O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Em 2013 Vieira não salvou apenas Jesus. Salvou também a própria pele!

. 59 comentários
Bem, quem consulta este blogue há mais tempo é mais do que conhecedor da minha admiração pelo técnico Jorge Jesus. Por isso, quanto à sua competência, da minha parte estamos conversados. Veio de baixo, subiu a carreira a pulso, nada do que hoje tem lhe foi servido numa bandeja de prata, e eu admiro homens assim.

Estou-me marimbando para se teve um mau ano no Amora ou no Felgueiras, ou se o Zé da Esquina pegou no Penafiel e o levou à Liga Europa. É uma discussão absurda. Absurda, porque o lógico é perceber-se que quem veio de baixo e chegou ao topo (em Portugal), é porque foi passando com competência os diversos degraus da escadaria.

Com percalços? Evidentemente! Mas mal seria que num campeonato de tostões, e em que muitas equipas sobrevivem com planteis absolutamente miseráveis, se imputasse aos treinadores toda a responsabilidade dos “inêxitos”.

No futebol português impera a lei da sobrevivência, e quantos treinadores não abraçam “projetos” em Portugal que sabem que estão condenados à partida? E abraçam-nos porque precisam de trabalhar para comer, e porque 6 ou 7 meses num clube qualquer pode não ser  inteligente do ponto de vista de carreira mas paga as contas, e isso é tudo o que muitas vezes interessa.

No ano em que o Benfica perde três competições numa semana fui dos que achei que talvez o ciclo de Jorge Jesus estivesse terminado no Benfica. Mas não foi porque o tivesse passado a achar um mau treinador. Longe disso. Foi sim porque achei que animicamente a época seguinte começaria num ponto extremamente perigoso, e que talvez fosse preciso criar uma nova aura não tão marcada pelo insucesso, com sangue novo pois claro!

E de facto, a nova época começou mal. O Benfica começou a jogar mal e a perder pontos, e há aquele jogo em casa contra o Gil Vicente em que a perdermos por 0-1 aos 90 minutos de jogo, milagrosamente fomos capazes de dar a volta. E esse foi o primeiro dia do resto da vida de Jorge Jesus, não tenho a mínima dúvida disso.

E porque sei que o sucesso dos treinadores depende de muitos fatores bem mais do que apenas da sua competência, essa época 2013/2014 foi uma época em que o Benfica começou nervoso e a jogar mal, com metade do estádio desconfiado e pessimista, e também aqui sou hoje da opinião que a morte de Eusébio deu preciosa ajuda. O jogo seguinte era contra o Porto, o Benfica entrou de raiva e venceu, e os fantasmas dissiparam-se de repente, passando a equipa a jogar com confiança e a alma que haviam estado alheadas do terreno de jogo nos últimos meses, vá-se lá saber porquê.

Por isso, aqui não mudo a minha opinião. A época passada foi uma época que correu bem a Benfica e a Jesus, mas que também podia ter corrido muitíssimo mal, e daí achar eu hoje que LFV não foi nenhum génio por manter JJ nessa altura. Foi corajoso sim, e correu-lhe bem a aposta, mas também podia muito bem ter acontecido a seguir ao jogo do Gil Vicente a repetição do episódio Fernando Santos, o que para LFV teria sido a sua sentença de morte!

E contextualizando agora isto tudo, LFV manteve JJ e muito bem, mas também consciente de que despedir JJ naquela altura era ter de assumir MAIS um falhanço de um projeto seu. Não foi apenas JJ que LFV quis salvar, mas também a sua própria pele, como que dizendo aos Benfiquistas que o seu projeto AINDA podia dar certo, como deu. Se JJ estava morto, LFV também estava, e não sei se despedindo JJ naquela altura, LFV tinha margem junto dos sócios para reclamar uma nova oportunidade e o início de um novo ciclo. JJ era a sua última cartada!

Dito isto, o que me importa é o que JJ fez no Benfica.  E fez muito, no plano desportivo sim, mas também no financeiro. Quando deram a JJ bons instrumentos, JJ mostrou ter unhas para tocar guitarra, tão simples como isso! Que outros também as possam ter?! De acordo. Que o Benfica não acabará depois de JJ? Totalmente de acordo também! Mas também não cometamos o erro de pensar que qualquer um serve, venha ele do Guimarães, do Sporting ou do Nacional!

A verdade é que nos últimos dois anos “papámos” todas as competições internamente menos esta Taça de Portugal! Mas lá está... Como o Shadows bem diz e muitos dos que pensam como ele acompanham: “E então e os falhanços das segundas e terceiras épocas, não contam?!”  

Bem, quanto a isto pois, resta aos adeptos do Manchester United agradecerem não terem no seu clube adeptos como o Shadows, porque a partir do momento em que Alex Fergusson encetou um caminho ganhador e esmagador em Old Trafford, lá viria o “mauzão” do Shadows dizer, “Alex Fergusson?! Não brinques comigo, então e que ganhou o homem na primeiras três épocas?!” Pois.

