Eliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.

artigos recentes