Trocando tudo isto agora por miúdos, assumo aqui que me recuso a acreditar que LFV tenha oferecido a JJ metade do que hoje ganha. Já sei que há gente que garante que sim, mas eu vou reservar para mim o direito de duvidar até ao dia em que isso seja oficial. Porque se for verdade será conhecido. JJ sairá do Benfica e não deixará de explicar porquê.

Num outro prisma porém, se LFV acredita que o futuro tem de ser diferente, que as escolas do clube têm de ser melhor aproveitadas, e que JJ não é o homem certo para a nova missão, pois bem, é um direito que assiste ao presidente e que eu vou respeitar.

A única coisa que me permito dizer é que discordo desse caminho, o que também é um direito que tenho. Discordo do caminho de se achar que o futuro de um grande Benfica está nas escolas do clube, discordo do julgamento de LFV quanto à qualidade que vislumbra em alguma pérolas da formação (não lhe reconheço competência alguma para avaliar talentos), e discordo profundamente do abortar de uma politica de transferências que nos últimos 6 anos fez passar pela Luz muitos jogadores de classe mundial e que nos deram 225 milhões de euros brutos de lucro, para além claro, de grandes espetáculos de futebol no relvado da Luz.

Discordo do facto de se prescindir de um treinador que nos últimos dois anos foi simplesmente magnífico, que criou no clube uma cultura de vitória, alguém de quem os adeptos do clube gostam na sua grande maioria, ao contrario dos adeptos dos rivais que o querem ver a milhas, e alguém que com seis anos de casa partirá para a sua próxima época já uns passos à frente dos outros. Discordo por isto tudo: pôr em causa tudo o que de bom se tem feito, e arriscar-se a que um novo ciclo também possa correr bem... Mas que possa também ser um trambolhão de todo o tamanho!

O que me parece também olhando tudo de longe, e ainda nesta final da Taça da Liga me pareceu ver Jorge Jesus e Rui Costa a discutir e com caras de poucos amigos, é que haverá muita gente no Benfica que passou para segundo plano, cansada se calhar de todo o mérito destas conquistas ser dado sempre ao treinador e nunca à “estrutura” que antes de Jesus não se cansou de dar tiros nos pés.

O que me parece vendo tudo de longe (e admito estar errado evidentemente) é que se calhar a “estrutura” precisa de ganhar sem Jesus para poder reclamar para si o mérito que poucos lhe concedem, porque de facto, e feitas as contas, essa “estrutura” só ganhou de forma consistente com Jesus, e isso claro, ao fim de seis anos deve custar um bocadinho a engolir.

Por isso pois, cá estaremos para ver o que o futuro nos traz.. Como disse, vou esperar e duvidar do que alguns me dizem, de alguém poder estar a oferecer metade do ordenado a  um treinador que em dois anos ganhou quase tudo o que lhe era humanamente possível ganhar... E vou acreditar que LFV vai continuar a perceber que o segredo do seu sucesso há-de ser sempre rodear-se de pessoas competentes nas áreas que não domina (e que não tem que dominar), e que o sucesso dos outros há-de ser sempre o seu próprio sucesso.

Se LFV tiver outras ideias, se achar que pode continuar a ganhar mudando o paradigma, como Benfiquista que sou continuarei a apoiar...

Mas não deixarei de ser um benfiquista desconfiado, um Benfiquista que não esquece anos e anos de tiros nos pés de LFV em matéria de futebol, e um Benfiquista que não pode deixar de reconhecer que uma mudança de paradigma nesta altura será um caminho extremamente perigoso...

Será que tudo isto de que se fala, A SER VERDADE, será mesmo para poupar um milhão de euros?! Claro que não! Se assim for, inclino-me mais para acreditar que o objetivo é mostrar que a “estrutura” será capaz de conseguir ganhar mesmo sem Jorge Jesus. Se correr bem, cá estarei para reconhecer a LFV finalmente o génio EM MATÉRIA DE FUTEBOL que até hoje nunca lhe vislumbrei. Mas se correr mal cá estarei também, hoje e sempre, para lhe lembrar o dia em que por questões se calhar de ego pessoal, fez esfumar os sonhos de milhões de Benfiquistas, fazendo-me recordar um triste Verão de 1994.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. Mais uma vez se cai no erro de comparar JJ com a situação de Alex Ferguson! O escocês já tinha cartel (enorme) antes de chegar a Old Trafford e o Man Utd estava destroçado nessa altura, bem pior que nós numa liga mais competitiva! Coisas diferentes, portanto. Em segundo lugar, Sir Alex "construiu" o novo Man Utd, com os seus "Fergie babies", Jesus teve milhões (isto não tira em nada o mérito das nossas vitórias) para ganhar e cumprir o que prometeu. É diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comparação não me parece absurda. Serve apenas para mostrar que com babies ou com graudos, Às vezes é preciso ter tempo para construir as bases do sucesso vindouro.

      Uma coisa te garanto, com babies ou sem babies, época após época Ferguson nunca correu o risco de ver os babies partir para outras paragens e ter de começar, ano após ano, o trabalho sempre de novo.

      Tivesse JJ essa sorte, e que Benfica teríamos nós nesta altura!

      Eliminar
  2. Anónimo1/6/15 13:21

    De acordo na com a maior parte do Post, contudo em relação à renovação do JJ, para mim não existem dúvidas, isto é, por parte do BENFICA a renovação está feita desde Agosto 2014, isto é, sem qualquer alteração salarial...assim o queira também o JJ.
    Tudo o resto não passa de poeira para os olhos dos incautos ou menos informados.
    Carrega BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. Para mim isso é ponto assente e claro como água.
      Aliás, se alguma vez isso (redução do ordenado do JJ) tivesse passado pela cabeça de LFV - o que não acredito... - este teve, no final da época de 2012/13, o pretexto ideal para o sugerir. E não o fez!
      Se na altura, depois de perdidas 3 competições, decidiu renovar com o Treinador pelos mesmos valores faz algum sentido vir agora falar-se em redução do salário? Agora que ele está a apresentar resultados?! Isso, para mim, não faz sentido nenhum! Para mim é mais um realidade que a imprensa quer construir, à semelhança do que fez na época passada (falência, corte do crédito, venda, ao desbarato, dos jogadores por imposição do banco BES, etc. etc.).

      Eliminar
    2. Sabia que gente do DSO e Vieira (as famosas fontes) andaram a plantar as notícias da redução salarial do JJ na comunicação social???


      Sabia também que andavam a dar gás para houvesse entrevistas constantes ao Rui Vitória??


      Pois é meu caro... continue com a sua teoria...que a comunicação social imaginou ou inventou os cortes salariais.


      JJ- sai.

      Rui Vitória - entra.

      Nani a nova figura deste SLB renovado de portugalidade...

      Eliminar
    3. Para onde vai JJ? Scp disseram-me que Marco não sai!

      Eliminar
    4. Paulo Malheiro,, veremos se não sai. A relação entre Brunão e Marco é terrível. Inácio tb não se dá bem com Marco.

      Cuidado com a certeza da continuidade de Lotopegui no dragão. Cuidado! Está mais inseguro que uma folha seca de outono.

      JJ acaba no SCP ou Porto. Pinto da Costa quer fazer uma como nos velhos tempos. Afinal de contas foi assim que medrou... a par de um discurso arruaceiro constantemente proferido.

      Eliminar
  3. NauBenfica1/6/15 13:31

    Parabéns pela reflexão, REDMOON! Sem ti, este blogue não seria a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Não acredito que LFV tenha mantido o Jesus para salvar a face. Ele fez o que tem feito em quase todas as modalidades. Quando vê qualidade e há vontade de ambas as partes o projecto e para ter continuidade e não se rege pela sorte ou azar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo. LFV viu o que toda a gente percebe... A época das 3 finais perdidas foi excelente, tirando as finais perdidas :))) Houve muito trabalho bem feito...

      O que quero dizer é que a decisão de LFv foi apenas uma decisão, que podia ter corrido muito bem ou muito mal... Correu bem, felizmente...

      Mas não foi nenhuma decisão de génio nem LFV tinha nenhuma bola de cristal.

      Eliminar
    2. Anónimo1/6/15 19:46

      Vieira é um homem muito intuitivo e o que fez, manter o JJ, foi o que eu também teria feito e não tem nada a ver com salvar a sua própria pele. Salvar do quê e de quem?

      Eliminar
  5. Anónimo1/6/15 13:50

    Tão fácil! Sem teorias nem invenções.
    Só não concordo com o raciocínio de a estrutura querer mostrar que ganha pois a estrutura inclui o treinador,não concordo com 6 raciocínio de estrutura de um lado vs treinador do outro e ter de escolher lados. De muitos um e não um de muitos.
    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não assumi esse cenário como um dado absoluto.

      O que eu disse foi que partindo do pressuposto de que é verdade aquilo que se diz, que a JJ foi oferecido metade do ordenado, só me leva a duas conclusões:

      Ou LFV quer mudar o paradigma, o que aceito mas acho arriscado;

      Ou quer provar que consegue ganhar sem JJ.

      Não vejo outro cenário, até porque a razão da troca não pode ser nunca uma avaliação negativa ao trabalho do treinador.

      Eliminar
    2. Anónimo1/6/15 19:47

      Nada lhe foi oferecido, isso foi um boato lançado pelos lagartos porque estava interessados na sua contratação!
      Vieira disse que lhe mantinha o salário e isso está escrito!

      Eliminar
  6. As tuas intenções são boas mas mais uma vez pecas na falta de informação (já te traiu mais que uma vez) e na falta de humildade de perceber há pessoas que podem conhecer a verdade real, não a que é plantada nos jornais como versão oficial

    É verdade que foi oferecido metade ao Jesus! É verdade que se pretende incorporar mais jovens no plantel mas não é verdade que se queira fazer um plantel de jovens da formação.

    Não tem nada a ver com egos e com ganhar com ou sem Jesus, tem a ver que como todos os homens de dimensão de conquista Jesus tem caprichos e teimosias, mas no caso dele são caras e ou custam muito dinheiro já gasto e mal aproveitado. Esse é o motivo!

    É sim, a estrutura acredita que o que aprendeu com Jesus, hoje permite ter outro treinador igualmente bom e toda a cultura de vitória se manterá

    Não estou a discordar de ti, apenas a querer - se também quiseres - que conheças a realidade e não a ficção.

    Claro que também não percebo que se abdique de Jesus, mas também me custa que Jesus continue a acreditar - e olha que é verdade - que sem ele não há Benfica de vitórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só acho que estás enganado em relação àquilo que apelidas de falta de humildade...

      Que tu possas saber coisas que eu não sei, aceito perfeitamente... Mas também não me viste escrever em lado nenhum que é mentira a questão do ordenado ou aquilo que possas dizer.

      Tu escreves com os dados que tens, eu escrevo com os dados que tenho...

      Eu ouço toda a gente e admito todos os cenários, mas penso pela minha cabeça... O que me recuso é a escrever posts que são lidos por muitas pessoas partindo de um pressuposto que admito poder estar errado... Isso é que seria da minha parte desonestidade intelectual...

      Eu também te poderia dizer que tenho uma fonte, que normalmente acerta em muita coisa, que me garantiu que JJ será o próximo treinador do Real Madrid...

      Mas lá está, provavelmente não vai ser, mas também aí me recuso a escrever baseado num pressuposto que PODE ser falso. E isto não é dizer que é falso... É não querer entrar por caminhos que não posso provar.

      Eu quando escrevo, escrevo com os dados que tenho...

      O ano passado também aqui escreveste que de fonte segura, Éder e rafa já tinham tudo assinado com o Benfica... Vieram? Pois.

      E mais, no que é que e escrevi está algo retirado de jornais?! O que escrevi é uma avaliação MINHA que faço de 6 anos de Benfica com JJ e Vieira. Isso para mim parece-me claro.

      Eliminar
    2. Duas pessoas a presenciar o mesmo evento observam e retêm factos diferentes e ambos tem uma realidade. A realidade para terceiros é ainda mais adulterada. Por isso até ouvir da boca dos próprios a realidade de uns não significa muito porque neste momento só a verdade real do LFV e do Jesus é que não pode ser alterada por interesses de terceiros.

      Eliminar
    3. Anónimo1/6/15 15:39

      Red não vale a pena fazer um apanhado das inside information falsas e das teorias falsas que o GB já aqui pos... vale mais por as verdadeiras que são menos ou até inexistentes!
      Nuno

      Eliminar
    4. ops! o nuno depois de escrever isto teve um orgasmo!

      Eliminar
    5. Anónimo1/6/15 19:52

      Eu também tenho muito boa informação de dentro do Benfica e sei que nada foi oferecido ao JJ porque isso sempre foi para ser discutido agora, no fim de todas as competições. O resto são informações dadas por pessoas que andam com as orelhas esticadas e que se acham importantes porque pensam que têm informação privilegiada e gostam de fazer figura perante amigos e conhecidos. Já são poucos, mas ainda há um ou outro papagaio.

      Eliminar
  7. BENFIQUISTA DE GAIA1/6/15 14:32

    pois e RUI COSTA..estas a ver como o BENFICA anda....ate ja dizem que estas a mais ...e para perceberes o que eu te disse a 6 anos..a maioria dos BENFIQUISTAS comem o que a comunicaçao social diz..infeslimente gostam mais do jj do que o RUI.. como os tempos e mentalidades mudam......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não olho para as coisas com esse sentimentalismo...

      Nem sequer há aqui um JJ vs Rui Costa...

      Mas se houvesse, porque razão deveria optar por Rui Costa?! Porque é mais benfiquista que o outro? Porque jogou no Benfica 3 ou 4 épocas e foi um grande jogador?!

      A minha admiração por Rui Costa é grande, mas entre ele e o JJ, se calhar não é Rui Costa o elemento mais determinante neste momento.

      Seria o mesmo que escolher entre Mourinho ou Jesualdo... O Jesualdo pode ser mais benfiquista, um símbolo ou o que lhe quiseres chamar, mas também aí Vilarinho errou. O que importava naquela decisão não era o sentimento mas o pragmatismo e os resultados que poderiam vir para o clube baseado numa decisão importantíssima, que deveria ter sido pensada com a cabeça e nunca com o coração.

      Eliminar
    2. E mais, só para sublinhar... Não estou a sugerir que no Benfica exista um JJ vs Rui Costa. Mas se calhar haverá gente neste blogue com mais dados em relaçao a isso que eu.

      Eliminar
    3. Às tantas estamos numa dessas: ou um ou outro...Seguramente que vamos saber disso... O que sair plantará detalhadamente a informação...

      Eliminar
    4. A tom da conversa que o Jesus teve com o Rui costa já teve muitas vezes com o seu adjunto... E dão-se bem...

      Eliminar
    5. Anónimo1/6/15 19:54

      JJ e Rui Costa completam-se, as suas funções completam-se e dão-se bem. RC é um dos 5 administradores da SAD. JJ é treinador.

      Eliminar
  8. Situação consumada: JJ sai do Benfica.

    Rui Vitória - o senhor que se segue.

    Só nos resta uma coisa: preparar as próximas eleições, reunindo alguém credível, que possa tirar esta pessoa do cargo através de eleições. Isto é mau demais.

    Bem avisei. Agora já não vale a pena. Estes egos que lá estão merecem uma patada no traseiro.

    Este, tal como o Sócrates, considera-se um iluminado que ninguém tem coragem de o derrotar. Engana-se e nas próximas irá ver o que é bom. Olhos nos olhos para um debate. Pode ser na BTV. Mas tu nunca olhas olhos nos olhos... Por que será, ó Vieira?? Por que será...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/6/15 15:02

      Como tem a certeza que a situação já está consumada?
      Rod

      Eliminar
    2. Anónimo1/6/15 15:03

      Acalma-te vento, deixa de fumar erva
      Mario Melo

      Eliminar
    3. Há aqui progressos. Parece que já não vai para os lagartos. Será que ainda fica no Benfica?

      Eliminar
    4. 1- Rod, tenho a certeza absoluta.

      2- Mário Melo (aprenda a escrever o nome...), não fumo nem bebo alcóol, nem consumo substâncias ilícitas;

      3- António, Marco Silva não vai continuar no SCP. A relação de Marco Silva com o Brunão e Augusto Inácio é insustentável.


      4- JJ só não vai para o SCP se Vieira mantiver o ordenado. Caso não mantenha, não renova (não vai renovar, pois o ordenado vai sofrer uma forte redução, tal como os mais próximos de Vieira e DSO plantaram na comunicação social).

      5- Nani é a bicada no leão para acalmar as massas...

      Entre outras piruetas bombásticas.


      Esclarecidos???????????????

      Eliminar
    5. Anónimo1/6/15 16:42

      Vento, quando diz que o "JJ só não vai para o Sporting se Vieira mantiver o ordenado..." é porque não tem ainda a certeza absoluta que o JJ não renova com o Benfica.... Ou não se expressou bem?
      Rod

      Eliminar
    6. Anónimo1/6/15 16:44

      Continuo a dizer.te para largares a erva e o álcool o Nani não serve para a B muito menos para o Glorioso amanhã estaremos cá para ver isso
      Mario Melo

      Eliminar
    7. Vento Lusitano, também pode confirmar Simeone no Man City e JJ no Atlético de Madrid com a intervenção da pessoa mais importante de todo este processo, Jorge Mendes?

      Eliminar
    8. MÁRIO MELO, espero que esteja. Eu não fugirei. Se JJ não sair retratar-me-ei.

      E Você fica?? Ou desaparece qual hiena de gemidos sofríveis??

      Eliminar
  9. Anónimo1/6/15 14:35

    SOU BENFIQUISTA AÇORIANO ATÉ AO TUTANO, OS DOIS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS TEM DE PERMANECER NO BENFICA O PRESIDENTE E O TREINADOR VIVA O GLORIOSO VIVA O BENFICA SOMOS OS MAIORES
    MARIO MELO

    ResponderEliminar
  10. Anónimo1/6/15 14:41

    Sem tirar nem pôr. Excelente post. Se não renovar com o JJ o LFV vai cometer um erro básico, de palmatória e de pessoa pouco inteligente e sem visão. Tenho o LFV em melhor conta, por isso acredito que vai renovar com o JJ.
    Rod

    ResponderEliminar
  11. Silvestre1/6/15 14:43

    Porra....parecem todos um bando de borrados.
    A força do Benfica são os sócios. Comprem camisolas assinem a Benfica TV... o Jesus deve mais ao SLB que o SLB ao Jesus. Se ficar ficou...se não ficar não faltam treinadores de categoria disponíveis para treinar o SLB e bem mais baratos. Tem todos memória curta...já ng se lembra do ano do Kelvin...de ficar a 20 pontos do AVB...Tenham juízo...os cães ladram e a Caravana passa....
    Venha outro e boa sorte para o JJ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está alguém com um discurso imbecil, tal como outros o apresentaram em 1994. O típico banana tuga do garrafão e de meia dúzia de tretas. Gente desta não serve o clube e o país. É gente deste estilo que abre alas à imbecilidade, à mediocridade, ao nepotismo, à cunha, ao lambe traseiros, à pulhice, aos sonhos eróticos na carregueira, à vida dupla, ao abastardamento nunca assumido...

      Eliminar
    2. Anónimo1/6/15 16:54

      Em 1º lugar não tem o direito de insultar por discordarem da sua opinião. Em 2º lugar deve abster-se de debitar generalidades. Creio que quando perdemos tudo terá sido um dos que exigiu a demissão de JJ e agora o defende acerrimamente.

      O SLB é plural e respeita a democracia. Se está em desacordo com as decisões tomadas, faça o favor de se candidatar nas próximas eleições. Enquanto não o fizer aprenda pelo menos a respeitar os seus pares.

      Cumprimentos,

      Tiago

      Eliminar
  12. Anónimo1/6/15 14:58

    Benfica by GB, o que nunca se percebe nestas trocas de galhardetes é se a informação que vocês têm é mesmo verdadeira. Não estou a pôr em causa as tuas fontes específicas, mas as fontes em geral. Afirmações sobre o carácter de fulano ou de sicrano, como as que fizeste em cima, devem ser tomadas cum granum salis, sob pena de estarmos a fazer o trabalho de terceiros (mais uma vez, não estou a dizer que seja o teu caso, limito-me a levantar a lebre). A pergunta é: disse-to Jesus directamente que sem ele não há Benfica de vitórias?

    Em relação à "estrutura", só o termo é suficiente para me deixar arrepiado. Discordo de todas as opiniões da "estrutura" porque, à partida, não sei quem a comanda. E, a ser verdade o que dizes, não posso deixar de pensar que tenho razão. Os caprichos de Jesus são caros? Permite-me invocar o velho adágio: caro é quem não ganha um corno e, sobretudo, quem nunca está nas decisões. Contratar Rui Vitória, que, podendo até ser o mais benfiquista de todos os benfiquistas, é um trolha como treinador (não sou eu que o digo, ide ao Lateral Esquerdo, que eles lá sabem do que falam) vai ser 94 all over again (Rui, se estás a ler isto, não há mal nenhum em ser ambicioso, pá, mas não te metas nisso. Não tens jeito, não percebes que chegue de futebol e depois de Jesus, asseguro-te que te vamos comer vivo ao primeiro jogo de merda - que, suspeito, acontecerá mais cedo do que queremos todos acreditar. Se achas que sou treinador de bancada, vai ver os jogos do Benfica e questiona-te, com a honestidade intelectual de gajo decente que pareces ser, se eras capaz de defender daquela maneira; de atacar daquela maneira; de treinar daquela maneira. Estou certo que chegarás à minha conclusão). Já agora, saberás por acaso quem é que a "estrutura" pensa ser suficientemente bom para substituir JJ? Era simpático saber mais qualquer coisa.

    Cumprimentos rumo ao tri,
    JAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Final em que ficamos, JAS??

      1- Não acredita na contratação de Rui Vitória??

      2- Acredita, mas a estrutura sonha com outro, fazendo o Vitória o papel de tonto útil na fase de transição?

      Eliminar
    2. Anónimo1/6/15 16:26

      Vento Lusitano,

      Comecemos por esclarecer que, sem fontes credíveis, as suas informações não valem um chavo. Sim, já sabemos que estaremos cá todos para nos retratarmos quando se verificar tudo aquilo que diz, mas, por enquanto, você não passa de um simples agitador, à semelhança daqueles que, em manifestações públicas, gostam de exibir cartazes com a frase "Repent, the end is nye". Poderá ter razão no futuro, mas a forma como pretende demonstrar que sabe sem nunca provar como o sabe deixa bem clara a sua natureza narcísica. Estaremos cá todos para ver se, no final, não se afogou. De qualquer modo, a minha descrença no Presidente do Benfica (não tanto do ponto de vista da gestão de activos, mas da de seres humanos) é tal que me permite pôr em causa a sua (dele) inteligência e conceber assim a possibilidade de ter como treinador, na próxima época, o Rui "Gebo" Vitória. Assim sendo, tendo em conta que tanta gente lê este blogue, julguei de bom tom tentar demover o Gebo da patética ideia de treinar o Benfica, oferecendo-lhe um aroma do que o espera se for suficientemente tolo para aceitar a incumbência. Esperemos que não o seja. Resta sublinhar que o autor do post não aventa, pelo menos não directamente, a possibilidade de ser o Vitória o próximo treinador. Essa hipótese é colocada, entre outros, por si. Daí perguntar aos autores do blogue, que tantas e tão informadas fontes possuem, quem é que a "estrutura" julga ser, efectivamente, o treinador adequado para substituir Jorge Jesus. Só isso. Há um lapso na minha exposição que permite, de facto, interpretações como a sua. É o que dá não rever textos.

      Cumprimentos,
      JAS

      Eliminar
  13. Anónimo1/6/15 15:09

    Red Moon,

    Reconheço que é um dos escribas deste blog com maior assertividade, racionalidade (todos sabemos a dificuldade de o ser, quando a cor clubistica está em causa), e depois, sustenta e argumenta com o factual, merece uma "chapelada"!

    No defeso de 13/14, tudo e todos aguardavam a saída de JJ, Vieira isolado (apenas Cervan apoiou essa decisão) renovou-lhe o contrato, e também tudo e todos posteriormente cantaram loas ao Vieira. E eu pergunto, o Vieira renovou com JJ porque acreditava no projecto, ou temeu que Jesus fosse para o FC Porto? Inclino-me para a 2ª possibilidade, Vieira temeu que Jesus fosse para o FC Porto, e de alguma forma, ficasse provado que o seu projecto e Estrutura teve falhas, e o FC Porto provaria que ali qq Treinador ganha!

    Pois bem, Jesus renovou, e o inicio foi penoso, arrancar a perder nos Barreiros, estar a perder na 2ª jornada na Luz com o Gil nos descontos (o encanto do Futebol está justamente aí), e de seguida ir a Alvalade, só a "magia" dos descontos com o Gil, impediram que o Benfica à 3ª Jornada tivesse 0 pontos, e seria o fim de linha para JJ, a sorte ou a fortuna protegeu o Jesus e o Benfica!

    No sentido inverso, Pinto da Costa cometeu um erro de casting na contratação de Fonseca, se este está longe de ser mau treinador, também é certo que não estava ainda preparado para o FC Porto. Isto é, se em 13/14 o FC Porto renova com Vítor Pereira, ou contrata Jardim (que era o preferido do Antero), um Porto consistente e coerente (pese embora as perdas de Moutinho e James), com Pereira ou Jardim teria disparado, e chegaria á Luz com 7/8 pontos de vantagem, recordo que Fonseca pela 8ª Jornada tinha 5 pontos de vantagem para o Benfica!

    Depois, e sim, o feliz acaso Eusébio, em Janeiro de 2014, permitiram ao Benfica ganhar, ganhar bem ao FC Porto, e disparar fulgurante "almofadado animicamente" com essa vitória, e com a reforçada solidez defensiva, curiosamente provocada pela lesão providencial de Artur no Algarve, acredito que o Benfica teria grandes dificuldades em ser Campeão com Artur na baliza, bastará observar os pontos e golos sofridos com Oblak na baliza!

    Bom, esta semana será a semana das decisões, se Jesus sair do Benfica, acredito que o Benfica irá regredir, e quem o suceder terá uma pesada herança.

    No meio disto tudo, estranho um Clube estar tão dependente de um Treinador, e não constato o inverso, e de facto, a Estrutura procura provar que consegue ganhar sem Jesus? Bom, o risco será enorme se surgirem mudanças no banco do Benfica!

    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumindo e concluindo: se vieira que mandar JJ embora, que nao seja cromo nem invente formas originais de o fazer.

      Que o faça quando JJ estiver em baixo (sim, pq o homem nao vai ganhar sempre) pelo menos de forma a se proteger a si proprio de um tiro muito grande que lhe pode sair pela culatra :)))

      Trocar neste momento é de quem está a pedi-las!! Lol

      Eliminar
    2. Anónimo1/6/15 16:39

      RedMoon,

      Quem ler atentamente o Delgado ou o Guerra n A Bola, sabe interpretar o que Vieira pensa de Jesus, ontem e hoje!

      Estou convencido que Jesus não irá renovar, todavia poderei falhar neste prognostico, mas ... Carlos Daniel convida o Rui Vitória para o Zona Mista, e a renovação de Jesus continua em "banho maria", é só ler nas entrelinhas, porém, ainda hoje, JJ pode renovar, a teoria do Pimenta Machado ainda dita leis no Futebol!


      Observando os 31 Campeonatos anteriores, o Benfica sempre que foi Campeão, e o Treinador não renovou, perdeu o Campeonato seguinte :

      1984 Erickson Campeão, Csernai foi 3º em 1985!

      1987 Mortimore Campeão, Skovdal treinador em 1988, posteriomente despedido e entrou Toni, foram 2º!

      1989 Toni Campeao, Erickson treinador em 1990, foi Vice!

      1994 Toni Campeao, Artur Jorge treinador em 1995, 3º classificado!

      2005 Trapattoni Campeão, Koeman treinador em 2006, foi 3º!

      Deixo meros exemplos...

      As excepções surgiram num período hegemonico do Benfica:
      1975 Pavic; 1976 M Wilson, 1977 Mortimore, Foram Tri Campeões com 3 Treinadores distintos!

      P.S. Sou um mero observador da coisa!

      Manuel Carroilas

      Eliminar
    3. JJ está de saída metam isso na cabeça. Será que não entendem a peregrinação do Rui Vitória pela comunicação social? Parecem uns anjinhos...

      Eliminar
  14. Anónimo1/6/15 15:38

    3 titulos de campeão nacional em 6 anos, 1 passagem da fase de grupos na Champions em 6 anos, tudo isto no tempo de maior investimento... Que fará Jorge Jesus numa altura em que se pretende reduzir investimento? Alguém acredita que Jesus ainda tem mais para dar ao Benfica? Quando ganha é responsabilidade dele, quando perde é responsabilidade das vendas que são feitas no mercado de transferencias... Ainda me lembro de se ter poupado no jogo contra o Leverkusen na segunda jornada da Champions porque a seguir tinhamos jornada com o Arouca, EM CASA!... Assim não. O homem tem mérito, só não tem assim tanto mérito. O Vitor Pereira também foi bicampeão, em duas tentativas. Quero um Benfica forte, independentemente do treinador, não gosto de ver esta dependencia do Benfica ao mestre da soberba.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O argumento cai logo ao inicio: "no tempo do maior investimento". MENTIRA

      Eliminar
  15. Anónimo1/6/15 15:48

    se JJ sair do SLB que ate admito que assim seja...tomem nota naquilo que escrevo hoje aqui...JJ noutro clube para onde va seja em portugal ou no estrangeiro NUNCA fara em questoes de Titulos o que fez no SLB...JJ e bom treinador(nao o meu genero)veio para o SLB aprender a ser mais treinador e ganhar titulos a custa da grande dimensao do SLB no panorama nacional porque no panorama europeu e muito fraquinho...palavra que gostava de o ver a treinar uma equipe estrangeira ou mesmo nacional...
    AM

    ResponderEliminar
  16. Paulo Geraldo1/6/15 15:55

    E eu que pensava que estar em 2015...

    ResponderEliminar
  17. ... talvez ache exagerado este após Jesus o caos... penso mesmo que continuaremos a ganhar... por outro lado achei mal que Jesus continuasse, portanto sou mesmo bom nestes bitaites :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ès tao bom como todos os outros!

      Olha se o benfica nao marca dois golos em dois minutos ao gil vicente, de que estariamos nos hoje aqui a falar? :))

      Eliminar
  18. Anónimo1/6/15 16:05

    Sou um grande admirador de Jesus e por mim podia renovar por muitos anos, mas em relação à proposta de metade do salário a única informação oficial que tenho foi LFV dizer que se Jesus quiser depende dele renovar pelos mesmos valores. Não acredito que depois de tanto penar LFV vá abdicar do melhor treinador da história do nosso clube por capricho acredito que o benfica fará de tudo o que tiver ao seu alcance para Jesus continuar mas se mesmo assim Jesus não aceitar que venha outro que o Benfica não acaba.
    Ps - Se isso acontecer essa malta que tem esses conhecimentos importantes que meta lá uma cunha para não ser Rui Vitória. Mal por mal meu rico Peseiro.
    Pedro

    ResponderEliminar
  19. Só para expressar o quanto acho caricata a sua visão do que é um clube ganhador.
    Parece pensar que o treinador vive em conflito com a estrutura em vez de ser sua parte integrante.
    Parece pensar que a estrutura ganha sem um treinador, ou que um treinador ganha sem uma estrutura.

    Agora se alguém tem dúvidas sobre o que é mais importante, se a estrutura da qual o treinador faz parte, ou se o treinador individualizado dessa estrutura, eu dou graças por quem manda no clube ter percebido o que se andou a passar nos últimos 30 anos.
    Para minha surpresa há uns quantos que nem por isso.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo1/6/15 16:20

    meus caros: não tenho nenhuma inside information e no entanto afirmo que JJ irá continuar a ser treinador do SLB a menos que alguma truta surja no caminho, RMadrid, PSG etc... Bem outra coisa faz sentido: nunca o SLB teve receitas como no presente e no futuro próprio!!! e era agora que, por uma questão de 1 milhão, tudo era colocado em causa...tretas!
    sócio slb nº218219

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter a certeza que é por isso ou mais alguns pauzinhos. Como afirma através das receitas, tudo aparentemente está a correr bem...

      A não ser que isso tenha pés de barro e tenhamos que mudar de paradigma...


      1- Esqueça o Rmadrid - é o Benitez;

      2- Blanc continua no PSG.

      3- JJ escorraçado do Benfica por causa do dinheiro fica em Portugal. à partida será o SCP, mas nunca podemos excluir uma jogada da Pinto da Costa, lembrando os velhos tempos.

      Ao contrário do que muita gente pensa Lopetegui não está nada seguro, pelo contrário.

      PELO CONTRÁRIO.

      ABRAM A PESTANA .

      Eliminar
  21. Anónimo1/6/15 16:46

    Toda a gente sabe que a questão do ordenado só se põe porque na altura o FCP ameaçou avançar para a sua contratação e o Vieira temeu ficar sem opções e esgotar a sua popularidade sabendo que o JJ era bom treinador conforme demostrou na sua primeira época fazendo o Quique Flores parecer um amador. O ordenado nunca teve que ver com a sua prestação enquanto treinador mas com a falta de capacidade da estrutura do Benfica em lutar com a estrutura do FCP que se mostrou estes ultimos anos tão competente ao ponto de o Vitor Pereira conseguir um bicampeonato nos únicos dois anos que esteve à frente da equipa do Porto, ficando o JJ a ver como se fazia. Se o assédio não existe, o contrato só tem é que baixar.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking